UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
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Item 9 Mazukas, Op. 25 de Alexander Scriabin: um Estudo sobre seus Aspectos Harmônicos e Formais(2023) Liu, FrankieEste trabalho tem como objetivo compreender teoricamente os procedimentos formais e harmônicos utilizados na obra para piano solo do compositor russo Alexander Scriabin (1872–1915), 9 Mazurkas, Op. 25. Para isto, toma como base a ferramenta analítica formal de William Caplin (1998; 2013), e a fundação teórica harmônica de Steven Laitz (2012). Além disso, o presente trabalho também apresenta, adicionalmente, algumas observações interpretativas obtidas através da comparação de duas gravações de referência. Como resultado das investigações teóricas, com base nas limitações que tais ferramentas apresentaram, foram observadas particularidades que caracterizam o estilo composicional do compositor neste ciclo de mazurcas.Item A ABACC na política externa brasileira.(2024) Ransolin, GabrieleA Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC) foi criada em 1991 e, com ela, foram concedidos direitos ao desenvolvimento e pesquisa, produção e utilização da energia nuclear com fins pacíficos, preservando os privilégios e imunidades aos funcionários, e reservando segredos industriais, comerciais e tecnológicos. O sucesso da agência é unânime, mas ela representou mais do que um acordo de transparência tecnológica. Diante do antecedente histórico de rivalidades militares e econômicas entre Brasil e Argentina, ao final do século XX, essas puderam ser transformadas. A intensificação da rivalidade entre os dois começa a sofrer uma transformação na medida que desenvolvem uma troca política, com pretensão de transparência e de confiança durante o fim do século XX. Tal proposta foi uma alternativa pacífica diante de uma estrutura que busca perpetuar a violência por meio de alguns poucos países detentores de armas nucleares. O caso propõe uma paz efetiva, tal como a transformação do conflito pelo processo de criação da ABACC. É constituída, portanto, uma relação estável de cooperação sólida em longo prazo. Assim, a hipótese do trabalho é de que é que a ABACC é um pilar da paz e segurança na região, bem como mantém as relações bilaterais Brasil-Argentina estáveis. Já o objetivo geral da pesquisa é analisar como ocorreu o processo de apaziguamento da região a partir do processo de criação da ABACC e da integração do MERCOSUL, a fim de compreender a sua importância para a política externa do Brasil. Dessa forma, pergunta-se: qual a contribuição da ABACC para a política externa brasileira? Para responder a essa questão, o trabalho é teoricamente conduzido pelos Estudos para a Paz, de Johan Galtung, capaz de explicar que os movimentos realizados como uma questão de violência e de paz. Metodologicamente, os Estudos para a Paz teriam sua epistemologia voltada para a ação transformadora, presumindo a transformação da violência em paz ao identificar as assimetrias de poder e o potencial pacífico dos elementos históricos. Utiliza-se da triangulação de fontes como a bibliografia acadêmica. Para isso, a pesquisa está organizada em tópicos: primeiro, sob os contextos internacional e regional da questão nuclear e como isso afetou as relações do Brasil e Argentina, faz-se uma apresentação sobre a ABACC, como ela trabalha e seus objetivos; o segundo refere-se ao capítulo teórico; o terceiro é referente à análise dos antecedentes do processo de criação da ABACC e os projetos nucleares do Brasil e Argentina, e a continuação da análise voltada aos acontecimentos mais importantes do processo de criação da agência, que, de fato, ocorreu uma rápida aproximação entre os dois.Item A arte da tradução como instrumento de resistência política para o não apagamento de línguas indígenas: um estudo de caso a partir da tradução ao português do conto "Puna" de Nós xs Índios, de Hugo Blanco Galdos.(2024) Góes, Suheide Rosa de Oliveira SousaEste trabalho foi realizado a partir da análise reflexiva e comparativa do conto denominado “Puna”, que consta no livro Nosotros los Índios (2016 - versão em espanhol), de Hugo Blanco Galdos, traduzido para o português com o título de Nós xs Índixs (2022). A tradução em questão foi realizada colaborativamente de 2019 a 2021 no projeto de extensão Laboratório de Tradução da UNILA, e eu como parte integrante da equipe do projeto pude contribuir na tradução para a língua portuguesa. Assim, a partir desta experiência, tenho, neste trabalho de conclusão de curso, o objetivo de analisar e compreender, de maneira comparativa e descritivamente, a importância de se traduzir sem apagar línguas minoritárias contidas nos textos. Neste caso em particular, a língua indígena quéchua, presente na elaboração do texto-fonte do conto “Puna”. Para tanto, foram feitas análises que trataram de descrever de maneira comparativa não apenas palavras e termos dentro do texto, mas também decisões mais amplas, que orientaram o processo de tradução na busca por manter determinadas particularidades do texto-fonte na tradução e, ao mesmo tempo, atender a uma oralidade que se pretendia obter no texto-meta (em português). Nesse sentido, utilizamos como fundamentação teóricometodológica conceitos como a intercompreensão (Escudé; Del Olmo, 2019), a (re)criação e a transcriação (Campos, 2011), a estrangeirização e a domesticação de textos (Venuti, 1995). Concluímos que as análises feitas entre os dois textos (o original e o traduzido) nos mostram a relevância de se trabalhar com um senso crítico e ativista de valorização das línguas e culturas, especialmente as originárias, sobretudo quando atravessam textos escritos em línguas neolatinas, como o espanhol e o português. Foi possível perceber que o conto “Puna”, presente no texto-fonte, carrega um estranhamento em sua construção mesmo para leitores hispanos, pois o seu conteúdo carrega a língua quéchua como parte integrante da construção linguística. Dessa maneira, em meu trabalho optei por mostrar que a tradução do referido conto para o português foi construída com esse mesmo estranhamento, pois mesmo não conhecendo os aspectos linguísticos padrões e usuais da língua quéchua que foram transportados para o texto na língua portuguesa na escrita, consegue compreender seu conteúdo. Isso deve-se ao fato de que mantivemos, de acordo com o projeto de tradução, a forma mais oral presente dentro do texto-fonte. Assim, a opção tradutória, respeitando os conceitos teórico-metodológicos, de manter o entendimento das palavras e termos originários, propicia ao leitor vivenciar a experiência de observar a riqueza estética, cultural e linguística de uma língua que não faz parte de nosso cotidiano.Item A atuação do docente ava-guarani na mediação do livro didático nas aulas de geografia: reflexões sobre o tekoha ocoy.(2024) Chamorro, Gilmar Tupã Re SapyO livro didático no território brasileiro se faz presente nas escolas públicas indígenas e não indígenas por meio de uma apolítica pública chamada Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). No Colégio Estadual Indígena TekoNemoingo do território TekohaOcoy, localizado no oeste do Paraná, o livro da coleção Araribá de Geografia é utilizado em todas as turmas do Ensino Fundamental II. Assim tendo por base esse material, pergunta-se: o livro didático utilizado na escola indígena território TekohaOcoy atende as demandas locais e culturais dos discentes? Qual o papel do/a docente em escola indígena frente às especificidades socioculturais? Objetiva-se avaliar a efetiva contribuição do livro didático utilizado junto as turmas de 6º anos, no Colégio Estadual Indígena TekoÑemoingo no aprendizado dos/as discentes, tendo por base o “Ñandereko” (cultura Avá Guarani/cosmovisão Guarani). Optou-se pela abordagem qualitativa e o tipo pesquisa participante,por tratar-se de uma realidade na qual encontra-se inserido o pesquisador. Foram realizados levantamentos secundários (material bibliográfico) e levantamentos junto a fontes primárias, no caso com as seguintes técnicas: observação participante, escuta ativa, entrevista semiestruturada e diálogos com sujeitos sociais indígenas do território TekohaOcoy além do conhecimento apreendido pelo pesquisador no decorrer de suas práticas espaciais em seu cotidiano. Verificou-se que conceitos e ideias presentes no livro didático atendem somente a cultura não indígena, sendo de difícil compreensão quando não é realizada uma intervenção docente, no sentido de partir dos conhecimentos produzidos por ancestrais indígenas da cultura Avá Guarani, ou seja, na cosmovisão Guarani assim como a ausência da língua materna Guarani dificulta o entendimento por parte dos/as estudantes. Conclui-se que é fundamental que docentes indígenas atuem em escolas indígenas, com a intencionalidade de mediar o aprendizado a partir dos conhecimentos indígenas e não-indígenas, respeitando toda a ancestralidade e a língua materna do povo no qual encontra-se atuando como professor/a. E no caso das aulas de Geografia faz-se necessário trabalhar com ambos os conhecimentos (científico não indígena e cultura Avá Guarani/cosmovisão Guarani), a partir de estratégias de ensino pensadas a partir do/no território.Item A bebida sagrada dos Avá-guarani: Kagui Chicha como memória e resistência cultural.(2024) Martins, Emanuella de LurdesO presente trabalho tem como objetivo principal relatar, a partir da história do Kagui Chicha (bebida sagrada consumida pelos Avá-Guarani), a violência imposta durante o processo de colonização e apropriação do território indígena em Foz do Iguaçu. Inicialmente, este estudo foi desenvolvido através de diálogos que revelaram a violência vivida pelos povos originários do oeste do Paraná, refletida em sua cultura alimentar. Buscou-se compreender a cultura indígena por meio da interpretação de uma pessoa não indígena, na tentativa de promover um intercâmbio de saberes e entender como a etnografia pode realizar esse exercício de maneira ética. A principal dificuldade enfrentada foi a percepção de que essa narrativa está sendo mediada por uma pessoa não indígena, o que influenciou tanto as dificuldades quanto às facilidades encontradas desde a metodologia inicial até a conclusão do trabalho.Item A construção da Usina de Itaipu e suas implicações no processo de urbanização em Foz do Iguaçu: o caso da Vila C.(2024) Schuck, GuilhermeO tardio processo de urbanização no Brasil comparado aos países do centro do sistema capitalista contrasta com a acelerada expansão urbana ocorrida no século XX. Esse processo ocorreu deixando muitos rastros de desigualdade e problemas sociais decorrentes de um planejamento urbano que não era próprio para comportar o rápido crescimento das cidades, nem abarcar o conjunto da sociedade brasileira. Fruto da relação entre Brasil e Paraguai, nasce o projeto da construção de uma usina hidrelétrica em um ponto específico do Rio Paraná. Após estudos sobre a viabilidade do referido projeto, conclui-se que a área localizada em Foz do Iguaçu é propícia para efetivação da proposta, assim dando início à construção da usina, tal como a fundação da Itaipu Binacional. A Itaipu influenciou na organização do espaço urbano de Foz do Iguaçu com a criação das vilas A, B e C, designadas para os diferentes cargos de trabalhadores envolvidos no projeto e execução das obras da hidrelétrica. O projeto da usina trouxe benefícios para Foz do Iguaçu, entretanto, também afetou negativamente algumas camadas da população, contribuindo, assim, com a desigualdade socioespacial no município.Item A contribuição da Revista Saúde em Debate para a construção da crítica ao preventivismo(2025) Mathias, GustavoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a disseminação da crítica à medicina preventiva no período que antecedeu a Reforma Sanitária Brasileira, bem como sua contribuição para a compreensão de fatores fundamentais à democratização da saúde no Brasil. O estudo analisou artigos voltados à crítica da medicina preventiva publicados na revista Saúde em Debate, do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde, entre 1976 e 1988, período marcado pela intensa repressão do regime militar. Entre os principais resultados, destacaram-se questionamentos à História Natural das Doenças, evidenciando sua incapacidade teórica de abranger os problemas de saúde de forma universalizada, como originalmente proposto. Além disso, observou-se uma crítica recorrente à racionalização dos modelos adotados, que deslocaram o foco da saúde pública para atender aos interesses econômicos do Estado e do setor privado. Conclui-se que esse modelo se mostrou insuficiente para resolver os problemas de saúde da população, o que se refletiu no declínio dos níveis de saúde e na fragilidade técnica e teórica do modelo. Resumen Esta investigación tuvo como objetivo analizar la difusión de las críticas a la medicina preventiva en el período previo a la Reforma Sanitaria Brasileña, así como su contribución a la comprensión de factores clave para la democratización de la salud en Brasil. El estudio examinó artículos centrados en la crítica a la medicina preventiva, publicados en la revista Saúde em Debate, del Centro Brasileño de Estudios en Salud, entre 1976 y 1988, un período marcado por una intensa represión bajo el régimen militar. Entre los principales hallazgos, destacaron las críticas a la Historia Natural de las Enfermedades, señalando sus limitaciones teóricas para abordar de manera universalizada los problemas de salud, como se proponía originalmente. Además, se identificó una crítica recurrente a la racionalización de los modelos adoptados, que desplazaron el enfoque principal de la salud pública hacia el servicio de los intereses económicos del Estado y del sector privado de la salud. Se concluye que este modelo fue insuficiente para resolver los problemas de salud de la población, lo que se reflejó en el deterioro de los niveles de salud y en la fragilidad técnica y teórica del sistema.Item A cultura da paz no ensino de língua inglesa mediado por tecnologias digitais(2024) Moraes, Brenda Fernanda Silva deA pesquisa, de caráter bibliográfico, explora principalmente o tema das Tecnologias Digitais e sua interface com a aprendizagem de língua inglesa a partir do conceito da cultura da paz. Para isso, discorre a necessidade de desenvolvimento de letramento digital, da autonomia dos estudantes e a importância em se promover a cultura da paz nos espaços de aprendizagem. A partir do referencial teórico, o estudo defende uma educação humanística que enfatize o diálogo e a convivência pacífica. Reflete sobre como a aproximação dos interesses dos discentes, por meio do uso de ferramentas digitais no ensino em sala de aula, pode ser uma forma de promover a paz no ambiente escolar. Como exemplo de alternativa para a integração de tecnologias digitais na promoção da cultura da paz no ensino de Língua Inglesa, foi utilizado citado o aplicativo de linguagens e gamificação Duolingo.Item A delinquência organizada trasnacional e os desafios da segurança pública na tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai).(2024) Ghizzi, Hevelyn PricielyA presente pesquisa tem como objetivo analisar as relações internacionais e a integração regional no combate à delinquência organizada transnacional, bem como seus impactos na segurança pública da Tríplice Fronteira, formada por Argentina, Brasil e Paraguai. Especificamente, busca demonstrar os vários níveis da política de segurança e o entrecruzamento da segurança internacional e pública, via esforços das organizações internacionais, blocos regionais e atores paradiplomáticos locais em operação na área transfronteiriça, destacando o marco da cooperação policial na região. A interconexão entre o crime organizado e fatores socioeconômicos, como violência, desigualdade e corrupção, evidencia a necessidade de abordagens integradas e colaborativas entre países e organizações para enfrentar essa problemática. A pesquisa é qualitativa, com revisão de literatura pertinente, relatórios atuais que relacionam índices de violência e criminalidade, e, fontes primárias como a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e a legislação nacional dos países envolvidos. A relevância deste estudo decorre da crescente atuação de grupos criminosos na Tríplice Fronteira, cujas atividades não apenas afetam a segurança local, mas também geram implicações regionais e internacionais. O trabalho visa contribuir para o campo das Relações Internacionais e Integração, propondo uma abordagem que promova a integração regional e impulsione a cooperação entre os países, estimulando a criação de políticas públicas integradas que contemplem a participação de atores locais no enfrentamento eficaz dos desafios contemporâneos.Item A diplomacia esportiva e suas implicações na política internacional: o Catar e a Copa do Mundo FIFA de 2022.(2024) Oliveira, Jeanne Helena Delava deEsse trabalho visa analisar as dinâmicas estabelecidas entre o esporte e as Relações Internacionais, tendo como objeto de estudo a utilização estratégica de megaeventos esportivos pelos Estados e explorando a diplomacia esportiva dos países como forma de promoção internacional, aumento do poder regional e alcance dos objetivos de política externa. Sendo o esporte uma poderosa arma de envolvimento de massas e de identificação, o vínculo entre este e as Relações Internacionais se intensificou nos séculos XX e XXI, principalmente devido ao grande engajamento e audiência angariados pelos megaeventos esportivos. Nesse sentido, a pergunta de pesquisa deste trabalho é “quais são as estratégias adotadas pelos Estados ao sediar megaeventos esportivos e como eles refletem na política internacional?” utilizando como recorte o Catar e a Copa do Mundo FIFA de 2022. A hipótese estabelecida é a premissa de que o evento serviu como uma forma de sportswashing para recuperar a identidade internacional do Catar, abalada pelas práticas internas do país. Para análise dessa hipótese, adotamos a metodologia qualitativa e a Teoria Construtivista como lente de análise das Relações Internacionais, fundamentandonos nos escritos de Alexander Wendt sobre a construção das identidades no cenário internacional. A pesquisa bibliográfica confirma a hipótese apresentada, concluindo que a realização da Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar se mostrou como uma tentativa ineficaz de sportswashing por parte do governo catari, pois evidenciou os aspectos negativos internos e aumentou a insatisfação internacional frente ao país, convertendo-se em uma forma de soft disempowerment.Item A educação de jovens e adultos (EJA) a luz da filosofia da práxis: caminhos para autonomia.(2024) Sehn, Albina MartinezEste trabalho tem como objetivo analisar a trajetória educacional da autora, desde sua experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) até a sua formação em Filosofia na UNILA, utilizando a metodologia autobiográfica. A pesquisa explora como as vivências pessoais e profissionais contribuíram para a construção da identidade docente e a compreensão crítica do papel da educação na sociedade. Além disso, o trabalho discute a importância da filosofia da práxis e da autonomia no processo educativo, ressaltando que a construção da autonomia é um processo contínuo e coletivo, que exige reflexão crítica sobre as contradições sociais. Os desafios enfrentados na implementação de uma educação autônoma e crítica são destacados, incluindo a necessidade de políticas públicas que valorizem a formação docente e garantam condições adequadas de trabalho. Os resultados indicam que a trajetória da autora evidencia a EJA como um espaço de transformação social e a filosofia da práxis como uma ferramenta fundamental para promover a autonomia e a participação ativa dos sujeitos na construção do conhecimento. Conclui-se que a autoformação, mediada pela narrativa autobiográfica, e a adoção da filosofia da práxis são essenciais para a construção de uma prática pedagógica crítica e transformadora, para além disso constrói a individualidade do ser em sua essência.Item A educação e a proteção dos direitos humanos da pessoa migrante: o ensino da língua portuguesa como ferramenta de acolhimento e inclusão nas escolas municipais de Várzea Grande/MT(2024) Guerreiro, Fabiana Luciano Bueno PereiraEste trabalho tem como objetivo analisar a existência de ações afirmativas que promovam o acesso à educação primária de migrantes e refugiados na rede pública de ensino da cidade de Várzea Grande, Mato Grosso. Toma como foco de pesquisa os desafios oriundos da migração e a integração destes indivíduos em novas culturas considerando o novo idioma como um dos principais obstáculos que tais migrantes enfrentam no processo de adaptação e socialização. O estudo examina como as políticas educacionais no município estão sendo implementadas para assegurar a proteção dos direitos humanos dessa população, com ênfase no acesso à educação de qualidade e na promoção da inclusão linguística e cultural. Por meio de uma análise das práticas pedagógicas, dos programas de ensino de português para falantes de outras línguas e do papel dos professores no processo de acolhimento, a pesquisa busca identificar estratégias que contribuam para uma integração mais eficaz dos migrantes. Ao final deste trabalho, verificou-se que o município desenvolveu uma resolução normativa e uma coordenação específica para a inclusão dos alunos migrantes na rede de ensino, com a elaboração de um projeto de Português como Língua de Acolhimento, denominado Salas PLAc, que está em processo de implantação na rede municipal de ensino.Item A educação em movimento: acolhimento de crianças migrantes em Foz do Iguaçu e a articulação com as relações internacionais(2024) Nunes, Nathália; Orientador: Lucas Ribeiro MesquitaEste trabalho explora a inclusão de crianças migrantes e refugiadas no sistema educacional da Rede Municipal de Foz do Iguaçu. A autora, baseada em sua experiência docente, investiga os desafios enfrentados na adaptação linguística, cultural e social desses alunos e propõe soluções práticas para aprimorar as práticas educacionais nesse contexto multicultural.Item A Horta Comunitária do Cidade Nova: resistência e autonomia popular(2024) Freire, Maria Clara CamargoEste trabalho foi desenvolvido a partir da minha experiência ao participar dos processos de construção da Horta Comunitária do Cidade Nova, em diálogo com os demais integrantes desse espaço, resultando em um relato etnográfico. Parte-se do pressuposto de que as hortas comunitárias urbanas ocupam um ponto de tensão entre os desafios da urbanidade e a potencialidade do trabalho comunitário de cultivo de alimentos, constituindo-se assim, como uma força de resistência dentro da cidade. A pesquisa apresenta uma reflexão teórica a respeito de como a urbanidade molda a cotidianidade e a subjetividade dos sujeitos, seguida do relato etnográfico que explora aspectos estruturais do trabalho e das atividades desenvolvidas pela Horta Comunitária do Cidade Nova.Item A importância da cultura de paz em escolas de educação básica(2024) Amorim, Naiara OliveiraO presente trabalho destaca da cultura de paz nas escolas, segundo as Diretrizes Curriculares e o PNE. Inicialmente , este trabalho irá discutir qual é as possibilidades, o conceito de paz proposto por Montessori, estabelecendo-se uma relação com as Leis da Educação Básica. Além disso, buscar-se a debater o conceito de paz atrelado a sua relevância da mediação do profissional docente: desenvolvimento de políticas públicas para a educação como proposta pedagógica.Item A importância da intervenção educacional em saúde na atenção primária à saúde sobre a Síndrome do Ovário Policístico em Foz do Iguaçu-PR(2025) Sato, Natally TiemiO presente trabalho objetivou abordar a relevância da educação em saúde sobre a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) na Atenção Primária à Saúde (APS), com foco no manejo clínico e prevenção de complicações, como eventos cardiovasculares. Para isso, elaborou uma cartilha informativa destinada a mulheres em idade fértil, destacando sinais de alerta e mudanças no estilo de vida que ajudam a melhorar os sintomas da síndrome. A metodologia incluiu revisão de literatura e intervenções educativas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz do Iguaçu, com reuniões quinzenais que envolveram orientações e distribuição de material educativo. Observe-se que o SOP, uma condição crônica multifatorial que afeta o metabolismo e a saúde reprodutiva, é subdiagnosticada, com prevalência de 0,13% em Foz do Iguaçu, muito inferior à estimativa global de 6 a 20%, fornece lacunas no reconhecimento e manejo da doença na APS. Durante os encontros, os pacientes demonstraram interesse e relataram sintomas compatíveis com o SOP, comprometendo-se a buscar assistência médica e adotar hábitos saudáveis. O subdiagnóstico também foi atribuído à baixa procura por serviços de saúde e à insuficiência de capacitação dos profissionais. A intervenção educacional promoveu maior conscientização sobre a síndrome, encorajando a adesão a práticas preventivas e terapêuticas, enquanto reforça o papel da APS na difusão de informações seguras e no fortalecimento do vínculo entre profissionais e comunidade. Conclui-se que a educação em saúde é uma ferramenta eficaz para promover o diagnóstico precoce, o empoderamento das mulheres e a melhoria da qualidade de vida, além de enfatizar a necessidade de ações contínuas e baseadas em evidências. Resumen El presente trabajo tuvo como objetivo abordar la relevancia de la educación en salud sobre el Síndrome de Ovario Poliquístico (SOP) en la Atención Primaria de Salud (APS), con un enfoque en el manejo clínico y la prevención de complicaciones, como los eventos cardiovasculares. Para ello, se elaboró un folleto informativo dirigido a mujeres en edad fértil, destacando señales de alerta y cambios en el estilo de vida que contribuyen a mejorar los síntomas del SOP. La metodología incluyó una revisión de la literatura y la realización de intervenciones educativas en las Unidades Básicas de Salud (UBS) de Foz de Iguazú, con reuniones quincenales que incluyeron orientaciones y la distribución de material educativo. Se observa que el SOP, una condición crónica multifactorial que afecta el metabolismo y la salud reproductiva, está subdiagnosticado, con una prevalencia del 0,13% en Foz de Iguazú, muy por debajo de la estimación global de entre el 6% y el 20%. Esto revela brechas en el reconocimiento y manejo de la enfermedad en la APS. Durante los encuentros, los pacientes demostraron interés y reportaron síntomas compatibles con el SOP, comprometiéndose a buscar atención médica y adoptar hábitos saludables. El subdiagnóstico también se atribuyó a la baja demanda de los servicios de salud y a la insuficiente capacitación de los profesionales. La intervención educativa promovió una mayor concienciación sobre el síndrome, fomentando la adhesión a prácticas preventivas y terapéuticas, a la vez que refuerza el papel de la APS en la difusión de información confiable y el fortalecimiento del vínculo entre los profesionales y la comunidad. Se concluye que la educación en salud es una herramienta eficaz para promover el diagnóstico precoz, el empoderamiento de las mujeres y la mejora de la calidad de vida, además de enfatizar la necesidad de acciones continuas y basadas en evidencias.Item A importância da representatividade negra na política brasileira para as políticas públicas voltadas para população negra.(2024) Paula, Flávia Vicente deO presente trabalho aborda a participação política e a representatividade étnico-racial da população negra brasileira no contexto político nacional. O objetivo é analisar a presença de políticos negros e as políticas, ações e mecanismos institucionais que visam promover a equidade étnico-racial, buscando superar as profundas desigualdades raciais que caracterizam a democracia brasileira. Por meio da investigação das trajetórias de políticos negros e da implementação de políticas públicas direcionadas à população negra, o estudo destaca tanto os desafios enfrentados quanto as conquistas ao longo da história. Além disso, examina como a inclusão de representantes negros nas esferas de decisão pode ser um fator crucial para a diminuição das desigualdades raciais. Ao enfatizar a importância da diversidade na política, o trabalho propõe reflexões sobre a necessidade de um compromisso coletivo em prol da justiça social e da equidade, ressaltando que a representatividade é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.Item A indústria cultural e o K-Pop: um estudo de caso sobre o ENHYPEN.(2024) Lopes, Letícia de AlmeidaEste estudo dedica-se a analisar o grupo musical de pop sul-coreano ENHYPEN a partir da evolução do conceito de Indústria Cultural, que tem seu discurso iniciado por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer na Escola de Frankfurt e parte da perspectiva da Teoria Crítica das Relações Internacionais. Através de uma fórmula que acumula reprodutibilidade técnica e o espetáculo, temas tratados principalmente pelos respectivos Walter Benjamin e Guy Debord, o texto reflete sobre o sistema capitalista ser alimentado pela condução das massas, mais especificamente pela produção e consumo destas. Adiante também é destacado a questão da estética e o desenvolvimento dos meios de comunicação e mídia, que possibilitaram uma dilatação da manipulação na sociedade, fazendo com que o sujeito perca sua criticidade e compreenda apenas o que lhe é apresentado. Por fim, conclui-se que esta pesquisa visa exibir o mecanismo do consumo massivo e da manipulação das massas presente no sistema internacional atual, desde a primeira menção da Indústria Cultural, em A Dialética do Esclarecimento (2022 [1947]), até estudos contemporâneos, como os de Rodrigo Duarte, seguindo a visão da Teoria Crítica das Relações Internacionais e usando um grupo de K-Pop como exemplo.Item A influência do capitalismo de plataforma na educação latino-americana(2024) Santos, Mateus MartinsO presente artigo analisa o impacto do capitalismo de plataforma na educação latinoamericana. Nesse contexto, analisa-se que empresas de tecnologia, as chamadas Big Techs, ao fornecerem plataformas e ferramentas educacionais, muitas vezes baseadas na monetização de dados pessoais, podem comprometer a privacidade, ética e segurança de dados dos usuários. A mercantilização da educação, impulsionada pelo capitalismo de plataforma, transforma a educação em um produto consumível, priorizando métricas de desempenho e lucro financeiro em detrimento da experiência de aprendizagem significativa. É enfatizado o papel das Edtechs e das grandes empresas de tecnologia na transformação digital da educação, evidenciando a expansão de suas atividades na região latino-americana, ressaltando a importância de refletir criticamente sobre as implicações do capitalismo de plataforma na autonomia pedagógica na América Latina.Item A ingenuidade da política pública - ponderações antropológicas ao Serviço da Residência Inclusiva em Foz do Iguaçu.(2024) Pereira, Ana CarolinaO objetivo deste estudo é dar visibilidade e repensar os métodos de um serviço fundamentado na lógica antimanicomial e baseada no modelo social da deficiência, conforme as conquistas das leis para pessoas com deficiência. O foco da análise recai então sobre a Residência Inclusiva (RI I) situada em Foz do Iguaçu-PR e as vivências sociais como adjacentes e sintomáticas enquanto representações das desumanidades empregadas a residentes assistidas por essa política pública. Com base nisso, serão exploradas as perpetuações de discursos que orientam as práticas institucionais, mergulhando nas experiências sociais e contextuais de mulheres assistidas por uma política pública destinada a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social e econômica. A estrutura será uma interseção entre a apresentação do trabalho etnográfico realizado entre o final de 2022 e o início de 2023, as reflexões sobre a narrativa emergente do campo e a análise dessas experiências, considerando os diversos caminhos de observação trilhados.