Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 56
-
Didática da História: os currículos e a formação inicial das Universidades Estaduais do Paraná
(Even3, 2018-01-15)Este trabalho parte do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido no mestrado em Educação – UNICENTRO, linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Tem como objeto a análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos ... -
Recepção cinematográfica em situação escolar no ensino/aprendizagem de história
(Even3, 2018-01-15)O objetivo deste texto é debater o processo de recepção e compreensão de narrativas cinematográficas por estudantes da Educação Básica em situação específica de sala de aula. Tomando por base as proposições de Roland ... -
Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis
(Even3, 2018-01-15)Este artigo realiza reflexões a partir de resultados de pesquisa quantitativa e um desdobramento qualitativo, através de uma possibilidade de estratégia didática. Discute-se a partir de alguns dados levantados no ano de ... -
Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
(Even3, 2018-01-15)No Brasil, o campo da educação histórica, inicialmente foi influenciado pelas discussões portuguesas, que por sua vez foram influenciadas pela Inglaterra. No Brasil e na Europa além da utilização do conceito consciência ... -
A Educação Histórica como temática na formação continuada de professores no Estado do Paraná: considerações dos professores do Núcleo de Apucarana
(Even3, 2018-01-15)Este estudo investiga como professores de História da rede pública de ensino no Estado do Paraná, no desenvolvimento da formação continuada, se apropriam das ideias ou teorias da Educação Histórica. Para tanto, parte das ... -
Memória e esquecimento de Moisés Bertoni
(Even3, 2018-01-15)A memória é hoje, tema de interesse vasto e crescente nas áreas sociais e, longe de ser estudada como uma mera condição biológica dá lugar a alternativas tornando-se sinônimo da disciplina de História. A maior parte dos ... -
História difícil: a presença das emoções nas narrativas orais
(Even3, 2018-01-15)A história difícil, segundo Bodo von Borries (2016) é aquela que trata de fatos que envolvem conflitos diretos ou indiretos que necessariamente exigem uma análise e posicionamento sobre os acontecimentos e sujeitos ... -
Alunos do Ensino Médio e a Prática de Pesquisa de Campo na disciplina de História: construindo reflexões e aprendizagens sobre o papel do migrante em Roraima
(Even3, 2018-01-15)Este trabalho tem como objetivo conhecer as percepções dos alunos de duas turmas do ensino médio (3o ano) sobre realização da pesquisa de campo na disciplina de História além de refletirem sobre o papel do migrante na ... -
Noções de Jovens sobre a Política no Futebol: a experiência do Grupo Focal
(Even3, 2018-01-15)A influência histórico-política dos clubes de futebol no Brasil circunda os mais variados aspectos do imaginário popular. O cruzeirense não vota no ex-presidente do Atlético Mineiro que concorre à vaga de governador do ... -
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
(Even3, 2017-01-15)O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura, formadora de uma nova subjetividade coadunada a pós- modernidade, expressa pela juventude contemporânea. ... -
Entre a escola e o trabalho: experiência de jovens trabalhadores em Marechal Cândido Rondon - PR
(Even3, 2018-01-15)O presente trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre o sentido do trabalho e da educação entre jovens estudantes do Ensino Médio Regular, do período noturno, com idade de 14 a 26 anos da cidade de Marechal ... -
História local e consciência histórica: uma revisão bibliográfica
(Even3, 2018-01-15)Esta comunicação é resultado de uma investigação de mestrado em fase inicial de desenvolvimento que tem como tema principal a relação entre História Local e Consciência Histórica de jovens estudantes de São José dos ... -
Interpretaciones de Historia y Memoria del Conflicto Armado Colombiano como Disputa de Hegemonía
(Even3, 2018-01-15)Sobre el origen del actual conflicto armado que hay en Colombia existe un debate abierto en la búsqueda de establecer su origen y sus causas o los elementos fundacionales que lo generaron. Los análisis desarrollados, que ... -
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
(Even3, 2018-01-15)Tendo em vista a criação e implementação da lei 10639/2003, que regulamenta a obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira o presente trabalho tem origem em um pré-projeto sobre ... -
Letramento Histórico em Museus: análise de uma experiência educativa realizada no Memorial Minas Gerais Vale
(Even3, 2018-01-15)A educação realiza-se em vários ambientes sociais e culturais. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional considera que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem não somente nas instituições ... -
Geração Coca-Cola: ideias de passado, presente e futuro em protonarrativas da cança escritas por jovens alunos brasileiros
(Even3, 2018-01-15)Nas perspectivas do campo da educação histórica, da experiência da cognição histórica situada e da disciplina da didática da história, a intenção do trabalho é compartilhar parte dos resultados da tese de doutorado em ... -
Padre Antônio Vieira e o Estudo do Brasil Colonial: Os Sermões como fontes Históricas e ferramentas didáticas
(Even3, 2018-01-15)Essa comunicação foi construída tendo como base um conjunto de experiências oriundas da prática docente na universidade. Formulada como estratégia didática para uma disciplina sobre História do Brasil Colônia, a utilização ... -
Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
(Even3, 2018-01-15)Este texto é um recorte da dissertação de mestrado Orientação temporal e formação da consciência histórica: estudo de caso em propostas curriculares para o Ensino Médio. O objetivo principal da investigação foi identificar ... -
Educação Histórica e as Ciências da Educação
(Even3, 2018-01-15)O presente trabalho objetiva apresentar dados parciais da pesquisa de mestrado que está em fase de desenvolvimento. Trata-se de um mapeamento de interlocuções bibliográficas da Prof.a Dr.a Maria Auxiliadora Moreira dos ... -
Burdening History na Educação Escolar indígena: o que pensam as crianças Mbyá Guarani sobre as narrativas de Colonização do Brasil?
(Even3, 2018-01-15)À luz da Burdening History ou a “história difícil”, o presente texto 3 apresenta reflexões de uma pesquisa em estágio avançado sobre as narrativas de Colonização 4 do Brasil no Ensino de História em contexto escolar ...