Educando Crianças

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Simeoni, Maria Cristina
Barbosa, Maria Aparecida Fermino
Carvalho, Gabriela Fontana de
Oliveira, Isabela Gonçalves de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

Este artigo é uma análise entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (2013) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (1998), comparando o significado dado do termo educar. O objetivo principal foi verificar o significado do termo educar (educação, educativo, educacionais), para a Educação Infantil, comparando os documentos. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e como procedimento foi utilizada a análise comparada dos documentos. Os resultados apontaram que os RCNEI e as DCNEI apresentam as mesmas concepções em relação ao educar. O primeiro de maneira mais objetiva e o outro de maneira ampliada e fundamentada, caracterizando maior fortalecimento ao ato educativo na Educação Infantil. Ambos são importantes no contexto da formação de professores. Fica a sugestão de focar os trabalhos nas DCNEI, por ser mais atual

Abstract

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Educação infantil, Educar, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (2013), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (1998)

Citação