Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 6 de 6

Submissões Recentes

Item
Tendência da mortalidade por causas evitáveis na infância no Paraná, 2005 a 2019.
(2024) Costa, Analucia Da’Campo
Apesar da mortalidade na infância constituir um importante indicador de saúde pública, ainda são escassas investigações que avaliem o panorama desses óbitos dentro das regionais de saúde. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a mortalidade por causas evitáveis na infância no estado do Paraná e regionais de saúde entre 2005 e 2019. Para isso, foi realizado um estudo de série temporal no qual se analisou os óbitos na infância segundo região de saúde, causa e ano do óbito e calculadas as taxas de mortalidade por mil nascidos vivos. Para verificação da tendência, foi aplicado o modelo de regressão linear simples. Os achados apontaram redução importante dessa mortalidade no período analisado. Houve tendência decrescente na maioria das regionais de saúde. A região metropolitana acumulou maior número de óbitos por causas evitáveis. A maioria dos óbitos poderiam ter sido evitados com adequada atenção à mulher na gestação, com maior proporção de feto e RN afetados por afecções maternas, e por adequada atenção ao RN, especialmente para infecção neonatal, com exceção da síndrome da rubéola congênita e hepatite viral congênita. Por fim, o estudo enfatizou a magnitude dos óbitos apontando a necessidade de ações de saúde e elaboração de políticas intersetoriais direcionadas para redução e prevenção dessas mortes no estado.
Item
Rede de atendimento às urgências e emergências do sistema único de saúde de um município de tríplice fronteira: inserção e vivências de um acadêmico de medicina.
(2024) Cruz Gonzalez, Steven Manuel
A rede de atendimento às urgências e emergências do Sistema Único de Saúde é composta por uma série de serviços que atuam de forma integrada para garantir o atendimento rápido e adequado às pessoas que necessitam de cuidados em saúde imediatos. Essa rede inclui hospitais, unidades de pronto-atendimento, serviços de atendimento pré-hospitalar (SAMU) e outros serviços de saúde. A inserção de acadêmicos de Medicina nesta rede permite vivenciar o funcionamento dos diversos serviços e conhecer as diferentes formas de atendimento às urgências e emergências. Ademais, considerando os desafios existentes nesses serviços, os acadêmicos podem contribuir com o seu conhecimento, disposição e experiência dando suporte aos atendimentos e assim efetuar uma articulação teórico-prática mais frutífera e, ainda, desenvolver um olhar com destaque à importância da integração entre os diferentes serviços de saúde nos diversos níveis de atenção à saúde. Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo autor em sua passagem ativa pelos pontos da rede, bem como trazer dados sobre os componentes da mesma, a legislação que a rege, experiências pessoais e reflexões durante o módulo. Foi possível adquirir conhecimento teórico-prático sobre situações clínicas de urgência e emergência, através da realização de procedimentos, treinamento do raciocínio clínico, reconhecimento de situações potencialmente graves, trabalho em equipe e gestão de atendimentos, além de desenvolver outras competências pessoais e profissionais, alcançando assim os objetivos do internato.
Item
Otimização de estruturas treliçadas de metamaterial com o uso de algoritmos genéticos.
(2024) Schneider, Cecília Maria
Estruturas de metamaterial são denominadas dessa maneira por seu comportamento inusitado, modificações em sua geometria são responsáveis por essas características singulares, ausentes do material em seu estado natural. Um dos comportamentos atípicos dessas estruturas é a formação de bandas de atenuação, que são faixas de frequência onde a transmissão de onda não ocorre ou é muito reduzida. A determinação do comportamento destas novas estruturas por métodos de cálculo é fundamental para a evolução das soluções estruturais e a otimização do projeto destas estruturas é crucial para expandir sua aplicabilidade. Para tanto, a formação de bandas de atenuação em vigas treliçadas de metamaterial foi avaliada pelo método do elemento espectral e otimizada por algoritmos genéticos. O método do elemento espectral foi comparado ao método dos elementos finitos, ambos desenvolvidos no software MATLAB, o método do elemento espectral se mostrou mais preciso e mais rápido para uma viga engastada de concreto. Ao avaliar a resposta da viga treliçada de metamaterial com ressonadores, o diâmetro dos ressonadores, variado entre 3 e 8 cm, promove bandas de atenuação mais profundas se usado no maior diâmetro, a comparação de 5 materiais para o ressonador mostrou o alumínio como melhor material para formação de bandas de atenuação mais profundas, enquanto o uso do epóxi promove bandas de atenuação em frequências mais baixas, ao avaliar a rotação do ressonador sua efetividade para geração de bandas de atenuação é maior entre 0 e 15º. A viga de metamaterial também teve sua resposta analisada ao variar a relação de comprimento e altura da célula unitária, as bandas de atenuação serão maiores em frequências de 400 a 2000 Hz se ela for igual a 1, a influência do tamanho do ressonador, foi avaliada por sua relação com o comprimento da célula unitária quando o tamanho do ressonador é 60% do comprimento as bandas de atenuação são mais profundas. A otimização por algoritmos genéticos se mostrou eficaz ao produzir bandas de parada sempre mais largas e mais profundas ao comparar a mesma estrutura com o uso de outro material.
Item
América Latina e o 5G: oportunidades e ameaças da inclusão digital no cenário global.
(2024) Bueno, Vitor dos Santos
A difusão da internet fez com que a coleta e o uso de dados crescessem exponencialmente nas últimas décadas com os mais diversos propósitos. Os efeitos econômicos, sociais e políticos começam a aparecer e serem potencializados com o avanço das tecnologias da informação e comunicação, suas infraestruturas, serviços e conglomerados empresariais. Diante da diferença de desenvolvimento econômico e tecnológico de algumas regiões, um dos critérios para a manutenção da autonomia e soberania é a criação de leis de dados. Nos últimos anos a tecnologia de quinta geração fez parte de discussões no cenário internacional e é um dos fatores que tende a aumentar o fluxo de dados e que pode potencializar a hipótese de segmentação de regiões que são produtoras de dados e outras exploradoras. Esta pesquisa irá realizar um estudo comparado de casos entre Brasil e Chile no avanço da tecnologia 5G, suas motivações e a ordem internacional pautada em dados na qual tanto estes países e atores não estatais estão inseridos. Para isso serão utilizados o método comparativo de casos e o arcabouço teórico pós-colonial e decolonial na construção da pesquisa.
Item
A gestão integrada de bacias hidrográficas transfronteiriças: o caso da bacia hidrográfica do Paraná e sua influência para a região de Foz do Iguaçu (Brasil) e Cidade do Leste (Paraguai).
(2023) Cristofoli, Giovanna Rocha
Nos últimos anos, a temática das discussões em todo o mundo envolvem as questões relacionadas ao meio ambiente e sua preservação. Nesse sentido, aparece também a questão dos recursos hídricos, com o caráter de ser decisivo para a qualidade de vida das populações. Ao passo que não é possível tratar de recursos hídricos, sem considerar a bacia hidrográfica que esse recurso está inserido, o presente trabalho objetiva-se analisar como a gestão integrada da bacia hidrográfica do Rio Paraná pode influenciar na integração regional e no desenvolvimento regional da fronteira de Foz do Iguaçu (Brasil) e Cidade do Leste (Paraguai). Para isso utilizou-se como método de análise a pesquisa do tipo exploratória, pautada na revisão bibliográfica e documental, de modo que, foi estudado temas relacionados como a geopolítica da bacia hidrográfica platina, cujo o contexto histórico revelou intensas controvérsias marcadas inicialmente pela questão da navegabilidade, seguidas pela exploração do potencial energético das águas dessa bacia hidrográfica. Posteriormente, foi apresentado um breve diagnóstico socioambiental da Bacia Hidrográfica do Paraná, que é uma importante sub-bacia da bacia hidrográfica platina, concomitantemente a isso, foi feita uma contextualização com da importância da usina Itaipu Binacional para a região. Por fim, relacionou-se como a gestão integrada da Bacia Hidrográfica do Paraná pelo Brasil e pelo Paraguai pode influenciar a integração e o desenvolvimento regional da área de estudo. Espera-se portanto, que esse trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de outros estudos relacionados com essa temática e também como base para o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis