Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola
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Data
2014-10
Autores
Santos, Joel Silva dos
Souza, Roberto Martins de
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Editor
Unila
Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender o papel emancipador da escola do campo na
construção do conhecimento sobre as transformações sociais ocorridas no espaço do Campo/Ilhas, no
âmbito das comunidades tradicionais pesqueiras da Ilha de Superagui, litoral do Paraná, bem como
colaborar ativamente no processo de construção identitária do referido grupo social. A criação do
Parque Nacional, naquela região, ampliou o processo de ocultamento dos sujeitos, devido ás
intervenções ambientais conflituosas, que cercearam as práticas sociais tradicionais, refletindo na
desorganização social dos habitantes daquela comunidade, inviabilizando a reprodução dos saberes
das gerações anteriores á geração atual, no âmbito da categoria de pescadores artesanais. Para reverter
esse processo de recrudescimento de direitos, a escola do campo, por meio da concepção da Educação
do Campo cumpre papel fundamental no reconhecimento dos sujeitos, integrando comunidade/escola,
num esforço de preservar a identidade, cultura e território
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Educação do campo, Território - identidade, Ilha de Superagui