IELA - Dissertação
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Item “La Escuela de Jhon”: uma mirada fotográfica de la educación rural de la región junín, Perú(2023) Centurión Gómez, Luis AlfredoEste trabalho se desenvolve a partir de uma abordagem do processo poético de um trabalho fotográfico documental relacionado à educação rural desenvolvido entre 2015 e 2017 no altiplano central do Peru, que utilizaremos para fazer uma abordagem da história da fotografia no altiplano central do Peru e ampliar a pesquisa complementando-a com uma abordagem do conceito de escola rural no Peru, especificamente na região de Junín. Essa reflexão se baseia no discurso dicotômico dos conceitos de modernidade e tradição, a partir do qual a construção dos imaginários nacionais se baseia nos interesses dos grupos dominantes, o que é representado no olhar fotográfico hegemônico institucionalizado que é gerado a partir do fenômeno do centralismo, uma vez que os registros fotográficos são feitos por pessoas que vivem na cidade (área urbana), predominando assim as narrativas fotográficas urbanas. A partir da análise do projeto fotográfico "La Escuela de Jhon", que foi implementado a partir de um lugar específico: a escola rural Mario Reyes Soto, no povoado de Cocón, uma instituição educacional localizada nas terras altas da Serra Central, a 3891 metros acima do nível do mar, na região de Junín. Em uma região historicamente marcada por uma tensão crucial entre o modo de vida tradicional dos Andes - ainda vigente nos costumes, no trabalho e na linguagem - e os processos de modernidade, nosso principal objetivo é gerar a reflexão do sujeito fotógrafo que se propõe a gerar uma coleção fotográfica de uma comunidade rural para refletir sobre a falta de narrativas produzidas pelos próprios atores sociais ligados à instituição educacional rural. Resumen Este trabajo parte de un acercamiento al proceso poético de un trabajo fotográfico documental relacionado a la educación rural desarrollado entre los años 2015 y 2017 en la sierra central del Perú, el cual utilizaremos para realizar un acercamiento a la historia de la fotografía en la sierra central del Perú y ampliar la investigación complementando con un acercamiento al concepto de escuela rural en el Perú, específicamente en la región Junín. Esta reflexión parte del discurso dicotómico de los conceptos modernidad y tradición desde el cual se da la construcción de los imaginarios nacionales construidos en base a intereses de grupos dominantes, que se ve representado en la mirada fotográfica hegemónica institucionalizada que se genera a partir del fenómeno del centralismo, ya que los registros fotográficos son realizados por personas que residen en la ciudad (zona urbana) predominando así narrativas fotográficas urbanas. A partir de análisis del proyecto fotográfico “La Escuela de Jhon” que fue implementado desde un lugar en particular: la escuela rural Mario Reyes Soto del caserío de Cocón, una institución educativa ubicada en los altos de la Sierra Central, a 3891 metros sobre el nivel del mar, en la región Junín. Una región marcada históricamente por una tensión crucial entre la forma de vida tradicional de los andes —aún vigente en las costumbres, el trabajo y el idioma— y los procesos de modernidad, nuestro objetivo principal es generar la reflexión del sujeto fotógrafo que se propone generar un acervo fotográfico de una comunidad rural con el fin de reflexionar sobre la carencia de narrativas producidas por los propios actores sociales vinculados a la institución educativa rural.Item La liberación como programa estético: consideraciones acerca de la estética de la liberación de Enrique Dussel(2024) Albuquerque, Marco Roberto de SouzaOs ensaios que se seguem fazem parte de uma dissertação que tem como objetivo discutir a estética da libertação elaborada pelo filósofo Enrique Dussel. A primeira parte (composta por três ensaios) busca compreender o contexto sociocultural em que se insere uma discussão sobre a necessidade (e viabilidade) de propor uma teorização que, além de tratar da estética, ainda se julgue capaz de fazê-lo segundo uma perspectiva libertadora, ou seja, promovendo – em algum nível – a emancipação de grupos historicamente subjugados (estratos sociais, grupos étnicos, etc.). Os ensaios que serão acrescentados procurarão demonstrar em que consiste (mais precisamente) a estética da libertação segundo Enrique Dussel, como tal formulação se enquadra no conjunto do pensamento de Dussel e também tentarão promover uma tensão crítica entre a elaboração de Enrique Dussel a respeito de uma estética libertadora e outras discussões sobre o arco transversal (entre arte e política) de uma possível autonomia através da arte. Resumen Los ensayos que siguen son parte de una disertación que se propone discutir la estética de la liberación conforme a la elaboración del filósofo Enrique Dussel. En la primera parte (compuesta de tres ensayos) se busca comprender el contexto sociocultural en que se insiere una discusión sobre la necesidad (y la viabilidad) de proponerse una teorización que, además de ocuparse de la estética, todavía se juzga capaz de hacerlo según una perspectiva liberadora, es decir, promovedora – en algún nivel– de la emancipación de colectivos históricamente subyugados (capas sociales, etnias, etc.). Los ensayos que se añadirán buscarán demostrar en qué consiste (más precisamente) la estética de la liberación según Enrique Dussel, cómo tal formulación se encaja en el conjunto del pensamiento dusseliano y aún intentará promover una tensión crítica entre la elaboración de Enrique Dussel respecto a una estética liberadora y otras discusiones sobre el arco transversal (entre el arte y la política) de una autonomía posible a través del arte.Item Práticas e saberes indígenas na tríplice fronteira amazônica: a expressão sociocultural na escola municipal indígena Antiri Awanari Tsamia(2024) Peres, Alcineis AicateAs lutas pela garantia de uma Educação Escolar Indígena de qualidade, que valorize os aspectos socioculturais e da realidade de cada comunidades e aldeias, estabelecidos nas constituições tem sido imensa. Objetivando investigar as expressões socioculturais no processo educacional na Escola Municipal Indígena Antiri Awanari Tsamia através de suas práticas e saberes, a pesquisa foi realizada com três professores indígenas e oito estudantes dos anos iniciais, 1° ao 4° Ano etapa I, do Ensino Fundamental. Para obtenção dos dados, optou-se pela observação participante, entrevista semiestruturada aos docentes e oficina de desenhos para as crianças. Compreender como o espaço escolar pode ser um fomentador dos saberes e das práticas de expressões socioculturais Kokama para garantir um ensino/aprendizagem de qualidade, sem perder as origens e as tradições que são importantes para o povo torna-se necessário. Além disso, destaca-se que o reconhecimento dessa comunidade pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) é recente, pois foi apenas em 2013, e a implementação da educação escolar indígena somente em 2022. Sendo assim, são poucos os registros formais sobre essa comunidade e, portanto, há necessidade de um espaço propício para resgatar, preservar e divulgar a cultura Kokama. A pesquisa demonstrou que as expressões socioculturais, como o desenho é aceito pelas crianças e contribuem no processo de aprendizado de forma interdisciplinar. Os desenhos criados por elas expõem sua realidade, seus anseios, sua identidade, como as brincadeiras do dia a dia, a socialização e transmissão de conhecimentos repassados pelos grupos através da socialização além de contribuir com o professor no desenvolvimento dos conteúdos e metodologias necessárias ao alcance dos objetivos educacionais em sala de aula, inserindo diferentes componentes curriculares através da interdisciplinaridade explorando os saberes ancestrais. A valorização das expressões socioculturais ocorre na escola por meio da dedicação de alguns professores que utilizam as manifestações dentro do ambiente escolar. Para eles as expressões socioculturais têm uma importância significativa, utilizadas como suporte pedagógico de forma interdisciplinar, contribuindo significativamente na explanação dos conteúdos. Facilita a compreensão dos assuntos explorados pelos discentes, não apenas por meio dos desenhos, mas também através da música e da dança que são utilizadas pelos professores, principalmente de Língua Kokama. A escola enquanto espaço educativo, que trilha os caminhos dos estudantes, através de diversas perspectivas, precisa valorizar e explorar de maneira singular os aspectos socioculturais atribuídos com os conhecimentos e saberes adquiridos por elas, como garantia de uma educação de qualidade e diferenciada, pautadas em suas origens e tradições, desenvolvendo a aprendizagem e a revitalização sociocultural deste povo. Resumen Las luchas para garantizar una Educación Escolar Indígena de calidad, que valore los aspectos socioculturales y la realidad de cada comunidad y aldea, establecida en las constituciones, han sido inmensas. Con el objetivo de investigar las expresiones socioculturales en el proceso educativo en la Escuela Indígena Municipal Antiri Awanari Tsamia a través de sus prácticas y saberes, la investigación se realizó con tres docentes indígenas y ocho estudiantes de los años iniciales, 1° a 4° Año etapa I, de la Escuela Primaria. Para la obtención de los datos se optó por la observación participante, entrevistas semiestructuradas a docentes y un taller de dibujo para niños. Se hace necesario comprender cómo el espacio escolar puede ser un promotor de conocimientos y prácticas de las expresiones socioculturales Kokama para garantizar una enseñanza/aprendizaje de calidad, sin perder los orígenes y tradiciones que son importantes para el pueblo. Además, cabe destacar que el reconocimiento de esta comunidad por parte de la Fundación Nacional de los Pueblos Indígenas (FUNAI) es reciente, ya que fue recién en 2013, y la implementación de la educación escolar indígena recién en 2022. Por lo tanto, existen pocos registros formales sobre esta comunidad y, por tanto, existe la necesidad de un espacio adecuado para rescatar, preservar y difundir la cultura Kokama. La investigación demostró que las expresiones socioculturales, como el dibujo, son aceptadas por los niños y contribuyen al proceso de aprendizaje de manera interdisciplinaria. Los dibujos creados por ellos exponen su realidad, sus anhelos, su identidad, como el juego cotidiano, la socialización y la transmisión de conocimientos transmitidos por grupos a través de la socialización, además de contribuir al docente en el desarrollo de los contenidos y metodologías necesarias para lograr el objetivo educativo. objetivos en el aula, insertando diferentes componentes curriculares a través de la interdisciplinariedad explorando saberes ancestrales. La apreciación de las expresiones socioculturales se da en la escuela a través de la dedicación de algunos docentes que utilizan expresiones dentro del ámbito escolar. Para ellos tienen significativa importancia las expresiones socioculturales, utilizadas como apoyo pedagógico de manera interdisciplinaria, contribuyendo significativamente a la explicación de contenidos. Facilita la comprensión de los temas explorados por los estudiantes, no sólo a través de los dibujos, sino también a través de la música y la danza que utilizan los profesores, principalmente en el idioma Kokama. La escuela como espacio educativo, que sigue los caminos de los estudiantes, a través de diferentes perspectivas, necesita valorar y explorar de manera singular los aspectos socioculturales atribuidos a los conocimientos y conocimientos adquiridos por ellos, como garantía de una educación de calidad y diferenciada. con base en sus orígenes y tradiciones, desarrollando el aprendizaje y la revitalización sociocultural de estos pueblos.Item Guia educacional para refugiados no município de Foz do Iguaçu(2023) Lagasse, Fabiana CristianeNeste guia há informações básicas sobre as etapas educacionais brasileiras, assim como, quais são as instituições responsáveis por cada uma delas no Município de Foz do Iguaçu.Item O processo seletivo de refugiados e portadores de visto humanitário: entre legislações, políticas linguísticas e português como língua de acolhimento(2024) Lagasse, Fabiana CristianeAs migrações internacionais significam na prática o movimento de saída e entrada de pessoas em Estados por meio de suas fronteiras. Embora sejam fenômenos antigos, têm se intensificado ao longo dos últimos anos pelas mais diversas razões. Neste sentido, pautadas em regulamentações jurídicas de migração, algumas universidades implementaram programas especiais de ingresso para refugiados. Destaca-se aqui a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, localizada na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, que, no ano de 2018, lançou a primeira edição do Processo Seletivo de Refugiados e Portadores de Visto Humanitário-PSRH, com vagas para todos os 29 cursos de graduação. Assim, considerando esse contexto, o problema de pesquisa se apresenta da seguinte maneira: quais as perspectivas dos docentes de diferentes áreas quanto ao acolhimento linguístico de refugiados na UNILA? A partir dessa questão, apresentase o objetivo geral: refletir sobre a visão dos docentes com relação ao português como língua de acolhimento – bem como outras línguas. Como objetivos específicos propõe-se identificar quais as principais legislações migratórias que amparam as ações de integração de refugiados na Universidade, mapear intervenções político-linguísticas desenvolvidas pela UNILA, e sugerir uma possível proposta para a formação de docentes. Com relação à fundamentação teórica, a pesquisa encontra seus pilares nos dispositivos jurídicos que definem quem é o(a) refugiado(a) e as garantias do direito de refúgio, na definição do termo “migrantes de crise” proposto por Baeninger e Peres (2015), na Política Linguística de Calvet (2007), Oliveira (2016) e Lagares (2018), na Política de Línguas na perspectiva discursiva de Orlandi (2007), no Português como Língua de Acolhimento-PLAc de Grosso (2010), Diniz e Neves (2018), Lopez (2018), Bizon (2018), além de outros(as) autores(as) que dialogam sobre o tema da inserção linguística e acadêmica de refugiados(as). Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por seguir os pressupostos da abordagem metodológica qualitativa, cuja investigação exploratória se dará por procedimentos metodológicos específicos, tomando como instrumento principal o questionário, além do levantamento bibliográfico e documental. O processo de pesquisa resultou em análises sobre as intervenções linguísticas institucionais, concluindo que é essencial a institucionalização de políticas de acolhimento em línguas, bem como a oferta contínua de cursos de línguas estrangeiras para toda a comunidade acadêmica da UNILA.Item A bossa é negra: reconstruindo a identidade racial da bossa nova(2024) Souza, Clarissa deEsta pesquisa propõe um olhar crítico sobre a construção da bossa nova como gênero musical moderno vinculado à elite branca carioca em detrimento dos músicos negros através da exclusão, entre eles Alaíde Costa e Johnny Alf. Através da análise de livros emblemáticos da bossa nova, fundamentado na discussão racial de intelectuais negros, podemos entender esta classificação de gênero musical moderno a partir do conceito de modernidade como uma ferramenta de distinção racial. Além disso, é desde a trajetória dos músicos Johnny Alf e Alaíde Costa que podemos contrapor como a história da bossa nova foi contada. Compreende-se que a criação musical de ambos músicos foi o que possibilitou a bossa nova surgir como gênero musical, pois muitos elementos foram apropriados de sua estética. Entretanto, é pertinente não reduzir suas criações à bossa nova pois compreende-se que seu vínculo com a música como uma particularidade de algo mais profundo, uma vanguarda preta.Item História e atuação da casa do Migrate de Foz do Iguaçu - PR: dados para criação de políticas públicas(2023) Terroso, Amanda Eduarda da Silva NaidooA pesquisa visa estudar fatos que demonstrem o funcionamento de práticas de acolhimento ao migrante em área de tríplice fronteira, na qual as individualidades culturais, sociais e econômicas se conglomeram e se sucedem em uma realidade geográfica muito específica e individual. Esse cenário de atuação foi dissertado sob o viés das Ciências Sociais, num contexto interdisciplinar. A análise, especialmente, da Casa do Migrante de Foz do Iguaçu, reporta-se a reconstruir sua criação e trajetória, compreendendo sua atuação política, social e religiosa sobre os fluxos e demandas migratórias, seus objetivos iniciais e seus propulsores. Também é apreciada através de um diagnóstico de funcionamento e atendimento com o viés de apurar a efetividade dos Direitos Humanos devidos à população migrante que frequenta a instituição. Na pesquisa, realiza-se o levantamento e quantificação dos atendimentos realizados na Casa do Migrante com base nas planilhas internas fornecidas pela própria instituição, constatando que o trabalho realizado é admirável e respeitável, entretanto se destaca que um expressivo número de atendimentos foi desempenhado por apenas dois colaboradores da instituição, haja vista a carência de funcionários enfrentada há anos pela instituição. Posteriormente à análise de dados, compreende-se que os Direitos Humanos legalmente devidos à população migrante, são parcialmente garantidos pela Casa do Migrante frente aos diversos entraves e burocracias que o contexto migratório experimenta na região da Tríplice Fronteira.Item A música iguaçuense: reflexões sobre as políticas públicas e a indústria do turismo.(2024) Avelar, Spartaco Saulo Ferreira deEste trabalho tem como objetivo problematizar o ambiente musical na cidade de Foz do Iguaçu, reconhecendo os aspectos socioculturais que envolvem a música autoral no município e relacionando essa discussão à representação e a importância da música iguaçuense, não só como entretenimento, mas sim como um agente modificador do meio. Centrado na apresentação das questões que envolvem o debate sobre a música autoral, o primeiro passo é identificar a existência de uma possível música iguaçuense, sendo ela parte de um movimento musical ou de um gênero musical, buscando o conceito desses dois termos para entender se há uma identidade ou não dessa música local. Através da história oral e, como coleta de dados a entrevista semiestruturada, com uma abordagem qualitativa, analisamos as memórias dos(as) musicistas locais em seus percursos pessoais na produção musical, buscando nas vozes desses(as) personagens apontar as principais características culturais presentes na música iguaçuense. Produzida no passado e/ou atualmente, se faz necessário compreender como essas produções se articulam com as políticas públicas do município, através dos editais e leis de incentivo, e com a indústria do turismo, que é um setor dominante do entretenimento, bem como se elas estão inseridas nos eventos anuais da gestão pública e no corredor turístico. Pelo fato do autor ser um trabalhador do meio cultural, especificamente da música, entendemos a importância de abordar a relação música e trabalho através de uma perspectiva marxista, sendo o(a) musicista um(a) trabalhador(a) produtivo(a), em que historicamente o(a) musicista de música popular é marginalizado, não sendo reconhecido como um profissional. Como conclusão após analisarmos cada resposta dos(as) musicistas que tive contato ao longo dessa pesquisa, por meio das entrevistas ou de maneira informal, é mais correto afirmar que existe uma cena musical iguaçuense, envolvendo vários gêneros musicais e movimentos culturais e que foram me direcionando e me fazendo repensar essa música local, que de fato foi importante para trazer essa reflexão da música iguaçuense entre as políticas públicas e a indústria do turismo para a universidade.Item Biografia de Nena Leonardi (1942-2002): artista e pedagoga do deslumbramento.(2024) Souza, Amanda BatistaTendo como base os relatos de familiares, alunos, colegas e amigos, e documentos guardados da artista e arte-educadora brasileira Nenilda Marinheiro Leonardi, conhecida como Nena Leonardi (1942-2002), essa pesquisa busca dar visibilidade às contribuições de seu trabalho no campo das Artes visuais e enquanto professora e pesquisadora da Universidade pública brasileira. Para tanto é utilizada uma abordagem que permite a aproximação com as suas vivências e subjetividades sem, necessariamente, nos proporcionar respostas objetivas, mas sim reflexões sobre os modos em que contextos sociais constroem singularidades, especialmente da mulher enquanto artista, professora, mãe e esposa diante das demandas de seu tempo. O fio condutor inicial desta reconstrução são as memórias do historiador, poeta, escritor e professor Victor Leonardi (1942) com quem Nena foi casada desde sua juventude. O trabalho pouco conhecido de Nena Leonardi mostra-se aqui em suas diferentes facetas, tanto enquanto resistência durante o período de ditadura militar, quanto na importância para o ensino e a disseminação da arte-educação no país.Item Las migraciones internacionales en el ámbito de posgrado: colombianos en la universidad UFPR y Unila.(2023) Portela Silva, NicolA nivel global la cantidad estimada de migrantes internacionales ha aumentado en los últimos años. Según el informe OIM (2022), para el año 2000 el total estimado de personas migrantes era de 173 millones y para el año 2022 las cifras aumentaron con un total de 281 millones de personas que vivían fuera de su país de origen. El fenómeno de la migración está en auge creciente y afecta desde el hemisferio sur hasta el hemisferio norte. Colombia no está ausente en esta problemática, es uno de los países con mayor migración con destino a Brasil desde mediados del siglo XX y hasta el día de hoy (OIM 2022), lo que ha incrementado su dinámica migratoria. Al abordar este fenómeno tan complejo como la migración educativa, nos lleva a consolidar una línea de investigación que busca responder a dos preguntas: ¿Cuál es la relación entre migración e internacionalización en la educación superior? y ¿Cuáles son los factores que propician la migración internacional? Debido a que nos encontramos en un contexto de aceleración tecnológica y de profunda crisis del capital, se crean nuevas formas de apropiación capitalista en relación a la producción de conocimiento e investigación. Por tal razón esta investigación tiene como objetivo central demostrar cómo la internacionalización de la educación superior ha sido un factor que ha impulsado y acelerado los movimientos migratorios de colombianos a Brasil, con el fin de cursar programas de posgrado en universidades públicas tanto estaduales y federales del estado de Paraná; teniendo como eje central la Universidad Federal de Paraná (UFPR) y la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA) debido a que son las dos universidades con mayor ingreso de colombianos en el área de Posgrado en Paraná. Así mismo, se busca analizar los diferentes factores educativos, económicos y socioculturales que conllevan a la migración educativa hacia Brasil, que están relacionados con la búsqueda de oportunidades educativas y laborales, necesidades básicas insatisfechas, así como imaginarios de construir un mejor futuro en busca de un desarrollo personal y cultural. Para este estudio, se tuvo como base principal los flujos migratorios de estudiantes en los años 2011 al 2022 lo que permite una comprensión más holística a la política internacional en relación con las dinámicas económicas, políticas y el desenvolvimiento social y cultural; en concreto por los nuevos desafíos y expectativas que ofrece ante los retos planteados por la globalización. La presente investigación tuvo una metodología mixta, tanto cuantitativa como cualitativa, con alcance descriptivo correlacional y de corte transversal que busque caracterizar el fenómeno de la migración y la extensión del mismo, dando cuenta de las diferentes características y variaciones de expectativas respecto al proceso migratorio y educativo. Para concluir, la migración educativa es un reflejo de una búsqueda constante de mejores oportunidades de trabajo en un mercado cada vez más abierto y globalizado, en donde la educación es un factor esencial en la decisión de migrar.Item A terra dos sonhos é distante? Políticas sociais para refugiados na cidade do sol.(2024) Sena, Ana Karlany Silva deDesde 2018, foi estabelecido no Brasil o programa de interiorização de refugiados venezuelanos com o objetivo de diminuir a sobrecarga do Estado de Roraima e direcionar esses refugiados para outras cidades do interior do Brasil. Com isso, estados brasileiros e, respectivamente, seus municípios, que outrora não tinham um histórico com recepção de refugiados, passaram a recepcioná-los, como o Estado do Rio Grande do Norte, sendo esse um dos motivos que despertou o interesse de investigação. Nessa perspectiva, tem-se o objetivo principal: analisar o desenvolvimento de políticas sociais para refugiados na cidade de Natal/RN. Para atender aos objetivos delimitados da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico exploratório e um estudo documental, que nos possibilitou a compreensão de que Natal, conhecida como a “Cidade do Sol”, tem recepcionado refugiados, ainda que com fragilidades em seu atendimento social. No parâmetro empírico, para analisar a recepção dos refugiados venezuelanos interiorizados na cidade de Natal, foi realizada uma entrevista com os representantes da Associação em Solidariedade ao Imigrante no Rio Grande do Norte (ASIRN) e com o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM-RN). Além disso, para identificar o acesso dos refugiados venezuelanos em Natal a políticas sociais, foram entrevistados representantes de três famílias venezuelanas interiorizadas na cidade de Natal, possibilitando a conclusão de que o acolhimento a refugiados pode ser um meio de provocar o desenvolvimento de políticas sociais.Item Conhecimentos populares e tradicionais no cuidado e saúde da comunidade quilombola da Ilha São Vicente.(2024) Aguiar, Valdina dos SantosAs comunidades quilombolas presentes na América Latina, com hábitos e costumes baseados na ancestralidade negra, possuem vastos conhecimentos. Seus saberes e práticas culturais são voltados para a prevenção e o cuidado no processo saúde/doença, através da utilização de métodos tradicionais. Muito embora pouco assistidas pelas políticas públicas e nem sempre compreendidas pelos profissionais que as assistem, são vítimas do desrespeito. O campo desta pesquisa é a Comunidade Remanescente de Quilombola da Ilha São Vicente, em Araguatins, no Estado do Tocantins. Tem como principal objetivo, identificar os conhecimentos populares e tradicionais praticados para a prevenção e tratamento de doenças no âmbito da comunidade. Para contemplar o objetivo da pesquisa foi necessário conhecer as políticas públicas que garantem assistência em saúde para a população negra; identificar as práticas cotidianas do conhecimento popular para os cuidados em saúde; analisar os saberes populares da comunidade quilombola no processo saúde e doença; avaliar o conhecimento popular como fonte de informação e sua valorização na história e cultura afro-brasileira. Trata-se de uma pesquisa participante com atitude exploratória e entrevistas. A partir da participação e interação da comunidade com a pesquisadora houve estreita relação com o problema e contribuiu para a construção de hipóteses. Para obtenção de informações, além do convívio no âmbito da comunidade, foram examinadas fontes bibliográficas em trabalhos já existentes - livros, artigos, anais e entrevistas expostas nas redes digitais. A partir do trabalho de campo, realizou-se observação participante e entrevistas semiestruturadas. O convívio no quilombo foi importante para percepção de que a cultura afro é presente em muitas expressões e manifestações culturais, que o recente reconhecimento como herdeira do território quilombola foi o despertar para sua identidade, que as histórias contadas, os ensinamentos e as práticas presenciadas evidenciam o pertencimento territorial e a intrínseca relação com seus ancestrais. Percebeu-se ainda que, para os quilombolas, as plantas medicinais têm poder de cura e que seu uso é presente na comunidade. Além do uso das plantas medicinais, a memória e as lembranças resgatam rituais de cura através da reza e do benzimento. Apesar de não haver mais na comunidade mulheres com o dom espiritual, esses rituais têm grande importância ancestral na vida cotidiana.Item Análise dos cursos de licenciaturas da UNILA: um olhar acerca das contribuições, desafios e lacunas na formação pedagógica.(2024) Dier, Nicole SayumiDiante do cenário contemporâneo global, que envolve e implica políticas públicas, preocupadas com questões de ordens econômicas e sociais, à sociedade que almejamos, a educação e o papel do professor estão cada vez mais em evidência. O avanço da tecnologia, a criação de novos cursos, a possível extinção de outros, as diferentes modalidades de ensino, as adaptações nas legislações, currículos e aos anseios do mercado são apenas alguns fatores que demonstram a necessidade de uma formação de professores atenta às transformações nas mais diversas áreas do conhecimento. Ao analisar a formação pedagógica dos cursos de licenciaturas da UNILA, busca-se compreender o processo de formação inicial dos profissionais da educação, bem como os desafios encontrados e quais as contribuições da UNILA neste processo. Entre os materiais investigados, cita-se os Projetos Políticos Pedagógicos dos sete Cursos de Licenciatura da UNILA: Ciências na Natureza: Biologia, Física e Química, Filosofia, Geografia, História, Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, Matemática e Química e as legislações atuais, que regem o Ensino Superior e a Educação Básica no Brasil. Entre as metodologias empregadas neste estudo, cita-se a pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2002), e a aplicação de questionário, aos professores em formação, com o intuito de traçar um panorama dos processos formativos e das experiências estabelecidas na formação inicial desses diferentes cursos e nas relações construídas entre a universidade e as escolas, a partir dos estágios obrigatórios supervisionados, na região da tríplice fronteira. Não pretende-se com esta pesquisa, esgotar a temática a respeito do processo de formação inicial nas licenciaturas da UNILA, mas subsidiar a discussão no âmbito interno e externo a universidade almejando contribuir na melhoria da qualidade da educação pública no Brasil e nos países da América Latina e Caribe.Item Educação sem limite: desafios para inclusão de migrantes venezuelanos nas escolas públicas do município de Manaus - AM.(2023) Lima, Thalison Ramon FernandesO Brasil é um país signatário quanto a modernização das políticas voltadas para o acolhimento de pessoas em processo de deslocamento humano (Egas, 2018), recentemente o país recebeu dois grandes deslocamentos humanos (Haitianos 2012 e Venezuelanos 2015), que implicaram a atuação do poder público, da sociedade civil e das entidades religiosas e internacionais para promover um acolhimento imediato, capaz de fornecer a eles acesso aos direitos básicos. A partir desse contexto de intenso fluxo migratório no território amazonense a presente dissertação propõem um estudo analítico de como o estado, principalmente a cidade de Manaus vem construindo políticas públicas educacionais para promover a inserção e integração desses novos sujeitos ao sistema educacional. No primeiro momento buscamos trazer um panorama de como o estado brasileiro vem construindo políticas públicas efetivas para garantir e proporcionar um acolhimento humanizado e uma integração socioeconômica e cultural junto a população nacional. O segundo momento da pesquisa consiste em analisar como o Estado do Amazonas e o Município de Manaus, vem trabalhando a partir das orientações nacionais para oferecer aos venezuelanos interiorizados tanto por meio da Operação Acolhida, quanto pela interiorização voluntaria acesso aos direitos sociais e principalmente acesso à educação. No terceiro momento trazemos uma análise das políticas públicas voltadas para inserção/integração dos alunos nas redes educacionais O percurso metodológico da pesquisa se enquadra dentro da hermenêutico-compreensivo-qualitativa e quantitativa de descobertas que Bleicher (1992) que possibilitou a definição dos elementos para a reflexão e conclusões da pesquisa. Optamos por seguir esse percurso metodológico visto que estamos trabalhando com um grupo com muitas singularidades, por isso o cuidado e a percepção de compreender o fenômeno estudado na sua complexidade e no seu contexto natural. O objetivo é Analisar os principais entraves enfrentados pelos professores no processo de inserção/integração dos alunos venezuelanos ao sistema educacional; Identificar os contextos migratórios dos estudantes venezuelanos nas escolas localizados no município de Manaus; Problematizar as políticas públicas do estado do Amazonas e Município de Manaus voltados para inserção/integração dos alunos venezuelanos. O problema central da pesquisa é: Que ações são promovidas para integrar alunos de outra nacionalidade, especificamente os de origem venezuelanos no sistema educacional amazonense e manauara. As conclusões do trabalho corroboram com as indagações inicias sobre os avanços e recuos das políticas migratórias brasileiras, que na sua maioria das vezes acabam se limitando apenas ao discurso teórico e não alcançam o cotidiano das pessoas. Como produto final prático desse trabalho apresentamos um Guia prático em forma de cartilha, a fim de contribuir na inserção/integração dos cidadãos internacionais que vivem em no AmazonasItem Amefricanidade: a categoria político-cultural de Lélia Gonzalez como arranjo.(2023) Chabatura, Gabriela MariaA presente pesquisa reivindica a categoria política-cultural de Amefricanidade, formulada pela filósofa e antropóloga brasileira Lélia Gonzalez nos anos de 1980, como um caminho possível para a reontologia de sujeitos em Améfrica Ladina. Para isso, propõe-se a necessidade de um reconhecimento das origens africanas e pindorâmicas neste território, a partir de uma travessia em Kemet com a filosofia africana antiga, para nutrir-se de uma herança ancestral e estabelecer-se para além das múltiplas violências operadas pelo colonialismo. Defende-se, portanto, que o conceito de Amefricanidade possui condições efetivas para a autonomeação e a construção de sujeitos que possuem sua subjetividade e identidade necrosadas pelo aniquilamento racial. Como percurso metodológico, opta-se pela pesquisa bibliográfica afroreferenciada.Item Escrevivência e Dialogismo na obra de Carolina Maria de Jesus: análise dos enunciados nas canções do disco Quarto de Despejo (1961) à luz do livro homônimo.(2024) Alencar, Thaina de SantanaEm 1961, na capital paulista, a renomada escritora Carolina Maria de Jesus lançava, logo após o sucesso do best-seller Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada (1960), o disco Quarto de Despejo: Carolina Maria de Jesus cantando suas composições (1961). Nele, canta sobre o cotidiano, a simplicidade, a exaltação, a coragem, as necessidades e as injustiças sociais, sobretudo, relacionadas a gênero e classe, que afetam significativamente, especialmente, as vivências afrodiaspóricas brasileiras. Dentro deste contexto, esta pesquisa visa analisar de maneira aprofundada quatro das canções presentes no disco: Rá ré ri ró rua, Pinguço. Moamba e O Pobre e o Rico. Essas composições foram selecionadas por sua relevância para a discussão das temáticas de gênero e classe, tão presentes na obra de Carolina. O objetivo é investigar de que forma a escrevivência (EVARISTO) nos enunciados das letras das canções selecionadas, dialoga com os enunciados encontrados no livro Quarto de Despejo, com o intuito de desvelar possíveis atravessamentos raciais que possam não estar explícitos no disco, mas que certamente permeiam as obras da autora. Além de sua importância artística, a discografia e as obras literárias de Carolina Maria de Jesus também são valiosos documentos que registram o cenário periférico do Brasil na segunda metade do século XX. Portanto, esta pesquisa não apenas visa aprofundar as reflexões expressas no disco, mas também visa estabelecer conexões dialógicas com o livro homônimo. Neste sentido, a abordagem metodológica adotada é qualitativa, instrumentalizada através da análise documental, exploratória e descritiva. Utiliza-se fichamentos, pesquisa em periódicos da época e análises temáticas para embasar a investigação. A análise se apoiará em conceitos teóricos fundamentais, tais como escrevivência (EVARISTO), interseccionalidade (AKOTIRENE), Diáspora (HALL) e dialogismo (BAKHTIN, FIORIN). Assim, a análise demonstrou que as canções selecionadas abordam de forma explícita questões de gênero e classe, sem evidenciar diretamente a categoria raça. Entretanto, ao observar o disco à luz das relações dialógicas com o livro homônimo, novas perspectivas emergem, revelando nuances sobre a experiência racial no Brasil. Desse modo, este trabalho aspira contribuir para uma compreensão mais ampla do legado de Carolina Maria de Jesus, especialmente no que diz respeito ao ainda pouco explorado disco Quarto de Despejo.Item Catadoras: protagonismo social de mulheres que trabalham na coleta seletiva.(2024) Souza, Chaiane Ferreira deO Movimento Nacional dos Catadores e das Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR) relata que existem cerca de 800 mil catadores e catadoras no Brasil, sendo que deste número, cerca de 70% são mulheres. Muitas mulheres encontram na atividade da catação a fonte de renda para o sustento de si e de suas famílias, utilizando de recursos individuais e coletivos no processo de ressignificar suas vidas a partir do trabalho. Se organizar em cooperativas foi uma forma de construírem suas identidades também de modo coletivo, através de um grupo formado majoritariamente por mulheres. Embora a inserção das mulheres no mercado de trabalho, a divisão sexual do trabalho se manteve e continua precarizando os espaços em que elas podem ocupar dentro do sistema capitalista, as mantendo em atividades precárias e menos valorizadas. O seguinte trabalho insere o contexto das mulheres catadoras de materiais recicláveis de uma das sete Unidades de Valorização de Resíduos do município de Foz do Iguaçu – PR, com o intuito de compreender suas realidades, abordando o trabalho na cooperativa e seus desafios, atravessados pelas questões de gênero. A pesquisa qualitativa teve como proposta metodológica realizar grupos focais para investigar as dinâmicas de trabalho e relações interpessoais das mulheres catadoras. O trabalho com o lixo reciclável é constante, todos os dias caminhões chegam com o lixo coletado para a seleção. Além disso, os perigos durante a separação dos resíduos vão desde o cansaço trabalhando o dia todo em um barracão quente ou nas ruas, até cortes com cacos de vidro ou outros objetos que passam despercebidos em meio aos materiais. Além das desigualdades de gênero e as dificuldades que essa categoria enfrenta diariamente, muitas são chefes de família e o trabalho como catadora é a única fonte de renda, trabalham duas vezes mais que os homens, realizando tarefas que não são suas, retrato de uma sociedade marcada pela divisão sexual do trabalho e pela feminilização da pobreza que impõe às mulheres a tarefa de se responsabilizar pela realização de trabalhos de cuidado. As desigualdades de gênero se mantêm intrínsecas às relações sociais, sejam elas no ambiente de trabalho ou em suas casas, ordenando comportamentos e relações, desde funções dentro da cooperativa, com as mulheres realizando as tarefas de limpeza, até nas dinâmicas do lar e criação dos filhos, em que as tarefas de cuidado não remunerado também se mantêm sobre cargo delas. Para concluir, percebe-se que para enfrentar esses desafios, as mulheres catadoras de materiais recicláveis utilizam mecanismos de resistência para atuar coletivamente com outras mulheres nas tarefas que antes somente os homens realizavam, e que, a partir desses processos elas desenvolvem mais conhecimento de si mesmas, do seu protagonismo social, dos seus direitos e condição de classe social. Tudo isso contribui para elas avançarem na organização coletiva e reconhecerem seu protagonismo social em uma sociedade que acredita que tudo que envolve o lixo precisa ser descartado.Item Representaciones del trabajo en el cine y literatura Argentina: crítica al neoliberalismo.(2023) Silva e Silva, Ana Lis daBusco en mi trabajo, investigar el neoliberalismo como un concepto que atraviesa la constitución y cambios del trabajo en el caso argentino. Las representaciones del cine y literatura son estudiadas por medio de sus vínculos con la vida cotidiana de los sujetos sociales del trabajo, que en ese sistema son sometidos a la degradación laboral. El concepto neoliberal es presentado desde una mirada crítica — sostenido por autores como Harvey (2005), Anderson (1995), Basualdo (2006) — responsable por ejercer un papel que, además de económico, tiene un aspecto político, social y cultural y de una errónea noción de ''neutralidad'', como propuesto por Prestifilippo y Wegelin (2016). Las dimensiones de ese proceso, son evidenciadas por medio de lenguajes artísticos que adoptan una postura crítica a ese sistema, produciendo cultura como resistencia. Parto de una metodología interdisciplinar, para construir un diálogo entre las dimensiones sociológicas, políticas y culturales. Busco exponer como la ideología neoliberal actúa en las subjetividades contemporáneas, siendo responsable por la construcción de discursos y del imaginario cultural. Para eso, cambios de la sociedad son analizados por medio de novelas como ''El hombre de las ideas'' (SCHIAFFINO, 2015); ''La Rabia'' (BIZZIO, 2004) y películas como ''Silvia Prieto'' (REJTMAN, 1999) y ''Pizza, Birra y Faso'' (CAETANO; STAGNARO, 1998). Esos discursos y medidas que desorientan la vida social, generan padecimientos en los sujetos, que viven en una sociedad de contrastes, fragmentada, pero que encuentran en el lenguaje artístico una manera de exponer, resistir y subalternizar imaginarios.Item O museu que nunca houve: o museu da descoberta em disputa pelas memórias portuguesas em zonas de contato.(2023) Pereira, Jéssica CarlosO presente trabalho procura construir uma linearidade entre o passado e o presente da sociedade portuguesa e analisar como os discursos da modernidade ainda influenciam suas memórias e identidade no século XXI. A pesquisa tem como objeto de estudo central o projeto de construção do Museu da Descoberta na cidade de Lisboa, proposto no ano de 2018 com o objetivo de abordar as navegações portuguesas. Para isso, serão analisadas as exposições ocorridas no país entre 1940 e 1998, além de uma visita a um dos museus já existentes com a mesma nomenclatura. Para tal, exploramos como os museus e as exposições podem ser utilizados a partir de um viés político hegemônico para propagar um imaginário lusotropicalista, moldando o nacionalismo na sociedade portuguesa, principalmente a partir do século XX. A utilização de jornais eletrônicos auxilia no recorte de opiniões de jornalistas e intelectuais portugueses que abordam a construção do museu atualmente, além da busca por informações e dados levantados no passado. A pesquisa tem como objetivo questionar como Portugal reproduz a história das “descobertas” se apoiando nas glórias do passado para construir uma identidade própria enquanto esconde, em seus manuais didáticos, jornais, exposições e museus, as explorações e violências cometidas no processo de colonização.Item El mundo sonoro mbya guaraní en la actualidad: experiencia en Puerto Iguazú(2023) Aguirre, Febe MarianaEl presente trabajo aborda parte del escenario actual del mundo sonoro Mbya Guaraní en la ciudad de Puerto Iguazú, Argentina. A partir de la comunidad Yryapu, dialogamos con las comunidades Fortín Mbororé, Ita Poty Miri, Jasy Porã, Tupá Mbae y Miri Marangatú, presentes en la ciudad. Por medio de un recorrido histórico, situamos al lector en la región de Misiones, la trayectoria de los mbya y la situación territorial que atraviesan las comunidades locales en la actualidad. La existencia cosmo-sónica, conduce, media y refuerza el modo de ser de la comunidad, que deja entrever memorias ancestrales relacionadas al saber mítico, al manejo del mundo, a la relación con la naturaleza, la lucha y resistencia por la supervivencia y la inserción como sujetos en la contemporaneidad. Mediante nociones culturales, buscamos comprender tensiones y aproximaciones que se desprenden del roce con la sociedad no indígena y las posibilidades de transformación que este ocasiona. El nivel interétnico, el Ha’e Kuera Ñande Kuera, se expresa en el modo de ser, en el cotidiano de la sociedad, en el mundo sonoro actual. A través de fuentes bibliográficas, trabajo de campo y actividades desarrolladas en la EIB, explanamos sobre manifestaciones sonoras, la rima comprometida, el uso de la palabra, y el ejercicio mbya guaraní en Puerto Iguazú.