Navegação Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por título
Itens para a visualização no momento 126-145 of 556
-
Educação da Filosofia Abordando a Interdisciplinaridade
(Unila, 2014-10)A proposta apresentada no texto tende a demonstrar à importância da Filosofia na educação e sobre suas consequências em sentido de esclarecimento ressaltando a importância que o educador vem a ter sobre esse processo ... -
Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Experiência do Pibid no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina
(Unila, 2014-10)O presente texto expõe a proposta político-pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), subprojeto Pedagogia, no campo da Educação de Jovens ... -
Educação de jovens e adultos no Museu Histórico de Londrina
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta uma exploração de campo acerca de uma exposição feita no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, pelos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas que participam do Programa ... -
Educação do campo e a intervenção comunitária
(Unila, 2014-10)Neste trabalho, discorre-se sobre a organização do trabalho coletivo pela proposta de aulas a partir do diagnóstico de comunidade, realizada por bosistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para ... -
Educação do campo na Escola Juscelino Kubitschek: uma valorização da identidade cultural
(Unila, 2014-10)O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID proporciona-nos a oportunidade de contato com diferentes ambientes escolares. Neste texto apresentamos reflexões relacionadas ás atividades desenvolvidas ... -
Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola
(Unila, 2014-10)O presente artigo tem por objetivo compreender o papel emancipador da escola do campo na construção do conhecimento sobre as transformações sociais ocorridas no espaço do Campo/Ilhas, no âmbito das comunidades tradicionais ... -
A educação do campo na ilha de superagui: o conhecimento da pesca artesanal entra na escola
(2014-10)O presente trabalho tem por finalidade apresentar a importância da educação do campo no caso especifico da Ilha de Supergui no Município de Guaraqueçaba. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) ... -
Educação do campo: o trabalho de base e o desafio metodológico da interdisciplinaridade
(Unila, 2014-10)A educação é direito e bem importante ao desenvolvimento do ser humano e da sociedade em geral, por isso é uma política em disputa. De um lado, temos a classe dominante, que na corporação do capital detém o poder e manobra ... -
Educação em direitos humanos e acesso a informação, na educação de jovens e adultos
(Unila, 2014-10)Este relato de experiência aborda algumas reflexões das bolsistas-PIBID, sobre o desenvolvimento do projeto de criação de um jornal na turma da EJA em uma escola municipal de Curitiba/PR. Tendo como aporte teórico Paulo ... -
Educação em direitos humanos: um trabalho inicial na periferia de Curitiba
(Unila, 2014-10)Mesmo após o processo de democratização dos países latino-americanos, a violação dos Direitos Humanos se mantém até hoje por meio, principalmente, das desigualdades econômicas. Foi questionada a realidade atual dos alunos ... -
Educação em saúde no ensino fundamental: relato de experiência
(Unila, 2014-10)Trata-se de relato de experiência de ação docente proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A atividade foi ... -
Educação física e o corpo na escola
(Unila, 2014-10)Objetivou-se investigar os limites e as possibilidades de trabalhar com o tema corpo nas aulas de Educação Física, com alunos do 3o ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira de Irati PR. A escola ... -
Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS
(Unila, 2014-10)Este trabalho buscou analisar a relação entre os princípios norteadores do Sub Projeto “Pedagogia-Educação Infantil”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, e as demandas das Escolas ... -
Educação matemática num projeto interdisciplinar
(Unila, 2014-10)Pesquisadores na área educacional têm discutido sobre as dificuldades apresentadas no ensino e aprendizagem da matemática. As dificuldades são notadas nos resultados negativos obtidos com muita frequência nas suas ... -
Educação superior utilizando praticas educacionais efetivas de ensino e aprendizagem - proposta do uso de jogos para valoração do conhecimento em sala de aula
(Unila, 2014-10)A educação superior é à base de formação para uma profissão. Dentro da academia, toda base e preparação são ofertadas para que o futuro profissional desempenhe da melhor forma a profissão que escolheu, entrando na posição ... -
Educando Crianças
(Unila, 2014-10)Este artigo é uma análise entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (2013) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (1998), comparando o significado dado do ... -
Educar com Mídias: um diálogo com Paulo Freire
(Unila, 2014-10)Este trabalho integra o subprojeto Pedagogia1, intitulado “Tecnologias Digitais e Formação de Professores: integração curricular de diferentes ferramentas para a aprendizagem no ensino fundamental”, vinculado ao Projeto ... -
O educar na educação de tempo integral: Desafios para a iniciação a docência
(Unila, 2014-10)Vivencia-se um momento no qual o distanciamento da construção e aquisição de valores afetivos reflete no espaço escolar, em indisciplina, violência, falta de respeito com professores, coordenadores colegas e consequentemente, ... -
Educar para a Socialização
(Unila, 2014-10)No presente trabalho abordaremos de maneira sucinta o problema da educação em relação à sociedade e o indivíduo, sugerindo uma socialização de conceito cosmopolita. Para tanto nos auxiliaremos com escritos de cunho ... -
A elaboração de uma sequência didática sobre ligação química subprojeto Pibid química uem: um relato de experiência
(2014-10)A partir da análise e discussão sobre as atividades desenvolvidas por um grupo de bolsistas integrantes do projeto PIBID-Química/UEM, elaborou-se este trabalho, objetivando relatar e refletir sobre as contribuições geradas ...