Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 6 de 6

Submissões Recentes

Item
Mineração de ouro em Gana. Desafios atuais e envolvimento da China na mineração illegal
(2024) Baiden, Florencia; Orientação
Este trabalho discute o papel significativo do Gana, anteriormente conhecido como Costa do Ouro, na indústria global de mineração de ouro, as consequências da mineração ilegal de ouro e o envolvimento da China nessas atividades ilícitas. Historicamente, Gana foi renomada por seus ricos depósitos de ouro, um legado que começou com práticas mineradoras indígenas e se intensificou com a exploração europeia durante o período colonial. Embora o ouro de Gana tenha contribuído substancialmente para a economia britânica e impulsionado o crescimento industrial, a exploração deixou um legado complexo de dependência econômica e degradação ambiental. Após a independência, a exploração dos recursos de ouro do Gana continuou por meio de empresas multinacionais, influenciada por políticas de ajustamento estrutural que favoreceram o investimento estrangeiro em detrimento dos benefícios locais. Nos últimos anos, a mineração ilegal de ouro, conhecida localmente como "galamsey", agravou os danos ambientais e os desafios socioeconômicos, com significativo envolvimento de cidadãos chineses. Este trabalho tem como objetivos principais: (1) avaliar as contribuições históricas e contemporâneas de Gana para a produção e exportação global de ouro, (2) analisar os impactos ambientais, econômicos e sociais da mineração ilegal de ouro em Gana, e (3) avaliar o envolvimento da China na extração ilegal de ouro
Item
Fio de Ouro
(2024) ANDRADE, Bruno Eduardo Basseto de; BOCHI, Iury Foscarini; PARMA, João Paulo Febraio; DALBO, João Pedro Cedin; BIASOLI, Mateus Alves; Orientação
O seguinte trabalho tem como objetivo contar o processo de realização do curta documental “Fio de Ouro” destinado ao Trabalho de Conclusão de Curso III, no qual narra a vivência dos moradores da cidade de Jesuítas e sua relação com o café. O documento a seguir foi dividido em duas partes, sendo elas a pré-produção do filme, através das visões estéticas de cada área, e após a finalização das filmagens, com os relatórios técnicos. Sendo possível assim, ver o processo criativo e o desenvolvimento de cada área de forma analítica e crítica, acompanhando decisões específicas nos âmbitos artísticos e técnicos. O curta documental tem como objetivo o registro audiovisual de suas memórias para servir como uma forma de arquivo com a finalidade de mantê-las vivas em imagem em movimento.
Item
Economias periféricas e a integração regional
(2024-10-22) Isadora Maria Puretz; Orientação
Este trabalho busca destacar processos políticos e de integração regional relacionados às estruturas do sistema centro-periferia, a fim de compreender as dinâmicas político-econômicas que permeiam o comércio internacional dos Estados periféricos na atualidade. Para isso, utiliza-se de uma breve exposição dos fatores determinantes para a constituição das realidades nacionais latino-americanas como são hoje, nesse sentido aplicando a metodologia do estruturalismo histórico. Por meio desse método é observado o histórico da associação comercial entre Argentina e Brasil, a partir das iniciativas integracionistas, analisando os últimos governos de ambos países. Assim considera-se a influência das respectivas políticas externas sobre a relação bilateral, associadas aos objetivos de integração econômica com o propósito de transformar a condição periférica. Os dois Estados são importantes sócios comerciais e exercem protagonismo sobre a integração regional, dessa forma se estabelece como prioridade preservar essa relação, em direção ao aprofundamento e aproximação. Através desta aliança são vislumbrados caminhos para o reposicionamento internacional e transformação econômica desses Estados, devido à caracterização da sua cooperação, beneficiando o intercâmbio comercial equitativo e fortalecendo-se internacionalmente. Dessa forma, os governos nacionais convertem-se em atores centrais para continuidade das relações comerciais e da integração comercial. A fim de investigar a condição atual da associação bilateral brasileiro-argentina, atuante no sistema centro-periferia, é analisada a conjuntura comercial e política a partir de dezembro de 2019 até a atualidade. São perpassadas as gestões presidenciais de Alberto Fernández e Javier Milei na Argentina, assim como de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil. Por fim, obtiveram-se conclusões qualitativas e quantitativas acerca do estado atual da relação bilateral dessas economias em desenvolvimento, refletindo sobre o progresso da transformação estrutural socioeconômica através das iniciativas regionais.
Item
Economia Circular: Mais do mesmo?
(2024-10) Hackenbracht de Miranda Melo, Laura; Orientação
Este trabalho investigou sob uma perspectiva crítica o conceito de Economia Circular (EC), explorando suas origens, fundamentos teóricos e aplicação prática, com foco nas limitações, lacunas e potencialidades desse paradigma emergente. A pesquisa busca compreender se a EC pode ser uma verdadeira alternativa ao modelo econômico linear ou se se configura ape-nas como uma renovação superficial, um jargão que mantém o status quo. Adota-se uma perspectiva teórico-normativa, que reconhece a conexão intrínseca entre economia, socieda-de e meio ambiente, e enfatiza a necessidade de uma abordagem holística para a eficácia e aceitação da EC. Para isso, recorre-se aos aportes teóricos de Karl Polanyi e Gunnar Myrdal, que desafiam a visão da economia como um sistema autônomo e neutro, argumentando pela inseparabilidade entre variáveis sociais, econômicas e ecológicas. A análise revela que, em-bora a EC tenha potencial transformador, sua implementação é limitada pela falta de ins-trumentos eficazes que transcendam as influências do mercado. Conclui-se que, para que a EC se consolide como um verdadeiro paradigma de mudança, é essencial re-politizar suas práticas e abordar as complexas interações entre economia, sociedade e meio ambiente. Ca-so contrário, corre-se o risco de esvaziar sua promessa transformadora, reduzindo-a a um mero artifício retórico. Portanto, a aplicabilidade da EC deve ser avaliada por sua capacida-de de gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais, como sua própria aspiração inicial propõe.
Item
Juventudes e Direitos: O Serviço Social e o compromisso pela consolidação da democracia a partir da Extensão Universitária.
(2024-10) Colaco, Joyce Aparecida da Luz; Orientação
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga a presença da Dimensão Educativa do Serviço Social na extensão universitária como ferramenta para a participação política juvenil, no contexto da consolidação da democracia e da luta de classes. O estudo se concentra em ações dos projetos de extensão "Juventudes e Direitos" e "A Voz da Juventude" da UNILA em 2022. O objetivo geral da pesquisa é evidenciar a Dimensão Educativa do Serviço Social nas ações de Extensão Universitária como instrumento de consolidação da democracia, analisando como essas ações podem potencializar a presença dos jovens nos espaços políticos. Esta é uma pesquisa qualitativa, que se baseia no Materialismo Histórico-Dialético e utiliza diferentes abordagens metodológicas como pesquisa bibliográfica, documental, participante e observação participante. Os objetivos específicos da pesquisa são: Conhecer através da história do Serviço Social sua Dimensão Educativa: Traçar um panorama histórico da profissão, analisando sua evolução e como a Dimensão Educativa se manifestou em diferentes momentos; Apresentar ações dos projetos de extensão "Juventudes e Direitos" e "A Voz da Juventude": Descrever detalhadamente as ações desenvolvidas pelos projetos, como as oficinas, programas de rádio e outras iniciativas que visam promover a participação política juvenil; Analisar as ações dos Projetos de Extensão a partir da ótica da Dimensão Educativa do Serviço Social enquanto instrumento de consolidação da democracia: Investigar como as ações dos projetos, ao promover a participação social e política de jovens, contribuem para fortalecer a democracia e garantir o acesso aos direitos e à construção de políticas públicas. A pesquisa se aprofunda nos projetos mencionados, analisando como a dimensão educativa do Serviço Social se manifesta em ações que promovem a participação social, política e a autonomia de jovens, utilizando o Estatuto da Juventude como base. As ações socioeducativas, como oficinas e programas de rádio, visam fortalecer a cidadania dos jovens, garantindo acesso à informação, direitos e espaços de representação. A pesquisa também analisa o relato de experiência dos Agentes de Cidadania do CEJU (Centro da Juventude Jardim Naipi) sobre a 9ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de 2022, e as ações que os prepararam para a participação. Os resultados indicam que a Dimensão Educativa do Serviço Social, presente nas ações desenvolvidas na extensão universitária, se configura como um instrumento fundamental no fortalecimento da democracia anticonservadora, por meio da participação social de jovens, especialmente em relação ao acesso aos direitos e à construção de políticas públicas. A pesquisa destaca a necessidade de aprofundar o debate teórico sobre a relação entre a docência, a formação profissional do Estágio Obrigatório Supervisionado e a Extensão Universitária. A pesquisa conclui que a Extensão Universitária e o Serviço Social são temas relevantes e contemporâneos que requerem maior aprofundamento teórico e metodológico no campo científico do Serviço Social.