TCC - Administração Pública e Políticas Públicas
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ILAESP - Centro de Economia e Sociedade - Bacharelado em Administração
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Item A importância da representatividade negra na política brasileira para as políticas públicas voltadas para população negra.(2024) Paula, Flávia Vicente deO presente trabalho aborda a participação política e a representatividade étnico-racial da população negra brasileira no contexto político nacional. O objetivo é analisar a presença de políticos negros e as políticas, ações e mecanismos institucionais que visam promover a equidade étnico-racial, buscando superar as profundas desigualdades raciais que caracterizam a democracia brasileira. Por meio da investigação das trajetórias de políticos negros e da implementação de políticas públicas direcionadas à população negra, o estudo destaca tanto os desafios enfrentados quanto as conquistas ao longo da história. Além disso, examina como a inclusão de representantes negros nas esferas de decisão pode ser um fator crucial para a diminuição das desigualdades raciais. Ao enfatizar a importância da diversidade na política, o trabalho propõe reflexões sobre a necessidade de um compromisso coletivo em prol da justiça social e da equidade, ressaltando que a representatividade é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.Item Agendamento e divulgação do governo federal do brasil em 2023 nas redes sociais oficiais.(2024) Ventura, Ana Luísa MoraisEste trabalho de conclusão de curso analisa a forma com que o governo federal agendou temas de divulgação, por meio das suas redes sociais: Instagram e TikTok. A sua análise é realizada com dados coletados das referências dos programas do plano plurianual (PPA 2020-2023) presentes nas postagens no Instagram e no TikTok oficiais do governo federal no primeiro ano da gestão Lula 3 (2023-2026). A metodologia utilizada é análise de conteúdo categorial, fazendo uso do banco de dados criado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Pública da UNILA, documentos oficiais do governo federal: anexo I do PPA 2020-2023 e o volume II da LOA 2023. Dessa forma, tem o objetivo de analisar o que e de que forma o governo elegeu como prioridade, dentre suas políticas públicas, para divulgação à sociedade por meio dessas redes, com base em agendamento de comunicação planejado.Item Inovação em serviços no setor público: análise do programa “Alô Saúde Floripa”.(2024) Lima, Nathalia RamosA partir do compromisso do Estado em promover o bem-estar social e a eficiência do serviço público, observa-se a necessidade de inovar, tanto como forma de adaptação às mudanças e desafios relacionados ao fornecimento de serviços essenciais, quanto como uma estratégia para melhorá-los, buscando eficiência e eficácia no atendimento das demandas sociais. No nível municipal, Florianópolis (SC) tornou-se uma referência no que diz respeito a inovar no setor público, o que motivou a análise de como a aplicação da inovação em serviços públicos contribuiu para a implementação do programa “Alô Saúde Floripa”, um serviço de Atendimento Remoto em Saúde (SARS). Ao longo do estudo, buscou-se identificar, em termos teóricos, como a inovação em serviços públicos ocorre, descrevendo e analisando como a implementação do respectivo programa se integra com a literatura explorada. Este estudo constitui-se de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório, delineando-se como um estudo de caso, utilizando como fonte de evidência uma entrevista semiestruturada com especialista e múltiplos documentos, sendo analisados estudos, avaliações, publicações em mídias, documentos administrativos, assim como registros e documentações referente a reuniões. Tal abordagem fornece insights valiosos, porque aplica um framework de inovação para analisar o respectivo programa, por meio de categorias e subcategorias presentes em um processo de inovação. Ao final do trabalho, observa-se a aplicação da inovação na implementação do programa, que resultou em melhorias para os usuários, que reportam mais de 90% de satisfação com o serviço, além de impactos positivos como acessibilidade, educação e economia. Para gestão e clima organizacional são observadas reduções de atendimentos desnecessários e melhoria no manejo da carga de trabalho. Por fim, há melhoria na imagem do próprio município, que se tornou pioneiro na implementação do serviço, assim como o reconhecimento do serviço como um subsistema de saúde com valor.Item Gobierno digital en Colombia: analisis de los servicos públicos digitales.(2024) Romel, Tunubala BecocheLas tecnologías de la información y las comunicaciones (TIC) han revolucionado la forma de vivir de las personas. En el presente trabajo se realizó un análisis sobre la implementación de los portales digitales de servicio en Colombia, siendo delimitados los siguientes objetivos específicos i. Analizar las directrices, normas, agendas y planes de gobierno digital del estado colombiano; ii. Analizar el portal único de servicios públicos digitales de Colombia, a partir de una serie de variables relativas al uso y funcionalidad; iii. Reflexionar sobre la evolución del gobierno digital en Colombia. Para eso, fue aplicada la técnica cualitativa de análisis de contenido del portal único de Colombia. Se concluye con un panorama alentador de la implementación de políticas de gobierno digital en Colombia, no obstante, algunos sectores sociales aún se ven afectados por la falta de cobertura, de acceso a internet y de dispositivos tecnológicos los cuales son los medios para el acceso a estos servicios digitales prestadas por medio de estas plataformas. De esa forma, como plan de contingencia a esta problemática, el gobierno nacional provee implementar el plan nacional de conectividad rural que busca fortalecer la infraestructura y conectividad en dichas zonas.Item Gobierno abierto en el Perú: análisis de la implementación de la Plataforma Nacional de Datos Abiertos.(2024) MAMANI CATACHURA, CLAUDIA KELLYDesde el año 2012 el gobierno abierto se ha convertido en un pilar fundamental de gobernanza entre el estado y los ciudadanos, siendo uno de los objetivos de la “Estrategia nacional de datos abiertos gubernamentales del Perú 2017-2021” y del “Modelo de Datos Abiertos Gubernamentales del Perú”, aprobado mediante Decreto Supremo N° 016-2017-PCM, como instrumento de modernización y de promoción en las entidades públicas. El presente trabajo tiene por objetivo investigar la implementación del gobierno abierto digital en el Perú. Los objetivos específicos son: i. Describir y analizar planes nacionales, directrices y principios respecto al gobierno y datos abiertos en el Perú, ii. Realizar un análisis de contenido de la plataforma nacional de datos abiertos del gobierno peruano, a partir de una serie de variables relacionadas a las siguientes dimensiones: navegabilidad, informaciones gubernamentales, e-participación y datos abiertos; iii. Analizar una muestra de datasets (banco de datos) a efectos de verificar su usabilidad. La metodología empleada consistió principalmente en un enfoque cualitativo. Para ello, fue realizado una investigación bibliográfica y documental, que implicó el estudio de documentos legales que fueron obtenidos del Sistema Peruano de Información Jurídica-SPIJ, de la Plataforma Nacional de Datos Abiertos-GOB.PE, de la Plataforma Digital Única del Estado Peruano GOB.PE, y respecto a los Planes de Acción de Gobierno Abierto fueron recopilados de la Plataforma de la Open Government Partnership. Respecto al análisis del marco normativo, fue dividido en dos etapas: el ex ante de normativas y documentos institucionales que contribuyeron a la instauración del gobierno abierto en el Perú (2001-2011); y, el ex post de normativas y documentos institucionales que crean y consolidan la implementación del gobierno abierto, datos abiertos gubernamentales y el gobierno digital (2012-2023) en el Perú. Además, se hizo el análisis de contenido de la plataforma gubernamental de datos abiertos y el análisis de la muestra de 5 datasets escogidas aleatoriamente de la categoría de Economía y Finanzas, por medio de la construcción de una planilla de datos, con una serie de variables analíticas. Luego de haber realizado el análisis de la la Plataforma Nacional de Datos Abiertos-GOB.PE las dimensiones “Información” y “Datos Abiertos” obtuvieron la mejor puntuación por encima de la media del puntaje ideal, frente a las dos dimensiones restantes que no alcanzaron a conseguir un puntaje significativo. Respecto al análisis de la muestra de los datasets, se obtuvieron resultados positivos en las dimensiones Usabilidad y Proceso. Ambos resultados, muestran que no se han fortalecido equilibradamente su implementación desde el punto de vista de las dimensiones señaladas, por lo que aún se tiene que mejorar su implementación fortaleciendo las dimensiones Navegabilidad y Participación.Item Análisis de la política de asistencia estudiantil en salud de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA).(2024) Flores Bordais, Jhomelin MilagrosLas acciones de asistencia estudiantil en Brasil son relevantes para la permanencia de los estudiantes en los cursos de graduación, especialmente para los estudiantes de baja renda. En ese sentido, el Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) es la materialización de una política nacional dirigida a las Instituciones Federales de Enseñanza Superior, cuyas acciones se centran en las áreas de alojamiento estudiantil, alimentación, transporte, salud, inclusión digital, deportes, guardería infantil y apoyo pedagógico. Así, cada institución posee autonomía para implementar la política, priorizando el área que considere prioritario para su público objetivo. En la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA), el sector responsable por la gestión de las acciones de la asistencia estudiantil es la Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) y dentro de este sector se encuentra el Departamento de atención a la salud del estudiante (DEAS), departamento que será el foco para el contraste de nuestro análisis. De este modo, el objetivo del presente trabajo fue analizar la política de asistencia estudiantil en salud, implementado en la UNILA. Para ello, el presente estudio se basó en la recolección de informaciones, por medio de la investigación cualitativa, en donde las herramientas de investigación fueron entrevistas a los gestores y encuesta on-line dirigido a los estudiantes de graduación. Del final de nuestro análisis podemos decir que, en cierta medida, las acciones de asistencia al estudiante (incluso los de salud) pueden posibilitar un mayor acceso, permanencia y titulación (diplomación) en la educación superior.Item Regulamentação da IA (Inteligência Artificial) na administração pública brasileira: análise do Projeto de Lei n° 21 de 2020 e Projeto de Lei n° 2338 de 2023.(2024) Colombelli, Wagner GodinhoA crescente adoção da Inteligência Artificial (IA) na Administração Pública propicia a discussão sobre questões importantes relativas à responsabilidade, transparência e eficiência na prestação de serviços governamentais. O trabalho propõe uma análise das diretrizes orientativas para a implementação da Inteligência Artificial (IA) na administração pública brasileira, conforme delineado nos projetos de lei n. 21/2020 e n. 2338/2023. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica de conceitos fundamentais, como inteligência artificial, algoritmos e sistemas de IA, bem como uma investigação sobre a regulamentação da IA na América Latina e no Brasil. Será realizada uma análise de conteúdo dos referidos projetos de lei, examinando aspectos como o conceito de IA, diretrizes propostas, responsabilidade civil da IA, tipos de riscos envolvidos, controle e monitoramento de uso, entre outras categorias relevantes. Com a análise de conteúdo percebeu-se que os Projetos de Lei N° 21/2020 e N° 2338/2023 apresentam diretrizes éticas e legais para o uso da Inteligência Artificial (IA) no Brasil. Enquanto o primeiro enfatiza princípios éticos e a supervisão governamental para um desenvolvimento ético da IA, o segundo aborda questões mais abrangentes, como responsabilidade, transparência e segurança dos sistemas. Ambos têm como objetivo equilibrar o avanço tecnológico com a proteção dos direitos humanos, promovendo uma inovação responsável no país. A regulamentação da IA no Brasil é fundamental, pois através dela será possível estabelecer diretrizes claras e mecanismos de prestação de contas, bem como a regulamentação pode promover uma gestão mais eficiente e ágil dos recursos públicos, beneficiando diretamente os cidadãos e a sociedade como um todo.Item Transición demográfica, cuidados y políticas públicas orientadas a la población adulta mayor: Estudio de caso de prestaciones de la protección social en el Perú actual(2023) Alarcón Ferrúa, Diego Anthony; OrientaçãoEsta investigación, primeramente, analiza la crisis del cuidado en Perú en relación con las consecuencias de la transición demográfica, especialmente en lo que respecta al envejecimiento, ponderando las respuestas que está dando el Estado peruano a estas problemáticas desde las políticas públicas. La transición demográfica, en su fase final está mostrando caídas continuas de las tasas de natalidad y mortalidad, así como extensión de la expectativa de vida, produciendo cambios significativos en la distribución de las franjas etarias, especialmente en lo que respecta a niños y adultos mayores, siendo estos últimos el grupo-objetivo de este análisis. Esta situación constituye un desafío a la gestión política, por ello se analizó la legislación, normativa, programas y políticas públicas de cuidado existentes dirigidas hacia la población adulta mayor, como por ejemplo el Programa Pensión 65, la Red Amachay y el Programa Nacional de entrega de la pensión no contributiva a personas con discapacidad severa en situación de pobreza (Ministerio de Desarrollo e Inclusión Social); el Programa Integral Nacional para el Bienestar Familiar y el Programa Nacional para la Prevención y Erradicación de Violencia contra las Mujeres e Integrantes del Grupo Familiar (Ministerio de la Mujer y Poblaciones Vulnerables); el Seguro Integral de Salud y el Seguro Social de Salud (Ministerio de Salud); el Programa de Educación Básica Alternativa y el Programa de Alfabetización (Ministerio de Educación); y el Sistema Nacional de Pensiones y el Sistema Privado de Pensiones (Ministerio de Economía y Finanzas y la Superintendencia de Banca, Seguros y Administradoras Privadas de Fondos de Pensiones). Se procura dimensionar si existe una respuesta adecuada desde las políticas o si ya en la situación actual habría un déficit que se profundizará de acuerdo a las proyecciones demográficas que indican un incremento del envejecimiento de la población peruana. Para responder estos interrogantes se utilizaron técnicas de investigación cualitativas y cuantitativas. Se aplicaron 32 cuestionarios a altos representantes de los programas mencionados entre los meses de agosto y septiembre del 2023. También se realizó revisión de literatura sobre cada variable utilizada y se ponderaron sus contribuciones a la luz de interpretación estadística con fuentes del sistema estadístico nacional peruano, así como de CEPAL y de otros organismos de Naciones Unidas. Considerando las respuestas brindadas por los actores públicos, y todo lo anteriormente citado, llegamos a la conclusión de que los servicios públicos de cuidado en Perú necesitan ser reformulados y reelaborados, por problemas en su cobertura, distribución presupuestaria, una incorrecta formulación del problema del cuidado que constituye un asunto público del cual deben participar, además del Estado, las organizaciones de la sociedad civil y el sector privado y no apenas ser considerado algo que resuelven las familias como pueden. También se evidencia una falta de reconocimiento a la labor no remunerada de cuidados ofrecida por las mujeres en razón de un orden de ideas patriarcal que sigue siendo muy influyente no solo en la sociedad peruana sino también a escala latino-americana.Item Análise da transparência e acesso à informação nas Secretarias de Meio Ambiente de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo(2023) Labanca, Lisete Barbosa; Nicolás, María AlejandraA presente monografia busca analisar a transparência digital e acesso à informação nas Secretarias de Meio Ambiente das cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, situadas no oeste do Paraná. Busca-se investigar sobre o nível de transparência digital e acesso à informação nos três municípios. Sabe-se que as práticas de dados abertos é uma tendência nos governos digitais, partindo dessa perspectiva busca-se desse modo, analisar em que medida os municípios estão se comportando em relação à transparência e a acessibilidade das informações para o controle social. Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo exploratória com abordagem qualitativa. As técnicas aplicadas são: revisão de literatura e pesquisa documental para levantar dados secundários, bem como a técnica de análise de conteúdo para avaliação dos websites das Secretarias de Meio Ambiente a partir das dimensões: Eficácia Digital e Transparência Digital. Os resultados apresentam que Toledo atendeu mais da metade dos critérios estabelecidos nas dimensões, destaca-se com 88% de Eficácia Digital e 55% de Transparência Digital. Dessa forma, o segundo lugar foi ocupado por Foz do Iguaçu com Eficácia Digital 44% e Transparência Digital 45%, Cascavel ficou como último colocado com Eficácia Digital 25% e Transparência Digital 30%. Revela se uma tendência maior de divulgação satisfatória por parte das Secretarias de Meio Ambiente de informações de serviços essenciais, como aqueles referentes a dados administrativos e solicitação de serviços. Em contraponto, são pouco veiculadas informações sobre boas práticas de controle social (mecanismos de monitoramento e acompanhamento). Desta forma, conclui-se que as Secretarias Municipais de Meio Ambiente não atenderam em sua totalidade aos parâmetros de transparência digital e eficácia digital proposto pela pesquisa.Item La Implementación de la Modalidad Cocinando en las Escuelas del Programa de Alimentación Escolar del Paraguay en el Distrito de Quiindy(2023) Bisgarra Figueredo, Alba BeatrizEl programa del almuerzo escolar en el Paraguay ha pasado por transiciones y adaptaciones desde el año 1995 hasta 2014, cuando finalmente la política pública pasa a ser instituida con la creación de la Ley N.º 5210/2014 de la Alimentación Escolar y Control Sanitario y, a través de la misma la creación del Programa de Alimentación de Escolar del Paraguay – PAEP con la resolución N°15.886/2015 del Ministerio de Educación y Ciencias. El objetivo de esta investigación es analizar la implementación de la modalidad “Cocinando en las escuelas” del PAEP en las escuelas de la ciudad de Quiindy, considerada zona rural del departamento de Paraguarí, durante el año de 2023. Para eso, se realizó una revisión bibliográfica acerca de las políticas públicas, sus diferentes fases y con un principal foco en la etapa de la implementación y sus perspectivas, utilizando como apoyo el modelo bottom up que analiza la implementación de abajo para arriba, es decir, primero se analiza lo que sucede en el campo (en la práctica), para luego ahondar lo que emana tanto sea del instrumento legal de la política pública, bien como de los actores que participan en la gestión de la misma. De este modo, se empleó el método de investigación cualitativa del tipo exploratorio y a través de la técnica de bola de nieve se seleccionaron los participantes, actores involucrados en el programa, a quienes se les aplicaron entrevistas semiestructuradas, específicamente en tres escuelas de la zona rural del distrito de Quiindy. Como resultados, se pudo observar que la gestión realizada por los entes públicos pasa por el proceso licitatorio del programa y la administración de los recursos provenientes para dicho fin, ya las gestiones realizadas por los directores de las instituciones se basan en la realización de la microplanificación de forma anual y, cabe la función de cuidar de la educación alimentaria y sanitaria, a los docentes. A través de la inmersión en el campo de estudio se constató que dos escuelas contaban con buena infraestructura para la elaboración de los alimentos, no obstante, fue mencionado que los productos necesitan mejorar la calidad, bien como aumentar la cantidad entregada. Por fin, el programa ha generado un impacto positivo para activar la economía local, como así también para disminuir la deserción escolar y mejorar el aprendizaje del alumno.Item Gerenciamento de Projetos e Dimensões da Sustentabilidade: o Caso Itaipu(2023) Lorenzini, Daniela BassaniA gestão de projetos vem se modificando e algumas organizações ao incorporarem os princípios sustentáveis em seus projetos se destacam. O gerenciamento de projetos é o planejamento, programação e controle de atividades dos projetos, alinhado com a sustentabilidade ajuda medir seus possíveis impactos nas áreas ambiental, social e econômica. O objetivo deste estudo foi identificar como a Usina Hidrelétrica de Itaipu está abordando as dimensões da sustentabilidade na gestão de projetos. A pesquisa foi descritiva e de abordagem qualitativa. A técnica de análise de dados utilizada foi análise de conteúdo. Foi realizada análise dos seguintes documentos da empresa, relatórios, plano de gerenciamento de projetos e materiais dos cursos do Parque Tecnológico (PTI). Como resultado, a sustentabilidade na gestão de projetos é abordada, porém poderia ser mais detalhada com base nos princípios da sustentabilidade. Foram encontradas as dimensões conforme a teoria analisada nos projetos da Itaipu Binacional, porém poderia ser melhor organizado a estrutura dos projetos, nas etapas do gerenciamento de projetos e no ciclo de vida. Foram apresentadas algumas contribuições, como a recomendação da adoção do Marco Lógico na elaboração dos projetos.Item Gestão de Resíduos Sólidos em Foz do Iguaçu: Análise da Política Pública e seu Financiamento(2023) Campos, Felipe Alves deO presente trabalho estabelece uma análise da gestão dos resíduos sólidos no país, considerando que a qualidade neste gerenciamento é fator garantidor do esgotamento sanitário, condicionante para o acesso ao direito social a saúde, de acordo com a lei n° 8.080/90. Inicialmente foram apresentados os marcos legais do gerenciamento dos resíduos sólidos e do saneamento básico no país, demonstrados os dados atuais deste gerenciamento, sedimentando a análise entre as regiões brasileiras, e definidos os recursos orçamentários utilizados para prestação do serviço de gerenciamento. Através desta argumentação inicial, foi verificada a posição que o Brasil ocupa frente a outros países na geração de resíduos sólidos e garantia de saneamento básico, e desenvolvida a análise do gerenciamento de resíduos sólidos municipal, utilizando a cidade de Foz do Iguaçu como campo de pesquisa. Ao fim da análise, foi possível considerar que há disparidades entre as regiões do país no gerenciamento de resíduos sólidos e no fornecimento de esgotamento sanitário, e que o Brasil ocupa posição desfavorável na prestação destes serviços quando realizado comparativo mundial. Além disso, através da análise desenvolvida na cidade de Foz do Iguaçu, foi possível verificar que, mesmo em condição de fronteira, o município de Foz do Iguaçu apresenta resultados positivos na abrangência da coleta seletiva, no descarte adequado de resíduos sólidos e na autossuficiência financeira para este gerenciamento. Pôde-se concluir que há necessidade de continuar a pesquisa analisando as disparidades entre as regiões do país no gerenciamento de resíduos sólidos e acesso ao saneamento básico, e que, mundialmente, devem ser elaboradas políticas públicas com a finalidade de amenizar ou erradicar a desigualdade entre os países na garantia do serviço de gerenciamento e acesso ao saneamento básico.Item Transparência Pública da Covid-19: uma Análise dos Portais de Transparência dos Municípios do Brasil(2023) Zambrano de Oliveira, CleitonO avanço tecnológico que se apresenta no século XXI traz consigo a necessidade de a Administração Pública se adequar aos novos formatos de disponibilização de informações relacionadas aos seus atos de gestão, pautado na obrigação institucional de manter o regime democrático, que se concretiza quando a sociedade tem acesso a todos os atos praticados pelo Estado, oportunizando assim, sua participação e/ou controle das decisões políticas por meio da accountability. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar a transparência de informações da COVID-19 nos Portais da Transparência em municípios do Brasil. O estudo caracteriza-se como qualitativo, descritivo e documental com análise de conteúdo. A amostra corresponde é das 10 cidades mais populosas do Brasil: São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Belo Horizonte/MG, Manaus/AM, Curitiba/PR, Recife/PE e Porto Alegre/RS. Foram avaliados os quesitos: 1. Informações Gerais do Portal, 2. Informações Essenciais: COVID-19, 3. Informações Específicas: COVID-19, 4. Licitações e Contratos, 5. Legislação, 6. Doações, e 7. Controle Social: Ouvidoria. A análise dos portais foi realizada no período entre setembro e outubro de 2022, bem como de janeiro a junho de 2023. Os resultados apontaram, na maioria dos casos, a ausência da transparência pública e accountability na relação Estado e sociedade. O estudo contribui, em continuidade com pesquisa anteriores, em demonstrar a heterogeneidade dos municípios no quesito transparência mesmo durante a pandemia.Item Compras Públicas no Brasil: uma análise Histórica do Marco Regulatório e suas Transformações Recentes(2022) Oliveira, Susana Zambrano deO objetivo deste trabalho foi fazer uma análise histórica do marco regulatório das normas que regulamentam as compras públicas brasileiras, apresentando os conceitos, modalidades das licitações, trazendo as mudanças ocorridas com a revogação da antiga Lei de licitações, lei n. 8.666/93, alterada pela Lei n. 14.133/2021. Para desenvolver este trabalhou intentou-se responder as seguintes indagações: Quais são as formas utilizadas para a aquisição de bens e serviços pelos órgãos públicos? Quais foram as principais modificações existentes na nova lei de licitações n. 14.133/2021? O estudo, de natureza exploratória-descritiva, tem respaldo em pesquisa documental, de abordagem qualitativa, voltado a compreender a origem histórica das compras públicas, seus princípios, bem com algumas das modificações advindas da nova legislação. para a Administração Pública. A moldura teórica que orienta a análise do material pesquisado é interdisciplinar, abarcando conceitos trabalhados pela Administração Pública e o Direito, especialmente o Ramo Administrativo.Item Proteção Social e Economia da Cultura durante a Pandemia de COVID-19: Análise da Implementação da Lei Aldir Blanc em Foz do Iguaçu/PR(2023) Amaral, Mariá Lopes Ferraz doA pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo na sociedade, incluindo a economia da cultura. Este estudo examina o papel das políticas públicas de proteção social na mitigação desse impacto, com foco na implementação da Lei Aldir Blanc no Brasil. Essa legislação desempenhou um papel fundamental ao destinar recursos e adotar medidas abrangentes para apoiar os profissionais da cultura afetados pela crise. O estudo concentra-se na cidade de Foz do Iguaçu e analisa os efeitos da implementação da Lei Aldir Blanc nesse contexto, avaliando os benefícios e desafios associados a ela. Destaca-se também o papel da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu como agente responsável pela implementação da lei. Os resultados enfatizam a importância contínua de políticas públicas eficazes para proteger os trabalhadores da economia da cultura no país, bem como a necessidade de fortalecer a estrutura da administração pública municipal para possibilitar uma implementação mais eficiente dessas políticas.Item Análise do Programa Acelera Foz sob a Ótica do Modelo da Hélice Tríplice (Período 2021-2022)(2023) Muller, Ana MariaEste trabalho trata-se de uma Pesquisa qualitativa, através de pesquisa documental, sites institucionais e roteiro de entrevista estruturado, o objeto do estudo foi o Programa Acelera Foz sob a ótica do modelo Hélice Tríplice. O objetivo geral do estudo foi analisar o papel do Programa Acelera Foz para a retomada do desenvolvimento local em Foz do Iguaçu durante e pós pandemia do covid 19, iniciada no ano de 2020. Como objetivos específicos: a) Apresentar a origem do modelo HT, a evolução do conceito e suas principais características; b) Identificar as principais características do Programa Acelera Foz, histórico, objetivos, atores participantes, bem como seus resultados; c) Analisar o papel de cada Hélice no Programa Acelera Foz. A metodologia aplicada Utilizou-se de várias fontes de evidências como: sites da Itaipu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (PMFI) Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ), documentos e legislação. O estudo mostrou que o Programa Acelera Foz através dos seus sete eixos projetados pode contribuir o futuro do município, porém notou-se que as Universidades ainda participam pouco do processo. Palavras-chave: Hélice tríplice. Universidade. Programa Acelera Foz. Foz do Iguaçu. Pesquisa, Desenvolvimento. Covid-19.Item Uso de Inteligência Artificial (IA) na Administração Pública Brasileira(2023) Savério, Natasja AlvarengaA inteligência artificial (IA) é uma tecnologia emergente que visa reproduzir habilidades humanas, como raciocínio lógico, interpretação, comunicação e aprendizado. Seu uso tem se tornado cada vez mais comum na busca por inovação e otimização em diversos setores da sociedade, proporcionando eficiência, autonomia e agilidade. Na administração pública, a aplicação da IA abrange uma ampla gama de áreas, como modelos preditivos, detecção automatizada de fraudes, análise de riscos com base em dados, automação de processos internos, tomada de decisões, segurança, assistência médica, auxílio jurídico e melhorias na transparência, entre outras possibilidades. O Tribunal de Contas da União (TCU, 2021) divulgou que o uso de ferramentas de IA tem proporcionado um aumento significativo da eficiência no acompanhamento diário de licitações e contratações. Diante desse contexto, o presente trabalho propõe-se, através de uma abordagem exploratória, investigar e analisar a utilização da inteligência artificial pela Administração Pública Federal do Brasil, com foco no controle institucional externo e as ferramentas estratégicas adotadas pelo TCU — Alice, Monica, Adele, Sofia, Agata e Carina. Em um segundo momento, a pesquisa foca em compreender a atual situação das políticas públicas brasileiras relacionadas à regulamentação da inteligência artificial e ao estímulo de seu desenvolvimento e utilização. Para alcançar os objetivos, foram realizadas análises bibliográficas e documentais, e, devido à escassez de registros públicos sobre a temática, demonstraram-se necessárias as realizações de entrevistas com especialistas. No período de junho a julho de 2022, foram conduzidas seis entrevistas semiestruturadas relacionadas ao tema com dois pesquisadores, um membro da Câmara dos Deputados, dois servidores da Controladoria Geral da União e um servidor do Tribunal de Contas da União. Como conclusão desta pesquisa, nota-se que as ferramentas de inteligência artificial têm impactado significativamente o fluxo das operações do TCU, otimizando os processos e permitindo que os servidores se concentrem em tarefas que requerem habilidades e capacidades humanas. No entanto, em relação à regulamentação e à Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial há lacunas significativas que precisam ser preenchidas para aproximar o país das práticas adotadas por países referência em IA. Resulta-se importante refletir sobre o papel do Estado, o processo de construção, o desempenho e os riscos associados às ferramentas de IA. Para isso, é fundamental estabelecer um ambiente regulatório e fomentador que viabilize investimentos em pesquisa e forneça suporte ao desenvolvimento e implementação ética e segura dessas tecnologias.Item Política Exterior a partir de las Políticas Públicas: Formulación y Toma de Decisiones en la Adopción del Acuerdo Escazú en Argentina y Brasil(2023) Herasme Henriquez, Emelyn GlorysEste trabajo de investigación tiene como objetivo analizar el proceso de formulación y toma de decisiones en la adopción del Acuerdo de Escazú en Argentina y Brasil en el 2023. El Acuerdo de Escazú surge como una herramienta fundamental para garantizar la implementación plena y efectiva de los derechos de todas las personas a acceder a la información ambiental, participar en las decisiones que les afectan y garantizar el acceso a la justicia ambiental. El estudio se divide en tres capítulos, centrándose en el marco conceptual, antecedentes históricos y actores involucrados en el proceso de formulación y toma de decisiones. La metodología de investigación incluye revisión de la literatura, la aplicación de un estudio de caso, con la utilización de las técnicas de observación no participante y entrevistas semiestructuradas a actores de la sociedad civil y miembros de instituciones públicas de Argentina y Brasil. Los resultados muestran que Argentina ha avanzado más en la adopción del Acuerdo de Escazú, en comparación con Brasil. Esto se debe en parte a la fuerte tradición de justicia ambiental, lo que ha permitido una mayor participación de la sociedad civil en el proceso de formulación y toma de decisiones. Por otro lado, Brasil ha enfrentado desafíos en materia de justicia ambiental y acceso a la información, lo que ha retrasado la ratificación del Acuerdo por parte del Congreso brasileño. En cuanto a la participación de la sociedad civil en la elaboración del acuerdo, Argentina contó con una amplia participación, mientras que en Brasil fue limitada. Discutir la política exterior como política pública desde el estudio del Acuerdo Escazú que, según los resultados, fue formulado por todos los países con interés en la esfera internacional y luego fue llevado al ámbito doméstico. Explicando perfectamente el desarrollo de la formulación del acuerdo y las decisiones tomadas tanto en la esfera internacional como en lo interno de cada país. Una ley es una política pública, un tratado internacional implementado en la esfera doméstica es también una política pública ya que pasa por procesos similares en el que los actores tienen que formular, tomar decisiones, implementar y evaluar su impacto.Item Planejamento Estratégico: Análise de Alguns Fatores Internos e Externos que Dificultam a Inovação no 14º Batalhão da Polícia Militar do Paraná em Foz do Iguaçu(2023) Lima da Silva, Letyza ReisO estudo a ser apresentado analisou alguns fatores internos e externos que dificultam a inovação para a elaboração e implementação de inovações no 14º Batalhão da PM, em Foz do Iguaçu, a partir do planejamento estratégico da Polícia Militar do Paraná (PMPR) , aprovado em 2022 – 2035. O método da pesquisa foi e o objeto de estudo exploratório. A abordagem escolhida foi qualitativa. Foram feitas análises documentais e pesquisas bibliográficas, além de entrevistas na instituição onde foi escolhido uma pessoa responsável de cada área importante para a pesquisa, sendo estas: financeira, administrativa, social e ouvidoria. Como resultado, foi identificado que a elaboração e implementação de inovações no 14º BPM é de difícil execução por alguns fatores como excesso de níveis hierárquicos, recursos escassos, heteronomia orçamentária, influência política e pelo fato de as unidades da PMPR não apresentarem autonomia. Também foi investigado sobre o conceito de direitos humanos por compreender que isso pode gerar mudanças e inovações importantes na segurança pública pelo motivo de provocar modificações em instituições policiais, como uso de taser e bala de borracha como forma de substituir as armas letais.Item Ruídos Sonoros em Locais Públicos de Foz do Iguaçu-PR: Dificuldades de Fiscalização de Motocicletas com Escapamento Adulterado e as Consequências à Saúde da População(2023) Ribeiro, Júlio César CorreiaSob a ótica da saúde da população, no que concerne as questões de poluição sonora e do ar que se respira, a presente pesquisa acadêmica tem como objetivo fornecer, por meio de uma revisão bibliográfica e questionários enviados aos órgãos de trânsito de Foz do Iguaçu, subsídios para identificar que os ruídos sonoros em locais públicos de Foz do Iguaçu, decorrentes da prática de adulteração de escapamentos de motocicletas, se dá devido às prováveis dificuldades de fiscalização dos órgãos de trânsito, sendo que esses ruídos, aliada à inércia fiscalizatória culmina em inúmeras consequências à saúde das pessoas. A partir daí, pode-se verificar que a poluição sonora causada pelo ruído desses veículos afeta a paz e o sossego das pessoas, assim como, o direito ao silêncio, além de causar caos ao tráfego nas cidades. Inicialmente, foi realizada uma abordagem dos aspectos gerais referentes aos conceitos de poluição sonora, quantidade de decibéis aceitáveis ao ouvido humano e as consequências danosas à saúde, causadas pelo ruído excessivo das motocicletas com escapamento adulterado. Em segundo momento, sumarizou-se as implicações legais referentes a utilização de motocicletas com escapamento adulterado, levando-se em consideração a proteção do meio ambiente imposta pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, bem como a vedação dessa conduta pelo Código de Trânsito Brasileiro. Foram ainda, analisados os recursos legais para controle e coibição da poluição causada artificialmente pelo homem, sobretudo no que se refere as classificações dos ruídos urbanos; do direito a viver num meio ambiente equilibrado que se possa ter assegurado o mínimo de bem-estar e paz social; do dever de todos preservarem e assegurarem o sossego público pautada nas normas de convivência social, nas leis e no constante desenvolvimento de uma cultura voltada a inegociável proteção ao meio ambiente. Por fim, foram levantados casos generalistas relacionados ao tema, mas, também, casos pontuais da gestão administrativa fiscalizatória de trânsito em Foz do Iguaçu, Paraná, para compreender os motivos que mesmo existindo a política pública necessária para coibir essa prática de ruídos causados por motocicletas com escapamento adulterado, ainda ocorra a prática dessa conduta.
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