Os interesses sociais e as relações de poder voltadas as questões indígenas
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Data
2018-01-15
Autores
Ribas, Cristina Elena Taborda
Schmid, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Título da Revista
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Editor
Even3
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida sob o aporte teórico e metodológico da Educação Histórica,
cujos fundamentos científicos estão pautados na epistemologia da História e na teoria da
Consciência Histórica (RÜSEN, 2010). Por meio do conceito substantivo (LEE, 2005) os
interesses sociais e as relações de poder voltadas as questões indígenas, busca discutir o
processo de ensino e aprendizagem em História, no qual a temática foi pensada a partir das
discussões acerca da “Burdening History” ou História Difícil. A proposta foi desenvolvida
numa perspectiva humanística para repasse aos 32 técnicos disciplinares de História que
trabalham nos Núcleos Regionais de Educação do estado do Paraná. Seu percurso foi
fundamentado nos princípios investigativos da Pesquisa Qualitativa de natureza empírica e
interpretativa, por meio de análises de documentários, imagens sobre a temática, artigos e
textos de historiadores e jornais, com a devolutiva de narrativas elaboradas pelos técnicos
disciplinares
Abstract
Descrição
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
Palavras-chave
História, Questões Indígenas
Citação
RIBAS, Cristina Elena Taborda; SCHMID, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. OS INTERESSES SOCIAIS E AS RELAÇÕES DE PODER VOLTADAS AS QUESTÕES INDÍGENAS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78024-OS-INTERESSES-SOCIAIS-E-AS-RELACOES-DE-PODER-VOLTADAS-AS-QUESTOES-INDIGENAS>. Acesso em: 05/11/2018 18:31