Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 6 de 6

Submissões Recentes

Item
Parâmetros de dosagens de concretos com cimento LC3: um levantamento de indicadores da literatura.
(2024) Cavaler, Giovanna Carla
O setor cimenteiro é um dos maiores emissores de CO2 globalmente, tornando a busca por alternativas mitigatórias de essencial importância. A redução das emissões de CO2 pode ser obtida pela diminuição da quantidade de clínquer no cimento, impulsionando a pesquisa em materiais cimentícios suplementares (SCMs). O LC3 (Limenstone Calcined Clay Cement), um tipo de cimento composto por argila calcinada e calcário, surgiu como uma solução promissora. No entanto, a utilização deste cimento apresenta grandes desafios, pois suas propriedades de trabalhabilidade são afetadas pela alta finura e pela estrutura em forma de folha da argila calcinada. Este estudo tem por objetivo estabelecer parâmetros para dosagens de concretos com cimento LC3 para auxiliar na viabilização do uso em concretos. Este estudo consiste em uma pesquisa de caráter aplicado que utiliza uma abordagem quantitativa, integrando os métodos de revisão sistemática da literatura e meta análise com coleta de dados secundários e a partir destes dados estabeleceram-se alguns parâmetros como, quantidade de cimento LC3 em função da resistência, relação a/c em função da resistência, volume de agregado e volume de água, além da obrigatoriedade no uso de aditivos para a aquisição de uma trabalhabilidade adequada, Estes parâmetros servem para balizar as dosagens com cimento LC3. Como resultado da pesquisa realizada foram obtidos que para resistências de até 50 Mpa foram obtidos 310 kg/m³ de cimento para uma relação ac de 0,4 a 0,6 e para resistências superiores a 50 MPa foram obtidos 310-400 kg/m³ de cimento e uma relação a/c de 0,35.
Item
Conhecimentos populares e tradicionais no cuidado e saúde da comunidade quilombola da Ilha São Vicente.
(2024) Aguiar, Valdina dos Santos
As comunidades quilombolas presentes na América Latina, com hábitos e costumes baseados na ancestralidade negra, possuem vastos conhecimentos. Seus saberes e práticas culturais são voltados para a prevenção e o cuidado no processo saúde/doença, através da utilização de métodos tradicionais. Muito embora pouco assistidas pelas políticas públicas e nem sempre compreendidas pelos profissionais que as assistem, são vítimas do desrespeito. O campo desta pesquisa é a Comunidade Remanescente de Quilombola da Ilha São Vicente, em Araguatins, no Estado do Tocantins. Tem como principal objetivo, identificar os conhecimentos populares e tradicionais praticados para a prevenção e tratamento de doenças no âmbito da comunidade. Para contemplar o objetivo da pesquisa foi necessário conhecer as políticas públicas que garantem assistência em saúde para a população negra; identificar as práticas cotidianas do conhecimento popular para os cuidados em saúde; analisar os saberes populares da comunidade quilombola no processo saúde e doença; avaliar o conhecimento popular como fonte de informação e sua valorização na história e cultura afro-brasileira. Trata-se de uma pesquisa participante com atitude exploratória e entrevistas. A partir da participação e interação da comunidade com a pesquisadora houve estreita relação com o problema e contribuiu para a construção de hipóteses. Para obtenção de informações, além do convívio no âmbito da comunidade, foram examinadas fontes bibliográficas em trabalhos já existentes - livros, artigos, anais e entrevistas expostas nas redes digitais. A partir do trabalho de campo, realizou-se observação participante e entrevistas semiestruturadas. O convívio no quilombo foi importante para percepção de que a cultura afro é presente em muitas expressões e manifestações culturais, que o recente reconhecimento como herdeira do território quilombola foi o despertar para sua identidade, que as histórias contadas, os ensinamentos e as práticas presenciadas evidenciam o pertencimento territorial e a intrínseca relação com seus ancestrais. Percebeu-se ainda que, para os quilombolas, as plantas medicinais têm poder de cura e que seu uso é presente na comunidade. Além do uso das plantas medicinais, a memória e as lembranças resgatam rituais de cura através da reza e do benzimento. Apesar de não haver mais na comunidade mulheres com o dom espiritual, esses rituais têm grande importância ancestral na vida cotidiana.
Item
Psicoterapia-assistida por psicodélicos: um paradigma emergente em Psiquiatria Intervencionista.
(2024) Pontieri, Gabriel Curan
A área da Psiquiatria atualmente se encontra em uma delicada e complexa situação, não apenas relacionada ao aumento dos diagnósticos de transtornos mentais mas, sobretudo, no âmbito de seus tratamentos. Nesse contexto, as pesquisas com substâncias psicodélicas têm ressurgido nas últimas décadas, apresentando resultados promissores na terapêutica de uma variedade de condições psiquiátricas. Este estudo tem por objetivo investigar e analisar, por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, de que maneira o modelo sob o qual estão sendo conduzidas as pesquisas com substâncias psicodélicas, denominada Psicoterapia-Assistida por Psicodélicos (PAP), emerge no contexto atual da psiquiatria moderna. Por meio da discussão apresentada, é possível verificar que o modelo de intervenção da PAP representa um paradigma emergente na subespecialidade denominada Psiquiatria Intervencionista, ao passo que mantém a autonomia e participação dos sujeitos em seus processos terapêuticos, oferecendo uma combinação inovadora entre aspectos psicofarmacológicos e psicoterápicos para o tratamento de diversos transtornos mentais.
Item
Investigação exploratória sobre os valores geocientíficos do meteorito de Santa Filomena de Pernambuco - Brasil, como geopatrimônio e para o astrogeoturismo.
(2023) Sarmiento, Jesus Eduardo Guerra
No mundo a queda de meteoritos tem sido registrada a partir de registros de civilizações antigas como egípcios, romanos, chineses, entre outros e é um acontecimento que desperta curiosidade e expectação, ao ser um situação única e que até o século XVIII deixou de ser associado a eventos místicos e ser explicado pelas ciências astronômicas e aposteriori ter relevância pelas evidências associadas às transformações vivenciadas na história natural da terra. O presente trabalho é uma proposta direcionada a buscar e investigar informações e orientações dos valores da geodiversidade associados ao evento da chuva de meteoritos acontecida em agosto de 2020 na Cidade de Santa Filomena em Pernambuco e suas potencialidades para o desenvolvimento do Astrogeoturismo. A análise dos valores foi realizada a partir dos fragmentos coletados do meteorito de Santa Filomena que são reconhecidos como geopatrimônio Brasileiro e encontra-se no Museu Nacional no Rio de Janeiro. A metodologia foi desenvolvida a partir de uma análise bibliográfica para os valores, a partir do património geológico, geodiversidade, geoconservação, geoturismo, astronomia, astrogeologia, astroturismo, geoturismo espacial e celestial, dando prioridade aqueles focalizados no território Brasileiro e procurando construir uma justificativa científica e estruturada, que fosse capaz de abordar as particularidades do local de queda do meteorito de Santa Filomena. Esta pesquisa se justifica, pois rochas de origem extraterrestres, possuem informações sobre o sistema solar, ao permitir conhecer e estudar as características interplanetárias e sua influência na formação do planeta terra, inclusive, além do interesse em parte da sociedade na busca do ócio ou satisfação em poder aprender e compreender os elementos geológicos celestiales e seus similares no planeta, tanto na paisagem geográfica, como dos elementos presentes em coleções provenientes do espaço a partir do geoturismo. Conclui-se que os fragmentos do meteorito são catalogados de tipo Condrito Ordinário H5-6, como característica do valor científico e discriminando os demais valores associados ao patrimônio geológico material e imaterial, o que permite uma orientação para a aplicação prática de estratégias com foco no astrogeoturismo local.
Item
Treinamento esfincteriano: disfunções eliminatórias decorrentes.
(2024) Dias, Maria Fernanda Oliveira ; Batista, Myllena Letycia da Silva ; Mombelli, Monica Augusta ; Andrade, Ludmila Mourão Xavier Gomes ; Barbosa, Thiago Luis de Andrade
O treinamento esfincteriano é um marco importante do desenvolvimento físico e psicológico em crianças, além de ser um desafio para diversas famílias. Este estudo possui como objetivo analisar as evidências científicas sobre o desenvolvimento infantil relacionadas ao sistema urinário, a micção e os desafios e estratégias de manejo parentais frente a enurese e encoprese das crianças. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada entre setembro de 2021 e agosto de 2022, utilizando os descritores: “Desenvolvimento infantil” AND “Micção”; “Desenvolvimento infantil” AND “Sistema urinário”; “Desenvolvimento infantil” AND “Encoprese”; “Desenvolvimento infantil” AND “Enurese”; “Criança” AND “Encoprese”; “Criança” AND “Enurese”. A estratégia de busca permitiu encontrar 144 publicações nas bases de dados LILACS, PubMed e SciELO, publicadas no período de 2011 a 2021, sendo que quatro foram excluídas por serem duplicadas. Existem múltiplos fatores que influenciam a aquisição do controle esfincteriano, sendo elas a maturidade socioemocional da criança, sua capacidade intelectual, determinantes culturais além de interações psicológicas entre eles e seus cuidadores. Nesse aspecto, intervenções terapêuticas multidisciplinares voltadas para o manejo comportamental e com foco na influência familiar têm demonstrado sucesso na resolução da incontinência urinária e fecal. Destacou-se a existência de múltiplos fatores que exercem influência direta na aquisição do controle esfincteriano e observou-se a importância dos aspectos psicológicos e fisiológicos dos transtornos eliminatórios para o manejo multidisciplinar efetivo. Reconhecer os sinais de prontidão, promover hábitos saudáveis e orientar adequadamente os pais e cuidadores sobre o desfralde são atitudes indispensáveis para a obtenção de resultados positivos na aquisição do controle de esfíncteres.