TCC - Serviço Social
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ILAESP - Centro de Economia e Sociedade - Bacharelado em Serviço Social
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Item Políticas públicas para mujeres cabeza de família_estudio de caso en colombia, el departamento de antioquia y la ciudad de Medellín(2025-04-01) Chacón Guerra, Ingrid DanielaO tema deste trabalho de conclusão de curso de Serviço Social são as políticas públicas para mulheres chefes de família na Colômbia, tendo como objetivo principal: Conhecer, através da verificação de documentos estaduais, as possíveis políticas implementadas para o segmento social, mulheres chefes de família na Colômbia, no Departamento de Antioquia e na cidade de Medellín. O processo metodológico para a realização desta pesquisa foi escolhido como o estudo de caso, que segundo Gil (2008, p. 57) é uma categoria de pesquisa, cuja intenção é analisar profundamente esta unidade, que nesta situação é a mulher chefe da família, o que permite determinar as características, a natureza e a dimensão da unidade a ser estudada. Esta pesquisa é abordada a partir de uma pesquisa exploratória e descritiva, onde Gil (2008, p. 27-28) diz que o estudo exploratório busca compreender como o fenômeno que se deseja investigar se apresenta e ocorre, de acordo com o contexto em que está inserido. Esta metodologia permite uma melhor compreensão do problema de pesquisa e do contexto social, permitindo ao pesquisador examinar os dados qualitativos e uma interpretação detalhada do fenômeno analisado. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa, por sua vez foram realizados levantamentos, seleções bibliográficas (Andrade, 2010) e estudos de documentos estaduais (Gil, p. 50-51) disponíveis em sites da internet, o que permitirá caracterizar as políticas públicas voltadas ao tema. No primeiro capítulo é feita uma reflexão sobre as políticas públicas no contexto do neoliberalismo na América Latina, localizando a região de estudos e resultados de diferentes pesquisas e censos na Colômbia. Em seguida, aborda-se o empobrecimento das mulheres chefes de família, como consequência da ausência da sua protecção social. No segundo capítulo, foram analisadas regulamentações como projetos de lei, leis e programas destinados às mulheres chefes de família na Colômbia, hoje localizada no Departamento de Antioquia e na cidade de Medellín. Conclui-se que as iniciativas do governo colombiano seguem os direitos humanos das mulheres, voltadas às mulheres chefes de família, onde a Lei nº 82 de 1993 e a Lei nº. 1.232 de 2008, sendo esta uma política pública de igualdade de gênero, bem como a da Secretaria da Mulher. Embora não tenhamos conseguido identificar as formas como as mulheres acessam os direitos adquiridos, pode-se deduzir que elas enfrentam dificuldades como: baixa oferta para o volume de demanda, muitas vezes devido a dificuldades financeiras por parte do Estado, processos muito longos e burocráticos que muitas vezes dificultam o acesso aos direitos. A garantia do direito e do acesso a um serviço nem sempre significa ter acesso a todos os direitos que podem impactar na melhoria das condições de vida, tais como: acesso à moradia, mas não ao trabalho digno e à educação, o que não permite uma segurança salarial suficiente para sustentar a família. Resumen El presente trabajo de conclusión de curso de Servicio Social tiene por tema las políticas públicas para mujeres cabeza de familia en Colombia, teniendo como objetivo principal: Conocer por medio de la verificación de documentos estatales las posibles políticas voltadas para el segmento social, mujeres cabeza de familia en Colombia, el Departamento de Antioquía y la ciudad de Medellín. El proceso metodológico para la realización de esta investigación fue elegido el estudio de caso que según Gil (2008, p. 57) es una categoría investigativa, cuya intención es analizar profundamente esta unidad que en esta situación son las mujeres cabeza de familia, la cual permite determinar características, la naturaleza y dimensión de la unidada a estudiar. Esta investigación es abordada desde una investigación exploratoria y descriptiva, en donde Gil (2008, p. 27-28) dice que el estudio exploratorio busca comprender cómo se presenta y ocurre el fenómeno al cual se desea investigar, según el contexto en el que está insertado. Esta metodología permite una mejor comprensión del problema de pesquisa y del contexto social, permitiendo al investigador examinar los datos cualitativos y una interpretación detallada del fenómeno analizado. La investigación fue realizada de forma cualitativa, a su vez se realizaron levantamientos, selecciones bibliográficas (Andrade, 2010) y estudios de documentos (Gil, p. 50-51) estatales disponibles en sitios de internet, que permitirán caracterizar las políticas públicas enfocadas al tema. En el primer capítulo se hace una reflexión sobre las políticas públicas en el contexto de neoliberalismo en América Latina, situando la región de estudios y resultados de diferentes encuestas y censos en Colombia. En seguida, se aborda el empobrecimiento de las mujeres cabeza de familia, como consecuencia de la ausencia de su protección social. En el segundo capítulo, fueron analizadas normativas como proyectos de ley, leyes y programas que estén orientados a las mujeres cabezas de familia en Colombia, ahora situados en el Departamento de Antioquia y Ciudad de Medellín. Se llega a la conclusión que las iniciativas del gobierno colombiano siguen los derechos humanos de las mujeres, orientados a las mujeres cabeza de familia, donde se destacan la Ley n. 82 de 1993 y Ley n. 1232 de 2008, sendo esta uma política pública de la equidad de género, así como de la Secretaría de la Mujer. Aunque no se ha tenido las condiciones de identificar las formas de acceso de las mujeres a los derechos adquiridos, se puede deducir que enfrentan dificultades como: baja oferta para la cantidad de volumen de la demanda, en muchas ocasiones por dificultades financieras por parte del estado, procesos muy largos y burocráticos que en muchas ocasiones dificultan el acceso a los derechos. La garantía de un derecho y el acceso a un servicio, no siempre significa tener acceso a todos los derechos que pueden impactar en la mejoría de las condiciones de vida, como por ejemplo: acceso a vivienda, pero no al trabajo digno y a la educación, lo que no permite tener una seguridad salarial que sea suficiente para el sustento de la familia.Item Questão socioambiental e mineração extrativa: um estudo de caso do Páramo Pisba Boyacá/Colômbia(2025) Granda, Carmen Liliana LopezA questão socioambiental é entendida nessa pesquisa como expressão da questão social, fruto da dinâmica do sistema capitalista e de sua relação com a exploração dos recursos naturais para atender à lógica de mercado, gerando uma crise ambiental e emergência climática sem precedentes na história, o que coloca o modo de produção capitalista diante de vários dilemas ao se deparar com limites e escassez de recursos naturais. A presente pesquisa foi norteada pela seguinte pergunta: Quais os principais impactos socioambientais da extração de carvão no Páramo de Pisba, Colômbia? Para responder essa pergunta, o objetivo principal foi analisar os impactos socioambientais da extração de carvão no Páramo de Pisba. Para alcançar esse objetivo, foram escolhidos dois objetivos específicos. Primeiro: Caracterizar a atividade mineradora no Páramo de Pisba como expressão da questão socioambiental e segundo: Analisar os principais impactos socioambientais da mineração junto às comunidades presentes no território e entorno do Páramo Pisba. Para tal, a metodologia adotada parte de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, o que permitiu obter uma visão abrangente dos impactos da mineração no Páramo de Pisba e nas comunidades presentes no território. No que diz respeito aos principais resultados, o estudo revelou como a implantação de projetos extrativos como o carvão em áreas de Páramo teve implicações em termos de desigualdades sociais, violação de direitos como a segurança alimentar, o meio ambiente saudável e o direito à água e o impacto no tecido sociocultural das comunidades que habitam este território. Ao mesmo tempo, a implantação de projetos extrativistas é naturalizada sob discursos falaciosos de desenvolvimento econômico ou sustentável, a fim de garantir a exploração dos recursos naturais e a produção de lucro. Da mesma forma, reflete-se sobre o papel do Serviço Social no enfrentamento da questão socioambiental como expressão da questão social na direção da defesa dos direitos humanos e na sua intervenção em espaços de organização comunitária, evidenciando os desafios e as potencialidades da profissão alinhada ao projeto ético-político do trabalho social. Resumen La cuestión socioambiental se entiende en esta investigación como una expresión de la cuestión social, resultante de la dinámica del sistema capitalista y su relación con la explotación de los recursos naturales para atender la lógica del mercado, generando una crisis ambiental y emergencia climática sin precedentes en la historia, que coloca al modo de producción capitalista ante varios dilemas frente a los límites y escasez de los recursos naturales. Esta investigación estuvo guiada por la siguiente pregunta: ¿Cuáles son los principales impactos socioambientales de la extracción de carbón en el Páramo de Pisba, Colombia? Para responder a esta pregunta, el objetivo principal fue analizar los impactos socioambientales de la extracción de carbón en el Páramo de Pisba. Para lograr este objetivo se eligieron dos objetivos específicos. Primero: Caracterizar la actividad minera en el Páramo de Pisba como expresión de la problemática socioambiental y segundo: Analizar los principales impactos socioambientales de la minería en las comunidades presentes en el territorio y entorno del Páramo de Pisba. Para tal efecto, la metodología adoptada se basa en la investigación bibliográfica con un enfoque cualitativo, que permitió obtener una visión integral de los impactos de la minería en el Páramo de Pisba y las comunidades presentes en el territorio. Respecto a los principales resultados, el estudio reveló cómo la implementación de proyectos extractivos como el carbón en zonas de Páramo tuvo implicaciones en términos de desigualdades sociales, vulneración de derechos como la seguridad alimentaria, el medio ambiente sano y el derecho al agua, y el impacto en el tejido sociocultural de las comunidades que habitan este territorio. Al mismo tiempo, se naturaliza la implementación de proyectos extractivos bajo discursos falaces de desarrollo económico o sustentable, con el fin de garantizar la explotación de los recursos naturales y la producción de ganancias. Asimismo, se reflexiona sobre el papel del Trabajo Social en el abordaje de problemáticas socioambientales como expresión de la cuestión social en la dirección de la defensa de los derechos humanos y en su intervención en espacios de organización comunitaria, resaltando los desafíos y potencialidades de la profesión alineada con el proyecto ético-político del trabajo social.Item Conflicto armado en Colombia: análisis de la Ley 1448, y la intervención del trabajo social(2025) Patiño Zapata, Luz DaryO presente estudo tem como objetivo geral conhecer e analisar as contribuições do serviço social na política pública estabelecida na Lei 1448, considerando as diretrizes e seus complementos, para atender às vítimas do conflito armado. Em sua pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando o relato autobiográfico de maneira reflexiva. A autora, como vítima do conflito armado e sujeito de direito dentro da política de reparação estabelecida na Lei 1448, analisa sua própria experiência nesse contexto. Como parte dos métodos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental. Serão utilizadas tanto fontes primárias quanto secundárias. O trabalho se divide em três capítulos, conforme seus objetivos específicos, que são: analisar o contexto histórico do conflito armado na Colômbia, explorando suas origens, causas, principais atores e os impactos sociais e pessoais; focar na Lei 1448 de 2011, analisando seu contexto histórico e as diretrizes para o atendimento e reparação das vítimas, com referência a relatórios do Congresso, da Comissão da Verdade e da Unidade para as Vítimas; e examinar o papel do Serviço Social na Unidade para as Vítimas, considerando seu impacto na reparação e na restauração de direitos. Como conclusão da pesquisa, pode-se afirmar que o Serviço Social na política pública da Lei 1448 está estabelecido e constitui um eixo central na reparação, pois desempenha um papel fundamental no atendimento às vítimas, desde o processo de avaliação, do qual decorre o acompanhamento psicossocial ou a ativação de redes interinstitucionais. Essa intervenção ocorre a partir de uma perspectiva de direitos da pessoa e de resiliência da vítima, promovendo maior autonomia. Contraditoriamente, a falta de uma definição clara de funções dentro da Unidade para o Atendimento e Reparação Integral às Vítimas (UARIV) Tem permitido que o Assistente Social seja substituído por Psicólogos, fragilizando a necessária interdisciplinaridade e o respeito à atuação privativa de cada área do conhecimento. Resumen El presente estudio tiene como objetivo general conocer y analizar las contribuciones del trabajo social en la política pública establecida en la Ley 1448, considerando los lineamientos y sus complementos, para atender a víctimas del conflicto armado. Em su investigación, se adoptó un enfoque cualitativo y descriptivo, utilizando el relato autobiográfico de manera reflexiva. La autora, como víctima del conflicto armado y sujeto de derecho dentro de la política de reparación establecida en la Ley 1448, analiza su propia experiencia en este contexto. Como parte de los métodos, se utilizaron la pesquisa bibliográfica y documental. Se utilizarán tanto fuentes primarias como secundarias. El trabajo se divide en tres capítulos, como sus objetivos específicos, que son: Analizar el contexto histórico del conflicto armado em Colombia, explorando sus orígenes, causas, actores principales y las afectaciones sociales y personales. El Capítulo 2 se centra en la Ley 1448 de 2011, analizando su contexto histórico y los lineamientos para la atención y reparación de las víctimas, con referencia a informes del Congreso, la Comisión de la Verdad y la Unidad para las Víctimas. En el Capítulo final examina el rol del Trabajo Social en la Unidad para las Víctimas, considerando su impacto en la reparación y el restablecimiento de derechos. Como conclusiones de la investigación, se puede afirmar que el Trabajo Social en la política pública de la Ley 1448 está establecido, e constituye un eje central en la reparación porque juega un papel fundamental en la atención a las víctimas desde el proceso de valoración, del que se deriva el acompañamiento psicosocial o la activación de redes interinstitucionales, intervenido desde uma función de derechos de la persona, de la resiliencia de la víctima, para una mayor autonomía en las mismas. Contradictoriamente, la falta de una definición clara de funciones dentro de la Unidad para la Atención y Reparación Integral a las Víctimas (UARIV) Ha permitido que el Trabajador Social sea reemplazado por Psicólogos, debilitando la necesaria interdisciplinariedad y el respeto a la actuación privativa de cada área de conocimiento.Item El derecho ancestral a la tierra: el caso de la comunidad indigena Zenu y sus desafios historicos sobre la tenencia de la tierra(2025) Escobar Sandoval, Isabel MariaEste projeto de conclusão de curso, centra-se no problema estrutural que envolve o acesso à terra, especialmente para os povos indígenas na Colômbia, tomando o povo indígena Zenú como um estudo de caso. Durante séculos, desde o período da colonização até à formação do estado nacional, os povos indígenas enfrentaram um processo sistemático de desapropriação, violência, encobrimento e marginalização por parte do estado. Isso marcou um processo de resistência que os povos indígenas empreenderam para manter a propriedade de seus territórios. Neste contexto, o estudo de caso do povo Zenú, uma das comunidades indígenas mais representativas da costa caribenha colombiana, fornece uma visão dos múltiplos desafios enfrentados por estes povos no processo de preservação da sua identidade e do seu território. Este estudo utiliza uma metodologia qualitativa para efetuar uma análise documental do quadro legal associado às políticas públicas destinadas às comunidades indígenas. O objetivo é responder à pergunta: Quais são os fatores que condicionam e determinam o acesso aos territórios ancestrais da comunidade indígena Zenú na Colômbia? Os objetivos desta investigação são, em primeiro lugar, expor a génese das lutas sociais que enquadram o povo Zenú. Descrever as políticas existentes que nos aproximam da geração de uma visão geral do problema do acesso à terra enfrentado pelas comunidades indígenas na Colômbia. Por último, apresentar os fatores condicionantes que influenciam a falta de acesso das comunidades Zenú aos seus territórios ancestrais. O resultado é fornecer uma visão geral da situação atual dos povos indígenas no que diz respeito à proteção jurídica das suas lutas pela terra. Isto proporcionará um cenário de pesquisa no qual as relações históricas entre o Estado colombiano e os povos indígenas como sujeitos de direito podem ser analisadas. Resumen Este proyecto de conclusión de curso, gira en torno a abordar el problema estructural que rodea el acceso a la tierra, especialmente para los pueblos indígenas en Colombia, tomando como estudio de caso al pueblo indígena Zenú. Durante siglos, desde el periodo de la colonización, pasando por la conformación del Estado nacional, los pueblos indígenas han enfrentado un proceso sistemático de despojo, violencia, encubrimiento y marginación de parte del Estado. Lo que ha marcado un proceso de resistencia que los pueblos originarios han emprendido por mantener la posesión de sus territorios. En este contexto, el estudio de caso del pueblo Zenú, una de las comunidades indígenas más representativas de la costa Caribe colombiana, permite aproximarnos a los múltiples desafíos que atraviesan estos pueblos en el proceso de preservación de su identidad y territorio. Este estudio aborda, desde una metodología cualitativa, un análisis documental sobre el marco legal, asociado a las políticas públicas dirigidas a las comunidades indígenas. Esto, con el fin de dar respuesta al interrogante ¿Cuáles son los factores que condicionan y determinan el acceso a los territorios ancestrales de la comunidad indígena Zenú en Colombia? Los objetivos de esta investigación, corresponden, como primero, exponer la génesis de las luchas sociales que enmarcan al pueblo Zenú. Describir las políticas existentes, que nos aproximen a generar un panorama sobre el problema del acceso a la tierra, que afrontan las comunidades indígenas en Colombia. Por último, presentar los factores condicionantes que influencian a que las comunidades Zenú, no cuenten con el acceso a sus territorios ancestrales. El resultado, es proporcionar un panorama que permita conocer, como se encuentran los pueblos indígenas en la actualidad frente al amparo jurídico de sus luchas por la tierra. Aportando con ello, un escenario de investigación en el que se pueda analizar las relaciones históricas entre el estado colombiano y los pueblos indígenas como sujetos de derecho.Item Percursos do programa de erradicação do trabalho infantil (PETI) em Foz do Iguaçu/PR(2025) Sánchez Rivera, Juan CarlosEsta pesquisa tem por objetivo geral apresentar os percursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Foz do Iguaçu/Paraná; os objetivos específicos deste estudo se materializam na problematização da exploração do trabalho infantil como expressão da Questão Social no Brasil, e na apresentação dos programas de enfrentamento, combate e erradicação do trabalho infantil no município de Foz do Iguaçu. utilizou-se o método de abordagem qualitativo e com pesquisa bibliográfica, analisando, artigos, teses e publicações dos órgãos governamentais com conteúdo relevante para o desenvolvimento deste trabalho. Evidenciou-se o trajeto cronológico das leis internacionais e nacionais para o combate ao trabalho infantil; a fragilidade da execução do Programa considerando a permanência dos altos índices de trabalho infantil no Município, escassa publicização do planejamento do trabalho em rede do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, especialmente sobre ações e fluxos, para a garantia dos diretos estabelecidos tanto na Constituição Federal e detalhados no Estatuto da Criança e do Adolescente em Foz do Iguaçu/PR. As considerações finais expressam que avaliar a efetividade desses direitos através dos materiais públicos que deveriam dar a conhecer, publicar, divulgar, problematizar, avaliar o planejamento, execução, monitoramento e avaliação por parte dos sujeitos responsáveis pela política de proteção e enfrentamento do trabalho infantil, denota imensa fragilidade na sua efetivação, demandando urgente comunicação e relacionamento com a sociedade civil organizada acerca de quem são, suas funções e responsabilidades, como se articulam entre si e os resultados de seu trabalho. Resumen Esta investigación tiene como objetivo presentar las trayectorias del Programa de Erradicación del Trabajo Infantil (PETI) en el municipio de Foz do Iguaçu / PR; los objetivos específicos de este estudio se materializan en la problematización de la explotación del trabajo infantil como expresión de la Cuestión Social en Brasil, y en la presentación de los programas de enfrentamiento, combate y erradicación del trabajo infantil en el municipio de Foz do Iguaçu. Se utilizó el método de abordaje cualitativo y la investigación bibliográfica, analizando, artículos, tesis y publicaciones de los organismos gubernamentales, com contenido relevante para el desarrollo de este trabajo. Se destacó la trayectoria cronológica de las leyes internacionales y nacionales para combatir el trabajo infantil; la fragilidad de la ejecución del Programa considerando la persistencia de altos índices de trabajo infantil en el Municipio, la escasa publicación de la planificación del trabajo en red del Sistema de Garantía de los Derechos del Niño y del Adolescente, especialmente en lo que se refiere a acciones y flujos, para garantizar los derechos establecidos tanto en la Constitución Federal como detallados en el Estatuto del Niño y del Adolescente en Foz do Iguaçu/PR. Las consideraciones finales expresan que evaluar la efectividad de estos derechos a través de materiales públicos que deben dar a conocer, publicar, difundir, problematizar, evaluar la planeación, ejecución, seguimiento y evaluación por parte de los sujetos responsables de la política de protección y enfrentamiento al trabajo infantil, denota una inmensa fragilidade en su efectividad, exigiendo una urgente la comunicación y relacionamiento con la sociedade civil organizada respecto a quiénes son, sus funciones y responsabilidades, cómo se articulan entre sí y los resultados de su trabajo.Item Serviço social na educação: uma perspectiva comparada entre Brasil e Peru(2025) Flores, Gretel Durdane RondanEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aborda a inserção do Serviço Social na política de educação no Brasil e no Peru, analisando essa presença a partir de uma perspectiva histórica. A pesquisa parte da seguinte questão norteadora: como se dá a inserção do Serviço Social na política educacional desses dois países? O objetivo geral é identificar e compreender o papel do Serviço Social no contexto educacional brasileiro e peruano. Para alcançar esse propósito, a pesquisa foi estruturada em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta o contexto histórico da emergência do Serviço Social na América Latina, destacando suas raízes no colonialismo e no desenvolvimento do capitalismo, cujos impactos estruturais resultaram em desigualdades que ainda se refletem no Brasil e no Peru. O segundo capítulo discute a relação entre Serviço Social e Educação, considerando a influência do capitalismo monopolista nas respostas às expressões da questão social e a institucionalização do Serviço Social neste contexto. Além disso, enfatiza a educação como um direito fundamental e um meio de enfrentamento das desigualdades sociais. O terceiro capítulo caracteriza a atuação do Serviço Social na política educacional de ambos os países, evidenciando os desafios enfrentados, especialmente no que se refere às desigualdades sociais que afetam o acesso e a permanência na educação. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, permitindo uma compreensão mais aprofundada da realidade estudada. São utilizadas estratégias como pesquisa documental e bibliográfica para embasar as análises. Os resultados apontam que o profissional de Serviço Social desempenha um papel fundamental na política educacional no Brasil e no Peru, sendo sua atuação essencial para a identificação e intervenção nas expressões da questão social que impactam a educação. O estudo ressalta a importância desse profissional na luta pela garantia de direitos e na construção de políticas públicas que contribuam para a redução das desigualdades no âmbito educacional. Resumen Este Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) examina la inserción del Trabajo Social em la política educativa en Brasil y Perú, analizando esta presencia desde una perspectiva histórica. La investigación parte de la siguiente pregunta orientadora: ¿cuál es el papel del Trabajo Social en la política educativa de estos dos países? El objetivo general es identificar y comprender el papel del Trabajo Social en el contexto educativo brasileño y peruano. Para ello, la investigación se estructuró en tres capítulos. El primer capítulo presenta el contexto histórico de la emergencia del Trabajo Social en América Latina, destacando sus raíces en el colonialismo y en el desarrollo del capitalismo, cuyos impactos estructurales resultaron en desigualdades que aún se reflejan en Brasil y Perú. El segundo capítulo discute la relación entre Trabajo Social y Educación, considerando la influencia del capitalismo monopolista en las respuestas a las expresiones de la cuestión social y la institucionalización del Trabajo Social en este contexto. También hace hincapié en la educación como un derecho fundamental y un medio para hacer frente a las desigualdades sociales. El tercer capítulo caracteriza el papel del Trabajo Social en la política educativa de ambos países, destacando los desafíos enfrentados, especialmente en relación a las desigualdades sociales que afectan el acceso y la permanencia en la educación. Metodológicamente, la investigación adopta un enfoque cualitativo, permitiendo una comprensión más profunda de la realidad estudiada. Se utilizaron estrategias como la investigación documental y bibliográfica para apoyar a los análisis. Los resultados muestran que los profesionales del trabajo social desempeñan un papel fundamental en las políticas educativas de Brasil y Perú, y que su trabajo es esencial para identificar e intervenir en las expresiones de la cuestión social que afectan a la educación. El estudio destaca la importancia de este profesional en la lucha por la garantía de derechos y en la construcción de políticas públicas que contribuyan a reducir las desigualdades en la educación.Item Criminalização da pobreza e da juventude negra como expressões do racismo estrutural: subsídios para reflexões(2025) Jesus, Thiely Joaquim deEste estudo versa sobre a criminalização da pobreza e da juventude negra no Brasil, tomando como objeto de análise a incorporação do racismo estrutural pelo sistema capitalista de produção como instrumento de efetivação destes fenômenos. O objetivo geral desta monografia diz respeito a compreensão de como a articulação entre racismo e a criminalização da pobreza impacta na vida da juventude negra e consequentemente leva ao seu encarceramento. Já os objetivos específicos da pesquisa se materializam na historicização das bases do capitalismo no Brasil unida a interpretação de como esse sistema recorre a ideologias específicas para a manutenção de sua hegemonia; na caracterização do racismo e da criminalização da pobreza enquanto expressões da questão social; no conhecimento da condição juvenil da população negra no Brasil e como esses sujeitos são relacionados ao sistema penitenciário do país e, por fim, na reflexão sobre o papel do Serviço Social no enfrentamento do racismo e da criminalização da pobreza apontando os desafios e as potencialidades da categoria profissional. O estudo se baseia no método materialista histórico-dialético e utiliza a abordagem qualitativa, através da investigação bibliográfica e documental, para tornar exequível os propósitos supracitados. Através deste trabalho de conclusão de curso, permite-se sublinhar que a criminalização da pobreza e o racismo são expressões da questão social que reverberam diretamente na condição juvenil da população negra, fazendo com que esses sejam sujeitos de inúmeras violências e tenham as suas singularidades extremamente afetadas. A análise das configurações do Estado, das políticas públicas e sociais resultaram na constatação de que em determinados momentos os mesmos são mecanismos de manutenção da hegemonia burguesa e em outros são aparatos de consolidação da cidadania. Esta pesquisa expõe a necessidade de expansão do debate sobre as relações étnico-raciais na totalidade da sociedade brasileira, mas principalmente no bojo do Serviço Social e demarca como as competências profissionais do e da assistente social unidas ao projeto societário da classe trabalhadora podem transformar a ordem societária vigente e contribuir para a superação de todas as formas de opressão. Resumen Este estudio aborda la criminalización de la pobreza y de la juventud negra en Brasil, tomando como objeto de análisis la incorporación del racismo estructural por el sistema capitalista de producción como instrumento de efectivización de estos fenómenos. El objetivo general de esta monografía se refiere a la comprensión de cómo la articulación entre racismo y la criminalización de la pobreza impacta en la vida de la juventud negra y consecuentemente lleva a su encarcelamiento. Los objetivos específicos de la investigación se materializan en la historización de las bases del capitalismo en Brasil unida a la interpretación de cómo ese sistema hace uso de ideologías específicas para el mantenimiento de su hegemonía; en la caracterización del racismo y de la criminalización de la pobreza como expresiones de la cuestión social; en el conocimiento de la condición juvenil de la población negra en Brasil y cómo esos sujetos son relacionados al sistema penitenciario del país y, por fin, en la reflexión sobre el papel del Servicio Social en el enfrentamiento del racismo y de la criminalización de la pobreza apuntando los desafíos y las potencialidades de la categoría profesional. El estudio se basa en el método materialista histórico-dialéctico y utiliza el abordaje cualitativo, a través de la investigación bibliográfica y documental para tornar exequibles los propósitos antedichos. A través de este trabajo de conclusión de curso, se torna posible subrayar que la criminalización de la pobreza y el racismo son expresiones de la cuestión social que reverberan directamente en la condición juvenil de la población negra, haciendo con que esos sean sujetos de innúmeras violencias y tengan sus singularidades extremamente afectadas. El análisis de las configuraciones del Estado, de las políticas públicas y sociales resultaron en la constatación de que en determinados momentos los mismos son mecanismos de mantenimiento de la hegemonía burguesa y en otros son aparatos de consolidación de la ciudadanía. Esta investigación expone la necesidad de expansión del debate sobre las relaciones étnico-raciales en la sociedad brasileña como un todo, pero principalmente en el seno del Trabajo Social y demarca como las competencias profesionales del y de la asistente social unidas al proyecto societario de la clase trabajadora pueden transformar el orden societario vigente y contribuir para la superación de todas las formas de opresión.Item A exploração do trabalho infantil em ambiente doméstico: da violência naturalizada à violação de direitos(2025) Brito, Samira Souza VianaEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como o objetivo discutir e caracterizar a exploração infantil no ambiente doméstico, analisando suas repercussões nos âmbitos social, econômico e de saúde. A pesquisa adota uma metodologia de caráter bibliográfico e documental, baseada na revisão de literatura e na análise de documentos relevantes sobre o tema. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa, focando na contextualização histórica e social do trabalho infantil doméstico, nas normativas legais e nos agentes sociais responsáveis pelo seu enfrentamento. Além disso, busca-se compreender os principais aspectos envolvidos no problema, consequências e refletir sobre o papel do Serviço Social na proteção dos direitos da criança e do adolescente frente à exploração infantil. A metodologia inclui a consulta a livros, artigos científicos, revistas, legislações, estatutos e fontes online, garantindo uma análise ampla e embasada. Os resultados apontam que o trabalho infantil no ambiente doméstico é uma forma de violência naturalizada, resultante de relações sociais, históricas e culturais, além de estar diretamente ligado a questões de raça, classe e gênero. Resumen El objetivo de este Trabajo Final es discutir y caracterizar la explotación infantil en el ámbito doméstico, analizando sus repercusiones en las esferas social, económica y salud. La investigación adopta una metodología bibliográfica y documental, basada en la revisión bibliográfica y en el análisis de documentos relevantes sobre el tema. Para ello, se ha realizado una revisión bibliográfica con enfoque cualitativo, centrada en el contexto histórico y social del trabajo infantil doméstico, la normativa legal y los agentes sociales responsables de su abordaje. También se buscó conocer los principales aspectos involucrados en la problemática, las consecuencias y reflexionar sobre el rol del Trabajo Social en la protección de los derechos de niños, niñas y adolescentes frente a la explotación infantil. La metodología incluye la consulta de libros, artículos científicos, revistas, legislación, estatutos y fuentes online, garantizando un análisis amplio y fundamentado. Los resultados muestran que el trabajo infantil en el ámbito doméstico es una forma de violencia naturalizada, resultado de relaciones sociales, históricas y culturales, además de estar directamente vinculada a cuestiones de raza, clase y género.Item O acesso ao ensino superior e ao trabalho qualificado por jovens aprendizes: um estudo de caso da Guarda Mirim/PIIT no município de Foz do Iguaçu(2025) Silva, Geovani dos Santos da; Araldi, Elmides Maria (orientadora)A pesquisa analisa as contribuições do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho(PIIT) para a juventude trabalhadora, considerando sua relação com a educação e a reprodução das relações de trabalho no capitalismo. Pesquisa-se até que ponto o programa amplia as oportunidades de profissionalização, possibilita a continuação na educação formal e promove o acesso ao trabalho qualificado. A metodologia combina abordagem qualitativa de análise documental, revisão bibliográfica fundamentada no referencial marxista e observação participante. O pesquisador, ex-integrante do PIIT e ex-estagiário na instituição responsável pela seleção dos jovens, registrou suas percepções em um caderno de campo, permitindo uma análise aprofundada do objeto de estudo. De maneira a verificar seus objetivos específicos, se o programa contribui para o acesso ao ensino superior e ao trabalho qualificado, sobre os impactos financeiros profissionais e de acesso a serviços que a Lei da aprendizagem promove junto ao público adolescente do programa PIIT, além de descrever como o programa atende a referida lei, por fim, analisando qual o percentual de adolescente acessaram o ensino superior (2019-2023) em relação à média nacional. Os resultados apontam que o PIIT influencia positivamente a trajetória educacional, em que os adolescentes concluem o ensino médio estando acima da média nacional e que parte deles acessam o ensino superior. No entanto, os desafios estruturais do capitalismo limitam a ascensão social dos jovens, evidenciando a permanência de desigualdades na relação entre trabalho e educação. A pesquisa conclui que, embora o PIIT contribua para o desenvolvimento profissional e ampliação do acesso à informação, a melhor distribuição de renda e acesso a serviços ele não rompe com a lógica de reprodução social do trabalho, levando em consideração que os jovens estão em suas trajetórias iniciais da vida acadêmica e caminhando para o trabalho qualificado, tornando evidente necessidade de políticas complementares, bem como amparo legislativo efetivo, além da fiscalização ideal das empresas brasileiras, de maneira que garantam melhores condições para a juventude trabalhadora e se cumpra o que se está na lei em relação ao quantitativo de vagas. Resumen La investigación analiza las contribuciones del Programa de Iniciación e Incentivo al Trabajo (PIIT) para jóvenes trabajadores, considerando su relación con la educación y la reproducción de las relaciones laborales bajo el capitalismo. Investiga en qué medida el programa amplía las oportunidades de profesionalización, posibilita la continuidad de la educación formal y promueve el acceso al trabajo calificado. La metodología combina un enfoque cualitativo de análisis de documentos, una revisión bibliográfica basada en referencias marxistas y la observación participante. El investigador, antiguo miembro del PIIT y antiguo aprendiz en la institución responsable de la selección de los jóvenes, registró sus percepciones en un cuaderno de campo, lo que permitió un análisis en profundidad del objeto de estudio. Para verificar sus objetivos específicos, el estudio examinó si el programa contribuye al acceso a la educación superior y al trabajo cualificado, los impactos financieros, profesionales y de acceso a los servicios que la Ley de Aprendizaje tiene sobre el público adolescente del programa PIIT, además de describir cómo el programa cumple con la Ley, y finalmente analizar el porcentaje de adolescentes que acceden a la educación superior (2019-2023) en relación con la media nacional. Los resultados muestran que el programa PIIT influye positivamente en la trayectoria educativa, ya que los adolescentes terminan el bachillerato en un porcentaje superior a la media nacional y algunos de ellos acceden a estudios superiores. Sin embargo, los desafíos estructurales del capitalismo limitan el ascenso social de los jóvenes, destacando la persistencia de desigualdades en la relación entre trabajo y educación. La investigación concluye que, aunque el PIIT contribuya al desarrollo profesional y a un mayor acceso a la información, a una mejor distribución de la renta y al acceso a los servicios, no rompe con la lógica de la reproducción social del trabajo, teniendo en cuenta que los jóvenes se encuentran en las primeras etapas de la vida académica y se encaminan hacia el trabajo cualificado, dejando clara la necesidad de políticas complementarias, así como de un apoyo legislativo eficaz, además de la supervisión idónea de las empresas brasileñas, para garantizar mejores condiciones a los jóvenes trabajadores y cumplir la ley en cuanto al número de vacantes.Item A dimensão técnico-operativa no exercício profissional do assistente social da Casa Abrigo de Mulheres em Foz do Iguaçu(2025) Alves, Larissa Fernanda BachA assistente social, em suas intervenções profissionais, utiliza uma variedade de instrumentos e técnicas para desenvolver suas atividades laborais, ao fazer isto ele faz uso de três dimensões, sendo elas a teórico-metodológica; ético-política; e a técnico-operativa. Essas dimensões compõem o exercício profissional e se relacionam entre si, promovendo materialidade ao desenvolvimento de suas condutas. A instrumentalidade e suas dimensões, ganham relevância neste estudo devido à experiência de estágio na Casa Abrigo de Mulheres de Foz do Iguaçu/PR e à influência do Projeto de Intervenção desenvolvido em parceria com a instituição. Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral caracterizar e refletir sobre a dimensão técnico-operativa do serviço social no exercício profissional da Casa Abrigo de Mulheres, se desdobrando nos seguintes específicos: apresentar os fundamentos do Serviço Social no contexto mundial e brasileiro; revisitar a discussão sobre a instrumentalidade no Serviço Social, com ênfase no instrumental técnico operativo; e caracterizar o exercício profissional da Assistente Social na Casa Abrigo para Mulheres de Foz do Iguaçu/PR e refletir sobre o instrumental técnico operativo utilizado pela profissional. Para alcançar os objetivos deste trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória-descritiva, é aplicada a pesquisa bibliográfica como ferramenta central de investigação. A pesquisa mostra que o instrumental técnico operativo na Casa Abrigo de Mulheres nos permite refletir como há uma diversidade de instrumentos e técnicas desenvolvidos e aprimorados que garantem uma intervenção qualificada e eficiente, assim como um só instrumento se bem manejado é capaz de alcançar mais de um objetivo. Além disso, destaca a importância da intervenção realizada pela assistente social dentro da instituição e como suas atividades têm por objetivo impactar de forma positiva no trato das expressões da questão social, buscando garantir autonomia e emancipação às usuárias. A dimensão técnico-operativa no exercício profissional da casa abrigo passa por condições subjetivas de precarização do trabalho, acarretando em instrumentos adequados para o alcance dos objetivos, mas que não garantem ao assistente social realizar uma intervenção satisfatória. Resumen En sus intervenciones profesionales, el trabajador social utiliza diversos instrumentos y técnicas para llevar a cabo su actividad laboral, para lo cual se vale de tres dimensiones: teórico-metodológica; ético-política; y técnico-operativa. Estas dimensiones conforman la práctica profesional y se relacionan entre sí, dando materialidad al desarrollo de su comportamiento. La instrumentalidad y sus dimensiones adquieren relevancia en este estudio debido a la experiencia de pasantía en la Casa de Acogida de Mujeres de Foz do Iguaçu/PR y a la influencia del Proyecto de Intervención desarrollado en colaboración con la institución. El objetivo general de este trabajo es, por lo tanto, caracterizar y reflexionar sobre la dimensión técnico-operativa del trabajo social en la práctica profesional de la Casa de Acogida de la Mujer, y se plantean los siguientes objetivos específicos: presentar los fundamentos del Trabajo Social en el contexto mundial y brasileño; retomar la discusión sobre la instrumentalidad en el Trabajo Social, con énfasis en los instrumentos técnico-operativos; y caracterizar la práctica profesional de la Asistente Social en la Casa de Acogida de la Mujer en Foz do Iguaçu/PR y reflexionar sobre los instrumentos técnico-operativos utilizados por la profesional. Para alcanzar los objetivos de este trabajo, se realizó un estudio cualitativo, exploratorio-descriptivo, utilizando la investigación bibliográfica como herramienta central de investigación. La investigación muestra que las herramientas técnicas operativas utilizadas en la Casa de la Mujer permiten reflexionar sobre la diversidad de instrumentos y técnicas que se han desarrollado y perfeccionado para garantizar una intervención cualificada y eficaz, así como el hecho de que un mismo instrumento, si se maneja bien, es capaz de alcanzar más de un objetivo. Destaca también la importancia de la intervención realizada por el trabajador social dentro de la institución y cómo sus actividades pretenden incidir positivamente en el tratamiento de las expresiones de la cuestión social, buscando garantizar la autonomía y la emancipación de los usuarios. La dimensión técnico-operativa de la práctica profesional en el albergue está sujeta a condiciones precarias de trabajo, lo que resulta en herramientas adecuadas para alcanzar los objetivos, pero que no garantizan que el trabajador social pueda llevar a cabo una intervención satisfactoria.Item Direitos do(as) profissionais do sexo no mundo do trabalho: olhares do serviço social.(2024) Oliveira, Chrysleni Simões deEste estudo tem como tema os Direitos do/as profissionais do sexo no mundo do trabalho a partir do olhar do Serviço Social considerando o Projeto Etico Político da profissão afirmar e expandir os direitos da classe trabalhadora. O objetivo maior é compreender as contribuições da profissão neste sentido através de pesquisa bibliográfica. O percurso de pesquisa buscou entender historicamente o fenômeno da prostituição até o reconhecimento da mesma como uma expressão da questão social. Procurou entender o aporte legal para a proteção dos direitos destes trabalhadores e as problematizações dos assistentes sociais para sua efetivação e as principais conclusões apontam para a ausência de legislação e parca participação da profissão no que se refere à pesquisas, experiências, proposições e frágil engajamento nos movimentos sociais dos profissionais do sexo.Item Juventudes e direitos: o serviço social e o compromisso pela consolidação da democracia a partir da extensão universitária.(2024) Colaco, Joyce Aparecida da LuzEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga a presença da Dimensão Educativa do Serviço Social na extensão universitária como ferramenta para a participação política juvenil, no contexto da consolidação da democracia e da luta de classes. O estudo se concentra em ações dos projetos de extensão "Juventudes e Direitos" e "A Voz da Juventude" da UNILA em 2022. O objetivo geral da pesquisa é evidenciar a Dimensão Educativa do Serviço Social nas ações de Extensão Universitária como instrumento de consolidação da democracia, analisando como essas ações podem potencializar a presença dos jovens nos espaços políticos. Esta é uma pesquisa qualitativa, que se baseia no Materialismo Histórico-Dialético e utiliza diferentes abordagens metodológicas como pesquisa bibliográfica, documental, participante e observação participante. Os objetivos específicos da pesquisa são: Conhecer através da história do Serviço Social sua Dimensão Educativa: Traçar um panorama histórico da profissão, analisando sua evolução e como a Dimensão Educativa se manifestou em diferentes momentos; Apresentar ações dos projetos de extensão "Juventudes e Direitos" e "A Voz da Juventude": Descrever detalhadamente as ações desenvolvidas pelos projetos, como as oficinas, programas de rádio e outras iniciativas que visam promover a participação política juvenil; Analisar as ações dos Projetos de Extensão a partir da ótica da Dimensão Educativa do Serviço Social enquanto instrumento de consolidação da democracia: Investigar como as ações dos projetos, ao promover a participação social e política de jovens, contribuem para fortalecer a democracia e garantir o acesso aos direitos e à construção de políticas públicas. A pesquisa se aprofunda nos projetos mencionados, analisando como a dimensão educativa do Serviço Social se manifesta em ações que promovem a participação social, política e a autonomia de jovens, utilizando o Estatuto da Juventude como base. As ações socioeducativas, como oficinas e programas de rádio, visam fortalecer a cidadania dos jovens, garantindo acesso à informação, direitos e espaços de representação. A pesquisa também analisa o relato de experiência dos Agentes de Cidadania do CEJU (Centro da Juventude Jardim Naipi) sobre a 9ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de 2022, e as ações que os prepararam para a participação. Os resultados indicam que a Dimensão Educativa do Serviço Social, presente nas ações desenvolvidas na extensão universitária, se configura como um instrumento fundamental no fortalecimento da democracia anticonservadora, por meio da participação social de jovens, especialmente em relação ao acesso aos direitos e à construção de políticas públicas. A pesquisa destaca a necessidade de aprofundar o debate teórico sobre a relação entre a docência, a formação profissional do Estágio Obrigatório Supervisionado e a Extensão Universitária. A pesquisa conclui que a Extensão Universitária e o Serviço Social são temas relevantes e contemporâneos que requerem maior aprofundamento teórico e metodológico no campo científico do Serviço Social.Item Os impactos no atendimento/acompanhamento dos usuários do CAPS de Matelândia no período da pandemia Covid-19.(2024) Silva, Debora Patricia daEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir sobre os impactos no atendimento/acompanhamento dos usuários do CAPS de Matelândia durante a vigência da Pandemia Covid-19. No desenvolvimento dos capítulos evidenciamos a trajetória da atenção em saúde mental, no contexto mundial e brasileiro, bem como as medidas sanitárias tomadas no período da Covid-19. Posteriormente caracterizamos o município de Matelândia e detalhamos a rede de atendimento em saúde mental. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos de pesquisa bibliográfica, documental do tipo exploratória e qualitativa. Como resultados, identificamos que a pandemia provocou mudanças no fluxo de atendimento da instituição, o fechamento do serviço, contrariando a normativa legal do Ministério da Saúde, assim como também evidenciamos que houve um aumento da ingestão de álcool e outras substâncias psicoativas e uma queda nos casos de depressão e ansiedade no município.Item Atuação profissional do(a) assistente social na residência inclusiva de Foz do Iguaçu-PR: uma experiência a partir do estágio supervisionado.(2024) Vincent, Max Henry Junior PierreNeste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tratamos sobre a atuação do Serviço Social no Serviço de Residência Inclusiva. O interesse por esta temática está relacionado com o Estágio Obrigatório em Serviço Social, realizado na Residência Inclusiva de Foz do Iguaçu/PR. O objetivo geral do presente TCC foi caracterizar a atuação do (a) assistente social na Residência Inclusiva em Foz do Iguaçu/PR. Para tanto, analisamos a trajetória da Política de Assistência Social no Brasil e abordamos os serviços de proteção social especial de média e alta complexidade, no qual se encontra a Residência Inclusiva. Explicitamos a atuação do (a) assistente social na Política de Assistência Social, evidenciando sua instrumentalidade na sociedade capitalista para finalmente discutirmos os desafios e potencialidades na atuação do assistente social na Residência Inclusiva com foco na análise do Plano de Organização do Cotidiano (POC), bem como a experiência e percepções do estagiário durante o estágio, por meio das folhas de acompanhamento e das atividades do estágio. A metodologia utilizada refere-se á pesquisa bibliográfica, á pesquisa documental e á observação participante a partir do Estágio Obrigatório em Serviço Social.Item Serviço social na Educação: a inserção de assistentes sociais na rede pública de educação básica.(2024) Glanert, Paulo RobertoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar, sob a perspectiva sócio-histórica, a trajetória de inserção do Serviço Social na educação básica no Brasil. Os objetivos específicos incluem: a) apresentar um panorama da conquista da educação no Brasil a partir da Constituição de 1988 e da LDB de 1996; b) caracterizar a inserção do Serviço Social na educação básica, com base em documentos do Conselho Federal de Serviço Social; c) analisar a inserção do Serviço Social na Política de Educação Básica, com foco na Lei 13.935 de 2019. A metodologia usada nesta pesquisa é exploratória, conforme Gil (2002), buscando familiaridade com o problema e a descoberta de novos fatos. Ela classifica-se como bibliográfica e documental, utilizando materiais já elaborados e documentos originais ou analisados. A pesquisa foi apresentada em dois capítulos: o primeiro apresenta um panorama da conquista da educação no Brasil; o segundo está dividido em duas etapas distintas, a primeira caracteriza a inserção do Serviço Social na educação básica; e a segunda discute o processo de luta das categorias de assistentes sociais e psicólogos, culminando na aprovação da Lei 13.935 de 2019. Como resultado, foi verificado que a legislação brasileira, desde a Constituição de 1988 até a Lei 13.935 de 2019, tem progressivamente reconhecido e regulamentado a importância dos assistentes sociais e psicólogos nas escolas. Após décadas de luta, a Lei 13.935 de 2019 regulamenta a presença obrigatória de assistentes sociais nas redes públicas de educação básica, buscando um atendimento integral e inclusivo. Espera-se que esta investigação auxilie na compreensão da importância da atuação do e da assistente social na rede pública de educação básica, a fim de ampliar a efetividade da lei 13.935 de 2019, que dispõe sobre a inserção dos e das profissionais do Serviço Social e da Psicologia nesta área. O Serviço Social oferece diversas oportunidades de atuação, possibilitando intervenções diretas e indiretas em políticas públicas para enfrentar vulnerabilidades sociais como pobreza, violência e desigualdade. Assistentes sociais desempenham um papel crucial na defesa dos direitos, especialmente de trabalhadores, e na promoção da justiça social. No ambiente escolar, sua presença é essencial para identificar e intervir nas questões sociais que afetam os alunos, conectando famílias aos serviços necessários e promovendo uma abordagem integrada às necessidades educacionais e sociais.Item Desafios e enfrentamentos do assistente social na desospitalização: um estudo de caso no Hospital Municipal Padre Germano Lauck em Foz do Iguaçu.(2024) Soto Muentes, Carlos AlbertoEste trabalho tem como objetivo analisar os desafios e limitações do assistente social no processo de desospitalização no Hospital Municipal Padre Germano Lauck de Foz do Iguaçu. O interesse pela pesquisa surgiu pela inserção do discente no estágio curricular obrigatório, realizado no Hospital Municipal Padre Germano Lauck - HMPGL no Município de Foz do Iguaçu, na qual busca-se responder a seguinte questão norteadora: quais são os desafios e limitações do assistente social no processo de desospitalização? No processo metodológico, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa de natureza exploratória onde foram utilizados arquivos oficiais, teses e artigos. As fontes da pesquisa foram secundárias e foram utilizados arquivos oficiais e relatórios de assistentes sociais do hospital Municipal Padre Germano Lauck, Também foi realizado uma revisão bibliográfica minuciosa em bases de dados da CAPES, Scielo, sites oficiais, entre outros. Assim, também foi realizado um estudo sobre inserção do assistente social na saúde, os parâmetros de atuação nesta política e as vivências do cotidiano do profissional. Esta monografia também discorre sobre as particularidades do exercício profissional em meio a toda essa dinâmica e as contradições que se apresentam. A partir dos pontos apresentados este trabalho traz à tona como o trabalho do assistente social no contexto hospitalar tem contribuído bastante para a garantia de direitos na área de saúde, a partir dos casos apresentados vivenciados no estágio. Espera-se que através desta pesquisa, além de contribuir cientificamente, possa dar maior visibilidade ao trabalho do assistente social, a partir da defesa e consolidação dos direitos e políticas sociais, em especial na saúde.Item A população em situação de rua como uma expressão radical da questão social: um estudo sobre as demandas profissionais dos assistentes sociais em Foz do Iguaçu(2023) Silva, Alessandra Stefani Borges GoveiaO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral apresentar como as demandas da população em situação de rua se configuram como uma face da questão social, e como objetivos específicos: caracterizar a população em situação de rua como uma face da questão social; identificar como o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) vem contribuindo para dar visibilidade a essa expressão da Questão Social e na criação de políticas públicas; analisar as principais demandas e desafios do(a) Assistente Social no trabalho junto à população em situação de rua em Foz do Iguaçu. Referente a metodologia, a partir da perspectiva crítico-dialética e a utilização das categorias de análise questão social e população em situação de rua, esta pesquisa é exploratória e de campo, de caráter qualitativo. Utilizou-se como técnica a entrevista semiestruturada, na qual foram entrevistados três (03) assistentes sociais e três (03) pessoas em situação de rua. Durante este processo, foi possível atingir e ressaltar os objetivos geral e específicos desta pesquisa, e como resultado deste processo, foi possível constatar e ponderar as demandas na qual são os objetos de intervenção do assistente social e os impasses enfrentados nas instituições.Item Família e o acompanhamento de pacientes idosos internados na Clínica Médica do Hospital Municipal Padre Germano Lauck(2023) Gonçalves, Camila Milena; Araldi, Elmides MariaO presente trabalho possui o objetivo de identificar os desafios e possibilidades quanto ao ato de acompanhar pacientes idosos internados na clínica médica no Hospital Municipal Padre Germano Lauck- HMPGL, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná. A pesquisa também possui como objetivo específico identificar as demandas e desafios que os pacientes idosos em período de internação hospitalar e os familiares acompanhantes ocasionam para o setor de Serviço Social do HMPGL, verificar junto aos pacientes idosos e acompanhantes qual o impacto que o processo de acompanhar e ser acompanhado causa durante o período de internamento e averiguar junto a equipe técnica como avaliam a relevância da figura do acompanhante durante o processo de internamento do paciente. Para obtenção dos resultados foi realizado o método de pesquisa de campo, devidamente aprovada e submetida ao Conselho de Ética em Pesquisa- CEP, na qual seguiu todas as normas e princípios éticos. Assim, para conquistar os resultados realizou-se coleta de dados através de três formulários semiestruturados com questões abertas e fechadas, sendo aplicado presencialmente para pacientes idosos internados na Clínica Médica do HMPGL, acompanhantes e equipe técnica. A metodologia aplicada proporcionou identificar a preferência do paciente e do acompanhante no ato de ser acompanhado e acompanhar. Para ambos o acompanhamento ao paciente idoso ocasiona o sentimento de conforto e segurança, já para a equipe técnica essa ação influencia positivamente na recuperação do paciente. Além dos aspectos positivos também foi mencionado aspectos negativos pela equipe técnica e pelos acompanhantes, sugerindo a necessidade de orientação sobre os direitos, deveres e os cuidados necessários que devem possuir os sujeitos que ocupam a função de acompanhantes. E ainda, foi apresentado as contribuições do Assistente Social no processo de acompanhamento dos pacientes dependentes e o fluxo da demanda voltada para este contexto. E por fim, pressupomos que este estudo possa amplificar o debate sobre a população idosa e seus direitos tanto no âmbito da política de saúde como nas demais áreas de exercício dos assistentes sociais.Item Serviço social e terceiro setor: um estudo sobre o trabalho do assistente social na Guarda Mirim de Foz do Iguaçu(2023) Soares, Elizabeth Mendonça de Paiva; Lira, Talita de MeloEsta pesquisa tem como objetivo analisar o trabalho do profissional do assistente social no “terceiro setor” inserido na Guarda Mirim de Foz do Iguaçu como também suas limitações e desafios no cenário neoliberal. Para a fundamentação teórica foi realizada uma breve contextualização histórica do neoliberalismo, da Guarda Mirim em Foz do Iguaçu, como também do exercício profissional do Assistente Social, suas atribuições e competências. O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de uma pesquisa exploratória e de campo, orientada por um método de abordagem de natureza qualitativa, utilizando a técnica de entrevista semi estruturada com 3 (três) assistentes sociais que trabalham atualmente na Guarda Mirim em Foz do Iguaçu. Por meio desta metodologia foi possível ressaltar as limitações e demandas vivenciadas pelas profissionais comprometidas, com um olhar crítico dentro do Terceiro Setor, frente ao cenário neoliberal, onde a diminuição da responsabilidade do Estado afeta diretamente na garantia de direitos dos adolescentes atendidos na Instituição e que fazem parte do Programa de Aprendizagem. Com os resultados obtidos, concluiu-se que a conjuntura Neoliberal está enraizada em todas as formas de relações sociais, e o assistente social diante desse cenário em que o mesmo está inserido e onde sua forma de atuação por muitas vezes é contraditória o mesmo tem o papel de grande relevância onde o Estado é mínimo em relação a garantias de direitos e implementação de políticas pública, o profissional tem o grande desafio, a de que os direitos já conquistados sejam efetivado ,mantendo uma postura crítica a esse modo de reprodução capitalista e sempre se baseando e se direcionando pelo projeto ético - político a de uma sociedade mais justa, igualitária e emancipatória para todos.Item Violencia contra la Mujer: Aspectos Históricos y Teóricos en Cuestión Articulados a los Conocimientos Producidos por Trabajo Social en Paraguay(2023) Cardozo Gonzalez, JuliaEste estudio constituye un Trabajo Final de Curso de Servicio Social, elaborado en la Universidad Federal de Integración Latinoamericana y tiene como objetivo comprender el fenómeno de la violencia contra las mujeres articulado con el conocimiento producido por Trabajo Social en Paraguay. Fue impulsado por el siguiente problema: ¿Cómo el trabajo social en Paraguay aborda el fenómeno de la violencia contra las mujeres a través de la producción de conocimiento?. Para cumplir con el objetivo propuesto para esta investigación, se definieron el siguientes objetivo general: Comprender el fenómeno de la violencia contra a mujer, articulados los conocimientos producidos por el Trabajo Social en Paraguay y como específicos, cumplidos en los cuatro capítulos de este estudio, los cuales son: Comprender el contexto histórico y conceptual de la violencia contra las mujeres en América Latina y Paraguay; - Identificar legislación y datos sobre el tema de violencia contra las mujeres en Paraguay; - Investigar y problematizar lo publicado en revistas de Servicio Social del Paraguay sobre la violencia contra las mujeres. La violencia contra las mujeres es un problema social complejo que históricamente ha estado marcado por una cultura patriarcal, y para combatirla y erradicarla es necesario acudir a sus causas y orígenes. Para ello, se realizó una investigación bibliográfica, con enfoque cualitativo, buscando identificar las producciones de profesionales de servicios sociales sobre el tema de violencia contra las mujeres. La búsqueda se realizó utilizando descriptores como: Violencia contra las mujeres en Paraguay, Servicio Social, Violencia de Género en Paraguay, Violencia Doméstica, con base en artículos publicados a través de Google Académico, en Revistas de Ciencias Sociales y en los sitios web de las universidades y sus respectivos centros científicos. La información recolectada fue sistematizada y analizada mediante análisis de contenido. Entre los principales resultados encontrados se destaca que la producción en la profesión aún es baja. Se estableció un marco temporal entre los años 2020 y a Setiembre del 2023 y se encontraron 6 publicaciones, de las cuales tres publicaciones fueron de profesionales del servicio social. Si bien los índices de violencia contra las mujeres en Paraguay son alarmantes, la producción de conocimiento y publicar artículos para dar visibilidad a este fenómeno es aún incipiente por parte de los trabajadores sociales. Si bien los artículos encontrados fueron escritos por trabajadoras sociales, es posible observar que no son profesionales que trabajan en instituciones que atienden a mujeres víctimas de violencia o en servicios similares.