TCC - História - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Licenciatura em História
Navegar
Navegando TCC - História - Licenciatura por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 96
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aborto na Região Trinacional: um Debate Acerca do Controle dos Corpos das Mulheres através da Política e da Religião nas Fronteiras(2022) Santos, Glenda Corrêa dos; OrientaçãoO aborto sempre existiu, diferentes grupos e povos já possuíam suas concepções, motivações e técnicas abortivas, geralmente sendo determinado como um ato criminoso ou não devido a interesses políticos. Recentemente com a aprovação ao direito ao aborto legal pelo senado argentino até a décima quarta semana de gestação, observa-se um movimento de fortalecimento desse debate impulsionado por feministas em toda a Amércia Latina. O presente artigo teve como objetivo levantar uma discussão inicial sobre a legalização do aborto nas fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai, tendo em vista que o aborto gratuito, seguro e legal é uma questão de saúde pública e necessário para a emancipação dos corpos das mulheres. Busca-se compreender as dimensões sociais que a conjuntura implica através da interseccionalidade de raça, classe e gênero, dessa forma, atuando como uma ferramenta de apoio a esse debate. Para isso, foram levantadas reportagens sobre o tema em jornais digitais dos anos de 2015 a 2020. O resultado da análise do material levantado indica uma unanimidade na ênfase de que uma das maiores causas de morte materna na América Latina é o aborto inseguro. Conclui-se que falar de aborto é também falar de saúde pública e saúde da mulher, além de garantir o seu direito de autonomia assegurado através das constituições dos Estados. Além disso, a ilegalidade do ato provoca consequências dolorosas para as mulheres e sua saúde. Por fim, falaremos sobre o acolhimento dessas mulheres que passaram pela experiência do abortamento, redes de apoio são uma ferramenta fundamental para saúde e o bem estar mental da mulher.Item A África tem História: Encobrimento Europeu e a Perspectiva Africana no Pensamento de Joseph Ki-Zerbo sobre a Historicidade Africana(2023) Santos, Yara Soares dosNo momento que a Europa passava por um processo de cientificação de suas ciências humanas, especialmente a História, ao longo dos séculos XIX e XX. O continente africano, além de estar resistindo e lutando contra o imperialismo tardio em seus territórios, os africanos e afrodescendentes se articula intelectualmente pela a libertação do continente, surgindo assim, um dos maiores movimentos anti-imperialista, o Pan-Africanismo, lutando pela libertação e emancipação territorial da África e no mundo das ideias. É dentro deste contexto que Joseph Ki-Zerbo desenvolve seu pensamento de uma perspectiva africana para a escrita da história do continente, que até então, era escrita por europeus, segundo suas interpretações sobre o continente, embasado no eurocentrismo. Então esse trabalho pretende apresentar como a África era retratada pelos europeus, o movimento intelectual africanista, que atuaram para escrever uma nova história da África, com ênfase ao pensamento Ki-Zerbo, que traz uma nova perspectiva de escrita da história africana.Item Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas(2019-12-10) Oliveira, Matheus Alencar Fernandes; Diallo, Mamadou AlphaO objetivo deste artigo é discutir possibilidades pedagógicas para a implementação da Lei 10.639/03 a partir do ensino de ritmos africanos e da diáspora africana da América Latina e Caribe. É tomado como base as reflexões desencadeadas das aulas e oficinas realizadas no projeto de extensão Alafia Erê: Arte e Educação das Culturas Afro-descendentes (2017- 2018) e no projeto de acolhimento estudantil Conhecimento de Orí: ancestralidade e vivências artístico-culturais Negras na América Latina e Caribe (2019) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. O texto argumenta que considerando as manifestações culturais musicais africanas como importante estratégia de resistência e continuidade cultural na diáspora africana, o ensino de ritmos africanos pode constituir uma possibilidade pedagógica para a implementação da Lei 10.639/03.Item Aprender a Empreender: a Influência das Políticas Neoliberais na Educação Média no Paraguai(2021) Neuberger, Eduarda Cristina Baldissera; OrientaçãoEsta pesquisa pretendeu investigar as interferências do capitalismo neoliberal na educação média paraguaia, com foco na adoção do conceito de “aprender a empreender” como um pilar educacional no documento Actualización curricular del Bachillerato Científico de la Educación Media, elaborado pelo Ministerio de Educación y Cultura (MEC) em 2014. Para a leitura e análise de documentos curriculares foram utilizadas as orientações de Sonia Kramer (1997), e como base teórica sobre capitalismo e trabalho foram adotadas as colocações de Antunes (2013) e Lessa (2015) sobre estes temas. Foi concluído que tanto a reforma curricular da educação média, quanto a adoção do conceito de “aprender a empreender” estão diretamente relacionadas com a situação econômica e social que envolve os jovens paraguaios, as condições do mercado de trabalho, e a atual fase do capitalismo neoliberal. Entre as possíveis consequências destas ações estão a padronização do jovem, a perda do caráter crítico da educação e a instrumentalização pragmática dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar.Item Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses(2019-12-10) Ribeiro, Miguel Miranda; Souza, Eder C. deExistem duas concepções que são muito importantes nas discussões atuais sobre ensino e aprendizagem histórica, a aprendizagem conceitual e a orientação histórica. Na primeira a aprendizagem é entendida como o desenvolvimento de raciocínios pautados numa epistemologia própria do conhecimento histórico (LEE, 2006). Já na segunda o aprendizado da história é entendido como processo no qual os sujeitos dão novos significados subjetivos às experiências temporais, a partir de interpretações que geram novas orientações (RÜSEN, 2007). O presente artigo é resultado de um subprojeto, vinculado a um projeto de pesquisa que problematiza a forma como essas duas concepções de aprendizagem histórica são apropriadas e articuladas em pesquisas no Brasil e em Portugal. Essas pesquisas, que se identificam pelo termo Educação Histórica, constituem um conjunto significativo de trabalhos científicos, que inicialmente centralizaram suas preocupações sobre a aprendizagem conceitual de crianças e jovens. Entretanto, a questão da orientação histórica passou a ganhar força nos últimos anos, e o projeto ocupa-se de analisar vários aspectos desses estudos a partir das concepções de aprendizagem adotadas. Como um subprojeto, o presente trabalho selecionou uma base documental específica, assim como um espaço e um recorte temporal próprios para análise. A investigação concentrou-se na produção da Educação Histórica em Portugal, no período 2001-2010, no qual investigamos os usos e apropriações do conceito de Consciência Histórica por investigadores desse país. Em síntese, a proposta consistiu em analisar de que formas a presença do conceito de consciência histórica, nos estudos portugueses, mobilizou a preocupação em relacionar aprendizagem conceitual e orientação histórica. Algumas inferências e constatações foram formuladas neste trabalho, destacando-se a observação de uma diversidade de concepções de consciência histórica presente nessas produções e de uma dificuldade em se vincular o relacionamento direto entre aprendizagem de conceitos e epistemológicos e orientação histórica por parte dos sujeitosItem Aprendizagem Histórica e Pedagogia da Memória: Possíveis Diálogos a partir do Programa Educativo Jóvens y Memoria: Recordamos para el Futuro(2023) Lima, Bárbara Ferreira deEste trabalho pretende aproximar o processo de aprendizagem histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da pedagogia da memória, empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: recordamos para el futuro, organizado pela Comisión Provincial por la Memoria da província de Buenos Aires. Para isso, a análise se dedicará à compreensão do planejamento institucional do programa e de suas etapas teórico-metodológicas, ambos apresentados no informe “20 años del programa Jóvens y Memoria” (2021) e na convocatória e cronograma de etapas do ano de 2023. Para assim, buscar semelhanças entre as propostas, em que se destaca a centralidade da construção de narrativas históricas e elaborações de memórias, baseadas no cotidiano e na comunidade local, e a mobilização, em seu sentido emancipatório, das consciências históricas associadas à vida prática dos jovens. Em que foi possível observar o enfoque semelhante que ambas perspectivas outorgam à temporalidade passado-futuro a partir da transformação do presente para deslumbrar horizontes de expectativas.Item “Às Urnas, Cidadãs”: o voto feminino nas páginas do Boletim da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (1934-1935).(2024) Santos, Renata Carolina Pereira dosO presente trabalho pretende investigar o tema das lutas em defesa do voto feminino no Brasil a partir dos periódicos da FBPF (Federação Brasileira Pelo Progresso Feminino). A publicação dos boletins da Federação Brasileira para o Progresso Feminino teve seu início em outubro de 1934 no Rio de Janeiro e ocorreu até 1936. A partir da análise dos primeiros números do boletim, este artigo discute os principais focos da publicação e as características das lutas movidas por suas participantes. Pretendemos situar, ainda, o destaque que o boletim produziu em torno de determinados personagens, como é o caso de Bertha Lutz, e o silenciamento com relação a outras lideranças ou outras mulheres envolvidas com essas lutas.Item O atendimento à saúde indígena no sul do Brasil pelo estado brasileiro (1940-1977), entre omissões e violências.(2024) Ferreira, Maria Eugênia RamosO artigo é resultado da pesquisa sobre a ação do Estado brasileiro no contexto do atendimento à saúde da população indígena no Sul do Brasil no século XX. O recorte temporal - 1940 a 1977 – segue o período em que o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) esteve presente nas terras indígenas, com suas estruturas administrativas, incorporando a primeira década da atuação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), até a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso Nacional (CPI), em 1977. Para tal, utilizou-se os boletins internos do Serviço de Proteção aos Índios (1941-1966), às CPIs no Congresso Nacional de 1963, 1968 e 1977, a CPI de caráter regional ocorrida na Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul, em 1968, e o Relatório Figueiredo entre 1967-1968. Cotejamos com as referências teóricas da história indígena para entender como os indígenas agiram nesse processo. Constatou-se que as doenças que os atingiram foram geradas pelos processos de violência, esbulho territorial e roubo das riquezas naturais de suas terras com participação ativa do Estado brasileiro.Item Balada de amor ao vento (1990): A representação do lobolo e as políticas de modernização da tradição moçambicana na literatura de Paulina Chiziane.(2024) Fidelis, Ana Luiza BaldinEste trabalho investiga a representação do lobolo e as políticas de modernização da cultura e tradição moçambicana na literatura de Paulina Chiziane, com foco especial em seu romance Balada de Amor ao Vento (1990). O objetivo principal consiste em analisar como Chiziane aborda a prática do lobolo, suas implicações nas relações de gênero e a forma como essa tradição é ressignificada em um contexto de transformação social e política. A metodologia adotada envolve a análise da obra a partir dos conceitos desenvolvidos pela Nova História Cultural, buscando relacionar a narrativa literária com o contexto histórico de Moçambique entre 1960 e 1990, marcado pela luta pela independência e pela guerra civil, além das dinâmicas sociais contemporâneas. O trabalho demonstra que Chiziane utiliza a figura do lobolo para questionar as políticas de modernização promovidas pela FRELIMO, revelando as tensões entre tradição e modernidade. A protagonista Sarnau emerge como uma representação da luta feminina, desafiando as expectativas sociais e buscando autonomia em um ambiente que frequentemente marginaliza as vozes das mulheres. Assim, a análise da prática do lobolo na obra de Paulina Chiziane mostra-se fundamental para compreender as intersecções entre tradição, modernidade e gênero, contribuindo para um entendimento mais profundo das realidades sociais de Moçambique.Item Brasileños y Brasiguayos Residentes en Paraguay: una Visión sobre el Masivo Ingreso de Brasileños al País durante la Dictadura de Alfredo Stroessner a partir de los Análisis de Domingo Laíno y Julio José Chiavenato (1977- 1980)(2022) Samudio, Cynthia Paola Samudio; Silva, Paulo Renato daEn este trabajo se busca dar una visión sobre cómo brasileños y sus descendientes fueron estableciéndose dentro del Paraguay en pequeñas villas del interior que hacen frontera dentro de un rayo de hasta 100 kilómetros con el Brasil. Las críticas a la permanencia de brasileños y brasiguayos en el país, así como a la adquisición de exorbitantes cantidades de tierras en suelo guaraní y la creciente influencia brasileña dentro del Paraguay que, para muchos, es considerado como una apropiación indebida y una invasión a la soberanía del Paraguay, también son abordados a lo largo de este artículo. El objetivo de este trabajo es destacar que esas críticas, aún presentes, son marcadas por el contexto de lucha contra las dictaduras militares en el Paraguay y en el Brasil, como se observa, respectivamente, en la obra de Domingo Laíno y Julio José Chiavenato.Item O Capital Financeiro e o Neoliberalismo: um Novo Marco na Expansão do Ensino Superior no Brasil(2023) Oliveira, Matheus deO objetivo deste artigo é compreender as razões da expansão da educação superior no Brasil, entre os anos de 1990 e 2010, retomando o período histórico anterior que gerou a crise capitalista e desencadeou transformações na disputa entre capital e trabalho, que acarretou em reformas institucionais do Estado na educação, em específico a do ensino superior. O Banco Mundial foi um dos direcionadores dessas mudanças, sendo instrumentalizado por um compromisso de desregulamentação e financeirização do Estado. Realizado a partir de uma análise documental e estatística, os impactos e desdobramentos de duas décadas de políticas neoliberais na educação superior, na formação de oligopólios na educação, como consequência da transferência de fundos públicos ao setor privado, consolidam assim, um novo ethos educacional subordinado pelas dinâmicas do capital financeiro.Item Che ñe' ẽ - a língua guarani nas escolas de Foz do Iguaçu(Ivanilda da Silva Mongelos, 2018-12-17) Mongelos, Ivanilda da Silva; Balestra, Juliana Pirola da ConceiçãoO trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os desafios enfrentados pelos alunos falantes de Guarani nas escolas públicas da cidade de Foz do Iguaçu. O objetivo foi entender qual a história da região com a língua Guarani e identificar como escolas da cidade trabalham com as especificidades dos alunos falantes de Guarani. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica, entrevista e pesquisa de campo, com o acompanhamento do cotidiano escolar de uma escola pública municipal da cidade e análise de seu Projeto Político Pedagógico - PPP. Os referenciais teóricos da pesquisa estão relacionados à discussão sobre interculturalidade e bilinguismo no espaço da escola.Item Chile 1991: o Punk da transição e a alegria que não veio(2019-12-06) Souza, Bruno Marcos; Mendes, Clécio FerreiraObjetivo deste artigo é analisar o discurso do movimento punk chileno no período da transição da ditadura à democracia através do disco ¿Democracia?, da banda Los Miserables, de 1991. Entendendo o punk como um movimento cultural e político, abordamos o seu surgimento na Inglaterra e Estados Unidos e sua chegada ao Chile. Analisamos o processo de formação da juventude punk e sua postura política no período ditatorial chileno, a resposta do movimento à transição negociada e a desilusão com a democracia marcada por permanências da ditadura.Item Uma cidade em silêncio: as memórias das Sete Quedas em Guaíra(2023) Moreira da Silva, Rubia Primo; Uhle, Ana RitaEsta pesquisa visa analisar como a cidade de Guaíra enfrentou o silêncio, a ausência e o sentimento de perda do seu patrimônio natural, especificamente as Sete Quedas, após a inundação do Parque Nacional Sete Quedas devido à construção do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu em 1982. Pretendo também explorar a resistência da comunidade e o movimento Quarup contra o alagamento das Sete Quedas. A análise se concentra na transformação de Guaíra antes e depois do alagamento, e na importância das Sete Quedas como atração turística para a cidade. Mesmo após o alagamento em nome do progresso, as memórias desse patrimônio natural ainda persistem na cidade. Atualmente, resquícios desse patrimônio natural são preservados por meio de instituições como o Museu Sete Quedas e o Cine Teatro Sete Quedas, assim como por vários outros estabelecimentos que adotaram o nome Sete Quedas. Gondar e Dodebei (2005) argumentam que as pessoas preservam o que amam e amam o que conhecem, enfatizando que a memória é um conjunto de representações. Essas escolhas demonstram a estratégia adotada pelos habitantes de Guaíra para lidar com a perda, mantendo viva a herança histórica e conservando as memórias da comunidade.Item Cinema como Material Didático nas Aulas de História: a História Oficial (1985), o Ano em que meu Pais Saíram de Férias (2006) e a Infância Clandestina (2011)(2022) Ferreira, Luana VitorEntendendo o cinema como transmissor de conteúdos que relatam tensões históricas e sociais, este trabalho se utilizará da arte cinematográfica como ponto referencial de análise com o objetivo de abordar a utilização dos filmes em sala de aula, especialmente na disciplina de História, reconhecendo as artes audiovisuais como uma ferramenta fundamental no contexto da educação atual. As obras trabalhadas no decorrer deste estudo se baseiam no ambiente escolar e vida cotidiana infantil como uma linha semelhante de recorte, sendo elas (1) o filme A História Oficial (1985), o qual relata o enredo da vida de uma professora de história e sua filha, uma das crianças procuradas durante o período da ditadura, (2) a obra cinematográfica O ano que meus pais saíram de férias (2006), que retrata a solidão vivida pelo personagem principal em razão do sistema opressor presente no contexto histórico do filme, bem como (3) o longa metragem A Infância Clandestina (2011), que conta a história do menino Juan (de codinome Ernesto) e de seus pais que viviam de forma clandestina e lutavam contra a ditadura militar que governava o país.Item A colonização das Américas sob o ponto de vista europeu: um estudo sobre narrativas hegemônicas a partir de livros didáticos(2023) Rocha, Pedro Iago Barros; Conceição , Juliana Pirola daEste trabalho de conclusão de curso, tem por finalidade analisar livros didáticos de história da Espanha, buscamos analisar dois livros de Bachilerato, curso pós obrigatórios do ensino regular do país. Para definirmos o objeto livro didático utilizamos os pesquisadores referência no assunto, o pesquisador francês Alain Choppin (2004) e a pesquisadora brasileira Circe Maria Fernandes Bittencourt (1993).Item Complementaridade atlântica: caminhos e trajetórias na construção do mundo atlântico.(2024) Kazienko, José Alexandre BailNo fim do século XV, o oceano Atlântico tornou-se um espaço de conexão e intercâmbio entre a Europa, a África e as Américas. Essa vastidão aquosa testemunhou a invasão de terras, exploração colonial e a intensificação do tráfico de escravizados. O mundo Atlântico surgiu da interligação de diversos espaços, cada um complementando o outro. Este estudo visa investigar a formação do “Mundo Atlântico”, suas conexões e fluxos, buscando compreender como a complementaridade atlântica se estabeleceu através do espaço e das rotas marítimas. O texto abordará a primeira modernidade européia, especialmente a transição do século XVI para o XVII (1580–1621), um período crucial na formação do mundo atlântico, caracterizado pelo aumento significativo do comércio de escravos e pelo avanço da colonização, que representou o apogeu e o declínio dos impérios ibéricos. Foi investigado de que forma as relações políticas, econômicas e sociais desse período tiveram impacto na história do Atlântico. Ao explorar o Mundo Atlântico, buscou-se compreender como o ambiente influenciou as vivências pessoais e os acontecimentos históricos da época. O estudo das conexões atlânticas revela a importância do oceano como um espaço de interação, onde se estabeleceram rotas comerciais, intercâmbios culturais e fluxos migratórios (forçados ou voluntários), constitutivos das sociedades modernas.Item Conquistas e desafios da Educação nos Planos de ação do setor educacional do MERCOSUL(2019-12-10) Cevidanes, Kamila Nogueira; Balestra, JulianaO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Curso de História - Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) sobre as conquistas e desafios da educação no Setor Educacional do MERCOSUL. O objetivo foi analisar os Planos de Ação do Setor na intenção de compreender o papel da educação para os projetos do bloco, a partir da gestão de diferentes governos. A metodologia utilizada envolveu a análise dos Planos de Ação do Setor de 1992 à 2016. Ao total foram seis Planos de Ação analisados (1992-1997; 1998-2000; 2001-2005; 2006-2010; 2011-2015, 2016-2020), o último com vigência até 2020. Nestes documentos observou-se os agentes políticos envolvidos, como presidentes, ministros da educação e demais especialistas que compõem o corpo técnico das propostas; as metas em destaque e suas respectivas justificativas e fundamentações, a criação e extinção de programas e comissões; agências de fomento sinalizadas; áreas priorizadas; conquistas e expectativas para a educação no bloco.Item Contexto histórico nas interações migratórias de fronteira.(2022) Chichoski, Liane Moisinho FroisO presente trabalho busca fazer uma análise histórica do município de Foz do Iguaçu - Paraná e identificar a influência do migrante nesta cidade de fronteira, contextualizando com os slogans “Fronteira da Paz e Diversidade nosso patrimônio”. Assim, o estudo busca verificar a necessidade de criação e efetivação de políticas públicas voltadas à população migrante e, acima de tudo, trata-se de um resgate histórico e geográfico do território que ocupa um lugar estratégico no coração da América Latina. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada a partir de revisão bibliográfica e a coleta foi realizada por meio de pesquisa documental na Secretaria Municipal de Educação. A pesquisa conduziu à conclusão de que na cidade de Foz do Iguaçu, os migrantes, sejam eles refugiados ou mesmo aqueles que migram por vontade própria, contam com a proteção legal da Lei do Migrante 13.445/17, o que permite a assistência aos migrantes em situação de vulnerabilidade, a adequação e aproveitamento dos estudos realizados fora do país e as garantias sociais de direitos previstas na Constituição Federal de 1988.Item Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História(2019-12-10) Stumpf, Pedro Felipe de Souza; Franzi, Juliana; Sanches, Tiago CostaA atual conjuntura política do Brasil, marcada por uma constante manipulação de informações e distorção do ensino de História, explicita a necessária busca de ferramentas de conscientização por meio de uma pedagogia latino-americana e da Didática da História. Neste contexto, o presente trabalho assume como suporte teórico as obras de Paulo Freire e os conceitos de Didática da História e consciência histórica do filósofo e historiador Jörn Rüsen. O objetivo que orientou a realização da investigação foi o de identificar e analisar as contribuições de ambos os autores para o ensino de História. Com base em uma pesquisa bibliográfica, o resultado do trabalho revela que, a despeito de serem teorias cuja gênese encontra-se em campos de conhecimentos distintos, elas possuem certos pontos de aproximação e apresentam grande potencialidade no sentido de aportar para o ensino de História.