UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
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Item 9 Mazukas, Op. 25 de Alexander Scriabin: um Estudo sobre seus Aspectos Harmônicos e Formais(2023) Liu, FrankieEste trabalho tem como objetivo compreender teoricamente os procedimentos formais e harmônicos utilizados na obra para piano solo do compositor russo Alexander Scriabin (1872–1915), 9 Mazurkas, Op. 25. Para isto, toma como base a ferramenta analítica formal de William Caplin (1998; 2013), e a fundação teórica harmônica de Steven Laitz (2012). Além disso, o presente trabalho também apresenta, adicionalmente, algumas observações interpretativas obtidas através da comparação de duas gravações de referência. Como resultado das investigações teóricas, com base nas limitações que tais ferramentas apresentaram, foram observadas particularidades que caracterizam o estilo composicional do compositor neste ciclo de mazurcas.Item A ABACC na política externa brasileira.(2024) Ransolin, GabrieleA Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC) foi criada em 1991 e, com ela, foram concedidos direitos ao desenvolvimento e pesquisa, produção e utilização da energia nuclear com fins pacíficos, preservando os privilégios e imunidades aos funcionários, e reservando segredos industriais, comerciais e tecnológicos. O sucesso da agência é unânime, mas ela representou mais do que um acordo de transparência tecnológica. Diante do antecedente histórico de rivalidades militares e econômicas entre Brasil e Argentina, ao final do século XX, essas puderam ser transformadas. A intensificação da rivalidade entre os dois começa a sofrer uma transformação na medida que desenvolvem uma troca política, com pretensão de transparência e de confiança durante o fim do século XX. Tal proposta foi uma alternativa pacífica diante de uma estrutura que busca perpetuar a violência por meio de alguns poucos países detentores de armas nucleares. O caso propõe uma paz efetiva, tal como a transformação do conflito pelo processo de criação da ABACC. É constituída, portanto, uma relação estável de cooperação sólida em longo prazo. Assim, a hipótese do trabalho é de que é que a ABACC é um pilar da paz e segurança na região, bem como mantém as relações bilaterais Brasil-Argentina estáveis. Já o objetivo geral da pesquisa é analisar como ocorreu o processo de apaziguamento da região a partir do processo de criação da ABACC e da integração do MERCOSUL, a fim de compreender a sua importância para a política externa do Brasil. Dessa forma, pergunta-se: qual a contribuição da ABACC para a política externa brasileira? Para responder a essa questão, o trabalho é teoricamente conduzido pelos Estudos para a Paz, de Johan Galtung, capaz de explicar que os movimentos realizados como uma questão de violência e de paz. Metodologicamente, os Estudos para a Paz teriam sua epistemologia voltada para a ação transformadora, presumindo a transformação da violência em paz ao identificar as assimetrias de poder e o potencial pacífico dos elementos históricos. Utiliza-se da triangulação de fontes como a bibliografia acadêmica. Para isso, a pesquisa está organizada em tópicos: primeiro, sob os contextos internacional e regional da questão nuclear e como isso afetou as relações do Brasil e Argentina, faz-se uma apresentação sobre a ABACC, como ela trabalha e seus objetivos; o segundo refere-se ao capítulo teórico; o terceiro é referente à análise dos antecedentes do processo de criação da ABACC e os projetos nucleares do Brasil e Argentina, e a continuação da análise voltada aos acontecimentos mais importantes do processo de criação da agência, que, de fato, ocorreu uma rápida aproximação entre os dois.Item A arte da tradução como instrumento de resistência política para o não apagamento de línguas indígenas: um estudo de caso a partir da tradução ao português do conto "Puna" de Nós xs Índios, de Hugo Blanco Galdos.(2024) Góes, Suheide Rosa de Oliveira SousaEste trabalho foi realizado a partir da análise reflexiva e comparativa do conto denominado “Puna”, que consta no livro Nosotros los Índios (2016 - versão em espanhol), de Hugo Blanco Galdos, traduzido para o português com o título de Nós xs Índixs (2022). A tradução em questão foi realizada colaborativamente de 2019 a 2021 no projeto de extensão Laboratório de Tradução da UNILA, e eu como parte integrante da equipe do projeto pude contribuir na tradução para a língua portuguesa. Assim, a partir desta experiência, tenho, neste trabalho de conclusão de curso, o objetivo de analisar e compreender, de maneira comparativa e descritivamente, a importância de se traduzir sem apagar línguas minoritárias contidas nos textos. Neste caso em particular, a língua indígena quéchua, presente na elaboração do texto-fonte do conto “Puna”. Para tanto, foram feitas análises que trataram de descrever de maneira comparativa não apenas palavras e termos dentro do texto, mas também decisões mais amplas, que orientaram o processo de tradução na busca por manter determinadas particularidades do texto-fonte na tradução e, ao mesmo tempo, atender a uma oralidade que se pretendia obter no texto-meta (em português). Nesse sentido, utilizamos como fundamentação teóricometodológica conceitos como a intercompreensão (Escudé; Del Olmo, 2019), a (re)criação e a transcriação (Campos, 2011), a estrangeirização e a domesticação de textos (Venuti, 1995). Concluímos que as análises feitas entre os dois textos (o original e o traduzido) nos mostram a relevância de se trabalhar com um senso crítico e ativista de valorização das línguas e culturas, especialmente as originárias, sobretudo quando atravessam textos escritos em línguas neolatinas, como o espanhol e o português. Foi possível perceber que o conto “Puna”, presente no texto-fonte, carrega um estranhamento em sua construção mesmo para leitores hispanos, pois o seu conteúdo carrega a língua quéchua como parte integrante da construção linguística. Dessa maneira, em meu trabalho optei por mostrar que a tradução do referido conto para o português foi construída com esse mesmo estranhamento, pois mesmo não conhecendo os aspectos linguísticos padrões e usuais da língua quéchua que foram transportados para o texto na língua portuguesa na escrita, consegue compreender seu conteúdo. Isso deve-se ao fato de que mantivemos, de acordo com o projeto de tradução, a forma mais oral presente dentro do texto-fonte. Assim, a opção tradutória, respeitando os conceitos teórico-metodológicos, de manter o entendimento das palavras e termos originários, propicia ao leitor vivenciar a experiência de observar a riqueza estética, cultural e linguística de uma língua que não faz parte de nosso cotidiano.Item A atuação do docente ava-guarani na mediação do livro didático nas aulas de geografia: reflexões sobre o tekoha ocoy.(2024) Chamorro, Gilmar Tupã Re SapyO livro didático no território brasileiro se faz presente nas escolas públicas indígenas e não indígenas por meio de uma apolítica pública chamada Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). No Colégio Estadual Indígena TekoNemoingo do território TekohaOcoy, localizado no oeste do Paraná, o livro da coleção Araribá de Geografia é utilizado em todas as turmas do Ensino Fundamental II. Assim tendo por base esse material, pergunta-se: o livro didático utilizado na escola indígena território TekohaOcoy atende as demandas locais e culturais dos discentes? Qual o papel do/a docente em escola indígena frente às especificidades socioculturais? Objetiva-se avaliar a efetiva contribuição do livro didático utilizado junto as turmas de 6º anos, no Colégio Estadual Indígena TekoÑemoingo no aprendizado dos/as discentes, tendo por base o “Ñandereko” (cultura Avá Guarani/cosmovisão Guarani). Optou-se pela abordagem qualitativa e o tipo pesquisa participante,por tratar-se de uma realidade na qual encontra-se inserido o pesquisador. Foram realizados levantamentos secundários (material bibliográfico) e levantamentos junto a fontes primárias, no caso com as seguintes técnicas: observação participante, escuta ativa, entrevista semiestruturada e diálogos com sujeitos sociais indígenas do território TekohaOcoy além do conhecimento apreendido pelo pesquisador no decorrer de suas práticas espaciais em seu cotidiano. Verificou-se que conceitos e ideias presentes no livro didático atendem somente a cultura não indígena, sendo de difícil compreensão quando não é realizada uma intervenção docente, no sentido de partir dos conhecimentos produzidos por ancestrais indígenas da cultura Avá Guarani, ou seja, na cosmovisão Guarani assim como a ausência da língua materna Guarani dificulta o entendimento por parte dos/as estudantes. Conclui-se que é fundamental que docentes indígenas atuem em escolas indígenas, com a intencionalidade de mediar o aprendizado a partir dos conhecimentos indígenas e não-indígenas, respeitando toda a ancestralidade e a língua materna do povo no qual encontra-se atuando como professor/a. E no caso das aulas de Geografia faz-se necessário trabalhar com ambos os conhecimentos (científico não indígena e cultura Avá Guarani/cosmovisão Guarani), a partir de estratégias de ensino pensadas a partir do/no território.Item A bebida sagrada dos Avá-guarani: Kagui Chicha como memória e resistência cultural.(2024) Martins, Emanuella de LurdesO presente trabalho tem como objetivo principal relatar, a partir da história do Kagui Chicha (bebida sagrada consumida pelos Avá-Guarani), a violência imposta durante o processo de colonização e apropriação do território indígena em Foz do Iguaçu. Inicialmente, este estudo foi desenvolvido através de diálogos que revelaram a violência vivida pelos povos originários do oeste do Paraná, refletida em sua cultura alimentar. Buscou-se compreender a cultura indígena por meio da interpretação de uma pessoa não indígena, na tentativa de promover um intercâmbio de saberes e entender como a etnografia pode realizar esse exercício de maneira ética. A principal dificuldade enfrentada foi a percepção de que essa narrativa está sendo mediada por uma pessoa não indígena, o que influenciou tanto as dificuldades quanto às facilidades encontradas desde a metodologia inicial até a conclusão do trabalho.Item A construção da Usina de Itaipu e suas implicações no processo de urbanização em Foz do Iguaçu: o caso da Vila C.(2024) Schuck, GuilhermeO tardio processo de urbanização no Brasil comparado aos países do centro do sistema capitalista contrasta com a acelerada expansão urbana ocorrida no século XX. Esse processo ocorreu deixando muitos rastros de desigualdade e problemas sociais decorrentes de um planejamento urbano que não era próprio para comportar o rápido crescimento das cidades, nem abarcar o conjunto da sociedade brasileira. Fruto da relação entre Brasil e Paraguai, nasce o projeto da construção de uma usina hidrelétrica em um ponto específico do Rio Paraná. Após estudos sobre a viabilidade do referido projeto, conclui-se que a área localizada em Foz do Iguaçu é propícia para efetivação da proposta, assim dando início à construção da usina, tal como a fundação da Itaipu Binacional. A Itaipu influenciou na organização do espaço urbano de Foz do Iguaçu com a criação das vilas A, B e C, designadas para os diferentes cargos de trabalhadores envolvidos no projeto e execução das obras da hidrelétrica. O projeto da usina trouxe benefícios para Foz do Iguaçu, entretanto, também afetou negativamente algumas camadas da população, contribuindo, assim, com a desigualdade socioespacial no município.Item A cultura da paz no ensino de língua inglesa mediado por tecnologias digitais.(2024) Moraes, Brenda Fernanda Silva deA pesquisa, de caráter bibliográfico, explora principalmente o tema das Tecnologias Digitais e sua interface com a aprendizagem de língua inglesa a partir do conceito da cultura da paz. Para isso, discorre a necessidade de desenvolvimento de letramento digital, da autonomia dos estudantes e a importância em se promover a cultura da paz nos espaços de aprendizagem. A partir do referencial teórico, o estudo defende uma educação humanística que enfatize o diálogo e a convivência pacífica. Reflete sobre como a aproximação dos interesses dos discentes, por meio do uso de ferramentas digitais no ensino em sala de aula, pode ser uma forma de promover a paz no ambiente escolar. Como exemplo de alternativa para a integração de tecnologias digitais na promoção da cultura da paz no ensino de Língua Inglesa, foi utilizado citado o aplicativo de linguagens e gamificação Duolingo.Item A delinquência organizada trasnacional e os desafios da segurança pública na tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai).(2024) Ghizzi, Hevelyn PricielyA presente pesquisa tem como objetivo analisar as relações internacionais e a integração regional no combate à delinquência organizada transnacional, bem como seus impactos na segurança pública da Tríplice Fronteira, formada por Argentina, Brasil e Paraguai. Especificamente, busca demonstrar os vários níveis da política de segurança e o entrecruzamento da segurança internacional e pública, via esforços das organizações internacionais, blocos regionais e atores paradiplomáticos locais em operação na área transfronteiriça, destacando o marco da cooperação policial na região. A interconexão entre o crime organizado e fatores socioeconômicos, como violência, desigualdade e corrupção, evidencia a necessidade de abordagens integradas e colaborativas entre países e organizações para enfrentar essa problemática. A pesquisa é qualitativa, com revisão de literatura pertinente, relatórios atuais que relacionam índices de violência e criminalidade, e, fontes primárias como a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e a legislação nacional dos países envolvidos. A relevância deste estudo decorre da crescente atuação de grupos criminosos na Tríplice Fronteira, cujas atividades não apenas afetam a segurança local, mas também geram implicações regionais e internacionais. O trabalho visa contribuir para o campo das Relações Internacionais e Integração, propondo uma abordagem que promova a integração regional e impulsione a cooperação entre os países, estimulando a criação de políticas públicas integradas que contemplem a participação de atores locais no enfrentamento eficaz dos desafios contemporâneos.Item A diplomacia esportiva e suas implicações na política internacional: o Catar e a Copa do Mundo FIFA de 2022.(2024) Oliveira, Jeanne Helena Delava deEsse trabalho visa analisar as dinâmicas estabelecidas entre o esporte e as Relações Internacionais, tendo como objeto de estudo a utilização estratégica de megaeventos esportivos pelos Estados e explorando a diplomacia esportiva dos países como forma de promoção internacional, aumento do poder regional e alcance dos objetivos de política externa. Sendo o esporte uma poderosa arma de envolvimento de massas e de identificação, o vínculo entre este e as Relações Internacionais se intensificou nos séculos XX e XXI, principalmente devido ao grande engajamento e audiência angariados pelos megaeventos esportivos. Nesse sentido, a pergunta de pesquisa deste trabalho é “quais são as estratégias adotadas pelos Estados ao sediar megaeventos esportivos e como eles refletem na política internacional?” utilizando como recorte o Catar e a Copa do Mundo FIFA de 2022. A hipótese estabelecida é a premissa de que o evento serviu como uma forma de sportswashing para recuperar a identidade internacional do Catar, abalada pelas práticas internas do país. Para análise dessa hipótese, adotamos a metodologia qualitativa e a Teoria Construtivista como lente de análise das Relações Internacionais, fundamentandonos nos escritos de Alexander Wendt sobre a construção das identidades no cenário internacional. A pesquisa bibliográfica confirma a hipótese apresentada, concluindo que a realização da Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar se mostrou como uma tentativa ineficaz de sportswashing por parte do governo catari, pois evidenciou os aspectos negativos internos e aumentou a insatisfação internacional frente ao país, convertendo-se em uma forma de soft disempowerment.Item A educação de jovens e adultos (EJA) a luz da filosofia da práxis: caminhos para autonomia.(2024) Sehn, Albina MartinezEste trabalho tem como objetivo analisar a trajetória educacional da autora, desde sua experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) até a sua formação em Filosofia na UNILA, utilizando a metodologia autobiográfica. A pesquisa explora como as vivências pessoais e profissionais contribuíram para a construção da identidade docente e a compreensão crítica do papel da educação na sociedade. Além disso, o trabalho discute a importância da filosofia da práxis e da autonomia no processo educativo, ressaltando que a construção da autonomia é um processo contínuo e coletivo, que exige reflexão crítica sobre as contradições sociais. Os desafios enfrentados na implementação de uma educação autônoma e crítica são destacados, incluindo a necessidade de políticas públicas que valorizem a formação docente e garantam condições adequadas de trabalho. Os resultados indicam que a trajetória da autora evidencia a EJA como um espaço de transformação social e a filosofia da práxis como uma ferramenta fundamental para promover a autonomia e a participação ativa dos sujeitos na construção do conhecimento. Conclui-se que a autoformação, mediada pela narrativa autobiográfica, e a adoção da filosofia da práxis são essenciais para a construção de uma prática pedagógica crítica e transformadora, para além disso constrói a individualidade do ser em sua essência.Item A importância da representatividade negra na política brasileira para as políticas públicas voltadas para população negra.(2024) Paula, Flávia Vicente deO presente trabalho aborda a participação política e a representatividade étnico-racial da população negra brasileira no contexto político nacional. O objetivo é analisar a presença de políticos negros e as políticas, ações e mecanismos institucionais que visam promover a equidade étnico-racial, buscando superar as profundas desigualdades raciais que caracterizam a democracia brasileira. Por meio da investigação das trajetórias de políticos negros e da implementação de políticas públicas direcionadas à população negra, o estudo destaca tanto os desafios enfrentados quanto as conquistas ao longo da história. Além disso, examina como a inclusão de representantes negros nas esferas de decisão pode ser um fator crucial para a diminuição das desigualdades raciais. Ao enfatizar a importância da diversidade na política, o trabalho propõe reflexões sobre a necessidade de um compromisso coletivo em prol da justiça social e da equidade, ressaltando que a representatividade é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.Item A indústria cultural e o K-Pop: um estudo de caso sobre o ENHYPEN.(2024) Lopes, Letícia de AlmeidaEste estudo dedica-se a analisar o grupo musical de pop sul-coreano ENHYPEN a partir da evolução do conceito de Indústria Cultural, que tem seu discurso iniciado por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer na Escola de Frankfurt e parte da perspectiva da Teoria Crítica das Relações Internacionais. Através de uma fórmula que acumula reprodutibilidade técnica e o espetáculo, temas tratados principalmente pelos respectivos Walter Benjamin e Guy Debord, o texto reflete sobre o sistema capitalista ser alimentado pela condução das massas, mais especificamente pela produção e consumo destas. Adiante também é destacado a questão da estética e o desenvolvimento dos meios de comunicação e mídia, que possibilitaram uma dilatação da manipulação na sociedade, fazendo com que o sujeito perca sua criticidade e compreenda apenas o que lhe é apresentado. Por fim, conclui-se que esta pesquisa visa exibir o mecanismo do consumo massivo e da manipulação das massas presente no sistema internacional atual, desde a primeira menção da Indústria Cultural, em A Dialética do Esclarecimento (2022 [1947]), até estudos contemporâneos, como os de Rodrigo Duarte, seguindo a visão da Teoria Crítica das Relações Internacionais e usando um grupo de K-Pop como exemplo.Item A ingenuidade da política pública - ponderações antropológicas ao Serviço da Residência Inclusiva em Foz do Iguaçu.(2024) Pereira, Ana CarolinaO objetivo deste estudo é dar visibilidade e repensar os métodos de um serviço fundamentado na lógica antimanicomial e baseada no modelo social da deficiência, conforme as conquistas das leis para pessoas com deficiência. O foco da análise recai então sobre a Residência Inclusiva (RI I) situada em Foz do Iguaçu-PR e as vivências sociais como adjacentes e sintomáticas enquanto representações das desumanidades empregadas a residentes assistidas por essa política pública. Com base nisso, serão exploradas as perpetuações de discursos que orientam as práticas institucionais, mergulhando nas experiências sociais e contextuais de mulheres assistidas por uma política pública destinada a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social e econômica. A estrutura será uma interseção entre a apresentação do trabalho etnográfico realizado entre o final de 2022 e o início de 2023, as reflexões sobre a narrativa emergente do campo e a análise dessas experiências, considerando os diversos caminhos de observação trilhados.Item A migração haitiana no brasil entre alienação de trabalho e integração sociocultural: caso de Caçador-SC 2015-2024.(2024) Honneur, FritznelO presente trabalho de pesquisa sobre a migração haitiana em Caçador-SC, é um conjunto de reflexões sobre a integração sociocultural e a alienação do trabalho desenvolvido por Karl Marx em relação às questões salarial, capital e de trabalho. É uma mirada sobre a migração como um fenômeno social total ligado ao sistema economia-mundo capitalista na contemporaneidade. O objetivo deste trabalho é mostrar o processo de inserção do ser haitiano nesta cidade do interior do Estado de Santa Catarina, onde o mercado de trabalho se torna um espaço de acolhimento e ao mesmo tempo um lugar de alienação que priva o migrante das outras perspectivas de inserção. De fato, é um trabalho que mostra como a migração sul-sul e a migração sul-norte se insere na mesma dinâmica, onde o ser em mobilidade é um ser que está procurando mais possibilidade de estabilidade econômica possível. Assim, destacamos que o migrante haitiano é um corpo-fronteira que vende a única coisa que possui que é sua força de trabalho. Para realizar o trabalho utilizamos a autoetnografia e a etnografia como metodologia antropológica, para entender melhor as dinâmicas de integração sociocultural da diáspora haitiana na cidade de Caçador-SC de 2015 até 2024. Além de observar o contexto histórico do Brasil em relação às questões étnico-raciais e de gênero, que esta migração enfrenta. Conseguimos concluir este trabalho com a ideia de que a divisão internacional de trabalho cria o centro atrativo e a periferia repulsiva. Assim sendo, os migrantes haitianos se integram no mercado de trabalho, portanto criaram seus próprios espaços de integração sociocultural onde a língua materna se impõe.Item A militância e diplomacia dos Povos Guarani-kaiowá: conflitos e diálogos com o Estado.(2022) Oberleitner, GabrielOs Guarani e Kaiowá, povos indígenas que vivem na região do estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, são um grupo social que se organiza politicamente em resposta à agressão de fazendeiros e interesses privados, bastante influentes na política local e nacional. Relatam frequentes casos de agressão verbal, física, e homicídio, em meio a um conflito que envolve sua terra e a expansão da agricultura capitalista. Uma parte das atividades de grupos políticos pela defesa dos direitos indígenas envolve a denúncia internacional, buscando, por meio de organizações internacionais, a responsabilização do Estado brasileiro pela violência que sofrem, pressionando órgãos do poder judiciário a garantirem a proteção de terras indígenas, garantida pela constituição. Este trabalho pretende analisar a atuação política de organizações políticas Guarani e Kaiowá e seus aliados como diplomacia, abordando casos de denúncia, e o papel das instituições internacionais no rumo deste conflito. A pesquisa é baseada em artigos de internet, livros, e um documentário. Verificou-se que, apesar da inclusão de pautas a favor dos direitos indígenas na constituição brasileira, o poder judicial nacional, seja nos tribunais estaduais ou federais, tem sido incapaz de conter o avanço da violência contra os Guarani e Kaiowá, enquanto que tribunais internacionais em organizações como a ONU e OEA, apesar de produzir resoluções que concordem com as denúncias indígenas, não têm tido êxito em pressionar o Estado brasileiro nisto devido à sua falta de poder soberano sobre essa área. Mesmo assim, as organizações indigenistas têm ganhado influência civil com a publicidade de suas causas.Item A paz tem rosto de mulher? As contribuições das teorias feministas para se pensar a paz.(2024) Perez, Alice VazarinO presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais contribuições das teorias feministas para se pensar a paz, assim como conceitos atrelados a ela, como poder e violência, para entender, a partir disso, a forma como a paz feminista é abordada dentro da Organização das Nações Unidas. Dentro disso, seu objetivo é, mais especificamente, desenvolver o que seria a paz e como as teorias feministas auxiliam no desenvolvimento de tal estudo, através dos antecedentes, temas comuns e críticas realizadas pelas perspectivas feministas para a paz. Assim, primeiramente o trabalho se debruçará nos principais pontos para se entender os Estudos para a Paz, como os precursores e, através dos conceitos importantes para a teoria, entender os caminhos da ampliação dos conceitos de paz e as novas agendas. Posteriormente será apresentado as contribuições das teorias feministas para essa ampliação da agenda de paz, por meio das conexões apresentadas entre o feminino e a paz e suas críticas. Por fim, o trabalho visa, através da análise das conferências e resoluções sobre mulher e paz da ONU, entender como essa teoria de paz feministas está ou não presente nas ações práticas de construção da paz.Item A psiquiatria nas relações de poder em Foucault.(2024) Heringer Rangel, ThiagoFundamentado nas estratégias de saber-poder de Foucault relacionadas ao poder psiquiátrico, o artigo tem como objetivo analisar as relações de poder que envolvem a institucionalização do saber psiquiátrico, as estratégias disciplinares associadas e a consequente dissocialização dos pacientes. O trabalho utiliza como respaldo a tragédia ocorrida no Hospital Colônia de Barbacena, conhecida como o Holocausto brasileiro, e a correlação com uma das principais revoluções na prática clínica, realizada por Nise de SilveiraItem A subjetividade latino americana como um engendramento ideológico da colonização.(2024) Perin, Rodrigo LenharoCom o advento da globalização, a invasão europeia em Abya Yala trouxe muitos eventos catastróficos para o povo que vivia e vive nesta região. Dentre estes eventos catastróficos se tem o engendramento opressor de uma cultura dominante em meio aos povos originários de cada região colonizada, além de uma herança deixada mesmo depois das independências dos países colonizados. Colonialidade é o nome que se dá para estas heranças, e esta colonialidade pode ser vista, nos dias atuais, sob três aspectos, ou seja, pode ser entendida pela perspectiva do poder (política), do saber (epistemologia) e do ser (ontologia). Entretanto, há uma problemática praticamente intrínseca à colonialidade, pois esta pode se mostrar sob a perspectiva econômica também. Desta maneira, o seguinte texto busca fomentar uma discussão latino-americanista que leve em consideração um marxismo adaptado a América latina como fonte metodológica para se enxergar uma realidade mais concreta e próxima das minuciosidades do colonizado. Esta intersecção se mostra importante, pois a américa latina precisa de uma práxis revolucionária que auxilie na emancipação do colonizado. Para se chegar a esta discussão como resultado, o texto toma os escritos de Marx & Engels conhecido como A Ideologia Alemã como norteadores para se entender a questão da ideologia dominante, bem como para se chegar a formação de uma consciência de classe através do materialismo histórico-dialético. Depois disso, o texto faz uma síntese de algumas passagens de Mariátegui para entender em qual contexto peruano o marxismo adentrou na américa latina. Posteriormente a isso, entender a criação e a discussão do grupo Modernidade/Colonialidade se faz necessária para que se idealize o conceito de colonialidade nas suas três esferas. No último capítulo, o texto aborda a crítica de Maldonado-Torres à Heidegger para que seja possível compreender o conceito de colonialidade do ser. Na conclusão, o autor aborda a intersecção do marxismo com as teorias da colonialidade como uma possível ponte de conhecimentos para uma práxis revolucionária que leve o colonizado rumo à emancipação.Item A uberização do trabalho docente.(2024) Pereira, Matheus Pedro ZuqueA história da humanidade está repleta de momentos que produziram mudanças nas relações de trabalho, na forma como vivemos, nos comunicamos e como nos movimentamos pelo planeta. As sucessivas revoluções tecnológicas costumam ser citadas como exemplos disso. No entanto, mesmo com a intensificação do uso da tecnologia em nosso cotidiano e, apesar dessas mudanças, as relações trabalhistas continuam a seguir uma regra essencial para o sistema capitalista no qual vivemos: a exploração da força de trabalho por aqueles que possuem os meios de produção. Nos últimos anos, tem-se criado novos serviços para serem utilizados a partir de plataformas e aplicativos eletrônicos instalados em celulares. Um desses serviços busca auxiliar na locomoção e no transporte de pessoas e na entrega de mercadorias, concorrendo com serviços tradicionais como taxistas, moto-taxistas e com os correios. Um dos primeiros e mais famosos aplicativos construídos para estes fins, ficou conhecido como Uber. As relações de trabalho promovidas por aplicativos como o Uber, tem fragilizado e precarizado os direitos trabalhistas de um número elevado de pessoas no mundo inteiro. Ao passo que a perda de direitos essenciais em outras áreas de atuação profissional, como a dos professores, por exemplo, tem sido chamada de uberização da carreira docente. Assim, o objetivo central deste trabalho foi contribuir para o debate acerca de como a Uberização tem afetado a profissão e a carreira dos professores na atualidade, revisitando autores dedicados ao estudo do avanço das políticas neoliberais no Brasil e no mundo. Para subsidiar as discussões aqui apresentadas, fez-se uso de análises advindas de uma Pesquisa Bibliográfica, com foco nas políticas públicas educacionais neoliberais voltadas para a escola pública e por meio de pesquisas que buscam entender as relações trabalhistas de professores contratados por processo seletivo simplificado (PSS) pelo Governo do Estado do Paraná, via Secretaria Estadual de Educação (SEED-PR).Item A vida pelas partes chatas: figurações da juventude no Mumblecore.(2024) Castro, Pedro Henrique MiranziEsta monografia tem o objetivo de investigar as formas de figuração da juventude norte-americana nos anos 2000 através do movimento Mumblecore, como essas figuras são construídas, os significados que transmitem, os sentimentos que evocam e seu papel na representação e memória nostálgica dessa geração. A análise foca nas formas produtivas do fenômeno cinematográfico, contextos cultural, econômico e tecnológico, e nas escolhas estéticas, narrativas e técnicas, com destaque para diretores como Andrew Bujalski, Joe Swanberg, Aaron Katz e Greta Gerwig. Utilizando uma metodologia de análise comparativa de recortes fílmicos, o estudo explora os motivos visuais que fundamentam os debates dos cineastas, revelando momentos, objetos, situações e sentimentos recorrentes da vida cotidiana que definem suas figurações e linguagem cinematográfica. Além disso, estabelece um diálogo entre os maneirismos do Mumblecore e fenômenos cinematográficos, transcorrendo da mise en scene no Cinema de Fluxo e suas imagens estéticas e incertas, como forma de identificação e reconhecimento, as estruturas narrativas não convencionais discutidas na teoria do Conflito Central. Como resultado, a monografia busca obter um maior entendimento das formas de figuração da juventude presentes nos filmes Mumblecore, seus motivos visuais, tratamentos poéticos e correlações com diferentes proposições cinematográficas, estabelecendo uma percepção aprofundada e estruturada dessas figuras.