TCC - Cinema e Audiovisual - Artigo ou TCC
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Item Accesibilidad e inclusion: el audiovisual por y para personas sordas e hipoacusicas(2019-06-26) Quintana, Adriana; Flores, Virginia OsorioEn el mundo viven millones de personas sordas cuya primera lengua no puede ser una lengua oral. ¿Que se sabe de las personas sordas?. es una de las primeras preguntas que se consideró para el desarrollo de este trabajo. El objetivo de esta investigación es conocer cómo las personas sordas usan las herramientas del cine para obtener la inclusión. Primeramente fue necesario conocer la cultura sorda, el proceso de lucha y conquistas culturales a lo largo de la historia, como eran vistos las personas que no oyen, antes de adquirir a posibilidad de educación hasta surgir el lenguaje de señas. Entendiendo esto, se buscó conocer y analizar su proceso creativo a la hora de realizar una obra visual. En este sentido abordamos el cine silencioso para observar y encontrar las similitudes del uso de algunas herramientas, tales como el uso de los intertítulos, las pantomimas, el recurso de la repetición de escena, etc. Este trabajo también fue hecho una entrevista a un director sordo que descubrió una forma de transmitir, de manera clara, las herramientas que se necesitan para crear esa obra, utilizando imágenes, lenguaje de señas, un guión a base de imágenes, aplicando la leyes de accesibilidad para que todos tengan alcance a estos materiales realizados, tanto personas sordas como oyentes.Item Adaptação e ficção seriada: o caso da minissérie Dois Irmãos(2017-07-20) Santos, Willian Fragata dos; Dávila, Ignacio Del ValleO presente trabalho monográfico tematiza a adaptação do romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum, para o formato de minissérie televisiva. Para tal, faz um apanhado teórico-conceitual sobre os estudos da adaptação, e dá ênfase nos aportes feitos por Robert Stam sobre o dialogismo intertextual e o processo de retransmissão textual. Nesse momento, a pesquisa mobiliza categorias prático-analíticas para a abordagem da adaptação enquanto entidade e enquanto processo e categorias metodológicas elucidativas para a abordagem dos produtos televisivos e seus diferentes gêneros e formatos. Em seguida, são destacados traços do drama seriado televisivo contemporâneo e é feito um breve apanhado do percurso de desenvolvimento das minisséries na televisão brasileira. A análise do objeto é, então, centrada nos primeiros capítulos (I,II e III) da minissérie buscando determinar quais foram as decisões estratégica dos autores Luiz Fernando Carvalho e Maria Camargo na transposição do texto e os efeitos sobre a apresentação da trama central da história e a caracterização dos gêmeos Yaqub e Omar. A análise, por fim, tem o objetivo de ressaltar as escolhas formais que dialogam com o subgênero da minissérie na adaptação do hipotexto do romance, projetadas sobre a estrutura folhetinesca, e seus impactos sobre o processo de dramatização da história.Item Adeus a Linguagem: aproximações e interpretações acerca da obra de Godard e aspectos da Cultura de Massa(2019-02-16) Lovo, Felipe Eugenio; Dávila, Ignacio Del ValleNeste artigo, propomos aproximações acerca do filme Adeus a Linguagem de Jean-Luc Godard (2014) e os aspectos fundamentais da cultura de massa propostos por Jesús Martín-Barbero em Dos Meios a as Mediações. Utilizaremos a analise textual de Vicente Benet e o conceito de vídeo de Phillippe Dubois, buscando lançar novos olhares na obra de Godard e discutir novas interpretações acerca das relações entre cinema e cultura das mídias.Item As Aflições da Maternidade e da Vida Doméstica nos Curtas Metragens de Horror de Juliana Rojas(2021) Costa, Valéria de Lima; OrientaçãoEste artigo analisa o uso narrativo do horror para representar as angústias das mulheres relacionadas à maternidade e ao ambiente doméstico, presentes em quatro curtas-metragens da cineasta Juliana Rojas, sendo eles: O lençol branco (2004), Um ramo (2007), estes codirigidos por Marco Dutra, Pra eu dormir tranquilo (2011) e A passagem do cometa (2017). Como base fundamentadora, utilizam-se estudos sobre o horror e suas características arquetípicas e narrativas recorrentes do gênero, na utilidade do horror na representação dos conflitos sociais de cada época, além de estudos acerca da representação e silenciamento feminino no cinema. A proposta se aplica na análise da apropriação do horror por Juliana Rojas, na realização de suas obras de forma inovadora, envolvendo o protagonismo das mulheres e suas atribuições sociais.Item Aj! Zombies (2018) y Juan de Los Muertos (2011): la Comedia Zombi como Crítica a sus Respectivas Sociedades(2022) Cruz Huaman, Yoscar Alejandrito Cruz; OrientaçãoEste trabajo plantea analizar, a partir de dos películas zombi latinoamericanas, como el subgénero zombi se asienta en la región y el tipo de conformaciones que se le atribuyen. Teniendo como fundamento las bases del cine zombi, su desarrollo a través del tiempo y capacidad análoga, se explorará de qué manera las películas Aj! Zombies (2018) de Daniel Martín Rodríguez y Juan de los muertos (2011) de Alejandro Brugués, manejan dicho subgénero, siendo pioneros en Perú y Cuba, respectivamente, al usar al zombi para expresar inconformidades de sus respectivas sociedades. Además de conocer los contextos sociales, culturales y políticos que llevan a los cineastas, ha hacer empleo del subgénero en estos países. Asimismo, se indagará el concepto de género y subgénero cinematográfico, donde se conocerá la transversalidad del género y su importancia. Con el objetivo de conocer de manera eficaz como el subgénero zombi actúa en estas películas, se hará un análisis comparativo para entender las diferencias y similitudes que existen en estas producciones y lo que los directores plantean transmitir.Item Alternativas de Produção para Obras Independentes: Análise da Websérie Esconderijo (2017-2022)(2022) Scarpel, Lorena MedeirosO presente artigo versa sobre alternativas de produção, tendo como base o estudo de caso da websérie Esconderijo (2017-2022), dirigida por Gabriela DiMello. A partir de condições canônicas de produção debatidas por Kellison (2007), Marques (2007), Miñarro (2013), Rodrigues (2007) e Watts (1990), contrapomos a forma especifica de captação da série através de crowdfunding (financiamento coletivo). Discutimos, também, a representação lésbica entre os meios audiovisuais de massa e a alternativa proposta pela websérie. Do ponto de vista metodológico, a análise está centrada em base de dados das distintas plataformas digitais relacionadas à websérie, como também entrevistas e pesquisa bibliográfica relacionada ao tema. Identificamos que o crowdfunding possui atrativos para produções independentes, mas também certos desafios.Item Amistad para Quién?(2022) Dias, Rynnard Milton A.; OrientaçãoDado o contexto abordado acerca dos imaginários e memórias construídos pela mídia local, bem como a importância da UNILA na construção de novas perspectivas desse contexto fronteiriço, a instalação virtual Amistad Para Quién? tem por objetivo cristalizar e difundir novos olhares dessa realidade através de obras audiovisuais que versam criticamente sobre o contexto da Ponte da Amizade (Microcentro - Ciudad del Este , Vila Portes - Foz do Iguaçu). As obras, sob curadoria de Rynnard Milton Alves Dias, foram realizadas por 7 artistas de 4 nacionalidades diferentes, sendo Carinne Lira, AdriOna, Cabocla João, Centurión Gómez, Maria Mariana, Adenka Luna, dentre estes estando Rynnard.Item O Amor Romântico da Literatura para o Cinema: um Estudo de Caso de Orgulho e Preconceito(2022) Paula, Beatriz Soares deLiteratura e cinema têm uma relação estreita desde o início da chamada sétima arte. Este artigo busca discutir, em linhas gerais, como ocorre a tradução em imagem do texto literário, e tem como base a narrativa fílmica Orgulho e Preconceito (Joe Wright, 2005) que teve como fonte o livro de mesmo nome (Jane Austen , 1813). Para isso, será utilizado material bibliográfico sobre adaptação cinematográfica que discute como essas duas linguagens dialogam, destacando assim os conceitos de adaptação, linguagem literária e linguagem cinematográfica. Por fim, é possível conjecturar que a obra de Joe Wright traz uma nova perspectiva sob o olhar romântico de Jane Austen do século XIX ao século XXI.Item Análisis del impacto y los resultados obtenidos en la comunidad con el desarrollo del proyecto de extensión "Cinema na curva do rio", abordaje al Cine comunitário regional(2017-02-12) Ortiz Gomez, Juan Camilo; Rebelatto, FrancieliEste trabajo pretende problematizar los conceptos y aproximaciones del cine comunitario en América Latina, entendiéndolo como un campo nuevo que aún sigue siendo explorado, especialmente en lo que se refiera a su abordaje teórico. Para esto, se busca en la experiencia empírica del proyecto de extensión universitaria ‘‘Cinema na Curva do Rio’’- desenvuelto durante tres años por académicos de la Universidad Federal da integração Latino-americana-, los elementos para el análisis, por medio de entrevistas y cortometrajes realizados por los participantes durante los procesos de formación del proyecto. En este sentido, también es importante considerar el impacto que un proyecto de extensión y la universidad tienen en la sociedad y su entorno. Además del impacto del cine como herramienta para preservación del patrimonio cultural y representación imaginaria de la comunidad, la propuesta es traer experiencias aplicadas en otras regiones, incluyendo la reacción de la comunidad frente a un método de enseñanza experimental que trabaja durante algunos días dando bases intensivas, técnicas y teóricas de la preproducción, la producción y la postproducción de cineItem Aproximações e distanciamentos: Juventude em marcha (2006) e A Vizinhança do Tigre (2014)(2021-06-21) Campioni, Mateus Vasconcellos; Almendra Filho, Dinaldo SepúlvedaEste trabalho busca trazer uma análise das obras Juventude em Marcha(Pedro Costa, 2006) e A Vizinhança do Tigre (Affonso Uchoa, 2014), tendo como foco o estilo de realização considerado pelos cineastas. Visto que são filmes que mobilizam histórias e relatos de sujeitos urbanos periféricos, procuraremos entender de que maneira se abordam, cinematograficamente, os temas latentes desse espaço. E também observar, como o estilo de realização utilizado pelos cineastas, edificam suas posições políticas e éticas diante do ato de querer filmar outro.Item Arribo (2014) de Paz Encina en sala de clase: Propuestas para la integración del cine en la construcción de memorias históricas en instituciones educativas del nivel medio(2018-11-30) Avalos Arévalos, Maria Epifania; Petzoldt, Bruno LopezEste trabajo se propone colaborar como guía para el docente que quiera implementar el audiovisual en las salas de clases de un colegio sirviendo como una herramienta diferente para fomentar la discusión sobre la memoria colectiva desde el cine, aportando así al desarrollo intelectual y crítico del alumno. Analizando la obra Arribo (2014) de la realizadora Paz Encina, en el que se denuncian acontecimientos de violación a los derechos humanos durante la dictadura de Alfredo Stroessner, entre los años 1954 hasta 1989. Se tendrá en consideración que Paraguay cuenta con la Ley N° 6.106/2018 De Fomento al Audiovisual, donde se establece la implementación del cine en los centros educativos del país.Item O Audiovisual na Esfera do EAD: Instituições, Métodos e Aplicação(2021-05-24) Marques Silva, ReginaldoEssa monografia tem como objetivo reflexionar sobre o histórico de relações entre campo do audiovisual e a esfera do Ensino à Distância - EAD, avaliando o histórico de relações entre os principais meios e veículos condutores do EAD, visualizando assim alguns caminhos trilhados por estes profissionais que se engajaram no setor. Em um segundo momento, apontar formatos e metodologias sobre o processo de produção de conteúdos EAD, considerando a linguagem audiovisual como suporte a dinâmica de ensino e pedagogia, confeccionados junto a profissionais da esfera do EAD. E em um último momento fazer duas entrevistas no início de um projeto audiovisual construído com um professor do ensino fundamental, e no fim desse processo após o conteúdo já ter sido exposto para seus alunos, para dessa maneira avaliar as percepções do professor diante do processo. RESUMEN Este monográfico tiene como objetivo reflexionar sobre la historia de las relaciones entre el campo del audiovisual y el ámbito de la Educación a Distancia - EAD, evaluando la historia de las relaciones entre los principales medios y vehículos que impulsan la EAD, visualizando así algunos caminos tomados por estos profesionales que comprometidos en el sector. En un segundo paso, señalar formatos y metodologías sobre el proceso de producción de contenidos de EAD, considerando el lenguaje audiovisual como soporte a las dinámicas de enseñanza y pedagogía, realizadas con profesionales del ámbito de EAD. Y en el último momento, realizar dos entrevistas al inicio de un proyecto audiovisual construido con un maestro de primaria, y al final de este proceso con posterioridad al contenido ya expuesto a sus alumnos, con el fin de evaluar las percepciones del maestro sobre el proceso.Item Bando Selvagem: Sobre as violências em Bacurau (2019) e Relatos Selvagens (2014)(2020-12-23) Fernandes, Raul S.; OrientaçãoPartindo da análise fílmica dos longa-metragens Bacurau (2019), de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, e Relatos Selvagens (2014), de Damián Szifrón, a pesquisa busca compreender como a violência é posta como um elemento de construção fílmica. Para isso, recorrer-se-á a teorias que partem de diferentes pontos de análise, pensando os afetos e a representação. Para além, os recortes nos capítulos dedicados à análise propriamente investigam questões atreladas à violência apresentada nesses filmes como da identidade, da mediação e da relação com o Estado. // Desde el análisis fílmico de los largometrajes Bacurau (2019), de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, y Relatos Salvajes (2014), de Damián Szifrón, la pesquisa busca comprender cómo la violencia está puesta como elemento de construcción fílmica. Para eso se recurrirá a teorías partiendo de diferentes puntos de análisis, pensando los afectos y la representación. Adicionalmente, los recortes dedicados propiamente al análisis investigan preguntas en relación a la violencia presentada en estas películas, como de la identidad, la mediación y las relaciones con el Estado.Item Batallas por la Memoria en el Cine de Género — el Genocidio Guatemalteco en la Llorona (2020)(Santiago Mendez, 2021-06-16) Rivera, Santiago Heriberto MendezLa Llorona (2020), del director guatemalteco Jayro Bustamante, se vale de elementos del cine de género para elaborar una ficción que aborda el juicio contra Ríos Montt por crímenes de lesa humanidad en el contexto de la guerra civil guatemalteca. Tras su absolución, se desata un espíritu que invade su casa y reclama por justicia. Este artículo pretende reflexionar sobre la representación visual del genocidio, la memoria y el testimonio de los testigos del evento traumático del genocidio guatemalteco a partir de la película. Además, se procura entender las estrategias utilizadas en el ejercicio de fabulación por medio del uso de cine de horror, y como esto apoya o limita el mensaje político de la obra y su recepción. Todo esto tomando en cuenta que la obra está inserida en una cultura mediática que disputa espacios de representación e imaginación de identidades y memorias.Item Bruxa do Oeste: Projeto de Longa-Metragem Documentário(2021) Sorbille, Lara Victoria de Moraes; OrientaçãoEste trabalho apresenta um formato de estrutura novo ao curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal da Integração Latinoamericana, surgido da pulsão em elaborar um roteiro de documentário, e deparando-me com os desafios de escrita do que isso significa. Percebo-me frente ao lugar de autora que seleciona alguns fragmentos da “realidade” para transformá-la em narrativa, como ressalta Leonor Arfuch (2010), somado às especificidades do projeto que permeiam minha subjetividade como pessoa emocionalmente atravessada pela narrativa. E, ao desejar elaborar o fazer cinematográfico em prol do corpo, apresento minha tese de conclusão de curso como uma proposta autoral de forma de escrita para o documentário performático Bruxa do Oeste. Bill Nichols (2010) reflete sobre a noção de documentário performático como uma forma que privilegia a subjetividade do relato em oposição à suposta imparcialidade do dado ou do arquivo. A partir dessa noção, proponho aqui uma combinação da escrita documental com o estudo da performance, inserindo a noção de programa de performance de Eleonora Fabião (2013) – que consiste em indicações próprias ao corpo e ao gesto que interage com o espaço – no corpo do roteiro.Item Cachara: a construção estética de experiências imersivas nacionais a partir da simbologia cultural(2023) Tomaz, Ana Flávia do Nascimento; Marques, Camila; Villavicencio, PabloHabitualmente, o imaginário do Brasil perante a comunidade internacional gira em torno da exotização do país e da população brasileira. Tais estereótipos, muitas vezes, se reforçam em produções audiovisuais destinadas também ao público nacional. Dessa forma, divergir de clichês representativos e embarcar em aspectos culturais regionais, dialoga de forma mais intensa com o panorama brasileiro, que, por si só, engloba inúmeras diversidades em sua composição. Cachara é uma experiência imersiva de cinema de animação expandido, que busca, a partir da análise da construção visual de símbolos culturais em produtos midiáticos chineses, destacar como esses atributos, ao se manifestarem na criação de uma expressão estética vinculada ao imaginário cultural nacional, podem gerar identificação cívica. Por meio de uma narrativa ficcional, os aspectos que incorporam a cultural local se materializam na concepção estética e visual do projeto, buscando, através da animação, traduzir o espaço que abrange a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.Item Childish Gambino e a série "Atlanta": o uso da internet para uma experiência imersiva(2018-07-06) Hygino, Lincoln André BolzonO seguinte artigo tem o intuito de analisar a série estadunidense Atlanta, mais especificamente as estratégias transmidiáticas que seu criador, Donald Glover, utiliza para ampliar o universo narrativo da série, assim como a influência do conceito de cibercultura na criação do programa. Junto a isso, analisaremos o trabalho de Glover, desde o seu projeto como músico, chamado Childish Gambino, com foco no seu disco “Because the Internet” (Por causa da Internet), de 2013. A fundamentação teórica do trabalho abordará conceitos de narração transmídiatica, comunidades virtuais e ARG (alternate reality game). Foram usados autores como Henry Jenkins, Pierre Lévy, Janet Muray, Jason Mittell, Newton Cannito, entre outros, para a estruturação da pesquisa.Item Cicatriz(2016-12-16) Bernardo Nicolau, Alice; Moraes, Luiz Gustavo Brasileiro Peixoto de; Carvajal Proaño, Andrés Mauricio; Castañeda Lopez, Libia Alejandra; Vintimilla Espinosa, Carol AnabelCicatriz es una historia original, creada y escrita por Luiz Brasileiro Peixoto de Moraes y aborda la trayectoria y los problemas afectivos de dos mujeres separadas por el tiempo las diferencias generacionales y unidas por una enfermedad, el Alzheimer. Tereza, una mujer de sesenta años que carga en el cuerpo y la memoria los traumas de la dictadura militar del país. Cicatriz ocurre en Foz do Iguaçú, al interior de un predio del centro de la ciudad, durante las manifestaciones de 2013Item Cinema como instrumento de Psicomagia: a cura do espectador(UNILA, 2017-08-18) Carraro, Eric Mendonça; Dávila, Ignacio Del ValleEm sua história, o cinema foi utilizado de muitas formas, inclusive como manipulação da opinião pública, servindo a interesses do Estado e das indústrias. Portanto, também pode ser uma forma de terapia que ajude o espectador a se conhecer melhor. O objetivo deste trabalho é pesquisar a respeito da psicomagia, uma forma de terapia que envolve a consciência do micro e do macro, a poesia, o teatro, a performance e os sonhos, desenvolvida por Alejandro Jodorowsky. Depois, analisar a narrativa, questões técnicas e de mise-en-scène do filme La Danza de la Realidad - 2013, do mesmo autor, fazendo ligação com a psicanálise e com a psicomagia. Com isso, esclarecer a respeito de como o cinema pode ajudar na cura interior do espectador. Propiciando fontes de conhecimento e o aprendizado através da observação das experiências das personagens. Libertando de condicionamentos e preconceitos arraigados por nossa cultura e sociedade.Item Cinema de Montação: Estética Camp e Artifício nos figurinos de “Batguano” (Tavinho Teixeira, 2014), “Doce Amianto” (Guto Parente, Uirá dos Reis, 2013) e “A Seita” (André Antônio, 2015)(2018-12-20) Martins, Gabriel Roberto; Ramalho, Allan Mendes; Huhold, Taina XavierEste trabalho visa analisar a direção de arte, especificamente, o figurino dos filmes “Batguano” (Tavinho Teixeira, 2014), “Doce Amianto” (Guto Parente, Uirá dos Reis, 2013) e “A Seita” (André Antônio, 2015) investigando o uso da estética camp e do artifício na construção de discursos fílmicos que, ao mesmo tempo que expressam as sensibilidades de grupos LGBTTIs, também subvertem a hierarquia que coloca a direção de arte a serviço de narrativas transparentes. Retomamos também uma breve trajetória da atuação da direção de arte, partindo desde a inserção “contrabandeada” de elementos estéticos considerados desviantes em filmes heteronormativos do cinema clássico, até a chegada da pós-modernidade e de uma estética assumidamente camp em produções contemporâneas brasileiras.