Navegação Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por título
Itens para a visualização no momento 106-125 of 556
-
A diferença da água doce e água salgada: trabalhando conceitos de física com alunos do ensino fundamental pelo PIBID
(2014-10)Este artigo é um breve relato da experiência da primeira intervenção realizada na Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho, pelos estudantes do curso de Licenciatura em Física, vinculados com o PIBID, do Instituto ... -
As dificuldades em matemática no ensino médio e o uso de jogos matemáticos
(2014-10)Este trabalho relata a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar dois 1o anos do Ensino Médio em um Colégio ... -
Disciplina de biologia: aprendizagem de estudantes do ensino médio
(2014-10)O conhecimento das noções dos estudantes a respeito de uma determinada área do saber é fundamental para que o professor possa identificar os conhecimentos prévios e propor práticas pedagógicas mais eficientes. O presente ... -
Discrimição étnico racial: um desafio educacional sócio contemporâneo
(2014-10)O objeto do presente artigo é mostrar a realidade racista existente na sociedade e refletida no âmbito escolar. Diante de tal contexto, fez-se necessário propor um projeto de intervenção, almejando superar tal preconceito. ... -
Os discursos escolares sobre os jovens alunos
(Unila, 2014-10)Dentre as atividades realizada pelo PIBID de Sociologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR, a aplicação do conto “A noite dos feios” de Mário Benedetti proporcionou a possibilidade de observação do aluno na sala ... -
Discussão sobre a liberdade na perspectiva da filosofia de Sartre no ensino médio
(2014-10)Este trabalho tem como objetivo apresentar a teoria do filósofo francês do século XX, Jean- Paul Sartre, conhecido como representante do existencialismo. Existencialismo é um termo aplicado a uma escola de filósofos dos ... -
Uma discussão sobre as midia e a tecnologia na educação
(Unila, 2014-10)Este trabalho objetiva discutir questões ligadas à metodologia e a tecnologia a ser aplicada durante as práticas pedagógicas do PIBID. A discussão ficou em torno da inserção de novas tecnologias, no método de ensino ... -
Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção
(2014-10)Esse relato de experiência foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se de uma intervenção realizada com ... -
Discutindo acidentes domésticos com teatro de fantoches
(2014-10)O objetivo deste trabalho é de relatar a contribuição do teatro de fantoches para favorecer a apropriação do conhecimento científico relativo aos acidentes domésticos durante as aulas de ciências naturais no ensino ... -
Discutindo o uso da tecnologia na formação docente
(2014-10)As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade atual, entretanto, as mesmas se encontram pouco entrosadas com o dia-a-dia das salas de aula. Conscientes dessa situação, ... -
Discutindo relações de gênero
(2014-10)Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais das intervenções do PIBID português/francês. A temática engloba as discussões de gênero na escola, orientados pelos documentos oficias (Diretrizes curriculares ... -
A ditadura militar através das músicas de Chico Buarque de Holanda. experiências do PIBID no Colégio São Vicente De Paulo – Irati-PR
(2014-10)No Brasil o período que compreende os anos de 1967 até 1973foi marcado por grande repressão política, social e cultural, que ficou conhecido como os “anos de chumbo”. Uma boa forma de questionar essa repressão foi através ... -
A ditadura militar em londrina desenvolvida por meio de aula oficina
(2014-10)O presente trabalho aborda a metodologia da Aula Oficina, com o uso de evidências, como possibilidade de intervenção em aulas de história no ensino fundamental, a partir dos pressupostos teóricos do Ensino de História ... -
Diversidade e Relações Étnico-Raciais nas Escolas
(Unila, 2014-10)Este relato tem por objetivo registrar o trabalho desenvolvido por intermédio do Programa Instituição de Bolsa de Iniciação à docência—PIBID, no Colégio Estadual Alfredo Parodi, bem como o seu processo de construção, sua ... -
A diversidade étnico-racial no ambiente escolar e a superação de preconceitos
(2014-10)O Subprojeto Interdisciplinar Letras Espanhol/Letras Português, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, coordenado pelas Professoras ... -
Diversificando o Ambiente De Aprendizagem: uma experiência envolvendo Sistema Monetário e suas implicações
(Unila, 2014-10)A proposta de intervenção pedagógica desse trabalho procurou desenvolver situações abrangendo Sistema Monetário, as quatro operações fundamentais da Matemática e leitura, interpretação e resolução de problemas. Os objetivos ... -
A docência na escola a partir de jogos na matemática
(2014-10)A presente pesquisa é o resultado de projeto de iniciação à docência iniciado em 2014, que oportunizou refletir sobre a docência e jogos na matemática. Conta com a participação de aproximadamente 300 alunos. Foram propostos ... -
Documentação escolar Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro
(Unila, 2014-10)O Projeto Institucional PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) se baseia em acompanhar o trabalho docente nas escolas de ensino normal (Formação de docentes em nível médio), possui estratégias ... -
Documentário sobre a Constituição do Grêmio Estudantil na Escola Estadual São Braz
(Unila, 2014-10)O presente relato visa socializar a experiência de documentar o processo de constituição do Grêmio Estudantil na Escola Estadual São Braz onde se coletar olhares sobre o processo através de depoimentos dos envolvidos no ... -
Drogas, a Violência no Trânsito e os Primeiros Socorros: relato de Prática Educativa Com Adolescentes
(Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho é relatar as práticas educativas direcionadas aos adolescentes de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio que contemplaram os temas drogas, violência no trânsito e primeiros socorros, ...