Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 56
-
As conexões de saberes através da disputa rimática nos duelos de MCs em Belo Horizonte
(Even3, 2018-01-15)Essa pesquisa teve como objetivo investigar como se constroem as conexões de saberes dos jovens rappers que participam nos duelos de MCs localizado embaixo do viaduto Santa Tereza na cidade de Belo Horizonte. O movimento ... -
La historia argentina reciente en la escuela secundaria: modos de nombrar y abordar la última dictadura
(Even3, 2018-01-15)En este trabajo analizo la historia argentina reciente en el nivel secundario tomando particularmente los modos de nombrar y trabajar la última dictadura (1976-1983) presentes tanto en los contenidos curriculares como ... -
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
(Even3, 2018-01-15)O presente artigo possui como finalidade apresentar a pesquisa que está sendo desenvolvida no Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sob orientação da Professora Doutora Marlene Rosa ... -
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
(Even3, 2018-01-15)Este trabalho apresenta os encaminhamentos de uma pesquisa iniciada no curso de graduação em História na Universidade Estadual de Londrina, e prossegue como parte das discussões que estão sendo realizadas no Mestrado do ... -
História da cidade nas narrativas de Jovens Escolarizados
(Even3, 2018-01-15)Esta comunicação apresenta os resultados da pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa em Educação, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa analisou, entre outros ... -
Jovens estudantes do ensino médio e a constituição de sentidos em relação à História da cidade de Curitiba
(Even3, 2018-01-15)Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a segunda e a terceira parte do estudo piloto, que norteia a dissertação de mestrado com o título Consciência histórica e atribuição de sentidos: perspectivas de jovens ... -
¿Quiénes permitieron la transición?: una mirada desde las opiniones de estudiantes Chilenos
(Even3, 2018-01-15)Fueron más de tres millones de chilenos los que, mediante su voto, dijeron “no” al régimen de Augusto Pinochet, poniendo fin a los años de Dictadura. Por ello, la Transición a la Democracia es uno de los procesos ... -
Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental
(Even3, 2018-01-15)Este artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, ... -
Consciência Histórica e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: investigação das narrativas de alunos do MST na cidade de Londrina (PR) - Brasil
(Even3, 2018-01-15)O estudo proposto faz parte de uma investigação iniciada em 2014 como parte do Trabalho de Conclusão de Curso em História defendido em 2016 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) intitulado: “Currículo e identidade: ... -
Revisitando o passado: a elaboração de uma sala memorial e os 60 anos do Colégio João XXIII de Maringá
(Even3, 2018-01-15)O PIBID História-Sede, da Universidade Estadual de Maringá, atuante no Colégio Estadual João XXIII Ensino Fundamental, Médio e Técnico, localizado na Vila Operária, na cidade de Maringá – PR, do ano de 2014 a 2016, buscou ... -
A formação dos futuros professores de História: PIBID História UEL (2011-2013) e os diálogos com a Educação Histórica
(Even3, 2018-01-15)Este texto apresenta resultados finais de pesquisa realizada no Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina que teve como objetivo central analisar a participação de licenciandos do curso de História da ... -
A História da Vida como metodologia para o ensino de História
(Even3, 2018-01-15)As metodologias utilizadas em sala de aula, mais especificamente no que se refere ao Ensino de História, representam basicamente a forma como o professor demonstra sua concepção histórica. Muitas são as possiblidades ... -
Uso do Teatro no ensino de história: uma prática construtiva de conhecimento através da arte
(Even3, 2018-01-15)Ensinar o conteúdo de História simplesmente com fatos e datas, sem desenvolver a criticidade dos alunos torna o ensino com uma função apenas reprodutiva e irreflexiva. Como professores, devemos ressignificar a prática ... -
Aprendizagem Histórica e narrativas históricas de jovens estudantes sobre a Guerra do Paraguai: uma experiência PDE
(Even3, 2018-01-15)Este texto tem por objetivo apresentar as reflexões teóricas que fundamentam a implementação didático-pedagógica em fase de execução, de um trabalho de pesquisa do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Buscando ... -
Os interesses sociais e as relações de poder voltadas as questões indígenas
(Even3, 2018-01-15)Esta pesquisa foi desenvolvida sob o aporte teórico e metodológico da Educação Histórica, cujos fundamentos científicos estão pautados na epistemologia da História e na teoria da Consciência Histórica (RÜSEN, 2010). Por ... -
Cidadania e educação: história local como meio de desenvolvimento da cidadania
(Even3, 2018-01-15)O estudo analisa o desenvolvimento da cidadania e o processo de humanização em crianças e adolescentes a partir da História local. O viés investigativo é norteado pela educação não formal em um bairro de Foz do Iguaçu ... -
A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica
(Even3, 2018-01-15)A Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai, tem sido tema de pesquisa e debate desde a época do fim do conflito em 1870. Ao largo deste período diversas interpretações, abordagens e métodos historiográficos ... -
Lacunas e possibilidades da aprendizagem histórica na Educação Infantil
(Even3, 2017-01-15)O reconhecimento das crianças pequenas como cidadãs e a garantia de seu direito a educação são conquistas recentes 3 e estão relacionadas a trajetória de lutas e reivindicações dos movimentos sociais e também dos/as ... -
El documental Guerra do Paraguai - a Nossa Grande Guerra y las perspectivas de los profesores paraguayos y brasileros
(Even3, 2018-01-15)El documental “Guerra do Paraguai – A nossa Grande Guerra” (RUAS, 2015) trae en su contenido declaraciones de especialistas, narraciones y produce escenas con el objetivo de reconstruir y explicar la Guerra de la Triple ... -
A importância do PIBID na formação de professores
(Even3, 2018-01-15)O texto relata uma experiência de ensino, vivida durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, na Escola de Educação Básica Valesca Carmen Resk Parizotto, ...