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Submissões Recentes
Políticas públicas e juventude no município de Foz de Iguaçu-PR: Centro da Juventude Jardim Naipi e seu impacto como espaço sociocultural na vida da juventude
(2025-08-13) Silva, Sabrina Ramirez da
Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a atuação do Centro da Juventude Jardim Naipi, localizado em Foz do Iguaçu (PR), enquanto espaço sociocultural de promoção de direitos, formação cidadã e fortalecimento do protagonismo juvenil. A pesquisa parte da seguinte problemática: de que forma o CEJU impacta a vida de adolescentes e jovens como território de convivência, escuta e resistência? O objetivo geral consiste em compreender como esse equipamento público contribui para a construção de vínculos sociais, o reconhecimento das juventudes e a superação de estigmas. Os objetivos específicos incluem: discutir a juventude como categoria social plural e historicamente construída; analisar os Centros da Juventude como política pública voltada à formação cidadã; e examinar práticas emancipatórias desenvolvidas no CEJU, com ênfase em gênero, identidade e participação política. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, fundamentada na observação participante, análise documental e na experiência da autora enquanto estagiária (2018–2021) e oficineira (2021 - 2023), com atuação em oficinas e projetos como “Meninas na Política” e “Papo de Homem”. Os resultados evidenciam que o CEJU Jardim Naipi funciona como espaço estratégico de escuta, acolhimento e mobilização social, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e para a formação crítica da juventude. O estudo reafirma a importância de políticas públicas que reconheçam a diversidade das juventudes e consolidem espaços de pertencimento e transformação social.
Resumen
Este Trabajo de Fin de Grado analiza la actuación del Centro de Juventud Jardim Naipi, ubicado en Foz do Iguaçu (PR, Brasil), como espacio sociocultural de promoción de derechos, formación ciudadana y fortalecimiento del protagonismo juvenil. La investigación parte del siguiente problema: ¿de qué manera el CEJU impacta la vida de adolescentes y jóvenes como territorio de convivencia, escucha y resistencia? El objetivo general es comprender cómo este equipamiento público contribuye a la construcción de vínculos sociales, al reconocimiento de las juventudes y a la superación de estigmas. Los objetivos específicos incluyen: discutir la juventud como categoría social plural e históricamente construida; analizar los Centros de Juventud como política pública orientada a la formación ciudadana; y examinar prácticas emancipadoras desarrolladas en el CEJU, con énfasis en género, identidad y participación política. Se trata de una investigación cualitativa, de carácter exploratorio, basada en la observación participante, el análisis documental y la trayectoria de la autora como pasante (2018–2021) y tallerista (2021 - 2023), con actuación en proyectos como “Chicas en la Política” y “Charla de Hombres”. Los resultados evidencian que el CEJU Jardim Naipi funciona como un espacio estratégico de escucha, acogida y movilización social, contribuyendo al fortalecimiento de la ciudadanía y a la formación crítica de la juventud. El estudio reafirma la importancia de políticas públicas que reconozcan la diversidad juvenil y consoliden espacios de pertenencia y transformación social.
Desigualdades na economia digital: análise comparativa entre trabalhadores plataformizados e não plataformizados no Brasil
(2025-08-12) Saqueto, Maria Imaculada de Souza
Os modelos de negócios baseados em plataformas digitais têm redefinido e expandido diversos mercados globais, promovendo transformações significativas nas dinâmicas econômicas e sociais. No entanto, essa reconfiguração, que também se reflete no mercado de trabalho, traz desafios que vão além da inovação tecnológica. Nesse sentido, para enriquecer essa discussão e ampliar as análises sobre o fenômeno, este estudo tem como objetivo oferecer uma análise comparativa entre trabalhadores de aplicativos (plataformizados) e aqueles que desempenharam a mesma atividade sem o uso dessas plataformas (não plataformizados). Para isso, foram utilizados dados secundários da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), referente ao quarto trimestre de 2022 e o método de análise de Heckman. A partir dessas análises, observou-se uma maior concentração de plataformizados na região Sudeste do país, predominantemente entre homens, com idade média de 32 anos, e com nível de escolaridade de ensino médio completo ou superior incompleto. Além disso, a maioria atuava por conta própria há mais de dois anos nas plataformas, sendo mais da metade deles pretos e pardos. Ademais, constatou-se que os trabalhadores de plataformas comparados neste estudo receberam menores remunerações por hora trabalhada e, em sua maioria, exerceram jornadas de trabalho mais longas. Dessa forma, os resultados indicam a presença de desigualdades de renda associadas às economias digitais, sugerindo que essa forma de trabalho pode estar acentuando disparidades na distribuição de renda entre diferentes grupos de trabalhadores.
Madres migrantes en Foz de Iguazú: un análisis interseccional de las políticas migratorias y sus efectos en las dinámicas familiares en la triple frontera
(2025-08-12) Jazmín Peñuela, Adriana
A intensificação dos fluxos migratórios na América do Sul, impulsionada por fatores econômicos, sociais e políticos, desafia os marcos normativos e institucionais tradicionais, revelando lacunas e contradições na garantia de direitos. Na região estratégica da Tríplice Fronteira —Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina)—, a mobilidade humana se entrelaça com desigualdades estruturais e barreiras linguísticas, afetando de forma particular as mães migrantes hispanofalantes com filhos a cargo. Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa, sob uma perspectiva interseccional e decolonial, em que medida as políticas migratórias vigentes em Foz do Iguaçu respondem às necessidades específicas desse grupo, identificando tensões entre discurso normativo e prática institucional. A pesquisa adota abordagem qualitativa com base etnográfica, integrando análise documental e entrevistas semiestruturadas exclusivamente com mães migrantes hispanofalantes residentes na cidade. Os resultados obtidos incluem a identificação de barreiras estruturais e a formulação de recomendações para políticas públicas mais inclusivas, sensíveis ao gênero, ao idioma e ao contexto fronteiriço. Mais do que um diagnóstico, o estudo constitui uma aposta ética e política na construção de uma integração regional que reconheça e valorize a dignidade e a cidadania das mães migrantes na Tríplice Fronteira.
Resumen
La intensificación de los flujos migratorios en América del Sur, impulsada por factores económicos, sociales y políticos, desafía los marcos normativos e institucionales tradicionales, revelando vacíos y contradicciones en la garantía de derechos. En la estratégica región de la Triple Frontera —Foz de Iguazú (Brasil), Ciudad del Este (Paraguay) y Puerto Iguazú (Argentina)— la movilidad humana se entrelaza con desigualdades estructurales y barreras lingüísticas, afectando de manera particular a las madres migrantes hispanohablantes con hijos a cargo. Este Trabajo de Conclusión de Curso analiza, desde una perspectiva interseccional y decolonial, en qué medida las políticas migratorias vigentes en Foz de Iguazú responden a las necesidades específicas de este grupo, identificando tensiones entre el discurso normativo y la práctica institucional. La investigación adopta un enfoque cualitativo con base etnográfica, integrando análisis documental y entrevistas semiestructuradas exclusivamente con madres migrantes hispanohablantes residentes en la ciudad. Los resultados obtenidos incluyen la identificación de barreras estructurales y la formulación de recomendaciones para políticas públicas más inclusivas, sensibles al género, al idioma y al contexto fronterizo. Más que un diagnóstico, el estudio constituye una apuesta ética y política por la construcción de una integración regional que reconozca y valore la dignidad y la ciudadanía de las madres migrantes en la Triple Frontera.
Conexiones sobre ruedas: recorridos en bicicleta y su impacto en el cotidiano urbano
(2025-08-12) Galvis Motoa, Juan Sebastian
Este trabalho de graduação em antropologia examina a relação pessoal e social com a bicicleta, destacando seu impacto na saúde, mobilidade e construção da comunidade. A partir de experiências pessoais, o autor narra como, após um período de sedentarismo na idade adulta, redescobriu a bicicleta graças a uma conversa com um amigo. Esta mudança não só melhorou seu estado físico e mental, reduzindo riscos de doenças crônicas, mas também o levou a adotar uma postura mais consciente sobre os problemas ambientais, contribuindo para a redução das emissões poluentes. Através de seus passeios de bicicleta em cidades como Bogotá, Foz do Iguaçu e Recife, o autor desenvolveu uma maior conscientização sobre os ambientes urbanos e seus desafios. A interação com outros ciclistas revelou uma cultura rica e diversificada, onde a bicicleta simboliza liberdade, comunidade e resistência a um sistema de transporte público deficiente. As histórias compartilhadas ilustram como a bicicleta promove conexões humanas e redes de apoio, destacando a solidariedade entre os ciclistas. O trabalho sustenta que a bicicleta transcende sua função como meio de transporte, tornando-se um elemento que transforma a vida cotidiana, promovendo saúde, sustentabilidade e construindo comunidade. Surge a necessidade de refletir criticamente sobre a mobilidade urbana e a criação de ambientes mais amigáveis para os ciclistas.
Resumen
Este trabajo de grado en antropología examina la relación personal y social con la bicicleta, destacando su impacto en la salud, la movilidad y la construcción de comunidad. A partir de experiencias personales, el autor narra cómo, tras un periodo de sedentarismo en la adultez, redescubrió la bicicleta gracias a una conversación con un amigo. Este cambio no solo mejoró su estado físico y mental, reduciendo riesgos de enfermedades crónicas, sino que también lo llevó a adoptar una postura más consciente sobre los problemas ambientales, al contribuir a la reducción de emisiones contaminantes. A través de sus recorridos en bicicleta en ciudades como Bogotá, Foz do Iguaçu y Recife, el autor desarrolló una mayor conciencia sobre los entornos urbanos y sus desafíos. La interacción con otros ciclistas reveló una cultura rica y diversa, donde la bicicleta simboliza libertad, comunidad y resistencia ante un sistema de transporte público deficiente. Las anécdotas compartidas ilustran cómo la bicicleta fomenta conexiones humanas y redes de apoyo, resaltando la solidaridad entre ciclistas. El trabajo sostiene que la bicicleta trasciende su función como medio de transporte, convirtiéndose en un elemento que transforma la vida cotidiana, promoviendo la salud, la sostenibilidad y construyendo comunidad. Se plantea la necesidad de reflexionar críticamente sobre la movilidad urbana y la creación de entornos más amigables para los ciclistas.
Maré Mãe: roteiro de longa-metragem ficcional
(2025-08-12) Santos, Élida Fátima Bueno de Oliveira dos
Maré Mãe é um roteiro de longa-metragem que se insere no gênero drama, incorporando elementos de comédia para criar alívios cômicos em uma narrativa profunda. A obra questiona estereótipos associados à maternidade e à terceira idade, utilizando uma perspectiva feminista que desafia as narrativas patriarcais tradicionais. Os temas centrais incluem maternidade, conflitos geracionais e etarismo, com foco em representações frequentemente superficiais de personagens femininas, tanto em produções comerciais quanto independentes. O projeto propõe a quebra de estereótipos ligados à figura da mulher, da entidade-mãe e da velhice, revelando traumas e crenças que atravessam gerações, especialmente nas relações entre avó, mãe e filha. Aborda o “não dito” nas relações familiares, explorando a dor e o silêncio que muitas vezes se instalam entre essas mulheres. Estruturado em três atos, o roteiro revela a perspectiva de uma mãe em conflito, com dificuldades emocionais para lidar tanto com suas dores quanto com as de sua filha. O luto também é um subtema importante, não apenas como perda física, mas como um processo simbólico que atravessa as personagens, seja pela morte da matriarca, seja pela sensação de colapso dos vínculos afetivos. Nesse território de ausência e reconfiguração, o silêncio surge como defesa e, ao mesmo tempo, como abismo entre mulheres que se amam, mas não sabem como expressar esse afeto. Narrado com sensibilidade e ritmo intimista, o roteiro ilumina camadas profundas da experiência feminina. Maré Mãe não busca resolver conflitos com respostas fáceis, mas provocar reflexão sobre os afetos e ruídos que permeiam a vida familiar. O uso pontual do humor funciona como estratégia de empatia e deslocamento, permitindo que temas densos também sejam atravessados por leveza, ironia e humanidade. A obra desafia expectativas ao colocar uma mulher de 60 anos no centro da narrativa, rompendo com a invisibilidade que frequentemente marca personagens femininas na terceira idade. O olhar feminista sobre esses corpos é essencial para construir um cinema mais realista, capaz de romper com os tabus patriarcais que ainda dominam as narrativas audiovisuais, muitas vezes distorcidas por interesses do Estado, da religião e da sociedade. Portanto, Maré Mãe é mais do que um roteiro: é um gesto político e sensível. Busca não apenas contar uma história, mas também ampliar o imaginário coletivo sobre o que é ser mulher, mãe e filha, e provocar uma reflexão crítica sobre os atravessamentos que compõem essas vivências.
Resumen
“Marea Madre” es un guión de largometraje que se inscribe en el género dramático, incorporando elementos de comedia para generar alivios cómicos dentro de una narrativa profunda. La obra cuestiona los estereotipos asociados a la maternidad y a la vejez femenina, utilizando una perspectiva feminista que desafía las narrativas patriarcales tradicionales. Los temas centrales incluyen la maternidad, los conflictos generacionales y el edadismo, con un enfoque en representaciones frecuentemente superficiales de personajes femeninos, tanto en producciones comerciales como independientes. El proyecto propone la ruptura de estereotipos ligados a la figura de la mujer, a la "entidad-madre" y a la tercera edad, revelando traumas y creencias que se transmiten entre generaciones, especialmente en las relaciones entre abuela, madre e hija. Aborda lo “no dicho” en las dinámicas familiares, explorando el dolor y el silencio que a menudo se instalan entre estas mujeres. Estructurado en tres actos, el guión revela la perspectiva de una madre en conflicto, con dificultades emocionales para lidiar con su propio dolor y con el de su hija. El duelo también es un subtema importante, no solo como pérdida física, sino como un proceso simbólico que atraviesa a las personajes, ya sea por la muerte de la matriarca, ya sea por el colapso de los vínculos afectivos. En ese territorio de ausencia y reconfiguración, el silencio aparece tanto como defensa como como abismo entre mujeres que se aman, pero que no saben cómo expresar ese amor. Narrado con sensibilidad y un ritmo íntimo, el guión ilumina capas profundas de la experiencia femenina. Marea Madre no pretende resolver los conflictos con respuestas fáciles, sino provocar reflexión sobre los afectos y ruidos que atraviesan la vida familiar. El uso puntual del humor funciona como una estrategia de empatía y desplazamiento, permitiendo que temas densos también sean abordados con ligereza, ironía y humanidad. La obra desafía expectativas al colocar a una mujer de 60 años en el centro de la narrativa, rompiendo con la invisibilidad que suele marcar a las mujeres mayores en el cine. La mirada feminista sobre estos cuerpos es fundamental para construir un cine más realista, capaz de romper con los tabúes patriarcales que aún dominan las narrativas audiovisuales, a menudo distorsionadas por intereses del Estado, la religión y la sociedad. Por lo tanto, Marea Madre es más que un guión: es un gesto político y sensible. No solo busca contar una historia, sino también ampliar el imaginario sobre lo que significa ser mujer, madre e hija, provocando una reflexión crítica sobre los cruces que conforman estas vivencias.