TCC - História - Licenciatura
Browse by
ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Licenciatura em História
Todos os documentos dessa coleção podem ser acessados, porém, mantendo os direitos dos autores pela citação da origem.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Recent Submissions
-
Ensino de História e Games: Possibilidades Metodológicas em Valiant Hearts
(2022)O presente trabalho de conclusão de curso busca articular as possibilidades metodológicas entre o jogo eletrônico Valiant Hearts: The Great War e o ensino de História na educação básica. O intuito do trabalho é discorrer ... -
A História da Ditadura Civil-Militar em um Brasil Paralelo: Usos Públicos do Passado e o Revisionismo / Negacionismo Virtual
(2021)A internet expandiu as possibilidades de uso, produção e consumo do passado. É nesse contexto que alguns dos recentes usos públicos da história da Ditadura Civil-Militar tem polemizado aspectos desse processo histórico ... -
Aprender a Empreender: a Influência das Políticas Neoliberais na Educação Média no Paraguai
(2021)Esta pesquisa pretendeu investigar as interferências do capitalismo neoliberal na educação média paraguaia, com foco na adoção do conceito de “aprender a empreender” como um pilar educacional no documento Actualización ... -
Das Literaturas para a Sala: O Mundo de Rowling e o Ensino de História
(2021)A saga Harry Potter, escrita pela autora britânica J.K Rowling entre os anos de 1997 e 2007, alcançou larga abrangência no público juvenil. Além disso, essas obras apresentam uma ampla diversidade de elementos que podem ... -
A Relação Escola e Trabalho sob a Égide do Neoliberalismo: uma Análise da Exposição de Motivos da Reforma do Ensino Médio
(2021)O objetivo deste trabalho é entender quais os objetivos e a quais valores correspondem a produção da proposta da Reforma do Ensino Médio no Brasil através da análise da Exposição de Motivos nº 00084/MEC/2016. Iniciaremos ... -
(Des)norteada por Todas as Vozes que me Falam Simultaneamente: uma Busca por Sentipensar a Educação
(2021-06-04)O presente trabalho apresenta um empenho político por auto definição, como resposta à construção histórica da educação na América Latina que se estabeleceu, em conjunto com diversos aparatos ideológicos, por demanda de ... -
A representação do trabalho em Livro Didático e Apostila de História do EJA
(2019)Pedra angular deste trabalho vem a ser a investigação dentro dos materiais didáticos de ensino do EJA (Educação Jovens e Adultos) de Foz do Iguaçu buscando identificar como se é representado o conceito de trabalho ... -
Entre o impacto socioambiental e a museologia social: a proposta de implantação do Ecomuseu de Itaipu
(2019-12-19)O presente artigo visa analisar o projeto museológico do Ecomuseu de Itaipu, localizado em Foz do Iguaçu. Previsto desde o período de construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o museu surge como ação mitigadora dos ... -
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
(2019-12-16)Os anos iniciais da educação que vai do 1º à 4º ano da educação básica, requerem professores com múltiplos conhecimentos,dificilmente estes docentesse especializam em todas as áreas de conhecimento, tendo normalmente em ... -
A Produção Cultural territorializada como um processo educativo e de práxis política: um relato de experiência do F5 - Festival de Cultura Independente de Contagem.
(2019-11-14)Este trabalho propõe examinar a questão da produção cultural dentro do marco epistêmico da educação popular, investigando seus potenciais para a existência de uma práxis política dos sujeitos que atuam em territórios ... -
Historiografia e Quilombo na obra de Beatriz Nascimento
(2019-12-13)Partimos da produção intelectual da professora e historiadora Maria Beatriz Nascimento, com o objetivo de caracterizar uma proposta de escrita da História da mulher e do homem negro, destacamos sua metodologia que parte ... -
Uma reflexão sobre uso das tics no cotidiano escolar a partir da experiência de estágio na licenciatura de história
(2019-11-27)O presente artigo busca questionar sobre a utilização das tecnologias no cotidiano escolar, levando em consideração a influência exercida pelos dispositivos de comunicação e informação digital. A tecnologia permeia nossa ... -
Ensino de História e Cultura Andina: a música como prática pedagógica
(2019-12-11)O presente artigo tem como principal objeto de estudo uma experiência de aula oficina de História, que foi realizada no Colégio Flávio Warken, na cidade de Foz do Iguaçu-PR. A aula oficina em questão é parte fundamental ... -
Teatro e ensino de história: o uso de roteiro no processo de ensino aprendizagem
(2019-12-11)Buscando utilizar linguagens e ferramentas que estejam fora da linha tradicional de ensino nas escolas brasileiras, recorrer a uma aprendizagem que abrangesse não só sua eficácia como ferramenta didática mas também a ... -
A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
(2019-12-11)Este artigo de TCC é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao projeto “Construção crítica do imaginário trinacional”, que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares ... -
Ditadura Militar e o ensino de História: uma análise comparativa entre o caso brasileiro e o caso chileno
(2019-11-23)Diversos países da América Latina passaram por ditaduras militares e em todos eles o sistema educativo foi um dos primeiros alvos de controle e de reestruturação. O ensino de História também passa a assumir novos objetivos ... -
Levantamento de Documentação sobre o Uso de Filmes no Ensino de História na América Latina
(2019-07-15)O artigo propõe um levantamento bibliográfico sobre a temática do filme no ensino de História na América Latina. Em um primeiro momento da investigação, foram levantados 51 textos que tratavam do assunto. Após o fichamento ... -
Pedagogia Histórico-crítica e aula oficina como proposta prática de Educação Revolucionária
(2019-12-11)O presente artigo visa descrever e fundamentar, na teoria, uma atividade prática feita em sala de aula durante o primeiro semestre do ano de 2019, na matéria de Estágio II, no curso de História Licenciatura da Universidade ... -
Do campo pra sala: contribuições do futebol para o ensino de História
(2019-12-10)Com a constituição da Didática da Histórica como um campo de pesquisa, diversos trabalhos surgiram para dar novo aspecto para o ensino e aprendizagem histórico. O futebol se apresenta como metodologia para estas novas ... -
Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História
(2019-12-10)A atual conjuntura política do Brasil, marcada por uma constante manipulação de informações e distorção do ensino de História, explicita a necessária busca de ferramentas de conscientização por meio de uma pedagogia ...