UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
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Item 9 Mazukas, Op. 25 de Alexander Scriabin: um Estudo sobre seus Aspectos Harmônicos e Formais(2023) Liu, FrankieEste trabalho tem como objetivo compreender teoricamente os procedimentos formais e harmônicos utilizados na obra para piano solo do compositor russo Alexander Scriabin (1872–1915), 9 Mazurkas, Op. 25. Para isto, toma como base a ferramenta analítica formal de William Caplin (1998; 2013), e a fundação teórica harmônica de Steven Laitz (2012). Além disso, o presente trabalho também apresenta, adicionalmente, algumas observações interpretativas obtidas através da comparação de duas gravações de referência. Como resultado das investigações teóricas, com base nas limitações que tais ferramentas apresentaram, foram observadas particularidades que caracterizam o estilo composicional do compositor neste ciclo de mazurcas.Item Uma aboradagem lúdica do tema transversal cultura africana no ensino de matemática(2016) Cassuboski, Patricia Maria de Sousa; Sossmeier, Kelly DaianeO universo pedagógico escolar deve ser construído de forma a assegurar não apenas a transmissão de conhecimentos aos alunos, mas a assimilação e contextualização destes conteúdos pelos mesmos, visando a construção, com bases sólidas, do conhecimento. Tratando-se do ensino de matemática, além do conhecimento evolutivo desta, o desafio é conseguir instrumentar o aluno sobre todas as bases fazendo-o perceber que estes conhecimentos estão presentes em quase todas as situações do seu dia a dia, seja de forma bastante direta ou seja indiretamente, vencendo a barreira pré-estabelecida de que esta é uma disciplina difícil ou desnecessária. A inserção de atividades lúdicas no ensino de matemática é uma ferramenta útil para vencer este desafio. No Brasil, a organização do conhecimento escolar é estabelecida através dos currículos e as práticas pedagógicas propostas pelos professores devem ser elaboradas de forma a abordar os conteúdos e temas constantes dos mesmos. Dentre os temas a serem tratados, alguns são determinados por leis. Este trabalho traz uma proposta metodológica que busca assegurar a implementação da Lei n° 11.645/08, que alterou a Lei n° 10.639/03 e incluiu, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Apresenta-se uma proposta metodológica para uma abordagem lúdica do tema transversal: “Cultura Africana no Ensino de Matemática”, propondo-se a exploração pedagógica dos conceitos matemáticos presentes nos jogos africanos, voltada para alunos do Ensino Fundamental II. Os jogos africanos pesquisados e que se propõe explorar são: Mancala, Shisima e Yoté. O trabalho mostra que é possível trazer este tipo de atividade para a sala de aula, sendo que além de instrumentos para tratar as questões da transversalidade, como o tema Cultura Africana, e assegurar a implementação de leis que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, pode-se usar os jogos para abordar conteúdos específicos da disciplina de matemática.Item Abordagem da Doença de Chagas na Atenção Primária em Saúde: um Relato de Caso(2023) Dariva, Heitor José NegriA doença de chagas é uma doença infecciosa transmitida principalmente pelos vetores triatomíneos, e é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que acomete majoritariamente o coração. A infecção tem cura difícil, normalmente progredindo de forma crônica, com várias fases clínicas, sendo a principal a cardiomiopatia crônica chagásica, já que o parasita causa danos contínuos ao miocárdio. Além disso, é uma patologia negligenciada e, portanto, afeta populações vulneráveis, fator comprometedor do diagnóstico e tratamento. Portanto, é encargo da Atenção Primária em Saúde assistir tais pacientes, utilizando-se dos atributos para fomentar a melhor abordagem e acompanhamento possível, integrando mediante necessidade os diferentes níveis de atenção. O presente trabalho demonstra o caso de uma mulher de 70 anos de idade, com diagnóstico de doença de chagas há 28 anos, associada a insuficiência cardíaca, doença renal crônica e arritmia, em um acompanhamento irregular com o serviço de Atenção Primária em Saúde. Ainda, busca demonstrar o primeiro contato da paciente com a equipe que a atendeu após demanda espontânea, e como a Atenção Primária em Saúde pode coordenar o cuidado de tais casos. Não obstante, é realizada comparação da literatura com os sintomas, terapias e condutas instituídas anteriormente, findando-se com reflexão sobre os atributos da Atenção Primária em Saúde em relação ao caso, e o papel desta na articulação do cuidado.Item Abordagem da Febre Reumática no Contexto da APS: Relato de Caso(2023) Antes, Matheus LeandroA Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é composta pelo conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas, que envolvem ações de promoção, tratamento, prevenção, diagnóstico, entre outras ações. Sendo assim, os profissionais da atenção primária de saúde (APS) são os responsáveis pelos atendimentos, colocando em prática seus atributos como: longitudinalidade, atenção ao primeiro contato, coordenação e integralidade. Isto posto, este texto traz um relato de caso de febre reumática na APS, tendo como objetivos de demonstrar o papel da APS frente às demandas complexas de saúde, abordando de maneira integral o paciente utilizando para isso uma abordagem centrada na pessoa. A paciente, feminina, 45 anos, chega à UBS com uma queixa aguda de hipertensão arterial tendo aferida em casa e constatada. Inicialmente tratou-se a hipertensão presente, com a utilização de IECA sendo agendado consulta para retornar e investigar. Três meses depois, a paciente retorna à Unidade básica de saúde (UBS) referindo possuir febre reumática e todo seu desfecho até o momento, abordando assim a comorbidade possivelmente de base e sendo investigado seu quadro referenciada e tratada na UBS. A febre reumática apresenta-se com cerca de 30 mil casos anualmente e como uma das principais causas de problemas cardiológicos. Além de exames laboratoriais, outros exames de imagem e funcionais podem auxiliar no diagnóstico como a ecocardiografia. Tratamento constitui principalmente por fármacos antibióticos inicialmente e em casos mais graves tratados de formas especificas para a comorbidade como a troca de valvas quando compromete o coração. Com este presente caso, pode ser observado a importância de um atendimento centrado na pessoa, considerando todo o contexto da paciente, realizando decisões terapêuticas compartilhadas. Ainda pode ser observado como as queixas agudas podem sem mais complexas do que realmente se pensava inicialmente, refletindo assim a importância de um atendimento voltado para integralidade do paciente.Item A abordagem do tema "Alimentação saudável" pelos professores de educação física na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, PR.(2016) Silva, Leandro Pereira da; Nampo, Fernando KenjiDiante do aumento dos casos de doenças crônicas não transmissiveis, que têm como um dos fatores a mudança do perfil alimentar da população, acredita-se que a escola seja o lugar ideal para fomentar a alimentação saudável, pois é na infância e na adolescência que começam a se definir os hábitos alimentares.Item Uma abordagem problematizada em química experimental(2016) Chaiben, Leize Aparecida; Góes, Márcio de SousaO processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na Química. Atualmente é muito comum observar a falta de interesse e motivação dos alunos na disciplina, pois os alunos apresentam dificuldades em associar os conceitos apresentados porque estão condicionados a memorização dos conceitos e fórmulas. Para mudar este quadro, uma das vertentes é o uso de atividades experimentais de maneira frequente e habitual, pois a experimentação permite aos alunos associar o conteúdo teórico aliado à prática. Sendo assim, o presente trabalho tem como ponto central avaliar a influência da vivência da experimentação na aprendizagem de estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental II. Observou-se que a experimentação estimula o interesse dos alunos, por proporcionar a eles um contato direto com materiais que antes só faziam parte da sua imaginação.Item Uma abordagem sobre o Haiti como um Estado Falido(2018) Louis, Fouchard; Lisboa, Marcelino TeixeiraEste trabalho consiste em uma abordagem sobre o Haiti como um Estado Falido, cujo principal objetivo foi analisar as características do país a partir desse conceito, considerando que desde sua independência perdura a questão da instabilidade política, econômica e social no país. Certamente, durante os períodos de golpe militar e a transição democrática dentro do Estado haitiano, a situação esteve conturbada, pois o país se encontrava envolvido muitas vezes em um conflito interno, com violência civil e aumento da criminalidade. Além disso, a frequente má governança do Estado haitiano e principalmente a corrupção levaram o país a grandes crises e instabilidade política. Dessa maneira, percebemos que a falta ou mesmo a restrição total da sua população ao acesso a direitos essenciais como a educação e a saúde formam parte desta discussão, visto que o Haiti é um Estado falido, com enormes problemas de desigualdade social, como pobreza extrema, fome e acima de tudo acesso limitado à educação, saúde, trabalho, alojamento e justiça. Em virtude da instabilidade política o país perde capacidade de controle, gerando problemas de segurança interna, permitindo inclusive problemas com drogas e também o tráfico ilícito de armas de fogo. Neste contexto, suas forças armadas internas são, portanto, incapaz de fornecer uma solução para a restauração relativa de uma paz douradora. O texto analisa essas questões considerando que um Estado falido necessita de ajuda internacional frequente e passa por instabilidades políticas. Além disso, desastres naturais podem fazer com que tal situação perdure. Concluiu-se que o Haiti é um estado falido, por possuir essas característicasItem Aborto na Região Trinacional: um Debate Acerca do Controle dos Corpos das Mulheres através da Política e da Religião nas Fronteiras(2022) Santos, Glenda Corrêa dos; OrientaçãoO aborto sempre existiu, diferentes grupos e povos já possuíam suas concepções, motivações e técnicas abortivas, geralmente sendo determinado como um ato criminoso ou não devido a interesses políticos. Recentemente com a aprovação ao direito ao aborto legal pelo senado argentino até a décima quarta semana de gestação, observa-se um movimento de fortalecimento desse debate impulsionado por feministas em toda a Amércia Latina. O presente artigo teve como objetivo levantar uma discussão inicial sobre a legalização do aborto nas fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai, tendo em vista que o aborto gratuito, seguro e legal é uma questão de saúde pública e necessário para a emancipação dos corpos das mulheres. Busca-se compreender as dimensões sociais que a conjuntura implica através da interseccionalidade de raça, classe e gênero, dessa forma, atuando como uma ferramenta de apoio a esse debate. Para isso, foram levantadas reportagens sobre o tema em jornais digitais dos anos de 2015 a 2020. O resultado da análise do material levantado indica uma unanimidade na ênfase de que uma das maiores causas de morte materna na América Latina é o aborto inseguro. Conclui-se que falar de aborto é também falar de saúde pública e saúde da mulher, além de garantir o seu direito de autonomia assegurado através das constituições dos Estados. Além disso, a ilegalidade do ato provoca consequências dolorosas para as mulheres e sua saúde. Por fim, falaremos sobre o acolhimento dessas mulheres que passaram pela experiência do abortamento, redes de apoio são uma ferramenta fundamental para saúde e o bem estar mental da mulher.Item Abrigo emergencial: solução modular expansível para assistência humanitária.(2019) Yang, Yuri AlfonsoEste trabalho de conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo se propôs a desenvolver um ensaio projetivo de arquitetura para um abrigo modular de caráter emergencial e humanitário, primeiramente para assistência e atendimento à população desalojada e desabrigada por desastres geo-hidrológicos, dada a predominância destes fenômenos no Brasil. Mas além da perspectiva de risco aos desastres naturais, é determinante a interpretação de risco como modelo socioeconômico que estimula através de um sistema desigual, o aumento de ocupações e condições de moradia inadequadas ao bem-estar humano e social. O abrigo visa pela adequação espacial e pelo respeito à aspectos individuais e coletivos das vítimas, tornando os processos de atendimento menos traumático e mais humano, respeitando e preservando sua dignidade e identidade. Esta demanda vem a partir de uma análise do atual processo de atendimento, que torna os ambientes de alojamento fornecidos pelo Estado, inapropriados, dado a situações de invisibilidade e descaso, das pessoas em condições de risco. Processos como estes de atendimento emergencial aplicado pelo Estado, tendem aumentar os traumas vivido pelas vítimas, assim como causar novos danos morais e físicos, tendo em vista que muito dos atendimentos ocorre em ambientes superlotados e pouco salubre. Adicionalmente, o uso deste abrigo emergencial pode também ser aplicado em outros cenários de crise, tais como: conflitos ambientais, crise político-econômica, conflitos armados, entre outros, geradores de população desalojada. Verificou-se, através da revisão bibliográfica, que a população mais atingida por desastres naturais, é a de baixa renda, devido às inúmeras desigualdades sociais presentes no País. Esta desigualdade tem como pano de fundo, questões relacionadas com classe, raça e gênero, resultando em uma grande parcela da população brasileira em situações de vulnerabilidade. Entende-se aqui que desastre natural é uma ocorrência na natureza causada pela ação humana (SMITH, 2016). A pesquisa elaborou uma análise crítica sobre os fatores causadores dos atuais índices de desastres ocorridos no País. Assim como se propôs a fazer um estudo de caso no município de Foz do Iguaçu – PR, para aplicação de diferentes cenários de implantação do abrigo, de maneira que fosse projetado situações diversas em contextos diferentes, a fim de propor uma solução para a demanda emergencial de moradia. Outros estudos comparativos foram desenvolvidos no município, evidenciando processos de desigualdade social e ambiental presentes no contexto local. Para tal, analisou estes desastres debruçando-se sobre a origem, os fatores e as dinâmicas político-econômicas relacionadas às perdas socioambientais que afetam as populações urbanas e rurais mais vulneráveis. Nesse contexto, foi analisado o atual processo de assistência humanitária praticado no País, além da gestão e prevenção de riscos. O número de afetados por desastres no Brasil entre os anos de 1991 a 2010, totaliza 96.220.879 pessoas (Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, 2012), o que demonstra a atual incapacidade do Estado em mitigar e prevenir os desastres e em atender às demandas de assistência emergencial e de reconstrução social.Item Acalantar: uma prática para aquietar? Ação de adormecer ou a-que-ser a alma, acalma(2020-03-13) Schmidt, Isabel Mattos; Torres, Mario René RodríguezNeste trabalho de pesquisa sobre os acalantos na América Latina fiz uma análise das letras de algumas canções de ninar como “Duerme Negrito”, “Torore rore” (cantiga guarani), “Mãezinha do céu” e “Arroro mi niño”, procurando encontrar o que está oculto nestas melodias que entoadas, penso eu, vão construindo um ritmo de vida e sedimentando noções de raça, gênero, padrão social, sentimentos de medo e solidão, nascer e morrer. Entre fronteiras e limiares, os muitos cantares na sua “forma” colocam as “doces regras” sociais. Trata-se de uma investigação etnográfica, pois as músicas foram eleitas, através de uma pergunta a colegas de curso em um intervalo entre classes: Que canção de ninar cantaria para mim? Sem muito pensar, cantaram. E é também uma pesquisa bibliográfica, posto que procurei autores que estudassem as questões acima elencadas. Para conclusão busco alternativas em outras cosmovisões não hegemônicas e que pensem e tragam seus cantos relacionados com a natureza e o fazer comunitário. Encontrei ao final uma (in) conclusão, muitos são os caminhos, lanço aqui apenas ideias “ao vento” - sementes.Item Ação do β-Cariofileno sobre a viabilidade e proliferação de Fibroblastos(2019-12-12) Lima, Mariana Mendoza de; Prudente, Arthur da SilveiraA pele é um órgão extremamente importante, com inúmeras funções biológicas e uma delas é nos proteger. Quando ocorre injúria neste tecido, a pele sofre vários processos biológicos, entre eles destaca-se o processo de inflamação, a proliferação e a reepitelização, no qual possuem como finalidade a cicatrização. Este trabalho de conclusão de curso, consiste em fazer uma breve pesquisa do potencial do agonista β-cariofileno, em ativar o receptor canabinóide 2 e assim melhorar o processo de cicatrização de feridas. A pesquisa será baseada em testes realizados in vitro em células fibroblásticas retiradas de pulmão de rato, de linhagem MRC-5. Durante os testes foi utilizado um método simples de MTT para avaliar a viabilidade e a proliferação das células MRC-5 quando em contato com diferentes tempos e concentrações do composto β-cariofileno. Observou-se que o agonista β-cariofileno possui a característica de reduzir o processo inflamatório, induzir a proliferação de fibroblasto, podendo melhorar o processo de reepitelizaçãoItem Accesibilidad e inclusion: el audiovisual por y para personas sordas e hipoacusicas(2019-06-26) Quintana, Adriana; Flores, Virginia OsorioEn el mundo viven millones de personas sordas cuya primera lengua no puede ser una lengua oral. ¿Que se sabe de las personas sordas?. es una de las primeras preguntas que se consideró para el desarrollo de este trabajo. El objetivo de esta investigación es conocer cómo las personas sordas usan las herramientas del cine para obtener la inclusión. Primeramente fue necesario conocer la cultura sorda, el proceso de lucha y conquistas culturales a lo largo de la historia, como eran vistos las personas que no oyen, antes de adquirir a posibilidad de educación hasta surgir el lenguaje de señas. Entendiendo esto, se buscó conocer y analizar su proceso creativo a la hora de realizar una obra visual. En este sentido abordamos el cine silencioso para observar y encontrar las similitudes del uso de algunas herramientas, tales como el uso de los intertítulos, las pantomimas, el recurso de la repetición de escena, etc. Este trabajo también fue hecho una entrevista a un director sordo que descubrió una forma de transmitir, de manera clara, las herramientas que se necesitan para crear esa obra, utilizando imágenes, lenguaje de señas, un guión a base de imágenes, aplicando la leyes de accesibilidad para que todos tengan alcance a estos materiales realizados, tanto personas sordas como oyentes.Item Aceita que dói menos. Reflexões e possibilidades sobre o problema psicofisiológico do ressentimento em Nietzsche.(2023) Migotto Junior, AlessandroO trabalho consiste em uma análise, revisão bibliográfica, do problema psicofisiológico do ressentimento na vasta filosofia de Nietzsche. Para tanto, ora estaremos dialogando com o próprio Nietzsche, ora com comentadores confiáveis. Para o nosso autor, o ressentimento é uma força contrária à vida. É um fenômeno psicofisiológico que opera nos corpos e nas mentes de homens e mulheres da cultura ocidental e os impede de viver a vida em todas as suas potencialidades, aproveitando tudo o que se pode. Isso ocorre por estarmos presos a ideias imaginárias de mundos possíveis que não passam de ilusões advindas da falsa ideia de livre arbítrio da cultura ocidental, que vem gerando corpos e mentes adoecidos em si e por si mesmos. Podemos dizer, então, que o ressentimento é um problema da moralidade ocidental que fora construído em cima das ideias de bem e mal, certo e errado, corpo e alma, e que para o nosso autor a única finalidade dessa moralidade é o apequenamento da espécie humana. Tratamos também de analisar as mais diversas formas de superar essa impotência frente ao mundo, merecendo destaque o naturalismo nietzschiano, o poder do riso, a tragédia e o cinismo. Aceitar a vida como ela é, isto é, vontade de potência, é para o nosso autor uma forma de se colocar na vida, para a vida e com a vida. Podemos então concluir que nosso autor é um vitalista, isto é, que desenvolve uma filosofia da vida, privilegiando a vida em toda a sua potencialidade, e o ressentimento seria um movimento contrário a essa força maior.Item O acesso à Política de Saúde pelos discentes estrangeiros da UNILA em Foz do Iguaçu: um estudo no território do bairro Itaipu "C"(2019-12-04) Soares, Rosane; Lira, Talita de MeloO presente estudo sintetiza o resultado de um de acumulo teórico e reflexivo do processo de formação profissional em Serviço Social na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A partir das descobertas do projeto desta, destacou-se através de uma pesquisa empírica um novo padrão de migração – até então não discutido dentro da universidade – que passou a tencionar a gestão municipal por ações e serviços de proteção social. Tal demanda foi evidenciada a partir das buscas dos discentes estrangeiros por esses atendimentos que, em certos momentos, não encontravam eco nos equipamentos de proteção social, tendo esses migrantes o usufruto do direito às políticas públicas restringidos. Este estudo apresenta resultados relacionadas a condições de acesso dos migrantes estrangeiros, que ingressam anualmente na UNILA e que buscam serviços de políticas públicas, em especial as de saúde. A partir das informações coletadas durante a pesquisa foram identificadas questões de ordem administrativas que tendem a limitar ou dificultar o acesso da população estrangeira aos serviços de saúde em Foz do Iguaçu. Isso afeta à atenção sanitária desses estudantes, pois, exige a documentação comprobatória para o acesso e atendimento nas unidades básicas de saúde. A situação acima descrita expressa e amplia a necessidade de repensar a materialização dos princípios do SUS e do pacto pela saúde na garantia dos direitos ao usuário estrangeiro, estudante da UNILA ou não, visto que, conforme já citado o Plano Municipal de Saúde não oferece ações e serviço voltado a atenção deste público, pouco considerando os determinantes sociais que se colocam como desafios estruturantes para garantia dos direitos.Item Acesso aos Serviços de Saúde ofertados pelo SUS e migrações internacionais: o caso dos imigrantes haitianos na cidade de Toledo-PR, no período de 2010 a meados de 2018(2018-12-12) David, Jean Bart; Lima, Rodne de OliveiraO presente trabalho tem por objeto a identificação e a análise da existência de barreiras que dificultam o acesso integral e universal aos serviços de saúde ofertados pelo SUS, por parte dos imigrantes haitianos residentes no município de Toledo, Estado do Paraná. Para atingir os objetivos traçados, foi realizado um inquérito comunitário, mediante a aplicação de um questionário padronizado aos imigrantes haitianos residentes no município de Toledo-PR no ano de 2018. Em seguida foi realizada a descrição do perfil das famílias imigrantes e das barreiras de acesso aos serviços públicos de saúde, de acordo com os dados colhidos no campo. Os resultados demonstram que as diferenças linguísticas (98% dos participantes) e a falta de circulação de informação sobre o SUS na comunidade imigrante constituem barreiras de acesso aos serviços públicos de saúde por parte dos imigrantes haitianos residentes no município de Toledo-PR. Outro fator importante para a limitação de acesso aos serviços de saúde por parte dessa população imigrante é o fato de que, em seu cotidiano, os haitianos encontram-se empenhados em aceder às exigências do mercado de trabalho, negligenciando os cuidados com a saúde. Em decorrência dos turnos de trabalho que desempenham, absorvidos pela intensa rotina de trabalho, os imigrantes haitianos buscam os serviços de saúde apenas em situações em que seu quadro clínico se encontra agravado.Item Acesso da População Negra ao Ensino Superior: Universidades Federais antes e depois da Lei de Cotas(2016) Fernandes, Sábatha; Rosa, WaldemirO presente trabalho se configura como contribuição aos estudos sobre ações afirmativas no Brasil, especialmente no que tange ao acesso da população negra ao ensino superior. Traça pesquisa bibliográfica acerca do conceito de raça e sua utilização como categoria de análise das relações sociais e busca refletir sobre os argumentos que embasam as ações afirmativas, para, por fim, discutir sobre as políticas de ações afirmativas nas universidades federais antes e depois da Lei 12.711/12 (Lei de Cotas) expondo alguns indicadores de primeiros resultados obtidosItem Acesso e acolhimento das mulheres haitianas nos serviços públicos de saúde de Cascavel/PR(2018-12-13) Regis, LourdyApós a instabilidade sociopolítica, a intervenção da Missão das Nações Unidas no Haiti e o terremoto de 2010; o fluxo de pessoas que abandonaram o país caribenho aumentou consideravelmente, assumindo um rumo para a América Latina. Nesse contexto, o Brasil surgiu como destino principal de mulheres e homens haitianos. Dependendo do grau de consolidação das políticas públicas sociais do país de de origem e de recepção e da situação sociodemográfica do imigrante, o processo migratório pode impactar a vida do sujeito positivamente ou negativamente colocando-o num estado parcial de vulnerabilidade. Sabendo que existem grupos que não têm acesso equitativo aos serviços públicos básicos tais como: educação, saúde e assistência social na sociedade. Objetivos: a partir das trajetórias de vida de mulheres haitianas que migraram para o Brasil se propôs analisar essa mudança migratória com uma ênfase especial sobre o viés feminino, acreditando ser um compromisso acadêmico-científico investigar as dimensões de etnia, de gênero e de migração que permitem às mulheres haitianas residentes no município de Cascavel - Paraná ter acesso e ser acolhidas de forma equitativa no Sistema Único de Saúde. Se fez um estudo de referência qualitativa através de uma visita de campo no município de Cascavel para entrevistar tanto algumas mulheres haitianas selecionadas aleatoriamente quanto outros trabalhadores de saúde de 4 unidades de saúde da família que tiveram contato com a comunidade de imigrantes haitianos. Foi importante notar que nos relatos dos participantes se ressaltou, por um lado, as dificuldades de comunicação entre esta população e os profissionais de saúde que puseram em questão a qualidade dos atendimentos realizados especificamente no contexto do acompanhamento durante o pré-natal das haitianas e os riscos envolvidos. Por outro lado, os hábitos socioculturais diferentes tais como a não adesão as ações preventivas e as limitações tanto das haitianas quanto dos agentes comunitários de saúde com o domínio do idioma do outro se revelaram ser fatores cruciais que impedem realizar de ações de promoção da saúde. Além de outros aspectos, percebeu-se que no imaginário das mulheres a migração é destacada como um projeto coletivo apoiado pelas redes sociais tais como familiares e amigos. A migração também acarreta interesses individuais pelo protagonismo das haitianas que decidiram migrar sozinhas do Haiti para Cascavel a procura de oportunidades de trabalho e de novas conquistas. Espera-se que esta pesquisa possa fomentar debates e o desenvolvimento de campanhas de vacinação, de estratégias de educação em saúde que aportarão melhorias nos indicadores de saúde não somente das mulheres haitianas e dos homens haitianos senão também para o exponencial aumento da população de estrangeiros de diversos países no Brasil.Item Acidentes de Trabalho no Brasil: Análise Temporal de 2012 a 2021(2022) Cantave, Jerry; OrientaçãoOs acidentes de trabalho constituem um verdadeiro problema de saúde pública. No Brasil, apesar das ações implementadas para melhorar as condições e a segurança no trabalho, eles ainda acontecem frequentemente em diversos ambientes de trabalho. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a ocorrência de acidentes de trabalho no território brasileiro no intervalo de período dos anos de 2012 a 2021, representando um arco temporal de 10 anos. Para tornar possível a investigação, foi realizado um estudo observacional ecológico do tipo exploratório, usando dados agregados de trabalhadores a partir de fonte de informação secundária. A coleta de dados foi realizada no observatório SmartLab considerando dados da seção sobre segurança e saúde no trabalho. Dentre os resultados encontrados observou-se que de 2012 a 2021 mais de 6 milhões de acidentes de trabalhos foram notificados no território nacional, acometendo predominantemente indivíduos do sexo masculino com faixa etária entre 18 e 39 anos de idade com vínculo trabalhista sediado no atendimento hospitalar. De forma geral, considerando os acidentes notificados registrados, percebe-se tendencia decrescente da ocorrência de acidentes, porém é essencial que as instituições, o Estado e a sociedade mantenham-se comprometidos para seguir reduzindo os acidentes de trabalho e oportunizar ambientes de trabalho cada vez mais seguros.Item Acolhimento Institucional de Crianças e adolescentes em Região de Fronteira(2019-12-12) Mendes, Elisangela; Sander, CristianeO presente trabalho aborda o tema do acolhimento institucional de crianças e adolescentes e buscou responder a seguinte questão: As mazelas deixadas pelo desenvolvimento desordenado da cidade de Foz do Iguaçu e condição de cidade de fronteira têm relação com os elementos que levam ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes na cidade? Tendo por objetivo geral contextualizar a institucionalização de infância e adolescência no Brasil e os elementos que levam ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu. E como objetivos específicos: discorrer acerca do percurso histórico da cultura da internação de crianças e adolescentes como prática de proteção e solução para o problema do abandono e da violação de direitos no Brasil e apresentar as mazelas deixadas pelo processo de desenvolvimento de Foz do Iguaçu e os elementos do acolhimento institucional de crianças e adolescentes na cidade. O processo metodológico para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC fundamentou-se na pesquisa documental e bibliográfica através de materiais que abordaram o tema. Foram utilizados dados e informações que constam em diversos documentos públicos e sites oficiais, assim, como em produções bibliográfica de caráter técnico ou acadêmico, dos quais se destacam: (FALEIROS; FALEIROS, 2008; FÁVERO; VITALE; BAPTISTA, 2008; PILOTTI; RIZZINE, 1995; 2009; RIZZINE, 2009; RIZZINE; RIZZINE, 2004). Com os resultados alcançados através do desenvolvimento dessa proposta, concluiu-se que com o crescimento desordenado do Município de Foz do Iguaçu, trouxe consequências para a vida social de crianças e adolescentes e suas famílias, como violência familiar, precarização do trabalho, entre outras, que tem refletido no acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu.Item Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu(2019-12-11) Martins, Bruna Wanessa; Tallei, Jorgelina Ivana; Carvalhal, Tatiana PereiraEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir a recepção linguístico-cultural de estudantes imigrantes no ensino fundamental na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná. O município de Foz de Iguazú recebe estudantes imigrantes de diferentes nacionalidades. No momento, não existe um protocolo oficial de atendimento a esses estudantes, considerando as especificidades linguísticas e culturais. Portanto, por meio de um estudo de caso em uma escola, a segunda escola municipal mais importante em número de estudantes imigrantes em Foz do Iguaçu, e de acordo com os relatos dos professores da escola, abordamos que elementos se referem à questão da imigração, qual a relação com as línguas que participam do contexto, como trabalham e que dificuldades enfrentam. Com base nisso, e com os estudos lingüísticos e educacionais, refletimos sobre o acolhimento lingüístico- cultural de estudantes imigrantes na escola em questão e, possivelmente, em outras escolas públicas de ensino fundamental I com características em comum. Com isso, este trabalho de conclusão de curso pretende que a gestão da educação do município verifique as possibilidades de acolhimento para estudantes imigrantes considerando o contexto fronteiriço.