TCC - Medicina

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ILACVN - Centro Interdisciplinar de Ciências da Vida

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    Diagnóstico situacional da Unidade de Saúde da Família Campos do Iguaçu.
    (2024) Marte, Francia Judith Rosa
    A atenção primaria à saúde é a porta de entrada no sistema de serviço de saúde. Entre alguns dos seus princípios, abordar a integralidade. Para poder cumprir isso, é necessário conhecer a realidade da população porque sem essa informação não é possível gerar estratégias de promoção e prevenção que ajudem na qualidade de vida dos pacientes. Como principal estratégia temos o diagnóstico situacional que permite uma visão mais ampla da realidade de um território, suas vantagens, suas dificuldades, mas é necessária a participação dos funcionários de saúde e dos povoadores da área. Neste trabalho vai abordar a área número 22 da Unidade de Saúde da Família (USF) de Campos de Iguaçu localizada no município de Foz de Iguaçu. O objetivo deste trabalho é descrever o diagnóstico situacional da área 22 da USF e apresentar os resultados obtidos do território, mediante a coleta de dados fornecidos pelo gerente, E-SUS e o sistema RP da saúde. Como resultado, encontramos uma redução de ACS na USF, o que influencia a cobertura adequada, por exemplo, atualmente tem 17 microáreas que estão cobertas a partir da divisão das atuais ACS. Seu papel é muito importante para o registro adequado, para obter dados epidemiológicos e para conhecer as necessidades da população. Por outro lado, falta uma enfermeira para completar os funcionários de uma equipe da USF, o que sobrecarrega o trabalho de outros profissionais para poder realizar todas as atividades propostas e assim poder abranger os usuários da USF.
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    Deficiência intelectual em crianças: características e causas em uma instituição social de Foz do Iguaçu / PR (2018-2022).
    (2024) Lemos, Eudes Junio Dias
    A deficiência intelectual é uma condição que afeta a qualidade de vida de crianças e adultos de todas as idades, manifestando-se por déficits em domínios cognitivos como memória, cognição, linguagem, sensopercepção, socialização, autocuidado e autonomia, entre outros. O Quociente de Inteligência é uma das ferramentas utilizadas para mensurar a capacidade cognitiva individual e que pode classificar a deficiência intelectual em leve, moderada e grave. Quando leve, geralmente tem etiologia multifatorial, envolvendo causas genéticas e ambientais, sendo importante investigar causas genéticas subjacentes mesmo sem suspeita de síndromes específicas. Nos casos de deficiência intelectual moderada a grave, 25 a 50% têm origem genética. O presente trabalho teve o objetivo de traçar um perfil epidemiológico das crianças acometidas por deficiência intelectual atendidas em uma instituição social de Foz do Iguaçu. Para este estudo, analisamos registros físicos de 149 prontuários das crianças matriculadas na unidade, visando encontrar históricos pré e perinatais, bem como dados sobre exames genéticos, para identificação de cromossomopatias numéricas ou estruturais, entre outras anormalidades, e avaliações realizadas por médicos geneticistas. Além disso, coletamos registros de dismorfias, por trazerem indícios de deficiência intelectual sindrômica, e, assim, verificar se havia suspeita de síndromes genéticas e se estavam sendo investigadas. Os resultados evidenciaram um grande número de crianças com deficiência intelectual sem etiologia definida. A maioria das crianças diagnosticadas apresentava Transtorno do Espectro Autista (TEA), embora sem causa etiológica esclarecida, enquanto o segundo diagnóstico mais prevalente na amostra foi a Síndrome de Down, sendo que a maioria teve diagnóstico exclusivamente clínico. Em nosso estudo houve predomínio de deficiência intelectual entre as crianças do sexo masculino, o que está em concordância com o que é amplamente encontrado na literatura. Apesar disso, não foram encontrados registros de investigação sobre a síndrome do X frágil para nenhum indivíduo da amostra. Neste trabalho, pudemos concluir que, apesar da existência da Política Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e da Política Nacional de Atenção Integral em Genética Clínica, muitos procedimentos ainda precisam ser efetuados para que tais políticas sejam de fato implementadas.
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    Diagnóstico situacional da unidade de saúde da família Campos do Iguaçu.
    (2024) Maya, Cindy Paola Villa
    A atenção primária à saúde, como principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), busca desenvolver uma assistência integral que impacte positivamente na situação de saúde das pessoas. Para atingir esse objetivo, é crucial conhecer o perfil da população atendida no território, o que permite que a gestão dos serviços de saúde se ajuste às necessidades e demandas locais. Nesse contexto, o Diagnóstico Situacional emerge como uma ferramenta essencial de gestão, pois facilita a investigação das condições de saúde e dos riscos enfrentados por uma determinada população, permitindo um planejamento e uma programação de ações mais eficazes. No presente trabalho, por meio da análise dos relatórios operacionais e de acompanhamento do e-SUS, foi possível delinear o perfil dos usuários atendidos pela Equipe 3 da USF Campos do Iguaçu, em Foz do Iguaçu-PR. Além disso, foram identificados os desafios enfrentados pela unidade de saúde na obtenção e construção dessas informações, destacando áreas para melhorias futuras.
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    Implicações na saúde mental do cuidador familiar de idosos com doenças neurodegenerativas: um relato de caso.
    (2024) Arribasplata, Diego Simón Ramírez
    As doenças neurodegenerativas caracterizam-se pela degeneração gradual da estrutura e função do sistema nervoso central e têm como principal fator de risco o envelhecimento. O progressivo declínio das funções cognitivas e/ou motoras dos indivíduos acometidos faz com que, em muitas situações, seja necessário um cuidado integral por parte de um integrante da família. Essa tarefa assistencial, a depender do grau de comprometimento cognitivo do idoso, pode promover uma significativa sobrecarga emocional, impactando, consequentemente, a qualidade de vida do cuidador familiar. Objetivou-se com este trabalho relatar e discutir um caso clínico, no contexto da Atenção Primária à Saúde, que evidencia os impactos na saúde mental do responsável pelos cuidados de um idoso com doenças neurodegenerativas. O estudo foi realizado a partir de informações que foram obtidas por meio da revisão do prontuário, entrevista com a paciente e revisão de literatura. A paciente feminina, de 57 anos, apresentou-se para consulta médica em Unidade Básica de Saúde queixando-se de ansiedade com sensação de pânico, tristeza persistente e apatia com isolamento social. Em sua entrevista clínica, expôs que está desempregada e é responsável em tempo integral pelos cuidados de seu pai, de 82 anos, diagnosticado com doença de Alzheimer e doença de Parkinson. Cabe à equipe multiprofissional da APS um olhar diferenciado para esta situação, que pode vir a se tornar cada vez mais comum com o rápido envelhecimento populacional e consequente aumento de doenças neurodegenerativas.
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    Psicoterapia-assistida por psicodélicos: um paradigma emergente em Psiquiatria Intervencionista.
    (2024) Pontieri, Gabriel Curan
    A área da Psiquiatria atualmente se encontra em uma delicada e complexa situação, não apenas relacionada ao aumento dos diagnósticos de transtornos mentais mas, sobretudo, no âmbito de seus tratamentos. Nesse contexto, as pesquisas com substâncias psicodélicas têm ressurgido nas últimas décadas, apresentando resultados promissores na terapêutica de uma variedade de condições psiquiátricas. Este estudo tem por objetivo investigar e analisar, por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, de que maneira o modelo sob o qual estão sendo conduzidas as pesquisas com substâncias psicodélicas, denominada Psicoterapia-Assistida por Psicodélicos (PAP), emerge no contexto atual da psiquiatria moderna. Por meio da discussão apresentada, é possível verificar que o modelo de intervenção da PAP representa um paradigma emergente na subespecialidade denominada Psiquiatria Intervencionista, ao passo que mantém a autonomia e participação dos sujeitos em seus processos terapêuticos, oferecendo uma combinação inovadora entre aspectos psicofarmacológicos e psicoterápicos para o tratamento de diversos transtornos mentais.
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    Treinamento esfincteriano: disfunções eliminatórias decorrentes.
    (2024) Dias, Maria Fernanda Oliveira ; Batista, Myllena Letycia da Silva ; Mombelli, Monica Augusta ; Andrade, Ludmila Mourão Xavier Gomes ; Barbosa, Thiago Luis de Andrade
    O treinamento esfincteriano é um marco importante do desenvolvimento físico e psicológico em crianças, além de ser um desafio para diversas famílias. Este estudo possui como objetivo analisar as evidências científicas sobre o desenvolvimento infantil relacionadas ao sistema urinário, a micção e os desafios e estratégias de manejo parentais frente a enurese e encoprese das crianças. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada entre setembro de 2021 e agosto de 2022, utilizando os descritores: “Desenvolvimento infantil” AND “Micção”; “Desenvolvimento infantil” AND “Sistema urinário”; “Desenvolvimento infantil” AND “Encoprese”; “Desenvolvimento infantil” AND “Enurese”; “Criança” AND “Encoprese”; “Criança” AND “Enurese”. A estratégia de busca permitiu encontrar 144 publicações nas bases de dados LILACS, PubMed e SciELO, publicadas no período de 2011 a 2021, sendo que quatro foram excluídas por serem duplicadas. Existem múltiplos fatores que influenciam a aquisição do controle esfincteriano, sendo elas a maturidade socioemocional da criança, sua capacidade intelectual, determinantes culturais além de interações psicológicas entre eles e seus cuidadores. Nesse aspecto, intervenções terapêuticas multidisciplinares voltadas para o manejo comportamental e com foco na influência familiar têm demonstrado sucesso na resolução da incontinência urinária e fecal. Destacou-se a existência de múltiplos fatores que exercem influência direta na aquisição do controle esfincteriano e observou-se a importância dos aspectos psicológicos e fisiológicos dos transtornos eliminatórios para o manejo multidisciplinar efetivo. Reconhecer os sinais de prontidão, promover hábitos saudáveis e orientar adequadamente os pais e cuidadores sobre o desfralde são atitudes indispensáveis para a obtenção de resultados positivos na aquisição do controle de esfíncteres.
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    Uso de canabinóides no tratamento de demências: revisão de literatura.
    (2024) Ramos, Mathias Mesquita
    This study aims to review clinical evidence on various cannabinoid interventions on dementia, as well as the adverse effects associated with these therapies. This study employed a literature review searching in the PubMed database, using specific terms related to cannabinoids and dementia. After title and abstract screening, six articles met the inclusion criteria focusing on randomized controlled trials, and excluding reviews and case reports. Initial findings suggest promise for THC in managing cognitive decline, while Nabilone and CBD warrant further exploration for neuropsychiatric symptoms. Notably, cannabinoids may offer a safer alternative to antipsychotics for managing agitation and aggression. Overall, the favorable safety profile and emerging evidence highlight the considerable potential of cannabinoids in dementia treatment.
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    Imersão intensa: experiências marcantes em urgência e emergência.
    (2024) Espinoza Gonzalez, Erica Adriana
    O presente trabalho aborda experiências vivenciadas ao longo do segundo semestre do ano 2023 durante o estágio em Urgência e Emergência na rede de saúde de Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu, incluindo o Pronto Socorro do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), o Pronto Socorro do Complexo Hospitalar Municipal e Maternidade de São Miguel Arcanjo, a Unidade de Pronto Atendimento João Samek e a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Walter Cavalcanti. O objetivo é analisar situações que apresentaram desafios no desenvolvimento do raciocínio clínico e no manejo dos pacientes, bem como revisar o conhecimento teórico em fontes confiáveis como livros, artigos e portais de evidência cientifica/clínica para embasar as condutas adotadas pela equipe de saúde. Além disso, pretende-se compartilhar as experiências pessoais em cada situação enfrentada, destacando dificuldades e sentimentos que influenciaram o atendimento, e realizar uma auto avaliação coerente com o aprendizado durante o estágio, identificando áreas para melhoria. Os casos clínicos descritos envolveram a participação ativa da estagiária no atendimento hospitalar, incluindo a realização de procedimentos médicos sob supervisão. O estudo foi realizado por meio de anotações sobre os casos clínicos, atividades realizadas e identificação de pontos a serem aprimorados. Nos ambientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do hospital, os profissionais de saúde precisam estar ainda mais preparados e habilidosos. Os atendimentos devem ser rápidos e focados, para não desperdiçar tempo crucial para o paciente. É nesses momentos que desenvolvemos nossa capacidade de lidar com situações sob pressão e com casos clínicos mais complexos, conforme enfrentamos cada paciente. Observou-se um progresso na estagiária ao longo do estágio, com esforços constantes para integrar a teoria estudada com as situações clínicas vivenciadas.
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    Internato no consultório na rua.
    (2024) Shiroma, Fábio Nagai
    A população em situação de rua é um grupo que, apesar de heterogêneo, sofre pela exclusão social com implicações em sua saúde, uma vez que a vulnerabilidade social age como determinante de saúde. Uma forma para reverter as iniquidades existentes no direito dessa população foi a criação dos Consultórios na Rua, como equipe da atenção primária à saúde direcionada especificamente para este grupo. O presente relato de experiência visa demonstrar que o consultório na rua pode ser um campo de estágio para aprendizado em atenção primária à saúde com excelência na formação de discentes de medicina, assim como discutir nuances e vivências do atendimento a essa população.
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    Interações medicamentosas em unidades de emergência médica, um relato de caso.
    (2024) Hermes, Daniele
    As interações medicamentosas podem definir o sucesso ou não de um tratamento, ademais, é importante considerar particularidades sobre os pacientes, como no caso, em que a enferma é puérpera, que também podem refletir no desfecho dos tratamentos. Assim, uma mulher de 16 anos de idade foi admitida em uma unidade de emergência de Foz do Iguaçu e de acordo com sua mãe, a paciente havia sido acometida por duas crises convulsivas seguidas de cefaleia. Durante o tratamento, ela recebeu 2ml de dipirona sódica 500mg/ml via endovenosa, além de 2 ml de metoclopramida 5mg/ml para o controle dos sintomas. Após 12 horas de observação foi liberada, porém as crises convulsivas retornaram no dia seguinte. A nova prescrição incluiu uma dose de Diazepan 10mg mais Fenobarbital 100mg, bem como uma tomografia craniana que não demonstrou alterações. Durante a entrevista com a familiar, verificou-se que havia diagnóstico de epilepsia desde os 12 anos em tratamento com Lamotrigina 25mg e Carbamazepina 200mg duas vezes ao dia, ademais, a paciente era puérpera de 22 dias. Nesse sentido, o objetivo desse relato de caso foi discutir sobre o potencial risco para a paciente da polifarmácia, especialmente no sentido da interação medicamentosa, além da duplicação ou contraindicação medicamentosa no cuidado da emergência. O desfecho do caso mostrou que é fundamental refletir sobre a farmacocinética dos anticonvulsivantes, especialmente durante o puerpério, para que o sucesso do tratamento seja atingido.
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    Ambientes digitais de exercício interprofissional: uma experiência do pet-saúde frente aos impactos da pandemia Covid-19.
    (2024) Ferreira, Maico Lau Cibils
    A pandemia do COVID-19 gerou profundas repercussões sobre as dinâmicas de trabalho na área da saúde, remodelando os ambientes pelos quais as práticas laborais interprofissionais se desenvolvem. O PET-Saúde, marcadamente estruturado com o objetivo de ser um indutor do interprofissionalismo, nesse cenário, reformulou atuação de discentes, docentes e profissionais da saúde, que a partir da pandemia passaram a desenvolver atividades interprofissionais por meios virtuais. Este estudo teve como objetivo compreender os impactos da migração de ambientes presenciais para virtuais no trabalho interprofissional desenvolvido no Programa PET-Saúde. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram do estudo 16 integrantes da nona edição do programa, a saber: nove discentes, dois docentes ou tutores das graduações da área da saúde e cinco profissionais da saúde vinculados a entidades de saúde participantes do programa. Os dados foram coletados, no mês de novembro de 2023, por meio de um questionário online, elaborado pelos autores com base na literatura e, submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados obtidos proporcionaram uma análise reflexiva sobre como a migração entre diferentes ambientes de exercício do interprofissionalismo, notadamente do presencial para o virtual em meio à pandemia, impactou o trabalho interprofissional promovido pelo PET-Saúde. Identificou-se uma dualidade nas percepções sobre a articulação entre ensino, serviço e comunidade. A maioria dos participantes reconheceu a possibilidade de estabelecer articulações entre ensino, serviço e comunidade, mas também destacou que a integração virtual entre os membros da equipe apresentou desafios e prejudicou o entrosamento. Conclui-se por meio deste estudo que o ambiente virtual é um território desafiador, mas dotado de grandes potencialidades ao exercício da interprofissionalidade, merecendo tais características serem exploradas e aprofundadas. Além disso, ressalta-se que, apesar dos desafios, o ambiente virtual oferece uma série de oportunidades e potencialidades para a prática interprofissional, como a facilidade de comunicação, compartilhamento de recursos e trabalho em equipe remoto. Portanto, é crucial que essas características sejam reconhecidas e exploradas de modo a otimizar a colaboração interprofissional e promover melhores resultados no ambiente virtual.
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    Relatório descritivo e reflexivo do internato de urgência e emergência do SUS.
    (2024) Dianin, Samuel Henrique Granero
    O internato de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma etapa importante da formação médica, que tem como objetivo preparar os estudantes para atuar em situações de emergência e atendimento de pacientes gravemente enfermos. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta um relatório descritivo e reflexivo sobre a vivência no internato de urgência e emergência do SUS, realizado nos serviços de referência, como hospitais e UPAs, de Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu, no Paraná. O estágio teve duração de cinco meses e durante este período, foi possível vivenciar o cotidiano da emergência, participar de procedimentos médicos e atendimentos às urgências. Durante o estágio, foram realizados atendimentos de pacientes com queixas diversas, como dor torácica, pneumonia, descompensação de doenças crônicas como DPOC entre outras. Através da metodologia de relato de caso, buscou-se identificar os principais problemas de saúde dos pacientes, discutir as hipóteses diagnósticas e avaliar as condutas terapêuticas adotadas. Além disso, a reflexão sobre os casos clínicos permitiu compreender a importância do acolhimento no processo de cuidado, a necessidade de uma abordagem humanizada e a importância da atuação da equipe multidisciplinar. Dentre os diversos pacientes observados, foram selecionados os casos mais prevalentes e então relatados cinco estudos de caso neste trabalho. Assim, foi possível observar a importância da rápida avaliação do paciente, assim como a tomada de decisão e o trabalho em equipe para garantir um bom prognóstico. Durante o estágio, também foi possível refletir sobre o funcionamento do SUS e os desafios enfrentados pelos profissionais que nele atuam, observou-se sobrecarga de trabalho e a falta de recursos em alguns momentos, o que demonstra a necessidade de melhorias no sistema de saúde. Em síntese, o internato de urgência e emergência do SUS foi uma fase fundamental da formação médica, que proporcionou uma visão mais ampla e realista da prática médica. Foi um período de muito aprendizado, que contribuiu para o aprimoramento técnico e humano, preparando para enfrentar os desafios da profissão.
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    Vivências do internato em urgência e emergência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Foz do Iguaçu.
    (2024) Almeida, Fellipe Roberto Biagi de
    Este trabalho apresenta um relato das experiências e atividades vividas e desenvolvidas pelo acadêmico ao longo do internato em Urgência e Emergência (UE) do SUS, do curso de Medicina da UNILA, no período compreendido entre os meses de setembro e dezembro de 2022. Os cenários de prática compreenderam três serviços de assistência à saúde na cidade de Foz do Iguaçu (Hospital Municipal Padre Germano Lauck, UPA João Samek, UPA Walter Cavalcanti Barbosa) e um em São Miguel do Iguaçu (Complexo Hospitalar Municipal). O escopo do internato em UE do SUS, a citar um deles, é desenvolver no acadêmico habilidades referentes ao contexto do atendimento e de tomada de decisões e condutas relacionadas a agravos de ordem clínica ou traumática que demandam atenção rápida. De modo a elucidar os temas associados às práticas e experiências vividas, este trabalho foi dividido em capítulos, sendo nesses discutidos tópicos diversos. Inicialmente, é elaborada uma revisão a respeito da construção e estruturação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências e suas características na cidade de Foz do Iguaçu. Os capítulos seguintes abordam relatos e discussão de casos clínicos vivenciados nos cenários de prática, experiências pessoais e profissionais do interno, procedimentos invasivos realizados, identificação de uma questão-problema e proposta de intervenção, reflexão a respeito da ética na relação entre o estudante de medicina e a sociedade e, finalmente, o comportamento do profissional de medicina ante as redes sociais. Em suma, se conclui que os serviços de assistência à saúde no âmbito da UE em Foz do Iguaçu apresentam um contexto com potencial para melhorias no que tange ao fluxo e qualidade do atendimento, que podem ser estimulados positivamente, dentre várias formas, com a capacitação profissional, de modo a objetivar e garantir um atendimento adequado aos pacientes.
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    Desnutrição e doenças associadas em crianças do Haiti.
    (2024) Edouard, Loudrige
    A desnutrição infantil é uma condição de origem multifatorial que, muitas vezes, tem suas raízes na carência econômica. Ela se manifesta quando o corpo não recebe os nutrientes necessários para seu funcionamento regular devido à inadequada ingestão quantitativa e qualitativa ou dificuldades na absorção dos nutrientes recebidos. Um problema de saúde pública que afeta pessoas de todas as faixas etárias, especialmente crianças e em comunidades com acesso limitado a alimentos nutritivos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura sobre desnutrição e doenças associadas em crianças do Haiti. Este estudo constitui uma revisão de literatura do tipo narrativa. Para realização do levantamento bibliográfico, foram consultadas as bases de dados LILACS, SciELO e Google Acadêmico; além de serem utilizados os seguintes descritores: desnutrição, criança, doenças, Haiti e nutrição infantil. Os idiomas considerados na busca foram o português, inglês, espanhol e o francês, com período de publicação entre 1950 e 2023. Este trabalho apresentou as múltiplas causas de desnutrição em crianças em diferentes idades e também doenças associadas a este problema. Mediante a essa revisão, entende-se que a desnutrição e suas doenças associadas configuram-se em um problema significativo entre as crianças do Haiti. O país enfrenta desafios socioeconômicos, incluindo pobreza generalizada, instabilidade política e desastres naturais frequentes, que contribuem para a prevalência da desnutrição.
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    Relatório técnico diagnóstico situacional da UBS Parque Presidente - Foz do Iguaçu, 2023.
    (2024) Valdés Rubio, Carlos Andrés
    A Atenção Primária à Saúde (APS) tem como objetivo acolher a população para ajudar e prestar serviços em todas as suas dimensões, utilizando os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), que proporciona uma série de benefícios a todos que dela necessitam. A partir disso, são analisados ​​diferentes perfis populacionais para avaliar quais as suas necessidades e quais ações o SUS pode realizar para auxiliar essa população. Este trabalho serve como ferramenta para entender o processo saúde-doença de uma determinada população, essencial para que os profissionais de saúde compreendam a sua comunidade e criem estratégias de intervenção baseadas nas suas necessidades.
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    Relato de prática de um interno de medicina no contexto da rede de urgência e emergência em Foz do Iguaçu - PR.
    (2024) Arco, Lara dos Santos
    O presente trabalhalho de conclusão de curso consiste em um relatório centrado na experiência prática de uma estudante de medicina inserida no cenário prático do internato em Medicina na Rede de Urgência e Emergência do SUS no município de Foz do Iguaçu. O objetivo do trabalho trata-se da análise teórica bibliográfica acerca da estrutura da Rede de UE comparada com a realidade prática do contexto citado, bem como das principais urgências e emergências médicas vistas nesse cenário e seus respectivos manejos do ponto de vista científico. Para tanto, além da descrição observacional, foi realizada revisão da literatura atualizada e da medicina baseada em evidências como subsídio da pesquisa e discussão. Nesse sentido, identificaram-se disparidades e ressonâncias entre o que é proposto teoricamente e a realidade em diversos aspectos da rede de UE, sendo eles a estruturação da rede e suas lacunas, os desafios dos profissionais em suas atuações, as abordagens dos casos mais prevalentes considerando os recursos disponíveis no sistema dentre outros. Para além disso, destaca-se também a contribuição desta discussão para a formação acadêmica médica, considerando a inserção no serviço, o incentivo à análise crítica da realidade e a proposta de intervenções para os problemas apresentados, uma vez que tal exercício propicia aos acadêmicos maior sensibilidade e criticidade preparando-os para o futuro profissional.
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    Levantamento de casos de violência contra a mulher em Foz do Iguaçu-PR acompanhados no CRAM no período de 2018-2021.
    (2024) Challco Mercado, Audri Josefa
    O alto índice de mulheres vítimas de violência, mesmo com o passar dos anos, continua alarmando as organizações mundiais. No Brasil, em 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha que categoriza a violência em cinco tipos: física, moral, psicológica, sexual e patrimonial. Entre as instituições que participam na rede de proteção à mulher está o CRAM. O objetivo da pesquisa foi investigar os casos de violência contra a mulher que foram acompanhados no CRAM, em Foz do Iguaçu-PR, no período de 2018-2021, identificando, principalmente, o tipo de violência mais frequente e o padrão do agressor. Trata-se de uma pesquisa documental e transversal de caráter quantitativo e descritivo. Para tanto, foram selecionadas as fichas de mulheres brasileiras e residentes em Foz do Iguaçu-PR, maiores de 18 anos, com atendimento no CRAM Rejane Marisa Dal Bó desde 01 janeiro de 2018 até 31 de dezembro de 2021. Estas informações foram contabilizadas respeitando o instrumento de coleta de dados: busca pelo serviço, estado civil, escolaridade, acesso ao SUS, situação empregatícia, tipo de violência, filhos, dados do provável autor da violência e encaminhamentos realizados. Para construção de tabelas e gráficos foi utilizado o Software Microsoft Excel 2017. O padrão do agressor nos casos de violência é masculino e atual parceiro/ex-parceiro. Dos cinco tipos de violência, nos últimos anos houve aumento de denúncia nos casos de violência patrimonial e moral, o que mostra seu maior reconhecimento pela população. Entre as outras características das mulheres que mais sofriam violência, confirmaram-se que a maioria tinha ensino médio completo, um filho menor de idade. A isso, soma-se que o sistema de saúde é quem menos faz encaminhamentos, mesmo sendo o sistema que mais contato tem com a mulher, o que reflete a falta de conscientização sobre a materialização do sofrimento em um adoecimento concreto, devendo estratégias de educação continuada ser implementada para melhoria e conscientização sobre a violência contra mulher.
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    Internato em urgência e emergência do SUS
    (2024) González, Jarold Guillermo Mérida; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.
    O trabalho foi realizado durante o ano de 2022, no internato de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde, sob orientação da Dra. Flávia Trench. A estrutura desta Rede é de suma importância para a capacitação do discente, este fornece um cenário prático onde é possível sua participação ativa nas equipes de saúde, nas decisões clínicas ante cada paciente e na melhoria dos serviços de saúde. Por meio da integração do aluno nesses serviços foi possível elaborar um relatório com o entendimento sobre a Rede de Urgência e Emergência nas UPA João Samek, UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa e Hospital Municipal Padre Germano Lauck e o município de São Miguel do Iguaçu, no Complexo Hospitalar Municipal Pronto Atendimento de 24 hs SMI. São apresentados casos clínicos, discussão teórica e reflexões pessoais acerca de cada experiência relatada, além das práticas nas regiões de unidades de Saúde de Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu. Atribuindo aos alunos experiências significativas para cada área de atuação, capacitação importante para desenvolvimento de habilidades práticas tanto para os diagnósticos básicos de problemáticas comuns das unidades quanto melhor entendimento de toda a gestão dos processos do campo da rede de saúde da região. Sendo possível no período do estágio desenvolver habilidades médicas como raciocínio clínico, procedimentos invasivos
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    Contribuições das ferramentas digitais para monitoria acadêmica no curso de medicina em tempos de pandemia de Covid-19: relato de experiência
    (2024) Libório, Natã Hiroshi Yatsugafu; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.
    A pandemia do COVID-19 ampliou a necessidade do uso de ferramentas digitais nas atividades de ensino, com o intuito de dar seguimento às atividades acadêmicas e oportunizar a interação entre docentes e discentes. Objetivo: Relatar a experiência da monitoria acadêmica do módulo do Programa de Integração Ensino, Serviço e Comunidade II (PIESC 2), do curso de Medicina, mediada por ferramentas digitais. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa e do tipo relato de experiência. Os encontros, remotos e síncronos para oferta da monitoria, eram realizados semanalmente. "Google Forms", "Canva". "Mentimeter" e "Classroom" foram utilizados como recursos interativos fundamentais para planejamento e aplicação das atividades. Resultados: Na perspectiva dos discentes-monitores, houve necessidade em adaptar-se à nova realidade imposta, sendo necessário a adequação das atividades para a modalidade remota. Por meio das ferramentas digitais, foi possível ministrar revisões, realizar questionários e tirar dúvidas de forma síncrona e eficiente. Os desafios decorrentes do período, possibilitaram o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e profissionais. Sob o ponto de vista dos discentes a proposta foi cumprida com êxito, visto que possibilitou a consolidação do conhecimento teórico-prático proposto pelo módulo. Conclusão: A utilização de ferramentas digitais mostrou contribuições significativas, dado o cenário pandêmico, configurou-se como uma forma de enfrentamento e adaptação à nova realidade imposta, estreitando laços e agregando conhecimentos a todos os que contribuíram para o funcionamento ético e comprometido do programa e, ainda, consolida sua relevância no contexto da educação superior.
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    Atributos da atenção primária à saúde: a teoria e a prática em uma unidade de saúde da família na perspectiva de acadêmicos de medicina
    (2024) Batista, Claudio Lucas Farias; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.
    A Atenção Primária à Saúde (APS), definida a partir da Declaração de AlmaAta, e, identificada mundialmente como uma estratégia de organização dos serviços de saúde, caracteriza-se como o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde. Este trabalho constitui um relato de experiência desenvolvido a partir de uma atividade teórico-prática, que se propôs a analisar os atributos e os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde no contexto de uma Unidade de Saúde da Família (USF), no município de Foz do Iguaçu-PR, com o objetivo de relacionar a teoria com a prática, por meio de questionários, elaborados com base na literatura e, aplicado aos profissionais e usuários do sistema de saúde. Ademais, contou com a observação da rotina do processo de trabalho na unidade. A vivência oportunizou a identificação dos desafios e fragilidades referentes aos atributos da APS e dos elementos constituintes do processo de trabalho em saúde. Por fim, conclui-se que, no cotidiano dos serviços, a APS enfrenta muitas dificuldades em se estabelecer como previsto na literatura e, por isso, faz-se premente a participação social para sua efetivação e consagração como primeiro nível de contato com o sistema de saúde.