IELA - Dissertação
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Item A música iguaçuense: reflexões sobre as políticas públicas e a indústria do turismo.(2024) Avelar, Spartaco Saulo Ferreira deEste trabalho tem como objetivo problematizar o ambiente musical na cidade de Foz do Iguaçu, reconhecendo os aspectos socioculturais que envolvem a música autoral no município e relacionando essa discussão à representação e a importância da música iguaçuense, não só como entretenimento, mas sim como um agente modificador do meio. Centrado na apresentação das questões que envolvem o debate sobre a música autoral, o primeiro passo é identificar a existência de uma possível música iguaçuense, sendo ela parte de um movimento musical ou de um gênero musical, buscando o conceito desses dois termos para entender se há uma identidade ou não dessa música local. Através da história oral e, como coleta de dados a entrevista semiestruturada, com uma abordagem qualitativa, analisamos as memórias dos(as) musicistas locais em seus percursos pessoais na produção musical, buscando nas vozes desses(as) personagens apontar as principais características culturais presentes na música iguaçuense. Produzida no passado e/ou atualmente, se faz necessário compreender como essas produções se articulam com as políticas públicas do município, através dos editais e leis de incentivo, e com a indústria do turismo, que é um setor dominante do entretenimento, bem como se elas estão inseridas nos eventos anuais da gestão pública e no corredor turístico. Pelo fato do autor ser um trabalhador do meio cultural, especificamente da música, entendemos a importância de abordar a relação música e trabalho através de uma perspectiva marxista, sendo o(a) musicista um(a) trabalhador(a) produtivo(a), em que historicamente o(a) musicista de música popular é marginalizado, não sendo reconhecido como um profissional. Como conclusão após analisarmos cada resposta dos(as) musicistas que tive contato ao longo dessa pesquisa, por meio das entrevistas ou de maneira informal, é mais correto afirmar que existe uma cena musical iguaçuense, envolvendo vários gêneros musicais e movimentos culturais e que foram me direcionando e me fazendo repensar essa música local, que de fato foi importante para trazer essa reflexão da música iguaçuense entre as políticas públicas e a indústria do turismo para a universidade.Item A terra dos sonhos é distante? Políticas sociais para refugiados na cidade do sol.(2024) Sena, Ana Karlany Silva deDesde 2018, foi estabelecido no Brasil o programa de interiorização de refugiados venezuelanos com o objetivo de diminuir a sobrecarga do Estado de Roraima e direcionar esses refugiados para outras cidades do interior do Brasil. Com isso, estados brasileiros e, respectivamente, seus municípios, que outrora não tinham um histórico com recepção de refugiados, passaram a recepcioná-los, como o Estado do Rio Grande do Norte, sendo esse um dos motivos que despertou o interesse de investigação. Nessa perspectiva, tem-se o objetivo principal: analisar o desenvolvimento de políticas sociais para refugiados na cidade de Natal/RN. Para atender aos objetivos delimitados da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico exploratório e um estudo documental, que nos possibilitou a compreensão de que Natal, conhecida como a “Cidade do Sol”, tem recepcionado refugiados, ainda que com fragilidades em seu atendimento social. No parâmetro empírico, para analisar a recepção dos refugiados venezuelanos interiorizados na cidade de Natal, foi realizada uma entrevista com os representantes da Associação em Solidariedade ao Imigrante no Rio Grande do Norte (ASIRN) e com o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM-RN). Além disso, para identificar o acesso dos refugiados venezuelanos em Natal a políticas sociais, foram entrevistados representantes de três famílias venezuelanas interiorizadas na cidade de Natal, possibilitando a conclusão de que o acolhimento a refugiados pode ser um meio de provocar o desenvolvimento de políticas sociais.Item Acolhimento e Integração de Crianças Refugiadas em Escolas Públicas da Região de Fronteira Trinacional: um Estudo de Caso(2022) Oliveira, Francisco Leandro de; OrientaçãoSegundo dados da agência da ONU (Organização das Nações Unidas) para os refugiados, o ACNUR, a crise humanitária pela qual a Venezuela vem passando já levou mais de 5,6 milhões de pessoas a deixar o país e buscar refúgio, principalmente, nos países vizinhos. O Brasil se encontra no top 5 da lista dos principais destinos – abaixo da Colômbia e do Peru que são os países que mais recebem imigrantes venezuelanos/as – e o fluxo para cá vem aumentando vertiginosamente desde 2018. Ao lado de haitianos/as e bolivianos/as, venezuelanos e venezuelanas têm passado a ser a maior comunidade de imigrantes e refugiados no Brasil e a maioria das pessoas que emigram de lá vem acompanhada de suas famílias. Diante desta constatação, esse trabalho reflete sobre ações de acolhimento, e a ausências delas, a crianças refugiadas através do estudo de caso envolvendo uma família vinda da Venezuela cuja criança se encontra matriculada em uma escola pública do município de Santa Terezinha de Itaipu-PR. Para a construção dos dados dessa pesquisa, além do pai e das duas crianças venezuelanas, entrevistamos as professoras, a diretora e a coordenadora de sua escola; a representante da Secretaria Municipal de Educação de Santa Terezinha de Itaipu e o chefe do Núcleo de Imigração (Numig) do escritório da Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Esse estudo se insere no campo das pesquisas qualitativas e interpretativas e a análise dos dados foi feita à luz da bibliografia adequada. Também foram utilizadas as ideias de Postmodern Emergence, de Somerville (2007), de como a teoria passa a ser construída juntamente com os dados coletados e construídos no processo de pesquisa. A pesquisa constatou a carência de políticas de acolhimento a crianças refugiadas e migrantes de crise que dê enfoque a educação intercultural (CANDAU, 2006) e ao acolhimento em línguas (BIZON; CAMARGO, 2018). Reforçamos nossa perspectiva de que o acolhimento tem que ser feito sem apagar as subjetividades, inclusive linguísticas, e de forma bilateral entre os sujeitos migrantes e a comunidade receptoraItem Alargar os Horizontes: uma Análise sobre o Projeto Nosso Nordeste, Nosso Lugar de Fala: Articulando Resistências e Propondo uma Educação Popular(2020-12-16) Araujo, Jonas Mateus Ferreira; OrientaçãoEsta dissertação teve como objetivo principal analisar os caminhos que viabilizaram os processos de mapeamento das experiências de resistência através das ações do projeto Nosso Nordeste, Nosso Lugar de Fala: Articulando Resistências e Propondo uma Educação Popular, e os objetivos específicos planejados diante da problemática da pesquisa foram: coletar o mapeamento das experiências de resistência no Nordeste brasileiro, feito pelo projeto em questão; refletir sobre a construção social do Nordeste como uma região em disputa a partir das experiências de resistências mapeadas; e analisar os resultados, limites e possibilidades do processo de mapeamento. Para isso, foi necessário debater alguns elementos históricos em torno da educação popular e do Nordeste. Metodologicamente a discussão está pautada desde as perspectivas da pesquisa-ação sobre o projeto em questão, a partir da ação de mapear e dos seus processos e resultados. De modo que esse mapeamento resultou num total de 109 experiências de resistências no Nordeste, localizadas nos estados de Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Dentre estas, 24 participaram diretamente do projeto Nosso Nordeste, Nosso Lugar de Fala (N.N.) e elaboraram Planos de Formação a partir das suas experiências. As análises sobre esse processo de mapeamento foram feitas a partir de um Diário de Campo e os seus resultados evidenciaram contribuições para a educação popular e para a compreensão sobre esse Nordeste como um espaço em movimento e tensionamento da história hegemônica que tenta nos nor-destinar. E as análises em torno da educação popular oriundas do mapeamento ressaltaram o caráter diverso que ela possui por existir em constante diálogo com o movimento da realidade e suas demandas de tensionamento, colocando em destaque, ainda, a necessidade de valorização das dimensões ancestrais da educação popular. Ademais, as análises em torno das possibilidades desenvolvidas pelo mapeamento e, logo, pelo Projeto N.N., sinalizaram a necessidade de que as atuações de enfrentamento das opressões diversas precisam partir de coalizões de forças com experiências de resistências distintas, e que se leve em consideração as contribuições da interseccionalidade para compreender e atuar diante múltiplas formas de opressão sem necessidade de hierarquização destas.Item Amefricanidade: a categoria político-cultural de Lélia Gonzalez como arranjo.(2023) Chabatura, Gabriela MariaA presente pesquisa reivindica a categoria política-cultural de Amefricanidade, formulada pela filósofa e antropóloga brasileira Lélia Gonzalez nos anos de 1980, como um caminho possível para a reontologia de sujeitos em Améfrica Ladina. Para isso, propõe-se a necessidade de um reconhecimento das origens africanas e pindorâmicas neste território, a partir de uma travessia em Kemet com a filosofia africana antiga, para nutrir-se de uma herança ancestral e estabelecer-se para além das múltiplas violências operadas pelo colonialismo. Defende-se, portanto, que o conceito de Amefricanidade possui condições efetivas para a autonomeação e a construção de sujeitos que possuem sua subjetividade e identidade necrosadas pelo aniquilamento racial. Como percurso metodológico, opta-se pela pesquisa bibliográfica afroreferenciada.Item Análise das Políticas Públicas Socioassistenciais Voltadas ao Atendimento da População em Situação de Rua no Município de Foz do Iguaçu-PR, no Período de 2019 a 2021(2022) Vieira, Fernando BuenoA pobreza no Brasil sempre existiu. Alguns fatos ocorreram desde o Brasil Império até os dias de hoje, fazendo com que a pobreza tivesse um grande aumento, e estes, vão desde ao término da escravidão até a concentração de renda, conforme dados da Oxfan (Organização não governamental) publicados pela revista Carta Capital em 2017. A grande desigualdade social causada pelo acúmulo de riqueza, fez com que além da pobreza, surgisse uma outra classe social que são os moradores em condição de rua, que em 2017, pelo Censo do IBGE já contava com 101.854 moradores de rua. São pessoas que por motivos diversos, foram parar nas ruas, e sobrevivem vendendo produtos nos sinaleiros, nos cruzamentos de rua, ou cuidando de carros. Estas pessoas necessitam do auxílio dos governos, federal, estadual e municipal para melhorarem sua condição de vida e ter um pouco de dignidade. O governo para atender a reinvindicação desta parcela da população, através do Ministério do Desenvolvimento Social, criou o sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e, do Centro Pop. Diante disto, surge a oportunidade de realizar um estudo com o objetivo de elaborar uma pesquisa junto ao Centro Pop de Foz do Iguaçu (Pr) buscando verificar se as políticas públicas socioassistenciais de Foz do Iguaçu (Pr) no período de 2019 a 2021, voltadas para os moradores de rua, têm sido efetivas. Para a realização da pesquisa foi utilizado a metodologia da pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa. Os resultados que foi obtido pela pesquisa revela que as políticas socioassistenciais no município de Foz do Iguaçu (Pr) geridas pelo Centro Pop, são efetivas e eficazes no que tange o atendimento à população de rua do município, mas que necessitam de maiores investimentos, novos projetos e treinamentos continuo da equipe, e capacitação da mão de obra dos moradores de rua, além da mobilização da sociedade como um todo, na busca de soluções para o problema dos moradores de rua do município de Foz do Iguaçu.Item Análise dos cursos de licenciaturas da UNILA: um olhar acerca das contribuições, desafios e lacunas na formação pedagógica.(2024) Dier, Nicole SayumiDiante do cenário contemporâneo global, que envolve e implica políticas públicas, preocupadas com questões de ordens econômicas e sociais, à sociedade que almejamos, a educação e o papel do professor estão cada vez mais em evidência. O avanço da tecnologia, a criação de novos cursos, a possível extinção de outros, as diferentes modalidades de ensino, as adaptações nas legislações, currículos e aos anseios do mercado são apenas alguns fatores que demonstram a necessidade de uma formação de professores atenta às transformações nas mais diversas áreas do conhecimento. Ao analisar a formação pedagógica dos cursos de licenciaturas da UNILA, busca-se compreender o processo de formação inicial dos profissionais da educação, bem como os desafios encontrados e quais as contribuições da UNILA neste processo. Entre os materiais investigados, cita-se os Projetos Políticos Pedagógicos dos sete Cursos de Licenciatura da UNILA: Ciências na Natureza: Biologia, Física e Química, Filosofia, Geografia, História, Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, Matemática e Química e as legislações atuais, que regem o Ensino Superior e a Educação Básica no Brasil. Entre as metodologias empregadas neste estudo, cita-se a pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2002), e a aplicação de questionário, aos professores em formação, com o intuito de traçar um panorama dos processos formativos e das experiências estabelecidas na formação inicial desses diferentes cursos e nas relações construídas entre a universidade e as escolas, a partir dos estágios obrigatórios supervisionados, na região da tríplice fronteira. Não pretende-se com esta pesquisa, esgotar a temática a respeito do processo de formação inicial nas licenciaturas da UNILA, mas subsidiar a discussão no âmbito interno e externo a universidade almejando contribuir na melhoria da qualidade da educação pública no Brasil e nos países da América Latina e Caribe.Item Anarquismo, teatro e criminologia: os caminhos de Pietro Gori na América do Sul (1898-1902)(2017-05-08) Quinta, Hugo de Carvalho; Ciacchi, AndreaEste trabalho examina a trajetória intelectual do italiano Pietro Gori (1865-1911), durante o período que ele residiu em Buenos Aires, entre 1898 e 1902. Gori foi advogado, militante político, criminólogo, conferencista, dramaturgo e poeta. A pesquisa traz à baila a sua estada na capital argentina, onde desenvolveu atividades intelectuais nos círculos anarquistas, no círculo positivista-criminológico criado a partir da revista que ele fundou e dirigiu em Buenos Aires, Criminalogía Moderna, publicada entre novembro de 1898 e janeiro de 1901, e nas numerosas iniciativas realizadas em outros países sul-americanos. Busca-se, primeiro, analisar a atuação de Gori em Buenos Aires, para, em seguida, percorrer e problematizar as andanças do italiano pela América do Sul e, por cabo, apresentar o projeto intelectual de sua autoria, a revista Criminalogía Moderna. O objetivo deste trabalho é reconstruir a trajetória intelectual de Pietro Gori, entre 1898 e 1902, com o fim de objetivar as realizações, as relações estabelecidas e as idiossincrasias de suas atividades em Buenos Aires e na região sul-americana. Esta dissertação revela, em conjunto, as múltiplas facetas de Gori, de modo a demonstrar a sua frutífera atuação no entre-séculos.Item Apropriación de saberes y prácticas campesinas: "El mito de la modernidad ante la organización comunitaria"(2018-06-20) Baldeón Musetti, Adriana Marina; Moran, Octavio ObandoEl presente trabajo tiene como finalidad investigar los diferentes diálogos de saberes a través de los pensamientos o también dichas “filosofías” de nuestras comunidades originarias, analizando sus procesos históricos de resistencia así como las prácticas de resiliencia, ante las estrategias hegemonizantes de usurpación del sistema moderno capitalista, los cuales hoy en día demuestran que las comunidades tradicionales están pasando por un momento de reafirmación de sus saberes y empoderamiento de sus territorios a partir del fortalecimiento de sus conocimientos ancestrales. A través de la metodología investigación-acción-participación, la cual se ha implementado en los diálogos realizados con las actoras y actores de las comunidades originarias en el Cantón Cayambe provincia de Pichincha Ecuador, hemos constatado como el fenómeno de la “modernización y el desarrollo” ha hecho el intento por entrar en las comunas locales con el fin de re-apropiarse de los territorios de la mano de entidades publico privadas; así mismo, estos procesos han sido aplacados por las dinámicas de organización que han tenido las comunidades originarias en sus espacios locales como meras formas de representación de sus prácticas comunitarias, a partir de emprendimientos autónomos comunitarios, como procesos constitutivos de luchas étnicas, culturales, económicas y sociales.Item Arquitetura, história e memória: o campo patrimonial no Uruguai e no Brasil (1822-1828/2000-2006)(2018-04-11) Andersen, Greicy Gonzalez; Venegas Marcelo, HernánA conformação do campo patrimonial no Uruguai e no Brasil se inicia décadas antes que as legislações patrimoniais fossem definidas. Este trabalho estuda a conformação do campo patrimonial no Uruguai e no Brasil fundamentalmente, mediante a dimensão material dos bens culturais uruguaios e brasileiros, problematizando conceitos sobre patrimônio cultural, memória social e identidade. Ao mesmo tempo coloca em evidência a constituição de memórias oficiais e identidades “nacionais”, o que nos remete a outras leituras do passado, questionando assim a unicidade memorial na qual se inspiraram as políticas patrimoniais do Estado-Nação no plano da cultura. Apresento um relato sobre o patrimônio no Uruguai e no Brasil, onde os discursos de formação da nação estão intimamente ligados ao campo patrimonial, através da história e arquitetura, em um momento em que estes países estão tentando se estabelecer e criam para si ícones representativos de um passado heroico. Esse relato também caracteriza a inserção do patrimônio na pauta dos poderes públicos no Uruguai e no Brasil e a ampliação mais do que semântica do apelativo cultural do patrimônio no fim do século XX. Estudos de historiadores, escritores, antropólogos e arquitetos permitem elaborar um relato verossímil sobre a conformação do campo patrimonial nas etapas prévia e posterior à institucionalização no século XX. Eis a principal contribuição teórica, identificar a produção científica sobre o tema do patrimônio no Brasil e no Uruguai. Do ponto de vista prático, espera-se que a leitura desta dissertação reforce os laços identitários de países latino-americanos e que seja útil aos gestores culturais e/ou turísticos no âmbito do MERCOSUL.Item Os aspectos do silêncio no jogo dos sentidos: lacunas literárias e cinematográficas em contextos de censura (1966-1980)(2020-04-17) Pereira, Thiago Augusto Carlos; Petzoldt, Bruno LópezO presente trabalho se define pela estruturação de um dispositivo analítico, amparado pelo dispositivo teórico da Análise do Discurso (franco-brasileira), desenvolvido para que se faça possível a tarefa de observar os sentidos que se concatenam pelo emprego do silêncio no interior de obras artísticas de teor narrativo (cinematográficas e literárias), produzidas em contextos históricos de censura de Estado, no Brasil e na Argentina, entre os anos de 1964 a 1985. Para tanto, o presente trabalho se ampara nas contribuições teóricas de E. Orlandi, M. Foucault, M. Pêcheux, M. Gregolin pertinentes ao dispositivo teórico da A.D. Também, leva em consideração os estudos sobre a censura, por vias das contribuições de C. Berg, S. Mattos, M. Aquino, A. Callado. Além desses, as considerações de R. Ortiz, W. Mignolo, N. Canclini, J. Barbero, acerca dos processos da modernidade e do colonialismo. Preocupando-se também com elementos da história da arte moderna, pelas contribuições de M. Stokstad, W. Cothren e S. Sontag. Desenvolvendo, assim, o conceito de silêncio que permite ao presente dispositivo analítico identificar os aspectos pelo qual o mesmo permite, quando empregado em materialidades artísticas, concatenar sentidos, discursando em segundo plano. Para tanto, se desenvolve cinco complementares categorias respectivas aos modos como o silêncio se emprega no interior das materialidades. São elas: Esquecimento, Incapacidade, Omissão, Saturação e Solidariedade, tais como observadas a partir das obras “Quatro-Olhos” (1976), de Renato Pompeu, “Fome de Amor” (1968), de Nelson Pereira dos Santos, “O Beijo da Mulher Aranha” (1976), de Manuel Puig, “PanAmérica” (1967), de José Agrippino de Paula, e “Queremos Tanto a Glenda” (1980), de Júlio Cortázar, e verificadas, a posteriori, a partir da análise de outras materialidades artísticas, a saber, “Bar Don Juan” (1967), de Antonio Callado, “As Armas” (1969), de Astolfo Araújo, “O Padre e a Moça” (1966), de Joaquim Pedro de Andrade, “Eu Estava Ali Deitado” (1969), de Luiz Vilela, “Gente Fina É Outra Coisa” (1977), de Antônio Calmon, “Mar de Rosas” (1977), de Ana CarolinaItem Aspectos Sociais e Previdenciários da Presença de Paraguaios em Foz Do Iguaçu/PR(2021-02-22) Costa, Alessandra; OrientaçãoO presente estudo aborda a presença de pessoas de nacionalidade paraguaia no município de Foz do Iguaçu, Paraná, tendo por objetivo principal analisar a efetividade da proteção previdenciária devida aos migrantes que exercem atividade remunerada nessa localidade. Foram analisados os aspectos jurídicos e teóricos inerentes ao processo migratório e observadas quais as principais instituições e normas nacionais e internacionais que versam sobre o tema. Foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica e documental, com o propósito de analisar o fluxo migratório de pessoas de nacionalidade paraguaia. Ademais, o estudo utilizou uma abordagem metodológica quali-quantitativa, com a análise de 30 entrevistas com migrantes que moram e/ou trabalham em Foz do Iguaçu, tendo como instrumento um questionário semiestruturado. As entrevistas tiveram como fim apurar o perfil das pessoas que realizam esse processo migratório e a existência ou não de filiação com o INSS. A partir da análise desses dados, foi possível perceber a importância de disponibilizar acesso à informação previdenciária brasileira aos trabalhadores migrantes, que na maioria das vezes se apresentam incapacitados para exercer seus direitos, em razão do desconhecimento, mesmo diante de vasta legislação protetiva sobre o tema. Dessa forma, foi possível constatar que os migrantes de nacionalidade paraguaia são trabalhadores hipossuficientes em comparação aos trabalhadores locais, sob o viés previdenciário, estando, em sua maioria, desprotegidos.Item A Atuação da Rede Atendimento às Mulheres em Stuação de Violência na Fronteira Trinacional: Brasil, Paraguai e Argentina(2022) Hickmann, Ana Luisa; OrientaçãoO presente trabalho tem como objetivo fomentar o debate sobre o tema da violência contra as mulheres, fenômeno histórico, social e cultural, que tem como base a discriminação de gênero. A partir do diálogo com autoras e autores que debatem questões de gênero, violência contra as mulheres, o conceito de rede e a importância do trabalho em rede, buscou-se, na presente pesquisa, analisar a rede de atendimento às mulheres em situação de violência na fronteira trinacional que inclui as cidades de Foz do Iguaçu, Brasil; Ciudad del Este, Paraguai e Puerto Iguazú, Argentina. Pretendeu-se entender, a partir de entrevistas com as trabalhadoras e os trabalhadores de órgãos e instituições especializadas no atendimento às mulheres em situação de violência, como é o funcionamento das redes em cada cidade que compõe esta tríplice fronteira, além de verificar a existência de um diálogo entre as redes dos municípios, analisando as possíveis similaridades e discrepâncias. Com a intersecção entre a bibliografia levantada, análise de documentos e das entrevistas, a presente pesquisa teve como objetivo a compreensão da atuação da rede. Conclui-se que, apesar da existência da rede como um todo e das conquistas alcançadas ao longo dos últimos anos, ainda existem diversos obstáculos a serem enfrentados, como a falta de investimento nos equipamentos, o número reduzido de trabalhadores/as, o machismo ainda presente entre alguns servidores, entre outros pontos.Item Bena Ani Axeti Xobo Meskokeska Join Yoyoikaibaona: interculturalidade y educación superior cso Universidad Nacional Intercultural de la amazonia Peruana UNIA(2019-02-24) Mendez Gamboa, Jacqueline; Obando Morán, Johnny OctavioEl objetivo de esta investigación es comprender el contexto que encierra el enfoque intercultural propuesto por la Universidad Nacional Intercultural de la Amazonía Peruana- UNIA. Para este fin, la investigación fue desarrollada como estudio de caso único, a partir de la visita a la UNIA en 2017 y usando diferentes fuentes de información. En la construcción teórica, se recurre a la postura decolonial y la interculturalidad en la educación; a partir de la memoria Inca, la Educación Intercultural Bilingüe (EIB) y Superior Universitaria Indígena en la Amazonía Peruana. Igualmente, la coexistencia de la diversidad, bajo la sombra del mestizaje y racismo en el Perú, y la actual apertura de la educación superior Intercultural en la Amazonía Peruana considerada en la Ley 30220 y 154. La UNIA es un espacio que cuenta con aproximadamente 15 etnias de pueblos amazónicos, sumado a Quechua, Aymara y Mestizos; costa, sierra y selva, punto de convergencia intercultural que representa un símbolo de resistencia, que aún en la divergencia y choque cultural, existe, en un orden racial, moderno y colonial. La expectativa de ingreso a la UNIA de los jóvenes indígenas, es muy alta y la valoración por la formación profesional, traducida en mejora, calidad de vida, llevar conocimiento y desarrollo a las comunidades, extrapolado a la supervivencia cultural. El enfoque intercultural de UNIA, refleja una marcada dualidad desde la percepción y práctica de la interculturalidad; por un lado, la UNIA fue propuesta y gestionada por los pueblos amazónicos ante la necesidad de educación profesional universitaria, ligada a la continuidad de EIB, inclusión, derechos, trato diferencial, preservación cultural, difusión etnolingüística y desarrollo sostenible de la amazonia. Por otra parte, existe el constructo de interculturalidad como el encuentro de varias culturas en un mismo espacio. A nivel de estudiantes, la interculturalidad es asumida en esta misma dualidad, por indígenas y mestizos. La ambigüedad en el enfoque, se ve reflejada en el enfoque curricular en humanidades y en ingenierías..La actual comisión de UNIA, administrativos y profesores, están trabajando para obtener el licenciamiento; adecuar instalaciones físicas, interculturalizar el currículo y promover acciones interculturales que beneficien el desarrollo cultural y sostenible de los pueblos y región amazónica, respondiendo a las exigencias de la Ley universitaria 154 de lineamientos para la implementación del enfoque intercultural en Universidades Interculturales, y 30220 de aseguramiento de la educación universitaria. Desde el punto de vista práctico de la investigación, se estableció un convenio entre UNILA-UNIA en Julio de 2018, y la colaboración en el Reglamento de “Profesores Extraordinarios”, inclusión de sabios(as) indígenas como profesores en la UNIA), con la Oficina de Coordinación Intercultural Amazónica OCIA, UNIA, en 2017, aprobada por Resolución 533-2018.Item Biografia de Nena Leonardi (1942-2002): artista e pedagoga do deslumbramento.(2024) Souza, Amanda BatistaTendo como base os relatos de familiares, alunos, colegas e amigos, e documentos guardados da artista e arte-educadora brasileira Nenilda Marinheiro Leonardi, conhecida como Nena Leonardi (1942-2002), essa pesquisa busca dar visibilidade às contribuições de seu trabalho no campo das Artes visuais e enquanto professora e pesquisadora da Universidade pública brasileira. Para tanto é utilizada uma abordagem que permite a aproximação com as suas vivências e subjetividades sem, necessariamente, nos proporcionar respostas objetivas, mas sim reflexões sobre os modos em que contextos sociais constroem singularidades, especialmente da mulher enquanto artista, professora, mãe e esposa diante das demandas de seu tempo. O fio condutor inicial desta reconstrução são as memórias do historiador, poeta, escritor e professor Victor Leonardi (1942) com quem Nena foi casada desde sua juventude. O trabalho pouco conhecido de Nena Leonardi mostra-se aqui em suas diferentes facetas, tanto enquanto resistência durante o período de ditadura militar, quanto na importância para o ensino e a disseminação da arte-educação no país.Item Brumadinho MG e Inhotim: entre a Memória, o Museu e o Turismo(2018) Alves, Thais Mendes; Marcelo, Hernán VenegasEste trabalho estuda de forma crítica e diacrônica as relações estabelecidas entre o território de Brumadinho – MG e o maior museu a céu aberto da América Latina, aí localizado: Inhotim. O Instituto Inhotim foi fundado oficialmente no ano de 2002, e desde então diversas transformações foram acarretadas em Brumadinho. Essas transformações podem ser resumidas assim: reterritorialização da comunidade local para a efetivação e expansão do projeto museal; alteração da paisagem cultural; surgimento de fluxos turísticos; congestionamento de vias municipais, principalmente em finais de semana e feriados; aparição de estabelecimentos hoteleiros e alimentícios nas proximidades da instituição; aumento dos valores dos terrenos ao entorno do museu; empregabilidade gerada para cidadãos locais e de regiões próximas; projetos culturais em parceria com as comunidades existentes no município. Para subsidiar a discussão discorri tais transformações e problemas dialogando com a literatura especializada proveniente dos estudos sobre o campo da Memória, do Turismo e da Museologia. Logo, foi possível delimitar uma abordagem interdisciplinar que permitisse uma leitura problematizante do cenário resultante em Brumadinho no transcurso da criação, inauguração e funcionamento do Museu Inhotim. Em suma, a pesquisa averigua que o processo de implantação de uma instituição como Inhotim em uma cidade pequena como Brumadinho foi intermediado por uma violência simbólica concebida pela forma como a grandiosidade do projeto solapa a existência de famílias e suas relações subjetivas com o local. A reterritorialização da antiga comunidade Inhotim e a destruição de seus bens patrimoniais é uma das violências que a pesquisa mais destaca tendo em vista o apagamento que essa história passou. Ademais a transfomação na paisagem e na função do lugar deu luz às relações de poder intermediadas pelo museu através de uma interessante discussão estética sobre a museologia e mais precisamente sobre o museu social. Assim, a pesquisa demonstra também a complexidade e a complexa rede intrincada das consequências suscitadas pela implementação de um museu como Inhotim.Item Cambios de eras en el mundo andino o Pachacutis: disputas entre divindades y grupos de poder (1550-1616)(2018) Torres Chacón, Fabián Andrés; Varella, Alexandre CameraLa presente investigación pretende estudiar los cambios de eras en el mundo andino o pachacutis en el contexto del virreinato peruano en algunas crónicas y documentos coloniales de los siglos XVI y XVII. Nuestro estudio partirá de una primera discusión acerca del transcurrir del tiempo andino en los documentos de dos cronistas indígenas, Felipe Guaman Poma de Ayala con la Nueva Coronica y Buen Gobierno (1585- 1615) y Juan de Santa Cruz Pachacuti con su Relación de antigüedades deste reyno del Pirú (1605). En ese primer momento, pudimos encontrar que a lo largo de la narración sobre el tiempo e historia andina existen una serie de eras o edades o pachacutis que se sucedían producto de diferentes causas las cuales aquí pretendemos estudiar. Dichos causantes serían; luchas entre divinidades y su participación y modificación en el devenir del tiempo, la injerencia de algunos héroes y heroínas culturales y fundacionales, el ascenso y disputa entre diversos grupos de poder que a la vez también serían la representación de alguna huaca o divinidad al interior de la cosmología andina. Para ello, además de los documentos de Guaman Poma de Ayala y Juan de Santa Cruz Pachacuti, analizaremos las obras de Juan Diez de Betanzos y la Suma y narración de los Incas (1551), Pedro Cieza de León y el Señorío de los los Inkas (1553), Pedro Sarmiento de Gamboa y la Historia de los Inkas (1573), Cristóbal de Molina y los Ritos y fábulas de los incas (1575) y finalmente el Manuscrito de Huarochirí de las primeras décadas del siglo XVIIItem Canções Sem Fronteira de Tempo e Língua: Percursos Afetivos na Construção da Memória de os Tapes Acervo(2023) Costa, Camila PadilhaEsta dissertação faz uma caminhada específica para descrever e compreender de que modo a musicalidade do grupo Os Tapes (1971 – 1988) se constituiu ao longo de seus anos de existência a partir da construção do acervo digital do grupo (Os Tapes Acervo) que foi, simultaneamente, desenvolvido com esta pesquisa e também seu resultado, e no qual a construção da memória se mostrou elemento fundamental durante todo o processo. Assim, lanço novos olhares interpretativos para o grupo e o conjunto de sua obra, iniciando pelo seu lugar privilegiado de existência e experiências do grupo, as descobertas a partir da construção do acervo digital e finalizando com as descrições e interpretações de suas obras compartilhadas neste espaço virtual.Item Canta Nación con Nación: una Aproximación Comparativa entre el Son Jarocho y el Joropo Llanero(2021-05-24) Hernández, María; OrientaçãoEl son jarocho de México y el Joropo llanero de Venezuela son dos expresiones musicales que muestran rasgos en común, como resultado de un proceso histórico que los hermana. Ambos tienen su raíz principal en el fandango, celebración músico-bailable que cruzó el océano atlántico de ida y vuelta, formando variadas manifestaciones musicales y danzarías durante la época colonial, tanto en América como en la Península Ibérica. En ese proceso se va conformando también el complejo genérico ternario del Caribe, el cual se subdivide y se expande en las diversas expresiones regionales que aún hoy se conocen. En el Gran Caribe ha habido siempre intercambios musicales, por lo que el flujo de estéticas ha sido permanente y la hermandad dentro del fenómeno fandanguero se viene manifestando en los aspectos musicales como el ritmo, la armonía, lo tímbrico, entre otros. Para destacar las afinidades y diferencias que unen o separan los rasgos identificables se han seleccionado dos ejemplos: el Buscapies (son jarocho) y el Seis Numerao (joropo llanero). Ambos comparten el mismo patrón acordal y son ejemplo de consanguinidad rítmica con acentuaciones específicas. En este sentido, se presentará un análisis musical comparativo de las formas mencionadas, partiendo de la metodología de Simha Ahrom Buscando aproximaciones que se perfilen en los aspectos musicales principalmente.Item Canta, mujer, canta: Tiempos, espacios y cantos femeninos en los ciclos de la guerra y el dolor. La experiencia de Las Musas de Pogue(2020-05) Reyes Londoño, Alicia Vanessa; Chernavsky, AnalíaEl presente estudio aborda las relaciones entre música y conflicto a partir de la experiencia del grupo de cantadoras de alabao Las Musas de Pogue, del corregimiento de Pogue en el municipio de Bojayá, ubicado en la región Medio Atrato chocoano, en Colombia. El alabao es un canto fúnebre que acompaña el velorio de los muertos en las comunidades negras del Pacífico colombiano; no obstante, además de sus manifestaciones en el escenario ritual, debido a la constante presencia del conflicto armado en esta región del país se ha convertido, para este grupo de cantadoras, en un medio para denunciar los daños causados por la guerra y mitigar las heridas que esta ha dejado en su comunidad. Ahora no solo se canta para despedir a los muertos sino para reclamar por justicia, paz y vida digna. Por ello, esta manifestación del canto, además de convertirse en un lenguaje político, alberga en sus composiciones gran parte de la memoria del conflicto de esta región. Adentrarse en las experiencias de vida de este grupo de cantadoras hace posible encontrar respuestas a las preguntas por cómo una expresión musical y ritual tradicional es resignificada y reelaborada en un contexto de conflicto armado y cómo los cantos de Las Musas de Pogue evidencian, a través de sus letras y sus transformaciones, el estado cíclico de la guerra en Colombia.