TCC - Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química
Browse by
ILACVN - Centro de Ciências da Natureza - Licenciatura em Ciências da Natureza
Todos os documentos dessa coleção podem ser acessados, porém, mantendo os direitos dos autores pela citação da origem.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Recent Submissions
-
Desafio no Ensino de Física no Momento da Pandemia: Novas Formas de Ensinar e Aprender
(2022)As transformações ocorridas com o avanço do novo coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade, seja ela econômica, social e, até mesmo, a educacional. ... -
Ensino de Física com Ênfase em Movimento dos Corpos em Rotação: Experimentos Didático
(2022)O presente trabalho objetivou elaborar sugestões para a utilização de experimentos práticos em sala de aula para professores do ensino médio utilizando materiais de fácil acesso como método alternativo de ensino e aprendizagem ... -
Metodologias Ativas: Estratégias para o Ensino de Genética
(2022)O presente estudo objetivou fazer a avaliação da aplicação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem na disciplina de biologia, abordando o tema de genética. Esta pesquisa foi realizada em uma turma do 3° ano do ... -
Proposta de Alternativas para a Introdução de Conteúdos de Física Mediante Simulações
(2022)Trata-se de um trabalho de Conclusão de curso baseado em pesquisas práticas e teóricas na qual apresentam dados que se sucederam através da aplicação de questionários com o objetivo de identificar os prós e contras do ... -
Técnica da Controvérsia Controlada: uma Visão da Metodologia Ativa para o Ensino de Ciências Direcionado a Alunos Surdos
(2022)Esta pesquisa bibliográfica tem como foco principal o levantamento de alguns pontos relevantes da técnica da controvérsia controlada, que é uma metodologia ativa que promove debates sobre temáticas cientificas e tecnologias ... -
Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
(2022)Considerando a relevância da Educação Ambiental (EA) para a solução dos problemas sócio-ambientais causados pelo atual sistema de desenvolvimento econômico, e sua característica transversal na educação básica, esta pesquisa ... -
Metodologías Activas para el Desarrollo de Habilidades y Competencias en la Enseñanza de Ciencias: un Estudio de su Aplicabilidad en la Educación Especial
(, 2021)Este trabajo busca analizar la aplicabilidad de las metodologías activas para la enseñanza de ciencias en la educación especial, dicha investigación se realizó en la ciudad de Hernandarias, Paraguay, con el objetivo ... -
La Realidad de la Enseñanza de Ciencias Naturales en una Sala de Aula de una Escuela Pública en la Ciudad de Concepción – Paraguay
(2021)La Educación es el arma más poderosa para cambiar el mundo, lo decía Nelson Mandela en su icónica frase, es la que nos permite adquirir conocimientos a lo largo de nuestras vidas y comprender el mundo desde múltiples ... -
Técnica da controvérsia controlada: uma proposta para o ensino de biologia
(2021-10-13)Esta pesquisa avalia a aplicação de uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem, a “Técnica da Controvérsia Controlada”, cujo objetivo é promover debates em sala de aula sobre temáticas problematizadoras. A intenção ... -
Relato de experiência no estágio de Biologia
(UNILA, 2019-12-13)Dentro de um contexto de necessidade de adaptação da Educação às novas dinâmicas da modernidade, o estudante de Licenciatura no Estágio de Regência é desafiado com as expectativas que a sociedade em geral e os integrantes ... -
El Programa Institucional de Beca de Iniciación a la Docencia (PIBID), en la Formación de Licenciado del Curso de Licenciatura en Ciencias de la Naturaleza: Química, Física, Biología: Contribuciones y Prácticas
(2018-12-05)La temática de la formación de profesores ha sido de mucha discusión a partir del sigo XX. Históricamente este tema generó preocupaciones tanto de los órganos fomentadores, incluyendo de las universidades y escuelas donde ... -
A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
(2019-07-18)O presente trabalho traz os aspectos da disciplina Ciências no ensino Fundamental, evidenciando o papel da interdisciplinaridade na abordagem da aprendizagem significativa e sua aplicação em situações cotidianas dos alunos ... -
Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.
(2019-08-16)Na atualidade, os espaços não formais de educação têm atraído um grande público para discutir e divulgar o conhecimento científico através da interação com ambientes fora da escola. Estes ambientes muitas vezes possuem ... -
La importancia de áreas de bosque en paisajes urbanos para la estructuración de metacomunidades de anfibios
(2018)La variación en la composición de metacomunidades es influenciada por un conjunto de factores bióticos, abióticos y por la capacidad de dispersión entre las manchas de hábitat. Sin embargo, se conoce poco al respecto de ... -
O ensino das Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química no Ensino Médio: um estudo a partir da “visão” dos estudantes dos 3 os anos, surdos e ouvintes, em relação a questão de conteúdo, estrutura física, materiais pedagógicos e da metodologia
(2017-07-18)O desafio atual imposto à escola, baseia-se no discurso da inclusão, atribuindo ao contexto escolar, espaço de acolhimento às diferenças e o direito de todos à uma educação de qualidade, do qual a instituição e todos que ... -
O Ensino de Física na Educação Inclusiva: um estudo sobre as metodologias e estratégias utilizadas pelos professores da disciplina frente à presença de alunos surdos em sala de aula
(UNILA, 2017-09)Este trabalho teve por objetivo analisar quais metodologias e estratégias de ensino, os professores da disciplina de Física utilizam em sala de aula frente a presença de alunos surdos inclusos no Ensino Médio, na rede ... -
O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática
(2016-12-15)Esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino da física numa perspectiva interdisciplinar propondo uma reflexão sobre a prática docente e a concepção/visão do professor acerca do ensino da Física. Pensar em interdisci ... -
Investigação sobre o uso dos dispositivos móveis por professores de Química nas escolas públicas de Foz do Iguaçu (PR): realidades e desafios
(2016-12-16)Os constantes avanços tecnológicos obrigam a sociedade a andar em novos ritmos, neste contexto, a escola e o professor também passam a ter os seus papéis modificados pelo advento das novas tecnologias. Nesse sentido, os ... -
O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um estudo de caso no 1º ano do ensino médio
(2015-12-14)Este trabalho tem como objetivo analisar se a utilização de experimentos demonstrativos no ensino das leis de Newton, no nível médio, desperta uma maior motivação nos estudantes e, consequentemente, um maior nível de ... -
Atividades lúdicas no ensino de ciências para alunos da educação especial
(2015-12-04)O ensino para alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular tem sido desafiador para todos os agentes envolvidos na escola, uma vez que o processo de ensinar a esses alunos vai muito além do processo de ...