TCC - História - Licenciatura
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ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Licenciatura em História
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Item O que aconteceu com as pessoas? A ditadura nos livros didáticos de História(2018-11-23) Silva, Rogério Anderson da; Balestra, Juliana Pirola da ConceiçãoO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre a participação de civis na abordagem da última ditadura brasileira em livros didáticos de História, que circularam no país durante o final do regime e nas primeiras décadas do século XXI. O objetivo é refletir sobre a construção de memórias sobre o período e suas implicações na atualidade, tomando como referência os estudos de Elizabeth Jelin, Michael Pollack e Jörn Rüsen sobre memória, trauma, luto e perdão. Destaca-se que as narrativas que ocultam a participação da sociedade civil durante a última ditadura brasileira escondem os traumas que permanecem latentes na sociedade atual. Com isso, nega-se aos sujeitos, vítimas e algozes, a possibilidade realizar um “luto histórico”, onde poderiam reconhecer o passado traumático como parte de sua própria história ou identidade.Item Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai(2018-11-26) Costa, Rayane Pereira Guimarães; Brighenti, Clovis Antonio; Brighenti, Clovis AntonioPelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desenvolve uma política educacional específica, não considerando a dinâmica da população tampouco a legislação internacional. Em que pese a recusa a esse tipo de escola, os Guarani buscam manejá-la a seu favor, como mecanismo de resistência.Item YouTube como plataforma para o ensino de História: na era dos “professores-youtubers”(2018-12-03) Queiroga Júnior, Tarcísio Moreira de; Dulci, Tereza Maria SpyerEste artigo é fruto de uma pesquisa que procurou compreender como se dá o processo de ensino de História no YouTube, a partir de um estudo de caso de "professores-youtubers". Investigou-se youtubers que utilizam a plataforma como espaço para publicar suas aulas, produzir e divulgar conhecimento histórico. Diante da atual conjuntura das novas tecnologias de informação e comunicação disponíveis, que aos poucos vão conectando e transformando as práticas educacionais, buscou-se analisar três canais no YouTube entre os mais visualizados no Brasil voltados para o ensino de História: “Leitura ObrigaHistória”; “Se Liga Nessa História”; “Vamos Falar de História?”. O objetivo central é compreender a relação desses youtubers com a plataforma, dentro da cultura participativa da Web 2.0, também com o ensino de História e seu público.Item Ensino de História Indígena em livros didáticos: uma análise de conetúdos(2018-12-05) Macedo, Elenice Alves de; Brighenti, Clovis AntonioO estudo da questão do indígena foi negligenciado na história do Brasil. Os indígenas eram vistos como do passado e que sua sobrevivência, quando admitida, era apenas física, já que esses povos deveriam ser integrados a sociedade nacional. Com as lutas indígenas a partir da década de 1970 e as mudanças na constituição federal de 1988 no que tange aos direitos dessa população, os indígenas “deixaram os bastidores para assumir os palcos”. Para que os estudantes brasileiros da educação básica tivessem conhecimento das histórias e culturas indígenas, foi promulgada a Lei nº 11.645. A referida lei modificou as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tornando obrigatório incluir na grade curricular oficial de toda a rede de ensino da educação básica a temática história e cultura afro-brasileira e indígena. Com essa lei, os livros didáticos enfatizaram com maior valor o papel do “índio” na história do Brasil, dando destaque a sua atuação destacando sua história e cultura, porém ainda estão distantes de apresentar modificações profundas como almejam os povos indígenas. A pesquisa é bibliográfica e exploratória, para a compreensão mais ampla e complexa sobre a presença e atuação dos indígenas na história do BrasilItem Pensando a Interssecionalidade a partir da narrativa fílmica "Domésticas": Uma pesquisa propositiva para a Didática da História(2018-12-06) Pereira, Angélica Aparecida Reis; Souza, Éder Cristiano deA proposta deste artigo consiste em analisar a produção áudio- visual “Domésticas. O filme” (2001), Por meio dos aportes teóricos do campo da Didática da História, sobretudo cultura histórica (RÜSEN, 1994), narrativa histórica (RÜSEN, 2007). A análise tem em vista a proposição do uso do filme enquanto fonte no ensino de história para se trabalhar as desigualdades sociais de gênero, raça e classe, bem como a intersecção entre elas. Essa abordagem se justifica pela compreensão de que as produções cinematográficas assumem características peculiares, no que remete ao conhecimento histórico. Para o grande público, os filmes tem sido hoje uma maneira de acessar a História, mais do que a própria leitura e o ensino nas escolas (NOVA, 1996). As produções audiovisuais, por sua vez encontram-se atreladas a cultura histórica. Souza (2014), afirma que os filmes por suas características de linguagem específica, dão a sensação de transmitirem os acontecimentos em si. Sendo assim, seus conteúdos agregam a cultura histórica, dando densidade as ideias históricas que se desdobram socialmente. Neste sentido, a linguagem fílmica pode ser utilizada como uma ferramenta didática para o ensino de História. Ademais, o presente texto caminha rumo as discussões sobre as desigualdades sociais de gênero, raça e classe pautadas no conceito de interseccionalidade (CREANSHAW, 2002) a partir da película Domésticas.Item A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica(Andrew Cesar de Goes, 2018-12-07) Goes, Andrew Cesar de; Souza, Éder Cristiano deA Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai, tem sido tema de pesquisa e debate desde o final do conflito em 1870 até a atualidade. Ao largo deste período, diversas interpretações, abordagens e métodos historiográficos produziram mudanças nas formas de narrar essa história, sendo possível destacar três grandes vertentes historiográficas sobre a guerra: a versão tradicionalista; revisionista; e a neorrevisionista. O presente trabalho toma como fonte de investigação, os manuais didáticos de história, entendidos como fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica. A partir do estudo feito sobre tais materiais, o objetivo da pesquisa foi identificar quais são as narrativas presentes nos livros didáticos da atualidade sobre a guerra e a formação da consciência histórica dos brasileiros a respeito da Guerra do Paraguai a partir da narrativas dos materiais escolares. Entender a construção da consciência histórica nos permite um estudo mais preciso sobre a formação da cultura histórica, que também será um dos pontos centrais da presente pesquisa.Item Estágio obrigatório como lugar de pesquisa: cultura escolar e formação docente(Alessandro Daderio, 2018-12-10) Daderio, Alessandro da Costa; Sanches, Tiago CostaO disposto trabalho tem como principal objetivo de demonstrar a partir das experiências de estágio a importância da pesquisa da cultura escolar na formação docente, neste sentido o trabalho ressalta que investigar e sistematizar a cultura dos espaços e sujeitos na escola pode contribuir para o planejamento e desenvolvimento das práticas docentes. Os referenciais teóricos deste trabalho são resultados de leituras e discussões realizadas para o entendimento das bases curriculares, cultura e formação docente nas disciplinas de estagio I, II e III do curso de história licenciatura como aluno e estagiário. A metodologia adotada se traduz em analisar e refletir sobre os relatos de experiências, com base nas vivências dos estágios realizados. O trabalho indica que o processo de reflexão sobre a realidade escolar e seus sujeitos contribui para uma resignificação da prática docente.Item A representação dos Mapuches nos livros didáticos chilenos: os historiadores e a criação/perpetuação de estigmas(2018-12-10) Geraldo, Carmem Machado; Sanches, Tiago CostaO disposto trabalho tem como principal objetivo discutir de que forma os indígenas Mapuches são representados nos livros didáticos chilenos atuais, buscando com isso ser capaz de analisar a persistência e/ou novas narrativas a partir da influência exercida pelos trabalhos dos historiadores dos séculos XIX e XX que tiveram grande influência na história da historiografia do Chile. Será que mesmo nos dias de hoje este discurso se encontra reproduzido nos livros didáticos chilenos do século XXI? Com os resultados pesquisados buscou-se problematizar como a historiografia do século XIX e XX contribuiu para propagar estigmas criados em relação aos povos Mapuches, disseminados inclusive nos Manuais Escolares e, se essa concepção estereotipada, continua presente nos livros didáticos do século XXI. Para o presente trabalho, foi analisado empiricamente um livro didático chileno do ensino médio da disciplina de História, avaliando as construções estigmatizadas sobre os Mapuches, suas permanências e/ou construção de novas narrativas.Item Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)(2018-12-13) Pereira, Maria Luiza Viana; Souza, Angela Maria deO objetivo deste estudo preliminar é ter uma amostra de como a obrigatoriedade curricular do ensino de história afro-brasileira, segundo a lei 10.639/03, foi recebida no curso de graduação em história, grau licenciatura e bacharelado na Universidade Federal do Paraná. Analisamos as referências das propostas de ensino das primeiras disciplinas sobre história da África na universidade e se estão relacionadas às propostas da lei 10639/03 para o ensino de história escolar.Devido a ênfase que estes planos de ensino trazem ao período de escravização no Brasil, abordamos a reflexão sobre o conceito de narrativa traumática a partir de Rüsen (2009) para compreender como a escravização no Brasil se tornou uma “história difícil” no ensino de história. Pois, afeta a formação de identidades racializadas e descriminadas na sociedade brasileira atual. Tal processo de formação de identidades se constrói em grande medida através do ensino escolar. É neste sentido que se estabelece como fundamental entre as normativas, a universidade e a escola para visibilizar a cultura e história afro-brasileira.Item Música no ensino de História Local: a cultura juvenil no processo ensino aprendizagem(2018-12-15) Santos, Alexssandro Aparecido dos; Sanches, Tiago CostaO objetivo desse artigo é fazer uma análise do processo de aprendizagem de estudantes do ensino público que se encontram em zonas desprivilegiadas do município de Foz do Iguaçu, trabalhando como cultura primeira a música. Na nossa atual sociedade o jovem de periferia não encontra muito espaço para se construir como sujeito social, se depara com enormes barreiras diante o dispositivo escolar e o mercado de trabalho, mas encontram na cultura esse espaço, ou seja, a música se torna uma válvula de escape para esses, no qual constroem suas relações pessoais e muitos acabam criando de certo modo uma resistência a autoridade e a estrutura que o dispositivo escolar os impõe. Nossa análise consiste em observar como a cultura juvenil que vem a ser influenciada pela música se dá em contato com a cultura escolar e como esta cultura pode auxiliar no processo de aprendizagem da história local. Sempre com um olhar sobre a realidade social do educando.Item A superexploração da força de trabalho e suas influências na escola: entre a experiência de forma-se como professor e a situação da realidade brasileira(Tiago Costa Sanches, 2018-12-15) Ribeiro, Rafael; Sanches, Tiago CostaA pesquisa aqui desenvolvida tem por finalidade demonstrar como as relações de trabalho influenciam na experiência educacional do educador e do educando. O autor que nos oriente sobre a experiência pedagógica na realidade brasileira é Paulo Freire. Nossa inquietação com o tema surge após um estudo de caso sobre o tema da “consciência histórica de si em estudantes-trabalhadores” em uma determinada escola de Foz do Iguaçu. Após formuladas as inquietações percebemos que nosso objeto de estudo ampliou-se. Buscamos na sequência responder como se dá o modo de produção e reprodução da vida na periferia do capitalismo e também como é e como se configura a consciência de classe. Ao final demonstramos como que a superexploração do trabalho e o capitalismo dependente são produtos e produtores da experiência educacional de educadores e educandos.Item Che ñe' ẽ - a língua guarani nas escolas de Foz do Iguaçu(Ivanilda da Silva Mongelos, 2018-12-17) Mongelos, Ivanilda da Silva; Balestra, Juliana Pirola da ConceiçãoO trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os desafios enfrentados pelos alunos falantes de Guarani nas escolas públicas da cidade de Foz do Iguaçu. O objetivo foi entender qual a história da região com a língua Guarani e identificar como escolas da cidade trabalham com as especificidades dos alunos falantes de Guarani. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica, entrevista e pesquisa de campo, com o acompanhamento do cotidiano escolar de uma escola pública municipal da cidade e análise de seu Projeto Político Pedagógico - PPP. Os referenciais teóricos da pesquisa estão relacionados à discussão sobre interculturalidade e bilinguismo no espaço da escola.Item Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.(2018-12-17) Carbunck, Ana Lídia Crispim; Ledezma Meneses, Gerson GaloEste trabalho teve o intento um mapear o livro didático manuseado em sala de aula, a partir da ótica do professor que o utiliza e propor outras fontes de conhecimento, e a execução de uma aula-oficina com estudantes que fizeram uma análise de documentos históricos retirados do Jornal Correio Paulistano dos anos de 1854 até 1912, fazendo paralelos com a sala de aula no questionário. Estas coletas de dados foram realizadas desta forma para averiguar o ponto de vista de ambas as partes e com isso, abrir uma discussão acerca do aprimoramento das metodologias didáticas e as práticas de ensino para que possamos ter uma aprendizagem significativa, mostrando alternativas a partir de materiais complementares para suprir as lacunas históricas deixada nos livros didáticos de história, estimulando a representatividade negra e a valorização do ensino de história afro-brasileiraItem Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube(2018-12-17) Presse, Jean Aparecido; Balestra, Juliana Pirola da ConceiçãoO trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Curso de História – Licenciatura da Unila sobre os usos públicos da Ditadura civil-militar do Brasil em cinco canais de História no YouTube, apresentados por jovens professores de História e direcionados a jovens estudantes em situação escolar, em geral se preparando para provas, concursos e exames de larga escala, como vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O objetivo foi conhecer as narrativas sobre a Ditadura que circulam nesses canais e observar como os jovens interagem com elas por meio do registro de comentários. A metodologia utilizada envolveu a análise dos vídeos postados sobre o tema e dos comentários a eles referidos. Para tanto, tomou-se como referência os conceitos de história pública e cultura digital.Item A representação do trabalho em Livro Didático e Apostila de História do EJA(2019) Moura, Felipe Lenon Da Silva; Sanches, Tiago CostaPedra angular deste trabalho vem a ser a investigação dentro dos materiais didáticos de ensino do EJA (Educação Jovens e Adultos) de Foz do Iguaçu buscando identificar como se é representado o conceito de trabalho dentro destes matérias sendo que os alunos que possuem acesso a estes materiais são Jovens e Adultos trabalhadores. Utilizando uma linha de pesquisa da Educação Histórica e de Ensino de História iremos investigar nos materiais didáticos do EJA. Apresentando uma investigação empírica utilizando uma abordagem metodológica denominada Análise de Conteúdo procurando investigar livros didáticos e apostilas de História do EJA de Foz Do Iguaçu. Resultado deste estudo teórico e das análises contatou-se que a representação do trabalho nestes materiais do EJA encontra-se sempre representados de maneira sintética e superficial ocultando o trabalhador e sustentando uma estrutura tradicional e básica sobre a reapresentação do trabalha para a sociedadeItem El documental Guerra do Paraguai - A Nossa Grande Guerra y las visiones de los profesores(2019-01-07) Salinas Benitez, Alba Beatriz; Souza, Éder Cristiano deEl documental “Guerra do Paraguai – A nossa Grande Guerra” (RUAS, 2015) trae en su contenido declaraciones de especialistas, narraciones y produce escenas con el objetivo de reconstruir y explicar la Guerra de la Triple Alianza, es importante resaltar que este documentario se presenta bajo la idea de multiperspectividad (SOUZA 2015), pero con ciertos límites teniendo en cuenta que se trata de una versión brasilera. El objetivo principal del presente trabajo es analizar como los profesores interpretan los debates y abordajes sobre la Guerra de la Triple Alianza en dicho documental. Desde ahí estudiar las interpretaciones de estos sujetos acerca de este documentario, y el aprendizaje histórico (SCHMIDT, 2014) de los mismos. Considerando la conciencia histórica (RÜSEN 2001), las relaciones con la cultura y la formación que ellos pueden colocar o direccionar en sus visiones.Item Levantamento de Documentação sobre o Uso de Filmes no Ensino de História na América Latina(2019-07-15) Butzen, Gabriel Antonio; Souza, Eder Cristiano deO artigo propõe um levantamento bibliográfico sobre a temática do filme no ensino de História na América Latina. Em um primeiro momento da investigação, foram levantados 51 textos que tratavam do assunto. Após o fichamento os textos foram tipificados em três tipos conforme seu perfil de estudo: 1.Investigativos; 2.Mistos; 3.Prescritivos. Em um segundo momento, os textos também foram tipificados conforme o tipo de aprendizagem histórica expressavam, sendo elas: 1.Tradicional; 2.Operacional; 3.Narrativa. Por fim, construiu-se um acervo digital que permite a consulta dos trabalhos para novos estudos.Item A Produção Cultural territorializada como um processo educativo e de práxis política: um relato de experiência do F5 - Festival de Cultura Independente de Contagem.(2019-11-14) Araújo, Dâmaris Starling Ferreira; Traspadini, Roberta SperandioEste trabalho propõe examinar a questão da produção cultural dentro do marco epistêmico da educação popular, investigando seus potenciais para a existência de uma práxis política dos sujeitos que atuam em territórios concretos. Estudamos a experiência do F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem que tem como proposta o fomento da produção cultural territorializada, resgatando o sentimento de pertença e dando centralidade ao seu próprio território, dito periférico.Item Ditadura Militar e o ensino de História: uma análise comparativa entre o caso brasileiro e o caso chileno(2019-11-23) Pedrozo, João Victor da Silva; Sanches, Tiago CostaDiversos países da América Latina passaram por ditaduras militares e em todos eles o sistema educativo foi um dos primeiros alvos de controle e de reestruturação. O ensino de História também passa a assumir novos objetivos e a obedecer a uma nova lógica de pensamento. Para fins de análise comparativa, foram escolhidos os casos do Brasil e do Chile. Este trabalho tem como objetivo analisar algumas das diversas reformas no sistema educativo no Brasil e no Chile durante as respectivas ditaduras militares, principalmente no que se refere ao ensino e aprendizagem de História. O ponto de partida de discussão são as recentes reformas curriculares que vêm acontencendo em ambos os países, que cada vez mais buscam um ensino tecnicista, conservador e de evidente desprezo pelas disciplinas do campo das Ciências Sociais. Deste modo, buscamos compreender as relações entre as polítcas do passado e do presente e de que forma a análise delas pode nos fornecer um prognóstico para a educação brasileira. Na primeira parte do texto tratamos da importância e dos objetivos do ensino de História. Na segunda parte falamos das políticas educacionais em curso, no que podem acarretar a médio e a longo prazo e das transformações no Ensino de História durante os períodos miliares. No tópico de conclusão fazemos uma síntese das situações apresentadas e um exercício de projeção das possíveis consequências que uma educação de mercado e neoliberal pode trazer para o Brasil e de que forma isso se assemelha ao processo ocorrido no Chile e os resultados dele atualmente.Item Uma reflexão sobre uso das tics no cotidiano escolar a partir da experiência de estágio na licenciatura de história(2019-11-27) Herrero, Jorge Luis Gomes Martin; Talei, JorgelinaO presente artigo busca questionar sobre a utilização das tecnologias no cotidiano escolar, levando em consideração a influência exercida pelos dispositivos de comunicação e informação digital. A tecnologia permeia nossa vida em vários âmbitos como se fosse uma extensão do nosso corpo, ela se transformou em algo que não conseguimos mensurar. Ela faz parte das nossas vidas, e dentro do contexto de ensino e aprendizagem se mostra cada vez mais urgente apropriar-se dessas ferramentas. A análise foi realizada por meio de estudos bibliográficos sobre o uso de novas tecnologias na escola e também sobre a importância do letramento digital. Também propomos discutir a realidade escolar a partir de nossa experiência de estágio da carreira de Licenciatura em História da Universidade Federal de Integração Latino-americana (UNILA), as dificuldades e o cenário estrutural que encontramos. Notamos que o tempo escolar parece avançar mais lentamente comparado a evolução da sociedade em relação as tecnologias.