Educação em direitos humanos: um trabalho inicial na periferia de Curitiba
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Good, Caroline
Rosa, Jaqueline Ferreira da
Rocha, Larissa Amaro da
Dubiaski-Silva, Janete
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Mesmo após o processo de democratização dos países latino-americanos, a violação
dos Direitos Humanos se mantém até hoje por meio, principalmente, das desigualdades
econômicas. Foi questionada a realidade atual dos alunos de periferia de Curitiba, no bairro
Uberaba, se havia ou não o conhecimento acerca dos direitos humanos. Nessa linha foi
realizado um breve questionário sobre o que eles conheciam sobre os Direitos Humanos,
tendo como resultado o total desconhecimento do tema. Posteriormente foi apresentado um
vídeo e um cartaz com os 30 Direitos, seguindo dados da ONU, e, posteriormente, deu-se a
realização de uma dinâmica com os alunos, em que observaram que muito dos seus direitos
eram desrespeitados e desconhecidos. O resultado observado é que há pouco conhecimento
sobre os Direitos Humanos e que estes estão muito distantes da realidade dos alunos