IELA - Dissertação
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Item Cenas do teatro de resistência na América Latina: Gota D'Água (Brasil, 1975, Chico Buarque e Paulo Pontes) e lo Crudo, lo Cocido, lo Podrido (Chile, 1978, Marco Antonio de la Parra).(2015) Zamperon, Simone; Marinho, MarceloEntre os anos de 1960 e 1980, as ditaduras militares implantadas na América Latina suprimiram as liberdades individuais e instauraram um regime de exceção que muito afetou a produção cultural no continente. Em contrapartida, no teatro e na literatura, vários foram os autores e grupos teatrais que se dedicaram a escrever e levar às ruas e palcos ideias e questionamentos banidos dos meios de comunicação de massa, na educação escolar e universitária. A presente pesquisa é uma análise dos textos dramáticos Gota d’ água (Brasil, 1975, Chico Buarque de Hollanda e Paulo Pontes) e Lo crudo, lo cocido, lo podrido (Chile, 1978, de Marco Antonio de la Parra), e das condições contextuais de produção, ambos escritos e encenados durante o período ditatorial no Brasil (1964-1985) e no Chile (1973-1990). A pesquisa é de caráter bibliográfico, qualitativa e comparatista. Tem como um de seus principais objetivos compreender o processo de criação literária de Chico Buarque, Paulo Pontes e Marco Antonio de la Parra, na condição de intelectuais latino-americanos engajados. Portanto, busca-se identificar as motivações históricas, estéticas e ideológicas que orientaram a produção e a fortuna das peças em análise.Item Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.(2016) Gonçalves, Geovani José; Prada, Luis Eduardo AlvaradoA pesquisa buscou compreender Como precisa ser, no entendimento de professores indígenas e quilombolas, a formação oferecida para eles, mediante oficinas que permitiram o desenvolvimento de um processo de pesquisa e formação junto a professores indígenas e quilombolas de Pernambuco, Curaçá-BA e formadores da Secretaria Municipal de Educação de Curaçá-BA. Os procedimentos utilizados nas oficinas, mediante elementos da Pesquisa Coletiva, perspectivaram o levantamento de dados, a sistematização de saberes dos participantes da pesquisa, ou seja, uma objetivação de conhecimentos, visando subsidiar a construção de políticas públicas para a formação de professores indígenas e quilombolas. No processo, considerouse a necessidade de desenvolver práticas das instituições formadoras conforme às especificidades de coletivos docentes, os quais reivindicam uma formação diferenciada, que possibilite a participação coletiva e a transformação da realidade escolar de seus povos. O processo de pesquisa e formação, mediante oficinas, permitiu aos particiantes da pesquisa a troca de saberes, a construção de conhecimentos contextualizados e de um entendimento partilhado da realidade formativa, elementos que podem contribuir para reafirmação de suas identidades étnicas. A atividade realizada pelos professores nas oficinas é um processo que não se encerra em si mesmo, continua sendo uma possibilidade para os docentes transformarem sua formação.Item Itala Fulvia Villa: uma mulher na arquitetura moderna argentina (1913-1991)(2016) Quinta, Soraya Jebai; Ciacchi, AndreaO presente trabalho tem o objetivo de apresentar a história intelectual de Itala Fulvia Villa (1913-1991), arquiteta argentina que desempenhou importante papel no desenvolvimento da arquitetura e urbanismo moderno em seu país. A pesquisa traz à tona a produção e participação de uma mulher que durante a década de 30 e 40 integrou o Grupo Austral, coletivo de arquitetos formado majoritariamente por homens, e que posteriormente, à frente de cargos públicos, desenvolveu projetos urbanos e atividades relevantes para a consolidação do ensino e da prática arquitetônica e do urbanismo na Argentina. Desta forma, a fim de percorrer a trajetória de Itala Fulvia Villa, o trabalho aborda os temas relacionados à sua formação acadêmica, participação no grupo Austral, informações pessoais e profissionais da arquiteta, assim como a apresentação de cinco obras específicas de sua autoria ou desenvolvidas sob sua coordenação.Item Decretando a morte: um estudo de caso do protocolo de morte encefálica.(2016-02-26) Couto, Iana CarlaO presente trabalho é resultado de um estudo de caso desenvolvido com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos – CIHDOTT, na cidade de Guarapuava, Paraná, no mês de janeiro de 2016. Foram realizadas entrevistas, observações e conversas com os membros da comissão, enquanto os mesmos realizavam o processo com um paciente. Objetiva descrever como é desenvolvido o Protocolo de Morte Encefálica, a partir da perspectiva dos profissionais que fazem o processo que resulta no documento que atesta a morte do indivíduo, mesmo quando o corpo do paciente apresenta sinais de vida. Através disso, busca-se contribuir com estudos relacionados a influências dos avanços tecnológicos na forma com que vivemos e morremos, além de contribuir para os estudos sobre as questões éticas que permeiam a área médica e apresentar os problemas que permeiam o diagnóstico de morte encefálica. O trabalho é divido em três capítulos: o primeiro deles é dedicado aos aspectos históricos relacionados a morte encefálica. No segundo e terceiro, através das falas dos membros da comissão, é descrito como o protocolo é desenvolvido e quais as dificuldades que permeiam o processo. Optouse por uma metodologia qualitativa para o desenvolvimento dessa pesquisa, compreendendo que esse método oferece um diferencial nas pesquisas realizadas sobre a temática. Como resultado foi possível verificar que o processo de decretar a morte encefálica é de difícil realização. Os profissionais, que atendem uma necessidade imposta pelo capitalismo, onde é atribuída a eles a função de tornar pessoas doentes novamente produtivas, sofrem a pressão pela realização de atividades como a do protocolo de morte encefálica. Nesse processo que vai determinar a morte de alguém cuja funções vitais são mantidas em funcionamento faz com que o paciente assuma a condição de cadáver vivo, cuja a finalidade é a sua fragmentação, para doação de órgãos. Garantindo assim, a possibilidade de outras pessoas se tornarem produtivas beneficiadas pelos seus órgãos que foram retirados.Item Tradición intelectual, discurso e identidad en el quichua de Santiago del Estero, 1942-1965(2016-03) Acuña, EduardoEn la provincia argentina de Santiago del Estero, entre los años 1942 y 1965, una serie de publicaciones de investigadores e intelectuales locales proporciona nuevas interpretaciones históricas, culturales e identitarias para el quichua santiagueño al tiempo que sistematizan su estudio científico. Situadas al interior de campos de producción simbólica en tensión con hegemonías discursivas y prácticas sociales desafiantes a sus especulaciones, las publicaciones dan cuenta de agendas ideológicas diferenciadas y de disputas por dominancia en el control del discurso sobre esta lengua. Por otro lado, la interpelación ideológica que supone la tematización del quichua en el debate cultural y científico local desafía los límites de lo discutible sobre esta lengua. El objetivo de este trabajo es reconstruir en perspectiva histórica la consolidación de una tradición intelectual sobre el quichua santiagueño objetivada en diversas publicaciones a mediados del siglo XX. Por medio de un análisis histórico del discurso, esta investigación aborda los mecanismos a través de los cuales los diferentes discursos sobre esta lengua reelaboran sus estrategias argumentativas y narrativas, señalizando de esta forma las complejas relaciones que mantienen con prácticas sociales, culturales y políticas locales.Item De plumas a estampados: una configuración de la imagen maká(2016-05-13) Cantero Benitez, Marina Aurelia; Arisi, Bárbara MaisonnaveEste trabajo reflexiona en torno a la configuración de la imagen del indígena Maká quienes desde el inicio de relacionamiento e intercambio con la sociedad envolvente han sacado a relucir la “imagen de indio”, también han perfeccionado el trabajo manual de elaboración de piezas ornamentales como una forma de adscribirse a las transformaciones culturales, económicas y tecnológicas de los escenarios a los cuales están insertos. Los Maká originarios del Chaco Boreal pertenecen a la familia lingüística Mataco. Mediante influencia de su protector el Gral. ruso Juan Belaieff fueron trasladados en 1944 en una colonia del lado occidental de río Paraguay, en la otra orilla de la capital, Asunción. Actualmente se encuentran asentados en cuatro comunidades, todas ellas ubicadas en fronteras territoriales y desde allí se desplazan a los lugares turísticos donde comercializan piezas propias así como de otras comunidades En estos espacios los Maká configuran la escena de la fantasía, la imagen que se demanda de ellos. Del mismo modo en los eventos oficiales y folclóricos estos aparecen como referentes de lo indígena en el Paraguay ya que son los convocados a representar el componente étnico de la nación paraguaya. Dadas estas características esta investigación entiende que la producción material como la de reinterpretación de lo propio, apropiación y transformación de lo ajeno; esta elaboración de la imagen personal y colectiva responde a una demanda de la “diferencia” tanto del sector turístico como de la sociedad nacional.Item Performance del canto coplero: la baguala y la vidala como práctica cultural andina(2016-05-21) Gutiérrez Fornells, Victor Hugo; Diniz, Alai GarciaLas performances musicales de un grupo social minoritario que habita poblaciones localizadas en la región andina y subandina pesquisada presentan los lazos que unen esos grupos a un pasado histórico mantenido en su memoria social. Ese repertorio "vivo",representado por efímeros momentos donde predomina la oralidad en la voz entonada o declamada del sujeto coplero puede definirse como performance y no como un objeto folclórico. La tradición es necesaria para manutenciónde un repertorio que pasa de generación a generación a través del ejemplo de cantar coplas - estrofas de cuatro versos octosílabos de rima consonante, ritmo lento y sentimental en bagualas, vidalas y tonadas y de versos hexasílabos en canciones con ritmo más alegre y rápidos, en el cancionero andino – pero jamás podrá estar presa a una memoria archivista y ser catalogada de música folclórica, siendo delimitada a fronteras geográficas regionalistas. La primera parte de este trabajo tuvo una base teórica a partir de epistemes de la performance, música, sociología, filosofía, etnomusicología, entre otras. Como segundo momento, fue realizada una pesquisa de campo cuyos resultados mostraron la hegemónica del pensamiento folclórico en la región andina, el poco valor que aún se le da a los cantores copleros, dentro de la sociedad que allí habita, quedando relegados a pequeñas comunidades mestizas de originarios; a sus representantes que emigraron para los centros urbanos y por la apropiación de la industria cultural que "escoge", a partir de festivales y encuentros destinados a sujetos copleros – bagualeros, principalmente – aquel (mujer u hombre) que posee una performance diferenciada, eximia, para ofrecerle grabar un CD y así mostrar su imagen de "bagualero" – convertido en icono del folclore regionalista con reminiscencia indígena - para el mundo global. La pesquisa permitió diferenciar también los dos tipos principales de performances realizadas por los sujetos copleros: la particular, cotidiana, dirigida a un selecto público compuesto por familiares, amigos y conocidos, o, para sí mismo, sin audiencia y otra performance ―pública‖, subvencionada y estimulada por la media, entes gubernamentales que representan la industria cultural, dirigidas o producidas (reperformatizadas) para un público diferente. Estas performances son realizadas en festivales, encuentro internacional de copleros, programas televisivos, etc.Item Prácticas discursivas del Estado-nación del Partido Político Colorado en el Paraguay (1989-2008): Análisis Postestructural.(2016-05-23) Esquivel Vera, Jhoel David; Obando Morán, Johnny OctavioLa presente investigación tuvo como objetivo estudiar de manera deconstructiva la formación y práctica de los discursos políticos a partir de la unidad discursiva del Estado-Nación como categoría de organización social y política en el Paraguay. Específicamente se ha analizado el uso que el Partido Colorado ha venido haciendo del discurso nacionalista como una ideología y herramienta de poder para producir racionalidades colectivas reforzando así una hegemonía política en el imaginario social entre 1989 al 2008. Se ha optado por la aplicación de la perspectiva postestructural como estrategia de análisis que propone la tesis de imposibilidad del cierre de todo orden político, problematizando así categorías como las de: representación, hegemonía, nación, sociedad, entre otros, que carecen de una esencia articulatoria fija. Los teóricos estudiados que sostienen la presente tesis, fueron Ernesto Laclau y Benjamín Arditi. Se analizaron selectivamente los discursos de los referentes políticos del Partido Colorado como Natalicio González y Juan E O’Leary sin descuidar el contexto de emergencia histórico de las mismos para luego deconstruir los discursos de asunción presidencial de los presidentes electos entre 1989 al 2008 de manera transversal. Entre lo más relevante del análisis de los discursos se ha constatado la vigencia y reproducción del discurso nacionalista en el discurso de los representantes políticos dentro del periodo citado como una de las claves interpretativas para entender el comportamiento político de la sociedad paraguaya.Item Cantar la Esperanza: Ernesto Cardenal y Roque Dalton(2016-05-24) Arroyave Ramírez, Carlos Fernando; Pereira, Diana AraújoLa presente pesquisa, se orienta a estudiar y entender la manera en que transitan culturalmente las obras de dos poetas centroamericanos –Roque Dalton García y Ernesto Cardenal Martínez –, ligados ambos a procesos creativos, que tienen la intención de actuar en la transformación social y ofrecer una lectura crítica del entorno latinoamericano. Se indaga por la presencia de lo amerindio, la mítica, las búsquedas estéticas, políticas y los contextos específicos y generales que rodearon (o rodean) sus obras. También se tiene por objetivo analizar la manera en que sus obras influenciaron o influencian un imaginario y una perspectiva que es capaz de ejercitarse y dar lectura al universo simbólico que se entremezcla al universo sociopolítico latinoamericano. El trabajo intenta pues una mirada al poetizar, a las particularidades que asume este hacer humano en las manos de ambas personalidades, quienes se recrean en elementos políticos, posiciones espirituales, negociaciones e hibridismos que yacen en la riqueza, complejidad y heterogeneidad de nuestro continente. Temas de obligado abordaje entonces lo constituyen conceptos como el de Utopía y el tema de lo mítico, tópicos como la Teología de la liberación, la palabra revolución y las metáforas e imaginarios que concentran gran parte del hacer de estos dos hombres de letras.Item Variante sin contenido: territórios, especulação estética e visualidades decoloniais na América Latina(2016-11-01) Oliveira, Bruno Elias Gomes de; Pereira, Diana Araújo; Moassab, AndréiaEsta investigação busca reconhecer a origem de paradigmas da visualidade moderno/coloniais na América Latina e identificar suas reverberações em experiências artísticas contemporâneas. Neste sentido, visa rastrear processos de inclusão subordinada de visualidades latino-americanas no cânone artístico, bem como o condicionamento dessas práticas a categorias eurocentradas de entendimento da arte. Tomando como disparador a seção de arte da América Latina da exposição Global Conceptualism: Points of Origin 1950s-1980s, este texto aponta elementos por meio dos quais se articulam construções hegemônicas do território que influenciam na (re)produção social e estética de estruturas modernas/coloniais de sentido e existência, e em especial, do ver.Item Desde el kilómetro 18: Percepciones Infantiles en un Territorio de Conflicto Socioambiental(2017) Skewes Guerra, Celeste Martina Amaranta; De La Peña, Antonio; Ciacchi, AndreaEsta investigación indaga acerca de las percepciones del ambiente de niños y niñas que viven en una zona de conflicto socioambiental derivado de la expansión del agronegocio forestal. Para ello se apoya en los campos interdisciplinares de los estudios de infancia y de la ecología política, deconstruyendo y repensando la manera de concebir la relación de las y los niños con sus territorios. La investigación se apoyó en un enfoque cualitativo aplicado a un estudio de caso, explorando la percepción a través de relatos y dibujos realizados en talleres. El análisis pone en evidencia que la construcción de mundo desde la infancia, en el lugar de estudio, se hace a partir de la experiencia vivida, las emociones sentidas y la estética de la naturaleza. Sobre esta base, las niñas y niños construyen su propio paisaje dentro de un territorio devastado por las plantaciones madereras. Este paisaje informa acerca de las dimensiones que habitualmente no se consideran en el estudio de los conflictos ambientales e invitan a considerar la perspectiva infantil como la de un sujeto omitido en la reflexión acerca de los procesos territoriales. A su modo, desde la infancia, se crean espacios de resistencia y proyectos de vida que recuperan la convivencialidad con la naturaleza.Item La lucha de las pescadoras, algueras, charqueadoras y mariscadoras de Cocholgüe(2017) Pacheco Garrido, Víctor Eduardo; Ciacchi, AndreaLa comunidad pesquera de Cocholgüe, ubicada en la región del Biobío, Chile, se caracteriza por la presencia de mujeres pescadoras, algueras, charqueadoras y mariscadoras asociadas en un sindicato que busca proteger la identidad, la comunidad y el espacio de trabajo en la costa que es constantemente amenazado por la presencia de barcos industriales y buzos rana, que lentamente van deshaciendo el territorio de trabajo, y por consiguiente, la vida de las mujeres de la caleta de Cocholgüe. El siguiente trabajo tiene por finalidad el análisis de los discursos y experiencias de las mujeres pescadoras, algueras, charqueadoras y mariscadoras de Cocholgüe. Se propone una exploración de los procesos de cambio y de transformaciones que son identificados por las mujeres de la caleta en diferentes ámbitos, desde lo territorial a lo ambiental, buscando describir los procesos laborales, productivos y pos-productivos (extractivos y pos-extractivos) en que están insertas las mujeres de la caleta, con énfasis en la presentación de discursos sobre su propia experiencia como algueras, pescadoras, mariscadoras y charqueadoras del sindicato, todo esto explicitado desde el método etnográfico, por medio de técnicas propias de la antropología sociocultural y con perspectiva de antropología latinoamericanista.Item A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar(PR/BIUNILA, 2017) Araújo, Yuri Amaral de Barros Coimbra de; Amato, Laura Janaina DiasEste estudo pretende contribuir com a prática do professor, a partir do envolvimento com o fazer e a pesquisa, construindo conhecimento crítico sobre a realidade social. Esta pesquisa foi realizada com professoras de duas escolas públicas de Foz do Iguaçu, PR, pelo período de três meses no ano de 2015 e tem, por objetivo, estudar os reflexos do fanzine como mídia e prática social, aplicado em sala de aula como proposta na construção de novas formas de pensar a/na realidade. Esta dissertação busca observar como o aluno, ao ter seus conhecimentos e experiências reconhecidos em sala de aula, permite-se criar e recombinar os conteúdos propostos pela professora ou professor que, por sua vez, também se reconhece como ser em construção, propondo-se à troca e ao diálogo. A fim de somar ao debate sobre novas formas de pensar no ambiente escolar, com o auxílio da Análise Crítica do Discurso e de outras pesquisas que aplicaram os zines em sala de aula, busca-se com este trabalho analisar o fanzine enquanto prática social capaz de promover a autonomia crítica entre alunos e professores.Item Imágen e imaginario de Pablo Escobar en Escobar, el patrón del mal: realidad y ficción sobre el narcotráfico en Colombia(CASTRILLÓN ZULUAGA, Edwin Alexander. Imágen e imaginario de Pablo Escobar en Escobar, el patrón del mal: realidad y ficción sobre el narcotráfico en Colombia. 2017. 97 p. Disertación de mestrado (Programa de Pos-Graduación Interdisciplinar en Estudios Latino-Americanos) - Universidad Federal de Integración Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2017., 2017) Castrillón Zuluaga, Edwin Alexander; Cota, DéboraColombia ha logrado consolidar unas formas específicas de violencia asociadas al narcotráfico, que, gracias al auge de los medios de comunicación masiva, han acelerado y ampliado la difusión de su imagen. Es así que aparecen diferentes productos culturales que construyen imaginarios sobre Colombia, ligados a la violencia y a la cultura narco, y con ello la instauración de un género literario y televisivo denominado narco novelas. De ahí, que el objetivo de este trabajo sea analizar, a la luz de las ideas de teóricos como Beatriz Jaguaribe, Josefina Ludmer, Walter Benjamín, entre otros, estos productos que han surgido de la realidad colombiana y su relación con el narcotráfico y la violencia, entendiéndolos como fenómenos mediáticos que crean imágenes e imaginarios que se mueven entre lo real y lo ficcional. Son cuestiones estruturantes del trabajo la construccion de Pablo escobar como ícono y la série Escobar, el patrón del mal por la difusión que han tenido en América Latiana. En este sentido, la hipótesis de este trabajo apunta a que las narconovelas como productos y fenómenos mediáticos, influyen en las construcciones imaginarias sobre Colombia a nivel cultural, pues estos productos son medios poderosos de reproducción de imágenesItem As Comunidades Árabes Muçulmanas de Foz do Iguaçu no contexto de securitização da Tríplice Fronteira: uma perspectiva analítica da construção social de ameaças(2017-02-02) Souza, Rafaela Cristina Silva de; Silva, Paulo Renato daO presente trabalho tem como objetivo promover uma análise da construção social da suposta ameaça terrorista islâmica na região de fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, também nomeada “Tríplice Fronteira”, sob uma perspectiva sociológica da Teoria da Securitização – considerando a configuração de circunstâncias incluindo o contexto, a disposição psicocultural das audiências, as relações de poder vigentes entre ator securitizador e as audiências e entre as diferentes audiências. A partir do foco nas unidades de análise das audiências e do contexto, é possível concluir que não houve a securitização, de fato, da ameaça terrorista na região, pelo Estado brasileiro. No entanto, a iniciativa de securitização promovida pelo principal ator securitizador- o governo norte-americano – e endossada pela mídia mainstream teve consequências negativas para as comunidades imigrantes árabes-muçulmanas. Pretendo mapear as mobilizações e articulações das diferentes audiências a fim de rechaçar os discursos securitizadores. Pretendo, ainda, compreender em quais aspectos, inclusive identitários, tais discursos implicaram – e ainda implicam – o dia-a-dia dessas comunidades na cidade brasileira de Foz do Iguaçu. A condução de entrevistas semi-estruturadas com membros das comunidades, moradores, empresários e comerciantes da região, assim como a análise de documentos arquivados da Biblioteca Municipal de Foz do Iguaçu foram ferramentas metodológicas fundamentais para a realização desse trabalhoItem Formação continuada de professores na Tríplice Fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai(2017-03-24) Santos, Maria Rosangela dos; Prada, Luis Eduardo AlvaradoA presente dissertação Formação Continuada de Professores na Tríplice Fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai, proposta desta pesquisa nasceu de inquietações que despontaram ao longo da experiência de vida, e profissional da pesquisadora desse modo, nossa proposta pretende compreender a formação continuada de professores na Tríplice Fronteira e como essa formação acontece, qual sua relação com as políticas educacionais, com o conhecimento produzido pela academia e a interação dos professores nos processos formativos e toma como cenário os contextos de Puerto Iguazú – província de Misiones, Argentina –, em Foz do Iguaçu –Paraná, Brasil –, e Ciudad del Este – Alto Paraná, Paraguai –sob o ponto de vista intercultural. Neste sentido tem o intuito de contribuir para um diagnóstico de necessidades desta formação continuada. A pesquisa parte da hipótese de que uma formação continuada de professores na região da tríplice fronteira, implementada a partir da década de 1990, em documentos elaborados a pedido dos representantes dos governos dos países da America Latina e Caribe pela UNESCO – que atualmente tem servido à legislação e normatização no Plano Nacional de Educação tem influênciado às mudanças ocorridas nas reformas educativas em relação a metas, projetos, programas e as políticas públicas, e traz novas exigências à educação e, consequentemente, à formação continuada de professores. A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, com análise exploratória, descritiva e interpretativa, abarcando ações de propostas de formação continuada de professoresna região pesquisada. A análise de documentos legais, estatutos e resoluções se fazem fundamentadas em autores abordados no referencial teórico. A dissertação conclui que a formação continuada de professoresna região da tríplice fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai mostram as dificuldades enfrentadas por alguns professores em dar continuidade em sua formação quais sejam: econômicas; distanciamento regional, local ou capital, para concluir uma pós-graduação; assim como os cortes nas bolsas financiadas pelo governo e instituição, que despontam nesse processo fundamental ao exercício da docência, e apontam que, embora as Secretarias de Educação, tanto municipais quanto estaduais, proponham programas de formação continuada que pretendam formar o professor para o exercício de novas competências, as experiências de formação continuada a que este está sujeito, estão inseridas na realização de cursos, palestras e seminários, apresentando de forma dissociada teoria e prática, mostrando a ineficiência das políticas e estratégias voltadas a este fim, sem o impacto esperado. Os resultados da pesquisa apontam a importância da formação continuada como imprescindível no desenvolvimento profissional a partir da formação docente inicial, dentro e fora do espaço escolar e que as necessidades dos professores precisam ser levadas em consideração no planejamento dos programas de formação continuadaItem Utopía lírica en el universo novelístico de Edgardo Rivera Martínez(2017-03-28) Vargas Bautista, Abraham; Obando Morán, Johnny OctavioLa obra de Edgardo Rivera Martínez se caracteriza por llevar a la ficción sus experiencias personales, sobre todo las de su niñez y adolescencia en su ciudad natal, Jauja, ubicada en los Andes centrales. Este trabajo aborda las dos primeras novelas del autor, pues en ellas -sobre todo en País de Jauja- se retrata una sociedad mestiza que ha conseguido incorporar los conocimientos europeos manteniendo viva la identidad andina. Resulta interesante la narrativa de este autor, sobre todo porque la literatura latinoamericana siempre -o generalmente- ha representado la lucha de las culturas nativas por mantener su identidad, la cual se ha visto amenazada por la irrupción del ‘hombre blanco’ (europeo, o mestizo). En la obra de este novelista jaujino no se ve tal lucha, muy por el contrario, el sujeto andino incorpora libremente los conocimientos extranjeros e incluso -de ser necesario- los utiliza para expresar su identidad andina. Aquí, la noción de utopía no está asociada a una sociedad sin jerarquías o con una organización social perfecta; sino más bien, a la capacidad de una sociedad -Jauja en este caso- de conseguir asimilar activamente, y en libertad, la cultura occidental. En ambas novelas, la apuesta es por el mestizaje, pero no el que exige la pérdida de la identidad quechua, sino un tipo de mestizaje donde se consiga distinguir el sello de la cultura nativa. Finalmente, indicamos que nuestro estudio se propone entender por qué Jauja se erige como ese espacio emblemático del mestizaje ideal, y también deseamos colocar en debate qué tan novedosa es esta propuesta del autor, la cual ha sido celebrada por la crítica y definida como una muestra de cómo sería un Perú integrado.Item Os povos indígenas no cenário nacional: dos conflitos entre o Direito Positivo Brasileiro e o Direito Consuetudinário indígena(2017-03-30) Copetti, Saionara do Amaral; Vieira, Maria Eta; Guanaes, Senilde AlcântaraNo Brasil existem diferentes culturas e, cada comunidade possui sistemas de organização social e ordenações jurídicas próprias, como é o caso das culturas indígenas. Os povos indígenas legitimam seus costumes e hábitos tradicionais por intermédio do Direito Consuetudinário, o qual se fundamenta no direito à autodeterminação e está intimamente relacionado com a identidade cultural desses povos. Por meio desse sistema jurídico é possível apresentar soluções a conflitos individuais e coletivos diferentes dos estabelecidos pela legislação positivista vigente. No entanto, muitas vezes, não são consideradas as diferenças próprias da identidade cultural indígena, isto por sobreposição de uma ou várias culturas tidas como hegemônicas. Também porque a cultura jurídica existente no Brasil elegeu o sistema positivista como modelo de criação das normas jurídicas por ser este considerado o modelo que apresentaria maior dinamismo e flexibilidade, sendo o Direito Consuetudinário considerado jacente e inflexível. Contudo, a coexistência destes dois sistemas dentro de um mesmo território e ordenamento jurídico não é admitida pelo positivismo jurídico. Desse modo, por meio do reconhecimento do Pluralismo Jurídico, objetiva-se demonstrar a necessidade de ruptura do paradigma dogmático-positivista, visando garantir o direito à diversidade étnica, à autonomia e a preservação dos usos e costumes indígenas. Dessarte, almejando atingir este objetivo, utilizou-se de revisão bibliográfica que, embora com produção de conhecimento escassa sobre a temática no Brasil, baseou-se na análise do arcabouço legal brasileiro e internacional, em livros e artigos científicos, bem como em decisões judiciais relacionadas ao tema. A análise dos dispositivos constitucionais e infraconstitucionais foi importante para responder em que medida o Estado brasileiro reconhece e respeita as organizações sociojurídicas destes povos, vislumbrando que, por meio de uma perspectiva pluralista e de um repensar do próprio Direito, é possível que haja a convivência harmoniosa entre o positivismo e as normas consuetudinárias indígenasItem Dramaturgia de Fronteira: Táticas de arte-ação no contato entre arquivos, corpos e territórios(2017-04) Macedo, André de Souza; Pereira, Diana Araújo; Diniz, Alai GarciaEste trabalho documenta o processo teórico-prático de uma pesquisa que tende ao marginal e ao desviante na construção epistemológica e artística. Para tanto, estabelecemos como objeto desta análise o percurso da criação poética denominada dramaturgia de fronteira, a qual nasce da aproximação do texto teatral El Acompañamiento (Gorostiza, 1981), com a Tríplice Fronteira. No caminho, buscamos mesclar nossas referências, textos e corpos com a paisagem que compõe o cotidiano e o imaginário deste território, com vistas à prática transcultural e descolonizadora. Observamos o texto teatral em sua relação com a paisagem local, onde estabelecemos uma série de sentidos a partir da memória do espectador. Ou seja, incluímos o espectador desde a produção artística para que vivenciasse posições novas no circuito de recepção. Através da potencialidade da performance nos aproximamos dos transeuntes da região para ouvir e registrar seus relatos, memórias e experiências acerca de seus sonhos (no plano íntimo), para transmití-los – no coletivo. Nossa operação foi a de incluirmos suas vozes (arquivo) na (re)escrita da dramaturgia, num processo de colaboração e intermidialidade entre os diferentes arquivos/textos como renovação das metáforas que circulam na memória cultural desta paisagem. O corpo surge nesta criação, como uma pulsação que nos lembra da ética e da política que o contato humano e cultural requerem. Esta dramaturgia, que é um ato performático, inclui as vozes e os corpos no cotidiano da paisagem como texto, mostrando uma alternativa de resistência estética de descolonização dos sentires e dos saberes. Neste sentido assinalamos a etnoperformance como um método de pesquisa e a dramaturgia de fronteira como um espaço aberto a liminaridade entre arquivos e repertórios que se tocam e dançam, estabelecendo um espaço entre a estrutura e o caos, o controle e o descontrole, nos (des)limites do nacional, da ficção e do real, da vida e da arte. Esta dramaturgia é o resultado do cruzamento das bordas que separam as artes e uma prática provocada pelo atravessar as fronteiras, em relação ao território enquanto um corpo e dos corpos enquanto territórios a serem conquistados.Item O papel dos Sistemas Técnicos e Normativo na reconfiguração do território: o caso do município de Ipojuca/PE - Brasil(2017-04-24) Silva, Elias Gomes da; Toledo Júnior, Rubens deEste trabalho busca entender as transformações territoriais pelas quais passa o município do Ipojuca localizado no Estado de Pernambuco-Brasil, relacionadas ao advento do período técnico-científico-informacional. Procurou-se compreender como as técnicas e as normas impostas verticalmente pelos agentes hegemônicos foram se articulado para adequar o território as necessidades do mercado. A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico e de visitas a este município para o entendimento dos papéis desenvolvidos pelos diversos elementos que fazem parte desse processo, possibilitando a compreensão de sua dinâmica socioterritorial. O estudo mostra que as profundas transformações que reconfiguram o território do Ipojuca começam a partir de 1975 com a implantação do Complexo Industrial Portuário do Suape (CIPS) que gerou conflitos relativos ao uso e ocupação do solo. Observou-se que a comunhão entre Capital e Estado criou as condições necessárias para a instalação de um novo sistema técnico representado pelo CIPS, e normas que garantiram a adequação deste território ao imperativo do mercado, tendo como consequência um processo excludente de divisão do território. Uma das consequências das ações deste megaempreendimento foi a expulsão das comunidades locais que ali residiam a mais de 200 anos e que foram obrigadas a ocupar parte deste território com a construção de favelas e palafitas. Por outro lado os agentes econômicos imobiliários, através de financiamentos públicos, modernizam parcelas deste território com a construção de projetos urbanísticos denominados ‘Bairros Planejados’. Esta dinâmica opondo, de um lado, a população que mora em ocupações irregulares e, do outro, aquelas com melhores poderes aquisitivo está ampliando a segregação socioterritorial. A relação entre os agentes hegemônicos do capital nacional e internacional utilizando-se intensivamente da técnica, da ciência e da informação e os diversos entes do Estado vai impondo uma lógica corporativa onde o espaço é visto apenas pelo seu valor de troca negligenciando seu valor de uso. Desta maneira, tanto o sistema técnico, quanto o normativo, constituiram-se como fatores de ampliação das desigualdades e das vulnerabilidades sociais e territoriais observadas no município do Ipojuca.