IELA - Dissertação

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 136
  • Item
    A música iguaçuense: reflexões sobre as políticas públicas e a indústria do turismo.
    (2024) Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de
    Este trabalho tem como objetivo problematizar o ambiente musical na cidade de Foz do Iguaçu, reconhecendo os aspectos socioculturais que envolvem a música autoral no município e relacionando essa discussão à representação e a importância da música iguaçuense, não só como entretenimento, mas sim como um agente modificador do meio. Centrado na apresentação das questões que envolvem o debate sobre a música autoral, o primeiro passo é identificar a existência de uma possível música iguaçuense, sendo ela parte de um movimento musical ou de um gênero musical, buscando o conceito desses dois termos para entender se há uma identidade ou não dessa música local. Através da história oral e, como coleta de dados a entrevista semiestruturada, com uma abordagem qualitativa, analisamos as memórias dos(as) musicistas locais em seus percursos pessoais na produção musical, buscando nas vozes desses(as) personagens apontar as principais características culturais presentes na música iguaçuense. Produzida no passado e/ou atualmente, se faz necessário compreender como essas produções se articulam com as políticas públicas do município, através dos editais e leis de incentivo, e com a indústria do turismo, que é um setor dominante do entretenimento, bem como se elas estão inseridas nos eventos anuais da gestão pública e no corredor turístico. Pelo fato do autor ser um trabalhador do meio cultural, especificamente da música, entendemos a importância de abordar a relação música e trabalho através de uma perspectiva marxista, sendo o(a) musicista um(a) trabalhador(a) produtivo(a), em que historicamente o(a) musicista de música popular é marginalizado, não sendo reconhecido como um profissional. Como conclusão após analisarmos cada resposta dos(as) musicistas que tive contato ao longo dessa pesquisa, por meio das entrevistas ou de maneira informal, é mais correto afirmar que existe uma cena musical iguaçuense, envolvendo vários gêneros musicais e movimentos culturais e que foram me direcionando e me fazendo repensar essa música local, que de fato foi importante para trazer essa reflexão da música iguaçuense entre as políticas públicas e a indústria do turismo para a universidade.
  • Item
    Biografia de Nena Leonardi (1942-2002): artista e pedagoga do deslumbramento.
    (2024) Souza, Amanda Batista
    Tendo como base os relatos de familiares, alunos, colegas e amigos, e documentos guardados da artista e arte-educadora brasileira Nenilda Marinheiro Leonardi, conhecida como Nena Leonardi (1942-2002), essa pesquisa busca dar visibilidade às contribuições de seu trabalho no campo das Artes visuais e enquanto professora e pesquisadora da Universidade pública brasileira. Para tanto é utilizada uma abordagem que permite a aproximação com as suas vivências e subjetividades sem, necessariamente, nos proporcionar respostas objetivas, mas sim reflexões sobre os modos em que contextos sociais constroem singularidades, especialmente da mulher enquanto artista, professora, mãe e esposa diante das demandas de seu tempo. O fio condutor inicial desta reconstrução são as memórias do historiador, poeta, escritor e professor Victor Leonardi (1942) com quem Nena foi casada desde sua juventude. O trabalho pouco conhecido de Nena Leonardi mostra-se aqui em suas diferentes facetas, tanto enquanto resistência durante o período de ditadura militar, quanto na importância para o ensino e a disseminação da arte-educação no país.
  • Item
    Las migraciones internacionales en el ámbito de posgrado: colombianos en la universidad UFPR y Unila.
    (2023) Portela Silva, Nicol
    A nivel global la cantidad estimada de migrantes internacionales ha aumentado en los últimos años. Según el informe OIM (2022), para el año 2000 el total estimado de personas migrantes era de 173 millones y para el año 2022 las cifras aumentaron con un total de 281 millones de personas que vivían fuera de su país de origen. El fenómeno de la migración está en auge creciente y afecta desde el hemisferio sur hasta el hemisferio norte. Colombia no está ausente en esta problemática, es uno de los países con mayor migración con destino a Brasil desde mediados del siglo XX y hasta el día de hoy (OIM 2022), lo que ha incrementado su dinámica migratoria. Al abordar este fenómeno tan complejo como la migración educativa, nos lleva a consolidar una línea de investigación que busca responder a dos preguntas: ¿Cuál es la relación entre migración e internacionalización en la educación superior? y ¿Cuáles son los factores que propician la migración internacional? Debido a que nos encontramos en un contexto de aceleración tecnológica y de profunda crisis del capital, se crean nuevas formas de apropiación capitalista en relación a la producción de conocimiento e investigación. Por tal razón esta investigación tiene como objetivo central demostrar cómo la internacionalización de la educación superior ha sido un factor que ha impulsado y acelerado los movimientos migratorios de colombianos a Brasil, con el fin de cursar programas de posgrado en universidades públicas tanto estaduales y federales del estado de Paraná; teniendo como eje central la Universidad Federal de Paraná (UFPR) y la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA) debido a que son las dos universidades con mayor ingreso de colombianos en el área de Posgrado en Paraná. Así mismo, se busca analizar los diferentes factores educativos, económicos y socioculturales que conllevan a la migración educativa hacia Brasil, que están relacionados con la búsqueda de oportunidades educativas y laborales, necesidades básicas insatisfechas, así como imaginarios de construir un mejor futuro en busca de un desarrollo personal y cultural. Para este estudio, se tuvo como base principal los flujos migratorios de estudiantes en los años 2011 al 2022 lo que permite una comprensión más holística a la política internacional en relación con las dinámicas económicas, políticas y el desenvolvimiento social y cultural; en concreto por los nuevos desafíos y expectativas que ofrece ante los retos planteados por la globalización. La presente investigación tuvo una metodología mixta, tanto cuantitativa como cualitativa, con alcance descriptivo correlacional y de corte transversal que busque caracterizar el fenómeno de la migración y la extensión del mismo, dando cuenta de las diferentes características y variaciones de expectativas respecto al proceso migratorio y educativo. Para concluir, la migración educativa es un reflejo de una búsqueda constante de mejores oportunidades de trabajo en un mercado cada vez más abierto y globalizado, en donde la educación es un factor esencial en la decisión de migrar.
  • Item
    A terra dos sonhos é distante? Políticas sociais para refugiados na cidade do sol.
    (2024) Sena, Ana Karlany Silva de
    Desde 2018, foi estabelecido no Brasil o programa de interiorização de refugiados venezuelanos com o objetivo de diminuir a sobrecarga do Estado de Roraima e direcionar esses refugiados para outras cidades do interior do Brasil. Com isso, estados brasileiros e, respectivamente, seus municípios, que outrora não tinham um histórico com recepção de refugiados, passaram a recepcioná-los, como o Estado do Rio Grande do Norte, sendo esse um dos motivos que despertou o interesse de investigação. Nessa perspectiva, tem-se o objetivo principal: analisar o desenvolvimento de políticas sociais para refugiados na cidade de Natal/RN. Para atender aos objetivos delimitados da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico exploratório e um estudo documental, que nos possibilitou a compreensão de que Natal, conhecida como a “Cidade do Sol”, tem recepcionado refugiados, ainda que com fragilidades em seu atendimento social. No parâmetro empírico, para analisar a recepção dos refugiados venezuelanos interiorizados na cidade de Natal, foi realizada uma entrevista com os representantes da Associação em Solidariedade ao Imigrante no Rio Grande do Norte (ASIRN) e com o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM-RN). Além disso, para identificar o acesso dos refugiados venezuelanos em Natal a políticas sociais, foram entrevistados representantes de três famílias venezuelanas interiorizadas na cidade de Natal, possibilitando a conclusão de que o acolhimento a refugiados pode ser um meio de provocar o desenvolvimento de políticas sociais.
  • Item
    Conhecimentos populares e tradicionais no cuidado e saúde da comunidade quilombola da Ilha São Vicente.
    (2024) Aguiar, Valdina dos Santos
    As comunidades quilombolas presentes na América Latina, com hábitos e costumes baseados na ancestralidade negra, possuem vastos conhecimentos. Seus saberes e práticas culturais são voltados para a prevenção e o cuidado no processo saúde/doença, através da utilização de métodos tradicionais. Muito embora pouco assistidas pelas políticas públicas e nem sempre compreendidas pelos profissionais que as assistem, são vítimas do desrespeito. O campo desta pesquisa é a Comunidade Remanescente de Quilombola da Ilha São Vicente, em Araguatins, no Estado do Tocantins. Tem como principal objetivo, identificar os conhecimentos populares e tradicionais praticados para a prevenção e tratamento de doenças no âmbito da comunidade. Para contemplar o objetivo da pesquisa foi necessário conhecer as políticas públicas que garantem assistência em saúde para a população negra; identificar as práticas cotidianas do conhecimento popular para os cuidados em saúde; analisar os saberes populares da comunidade quilombola no processo saúde e doença; avaliar o conhecimento popular como fonte de informação e sua valorização na história e cultura afro-brasileira. Trata-se de uma pesquisa participante com atitude exploratória e entrevistas. A partir da participação e interação da comunidade com a pesquisadora houve estreita relação com o problema e contribuiu para a construção de hipóteses. Para obtenção de informações, além do convívio no âmbito da comunidade, foram examinadas fontes bibliográficas em trabalhos já existentes - livros, artigos, anais e entrevistas expostas nas redes digitais. A partir do trabalho de campo, realizou-se observação participante e entrevistas semiestruturadas. O convívio no quilombo foi importante para percepção de que a cultura afro é presente em muitas expressões e manifestações culturais, que o recente reconhecimento como herdeira do território quilombola foi o despertar para sua identidade, que as histórias contadas, os ensinamentos e as práticas presenciadas evidenciam o pertencimento territorial e a intrínseca relação com seus ancestrais. Percebeu-se ainda que, para os quilombolas, as plantas medicinais têm poder de cura e que seu uso é presente na comunidade. Além do uso das plantas medicinais, a memória e as lembranças resgatam rituais de cura através da reza e do benzimento. Apesar de não haver mais na comunidade mulheres com o dom espiritual, esses rituais têm grande importância ancestral na vida cotidiana.
  • Item
    Análise dos cursos de licenciaturas da UNILA: um olhar acerca das contribuições, desafios e lacunas na formação pedagógica.
    (2024) Dier, Nicole Sayumi
    Diante do cenário contemporâneo global, que envolve e implica políticas públicas, preocupadas com questões de ordens econômicas e sociais, à sociedade que almejamos, a educação e o papel do professor estão cada vez mais em evidência. O avanço da tecnologia, a criação de novos cursos, a possível extinção de outros, as diferentes modalidades de ensino, as adaptações nas legislações, currículos e aos anseios do mercado são apenas alguns fatores que demonstram a necessidade de uma formação de professores atenta às transformações nas mais diversas áreas do conhecimento. Ao analisar a formação pedagógica dos cursos de licenciaturas da UNILA, busca-se compreender o processo de formação inicial dos profissionais da educação, bem como os desafios encontrados e quais as contribuições da UNILA neste processo. Entre os materiais investigados, cita-se os Projetos Políticos Pedagógicos dos sete Cursos de Licenciatura da UNILA: Ciências na Natureza: Biologia, Física e Química, Filosofia, Geografia, História, Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, Matemática e Química e as legislações atuais, que regem o Ensino Superior e a Educação Básica no Brasil. Entre as metodologias empregadas neste estudo, cita-se a pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2002), e a aplicação de questionário, aos professores em formação, com o intuito de traçar um panorama dos processos formativos e das experiências estabelecidas na formação inicial desses diferentes cursos e nas relações construídas entre a universidade e as escolas, a partir dos estágios obrigatórios supervisionados, na região da tríplice fronteira. Não pretende-se com esta pesquisa, esgotar a temática a respeito do processo de formação inicial nas licenciaturas da UNILA, mas subsidiar a discussão no âmbito interno e externo a universidade almejando contribuir na melhoria da qualidade da educação pública no Brasil e nos países da América Latina e Caribe.
  • Item
    Educação sem limite: desafios para inclusão de migrantes venezuelanos nas escolas públicas do município de Manaus - AM.
    (2023) Lima, Thalison Ramon Fernandes
    O Brasil é um país signatário quanto a modernização das políticas voltadas para o acolhimento de pessoas em processo de deslocamento humano (Egas, 2018), recentemente o país recebeu dois grandes deslocamentos humanos (Haitianos 2012 e Venezuelanos 2015), que implicaram a atuação do poder público, da sociedade civil e das entidades religiosas e internacionais para promover um acolhimento imediato, capaz de fornecer a eles acesso aos direitos básicos. A partir desse contexto de intenso fluxo migratório no território amazonense a presente dissertação propõem um estudo analítico de como o estado, principalmente a cidade de Manaus vem construindo políticas públicas educacionais para promover a inserção e integração desses novos sujeitos ao sistema educacional. No primeiro momento buscamos trazer um panorama de como o estado brasileiro vem construindo políticas públicas efetivas para garantir e proporcionar um acolhimento humanizado e uma integração socioeconômica e cultural junto a população nacional. O segundo momento da pesquisa consiste em analisar como o Estado do Amazonas e o Município de Manaus, vem trabalhando a partir das orientações nacionais para oferecer aos venezuelanos interiorizados tanto por meio da Operação Acolhida, quanto pela interiorização voluntaria acesso aos direitos sociais e principalmente acesso à educação. No terceiro momento trazemos uma análise das políticas públicas voltadas para inserção/integração dos alunos nas redes educacionais O percurso metodológico da pesquisa se enquadra dentro da hermenêutico-compreensivo-qualitativa e quantitativa de descobertas que Bleicher (1992) que possibilitou a definição dos elementos para a reflexão e conclusões da pesquisa. Optamos por seguir esse percurso metodológico visto que estamos trabalhando com um grupo com muitas singularidades, por isso o cuidado e a percepção de compreender o fenômeno estudado na sua complexidade e no seu contexto natural. O objetivo é Analisar os principais entraves enfrentados pelos professores no processo de inserção/integração dos alunos venezuelanos ao sistema educacional; Identificar os contextos migratórios dos estudantes venezuelanos nas escolas localizados no município de Manaus; Problematizar as políticas públicas do estado do Amazonas e Município de Manaus voltados para inserção/integração dos alunos venezuelanos. O problema central da pesquisa é: Que ações são promovidas para integrar alunos de outra nacionalidade, especificamente os de origem venezuelanos no sistema educacional amazonense e manauara. As conclusões do trabalho corroboram com as indagações inicias sobre os avanços e recuos das políticas migratórias brasileiras, que na sua maioria das vezes acabam se limitando apenas ao discurso teórico e não alcançam o cotidiano das pessoas. Como produto final prático desse trabalho apresentamos um Guia prático em forma de cartilha, a fim de contribuir na inserção/integração dos cidadãos internacionais que vivem em no Amazonas
  • Item
    Amefricanidade: a categoria político-cultural de Lélia Gonzalez como arranjo.
    (2023) Chabatura, Gabriela Maria
    A presente pesquisa reivindica a categoria política-cultural de Amefricanidade, formulada pela filósofa e antropóloga brasileira Lélia Gonzalez nos anos de 1980, como um caminho possível para a reontologia de sujeitos em Améfrica Ladina. Para isso, propõe-se a necessidade de um reconhecimento das origens africanas e pindorâmicas neste território, a partir de uma travessia em Kemet com a filosofia africana antiga, para nutrir-se de uma herança ancestral e estabelecer-se para além das múltiplas violências operadas pelo colonialismo. Defende-se, portanto, que o conceito de Amefricanidade possui condições efetivas para a autonomeação e a construção de sujeitos que possuem sua subjetividade e identidade necrosadas pelo aniquilamento racial. Como percurso metodológico, opta-se pela pesquisa bibliográfica afroreferenciada.
  • Item
    Escrevivência e Dialogismo na obra de Carolina Maria de Jesus: análise dos enunciados nas canções do disco Quarto de Despejo (1961) à luz do livro homônimo.
    (2024) Alencar, Thaina de Santana
    Em 1961, na capital paulista, a renomada escritora Carolina Maria de Jesus lançava, logo após o sucesso do best-seller Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada (1960), o disco Quarto de Despejo: Carolina Maria de Jesus cantando suas composições (1961). Nele, canta sobre o cotidiano, a simplicidade, a exaltação, a coragem, as necessidades e as injustiças sociais, sobretudo, relacionadas a gênero e classe, que afetam significativamente, especialmente, as vivências afrodiaspóricas brasileiras. Dentro deste contexto, esta pesquisa visa analisar de maneira aprofundada quatro das canções presentes no disco: Rá ré ri ró rua, Pinguço. Moamba e O Pobre e o Rico. Essas composições foram selecionadas por sua relevância para a discussão das temáticas de gênero e classe, tão presentes na obra de Carolina. O objetivo é investigar de que forma a escrevivência (EVARISTO) nos enunciados das letras das canções selecionadas, dialoga com os enunciados encontrados no livro Quarto de Despejo, com o intuito de desvelar possíveis atravessamentos raciais que possam não estar explícitos no disco, mas que certamente permeiam as obras da autora. Além de sua importância artística, a discografia e as obras literárias de Carolina Maria de Jesus também são valiosos documentos que registram o cenário periférico do Brasil na segunda metade do século XX. Portanto, esta pesquisa não apenas visa aprofundar as reflexões expressas no disco, mas também visa estabelecer conexões dialógicas com o livro homônimo. Neste sentido, a abordagem metodológica adotada é qualitativa, instrumentalizada através da análise documental, exploratória e descritiva. Utiliza-se fichamentos, pesquisa em periódicos da época e análises temáticas para embasar a investigação. A análise se apoiará em conceitos teóricos fundamentais, tais como escrevivência (EVARISTO), interseccionalidade (AKOTIRENE), Diáspora (HALL) e dialogismo (BAKHTIN, FIORIN). Assim, a análise demonstrou que as canções selecionadas abordam de forma explícita questões de gênero e classe, sem evidenciar diretamente a categoria raça. Entretanto, ao observar o disco à luz das relações dialógicas com o livro homônimo, novas perspectivas emergem, revelando nuances sobre a experiência racial no Brasil. Desse modo, este trabalho aspira contribuir para uma compreensão mais ampla do legado de Carolina Maria de Jesus, especialmente no que diz respeito ao ainda pouco explorado disco Quarto de Despejo.
  • Item
    Catadoras: protagonismo social de mulheres que trabalham na coleta seletiva.
    (2024) Souza, Chaiane Ferreira de
    O Movimento Nacional dos Catadores e das Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR) relata que existem cerca de 800 mil catadores e catadoras no Brasil, sendo que deste número, cerca de 70% são mulheres. Muitas mulheres encontram na atividade da catação a fonte de renda para o sustento de si e de suas famílias, utilizando de recursos individuais e coletivos no processo de ressignificar suas vidas a partir do trabalho. Se organizar em cooperativas foi uma forma de construírem suas identidades também de modo coletivo, através de um grupo formado majoritariamente por mulheres. Embora a inserção das mulheres no mercado de trabalho, a divisão sexual do trabalho se manteve e continua precarizando os espaços em que elas podem ocupar dentro do sistema capitalista, as mantendo em atividades precárias e menos valorizadas. O seguinte trabalho insere o contexto das mulheres catadoras de materiais recicláveis de uma das sete Unidades de Valorização de Resíduos do município de Foz do Iguaçu – PR, com o intuito de compreender suas realidades, abordando o trabalho na cooperativa e seus desafios, atravessados pelas questões de gênero. A pesquisa qualitativa teve como proposta metodológica realizar grupos focais para investigar as dinâmicas de trabalho e relações interpessoais das mulheres catadoras. O trabalho com o lixo reciclável é constante, todos os dias caminhões chegam com o lixo coletado para a seleção. Além disso, os perigos durante a separação dos resíduos vão desde o cansaço trabalhando o dia todo em um barracão quente ou nas ruas, até cortes com cacos de vidro ou outros objetos que passam despercebidos em meio aos materiais. Além das desigualdades de gênero e as dificuldades que essa categoria enfrenta diariamente, muitas são chefes de família e o trabalho como catadora é a única fonte de renda, trabalham duas vezes mais que os homens, realizando tarefas que não são suas, retrato de uma sociedade marcada pela divisão sexual do trabalho e pela feminilização da pobreza que impõe às mulheres a tarefa de se responsabilizar pela realização de trabalhos de cuidado. As desigualdades de gênero se mantêm intrínsecas às relações sociais, sejam elas no ambiente de trabalho ou em suas casas, ordenando comportamentos e relações, desde funções dentro da cooperativa, com as mulheres realizando as tarefas de limpeza, até nas dinâmicas do lar e criação dos filhos, em que as tarefas de cuidado não remunerado também se mantêm sobre cargo delas. Para concluir, percebe-se que para enfrentar esses desafios, as mulheres catadoras de materiais recicláveis utilizam mecanismos de resistência para atuar coletivamente com outras mulheres nas tarefas que antes somente os homens realizavam, e que, a partir desses processos elas desenvolvem mais conhecimento de si mesmas, do seu protagonismo social, dos seus direitos e condição de classe social. Tudo isso contribui para elas avançarem na organização coletiva e reconhecerem seu protagonismo social em uma sociedade que acredita que tudo que envolve o lixo precisa ser descartado.
  • Item
    Representaciones del trabajo en el cine y literatura Argentina: crítica al neoliberalismo.
    (2023) da Silva e Silva, Ana Lis
    Busco en mi trabajo, investigar el neoliberalismo como un concepto que atraviesa la constitución y cambios del trabajo en el caso argentino. Las representaciones del cine y literatura son estudiadas por medio de sus vínculos con la vida cotidiana de los sujetos sociales del trabajo, que en ese sistema son sometidos a la degradación laboral. El concepto neoliberal es presentado desde una mirada crítica — sostenido por autores como Harvey (2005), Anderson (1995), Basualdo (2006) — responsable por ejercer un papel que, además de económico, tiene un aspecto político, social y cultural y de una errónea noción de ''neutralidad'', como propuesto por Prestifilippo y Wegelin (2016). Las dimensiones de ese proceso, son evidenciadas por medio de lenguajes artísticos que adoptan una postura crítica a ese sistema, produciendo cultura como resistencia. Parto de una metodología interdisciplinar, para construir un diálogo entre las dimensiones sociológicas, políticas y culturales. Busco exponer como la ideología neoliberal actúa en las subjetividades contemporáneas, siendo responsable por la construcción de discursos y del imaginario cultural. Para eso, cambios de la sociedad son analizados por medio de novelas como ''El hombre de las ideas'' (SCHIAFFINO, 2015); ''La Rabia'' (BIZZIO, 2004) y películas como ''Silvia Prieto'' (REJTMAN, 1999) y ''Pizza, Birra y Faso'' (CAETANO; STAGNARO, 1998). Esos discursos y medidas que desorientan la vida social, generan padecimientos en los sujetos, que viven en una sociedad de contrastes, fragmentada, pero que encuentran en el lenguaje artístico una manera de exponer, resistir y subalternizar imaginarios.
  • Item
    O museu que nunca houve: o museu da descoberta em disputa pelas memórias portuguesas em zonas de contato.
    (2023) Pereira, Jéssica Carlos
    O presente trabalho procura construir uma linearidade entre o passado e o presente da sociedade portuguesa e analisar como os discursos da modernidade ainda influenciam suas memórias e identidade no século XXI. A pesquisa tem como objeto de estudo central o projeto de construção do Museu da Descoberta na cidade de Lisboa, proposto no ano de 2018 com o objetivo de abordar as navegações portuguesas. Para isso, serão analisadas as exposições ocorridas no país entre 1940 e 1998, além de uma visita a um dos museus já existentes com a mesma nomenclatura. Para tal, exploramos como os museus e as exposições podem ser utilizados a partir de um viés político hegemônico para propagar um imaginário lusotropicalista, moldando o nacionalismo na sociedade portuguesa, principalmente a partir do século XX. A utilização de jornais eletrônicos auxilia no recorte de opiniões de jornalistas e intelectuais portugueses que abordam a construção do museu atualmente, além da busca por informações e dados levantados no passado. A pesquisa tem como objetivo questionar como Portugal reproduz a história das “descobertas” se apoiando nas glórias do passado para construir uma identidade própria enquanto esconde, em seus manuais didáticos, jornais, exposições e museus, as explorações e violências cometidas no processo de colonização.
  • Item
    El mundo sonoro mbya guaraní en la actualidad: experiencia en Puerto Iguazú
    (2023) Aguirre, Febe Mariana
    El presente trabajo aborda parte del escenario actual del mundo sonoro Mbya Guaraní en la ciudad de Puerto Iguazú, Argentina. A partir de la comunidad Yryapu, dialogamos con las comunidades Fortín Mbororé, Ita Poty Miri, Jasy Porã, Tupá Mbae y Miri Marangatú, presentes en la ciudad. Por medio de un recorrido histórico, situamos al lector en la región de Misiones, la trayectoria de los mbya y la situación territorial que atraviesan las comunidades locales en la actualidad. La existencia cosmo-sónica, conduce, media y refuerza el modo de ser de la comunidad, que deja entrever memorias ancestrales relacionadas al saber mítico, al manejo del mundo, a la relación con la naturaleza, la lucha y resistencia por la supervivencia y la inserción como sujetos en la contemporaneidad. Mediante nociones culturales, buscamos comprender tensiones y aproximaciones que se desprenden del roce con la sociedad no indígena y las posibilidades de transformación que este ocasiona. El nivel interétnico, el Ha’e Kuera Ñande Kuera, se expresa en el modo de ser, en el cotidiano de la sociedad, en el mundo sonoro actual. A través de fuentes bibliográficas, trabajo de campo y actividades desarrolladas en la EIB, explanamos sobre manifestaciones sonoras, la rima comprometida, el uso de la palabra, y el ejercicio mbya guaraní en Puerto Iguazú.
  • Item
    Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteira
    (2023) Pereira, Victória Tupini
    Quando a rua soa, o cotidiano é palco - Estudos Sonoros Latino-americanos e narrativas de fronteira é uma investigação onde adentramos no território da Tríplice Fronteira Paraguai-Brasil-Argentina, respectivamente Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, através de uma escuta atenta de seus cotidianos. Tendo como palco principal a rua, nosso objetivo foi construir uma cartografia sonora e afetiva do território estudado. Como referencial teórico, essa pesquisa esquematizou e se ancorou na rede dos Estudos Sonoros Latino-americanos (TRUJILLO, 2016; ZAOUG, 2016; VARELO, 2017; DOMÍNGUEZ RUÍZ, 2019), bem como nas diretrizes da História Pública e das Histórias alternativas (RIVERA CUSICANQUI, 2015). Com metodologia baseada no trabalho de campo, registros sonoros e pesquisa bibliográfica documental, nesta investigação o cotidiano é reivindicado como potencializador de encontros, denunciante de experiências históricas colonialistas e palco de lutas e reivindicações coletivas. Ao todo, foram 233 registros sonoros captados em diferentes contextos das cidades fronteiriças, com sons que vão desde manifestações políticas, trânsitos nas pontes, vendedores, pássaros, festejos e reflexões de seus habitantes, nos auxiliando a compreender as sociabilidades e modos de habitar a região. Desses registros, selecionamos oito, analisados através de uma escrita-conto e disponíveis no Mapa Sonoridades Fronterizas. A partir dessa perspectiva interdisciplinar e prática, pretendemos colaborar com a rede de cooperação teórica e autônoma latino-americana.
  • Item
    O imaginário do americano ideal: análise discursiva de anúncios em seleções e o cruzeiro (1945)
    (2023) Remes, Bruna Luísa Buratto
    O presente trabalho mobiliza, de forma interdisciplinar, os aparatos teórico-metodológicos da Análise de Discurso e da Comunicação para identificar construções discursivas que pudessem estar relacionadas ao antigo sentimento de não pertencimento ou não identificação do brasileiro em relação à América Latina. Sabe-se que, durante a Segunda Guerra, houve diversas estratégias dos Estados Unidos para aproximar-se cultural, econômica e politicamente do Brasil (processo de “americanização”), e que, por meio da Política da Boa Vizinhança, os meios de comunicação de massa participaram como agentes na invenção, manutenção e venda de um ideal de progresso estadunidense. Considerando tais aspectos das condições de produção do corpus de análise, composto de onze anúncios das revistas Seleções e O Cruzeiro de 1945, a pesquisa foi orientada a partir das seguintes perguntas: De que forma tais discursos de “americanização” poderiam contribuir para a formação do imaginário de identidade nacional dos brasileiros? Que modelos teriam sido atribuídos como norteadores do desenvolvimento nacional? E que efeitos de sentido poderiam ser produzidos por esses discursos em relação à América Latina? Partindo dos gestos de leitura do arquivo e mobilizando conceitos como formações imaginárias (referenciando Michel Pêcheux), compreende-se a criação de um imaginário de “americano ideal” pautado no discurso produzido sobre os Estados Unidos, o qual reunia aspectos como elegância, beleza, conforto, desenvolvimento, modernidade e prazer. Identifica-se a construção de um imaginário de latino-americano paradoxal, associado ao conceito de tropical e caracterizado com exotismo, desconforto, atraso, intempéries socioambientais, desordem e exploração. Essas características também se aplicam ao imaginário criado sobre o brasileiro, por ter as mesmas condicionantes históricas. Contudo, entende-se que a discursiva adição de desejos, aspirações e possibilidades de ascensão (especialmente por meio da aproximação com os Estados Unidos) permitiria ao brasileiro enxergar-se como diferente das demais nações latino-americanas.
  • Item
    Quem acalanta esta terra? Cantigas de ninar para A - COR - DAR
    (2023) Schmidt, Isabel Mattos
    Entender as canções de ninar, os acalantos com seu ritmo, seu embalar, como uma harmonia de cura, um canto que em seu soar traga paz e sintonia entre os seres humanos e a natureza, um entoar que toque na ferida colonial e busque sons ancestrais, um cantar para desoprimir, almar a Terra. O que direciona a pesquisa através desta linguagem de escuta, de contato, de afeto; leva a um tempo não linear e a pensar o acalanto em sua subjetividade que agora junto com as leituras decoloniais, musicais, educacionais, que me atravessam, constroem a ideia de: Quem acalanta esta Terra? A estrutura do trabalho é feita em rodas que seguem a curva da vivência da Pedagogia Griô, idealizada por Lillian Pacheco, que nos leva a buscar a afirmação da expressão identitária e o vínculo com a ancestralidade usando o caminho das músicas e dos saberes da tradição oral pensados para cada etapa vivencial, colocando no centro da roda a diversidade que nos constitui, a consciência comunitária.
  • Item
    Vidas ceifadas: uma análise da relação entre feminicídio, mídia e sociedade
    (2023) Nogueira, Jéssica Maiara de Souza
    A violência contra a mulher, principalmente mulheres negras e periféricas, é um problema que vem crescendo cada vez mais na sociedade. Em especial, durante a pandemia de COVID19, houve um aumento significativo no número de feminicídios, em escala mundial. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar discursivamente notícias on-line no ano de 2020 sobre os casos de quatro vítimas de feminicídios em três países da América Latina: Brasil, México e Argentina, levando em consideração como esses discursos se constroem na sociedade, produzindo efeitos de sentido que atravessam os sujeitos em seu processo de leitura. Para tanto, analisamos, inicialmente, as condições de produção desses discursos, a partir do levantamento de informações sobre a violência contra a mulher e, mais especificamente, no contexto da América Latina, com foco nos países onde aconteceram os crimes relatados nas reportagens selecionadas, apresentando dados e legislações sobre feminicídios no Brasil, México e Argentina. Como metodologia será mobilizada a Análise do Discurso Materialista (Michel Pêcheux e Eni Orlandi), fazendo uma descrição da materialidade que constitui as reportagens e, posteriormente, uma análise interpretativa, por meio de diversos aspectos discursivos. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, articulamos uma base teórica que coloca em diálogo autoras(es) como Segato, Sousa, hooks, Carneiro, Collins, Pêcheux, Orlandi, entre outras(os) teóricas(os) que estudam a violência contra a mulher, o feminismo negro, a interseccionalidade e a colonialidade.
  • Item
    Diálogos amefricanos entre a poesia de Nicolás Guillén e a de Solano Trindade: meu irmão de Cuba, Batuque, Macumba, Samba batendo nossos corações
    (2023) Telles, Ticyane Garcez; Souza, Lívia Santos de
    Este trabalho tem como objetivo geral revisitar as obras de dois grandes poetas: o cubano Nicolás Guillén (1902-1989) e o brasileiro Solano Trindade (1908-1974). Guillén e Trindade compartilhavam alguns aspectos significativos: além de terem vivido praticamente na mesma época, ambos eram homens negros e comunistas. Tais características se manifestam na poesia dos dois autores de muitas formas, gerando textos críticos e engajados politicamente e o reconhecimento de ambos como os primeiros poetas a fazerem “poesia negra”, de fato, em seus países de origem. Apesar disso, é possível dizer que não existem muitos trabalhos que coloquem a obra de Guillén e a de Trindade em diálogo. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e qualitativa, este trabalho busca entender melhor a relação que se pode estabelecer entre as obras desses poetas. Para tanto, dentre outras bases teóricas, o conceito de Amefricanidade da intelectual brasileira Lélia Gonzalez se apresenta como a principal fundamentação teórica desta pesquisa, principalmente, ao levar em conta a questão linguística do “pretoguês”. No entanto, é importante ressaltar que, neste trabalho, o texto literário é considerado um ponto de partida para o desenvolvimento da investigação, que, de forma interdisciplinar, se desdobra não só nos estudos literários, mas também no campo de estudos da História, das Ciências Sociais e de outras manifestações artísticas, como a Música.
  • Item
    Os Corpos das Mulheres Travestis e a sua Exclusão no Processo Educacional
    (2023) Lima, Antonella Gessi de
    Esta pesquisa qualitativa visa problematizar e compreender a exclusão escolar desde a educação infantil até o ensino superior mulheres trans A fim de atingir o principal objetivo deste estudo, foi utilizada a autoetnografia, metodologia de pesquisa que se utiliza das experiências da pesquisadora como lente. Além da autoetnografia, compõe a metodologia uma pesquisa por meio de entrevista com uma mulher travesti e a secretária de educação do município de Foz do Iguaçu de forma a corroborar com os resultados autoetnográficos. Os resultados obtidos revelaram os grandes desafios enfrentados pelas mulheres travestis para conseguirem se manter e continuar sua caminhada escolar, já que como travestis, constantemente têm negados direitos básicos de uma vivência social como, por exemplo, o nome social, a permanência na escola e de como a intolerância é excludente.
  • Item
    Processos, Vivências e Sementes da Diáspora Árabe em Foz do Iguaçu
    (2023) Fayad, Ali Sobha
    Este trabalho tem como objetivo a análise dos desafios culturais e legais enfrentados pelos migrantes libaneses e seus descendentes que compõem a diáspora libanesa de Foz do Iguaçu. Para esta reflexão, tomou-se como estudo de caso o romance autobiográfico Nur na Escuridão que trata da jornada migratória de uma família Libanesa ao Brasil no ano de 1927. Em contrapartida, houve a análise indutiva de narrativas de membros atuais da diáspora libanesa.