Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
Visualizar/ Abrir
Data
2018-01-15Autor
Martins, Giovana Maria Carvalho
Cainelli, Marlene Rosa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta os encaminhamentos de uma pesquisa iniciada no curso de graduação
em História na Universidade Estadual de Londrina, e prossegue como parte das discussões
que estão sendo realizadas no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da
mesma universidade, sob orientação da Professora Dra. Marlene Rosa Cainelli. A
investigação realizada tem como objetivo principal o estudo do uso de fontes no ensino de
história, mais especificamente sobre a literatura em aulas de história na perspectiva da
Educação Histórica, tendo como tema adaptações do clássico “Os Miseráveis”, de Victor
Hugo. A pesquisa atual trata do uso de uma versão em História em Quadrinhos (HQ) da obra,
buscando verificar como HQs podem contribuir para o desenvolvimento da consciência
histórica dos alunos. Para tanto, utilizamo-nos, entre outros, dos escritos de Rüsen (2011)
sobre a consciência histórica e Fronza (2007, 2012) sobre o uso de quadrinhos relacionados a
temáticas históricas