TCC - Cinema e Audiovisual - Artigo ou TCC
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Item Vou tirar você deste lugar: a prostituta no Cinema Brasileiro Contemporâneo(2015) Alcântara, Lílian Moreira de; Piedras, PabloNo intuito de investigar a versão contemporânea de um arquétipo feminino recorrente desde os primórdios da cinematografia latino-americana: a prostituta. A partir da análise de duas obras contemporâneas Sonhos Roubados (Sandra Werneck, 2009) e Baixio das Bestas (Cláudio de Assis, 2006) este trabalho irá observar e comparar quais espaços têm sido ocupados pelo gênero feminino no cinema e que imaginários estes filmes podem revelar sobre o papel da mulher na sociedade atual, a partir da análise sistemática de personagens, divisão de espaços nos filmes e aspectos da mise-en-scène. Traçando um paralelo com as atividades de organização da classe desenvolvidas pelas prostitutas brasileiras desde o início da década de 1980 e a importância dos estudos feministas nas modificações graduais obtidas nas narrativas ficcionais do cinema brasileiro a partir deste mesmo momento, pretende-se observar quais modificações são estas, que visões elas propõem e quais as visões são concedidas às prostitutas neste princípio de século, ante o cenário de decadência das morais patriarcaisItem Descrevendo a Magia: a construção narrativa de audiodescrições a partir de Harry Potter e a Pedra Filosofal(2015) Montoni, Sheyla Isabella; Pereira, Kira SantosA audiodescrição é um recurso de tecnologia assistiva que, através da tradução de informações visuais para verbais permite o acesso de pessoas com deficiência mental e visual à conteúdos audiovisuais. Contudo, a partir de uma mesma obra é possível que diferentes versões audiodescritas sejam criadas, devido às diversas possibilidades de construção narrativa para serem exploradas. Cada uma destas construções oferece não só uma mudança no modo como a história é contada, mas diferentes sensações para o espectador enquanto assiste a obra. A partir de uma analise comparativa entre a versão audiodescrita britânica e a versão americana de Harry Potter e a Pedra Filosofal (Chris Columbus, 2001) e de ideias desenvolvidas por teóricos das áreas de cinema, som e tradução, este trabalho busca encontrar diferenças nas construções narrativas de cada versão e pontuar o que elas representam para o espectador durante o processo de apreciação de obras audiovisuais que contam com este recursoItem De malandro a bandido: a metamorfose do outro urbano no cinema brasileiro(2015) Souza, Lucas Henrique de; Almendra Filho, Dinaldo SepúlvedaEste trabalho percorre as diferentes formas de figuração do bandido urbano nos movimentos Cinema Novo, Cinema Marginal e no Cinema da Retomada em filmes de ficção que se passam no Rio de Janeiro. Todavia, se concentra na metamorfose da figuração do malandro dos morros cariocas para o bandido urbano militarizado. Esta transformação acontece na década de 1970, momento chave em que ocorre a justaposição do malandro e do bandido na representação cinematográfica. Para entender esta transfiguração a pesquisa analisa os filmes: Rio 40, graus (1955) de Nelson Pereira dos Santos, O Anjo Nasceu (1969) de Julio Bressane, O Amuleto de Ogum (1974) de Nelson Pereira dos Santos e Lucio Flávio: o passageiro da agonia (1979) de Hector BabencoItem El uso de las matices estéticas sonoras en Pepe Sánchez: 'Café, con aroma de mujer' y 'Merlina, mujer divina'.(2015) Lemos Bohórquez, Julie Andrea; Flôres, Virginia OsorioEste trabajo se fundamenta en el análisis del uso del sonido en dos telenovelas colombianas de Pepe Sánchez, a partir del enfoque minucioso de dos capítulos seleccionados de “Café con aroma de mujer” (1994) y “Merlina, mujer divina” (2006), haciendo una comparación de la estética sonora en estas telenovelas pertenecientes a dos períodos distintos del autor.Item Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema(2016-06-06) Nicolau, Alice Bernardo; Huhold, Tainá Xavier PereiraEste trabalho pretende contribuir para o campo de estudos de figurino e gênero, somando-se à elaboração de um discurso crítico que questiona o regime de modelos disciplinários de gênero presentes no cinema. Além de identificar o figurino como elemento fundamental para a composição visual da personagem, este trabalho objetiva discutir sobre os recursos estéticos, artísticos e técnicos para a construção visual do feminino no cinema. Para a elaboração deste trabalho de conclusão de curso será necessário, num primeiro momento, discutir os mecanismos estético- ideológicos do discurso cinematográfico, a partir de um enfoque epistemológico que afirma que, principalmente na primeira década do século XX, a indústria de Hollywood produziu uma série de modelos de representação que veiculam discursos ideológicos das classes dominantes, exportadas para todo o mundo. A discussão construção visual de gênero pelo figurino na personagem clássica norteada nos artigos de Jane Gaines e a representação do feminino pelo viés da teoria feminista do cinema de Laura Mulvey serão temas imprescindíveis para que, em seguida, possamos discutir um caso que questiona os padrões hegemônicos de representação. É também indispensável ter em mente a noção de gênero sob o enfoque da performatividade de gênero de Judith Butler, questão-chave a relacionar- se com a construção do feminino no figurino. Divine carrega o questionamento das normas de gênero da sociedade onde ela performa. O figurino, portanto, mostra-se nessa operação, como um fator primordial para a construção corporal e de gênero na personagem em particular e no cinema em geral, apontando para o próprio gênero como um resultado de fatores no âmbito sociocultural de catalogação e hierarquização dos sujeitos.Item Mostra - É tudo nosso: Hip Hop, Cinema e Audiovisual(2016-12-15) Jesus, Rafael Gomes de; Souza, Lucas Henrique de; Souza, Bernardo Teodorico CostaRealização de uma mostra, em cinco dias consecutivos, tendo como principio integrador a produção documental que dialoga com os diferentes ramos artísticos da cultura hip hop, a fim de favorecer a construção da memória, a formação de público nas diferentes áreas artísticas, valoração e o reconhecimento da cultura hip hop.Item Cicatriz(2016-12-16) Bernardo Nicolau, Alice; Moraes, Luiz Gustavo Brasileiro Peixoto de; Carvajal Proaño, Andrés Mauricio; Castañeda Lopez, Libia Alejandra; Vintimilla Espinosa, Carol AnabelCicatriz es una historia original, creada y escrita por Luiz Brasileiro Peixoto de Moraes y aborda la trayectoria y los problemas afectivos de dos mujeres separadas por el tiempo las diferencias generacionales y unidas por una enfermedad, el Alzheimer. Tereza, una mujer de sesenta años que carga en el cuerpo y la memoria los traumas de la dictadura militar del país. Cicatriz ocurre en Foz do Iguaçú, al interior de un predio del centro de la ciudad, durante las manifestaciones de 2013Item O sumiço de Rodrigo S.M.: o narrador escondido no filme ‘’A Hora da Estrela’’(2017) Torella, Thayná Stephany de Almeida; Pereira, Kira SantosA HORA DA ESTRELA (1977) obra literária de Clarice Lispector é conhecida principalmente por seu narrador-personagem Rodrigo S.M., o então alter ego da autora , e como o mesmo se autodenomina um dos personagens principais. Em 1985, a cineasta Suzana Amaral adapta para o cinema a obra da autora ucraniana naturalizada brasileira, onde Rodrigo S.M. é percebido numa diluição na obra fílmica. Por maior que seja a aproximação da segunda obra adaptada com a primeira - e identificamos isso, podemos notar os poucos momentos de afastamento de Amaral em sua obra, da primeira. Importante não somente estabelecermos uma conexão com estratégias fílmicas do que tornou uma obra tão próxima da outra, mas também de estabelecermos conexões do que se foi criado de novo, dos poucos momentos em que não seria Rodrigo S.M. nos contando a história de Macabéa e nem Lispector, mas sim, Amaral seguindo outros caminhosItem Pequeñas historias cuentan grandes realidades: análisis de la construcción narrativa en el documental peruano "Sigo Siendo (Kachkaniraqmi)"(2017) Quitoran Retamazo, Cynthia Norma Consuelo; Flôres, Virginia OsorioEl presente Trabajo de Conclusión de Curso propone analizar el método historiográfico utilizado en la construcción narrativa del documental Sigo Siendo (Kachkaniraqmi) (2013) del director peruano Javier Corcuera. Para esto se hará una revisión bibliográfica sobre las modalidades de realización documental, los métodos historiográficos y la subjetividad del director inscrita en su obra. Además, se tomará como tema indisociable a la memoria, recurso presente en todos los testimonios de vida que aparecen en el filme. Asimismo, se analizará la música como herramienta estratégica, ya que esta cumple una función emotiva, y a la vez su mensaje puede servir como vehículo de demanda social. Por medio de este trabajo se pudo demostrar la relevancia de la microhistoria como método que busca acercarse a las personas y a su vida cotidiana. De igual modo, se pudo verificar la importancia de escuchar estas historias comunes para una mejor comprensión de las diversas problemáticas que acontecen en su entornoItem Análisis del impacto y los resultados obtenidos en la comunidad con el desarrollo del proyecto de extensión "Cinema na curva do rio", abordaje al Cine comunitário regional(2017-02-12) Ortiz Gomez, Juan Camilo; Rebelatto, FrancieliEste trabajo pretende problematizar los conceptos y aproximaciones del cine comunitario en América Latina, entendiéndolo como un campo nuevo que aún sigue siendo explorado, especialmente en lo que se refiera a su abordaje teórico. Para esto, se busca en la experiencia empírica del proyecto de extensión universitaria ‘‘Cinema na Curva do Rio’’- desenvuelto durante tres años por académicos de la Universidad Federal da integração Latino-americana-, los elementos para el análisis, por medio de entrevistas y cortometrajes realizados por los participantes durante los procesos de formación del proyecto. En este sentido, también es importante considerar el impacto que un proyecto de extensión y la universidad tienen en la sociedad y su entorno. Además del impacto del cine como herramienta para preservación del patrimonio cultural y representación imaginaria de la comunidad, la propuesta es traer experiencias aplicadas en otras regiones, incluyendo la reacción de la comunidad frente a un método de enseñanza experimental que trabaja durante algunos días dando bases intensivas, técnicas y teóricas de la preproducción, la producción y la postproducción de cineItem Adaptação e ficção seriada: o caso da minissérie Dois Irmãos(2017-07-20) Santos, Willian Fragata dos; Dávila, Ignacio Del ValleO presente trabalho monográfico tematiza a adaptação do romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum, para o formato de minissérie televisiva. Para tal, faz um apanhado teórico-conceitual sobre os estudos da adaptação, e dá ênfase nos aportes feitos por Robert Stam sobre o dialogismo intertextual e o processo de retransmissão textual. Nesse momento, a pesquisa mobiliza categorias prático-analíticas para a abordagem da adaptação enquanto entidade e enquanto processo e categorias metodológicas elucidativas para a abordagem dos produtos televisivos e seus diferentes gêneros e formatos. Em seguida, são destacados traços do drama seriado televisivo contemporâneo e é feito um breve apanhado do percurso de desenvolvimento das minisséries na televisão brasileira. A análise do objeto é, então, centrada nos primeiros capítulos (I,II e III) da minissérie buscando determinar quais foram as decisões estratégica dos autores Luiz Fernando Carvalho e Maria Camargo na transposição do texto e os efeitos sobre a apresentação da trama central da história e a caracterização dos gêmeos Yaqub e Omar. A análise, por fim, tem o objetivo de ressaltar as escolhas formais que dialogam com o subgênero da minissérie na adaptação do hipotexto do romance, projetadas sobre a estrutura folhetinesca, e seus impactos sobre o processo de dramatização da história.Item Discursos fotográficos no cinema brasileiro contemporâneo: os deslocamentos do corpo e a violência urbana(2017-07-22) Todeschini, Luiz Fernando Roos; Ramalho, Fábio Allan MendesEsta pesquisa tem como objetivo geral discutir os discursos da fotografia no cinema brasileiro contemporâneo através da ideia dos deslocamentos urbanos permeados pela presença de corpos e violências. Para isso, construiu-se uma base teórica capaz de dar conta da interdisciplinaridade de áreas a partir de conceitos propostos por Jacques Rancière, Georges Didi-Huberman, Lauro Zavala, Christian León e Antoine de Baecque. Com foco na direção de fotografia, faremos as análises a partir de três filmes: A moça que dançou com o diabo (João Paulo Miranda Maria, 2016); O céu sobre os ombros (Sérgio Borges, 2011); A vizinhança do tigre (Affonso Uchoa, 2016). Partiu-se da abordagem estética e técnica como metodologia de análise. Através do questionamento sobre o lugar dos corpos no quadro fílmico, foi possível pensar na autonomia política dos sujeitos e na estética da violência enquanto construção visual.Item Cinema como instrumento de Psicomagia: a cura do espectador(UNILA, 2017-08-18) Carraro, Eric Mendonça; Dávila, Ignacio Del ValleEm sua história, o cinema foi utilizado de muitas formas, inclusive como manipulação da opinião pública, servindo a interesses do Estado e das indústrias. Portanto, também pode ser uma forma de terapia que ajude o espectador a se conhecer melhor. O objetivo deste trabalho é pesquisar a respeito da psicomagia, uma forma de terapia que envolve a consciência do micro e do macro, a poesia, o teatro, a performance e os sonhos, desenvolvida por Alejandro Jodorowsky. Depois, analisar a narrativa, questões técnicas e de mise-en-scène do filme La Danza de la Realidad - 2013, do mesmo autor, fazendo ligação com a psicanálise e com a psicomagia. Com isso, esclarecer a respeito de como o cinema pode ajudar na cura interior do espectador. Propiciando fontes de conhecimento e o aprendizado através da observação das experiências das personagens. Libertando de condicionamentos e preconceitos arraigados por nossa cultura e sociedade.Item O Sagrado e o simbólico: usos e representações da imagem de Maria no filme Marias, a fé no feminino (Joana Mariani, 2015)(2017-12-16) Santos, Flávia Soares Damasceno dos; Huhold, Tainá Xavier PereiraA imagem de Maria é de grande importância na América Latina se pensarmos em como essa imagem foi significativa no processo de colonização e como hoje ela é fortemente presente nos cultos populares, independente da religião. Com base nesta observação, a presente pesquisa tem como objeto de estudo o documentário Marias: a fé no feminino, de Joana Mariani (2015). O filme apresenta o culto a Maria em cinco países da América Latina e traz, por diversos pontos de vista, as maneiras de culto à Santa para além da visão religiosa. Neste estudo buscou-se fazer uma análise da imagem de Maria a partir da importância do objeto enquanto um mediador entre os indivíduos e seu entorno, entendendo que este é imbuído de significações diversas dadas pelas pessoas. Propõe-se também entender este objeto enquanto possuidor de uma emanação que extrapola os limites dele mesmo, sendo repleto de uma carga que condensa o histórico da colonização, e que o faz chegar à vida de muitas pessoas, especialmente mulheres, que veem a si mesmas nesta imagem feminina, conforme o filme mostra. Para a análise do documentário foi observado, a partir dos meios narrativos e técnicos do cinema, como os conceitos mencionados se aplicam à imagem, pois é a partir do que o filme apresenta que é possível compreender o olhar diante do objeto e de suas significações. Como resultado dessa análise, é possível constatar que a aura que a imagem de Maria tem é capaz de atravessar o registro fílmico e chegar ao espectador graças a uma capacidade de ter tantos significados diferentes para diversas pessoas, mas ainda assim condensar uma essência unificadora. Dessa forma, é importante compreender que essa carga que a imagem traz é potencializada pelo meio cinematográfico, e é inerente à própria figura de Maria, sendo um objeto que transpassa o registro fílmico, e que envolve significações de um amplo contexto: a sua própria história e posição na América Latina, ao lado da resistência das populações expropriadas e das mulheres.Item Corpo-Espetáculo: O audiovisual como ferramenta de expansão corporal das potências gênerodissidentes(2017-12-18) Sousa, Adri Alves de; Ramalho, Fábio Allan MendesO corpo como um espetáculo? A potência narrativa de Jorge Lafond, na forma engessada da televisão e o realismo amador da websérie Leona Assassina Vingativa, no ciberespaço, trouxeram formas de desapropriação audiovisual que interconectam a linguagem corporal gênerodissidente com os meios tecnológicos de comunicação, resultando em formas de significação que fogem dos preceitos da normatividade. Na era da cibercultura, a noção de espetacularização do eu encontra na virtualidade uma forma política de visibilidade que exprime conhecimentos que atravessam, a todo instante, a produção de saber coletiva em diálogo com as subjetividades não-normativas, definindo formas mais autônomas de representatividade das corporalidades e identidades gênerodissidentes. Apresentando essa outra amplitude videográfica, que provoca o olhar crítico do espectador, inscrevemo-nos na História Audiovisual como forma de desterritorialização do próprio corpo, participando ativamente das produções e não assumindo-nos como meras espectadoras passivas. Portanto, as corporalidades que se fazem presentes nessa monografia expandem as noções de entendimento do corpo, quando se acoplam às tecnologias audiovisuais, promovendo as abordagens sobre representatividade a partir de suas próprias identidades, remixando as características discursivas que operam em conjunto com a sociedade do espetáculo e contribuindo, através de perspectivas outras, com a reconstrução do imaginário coletivo sociocultural, ao proporem dinâmicas multimidiáticas nas quais o corpo está sempre em evidência.Item A mise en scène da narração clássica Hollywoodiana em A Primeira Noite de um Homem(2018) Magalhães, Gabriel Pereira; Souza, Bernardo Teodorico CostaO presente artigo busca, através da análise formal de sequências do filme A Primeira Noite de um Homem (1967), apontar aproximações e distanciamentos da forma cênica deste em relação ao paradigma clássico da encenação Hollywoodiana. Através da análise do que entendemos serem sequências-chave do longa, procuramos delimitar os principais procedimentos formais desta obra e, desse modo, situar que lugar ocupa o referido filme no contexto da renovação do cinema industrial estadunidense ocorrida nesse período.Item A tela em limites: projeções sobre a superfície urbana(2018-01-09) Ferreira Junior, Miguel Ângelo; Ramalho, Fábio Allan MendesNestas últimas décadas, houve um crescente avanço tecnológico digital em diversas áreas do ramo, gerou-se assim um barateamento considerável em equipamentos eletrônicos, principalmente em relação ao audiovisual. Esse baixo custo bem como as inovações tecnológicas, fizeram com que o audiovisual pudesse alcançar outros modos de exibição, e desta maneira, abrindo um leque de possibilidades para diferentes jeitos de se fazer arte com as imagens, com o vídeo e com o áudio. O VJ é um desses artistas desta nova safra, que se utiliza de diversas linguagens audiovisuais e traz consigo um apanhado de novas representações artísticas tanto visuais quanto sonoras, como é o caso do VJing e projeções mapeadas por exemplo. Esta pesquisa faz questão de apresentar esse universo do audiovisual, proporcionando assim uma maior visibilidade à algumas performances pouco conhecidas pelo público em geral. Deste modo, foi escolhido dentre tantos artistas audiovisuais contemporâneo, o duo VJ Suave, sua performance Suaveciclo e seu curta-metragem Homeless, para poder contextualizar esses novos meios audiovisuais contemporâneos de se fazer arte.Item Paisagens da Memória: Um estudo sobre as fotografias de Gastón Salas(2018-01-15) Portz, Gabriela; Almendra Filho, Dinaldo SepúlvedaEste estudo realiza uma leitura das fotografias que compõem a série La Memoria Del Paisaje do fotógrafo Gastón Salas, procurando compreender como atuam na manutenção da memória da ditatura militar do Chile (1973-1990). A série retrata as paisagens chilenas, lugares que foram assassinados e encontrados os corpos dos presos políticos. Selecionou-se oito fotografias da série para trabalhar os conceitos de memória, paisagem e mídia, no sentido de entender a mensagem fotográfica, considerando o contexto de sua produção e o período histórico que busca relembrar: O processo pós ditatorial com o surgimento da política do esquecimento e o uso que se faz da cultura das mídias no combate dessa política. Também foi estabelecida uma relação com a obra fílmica de Patrício Guzmán, por verificar um forte diálogo entre as duas produções, pois, ambas representam o trauma existente vinculado às belíssimas paisagens chilenas, relacionando ao mesmo tempo sentimentos opostos, como o sublime e o terror.Item Childish Gambino e a série "Atlanta": o uso da internet para uma experiência imersiva(2018-07-06) Hygino, Lincoln André BolzonO seguinte artigo tem o intuito de analisar a série estadunidense Atlanta, mais especificamente as estratégias transmidiáticas que seu criador, Donald Glover, utiliza para ampliar o universo narrativo da série, assim como a influência do conceito de cibercultura na criação do programa. Junto a isso, analisaremos o trabalho de Glover, desde o seu projeto como músico, chamado Childish Gambino, com foco no seu disco “Because the Internet” (Por causa da Internet), de 2013. A fundamentação teórica do trabalho abordará conceitos de narração transmídiatica, comunidades virtuais e ARG (alternate reality game). Foram usados autores como Henry Jenkins, Pierre Lévy, Janet Muray, Jason Mittell, Newton Cannito, entre outros, para a estruturação da pesquisa.Item A comparação da narrativa slasher: Shock (1984) com A Hora do Pesadelo (1984)(2018-08-03) Germano, Pedro da Cunha; Silva, André CamposO slasher tem seu maior reconhecimento dentro do contexto estadunidense pelo fato de ser um subgênero nascido nesse território em meados de 1970. No entanto, o cenário cinematográfico brasileiro também apresentou um exemplo desse tipo de filme: Shock: Diversão Diabólica (1984). Nesse trabalho, deve-se compreender como a obra brasileira se diferenciou do tradicionalismo da narrativa pregada pelo cinema estadunidense da década de setenta e início de oitenta. Para tanto, é utilizada A Hora do Pesadelo (1984), obra lançada no mesmo ano, considerada diferente daquilo que se tinha dentro da tradição slasher, e assim notar como o filme brasileiro esteve igualmente distante do tradicionalismo da época. A importância desse tema se deve pelo estudo mais detalhado do cinema de horror dentro do cenário brasileiro, gênero cinematográfico ainda não muito explorado no âmbito nacional. Em um primeiro momento, entende-se que o slasher possui características que foram construídas e disseminadas durante aquele período. Ao olhar para o cenário de filmes de exploitation brasileiros da mesma época, pode-se entender certas similaridades que o cenário nacional já trazia em relação ao subgênero slasher. A partir daí, compreende-se como o agenciamento do olhar que o autor se utiliza é de suma importância para que as emoções e características do subgênero tenham se perpetuado. Finalmente, ao comparar A Hora do Pesadelo (1984) e Shock (1984), nota-se uma série de similaridades narrativas entre as duas obras, o que corrobora com a ideia de que o filme nacional se desvencilha da padronização das narrativas do subgênero perpetuado em território estadunidense.