Consciência Histórica e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: investigação das narrativas de alunos do MST na cidade de Londrina (PR) - Brasil
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Data
2018-01-15Autor
Santos, Fernanda Pereira
Cainelli, Marlene Rosa
Metadata
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O estudo proposto faz parte de uma investigação iniciada em 2014 como parte do Trabalho de
Conclusão de Curso em História defendido em 2016 pela Universidade Estadual de Londrina
(UEL) intitulado: “Currículo e identidade: A ideia de sociedade e consciência histórica dos
alunos do MST entre os anos de 2014 e 2015” cujo principal objetivo foi investigar que tipo
de consciência histórica podemos perceber em narrativas produzidas pelos educandos de uma
escola situada dentro de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-
Terra (MST) na cidade de Londrina-Brasil. O artigo em questão é uma análise dos resultados
obtidos na pesquisa inicial bem como discussões que estamos realizando nos estudos de
Mestrado em História Social iniciados em 2017 também pela UEL. Para tanto, utilizamos
como base teórico-metodológica as teorias de Rüsen (2001) sobre Consciência Histórica e as
articulações de Barca (2007) e contribuições de Lorençato (2015) e Alves (2015). Nesse
sentido, pretendemos contribuir para os estudos e pesquisas na área de Educação Histórica e,
assim, contribuir com as discussões desse conceito para o ensino de história