Jovens estudantes do ensino médio e a constituição de sentidos em relação à História da cidade de Curitiba
Carregando...
Arquivos
Data
2018-01-15
Autores
Becker, Geraldo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Even3
Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a segunda e a terceira parte do estudo
piloto, que norteia a dissertação de mestrado com o título Consciência histórica e atribuição
de sentidos: perspectivas de jovens estudantes do Ensino Médio em relação à história da
cidade de Curitiba, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. O objetivo principal é entender,
por meio de uma sistematização fundamentada nos princípios investigativos da pesquisa
qualitativa de natureza empírica e interpretativa, a atribuição de sentidos que 36 jovens
estudantes que estavam ingressando no primeiro ano do Ensino Médio de um colégio da
capital paranaense dão à história da cidade de Curitiba. Para tanto, utilizou o aporte teórico
sobre padrões de respostas ou níveis analíticos (Alves, 2011), o referencial metodológico da
Educação Histórica e a teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen
Abstract
Descrição
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
Palavras-chave
História, Consciência histórica, Curitiba (PR) - Brasil
Citação
BECKER, Geraldo. JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E A CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÃO À HISTÓRIA DA CIDADE DE CURITIBA.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78033-JOVENS-ESTUDANTES-DO-ENSINO-MEDIO-E-A-CONSTITUICAO-DE-SENTIDOS-EM-RELACAO-A-HISTORIA-DA-CIDADE-DE-CURITIBA>. Acesso em: 06/11/2018 13:33