Uso do Teatro no ensino de história: uma prática construtiva de conhecimento através da arte
Visualizar/ Abrir
Data
2018-01-15Autor
Schactai, Dhyandra Montani
Germinari, Geyso Dongley
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Ensinar o conteúdo de História simplesmente com fatos e datas, sem desenvolver a
criticidade dos alunos torna o ensino com uma função apenas reprodutiva e irreflexiva. Como
professores, devemos ressignificar a prática fazendo com que se desperte através da educação
de História a reflexão e consciência histórica. Quando o professor faz uso do teatro, uma arte
milenar, como ação de aprendizagem abre aos estudantes, novas possibilidades de desvendar
a História. A construção do conhecimento histórico com metodologias que façam ler e agir o
mundo de alunos e professores é uma prática transformadora. Partindo desta proposta foi
desenvolvido no Colégio Estadual João XXIII de Irati- Paraná pelos bolsistas do PIBID uma
pequena peça teatral com participação dos alunos do 2o ano, o palco histórico foi a Revolução
Americana. Utilizando-se do teatro procurou construir-se uma nova filosofia de educação que
conduzisse o aluno a um processo de autonomia na construção do conhecimento