Navegação Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por título
Itens para a visualização no momento 146-165 of 556
-
O encantar pela biologia: herbários didáticos
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma das atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Biologia no PIBID. A atividade de montagem de herbários didáticos, que se deu com estudantes do 2o ano do ensino ... -
O enfoque CTS na proposta de elaboração de um material para professores a partir das concepções de alunos
(Unila, 2014-10)Tratar dos conteúdos específicos de Física em sala de aula, sem que estes sejam apresentados de forma contextualizada, dificilmente fará os alunos compreenderem suas relações no meio social. Este projeto tem como objetivo ... -
Ensinando e aprendendo astronomia: uma experiência na iniciação à docência
(Unila, 2014-10)Relata-se nesse trabalho uma sequência de aulas sobre o tema de Astronomia desenvolvida para alunos de segunda e terceira série do Ensino Médio, tendo em vista a participação na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e ... -
Ensinar e aprender conceitos de orientação geográfica por meio da atividade “Caça ao Tesouro”
(Unila, 2014-10)A prática pedagógica intitulada (Caça ao Tesouro) foi desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). A referida atividade foi realizada com o 6o ano A do Colégio ... -
Ensinar para quê? a contribuição do Pibid na formação de professores de arte na rede básica
(2014-10)O presente texto expõe as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no processo de formação docente e, a partir de uma experiência pautada na relação direta com a proposta curricular ... -
O ensino da cultura Afro-brasileira no Celem: uma metodologia vivenciada pelo Pibid espanhol UEL
(Unila, 2014-10)Este trabalho relata atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Marcelino Champagnat, por duas professoras de espanhol e dois bolsistas do Projeto Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto Letras – ... -
O ensino da língua inglesa na cultura dos habitantes nativos
(Unila, 2014-10)O trabalho a seguir, primeiramente analisa os documentos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o ensino de Língua Estrangeira Moderna no Paraná sobre o ensino da língua ... -
O ensino de africanidades nas aulas de português: a formação docente
(Unila, 2014-10)O presente estudo abarcará teorias a cerca da formação docente e a formação continuada de professores, partindo de que o ensino de história e cultura afro-brasileira se tornou obrigatório segundo a lei 10.639/2003, o que ... -
Ensino de biologia vegetal a partir da construção de um terrário
(Unila, 2014-10)Em diversas literaturas, os terrários são apontados como modelos de ecossistema. E o presente trabalho relata uma experiência que tem sido vivida com alunos do segundo ano do Ensino Médio. As aulas acerca do ensino de ... -
O ensino de filosofia e a aprendizado com mobilidade
(Unila, 2014-10)O presente artigo aborda a Construção da Plataforma Traduzindo 3 , um trabalho coletivo do PIBID-FILOSOFIA/UFPR, integrado por professores do Departamento de Filosofia da UFPR, , acadêmicos e professores supervisores ... -
O ensino de filosofia: do cotidiano à criação conceitual
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como intuito a disseminação de um dos projetos que está sendo planejado e executado no PIBID de Filosofia do Colégio Estadual Professores Adélia Dionísio Barbosa aos outros grupos do PIBID do Paraná. ... -
Ensino de forma dinamica da classificação taxonômica dos seres vivos
(Unila, 2014-10)A atividade proposta teve por objetivo proporcionar aos alunos do 7o ano do ensino fundamental, a compreensão da classificação taxonômica de forma dinâmica e interativa. Para isso foi realizado um embasamento teórico, ... -
Ensino de geografia através da utilização de experimentos: trabalhando o tema de erosão no ensino fundamental II
(Unila, 2014-10)Tendo como objetivo ampliar o debate e a pesquisa sobre Geografia Física no Ensino Fundamental II, utilizando diferentes recursos didáticos que mediam o processo de ensino- aprendizagem em diversos níveis. Aplicando ... -
O ensino de geografia na educação básica – os métodos de ensino utilizados para o ensino-aprendizagem do aluno
(Unila, 2014-10)O presente trabalho desenvolvido juntamente com o Subprojeto PIBID, visa abordar quais são os métodos que o professor deverá utilizar em sala de aula, com o objetivo de formar um sujeito social capaz de construir seus ... -
O ensino de geografia na modernidade: estudo acerca das diferentes concepções teóricas e metodológicas
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como objetivo explanar brevemente sobre as mais difundidas concepções teóricas e metodológicas da Geografia: a Geografia Positivista, a Geografia Crítica e a Geografia Histórica; estas foram escolhidas ... -
O ensino de história durante regimes: civil-militar e democrático
(Unila, 2014-10)Essa aula oficina se propõe a fazer uma análise acerca do ensino durante o período da ditadura civil-militar no Brasil em comparação com o ensino vigente no atual período democrático. Mais precisamente, temos como foco ... -
O ensino de História e as novas práticas metodológicas: abordagens e perspectivas via PIBID
(Unila, 2014-10)O presente trabalho visa apresentar de maneira geral algumas práticas metodológicas desenvolvidas pelo subprojeto de História da UNESPAR campus de Campo Mourão, como forma de apontar caminhos que vem dando certo no ... -
O ensino de história e o método dialógico
(Unila, 2014-10)Este texto discute uma perspectiva de ensino em História pautado na investigação e problematização de questões colocadas pelo presente, que é a realidade socialmente vivida e que traz significado e sentido para o aluno, ... -
Ensino de história e suas abordagens na sala de aula: a escrita na Mesopotamia
(Unila, 2014-10)A presente comunicação pretende mostrar o trabalho realizado pelos alunos do PIBID no curso de graduação em História da UENP, com os alunos dos o 6o ano das turmas “D” e “E”, no Colégio Estadual Luís Setti, na cidade de ... -
O ensino de história regional a partir de visita técnica ao centro histórico da cidade
(Unila, 2014-10)O presente trabalho é resultado do projeto PIBID, subprojeto de história. O projeto surgiu a partir da problemática de como ensinar história regional dentro de um contexto educacional eurocêntrico e generalista. Levando ...