TCC - Medicina
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Item Vivências e Estágio na Realidade do Sistema Público de Saúde: um Relato de Experiência(2020) Tesche, Luciano Francisco; OrientaçãoO internato é extremamente importante para o aluno de medicina, pois proporciona a transformação do conhecimento teórico em conhecimento prático. O presente trabalho relata a experiência vivenciada por um aluno de medicina do quinto ano no módulo de urgência e emergência, objetivando apresentar as principais lições aprendidas durante as atividades. Para tanto foram descritas considerações sobre a rede de urgência e emergência do sistema único de saúde no município de Foz do Iguaçu/PR, relatos de casos clínicos atendidos nos cenários de práticas, revisão de literatura sobre algumas das enfermidades vivenciadas, e um resumo sobre o uso de fármacos para intubação com sequência de drogas. Por fim, foi apresentado um relato vivencial sobre a experiência na pandemia de Covid-19 e um diagnóstico dos serviços de saúde que receberam o aluno durante as atividades práticas. Ao final, constatou-se que além de oportunizar ao acadêmico vivenciar o dia a dia da atuação médica, a experiência no módulo de urgência e emergência do internato promoveu um grande desenvolvimento profissional através de lições valiosas que serão usadas no resto da vida pessoal e profissional do acadêmico.Item O cenário da urgência e emergência do SUS em Foz do Iguaçu(2020-07-07) ; Maestrelli, Luísa D'ArezzoO presente trabalho de conclusão de curso traz como tema as situações vivenciadas no setor de Urgência e Emergência Médicas no decorrer do ano de 2019, durante o cumprimento do Internato da UNILA, as quais ocorreram no Pronto-Socorro do Hospital Municipal Padre Germanno Lauck (HMPGL), no Serviço de Atendimento Móvel a Urgências (SAMU), na Unidade de Pronto-Atendimento João Samek e a Unidade de Pronto-Atendimento Dr. Walter Cavalcante Barbosa. Como objetivos, este trabalho busca analisar as situações vivenciadas pela acadêmica consideradas mais complexas para aprimorar o desenvolvimento do raciocínio clínico e do manejo do paciente, bem como o fluxo dos pacientes na rede. Além disso, pretende averiguar o conhecimento teórico em livros, artigos e portais de evidência clínica, os quais sustentem a conduta proposta pela equipe de saúde, para que assim a acadêmica possa construir de forma adequada sua vivência prática e futuramente realizar o trabalho de médica emergencista. Objetiva, ainda, expor a experiência pessoal em cada situação vivenciada, considerando as questões biopsicossociais, mostrando dificuldades e sentimentos que possam ter auxiliado ou atrapalhado no momento do atendimento, bem como realizar autoavaliação de forma coerente com o aprendizado adquirido ao longo do estágio. Os casos clínicos expostos no presente trabalho tiveram participação da acadêmica durante o atendimento a pacientes nos cenários pré-hospitalar e hospitalar, além da realização de procedimentos médicos sob supervisão dos preceptores. O estudo foi desenvolvido ao longo do ano de 2019, por meio de diversas anotações sobre os casos clínicos vivenciados, atividades desenvolvidas e levantamento de pontos a serem revisados. Denota-se que muitas atividades foram desenvolvidas ao longo do estágio, sendo perceptível o crescimento intelectual e prático da acadêmica, sempre tentando relacionar esses dois pontos. Faz-se de extrema importância salientar que a medicina necessita de uma enorme dedicação e estudo constantes, tendo a acadêmica se esforçado para que isso acontecesse e continue acontecendo da melhor forma possível.Item A Percepção do Internato em Urgência e Emergência(2020-07-11) Talamini, Danielle Letícia Smaniotto; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.Este trabalho de conclusão de curso aborda as práticas desenvolvidas no decorrer do ano de 2019, cuja acadêmica pôde explorar, observar e investigar acerca das experiências nos cenários de urgência e emergência. Essas percepções acadêmicas fazem parte de práticas consideradas obrigatórias através do internato, propiciando ao aluno enriquecimento e aplicabilidade de conceitos teóricos. Deste modo, a presente pesquisa objetiva elencar os casos clínicos encarados nos cenários de urgência e emergência do município de Foz do Iguaçu, propriamente no Pronto Socorro do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) Walter Barbosa e João Samek. Faz-se possível enriquecer o presente estudo relatando as experiências pessoais que estiveram presentes nos atendimentos e puderam correlacionar a teoria com a prática, sempre fundamentando cada protocolo de atendimento. Deste modo, considera-se de suma importância experimentar o internato com a finalidade de crescer profissionalmente e alavancar as percepções acadêmicas.Item Internato em Urgência e Emergência: casos clínicos vivenciados durante o ano de 2019(2020-07-11) Stocco Basso, Cristiane; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.O presente trabalho traz situações vivenciadas no decorrer do ano de 2019, durante o cumprimento do Internato em Urgência e Emergência, realizado nos cenários da rede de urgência e emergência de Foz do Iguaçu, quais sejam o Pronto Socorro do Hospital Municipal Padre Germanno Lauck (HMPGL), a base do Serviço de Atendimento Móvel a Urgências (SAMU), a Unidade de Pronto Atendimento João Samek e a Unidade de Pronto Atendimento Morumbi. Como objetivos, este trabalho busca analisar as situações vivenciadas pela acadêmica que proporcionaram maior dificuldade ou dúvidas no desenvolvimento do raciocínio clínico e no manejo do paciente, bem como pretende averiguar o conhecimento teórico em livros, artigos e portais de evidência clínica, os quais sustentem a conduta proposta pela equipe de saúde, para que assim a acadêmica possa construir de forma adequada sua vivência prática. Objetiva, ainda, expor a experiência pessoal em cada situação vivenciada, mostrando dificuldades e sentimentos que possam ter auxiliado ou atrapalhado no momento do atendimento, bem como realizar autoavaliação de forma coerente com o aprendizado adquirido ao longo do estágio, elencando fatores de crescimento e conhecimentos e habilidades que ainda precisam ser melhorados. Os casos clínicos expostos no presente trabalho tiveram participação da acadêmica durante o atendimento a pacientes nos cenários pré hospitalar e hosptalar, além da realização de procedimentos médicos sob supervisão médica. O estudo foi desenvolvido ao longo do ano de 2019, por meio de anotações sobre os casos clínicos vivenciados, atividades desenvolvidas e levantamento de pontos a serem revisados. Denota se que muitas atividades foram desenvolvidas ao longo do estágio, sendo perceptível o crescimento da acadêmica, sempre tentando relacionar a teoria estudada com os casos clínicos vistos. Importante salientar que existem vários pontos nos quais ainda são necessários dedicação e estudo, tendo a acadêmica se esforçado para que isso aconteça de forma eficiente.Item Mortalidade por Homicídios em Linha de Fronteira no Paraná, Brasil(Ciênc. saúde coletiva, 2020-08-05) Nogueira, Vinicius Denepotti; ; ; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.Estudo de série temporal que objetivou analisar a tendência dos homicídios em residentes da linha de fronteira no estado do Paraná, Brasil, no período de 2002 a 2012. Os óbitos por homicídios foram analisados de acordo com variáveis de idade, sexo, região de residência e meio usado para realizar a agressão. A análise de dados empregada foi a regressão polinomial. Os resultados mostram que as taxas de mortalidade são maiores em linha de fronteira ao longo da série, porém houve maior incremento desses indicadores na região não fronteiriça e no Paraná com tendência crescente (p< 0,001). Os homicídios na linha de fronteira apresentam tendência decrescente, porém não significativa. A mortalidade foi maior entre homens e no grupamento etário de 20 a 29 em todas as regiões investigadas. A magnitude dos homicídios na linha de fronteira é um alerta para sugerir a elaboração de políticas públicas intersetoriais de prevenção voltados para os grupos acometidos.Item Prevalência do câncer de mama e fatores de risco associados na população feminina do município de Missal-PR(2020-08-12) Oliveira, Eduardo Cordeiro de; Terêncio, Maria Leandra; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.O câncer é uma doença crônico-degenerativa e multifatorial que representa atualmente uma das principais causas de morte no mundo. Este estudo teve como objetivo identificar a prevalência do câncer de mama e os fatores de risco associados na população feminina entre 40 e 69 anos do município de Missal-PR. Trata-se de um estudo analítico, exploratório, de corte transversal, tipo inquérito populacional domiciliar realizado 477 mulheres com idade entre 40 e 69 anos, entre o período de agosto de 2018 e junho de 2019. Foram utilizadas as seguintes variáveis consideradas fatores de risco para o câncer de mama: idade entre 40 e 69 anos, cor, história familiar de câncer, uso de contraceptivos hormonais, uso de reposição hormonal, tabagismo, obesidade e uso de álcool. O resultado das análises indicou que a maioria das mulheres entrevistadas são da cor branca, apresentam idade média de aproximadamente 54 anos e que a história familiar de câncer e a obesidade são fatores de risco importantes nesta população. Desta forma, destaca-se a necessidade de medidas que visem reduzir os fatores de risco modificáveis nessa população e a importância de investir no rastreamento e investigação da doença em grupos de maior risco.Item Internato em Urgência e Emergência: Experiências e Vivência no cenário de U/E(2020-08-15) Assis, Jonathan Mazaia; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.Este trabalho traz como tema “Internato em Urgência e Emergência: Experiências e Vivência no cenário de U/E’’e representa a iniciativa de aprofundar as questões relacionadas a esta temática através de percepções e experiências vivenciadas durante o ano de 2019, durante o módulo de Urgência e Emergência dentro do Internato e como cumprimento obrigatório para a formação. Apresenta como objetivo descrever as experiências e vivências durante o internato, como também comentar os principais casos clínicos vistos. Contempla como cenários de atuação o Pronto Socorro do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (PS do HMPGL), Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento João Samek e Unidade de Pronto Atendimento Walter Barbosa Cavalcante (UPA Samek e UPA Walter). Durante o módulo, dentro da rede pública de urgência e emergência do município de Foz do Iguaçu, participaram como preceptores e orientadores médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que já estavam inseridos no sistema. Dessa forma, este trabalho ajudou bastante a compreender melhor e ter mais experiências no cenário de urgência e emergência, saber lidar com situações de estresse, de atendimentos sob pressão e também saber enfrentar melhor questões relacionadas à morte. Acredito que é de extrema importância saber como conduzir e atuar nesse ambiente para promover a qualidade de vida aos pacientes. Creio que seja relevante conhecer a realidade local para relacionar a teoria à prática; é de extrema importância conhecer os fluxos, redes e particularidades do atendimento da região. Além disso, foi basta enriquecedor, aprendi muito em todos os aspectos possíveis, não apenas associados a conduta e manejo de pacientes no cenário de urgência e emergência, mas também fatores sobre a perspectiva da ética, prática médica, relação médico-paciente etc, acredito que nunca aprendi tanto em tão pouco tempo, foi uma evolução lenta e gradativa, mas que que se despontou em uma ferramenta importante de consolidação de conhecimento, além agir na composição da minha própria identidade como pessoa e futuro médico.Item Internato em Urgência e Emergência no SUS - Relatório final(2020-09-10) Santana, Marcelo Gonzaga de; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.Relatório de atividades desenvolvidas em estágio curricular obrigatório supervisionado em urgência e emergência no Sistema Único de Saúde. As atividades foram desenvolvidas de acordo com os regimentos normativos da Universidade Federal da Integração LatinoAmericana em consonância com a Lei n. 11.788/2008 (Lei do estágio). A base do SAMU de Foz do Iguaçu, as UPA'S João Samek e Dr. Walter Cavalcante Barbosa e o prontosocorro do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, foram os cenários de prática determinados para o estágio, que teve início no mês de fevereiro de 2019 e final em dezembro do mesmo ano. Foram realizadas atividades em conjunto com as equipes e em regime de escala de plantão: passagem de plantão; atendimento ao trauma, atendimentos a emergências e urgências clínicas, procedimentos de enferemagem como sondagem nasogástrica, uretral, intubação orotraqueal, acessos centrais, suturas, imobilizações, redução de luxações. O estágio em urgência e emergência possibilitou o contato direto com condições clínicas extraordinárias, quase sempre com risco de vida ao paciente, o que exigiu estudos complementares a cada novo tema apresentado.Item Internato em urgência e emergência: vivências de uma acadêmica cadeirante em campos de estagio(2020-09-25) Lugo Guillén, Amparo Anali; Trench, Flávia Julyana Pina; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.O presente trabalho traz como tema: “Internato em urgência e emergência: vivências de uma acadêmica cadeirante em campos de estagio”. Expõe a experiência pessoal da acadêmica durante o módulo de Urgência e Emergência do Internato e como cumprimento obrigatório para a formação. Contempla como campos de estágios o Pronto-Socorro do Hospital Municipal Padre Germanno Lauck (HMPGL), a base do Serviço de Atendimento Móvel a Urgências (SAMU), a Unidade de Pronto-Atendimento João Samek e a Unidade de Pronto-Atendimento Morumbi em Foz do Iguaçu. Objetiva apresentar as situações vivenciadas pela acadêmica mostrando dificuldades e sentimentos que possam ter auxiliado ou atrapalhado no seu desenvolvimento nos cenários de prática, comentar alguns casos clínicos onde tiveram participação da aluna com seu referente raciocínio clínico e manejo do paciente, bem como realizar autoavaliação de forma coerente com o aprendizado adquirido ao longo do estágio, apontando para fatores de crescimento e habilidades que ainda precisam ser melhorados. A prática e o estudo foram desenvolvidos ao longo do período do Internato, a través de anotações sobre os casos clínicos vivenciados, atividades desenvolvidas e temas a serem revisados.Item Internato em Urgência e Emergência: Relatos de Casos Clínicos e Experiências durante o Estágio em 2019(Veronica Almada Benitez, 2020-10-02) Almada Benitez, Veronica; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Medicina.O internato é o momento de inserção do acadêmico de medicina, na prática, nesse momento o aluno cumpre umas das atividades mais importantes para o aprendizado profissional que é a prática em campo com paciente principalmente na área de urgência e emergência. A grande abrangência do setor da UE levou a acadêmica observar as principais síndromes clínicas a organização e aplicação dos protocolos, manejo do paciente pré-hospitalar (SAMU) e dentro do serviço intra-hospitalar, sendo descrito neste trabalho em formato de casos clínicos seguindo com as discussões, avaliações e aprendizado, enfatizando os cenários de atenção no Município de Foz de Iguaçu seus potenciais e falências no serviço. Como objetivo desse trabalho é demonstrar a participação e o aprendizado da acadêmica durante as atividades em campo e o raciocínio clínico, maturidade e responsabilidade na abordagem dos pacientes com diferentes condições de saúde. O desconhecimento da população do local correto onde procurar atendimento de acordo o quadro clínico leva a superlotação do serviço. Aprecia-se uma grande oportunidade do aluno de medicina de ter um local de aprendizado amplo e diversos permitindo-lhe realizar abordagem do paciente anamnese e exame físico e procedimentos médicos, indispensáveis para a formação de um profissional competente.Item Relatório de Atividades do Internato Obrigatório de Urgências e Emergências do Sistema Único de Saúde(CARLOS ARIEL RECALDE GARAY, 2020-10-05) Garay, Carlos; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.Este trabalho traz como tema “Relatório de atividades do internato obrigatório de U/E do Sistema Único de Saúde’ aborda as vivencias do internato no decorrer do ano de 2019, o acadêmico pôde explorar, observar e investigar acerca das experiências nos cenários de urgência e emergência. Essas percepções fazem parte do dia a dia das práticas consideradas obrigatórias através do internato, propiciando o enriquecimento e aplicabilidade de conceitos teóricos. Deste modo, a pesquisa objetiva elencar os casos clínicos vivenciados e acompanhados nos cenários de urgência e emergência do município de Foz do Iguaçu, propriamente no Pronto Socorro do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) Walter Barbosa e João Samek. A base do presente estudo relatar as experiências pessoais que estiveram presentes nos atendimentos e puderam correlacionar a teoria com a prática, fundamentando cada protocolo de atendimento. Deste modo, considera-se de suma importância experimentar o internato com a finalidade de crescer profissionalmente.Item Atividades Desenvolvidas no Internato de Urgência e Emergência do SUS em Foz do Iguaçu no Ano de 2019(Hassan Fouad El Safadi, 2020-10-06) El Safadi, Hassan; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.Este trabalho de conclusão de curso consiste em abordar as atuações e impressões do acadêmico dentro dos cenários de prática de Urgência e Emergência em Foz do Iguaçu durante o transcorrer do ano de 2019. Traz em sua essência o olhar crítico do funcionamento real do serviço local em contraste com o que é idealmente preconizado, a fim de permitir novas reflexões do importante cenário de saúde em que se encontra a rede de urgência e emergência. Tais percepções contempladas nos seguintes locais de atuação do município, propriamente no Pronto Socorro do Hospital Padre Germano Lauck, na base do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), na Unidade de Pronto-Atendimento Dr. Walter Cavalcante Barbosa e a Unidade de Pronto-Atendimento João Samek serviram também como um ambiente fundamental para o aprimoramento prático e teórico sobre os principais casos clínicos do interesse da urgência. Sendo assim, não há dúvida, que o estágio em urgência e emergência foi de muita valia para o crescimento profissional do acadêmico visto que se esforçou para demandar o seu melhor em prol dos pacientes e a equipe no seu entorno.Item Casos Clínicos do Internato em Urgência e Emergência no Município de Foz do Iguaçu(2020-10-17) Jerez Vides, Maria Belén; Flavia Julyana Pina TrenchO seguinte trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar o desenvolvimento das práticas clínicas dentro do cenário de Urgência e Emergência no decorrer do ano 2019, expondo detalhadamente diferentes aspectos das atividades, coletas, elaboração e estudo minucioso de dados clínicos verídicos que foram vivenciados durante as práticas. A metodologia qualitativa utilizada para o desenvolvimento das actividades com os pacientes e análise científica, foi por meio da criação de situações problemas, procura de referências bibliográficas atualizadas, revistas indexadas, discussão e planejamento de hipóteses diagnósticas. As atividades foram realizadas de acordo com a Lei n. 11.788/2008 (Lei do estágio), sendo os locais para o cumprimento do Internato em Urgência e Emergência, a rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Foz do Iguaçu, quais sejam o Pronto Socorro do Hospital Municipal Padre Germanno Lauck (HMPGL), Serviço de Atendimento Móvel a Urgências (SAMU), e as Unidades de Pronto Atendimento João Samek e Dr. Walter Barbosa Cavalcante. Os casos clínicos apresentados neste trabalho serviram como patamar do desenvolvimento do raciocínio clínico, denota-se que num primeiro momento as práticas do Internato em Urgência e Emergência encontram-se intimamente ligadas ao desdobramento do olhar crítico, e, a sensibilização do tato quando estudados, diferente temas, propiciando e fomentando a pesquisa, sendo de grande utilidade no transcurso do ano no desempenho de atividades nos diferentes cenários de prática durante meu internato.Item Urgência e Emergência: Vivências de uma interna nos cenários de urgência e emergência do SUS em Foz do Iguaçu- PR(2020-10-21) Agostinho, Aryane Rodrigues; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.O presente trabalho tem como objetivo expor de maneira didática e reflexiva, a vivência de uma interna do quinto ano de medicina, da Universidade Federal da Integração Latino Americana, nos cenários de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde disponíveis na cidade de Foz do Iguaçu- PR, no ano de 2019. Os casos clínicos expostos no presente trabalho foram presenciados e, em algumas ocasiões, com participação direta e efetiva da acadêmica, em dias de plantões diurnos ou noturnos, nos seguintes cenários: Pronto Socorro do Hospital Padre Germano Lauck, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Unidades de Pronto Atendimentos João Samek e Dr. Walter Cavalcanti Barbosa. Outro quesito levado em consideração para escolha dos atendimentos, foram queixas e/ou patologias mais comumente presenciadas durante quinto ano da faculdade de medicina. Para que as experiências nos ambientes extra e intra hospitalares fossem aproveitadas de modo integral, foram elencados tópicos para estudos direcionados em cada tema e realizadas reflexões pessoais e técnicas acerca do caso, abordagens, protocolos utilizados nos cenários e conteúdo cientifico, os quais embasaram o estudo. As vivências proporcionadas pelos cenários de urgência e emergência aliadas a presença de preceptores experientes, são de fundamentais importância no desenvolvimento do raciocínio clinico e de competências intrínsecas à prática médica, dentre elas a formação da capacidade de tomada de decisão, uma vez é inerente a prática médica, adotar decisões rápidas e efetivas que visam o bem estar do paciente.Item Internato em urgência e emergência: discussão de casos clínicos como experiência de aprendizado em campo.(2020-10-21) Rogenski, Raquel Moura; Trench, Flávia Julyana Pina; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.Introdução: O aprendizado com discussão de casos clínicos estimula o aluno a refletir, associar e assimilar temas que foram sedimentados desde o início da faculdade. As lacunas de conhecimento são melhores identificadas e a complexidade das discussões se elaboram conforme a experiência que se adquire. Objetivo: O presente trabalho apresentará diversos casos clínicos ilustrativos onde serão expostos a maneira como um aluno de quinto ano no internato em Urgência e Emergência da Universidade Federal da Integração Latino Americana assimilou e construiu o raciocínio clinico, tendo como base a literatura e a visão pessoal. Metodologia: Utiliza-se para isso um estudo observacional descritivo, a partir de informações coletadas pela aluna em campo e da sua experiência subjetiva ao vivenciar os cenários de Urgência e Emergência de Foz do Iguaçu, como UPA, SAMU e Hospital Municipal. Desenvolvimento: Dessa forma, abordam-se 10 casos clínicos de pacientes críticos, que se apresentaram ao serviço com rebaixamento de nível de consciência, dispneia, dor torácica ou dor abdominal. Todos trarão temáticas e discussões pertinentes às diretrizes curriculares do curso de Medicina. Conclusão: Observa-se que a vivência em campo supervisionada, aliado à base teórica e discussão com profissionais mais experientes, possibilita que o aluno desenvolva um olhar crítico e procure o embasamento teórico para desenvolver competências. Além disso, a compreensão da estrutura do cenário de Urgência e Emergência do SUS e a legislação que a permeia se mostraram de fundamental importância para capacitação médica.Item Internato em urgência e emergência: discussão de casos clínicos como experiência de aprendizado(2020-10-21) Carvalho, Bruno Demartini; Trench, Flávia Julyana PinaO trabalho em questão retrata diversas situações vivenciadas pelo autor ao longo de todo o ano de 2019 durante a realização do Internato em Urgência e Emergência. Tais situações foram divididas entre várias temáticas relacionadas entre si, as quais proporcionaram grande reflexão e aprendizado ao autor. Esse trabalho inicia seu desenvolvimento citando os pontos mais importantes acerca da Rede de Urgência e Emergência que abrange todos os cenários de prática vivenciados, entre eles as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Pronto Socorro do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), além das legislações vigentes mais importantes nesse âmbito do SUS. O presente trabalho também aborda as vivências e intercorrências presenciadas durante a realização de procedimentos práticos durante os plantões, bem como salienta a importância de reconhecer e agir precocemente perante um paciente crítico, o qual é definido pela disfunção em algum dos três grandes sistemas: cardiovascular, respiratório ou sistema nervoso central. Os casos clínicos escolhidos para discussão são exemplos de pacientes críticos em cada um dos cenários de prática vivenciados. Todos os casos relatados trouxeram o contexto do cenário de atendimento, anamnese, exame físico, exames complementares, hipóteses diagnósticas e condutas que foram realizadas pela equipe. Cada atendimento foi discutido de acordo com as referências utilizadas durante todo o internato de Urgência e Emergência, com destaque para o livro de Emergências Clínicas da USP. A discussão de cada caso traz um breve resumo do tema escolhido, abordando a etiologia, fisiopatologia, quadro clínico, exames complementares e abordagem terapêutica, além dos comentários do autor em cada tópico do caso refletindo acerca do que é preconizado pela literatura com o que foi visto na prática durante os plantões. Por fim, nas considerações finais deste trabalho são abordadas as reflexões e críticas pessoais do autor envolvendo as dificuldades encontradas durante o estágio, bem como as necessidades de estudo para aprimorar o raciocínio clínico e as habilidades necessárias para atuar como um futuro médico.Item Internato em urgência e emergência do SUS: discussão de casos clínicos e as vivências na prática clínica.(2020-11-20) Barrios Benitez, Dalila; Trench, Flávia Julyana Pina; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.Este trabalho de conclusão de curso aborda as experiências, vivências e práticas desenvolvidas no decorrer do módulo de Urgência e Emergência do SUS no ano de 2020, onde a discente teve a oportunidade observar, praticar ativamente o manejo e investigar acerca dos casos clínicos nos cenários de urgência e emergência; sendo descrito nesta apresentação de trabalho em formato de casos clínicos com suas discussões e percepções correspondentes nos cenários de atenção de urgência e emergência no Município de Foz de Iguaçu. O objetivo do presente trabalho é expor e demonstrar o aprendizado e experiências de forma sintética as atividades realizadas e sobretudo o raciocínio utilizado nos casos clínicos mais chamativos vivenciados pela acadêmica durante o estágio. Em vista disso, considera-se de suma importância experimentar o internato de urgência e emergência do SUS com a finalidade de desenvolver profissionalmente e fomentar as percepções acadêmicas.Item Internato em Urgência e Emergência no SUS: Discussão de Casos Vivenciados no Internato em 2019(2020-11-23) Hein, Geíza Lemos; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.O trabalho “Internato em Urgência e Emergência no SUS: Discussão de casos vivenciados no Internato em 2019” representa a iniciativa de aprofundar as questões relacionadas a esta temática através de percepções e experiências vivenciadas durante o ano de 2019, no Internato de Urgência e Emergência no SUS, durante a graduação do curso de Medicina. Nele, objetiva-se descrever as experiências e vivências durante o internato, como também comentar alguns casos clínicos que motivaram o estudo e a discussão sobre temáticas envolvidas na Rede de Urgência e Emergência do município de Foz do Iguaçu. Os cenários contemplados como campos de atuação são o Pronto Socorro do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), Unidades de Pronto Atendimento João Samek e Walter Barbosa Cavalcante. Durante o módulo, além dos pacientes que contribuíram para o aprendizado, participaram como preceptores e orientadores médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e outros profissionais de saúde que estão inseridos na rede de atenção do município. Dessa forma, este trabalho possibilitou a compreensão da Rede de Urgência e Emergência de Foz do Iguaçu, assim como a consolidação do estudo de protocolos de atendimento aos pacientes que necessitam de abordagens urgentes. Também possibilitou a aptidão em competências necessárias para a graduação médica, como preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina, considerando que o médico deve ter uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. A partir das vivências descritas neste trabalho, a aluna foi capacitada a atuar como médica, pautada em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotora da saúde integral do ser humano.Item Trabalho de Conclusão do Curso: Relatório de Urgência e Emergência(2020-12-01) Celente dos Santos, Alice; OrientaçãoTrabalho realizado durante o ano de 2019, no internato de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde, sob orientação dos professores dra. Flavia Trench e dr. German Andres. Sãob apresentados casos clínicos, discussão teórica e reflexões pessoais acerca de cada experiência relatada.Item Relatório sobre o Internato de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde: uma Análise da Vivência no Hospital Municipal de Foz Do Iguaçu(2020-12-02) Penante, Luana de Castilho Kropf; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.O Internato de Urgência e Emergência no Sistema Único de Saúde tem como objetivo desenvolver competências a fim de que, ao seu final, o aluno seja capaz de construir, pautado na teoria e ambientado à prática, diagnóstico, tratamento e prognóstico das principais síndromes em seus diferentes cenários. O presente relatório foi projetado de modo a representar o desenvolvimento do conhecimento, partindo de uma situação vivida na prática, se desdobrando para edificar novos conhecimentos. Dessa maneira, a correlação com a teoria se torna mais objetiva e visível aos olhos, facilitando o aprendizado. Sendo assim, trata-se de um conjunto de casos clínicos ocorridos na rede de urgência e emergência de Foz do Iguaçu – Paraná. Nesses, há uma análise da literatura, além de revisão crítica de alguns casos, em especial, marcantes na minha formação, seja pela tensão do momento, pelo aprendizado ou pela conduta seguida. Entretanto, todas essas palavras não seriam capazes de expressar de modo fidedignos os obstáculos vencidos, todas as dúvidas sobre mim mesma agora sanadas e alguns medos e frustações por ainda não saber tudo que gostaria. No entanto, ao fim deste ano, mais do que nunca, tenho certeza de onde quero atuar e isso me traz conforto e enche meu coração com grande empolgação acerca do que o futuro me reserva. Às vezes, no meio dos plantões, quando não sei um diagnóstico, tenho vontade de trocar proatividade e criatividade para ser uma enciclopédia ambulante igual ao Gabriel Bortoli da UPA João Samek. Aí, me acalmo e estudo mais umas horinhas. Este relatório é sobre essas horas de estudo prático-teórico.