Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS
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Data
2014-10
Autores
Vinha, Maria Lúcia
Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano
Simeon, Maria Cristina
Título da Revista
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Editor
Unila
Resumo
Este trabalho buscou analisar a relação entre os princípios norteadores do Sub Projeto
“Pedagogia-Educação Infantil”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência, PIBID, e as demandas das Escolas Municipais de Educação Infantil, EMEIs, integrantes do
Subprojeto. Ele fundamenta-se em princípios da pedagogia histórico-crítica e recorre às temáticas
sobre identidade do profissional da educação infantil, sobre relações sociais no âmbito da alteridade, e
sobre práticas pedagógicas que contemplem a mediação pedagógica, a criatividade e a ludicidade.
Através de pesquisa bibliográfica e de observações nas EMEIs, concluiu-se que a apropriação desses
princípios pelos integrantes do Subprojeto contribui para o estabelecimento de ações políticas e
pedagógicas que interfiram na realidade apresentada, a qual apresenta problemas da ordem de
estrutura física, de manutenção, de número insuficiente de docentes e de aprofundamento didático e
pedagógico
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Educação infantil, Princípios - demandas