Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-56 of 56
-
Entre ranços e encantos: que história devemos ensinar? Que histórias irão apreender?
(Even3, 2018-01-15)O presente texto reflete a preocupação com o Ensino de História, nas Séries Iniciais do fundamental I, desenvolvidos na cidade de Ponta Grossa/PR, no que se refere a precariedade de sua instrumentalização por parte dos ... -
Golpe de Estado ou Revolução? A construção de consciência histórica por meio da análise de fontes históricas referentes aos acontecimentos políticos do Brasil de 1964
(Even3, 2018-01-15)O presente trabalho, inserido no campo das pesquisas de interface entre a Didática da História e a Educação Histórica, tem por objetivo analisar a construção narrativa de estudantes do 9 o .ano do Ensino Fundamental, de ... -
Investigando conceitos substantivos em fontes históricas: reflexões a respeito da identificação de conceitos em sua historicidade
(Even3, 2018-01-15)O texto apresentará uma das análises desenvolvidas na pesquisa intitulada “Consciência Histórica e Identidade: construção do conhecimento histórico no cotidiano escolar”, realizada em duas escolas públicas do estado de ... -
O passado e o presente na construção do conceito de patrimonialismo a partir da obra de Joaquim Manuel de Macedo intitulada "A carteira do meu tio"
(Even3, 2018-01-15)A apresentação teve como objetivo mostrar o resultado da intervenção aplicada com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental. No projeto, buscamos entender como os alunos constroem a relação passado/presente, ao elaborar ... -
A compreensão de jovens estudantes acerca das fontes históricas na produção do conhecimento histórico escolar
(Even3, 2018-01-15)A pesquisa intiulada “A compreensão de jovens estudantes acerca das fontes históricas na produção do conhecimento histórico escolar” se econtra em fase inical e a proposta é fruto, primeiramente, de inquietações que a ... -
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
(Even3, 2018-01-15)Neste trabalho discutimos questões que envolvem o uso de novas linguagens em sala de aula, especialmente na Educação Básica. Na perspectiva da Educação Histórica, procuramos perceber a que fim as diferentes linguagens, ... -
O ensino de história na educação infantil: o trabalho com arquivos familiares com crianças de três a quadro anos na perspectiva da educação histórica
(Even3, 2018-01-15)Neste estudo, objetivamos discorrer acerca da importância do uso de arquivos familiares no contexto da Educação Infantil no ensino de história. E para isso, refletimos sobre as contribuições da educação história na ... -
Bandido ou Herói: descostruindo conceitos através de um júri simulado
(Even3, 2018-01-15)Os problemas enfrentados pelo ensino de História geram um grande debate na academia sobre as mais variadas formas de ensino. Este trabalho buscou mostrar como uma metodologia de aula mais dinâmica desperta interesse do ... -
Leituras do passado e disputas de memória: representações sociais do Vale do Paraíba
(Even3, 2018-01-15)Em dezembro de 2016, uma reportagem de The Intercept Brasil denunciou a prática de encenação dos tempos de escravidão, que permitia que turistas fossem servidos por pessoas negras vestidas como escravas sem qualquer ... -
Uma ponte entre a Teoria e a prática: PIBID História dna Era Vargas
(Even3, 2018-01-15)O PIBID História UNICENTRO-PR, busca ressignificar os parâmetros de ensino de História, no Colégio Estadual João XXIII, a partir de suas experiências, desenvolvendo problematizações e a criticidade dos alunos, afastando-se ... -
O uso didático das Histórias em Quadrinhos no ensino de história nas questoes de diversidade
(Even3, 2018-01-15)A pesquisa esta vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na linha de pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade. O presente projeto busca por meio de textos da escrita da história e dos autores da ... -
A História Ensinada em manuais do Ensino Médio: estudo comparativo acerca do repertório imagético sobre indígenas de uma mesma obra publicada no PNLEM História 2008 e PNLD História 2015
(Even3, 2018-01-15)A partir da discussão acerca da inclusão étnica, levantada com a aprovação da lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro- brasileira nas salas de aula, em 2008 foi aprovada a ... -
Ensino de História Regional nos Anos Finais do Ensino Fundamental: revendo processos de patrimonialização de memórias
(Even3, 2018-01-15)Jörn Rüsen (2012) aponta desafios que o ensino de História vem enfrentando e como podem levar à formação de uma consciência histórica e a uma visão humanista da realidade. O primeiro desafio são as incertezas e indefinições ... -
O RAP como meio para a construção de consciência histórica: debates a respeito de caminhos que viabilizem a aplicação dos Estudos da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas
(Even3, 2018-01-15)Ao longo da História, o Brasil tem assumido compromissos internacionais para o combate ao racismo e à discriminação, tais como a Convenção Relativa a Luta contra a Discriminação no campo do Ensino adotada pela Conferência ... -
Alguns Aspectos na Belém de Belle Époque
(Even3, 2018-01-15)O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a economia de Belém. Na Belém de Belle Époque, foi neste período final do século XIX, que a cidade viveu o ápice de sua extravagância econômica, o que trouxe uma ... -
Memória dos Povos do Campo no entorno do Colégio Estadual do Campo cornélio Pires Rebeiro, Pinhão (PR): um estudo na perspectiva na Educação Histórica
(Even3, 2018-01-15)A educação do homem do campo tem sua complexidade no contexto das suas memórias que fazem como que ele faça suas coisas do cotidiano, planeje seu futuro, percorra os caminhos da roça no sentido dos caminhos da vida, ...