TCC - Medicina
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Item Abordagem da Doença de Chagas na Atenção Primária em Saúde: um Relato de Caso(2023) Dariva, Heitor José NegriA doença de chagas é uma doença infecciosa transmitida principalmente pelos vetores triatomíneos, e é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que acomete majoritariamente o coração. A infecção tem cura difícil, normalmente progredindo de forma crônica, com várias fases clínicas, sendo a principal a cardiomiopatia crônica chagásica, já que o parasita causa danos contínuos ao miocárdio. Além disso, é uma patologia negligenciada e, portanto, afeta populações vulneráveis, fator comprometedor do diagnóstico e tratamento. Portanto, é encargo da Atenção Primária em Saúde assistir tais pacientes, utilizando-se dos atributos para fomentar a melhor abordagem e acompanhamento possível, integrando mediante necessidade os diferentes níveis de atenção. O presente trabalho demonstra o caso de uma mulher de 70 anos de idade, com diagnóstico de doença de chagas há 28 anos, associada a insuficiência cardíaca, doença renal crônica e arritmia, em um acompanhamento irregular com o serviço de Atenção Primária em Saúde. Ainda, busca demonstrar o primeiro contato da paciente com a equipe que a atendeu após demanda espontânea, e como a Atenção Primária em Saúde pode coordenar o cuidado de tais casos. Não obstante, é realizada comparação da literatura com os sintomas, terapias e condutas instituídas anteriormente, findando-se com reflexão sobre os atributos da Atenção Primária em Saúde em relação ao caso, e o papel desta na articulação do cuidado.Item Abordagem da febre reumática no contexto da APS: relato de caso.(2023) Antes, Matheus LeandroA Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é composta pelo conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas, que envolvem ações de promoção, tratamento, prevenção, diagnóstico, entre outras ações. Sendo assim, os profissionais da atenção primária de saúde (APS) são os responsáveis pelos atendimentos, colocando em prática seus atributos como: longitudinalidade, atenção ao primeiro contato, coordenação e integralidade. Isto posto, este texto traz um relato de caso de febre reumática na APS, tendo como objetivos de demonstrar o papel da APS frente às demandas complexas de saúde, abordando de maneira integral o paciente utilizando para isso uma abordagem centrada na pessoa. A paciente, feminina, 45 anos, chega à UBS com uma queixa aguda de hipertensão arterial tendo aferida em casa e constatada. Inicialmente tratou-se a hipertensão presente, com a utilização de IECA sendo agendado consulta para retornar e investigar. Três meses depois, a paciente retorna à Unidade básica de saúde (UBS) referindo possuir febre reumática e todo seu desfecho até o momento, abordando assim a comorbidade possivelmente de base e sendo investigado seu quadro referenciada e tratada na UBS. A febre reumática apresenta-se com cerca de 30 mil casos anualmente e como uma das principais causas de problemas cardiológicos. Além de exames laboratoriais, outros exames de imagem e funcionais podem auxiliar no diagnóstico como a ecocardiografia. Tratamento constitui principalmente por fármacos antibióticos inicialmente e em casos mais graves tratados de formas especificas para a comorbidade como a troca de valvas quando compromete o coração. Com este presente caso, pode ser observado a importância de um atendimento centrado na pessoa, considerando todo o contexto da paciente, realizando decisões terapêuticas compartilhadas. Ainda pode ser observado como as queixas agudas podem sem mais complexas do que realmente se pensava inicialmente, refletindo assim a importância de um atendimento voltado para integralidade do paciente.Item Adoção de Dieta Vegetariana ou Vegana na População Infantil: uma Revisão sobre as Evidências Científicas, Recomendações e Possíveis Implicações Clínicas(2023) Aravena, Nicolás Duban MontecinoConsiderando um aumento progressivo na adesão às dietas vegetarianas ou veganas em nível mundial, seja por motivos religiosos, ético-filosóficos, ecológicos, econômicos, fisiológicos ou por uma melhoria nas condições de saúde, propõe-se uma revisão dos achados sobre a adoção de dietas do tipo vegetariana ou veganas para a população infantil. O objetivo deste projeto é de analisar as evidências científicas, recomendações e as possíveis consequências clinicas em crianças que não consomem alimentos de origem animal. Foi realizada uma revisão de literatura, para a busca de artigos por meio das plataformas PubMed, Scielo e EBSCO, utilizando termos referentes às dietas vegetarianas e à população infantil. Serão levantados estudos que considerem a adoção de dietas baseadas em plantas (plant-based diet) e a população infantil, publicados nos últimos 10 anos. Também, serão consultadas as listas de referências dos artigos selecionados para identificar outros manuscritos não captados nas bases de dados. Diante disto, espera-se contribuir à comunidade cientifica e aos profissionais da saúde trazendo uma análise sistematizada das evidências cientificas mais recentes sobre a adesão às dietas vegetarianas ou veganas pela população infantil a partir dos 6 meses de idade, bem como sintetizar as recomendações nutricionais para adaptação das dietas e identificar benefícios e/ou prejuízos para esta população.Item Ambientes digitais de exercício interprofissional: uma experiência do pet-saúde frente aos impactos da pandemia Covid-19.(2024) Ferreira, Maico Lau CibilsA pandemia do COVID-19 gerou profundas repercussões sobre as dinâmicas de trabalho na área da saúde, remodelando os ambientes pelos quais as práticas laborais interprofissionais se desenvolvem. O PET-Saúde, marcadamente estruturado com o objetivo de ser um indutor do interprofissionalismo, nesse cenário, reformulou atuação de discentes, docentes e profissionais da saúde, que a partir da pandemia passaram a desenvolver atividades interprofissionais por meios virtuais. Este estudo teve como objetivo compreender os impactos da migração de ambientes presenciais para virtuais no trabalho interprofissional desenvolvido no Programa PET-Saúde. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram do estudo 16 integrantes da nona edição do programa, a saber: nove discentes, dois docentes ou tutores das graduações da área da saúde e cinco profissionais da saúde vinculados a entidades de saúde participantes do programa. Os dados foram coletados, no mês de novembro de 2023, por meio de um questionário online, elaborado pelos autores com base na literatura e, submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados obtidos proporcionaram uma análise reflexiva sobre como a migração entre diferentes ambientes de exercício do interprofissionalismo, notadamente do presencial para o virtual em meio à pandemia, impactou o trabalho interprofissional promovido pelo PET-Saúde. Identificou-se uma dualidade nas percepções sobre a articulação entre ensino, serviço e comunidade. A maioria dos participantes reconheceu a possibilidade de estabelecer articulações entre ensino, serviço e comunidade, mas também destacou que a integração virtual entre os membros da equipe apresentou desafios e prejudicou o entrosamento. Conclui-se por meio deste estudo que o ambiente virtual é um território desafiador, mas dotado de grandes potencialidades ao exercício da interprofissionalidade, merecendo tais características serem exploradas e aprofundadas. Além disso, ressalta-se que, apesar dos desafios, o ambiente virtual oferece uma série de oportunidades e potencialidades para a prática interprofissional, como a facilidade de comunicação, compartilhamento de recursos e trabalho em equipe remoto. Portanto, é crucial que essas características sejam reconhecidas e exploradas de modo a otimizar a colaboração interprofissional e promover melhores resultados no ambiente virtual.Item Análise da Capacidade Instalada dos Hospitais da Tríplice Fronteira Antes e durante a Pandemia de Covid-19(2022) Vieira, Gabriela BerchiolNeste trabalho objetivou-se analisar as alterações quantitativas dos recursos humanos, equipamentos de ventilação mecânica e leitos de UTI dos Hospitais considerados de referência para enfrentamento do COVID-19 na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, antes e durante o período de Pandemia. Trata-se um estudo exploratório-descritivo com desenho transversal e abordagem quantitativa baseado em dados secundários extraídos das bases de dados governamentais e de comunicação online dos três países. Identificouse que o aumento exponencial de atendimento à pacientes com insuficiência respiratória grave acarretou na necessidade de ampliar a capacidade instalada dos hospitais públicos brasileiros, paraguaios e argentinos, aumentando a disponibilidade de leitos de UTI, contratação emergencial e remanejamento de recursos humanos e aquisição de novos equipamentos de suporte ventilatório independente de sua da localização geográfica.Item Análise do referenciamento da Atenção Primária à Saúde à Ginecologia em Foz do Iguaçu/PR.(2024) Vieira Ribeiro, MarianaExiste a expectativa do Ministério da Saúde (MS) de que a resolutividade dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) seja da ordem de 85%, de forma que poucos casos ficam reservados aos outros níveis de atenção. Dessa forma, o atendimento do usuário por médico especialista focal sofre influência da dificuldade de acesso devido ao modelo de atenção adotado, ao dimensionamento, à organização das ofertas e também do grau de resolutividade da Atenção Básica. Dentro deste contexto, este relatório objetiva estabelecer o Fluxo para a APS de Foz do Iguaçu no que tange às queixas que devem ser investigadas e /ou manejadas na APS antes de serem encaminhadas à Atenção Especializada de Ginecologia, uma das maiores filas existentes na cidade. A análise dos dados mostrou que 19,97% das mulheres encaminhadas tinham queixas relacionadas a sangramento uterino anormal; 8,4% relacionadas a incontinência urinária; 3,7% a alteração de corrimento ou cervicite; e 7,7% relacionadas a climatério; sendo que a maioria delas não tinham oferta de tratamento ou investigação prévia ao referenciamento. Através da análise, mostrou-se que o estabelecimento de fluxos para encaminhamento à Ginecologia, baseado nos fluxos do MS, reduziriam, inicialmente, em aproximadamente 37,35% as filas para esse especialista.Item Asma Aguda Grave Complicada com Rabdomiólise: Relato de Caso(2023) Andrick, LucasA asma é uma doença que acomete 358 milhões de pessoas no mundo, com uma prevalência que varia de 1 a 18% entre os países. Também é responsável por cerca de 450 mil mortes anuais, além de impor uma carga de anos de vida com incapacidade e dos onerosos custos aos sistemas de saúde. Uma forma de apresentação catastrófica da doença é a asma aguda grave, caracterizada como uma exacerbação aguda não responsiva ao tratamento habitual com beta-agonistas e associada à fadiga respiratória, podendo culminar em insuficiência respiratória e óbito. Uma complicação grave, mas pouco conhecida dessa forma de apresentação é a rabdomiólise, relatada no caso em discussão. O caso trata de um paciente asmático adolescente que teve episódio de asma aguda grave, com necessidade de intervenção agressiva. Entre as terapias instituídas foi utilizado suporte ventilatório mecânico, uso de sedação e bloqueador neuromuscular, uso de corticosteroides sistêmicos em doses maiores do que o habitual e uso de fluoroquinolona. No quarto dia de internação hospitalar o paciente apresentou redução do débito urinário, caracterizando injúria renal aguda. Após expansão volêmica, no quinto dia de internação, o paciente apresentou urina de coloração amarronzada, o que levou à suspeita de rabdomiólise e consequente dosagem de CPK, com resultado de 7903 U/L. A ocorrência de rabdomiólise no contexto da asma aguda grave pode ocorrer como resultado do esforço respiratório extenuante sob acidose respiratória, bem como derivada do uso de ventilação mecânica invasiva associada ao uso de corticoides, bloqueadores neuromusculares e fluoroquinolonas. Dessa forma, mesmo que o contexto clínico de uma doença potencialmente fatal, que é a asma aguda grave, exija intervenção agressiva, é importante avaliar o risco/benefício de cada terapia proposta e considerar opções com menor potencial de resultar em rabdomiólise. Visto que nem sempre será possível evitar a complicação, também é importante ter o insight para realizar diagnóstico e intervenção precoces da complicação.Item Atividades Desenvolvidas no Internato de Urgência e Emergência do SUS em Foz do Iguaçu no Ano de 2019(Hassan Fouad El Safadi, 2020-10-06) El Safadi, Hassan; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.Este trabalho de conclusão de curso consiste em abordar as atuações e impressões do acadêmico dentro dos cenários de prática de Urgência e Emergência em Foz do Iguaçu durante o transcorrer do ano de 2019. Traz em sua essência o olhar crítico do funcionamento real do serviço local em contraste com o que é idealmente preconizado, a fim de permitir novas reflexões do importante cenário de saúde em que se encontra a rede de urgência e emergência. Tais percepções contempladas nos seguintes locais de atuação do município, propriamente no Pronto Socorro do Hospital Padre Germano Lauck, na base do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), na Unidade de Pronto-Atendimento Dr. Walter Cavalcante Barbosa e a Unidade de Pronto-Atendimento João Samek serviram também como um ambiente fundamental para o aprimoramento prático e teórico sobre os principais casos clínicos do interesse da urgência. Sendo assim, não há dúvida, que o estágio em urgência e emergência foi de muita valia para o crescimento profissional do acadêmico visto que se esforçou para demandar o seu melhor em prol dos pacientes e a equipe no seu entorno.Item Atributos da atenção primária à saúde: a teoria e a prática em uma unidade de saúde da família na perspectiva de acadêmicos de medicina(2024) Batista, Claudio Lucas Farias; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.A Atenção Primária à Saúde (APS), definida a partir da Declaração de AlmaAta, e, identificada mundialmente como uma estratégia de organização dos serviços de saúde, caracteriza-se como o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde. Este trabalho constitui um relato de experiência desenvolvido a partir de uma atividade teórico-prática, que se propôs a analisar os atributos e os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde no contexto de uma Unidade de Saúde da Família (USF), no município de Foz do Iguaçu-PR, com o objetivo de relacionar a teoria com a prática, por meio de questionários, elaborados com base na literatura e, aplicado aos profissionais e usuários do sistema de saúde. Ademais, contou com a observação da rotina do processo de trabalho na unidade. A vivência oportunizou a identificação dos desafios e fragilidades referentes aos atributos da APS e dos elementos constituintes do processo de trabalho em saúde. Por fim, conclui-se que, no cotidiano dos serviços, a APS enfrenta muitas dificuldades em se estabelecer como previsto na literatura e, por isso, faz-se premente a participação social para sua efetivação e consagração como primeiro nível de contato com o sistema de saúde.Item Avaliação das Dimensões de Burnout em estudantes de medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA e sua relação com a metodologia de ensino-aprendizagem(2021-06-10) Carneiro Rezende Lima, Laís; Mourão Xavier Gomes, Ludmila; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.A síndrome de Burnout possui um caráter multidimensional constituída por exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização profissional. Esta pode se desenvolver no contexto dos estudantes de medicina, mediante uma resposta inadequada a fatores estressores crônicos de caráter emocional e interpessoal vivenciados ao longo dos seis anos de curso. Dentre os fatores que desencadeiam o estresse crônico e a Síndrome de Burnout inclui a metodologia de ensino utilizada, sendo uma delas a metodologia ativa, que exige do aluno o desenvolvimento de habilidades de autoaprendizado. Este estudo tem por objetivo analisar a relação da metodologia ativa de ensino-aprendizagem aplicada no curso de medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o desenvolvimento da Síndrome de Burnout. Realizou-se um estudo transversal, analítico e quantitativo, no qual os participantes da pesquisa foram submetidos ao preenchimento do questionário estruturado pelos próprios pesquisadores, contendo informações sobre variáveis sociodemográficas, aspectos pessoais e sobre o processo ensino-aprendizagem, e o Inventário de Burnout de Maslach (IBM). Conforme adequação, aplicou-se os testes Qui-Quadrado, teste exato de Fisher, T de student, teste de Kolmogorov-Smirnov e Regressão Logística multivariada pelo método Stepwise Forward. A coleta dos dados ocorreu de abril a julho de 2019 após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unioeste. Fizeram parte da amostra 279 acadêmicos, sendo 52,3% mulheres e 47,7% homens, com idade mínima de 18 anos e máxima de 48 anos, a maioria solteiros (86,4%), com renda de 5 a 10 salários mínimos (31,7%), morando com outras pessoas (71,7%), dormindo em média menos de 7 horas por noite (55,9%), praticantes de atividade física regular (59,5%), satisfeitos com a escolha da carreira médica (87,1%), avaliando que as estratégias de aprendizado utilizadas na metodologia ativa são insatisfatórias (75,9%) e compreendendo o fundamento da metodologia ativa (71,4%). A prevalência de Burnout foi de 4,7%, com 26,2% de alta exaustão emocional, 37,6% de alta despersonalização e 20,4% de baixa realização profissional. A não compreensão do fundamento da metodologia ativa e a percepção de que os professores não aplicam a metodologia ativa adequadamente foram preditores do Burnout e da exaustão emocional. Os resultados da pesquisa apontaram o preocupante risco de desenvolvimento do Burnout entre os estudantes do curso, devido aos altos índices de exaustão emocional e de despersonalização, que afeta a essência do cuidado e compromete o aprendizado do aluno na construção de competências interpessoais exigidas pela profissão.Item Cannabinoid Microdosing Improve Spasticity in a Traumatic Brain Injury Patient: A Case Study(2021-07-20) Cury, Rafael de Morais; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.A twenty-seven year old woman who suffered a severe traumatic brain injury (TBI) 10 years ago is the patient of this study. She has had a generalized spasticity on the right side presenting between 40 and 50 spasm crises by day, as well as cognition deficit, increased tonus and stiffness. Thus, our objective was to evaluate the therapeutics effects of a cannabis extract on this clinical condition. The clinical evaluation points were at days 7, 14, 45, 75, 105, 135 and 165. Spasms crises were evaluated 15 days before the treatment and 15 days after the start of treatment. Patient received microdose of cannabinoids for six months. The initial dose was around 170 μg of THC and 28 μg of CBD, dropping to 52 μg of THC and 7 μg of CBD by the end of treatment. The treatment reduced number of spasm, muscle tone, hyperreflexia and stiffness. Further, this treatment improved her cognition, short-term memory, speech, sense of humor, sleep and quality of life globally. This study shows for the first time that a very low dose of THC/CBD, in the order of micrograms, presented therapeutic effect in a human. Also, the ratio 6:1 between THC and CBD of this treatment is a new and interesting data to support new researches including cannabinoids and spastic syndrome.Item Casos Clínicos do Internato em Urgência e Emergência no Município de Foz do Iguaçu(2020-10-17) Jerez Vides, Maria Belén; Flavia Julyana Pina TrenchO seguinte trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar o desenvolvimento das práticas clínicas dentro do cenário de Urgência e Emergência no decorrer do ano 2019, expondo detalhadamente diferentes aspectos das atividades, coletas, elaboração e estudo minucioso de dados clínicos verídicos que foram vivenciados durante as práticas. A metodologia qualitativa utilizada para o desenvolvimento das actividades com os pacientes e análise científica, foi por meio da criação de situações problemas, procura de referências bibliográficas atualizadas, revistas indexadas, discussão e planejamento de hipóteses diagnósticas. As atividades foram realizadas de acordo com a Lei n. 11.788/2008 (Lei do estágio), sendo os locais para o cumprimento do Internato em Urgência e Emergência, a rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Foz do Iguaçu, quais sejam o Pronto Socorro do Hospital Municipal Padre Germanno Lauck (HMPGL), Serviço de Atendimento Móvel a Urgências (SAMU), e as Unidades de Pronto Atendimento João Samek e Dr. Walter Barbosa Cavalcante. Os casos clínicos apresentados neste trabalho serviram como patamar do desenvolvimento do raciocínio clínico, denota-se que num primeiro momento as práticas do Internato em Urgência e Emergência encontram-se intimamente ligadas ao desdobramento do olhar crítico, e, a sensibilização do tato quando estudados, diferente temas, propiciando e fomentando a pesquisa, sendo de grande utilidade no transcurso do ano no desempenho de atividades nos diferentes cenários de prática durante meu internato.Item O cenário da urgência e emergência do SUS em Foz do Iguaçu(2020-07-07) ; Maestrelli, Luísa D'ArezzoO presente trabalho de conclusão de curso traz como tema as situações vivenciadas no setor de Urgência e Emergência Médicas no decorrer do ano de 2019, durante o cumprimento do Internato da UNILA, as quais ocorreram no Pronto-Socorro do Hospital Municipal Padre Germanno Lauck (HMPGL), no Serviço de Atendimento Móvel a Urgências (SAMU), na Unidade de Pronto-Atendimento João Samek e a Unidade de Pronto-Atendimento Dr. Walter Cavalcante Barbosa. Como objetivos, este trabalho busca analisar as situações vivenciadas pela acadêmica consideradas mais complexas para aprimorar o desenvolvimento do raciocínio clínico e do manejo do paciente, bem como o fluxo dos pacientes na rede. Além disso, pretende averiguar o conhecimento teórico em livros, artigos e portais de evidência clínica, os quais sustentem a conduta proposta pela equipe de saúde, para que assim a acadêmica possa construir de forma adequada sua vivência prática e futuramente realizar o trabalho de médica emergencista. Objetiva, ainda, expor a experiência pessoal em cada situação vivenciada, considerando as questões biopsicossociais, mostrando dificuldades e sentimentos que possam ter auxiliado ou atrapalhado no momento do atendimento, bem como realizar autoavaliação de forma coerente com o aprendizado adquirido ao longo do estágio. Os casos clínicos expostos no presente trabalho tiveram participação da acadêmica durante o atendimento a pacientes nos cenários pré-hospitalar e hospitalar, além da realização de procedimentos médicos sob supervisão dos preceptores. O estudo foi desenvolvido ao longo do ano de 2019, por meio de diversas anotações sobre os casos clínicos vivenciados, atividades desenvolvidas e levantamento de pontos a serem revisados. Denota-se que muitas atividades foram desenvolvidas ao longo do estágio, sendo perceptível o crescimento intelectual e prático da acadêmica, sempre tentando relacionar esses dois pontos. Faz-se de extrema importância salientar que a medicina necessita de uma enorme dedicação e estudo constantes, tendo a acadêmica se esforçado para que isso acontecesse e continue acontecendo da melhor forma possível.Item Conhecimento do Profissional Médico que Atua na APS de Foz do Iguaçu-PR sobre Genética Médica Comunitária(2021-06-08) Martins, Edilene Arlt da Silva; Gross, Maria Claudia; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.Países em desenvolvimento, como o Brasil, estão passando por uma transição epidemiológica, com um aumento relativo dos fatores genéticos como causa de doença e morte. Assim, inserir Genética Médica no cotidiano da Atenção Primária à Saúde (APS) torna-se uma opção para o desenvolvimento e fortalecimento de ações de prevenção e controle, bem como a facilitação do acesso aos usuários, aos cuidados de saúde. Assim, esta pesquisa visou avaliar o nível de conhecimento sobre a Genética Médica Comunitária dos médicos que atuam na APS de Foz do Iguaçu, PR, bem como identificar as temáticas genéticas que mais geram desconforto e verificar se existe interesse em cursos de atualização na área de Genética Médica Comunitária. A amostragem foi composta por profissionais médicos que atuam na APS de Foz do Iguaçu, PR, totalizando 110 sujeitos. A presente pesquisa teve cunho observacional, descritivo e pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para tanto, foi utilizado um questionário com perguntas fechadas e abertas, sendo os dados coletados por meio do Formulários Google entre os meses de março a agosto de 2020. Apenas 21,82% dos médicos que atuam na APS em Foz do Iguaçu aceitou participar da pesquisa e respondeu o questionário. Destes, a maioria é de brasileiros jovens, formados no Brasil na última década e que tiveram a disciplina Genética como componente curricular obrigatório. A maioria dos médicos não fez nenhuma residência médica e tem mais de 4 anos de experiência em atendimentos na Atenção Primária. Com relação à atualização em genética médica após a formação acadêmica, 70,8% respondeu que não buscou. Porém 83,3% dos participantes revelaram que já se depararam com casos de Doenças Genéticas na Atenção Primária à Saúde e a maioria dos médicos indicou que possui conhecimento razoável sobre genética, mas 62,5% relatou que seus conhecimento em Genética Médica para atuar na APS são intermediários. Isso culmina em apenas 50% dos entrevistados se sentindo confiante para dar orientações sobre genética para pacientes/famílias que acompanham. Ainda, o presente estudo demonstra que estes médicos possuem insegurança, incertezas e dúvidas com relação aos encaminhamentos, sendo também evidente que nem sempre os profissionais conseguem reconhecer a influência da genética nas patologias. Estes dados indicam a necessidade da implantação de estratégias para formação continuada dos médicos que atuam na APS de Foz do Iguaçu, promovendo a aproximação da Universidade com o Serviço, além da melhoria do serviço prestado à comunidade.Item Contribuições das ferramentas digitais para monitoria acadêmica no curso de medicina em tempos de pandemia de Covid-19: relato de experiência(2024) Libório, Natã Hiroshi Yatsugafu; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.A pandemia do COVID-19 ampliou a necessidade do uso de ferramentas digitais nas atividades de ensino, com o intuito de dar seguimento às atividades acadêmicas e oportunizar a interação entre docentes e discentes. Objetivo: Relatar a experiência da monitoria acadêmica do módulo do Programa de Integração Ensino, Serviço e Comunidade II (PIESC 2), do curso de Medicina, mediada por ferramentas digitais. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa e do tipo relato de experiência. Os encontros, remotos e síncronos para oferta da monitoria, eram realizados semanalmente. "Google Forms", "Canva". "Mentimeter" e "Classroom" foram utilizados como recursos interativos fundamentais para planejamento e aplicação das atividades. Resultados: Na perspectiva dos discentes-monitores, houve necessidade em adaptar-se à nova realidade imposta, sendo necessário a adequação das atividades para a modalidade remota. Por meio das ferramentas digitais, foi possível ministrar revisões, realizar questionários e tirar dúvidas de forma síncrona e eficiente. Os desafios decorrentes do período, possibilitaram o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e profissionais. Sob o ponto de vista dos discentes a proposta foi cumprida com êxito, visto que possibilitou a consolidação do conhecimento teórico-prático proposto pelo módulo. Conclusão: A utilização de ferramentas digitais mostrou contribuições significativas, dado o cenário pandêmico, configurou-se como uma forma de enfrentamento e adaptação à nova realidade imposta, estreitando laços e agregando conhecimentos a todos os que contribuíram para o funcionamento ético e comprometido do programa e, ainda, consolida sua relevância no contexto da educação superior.Item De Frente ao COVID na Urgência e Emergência: Internato marcado por uma Pandemia(2021) Rojas, Aline Raquel Niz; Orientação;Este trabalho de conclusão de curso tem como temática a abordagem de descrição de experiencias vivenciadas durante internato de Urgência e Emergência em diferentes cenários de pratica, no município de Foz do Iguaçu, no segundo semestre de 2020, com ênfase na atuação como linha de frente na Pandemia do vírus SARSCoV-2, conhecido por todos como COVID-19. O objetivo deste trabalho se baseia na comparação de abordagem de casos clínicos nos locais de estágios, em relação ao que aprendemos durante os anos de graduação, como livros, artigos, videoaulas, protocolos, assim como críticas e questionamentos levantados enquanto a problemática encontrada na regulação de pacientes ou manejo de casos.Item Deficiência intelectual em crianças: características e causas em uma instituição social de Foz do Iguaçu / PR (2018-2022).(2024) Lemos, Eudes Junio DiasA deficiência intelectual é uma condição que afeta a qualidade de vida de crianças e adultos de todas as idades, manifestando-se por déficits em domínios cognitivos como memória, cognição, linguagem, sensopercepção, socialização, autocuidado e autonomia, entre outros. O Quociente de Inteligência é uma das ferramentas utilizadas para mensurar a capacidade cognitiva individual e que pode classificar a deficiência intelectual em leve, moderada e grave. Quando leve, geralmente tem etiologia multifatorial, envolvendo causas genéticas e ambientais, sendo importante investigar causas genéticas subjacentes mesmo sem suspeita de síndromes específicas. Nos casos de deficiência intelectual moderada a grave, 25 a 50% têm origem genética. O presente trabalho teve o objetivo de traçar um perfil epidemiológico das crianças acometidas por deficiência intelectual atendidas em uma instituição social de Foz do Iguaçu. Para este estudo, analisamos registros físicos de 149 prontuários das crianças matriculadas na unidade, visando encontrar históricos pré e perinatais, bem como dados sobre exames genéticos, para identificação de cromossomopatias numéricas ou estruturais, entre outras anormalidades, e avaliações realizadas por médicos geneticistas. Além disso, coletamos registros de dismorfias, por trazerem indícios de deficiência intelectual sindrômica, e, assim, verificar se havia suspeita de síndromes genéticas e se estavam sendo investigadas. Os resultados evidenciaram um grande número de crianças com deficiência intelectual sem etiologia definida. A maioria das crianças diagnosticadas apresentava Transtorno do Espectro Autista (TEA), embora sem causa etiológica esclarecida, enquanto o segundo diagnóstico mais prevalente na amostra foi a Síndrome de Down, sendo que a maioria teve diagnóstico exclusivamente clínico. Em nosso estudo houve predomínio de deficiência intelectual entre as crianças do sexo masculino, o que está em concordância com o que é amplamente encontrado na literatura. Apesar disso, não foram encontrados registros de investigação sobre a síndrome do X frágil para nenhum indivíduo da amostra. Neste trabalho, pudemos concluir que, apesar da existência da Política Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e da Política Nacional de Atenção Integral em Genética Clínica, muitos procedimentos ainda precisam ser efetuados para que tais políticas sejam de fato implementadas.Item Desnutrição e doenças associadas em crianças do Haiti.(2024) Edouard, LoudrigeA desnutrição infantil é uma condição de origem multifatorial que, muitas vezes, tem suas raízes na carência econômica. Ela se manifesta quando o corpo não recebe os nutrientes necessários para seu funcionamento regular devido à inadequada ingestão quantitativa e qualitativa ou dificuldades na absorção dos nutrientes recebidos. Um problema de saúde pública que afeta pessoas de todas as faixas etárias, especialmente crianças e em comunidades com acesso limitado a alimentos nutritivos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura sobre desnutrição e doenças associadas em crianças do Haiti. Este estudo constitui uma revisão de literatura do tipo narrativa. Para realização do levantamento bibliográfico, foram consultadas as bases de dados LILACS, SciELO e Google Acadêmico; além de serem utilizados os seguintes descritores: desnutrição, criança, doenças, Haiti e nutrição infantil. Os idiomas considerados na busca foram o português, inglês, espanhol e o francês, com período de publicação entre 1950 e 2023. Este trabalho apresentou as múltiplas causas de desnutrição em crianças em diferentes idades e também doenças associadas a este problema. Mediante a essa revisão, entende-se que a desnutrição e suas doenças associadas configuram-se em um problema significativo entre as crianças do Haiti. O país enfrenta desafios socioeconômicos, incluindo pobreza generalizada, instabilidade política e desastres naturais frequentes, que contribuem para a prevalência da desnutrição.Item Diagnóstico Situacional da Área de Abrangência da Equipe 2 da Unidade de Saúde da Família Riviera – Cascavel - PR(2023) Toigo, Jaqueline AparecidaA atenção primária à saúde, por meio de seus atributos, busca garantir ao usuário um atendimento otimizado que visa à prevenção e ao manejo adequado de doenças e enfermidades, reduzindo as disparidades sociais. Para isso, conhecer o perfil da população adstrita no território é fundamental para que a gestão do serviço de saúde vá em direção às necessidades e demandas de sua população. Dessa forma, a ferramenta de Diagnóstico Situacional é fundamental para identificar o perfil territorial, demográfico, epidemiológico e socioeconômico de seus usuários, permitindo planejar ações necessárias para reduzir as disparidades sociais, que afetam diretamente a saúde do indivíduo. No presente trabalho, por meio dos relatórios operacionais e de acompanhamento do e-SUS, foi possível traçar o perfil dos usuários pertencentes à Equipe 2 da USF Riviera, no município de Cascavel-PR, além do mais foi possível identificar as dificuldades da unidade de saúde em gerar essas informações.Item Diagnóstico situacional da área de abrangência da equipe 2 da unidade de saúde da Família Riviera – Cascavel PR.(2023) Toigo, Jaqueline AparecidaA atenção primária à saúde, por meio de seus atributos, busca garantir ao usuário um atendimento otimizado que visa à prevenção e ao manejo adequado de doenças e enfermidades, reduzindo as disparidades sociais. Para isso, conhecer o perfil da população adstrita no território é fundamental para que a gestão do serviço de saúde vá em direção às necessidades e demandas de sua população. Dessa forma, a ferramenta de Diagnóstico Situacional é fundamental para identificar o perfil territorial, demográfico, epidemiológico e socioeconômico de seus usuários, permitindo planejar ações necessárias para reduzir as disparidades sociais, que afetam diretamente a saúde do indivíduo. No presente trabalho, por meio dos relatórios operacionais e de acompanhamento do e-SUS, foi possível traçar o perfil dos usuários pertencentes à Equipe 2 da USF Riviera, no município de Cascavel-PR, além do mais foi possível identificar as dificuldades da unidade de saúde em gerar essas informações.