TCC - Cinema e Audiovisual - Artigo ou TCC

URI Permanente para esta coleção

ILAACH - Centro de Letras e Artes - Bacharelado em Cinema e Audiovisual

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 107
  • Item
    O último verão.
    (2024) Pola, Giulio Dalla
    “O Último Verão” é um roteiro de longa-metragem semi-autobiográfico do gênero coming of age, inspirado na vida do autor. A história segue Georgie, um menino norte-americano, filho de imigrantes brasileiros, que vive feliz com sua família no nordeste dos Estados Unidos. A vida de Georgie, junto com seus irmãos Caio e Natália, é virada de cabeça para baixo quando seus pais, Lorenzo e Beatriz, decidem voltar para o Brasil. Essa decisão inesperada desencadeia uma série de eventos enquanto a família tenta aproveitar ao máximo os últimos meses nos Estados Unidos antes da mudança. O roteiro aborda temas-chave, como a imigração brasileira para os Estados Unidos, buscando retratar uma experiência que muitas vezes é negligenciada. Além disso, através do personagem de Georgie em particular, O Último Verão explora o conflito entre duas identidades nacionais distintas e aparentemente conflitantes, destacando a luta interna do protagonista para conciliar suas raízes brasileiras com a cultura americana na qual foi criado.
  • Item
    Negri-tude: guión cinematográfico.
    (2024) Nazarit, Daniela Choco; Garcia, Angie Tatiana Micolta
    Negri-Tude, es un guión cinematográfico de ficción de género drama cotidiano, el cual está compuesto con elementos que estructuran el mismo: escenas, acciones, diálogos, personajes, descripción de entornos y sonidos. Las estudiantes detrás de este TCC III, del curso Cinema e Audiovisual de la UNIVERSIDAD FEDERAL DE LA INTEGRACIÓN LATINOAMERICANA (UNILA) está compuesto por Daniela Choco y Angie Micolta, quienes en función del desarrollo del guion cinematográfico, desempeñamos y aplicamos en conjunto los conocimientos adquiridos dentro del curso y la investigación previa de los temas que construyen la narrativa dentro de la historia.
  • Item
    La estética de lo grotesco analizada en la película el Cocinero, el ladrón su esposa y su amante (1989).
    (2023) Villagrán Trujillo, Jineth Camila
    Esta investigación busca indagar cómo la intertextualidad narrativa se relaciona con la estética de lo grotesco y cómo ambos se manifiestan en tres escenas simbólicas de El cocinero, el ladrón, su esposa y su amante, (The Cook, the Thief, His Wife & Her Lover, Peter Greenaway, 1989). El objetivo es identificar la materialidad de estos conceptos de intertextualidad narrativa y de lo grotesco en tres elementos: en la iluminación, en la paleta de colores y en los cuerpos de los personajes. En otras palavras, esta investigación pretende generar debates sobre cómo áreas específicas la fotografía, el arte y la actuación pueden usarse para dialogar con ideas fundamentales para el cine: específicamente, la intertextualidad y la estética de lo grotesco. En menor medida, el texto también pretende incitar a abordar cómo el efecto de estas elecciones se encuentra en los juegos de poder y el erotismo violento retratados en la pantalla.
  • Item
    Águas de cabocla.
    (2024) Santos, Stheffany Fernanda Nascimento; Sepulveda, Lais Marina Parreira
    O Trabalho de Conclusão de Curso aborda a interseção entre cinema, espiritualidade e mitologia local, com ênfase nas lendas e mitos da região de Foz do Iguaçu e no impacto sociocultural da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Por meio de uma abordagem sensorial e ritualística, o estudo explora a conexão entre elementos ancestrais, orixás e a espiritualidade, enraizada nas práticas do candomblé, como aspectos centrais da narrativa. O curta-metragem "Águas de Cabocla" reflete essa dimensão mística, articulando referências da obra de Antonin Artaud, especialmente no que tange à encenação e à busca pelo elo místico com o real. A direção do curta se destaca pelo processo de criação colaborativa, no qual diferentes setores da produção tiveram liberdade criativa, orientados por uma proposta estética sólida e sensorial. No processo de filmagem, foram incorporadas práticas rituais e exercícios corporais, além de uma estética visual fortemente influenciada pela natureza e os espaços locais. O filme também se fundamenta em memórias coletivas e individuais, em especial as transmitidas por Mãe Marina, ressaltando a importância da oralidade como ferramenta de preservação das narrativas culturais. A obra propõe uma estética cinematográfica que valoriza a contemplação e explora múltiplas temporalidades, rompendo com as formas tradicionais do cinema clássico. O conceito de "cinema de quebrada", desenvolvido no trabalho, se manifesta como um processo de criação horizontal e afetuoso, que visa subverter as convenções estabelecidas, promovendo uma narrativa que integra cultura, espiritualidade e representatividade.
  • Item
    Nhandekuera - Todos Nós.
    (2024) Santos, Hellen Naara de Melo; Martins, Wendel Ribeiro
    Este projeto visa documentar sobre o processo de realização do documentário poético Nhandekuera - Todos Nós, que incorpora elementos do experimental. O filme segue dois protagonistas, João Miri Alves, cacique da comunidade e Vicente Vogado, xamoi (rezador da comunidade). O documentário investiga temas como memória, tradições, receios da juventude, a preocupação com o futuro e espiritualidade da comunidade avá-guarani, localizada próximo a cidade de Diamante D'oeste, Paraná no Tekoha Añetete. O contato com a comunidade iniciou-se pelos diretores do projeto, Hellen Naara e Wendel Ribeiro, em 2023, o que foi essencial para nortear as pesquisas e a ética trabalhadas nos sets de gravações e montagem do projeto.
  • Item
    Um trem que passou aqui: marcas da ferrovia na identidade cultural do interior paulista.
    (2024) Ramos, Cassiano
    O presente trabalho propõe a investigação da difusão cultural promovida no interior do estado de São Paulo por meio da instalação, expansão e utilização das ferrovias durante os séculos XIX e XX. Com o uso de testemunhos, entrevistas, análises documentais e comparação de informações, serão expostos o impacto, a influência e a importância desse meio de transporte através de dados que serão apresentados por estudiosos do assunto debatido, profissionais da área abordada, entusiastas do tema e, sobretudo, pessoas diretamente ligadas a vivência com essas estruturas e seus usos. Deste modo poderá ser preservada a história que está sendo perdida, devido ao processo de apagamento promovido pelo desmonte desse transporte, que fora tão importante para a ampliação e conformação do território paulista e brasileiro. Este projeto busca sedimentar em uma série documental, a ser difundida em canais de televisão, plataformas de streaming, entre outras possibilidades, visando garantir a documentação histórica desse conteúdo através de uma linguagem popular e cativante, atingindo uma ampla parcela da população enquanto garante o aprofundamento do conteúdo por meio de uma abordagem que relate fatos e dados acerca do assunto.
  • Item
    A vida pelas partes chatas: figurações da juventude no Mumblecore.
    (2024) Castro, Pedro Henrique Miranzi
    Esta monografia tem o objetivo de investigar as formas de figuração da juventude norte-americana nos anos 2000 através do movimento Mumblecore, como essas figuras são construídas, os significados que transmitem, os sentimentos que evocam e seu papel na representação e memória nostálgica dessa geração. A análise foca nas formas produtivas do fenômeno cinematográfico, contextos cultural, econômico e tecnológico, e nas escolhas estéticas, narrativas e técnicas, com destaque para diretores como Andrew Bujalski, Joe Swanberg, Aaron Katz e Greta Gerwig. Utilizando uma metodologia de análise comparativa de recortes fílmicos, o estudo explora os motivos visuais que fundamentam os debates dos cineastas, revelando momentos, objetos, situações e sentimentos recorrentes da vida cotidiana que definem suas figurações e linguagem cinematográfica. Além disso, estabelece um diálogo entre os maneirismos do Mumblecore e fenômenos cinematográficos, transcorrendo da mise en scene no Cinema de Fluxo e suas imagens estéticas e incertas, como forma de identificação e reconhecimento, as estruturas narrativas não convencionais discutidas na teoria do Conflito Central. Como resultado, a monografia busca obter um maior entendimento das formas de figuração da juventude presentes nos filmes Mumblecore, seus motivos visuais, tratamentos poéticos e correlações com diferentes proposições cinematográficas, estabelecendo uma percepção aprofundada e estruturada dessas figuras.
  • Item
    Estéticas periféricas e de resistência: o cinema cuir de quebrada.
    (2024) Rocha, Patrick Batista
    Este trabalho visa criar reflexões acerca da estética e das construções imagéticas/sonoras a partir das obras audiovisuais Perifericu (2019) e Negrum3 (2018). A investigação partirá dos conceitos sobre cinema cuir e cinema de quebrada, para a análise subsequente do então cinema cuir de quebrada, de como se dão os corpos dissidentes e subalternizados dentro do espaço geográfico, bem como as diversas realidades que são multifacetadas e pluriculturais na periferia, com o objetivo de potencializar tais vivências, uma vez que essas histórias não são inseridas nos circuitos tradicionais de cinema. Para tanto, serão utilizados como embasamento teórico a análise fílmica e da estética do cinema político latino-americano, pensando no aparato cinematográfico como ferramenta de mudança social que tem por caráter próprio romper os imaginários coletivos criados pela herança colonial.
  • Item
    No hay tiempo dame la cámara: análisis fílmico de Blue (1993) de Derek Jarman y Silencio=muerte (1989) de Rosa Von Praunheim para los cines que vienen.
    (2024) Luna, Nicolás Andrés
    Partiendo de un breve panorama socio histórico y audiovisual de la crisis del SIDA el interés del presente trabajo se encuentra en examinar imágenes del SIDA alternativas a las producidas por los modelos de producción narrativas clásicas presentadas en el cine de Hollywood.Indagando en los procedimientos estéticos y narrativos de películas como Blue (Derek Jarman, 1993) y Schweigen = Tod (Rosa von Praunheim, 1989) que producen otras formas de narrar las experiencias individuales y colectivas del SIDA y que narran las experiencias del SIDA experimentando con el lenguaje audiovisual como por ejemplo montaje, puestas en escena, sonidos, etc. De manera que, proponen desvíos de los procedimientos estilísticos-narrativos de los cánones de la ficción y documental. Se pretende que este estudio contribuya a promover reflexiones poéticas-políticas que expandan el lenguaje audiovisual más allá de los modelos de producción hegemónica que dan lugar a una imagética del SIDA determinada.
  • Item
    Crônicas da desatenção: projeto de roteiro de longa metragem.
    (2024) Gonçalves, Gabriel de França
    Crônicas da Desatenção é um projeto de roteiro de longa-metragem ambientado em Foz do Iguaçu no momento atual que tem o propósito de trabalhar temáticas latentes do cinema contemporâneo e problemáticas sociais e psicológicas do século XXI, onde nossa atenção é minada por uma sociedade calcada na produtividade e positividade, e que consequentemente geram indivíduos cansados, estressados e depressivos. Baseado no ensaio do filósofo Byung-Chul Han, discuto sobre essa denominada “sociedade do cansaço” e suas crises. Em contrapartida às crises da hipermodernidade, com o intuito de valorizar a necessidade da pausa e contemplação, apresento elementos do acaso que culminam em situações onde a reavaliação dos sentidos humanos são analisadas, como corpos paradoxalmente desatentos dentro do atual sistema econômico explorado por Han. Assim, apresento narrativas baseadas nas rotinas de trabalho de personagens cansados que transitam constantemente pela cidade, e que através do acaso e afeto eles desenvolvem uma sensibilidade com o momento presente.
  • Item
    Obra audiovisual de TCC: serie documental Latidos Inmigrantes, capítulo piloto “Huellas del Destino”.
    (2024) Martínez Viamonte, Adrián René; Silvera González, Betsabé Lucía; Hermsdorff, Luan Mancini; González Sacerio, Rodny; de Souza, Tamires
    En este trabajo de fin de curso se presenta el proceso de creación, investigación y realización del episodio piloto, titulado Huellas del Destino, de la serie documental Latidos Inmigrantes. Se detallan los procesos de preparación de la serie, basados en investigaciones cualitativas realizadas con migrantes de diferentes nacionalidades que actualmente residen en Brasil. Los migrantes seleccionados comparten sus historias y son los protagonistas del capítulo piloto. Desde diferentes puntos de vista, sus testimonios retratan la trayectoria de un nuevo comienzo em Brasil y cómo es vivir la experiencia de ser migrante, siendo esta perspectiva el punto de partida y tema central del proyecto. Aquí es presentado el resultado final, a partir del informe de cada etapa del proceso de concepción del proyecto y las diferentes áreas involucradas en la realización del primer capítulo.
  • Item
    Obra audiovisual: P0NT3 5836.
    (2024) Oliveira, Brenda de; Trampusch, Dido Davi da Silva; Godoy, Gabriel de; Huapaya, Juan José Caillahua.
    O presente trabalho de conclusão de curso explora a criação de um curta-metragem de animação 3D intitulado: “P0NT3 5836”, no estilo cyberpunk com o visual de animes dos anos de 1990, ambientado na Ponte da Amizade que conecta Brasil e Paraguai. Abordamos a necessidade de colocar em discussão o cinema de animação dentro do curso de graduação de Cinema e Audiovisual da UNILA com o objetivo de o valorizar como uma linguagem artística multidisciplinar, além do mais de explorar temáticas que envolvam a tríplice fronteira (Brasil, Paraguai, Argentina), como as condições trabalho precárias de quem utiliza a fronteira diariamente e o seu impacto na saúde mental. São apresentados em duas partes os assuntos que abordam a elaboração do curta-metragem, sendo que a primeira abarca as bases teóricas que guiarão o desenvolvimento conceitual da produção ficcional de “P0NT3 5836”.
  • Item
    Tres dragas al borde de un ataque de nervios
    (2023) Espínola Estigarribia, Ivo Undivé
    La propuesta de este trabajo es la construcción de una narrativa ficcional direccionada a la comunidad TLGBI1 (pero no limitándose solo a ella), que aborde las dificultades de dicha comunidad de forma irreverente; una comunidad que actúa y resiste dentro de un país que violenta de manera sistemática a subjetividades y cuerpos disidentes. Donde el Estado, por medio del empleo del aparato estatal, negligencia e invisibiliza sus necesidades. Se abrirá una crítica sobre el Paraguay como supuesto “último bastión moral de Sudamérica”, siendo el país más conservador de la región y, posteriormente, se hará un análisis sobre las identidades disidentes propias del territorio paraguayo en contraposición, no solo del modelo gay universal, sino también al concepto de queer estadounidense.
  • Item
    Cinema expandido: a hiper-realidade de lilico.
    (2023) Apollo, Maria Luiza Stein; Molina González, Miguel Alejandro; Sousa, Ana Cecília Pereira
    O seguinte trabalho de conclusão de curso apresenta o processo de realização da videoarte 'A Hiper-realidade de Lilico.mp4', categorizada como videodança. A temática desta obra sintetiza-se em um comentário acerca da relação do corpo e os processos de transformação suscitados pelo excesso de informação veiculado pelas mídias, bem como o efeito da tecnologia digital ser parte intrínseca dos rituais cotidianos na era do capitalismo pós-industrial, a partir do qual se instaura a cultura da hiper-realidade, e a obra é exibida via plataforma virtual. O seguinte texto é disposto em duas partes: a concepção estética e as bases teóricas nas quais se assenta a premissa da obra, e o relato crítico sobre o processo de realização, ambas as partes são divididas pelas áreas de defesa, Direção, Direção de fotografia e Montagem.
  • Item
    Descolorido.
    (2022) Velandia Solano, Hebert Alexander
    El presente trabajo constituye una bitácora y un esquema de autoevaluación durante el desarrollo de un tráiler animado, a partir de los diseños, materiales y elementos definidos para la creación del cortometraje "Descolorido". De este modo, la brevedad del tráiler, nos permite abordar, exponer y evaluar con mayor eficacia, los diferentes métodos y herramientas utilizados en el proceso técnico y creativo durante las etapas de producción y posproducción, indagando a su vez en los desafíos que trae consigo el desarrollo de una animación 2D independiente.
  • Item
    Obra audiovisual: Cascarón Azul.
    (2024) da Silva, Raissa Gaspar; Zambrano Vivas, Greidy Sarahi; Invernizzi Encina, Lucero Milena; Ramirez Marquez, Maria Alejandra; Jiménez José, Mariano Miguel; Portillo Alexia, Zindzi; Marques Camila; Fonseca, Eduardo Dias
    El presente Trabajo de Conclusión de Curso III visa narrar los procesos de realización de la Obra Audiovisual "Cascarón Azul", acercando en primer instancia la Parte I que abarca los procesos de pesquisa y fundamentación teórica de este proyecto, bajo su antiguo nombre "Guardei pra mim", como así también la Parte II que contiene la presentación y justificación de nuestro Trabajo de Conclusión de Curso III, como así también los relatorios críticos sobre nuestros procesos creativos y logísticos, donde el lector podrá apreciar el análisis crítico realizado bajo la comparación de los resultados obtenidos con la idealización presentada en la Parte I, y conocer cuáles fueron también los documentos necesarios para la ejecución de Cascarón Azul, consiguiendo así reflexionar no solamente sobre la Obra Audiovisual propuesta, sino también sobre nuestros desarrollos individuales y colectivos en este camino de creación audiovisual.
  • Item
    Memoria (2021) y los silencios (2018): políticas de memoria y experiencias poéticas del pós-conflicto colombiano.
    (2023) Lindarte, Diana Marcela Álvarez
    Este trabajo examina el concepto de memoria en el cine colombiano del posconflicto, con un enfoque específico en los motivos visuales presentes en las películas Memoria (2021) de Apichatpong Weerasethakul y Los Silencios (2018) de Beatriz Seigner. El análisis profundiza en la representación cinematográfica de la memoria, explorando cómo estas películas contribuyen a la comprensión de la memoria colectiva e individual en el contexto de la sociedad colombiana del posconflicto. Al estudiar los elementos visuales utilizados en estas películas, como la cinematografía, la puesta en escena y la figuración, esta investigación busca arrojar luz sobre las formas en que los cineastas retratan y abordan las complejidades de la memoria. Además, este estudio busca resaltar la importancia de estos motivos visuales para transmitir mensajes sociopolíticos más amplios relacionados con la memoria, el trauma y la sanación. A través de un análisis exhaustivo, este trabajo tiene como objetivo contribuir al discurso académico sobre los estudios de la memoria y el papel del cine en la configuración de las narrativas de memoria colectiva.
  • Item
    Em Busca de Voar.
    (2024) Xavier, Beatriz Helena Bortolazzo
    Em Busca de Voar é um projeto de roteiro de longa-metragem que se insere no gênero da comédia dramática. A trama gira em torno de Beto, um jovem de 18 anos, que decide deixar sua cidade natal para estudar em uma universidade. Beto passa por uma narrativa de amadurecimento, em que o protagonista enfrenta conflitos familiares e explora sua própria sexualidade. Ao longo da narrativa, Beto é confrontado com momentos de humor e momentos de reflexão, levando-o a uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.
  • Item
    Obra audiovisual: caçadora de lendas
    (2024) Vitória, Maria Barbosa Junqueira; Maria, Eduarda Nascimento; Matheus, Pio Friggi; Orientação
    O presente projeto tem por objetivo a produção de um piloto de série ficcional dos gêneros fantasia e suspense, intitulada Caçadora de Lendas, cuja temática aborda o folclore brasileiro através de uma perspectiva interiorana. O episódio piloto acompanha a protagonista Clarisse, uma jornalista da cidade grande, que vai para o interior cuidar de sua avó que está doente, e acaba se deparando com uma morte suspeita que tem causado alvoroço nos cidadãos locais, que temem ter sido causada por um lobisomem. Partindo de uma pesquisa a respeito de lendas e também da cultura caipira, utilizando de referências filmográficas brasileiras e estrangeiras, a narrativa irá retratar as divergências entre a forma que as lendas brasileiras são interpretadas e vivenciadas em cidades do interior e em grandes centros urbanos. Isso através de um olhar técnico e criativo que transita entre as diversas áreas da produção audiovisual, com foco em produção, direção e montagem.
  • Item
    A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração
    (2023) Lopes, Heitor Montipó; Sepúlveda Filho, Dinaldo
    Esta monografia tem o objetivo de investigar a afinidade da crítica francesa com o desenvolvimento do film noir, compreender de que forma os textos críticos escritos por Roger Tailleur, Raymond Borde, Nino Frank, Jacques Rivette e François Chalais contribuíram no delinear do noir e o consagraram na história cinematográfica. Para isso será analisada a crítica como uma prática que não apenas avalia obras, mas que cria novas ideias a partir do que é visto, tendo como fim entender o crítico como um apaixonado pelo cinema, que busca em seu texto conciliar a emoção e a razão. Importante investigar como se dá a comunicação entre quem escreve um texto e quem o lê, como o pensamento é transmitido na organização textual. Também é necessário perceber o espaço de convivência da crítica, o ambiente da cinefilia e qual o impacto que essa comunidade apreciadora tem na formação do olhar sensorial. Utilizando de uma metodologia de análise comparativa de textos críticos feitos na França durante o final da década de 1940 e começo da de 1960, é possível observar os estilos dos escritores e das revistas para as quais trabalham (como Cahiers du Cinéma, de L’Écran Français e Positif). Como resultado, obter um maior entendimento da intimidade entre a crítica francesa e o noir, visando compreender como o ofício foi capaz de inventar e consagrar as obras pertencentes ao conjunto em um lugar de destaque na história da cinematografia mundial.