TCC - História - Licenciatura

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ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Licenciatura em História

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    La cuenca platina y el territorio indígena en la obra de Ruy Díaz de Guzmán (1612).
    (2024) Rios Rojas, Sonia Elizabeth
    El objetivo de este texto es reivindicar las resistencias y luchas de los diversos pueblos indígenas en la construcción del territorio platino siglo XVI, dando visibilidad de su existencia antes y durante la invasión española a ese espacio platino. La investigación se realizó a partir de la comprensión e interpretación de los diferentes nombres de pueblos indígenas, así como de sus topónimos, representados en La Argentina y en relación a la cartografía de la época. Inicialmente se elaboró una base de datos con nombres de los pueblos indígenas, así como de algunos de los topónimos de acuerdo a la lectura de La Argentina, en la que Guzmán describe la formación de las provincias de la Plata, Paraguay y Tucumán desde la invasión hasta 1573; como metodología se trabajó a partir de rastro, del indicio o vestigio con el texto de Carlo Ginzburg, también se seleccionó un mapa de la cartografía de la época para un análisis comparativo. Finalmente, con el análisis comparativo se percibió la cantidad de 57 pueblos indígenas mediante la identificación en La Argentina y 28 en el mapa seleccionado, así como otros topónimos en relación a la geografía que apoyan su existencia en estos territorios antes de la invasión, ¡pero! que han sido invisibilizados históricamente.
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    O Plano Cohen e a construção da narrativa maçônica como estratégia anticomunista na produção intelectual de Gustavo Barroso (1937).
    (2024) Brixner Züge, Felipe
    O estudo analisa a influência da narrativa antimaçônica na produção intelectual de Gustavo Barroso, destacado autor das milícias integralistas, e sua contribuição para a construção do anticomunismo no Brasil durante a década de 1930. O objetivo é investigar como as obras de Barroso influenciaram o Plano Cohen (1937) e a retórica anticomunista da época, e que serviram como arcabouço para a proclamação do Estado Novo de Vargas (1937-1945). Para tal fim, foi feita uma análise comparativa das obras de Barroso, como "Judaísmo, Maçonaria e Comunismo" (1937) e "A História Secreta do Brasil" (1937), com trechos do Plano Cohen que fazem menção direta à maçonaria. Os resultados revelam a visão de Barroso sobre a maçonaria, comunismo e judaísmo, destacando a associação desses elementos em um suposto plano judaico-comunista de dominação mundial. Barroso propagava ideias antissemitas e anticomunistas, alegando que o comunismo e o capitalismo eram controlados pelos judeus e visavam destruir a civilização cristã. Suas obras contribuíram para disseminar uma narrativa de conspiração que alimentava o anticomunismo e posições antimaçônicas. Após a divulgação do Plano Cohen, houve uma intensificação do sentimento anticomunista na sociedade, levando ao fechamento de lojas maçônicas e ações contra supostos elementos subversivos. A análise histórica de Barroso fornece aspectos relevantes sobre as forças que moldaram e moldam o presente político brasileiro, destacando a ressurgência de posições autoritárias e ultranacionalistas, e como estas posições por vezes se utilizam da construção de um discurso conspiratório e preconceituoso para justificação de suas ações.
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    Teoria e prática no ensino: consciência histórica sobre as histórias marginalizadas em Foz do Iguaçu.
    (2024) Sodré, Luís Fernando Moura
    O trabalho é resultado do desdobramento da minha participação em um projeto de extensão, o qual me possibilitou pesquisar sobre as favelas e periferias no Brasil. A participação no projeto e as reflexões a partir desse trabalho, instigou-me a levar para a sala de aula a temática das favelas e das periferias de Foz do Iguaçu. Em vista disso, este trabalho objetiva analisar o processo de ensino-aprendizagem a fim entender as contribuições dessa temática para o docente e para os discentes de uma escola pública periférica localizada na Vila C. A análise metodológica está baseada, sobretudo, em conceito da Consciência Histórica de Jörn Rüsen, os quais possibilitam uma educação histórica em contraposição à ideia de um ensino bancário, que coloca o aluno como um espectador passivo no processo de aprendizagem, geralmente, focada na memorização acrítica e no mercado de trabalho. Espera-se construir uma visão mais profunda da história da cidade ao estudar e abordar de forma mais complexa os sujeitos históricos e seus territórios periféricos, cuja importância e suas lutas são apagadas nas histórias oficiais.
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    O movimento em prol da instrução do negro no Brasil: o caso da Frente Negra Brasileira e do jornal A Voz da Raça (década de 1930).
    (2024) Da Silva, Jonatas Brígido
    O presente artigo tende a mostrar a realidade encontrada pelos afro-brasileiros quanto a inserção na sociedade no período pós abolição, bem como as lutas para serem alfabetizados. Para responder a essas questões, foram analisadas fontes como o livro Uma História do Negro no Brasil Wlamyra de Albuquerque e Walter Fraga Filho. Foram encontradas informações de que século XIX, o Brasil testemunhou um período marcado por uma vigorosa campanha pelo fim da escravidão, impulsionada por uma variedade de fatores. A promoção da educação e instrução para escravizados, libertos e pessoas livres foi considerada como uma estratégia essencial para a consecução da emancipação e o avanço da nação. Por meio da educação, esses segmentos sociais almejavam resgatar as raízes históricas de seus antepassados, consolidar sua identidade cultural e reivindicar direitos civis e políticos. Ao analisar os periódicos da imprensa negra da época, especialmente no pós-abolição, notou-se destaque na importância do acesso à educação e formação profissional como instrumentos de capacitação e fortalecimento da comunidade afrodescendente. Além disso, foi encontrada informações de escolas matutinas e noturnas, tanto públicas quanto mantidas por organizações associativas, que se configuraram como espaços de aprendizagem e crescimento para esses grupos. A batalha pela instrução e educação durante o período republicano no Brasil foi um reflexo da demanda por igualdade, liberdade e oportunidades para todos os indivíduos. Esse movimento educacional desempenhou um papel central na reconfiguração do panorama social e na construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva. A ferramenta de análise fundamental para este artigo foram páginas do periódico A Voz da Raça, jornal que era o principal meio de comunicação da Frente Negra Brasileira, um jornal combativo que buscava promover a educação e instrução dos negros, por meios de anúncios, além de denunciar o preconceito de cor que era predominante no país.
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    Complementaridade atlântica: caminhos e trajetórias na construção do mundo atlântico.
    (2024) Kazienko, José Alexandre Bail
    No fim do século XV, o oceano Atlântico tornou-se um espaço de conexão e intercâmbio entre a Europa, a África e as Américas. Essa vastidão aquosa testemunhou a invasão de terras, exploração colonial e a intensificação do tráfico de escravizados. O mundo Atlântico surgiu da interligação de diversos espaços, cada um complementando o outro. Este estudo visa investigar a formação do “Mundo Atlântico”, suas conexões e fluxos, buscando compreender como a complementaridade atlântica se estabeleceu através do espaço e das rotas marítimas. O texto abordará a primeira modernidade européia, especialmente a transição do século XVI para o XVII (1580–1621), um período crucial na formação do mundo atlântico, caracterizado pelo aumento significativo do comércio de escravos e pelo avanço da colonização, que representou o apogeu e o declínio dos impérios ibéricos. Foi investigado de que forma as relações políticas, econômicas e sociais desse período tiveram impacto na história do Atlântico. Ao explorar o Mundo Atlântico, buscou-se compreender como o ambiente influenciou as vivências pessoais e os acontecimentos históricos da época. O estudo das conexões atlânticas revela a importância do oceano como um espaço de interação, onde se estabeleceram rotas comerciais, intercâmbios culturais e fluxos migratórios (forçados ou voluntários), constitutivos das sociedades modernas.
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    O projeto de desenvolvimento brasileiro no período Vargas: um estudo a partir da CSN.
    (2024) Azevedo, Gabriel Garcia de
    O presente trabalho busca compreender o projeto de desenvolvimento brasileiro na era Vargas a partir da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), que foi parte essencial do projeto varguista rumo ao desenvolvimento industrial no Brasil. Foram analisadas as principais mudanças na política econômica do estado brasileiro a partir da Revolução de 1930, tendo como referencial teórico os autores Fausto (1995) e Florestan Fernandes (1975). Autores esses que demonstraram em suas obras como Getúlio Vargas rompeu com a antiga postura liberal na economia. Foram analisados artigos, depoimentos e fontes documentais que endossam o protagonismo da CSN no desenvolvimento da indústria e infraestrutura brasileira.
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    História regional, memória e ensino de História no livro didático "Paraná povo e chão".
    (2024) Wermouth, Kariny
    O artigo compõe o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em História – Licenciatura, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o livro didático “Paraná Povo e chão - história e geografia regional”, destinado ao 4º e 5º ano do ensino fundamental, que circulou nas escolas paranaenses entre 2017 e 2019, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A análise do livro está voltada para a compreensão do conceito de região estabelecido na obra, através de critérios que caracterizam a produção historiográfica em história regional e local, visa levantar questionamentos sobre como o livro pode contribuir para a construção das memórias e identidades sobre a região entre estudantes do Paraná.
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    “Às Urnas, Cidadãs”: o voto feminino nas páginas do Boletim da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (1934-1935).
    (2024) Santos, Renata Carolina Pereira dos
    O presente trabalho pretende investigar o tema das lutas em defesa do voto feminino no Brasil a partir dos periódicos da FBPF (Federação Brasileira Pelo Progresso Feminino). A publicação dos boletins da Federação Brasileira para o Progresso Feminino teve seu início em outubro de 1934 no Rio de Janeiro e ocorreu até 1936. A partir da análise dos primeiros números do boletim, este artigo discute os principais focos da publicação e as características das lutas movidas por suas participantes. Pretendemos situar, ainda, o destaque que o boletim produziu em torno de determinados personagens, como é o caso de Bertha Lutz, e o silenciamento com relação a outras lideranças ou outras mulheres envolvidas com essas lutas.
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    Uma história intelectual das ideias educacionais em bell hooks.
    (2024) Santos, William de Jesus
    Este trabalho tem como foco reunir algumas ideias, principalmente as educacionais que bell hooks desenvolveu em suas obras ao longo da sua trajetória, nos debruçamos a pesquisar essas ideias em seu livro: "Ensinando a Transgredir: A educação como prática da liberdade" (2013), apresentando debates travados por ela, e os diálogos com outros intelectuais. Para além desse tema, percorremos outros temas que hooks fez suas contribuições como: movimento negro, feminismo negro e questões de classe social. Dialogamos as obras de hooks com: Carla Akotirene (2023) e suas perspectivas no que tange a Interseccionalidade, Claudia Wasserman (2015) a respeito da História Intelectual e Patricia Hill Collins (2019) com a Autoidentificação. Essas três esferas foram fundamentais para a execução dessa pesquisa. Entre outras obras usadas, "Tudo sobre o amor" (2021) foi inserida como um segundo plano. Procuramos neste trabalho articular alguns dos movimentos intelectuais realizados por bell hooks ao longo da sua trajetória acadêmica e intelectual.
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    A UNESCO e as prescrições educacionais na utilização da inteligência artificial na educação latino americana.
    (2024) Godoy, Renan Antonio Pais de
    O texto ora apresentado tem como objetivo problematizar as prescrições da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a Educação, sobretudo ao tratar-se da Inteligência Artificial (IA). Para tanto, selecionamos dois documentos intitulados de “Consenso de Beijing: sobre a inteligência artificial e a educação” (2019) e “Computational Thinking, Artificial Intelligence and Education in Latin America” (2022), estes se constituem como fontes primárias para a análise por contribuírem como documentos que tem como proposição apresentar um panorama sobre as ações empreendidas por diferentes países e, especialmente, a orientar políticas e ações para a inserção das IA’s na Educação. A pesquisa, de caráter exploratório, é de tipo documental e bibliográfica e de abordagem qualitativa. Conclui-se que a Unesco tem sido indutora de políticas de educação, disseminando análises que remetem à democratização da Educação, flexibilidade dos processos educativos por meio das IA’s, ancorando-se no conceito de aprendizagem ao longo da vida e incentivando a participação do setor privado na efetivação das mudanças a serem promovidas pela via da digitalização educacional, especialmente incentivando a articulação dos Governos com o setor privado. Por outro lado, desvincula tais indicações e prescrições de uma análise que considere as condições socioeconômicas objetivas em que a educação se realiza.
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    A representação da sociedade oitocentista e o apagamento da escravidão no romance Perdida (2013) de Carina Rissi.
    (2024) Baldessar, Maria Luiza
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo a partir da análise do romance “Perdida”, da autora brasileira Carina Rissi, que se passa no século XIX. Analisando como a escritora relata sobre a sociedade brasileira dessa época e como ela não aborda sobre a escravidão, um dos acontecimentos mais dolorosos que já ocorreu no país. Trabalhando com a questão da memória e como a literatura, nesse caso com o gênero Chick-Lit, pode ser trabalhada como uma fonte histórica, esse artigo tem a finalidade de apresentar a importância de não se apagar as memórias de um passado obscuro, que até os dias atuais é preciso da lembrança para que a sociedade nunca se esqueça das dores que muitos sofreram.
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    O atendimento à saúde indígena no sul do Brasil pelo estado brasileiro (1940-1977), entre omissões e violências.
    (2024) Ferreira, Maria Eugênia Ramos
    O artigo é resultado da pesquisa sobre a ação do Estado brasileiro no contexto do atendimento à saúde da população indígena no Sul do Brasil no século XX. O recorte temporal - 1940 a 1977 – segue o período em que o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) esteve presente nas terras indígenas, com suas estruturas administrativas, incorporando a primeira década da atuação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), até a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso Nacional (CPI), em 1977. Para tal, utilizou-se os boletins internos do Serviço de Proteção aos Índios (1941-1966), às CPIs no Congresso Nacional de 1963, 1968 e 1977, a CPI de caráter regional ocorrida na Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul, em 1968, e o Relatório Figueiredo entre 1967-1968. Cotejamos com as referências teóricas da história indígena para entender como os indígenas agiram nesse processo. Constatou-se que as doenças que os atingiram foram geradas pelos processos de violência, esbulho territorial e roubo das riquezas naturais de suas terras com participação ativa do Estado brasileiro.
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    Contexto histórico nas interações migratórias de fronteira.
    (2022) Chichoski, Liane Moisinho Frois
    O presente trabalho busca fazer uma análise histórica do município de Foz do Iguaçu - Paraná e identificar a influência do migrante nesta cidade de fronteira, contextualizando com os slogans “Fronteira da Paz e Diversidade nosso patrimônio”. Assim, o estudo busca verificar a necessidade de criação e efetivação de políticas públicas voltadas à população migrante e, acima de tudo, trata-se de um resgate histórico e geográfico do território que ocupa um lugar estratégico no coração da América Latina. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada a partir de revisão bibliográfica e a coleta foi realizada por meio de pesquisa documental na Secretaria Municipal de Educação. A pesquisa conduziu à conclusão de que na cidade de Foz do Iguaçu, os migrantes, sejam eles refugiados ou mesmo aqueles que migram por vontade própria, contam com a proteção legal da Lei do Migrante 13.445/17, o que permite a assistência aos migrantes em situação de vulnerabilidade, a adequação e aproveitamento dos estudos realizados fora do país e as garantias sociais de direitos previstas na Constituição Federal de 1988.
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    A história atlântica por meio da transcrição e estudo do “Precatório de Rodrigo Aires” (final do século XVI e início do XVII).
    (2024) Vargas, Melissa Moura
    O presente trabalho consistiu na transcrição paleográfica e estudo do manuscrito “Precatório de Rodrigo Aires” (31/03/1601-26/01/1604), localizado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, processo número 13312, com 52 fólios. O trabalho foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no Projeto de Pesquisa “Domínio, soberania e império: As origens ibero-atlânticas da modernidade e do Ocidente”, sob a orientação do Prof. Dr. Rodrigo Bonciani. A transcrição e análise do documento foi aceita para publicação na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (RIHGB), prevista para edição de maio de 2024.Trata-se de uma juntada de documentos decorrente de uma ordem de pagamento do Santo Ofício em benefício da mãe do pombeiro Aires Fernandes, Maria Fernandes, como sua herdeira, representada por outro filho, Rodrigo Aires. O processo se desenvolveu entre 1595 e 1604: em Luanda, a cargo do provisor eclesiástico Manuel Rodrigues Teixeira; na ilha de São Tomé, conduzido pelo bispo Francisco de Vila Nova; na Inquisição de Lisboa; e na cidade de Salvador, Reino do Congo, por despacho do bispo dom frei Miguel Rangel. O período foi o início de um processo que Linda M. Heywood e John K. Thornton denominaram a “Onda Angola”, em que o tráfico de escravos dessa região superou o da África Ocidental. O “Precatório” revela detalhes sobre este comércio, tanto em suas conexões atlânticas como nos sertões africanos, e o envolvimento de diferentes agentes e instituições: governadores gerais; contratadores; autoridades civis e religiosas; chefes e escravizados africanos; e a própria Inquisição. A transcrição e a publicação deste documento fazem parte do projeto Inquisição em África, desenvolvido em parceria com a professora doutora Vanicléia Silva Santos (Universidade Federal de Minas Gerais e Penn Museum).
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    Diálogos interculturais: uma análise histórica das representações dos povos originários no heavy metal
    (2022) Pina Junior, Marcelo Aparecido
    O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise histórica das produções artísticas das bandas Miasthenia e Arandu Arakuaa, de Black Pagan Metal e Metal Indígena respectivamente. O objetivo é entender de que forma essas bandas brasileiras de estilo Heavy Metal dialogam com elementos das culturas originárias e para isso, a análise foca em perceber o processo de apropriação e assimilação dos elementos culturais e estéticos que esses grupos musicais produzem. Com isso, o artigo analisou e catalogou as músicas, encartes de álbuns, videoclipes e suas temáticas líricas, a fim de abranger o máximo possível suas produções na análise, entendendo o movimento que cada grupo faz referente à temática de acordo com o segmento que se segue dentro do Heavy Metal. É importante ressaltar que a análise levou em consideração o contexto histórico que as bandas estão inseridas para o estudo.
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    Povos indígenas e natureza nontra a pandemia: algumas possibilidades factíveis
    (2023) Almeida, Maira Cristina Chena de
    A pandemia da covid-19 vem assolando o mundo e afetando de muitas formas os diferentes grupos sociais. Os povos indígenas vêm enfrentando uma luta dobrada nesse cenário, pois a pandemia foi o momento utilizado pelo governo para propagar sua política anti-indígena, genocida e racista. A partir desse contexto, o presente artigo analisa o enfrentamento da pandemia da Covid-19 pelos povos indígenas tendo na relação com a natureza sua principal força. As pesquisas bibliográficas e o trabalho de extensão que desenvolvemos com o povo Guarani, revelaram que a forma como esses povos se relacionam com a natureza é crucial para o equilíbrio ecológico e não propagação de epidemias e pandemias dessa natureza e que o sistema capitalista é o grande propulsor de enfermidades pois ele atua em desacordo com o “metabolismo” da natureza, além de que ele explora recursos naturais desordenadamente com o único objetivo de gerar lucro.
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    História local e consciência histórica: investigando a aprendizagem de jovens estudantes de Foz do Iguaçu sobre a história da construção de Itaipu e seus impactos
    (2023) Lima, Larissa Souza de; Souza, Eder Cristiano de
    A pesquisa teve início dentro do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), entre 2020 e 2021, quando foi trabalhada, em sala de aula, a temática da História da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, com ênfase na questão dos povos indígenas que viviam às margens do Rio Paraná e foram desalojados pelo alagamento decorrente da construção da barragem. Esse estudo teve continuidade na Iniciação Científica, a partir de 2022, quando foi desenvolvida uma investigação que partiu de uma sequência de aulas sobre a temática indicada, tendo como objetivos a conscientização a respeito da temática indígena ao público jovem e a mobilização da consciência histórica dos estudantes por meio dos conceitos teóricos de Significância Histórica, Evidência Histórica, Empatia Histórica e Dimensão Ética, a partir dos estudos de Seixas e Morton (2013). As aulas problematizaram como as narrativas produzidas pelos meios de comunicação analisados, acerca do ocorrido, dão maior ênfase ao progresso trazido pela construção da usina hidrelétrica e acabam invisibilizando as populações indígenas que habitavam as terras inundadas pelo lago de Itaipu. A investigação teve como objetivo analisar as narrativas produzidas pelos alunos ao final da aplicação da sequência de aulas, que ocorreu no Colégio Flávio Warken, no ano de 2022, em uma turma de 8º ano, considerando os conceitos trabalhados e buscando refletir acerca da importância da História Local para o ensino, pois, de acordo com Fernandes (1995), a História Local rompe com a visão hegemônica da história, abordando peculiaridades e especificidades regionais, assim como a pluralidade étnico-cultural presente na história do Brasil. As atividades foram analisadas buscando-se identificar se os estudantes, a partir das aulas e do conteúdo trabalhado em sala de aula, demonstraram, em suas produções, empatia e conscientização acerca da temática indígena, percebendo as injustiças e, até mesmo, a violência sofrida por essas populações ao longo da história. Também buscou-se identificar a aprendizagem histórica, assim como elementos da consciência histórica desses jovens em relação à temática e às problemáticas envolvidas. Após a leitura e análise das narrativas, foi possível constatar a mobilização da consciência histórica por parte dos estudantes, que compreenderam a dimensão histórica e as implicações atuais da questão. Considerando serem jovens estudantes em uma turma de 8º ano, foi importante observar como trataram das temáticas abordadas levando em conta sua subjetividade, havendo, no total, onze produções textuais resultantes da oficina, das quais, cinco citam os indígenas e denunciam a perda de seu território, e seis deram enfoque à construção da usina, sua importância e trouxeram dados históricos desse processo. Portanto, ao trabalhar conteúdos historiográficos em sala de aula, como explica Assis (2010), devemos fazer uma ponte entre presente, passado e futuro, não sendo uma mera descrição do passado. O objetivo dessa ponte é que o conteúdo tenha sentido para o aluno, o oriente para suas ações em seu meio de vivência e desenvolva sua autonomia.
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    Uma cidade em silêncio: as memórias das Sete Quedas em Guaíra
    (2023) Moreira da Silva, Rubia Primo; Uhle, Ana Rita
    Esta pesquisa visa analisar como a cidade de Guaíra enfrentou o silêncio, a ausência e o sentimento de perda do seu patrimônio natural, especificamente as Sete Quedas, após a inundação do Parque Nacional Sete Quedas devido à construção do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu em 1982. Pretendo também explorar a resistência da comunidade e o movimento Quarup contra o alagamento das Sete Quedas. A análise se concentra na transformação de Guaíra antes e depois do alagamento, e na importância das Sete Quedas como atração turística para a cidade. Mesmo após o alagamento em nome do progresso, as memórias desse patrimônio natural ainda persistem na cidade. Atualmente, resquícios desse patrimônio natural são preservados por meio de instituições como o Museu Sete Quedas e o Cine Teatro Sete Quedas, assim como por vários outros estabelecimentos que adotaram o nome Sete Quedas. Gondar e Dodebei (2005) argumentam que as pessoas preservam o que amam e amam o que conhecem, enfatizando que a memória é um conjunto de representações. Essas escolhas demonstram a estratégia adotada pelos habitantes de Guaíra para lidar com a perda, mantendo viva a herança histórica e conservando as memórias da comunidade.
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    O sofrimento psíquico na carreira acadêmica e as práticas integrativas na promoção da saúde mental de estudantes na UNILA
    (2023) Loures da Silva, Maykon Cesar; Conceição, Juliana Pirola da
    O artigo propõe analisar o sofrimento psíquico entre estudantes universitários e os resultados obtidos com a promoção de práticas integrativas e complementares em saúde mental na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A metodologia da pesquisa envolveu a análise de documentos e relatórios da Seção de Psicologia, produzidos entre os anos de 2019 a 2021; e a aplicação de questionários entre os estudantes da UNILA em 2023. Para a análise desse corpo documental, tomou-se como referência a Teoria Crítica da Sociedade, apontada pelos estudos de Bárbara Santos (2021) e Heribaldo Maia (2022).
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    A colonização das Américas sob o ponto de vista europeu: um estudo sobre narrativas hegemônicas a partir de livros didáticos
    (2023) Rocha, Pedro Iago Barros; Conceição , Juliana Pirola da
    Este trabalho de conclusão de curso, tem por finalidade analisar livros didáticos de história da Espanha, buscamos analisar dois livros de Bachilerato, curso pós obrigatórios do ensino regular do país. Para definirmos o objeto livro didático utilizamos os pesquisadores referência no assunto, o pesquisador francês Alain Choppin (2004) e a pesquisadora brasileira Circe Maria Fernandes Bittencourt (1993).