TCC - Cinema e Audiovisual - Artigo ou TCC

URI Permanente para esta coleção

ILAACH - Centro de Letras e Artes - Bacharelado em Cinema e Audiovisual

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 118
  • Item
    Mariposa: roteiro de longa-metragem
    (2025) Bogado Karen Mikaela Lopez; Carvalho, Gabriela Nascimento
    Este trabalho de conclusão de curso apresenta a criação do roteiro Mariposa, um longa-metragem de animação bilíngue, que integra elementos da ficção científica soft e afrofuturismo. A obra explora as complexidades do início da vida adulta de mulheres negras, destacando suas vivências e conflitos familiares, alinhando a narrativa aos princípios afrofuturistas. Além disso, o projeto visa fomentar a discussão sobre o protagonismo feminino negro no âmbito do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA, contribuindo para a diversificação de narrativas no audiovisual. Para isso, foram analisadas obras cinematográficas e literárias que dialogam com o afrofuturismo e a representação de personagens negras, permitindo a construção de uma narrativa que reflete as experiências humanas de forma ampla e culturalmente significativa. Por fim, o trabalho evidencia a importância da transmissão de mensagens visuais por meio de narrativas culturais, reforçando o papel do afrofuturismo como ferramenta de ressignificação e empoderamento. Resumen Este trabajo de conclusión de curso presenta la creación del guión de Mariposa, un largometraje animado bilingüe, que integra elementos de ciencia ficción soft y afrofuturismo. El trabajo explora las complejidades del inicio de la vida adulta de mujeres negras, destacando sus experiencias y conflictos familiares, alineando la narrativa con los principios afrofuturistas. Además, el proyecto tiene como objetivo fomentar la discusión sobre el protagonismo femenino negro en el ámbito del curso de Cine y Audiovisual de la UNILA, contribuyendo a la diversificación de las narrativas en el audiovisual. Para ello, se analizaron obras cinematográficas y literarias que dialogan con el afrofuturismo y la representación de personajes negros, permitiendo la construcción de una narrativa que refleje las experiencias humanas de una manera amplia y culturalmente significativa. Por último, la obra destaca la importancia de la transmisión de mensajes visuales a través de narrativas culturales, reforzando el papel del afrofuturismo como herramienta de resignificación y empoderamiento.
  • Item
    Métodos e processos na direção de arte: uma pesquisa-ação do Projeto Editorial de Moda Silver Fever
    (2025) Dias, Isadora Sabbi
    O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-ação que objetiva discorrer e refletir sobre métodos e processos em direção de arte utilizando pesquisas bibliográficas nacionais para aprofundar e aprimorar a técnica. Ademais, são relacionadas as bibliografias e o projeto editorial de moda cyberpunk Silver Fever com as etapas de direção de arte executadas desde a sua concepção. São abordados, o trabalho coletivo e a formação de uma equipe plural. Não obstante, discorre-se sobre gambiarra e o upcycling, conceitos que permeiam o projeto Silver Fever. Como resultado, temos uma pesquisa ação que reflete tanto no campo teórico quanto prático de direção de arte trazendo metodologias de estudo e execução da área. Resumen El presente trabajo es una investigación-acción que tiene como objetivo discutir y reflexionar sobre métodos y procesos en dirección de arte utilizando investigaciones bibliográficas nacionales para profundizar y mejorar la técnica. Además, se relacionan las bibliografías y el proyecto editorial de moda cyberpunk Silver Fever con las etapas de dirección de arte ejecutadas desde su concepción. Se abordan el trabajo colectivo y la formación de un equipo plural. No obstante, se discute sobre gambiarra y el upcycling, conceptos que permean el proyecto Silver Fever. Como resultado, tenemos uma investigación-acción que refleja tanto en el campo teórico como práctico de dirección de arte, aportando metodologías de estudio y ejecución del área.
  • Item
    Ha Mba'ére? Guión de largometraje
    (2025) Garcia Alvarez, Maria Amanda Jose
    O presente trabalho desenvolve a criação de um roteiro de longa-metragem intitulado HA MBA'ÉRE?, com o propósito de ressaltar a importância da língua guarani dentro da cultura paraguaia. Em um contexto no qual muitos paraguaios, incluindo a autora, não falam o idioma, o roteiro busca refletir sobre a identidade e a memória cultural. O título, que em guarani significa “e por quê?” de forma enfática, representa essa busca identitária. A história se passa na região da Cordilheira do Paraguai, especificamente em Itacurubi, e explora a migração, a resistência cultural e a transmissão da memória por meio de símbolos como o plata yvyguy e o tereré. Baseando-se em teorias da narrativa e da escrita de roteiros, este trabalho busca contribuir para a preservação do guarani como um elemento essencial do patrimônio cultural paraguaio, deixando uma marca para as futuras gerações. Resumen El presente trabajo desarrolla la creación de un guión de largometraje titulado HA MBA'ÉRE?, con el propósito de resaltar la importancia del idioma guaraní dentro de la cultura paraguaya. En un contexto donde muchos paraguayos, incluida la autora, no hablan el idioma, el guión busca reflexionar sobre la identidad y la memoria cultural. El título, que en guaraní significa “¿y por qué?” de manera enfática, representa esta búsqueda identitaria. La historia se sitúa en la región de la Cordillera del Paraguay, específicamente en Itacurubí, y explora la migración, la resistencia cultural y la transmisión de la memoria a través de símbolos como el plata yvyguy y el tereré. Basándose en teorías de la narrativa y la escritura de guiones, este trabajo busca contribuir a la preservación del guaraní como un elemento esencial del patrimonio cultural paraguayo, dejando una huella en las futuras generaciones.
  • Item
    Cinematicas en videojuegos y su relacion con el cine
    (2025) Centeno Guerrero, Juan Carlos
    Este trabalho explora a cinemática como ferramenta narrativa fundamental nos videojogos, analisando a sua relação com as técnicas cinematográficas e a sua evolução como forma de contar histórias de forma imersiva. As cinemáticas são definidas como sequências não interativas que desenvolvem o enredo e os personagens, utilizando técnicas cinematográficas como edição, diálogo, efeitos visuais e sonoros, semelhantes às utilizadas na indústria cinematográfica. O estudo centra-se no conceito de “cinema híbrido”, que funde elementos cinematográficos com a interactividade dos videojogos, criando experiências narrativas únicas. Para isso, são analisados ​​exemplos como Red Dead Redemption II, The Last of Us, Black Mirror: Bandersnatch e Ninja Gaiden, ilustrando como a cinemática enriquece a narrativa e a imersão do jogador. A metodologia inclui referenciais teóricos como "Narrativas audiovisuais: a história" de Pedro Javier Gómez Martínez, "Cinema e videogames: um diálogo transversal" de José María Villalobos, "A linguagem das novas mídias" de Lev Manovich (2001), que destacam como os videogames adotaram a linguagem cinematográfica, utilizando técnicas como montagem, composição visual e narrativa linear para criar experiências mais imersivas, e "Hamlet no Holodeck: O Futuro de Narrative in Cyberspace" de Janet Murray (1997), que analisa como a cinemática pode ser vista como uma forma de narrativa imersiva, onde o jogador é transportado para um mundo ficcional através de sequências visuais e sonoras. Os resultados mostram que a cinemática não serve apenas para avançar a trama, mas também para estabelecer atmosferas e contextos narrativos, influenciados por técnicas cinematográficas com estilo de montagem alternativo. Conclui-se que a cinemática é uma ferramenta narrativa essencial que tem transformado a forma como as histórias são contadas nos videogames, aproximando-se da linguagem cinematográfica e ampliando as possibilidades de expressão artística em ambas as mídias. Resumen El presente trabajo explora las cinemáticas como una herramienta narrativa clave en los videojuegos, analizando su relación con las técnicas del cine y su evolución como medio para contar historias de manera inmersiva. Las cinemáticas, son definidas como secuencias no interactivas que desarrollan la trama y los personajes, emplean técnicas cinematográficas como el montaje, diálogos, efectos visuales y sonoros, similares a las utilizadas en la industria cinematográfica. El estudio se centra en el concepto de "cine híbrido", que fusiona elementos cinematográficos con la interactividad de los videojuegos, creando experiencias narrativas únicas. Para ello, se analizan ejemplos como Red Dead Redemption II, The Last of Us, Black Mirror: Bandersnatch y Ninja Gaiden, que ilustran cómo las cinemáticas enriquecen la narrativa y la inmersión del jugador. En la metodología incluye las referencias teóricas como "Narrativas audiovisuales: el relato" de Pedro Javier Gómez Martínez, "Cine y videojuegos: un diálogo transversal" de José María Villalobos, "The Language of New Media" de Lev Manovich (2001), quienes destacan cómo los videojuegos han adoptado el lenguaje cinematográfico, utilizando técnicas como el montaje, la composición visual y la narrativa lineal para crear experiencias más inmersivas, y "Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace" de Janet Murray (1997), quien analiza cómo las cinemáticas pueden ser vistas como una forma de narrativa inmersiva, donde el jugador es trasladado a un mundo ficticio a través de secuencias visuales y sonoras. Los resultados muestran que las cinemáticas no solo sirven para avanzar la trama, sino también para establecer atmósferas y contextos narrativos, influenciados por técnicas cinematográficas con un estilo de montaje alternativo. Se concluye que las cinemáticas son una herramienta narrativa esencial que ha transformado la forma en que se cuentan historias en los videojuegos, acercándose al lenguaje cinematográfico y ampliando las posibilidades de expresión artística en ambos medios.
  • Item
    Memórias e histórias contadas e retratadas pelas lentes que imortalizam os momentos
    (2025) Paranhos, Maria Aparecida Santana
    O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo explorar, através do cinema expandido, composto desde fotografias analógicas, digitais e vídeos, da mesma forma que as experiências pessoais e as conexões que marcaram o meu caminho ou trajetória acadêmica em cinema e audiovisual. O projeto será apresentado no meu próprio espaço, na minha casa, onde cada espaço será utilizado para representar momentos eternos da minha história, desde vivências familiares, amorosas, viagens e memórias da própria natureza. Cada espaço da minha casa representa um aspecto distinto da minha vida, utilizando projeções, sons e objetos simbólicos para gerar uma experiência sensorial, emocional e participativa nos espectadores, pois a sala apresentará imagens da minha família, a cozinha será um espaço de compartilhar e nutrir, enquanto o quarto de visitas lembranças das minhas viagens. Já o banheiro, em conjunto com os outros, uniram os elementos de água e fogo em uma apresentação visual e sonora da natureza. O projeto tem como objetivo não só uma reflexão sobre a memória individual, mas também um diálogo com os espectadores e as conexões das suas próprias experiências através da arte. Esse trabalho está fundamentado em referências teóricas de autores como George Didi-Huberman, Joel Candau e Emmanuel Alloa, aportando uma visão profunda sobre a relação entre imagem, memória e identidade.
  • Item
    Obra audiovisual "Outra Vez": a experimentação do hibridismo de gêneros cinematográficos e seus clichês
    (2025) Verri, Anaisa Araújo; Paula, Matheus Lima de; Silva, Isabella Matheus da
    O presente trabalho visa apresentar a concepção e concretização do curta metragem universitário “Outra Vez”, e discutir como os clichês cinematográficos podem ser utilizados de maneira consciente na produção de uma obra fílmica. Baseado nas teorias de Rick Altman e André Silva, aproximamos os conceitos de gêneros e clichês cinematográficos. Além disso, analisamos como esses clichês são trabalhados imageticamente e sonoramente, nos estilos romance, ação (espionagem), noir, horror (slasher) e musical, a fim de reproduzi los no filme “Outra Vez". Por fim, são abordadas as áreas de direção de fotografia e som, que utilizam técnicas que evocam as décadas em que esses gêneros estavam em voga, gerando uma sensação de nostalgia, além de propor que os clichês, embora frequentemente criticados por sua previsibilidade, têm o poder de reforçar o reconhecimento dos gêneros, ao mesmo tempo que, quando reinterpretados, permite elaboração de obras criativas e singulares. Resumen El presente trabajo visa presentar la concepción y la realización del cortometrajeuniversitario “Outra Vez”, y discutir cómo los clichés cinematográficos pueden utilizarse conscientemente en la producción de una película. Basándonos en las teorías de Rick Altman y André Silva, unimos los conceptos de géneros y clichés cinematográficos. Además, analizamos cómo estos clichés son trabajados imagística y sonoramente, em los estilos; romance, acción (espionaje), noir, terror (slasher) y musical, para reproducirlos en la película “Outra Vez”. Por último, se discuten las áreas de cinematografía y sonido, utilizando técnicas que evocan las décadas en que estos géneros estuvieron en boga, generando una sensación de nostalgia, además de proponer que los clichés, aunque a menudo criticados por su previsibilidad, tienen el poder de reforzar el reconocimiento de los géneros, al mismo tiempo que, cuando se reinterpretan, permiten la creación de obras creativas y únicas.
  • Item
    Análisis narrativo y técnico del k-drama 'cásate con mi esposo' (2024): una perspectiva desde el cine, con relación a la salud mental
    (2025) Jimenez, Luz Giselle Diaz
    A proposta deste trabalho busca explorar o fenômeno dos k-dramas, com foco particular na análise do drama coreano dirigido por Park Won-kook “Marry My Husband” (2024). Através da observação e análise detalhada de diversos aspectos técnicos e narrativos dos k-dramas, buscamos compreender como esses elementos contribuem para a experiência do espectador. O objetivo principal desta pesquisa é analisar como os k-dramas abordam a questão da saúde mental e sua representação por meio da narrativa, do diálogo e da construção de cenas. Os principais capítulos serão examinados para identificar como alguns k-dramas incorporam e representam temas de saúde mental, bem como como esses elementos se entrelaçam com a estrutura dramática e técnica da série. Será abordada a forma como a referida série utiliza seus recursos para transmitir mensagens sobre saúde mental e porque esta série é exemplar na integração dos padrões e técnicas observadas nos k-dramas. Resumen La propuesta de este trabajo busca explorar el fenómeno de los k-dramas, con un enfoque particular en el análisis del drama coreano dirigido por Park Won-kook “Cásate con mi esposo” (2024). A través de la observación y el análisis detallado de varios aspectos técnicos y narrativos de los k-dramas, se busca entender cómo estos elementos contribuyen a la experiencia del espectador. El objetivo principal de esta investigación es analizar cómo los k-dramas abordan la temática de la salud mental y su representación a través de la narrativa, los diálogos y la construcción de escenas. Se examinarán capítulos claves para identificar cómo algunos k-dramas incorporan y representan temas de salud mental, así como cómo estos elementos se entrelazan con la estructura dramática y técnica de la serie. Se abordará la forma en que la serie mencionada, utiliza sus recursos para transmitir mensajes sobre la salud mental y por qué esta serie es ejemplar en integrar los patrones y técnicas observados en los kdramas.
  • Item
    Quem foi meu pai: roteiro de longa-metragem
    (2025) Klemp, Raúl Victor da Silva
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste no desenvolvimento de um roteiro de longa-metragem, cujas temáticas exploram questões de paternidade, temporalidade, construção de memória e transgressões sociais por meio do gênero cinematográfico de filmes de estrada. Para que o projeto pudesse ser elaborado, foi realizado um processo de coleta e análise de depoimento pessoal, seguido por pesquisas acerca da temática central do filme para posterior produção do roteiro. Também foram utilizados como embasamento os conceitos do gênero de filmes de estrada desenvolvidos por David Laderman e as teses de escrita criativa para roteiros de longa-metragem de Robert McKee. Resumen Este Trabajo de Finalización de Curso consiste en la elaboración de un guión de largometraje, cuyas temáticas exploran cuestiones de paternidad, temporalidad, construcción de la memoria y transgresiones sociales a través del género cinematográfico de road films. Para el desarrollo del proyecto se llevó a cabo un proceso de recopilación y análisis de declaraciones personales, seguido de una investigación del tema central de la película para la posterior producción del guión. También se utilizaron como base los conceptos del género road movie desarrollados por David Laderman y las tesis de escritura creativa para guiones de largometrajes de Robert McKee.
  • Item
    Petiso: guión de largometraje
    (2025) Férnandez Ramos, Helder Santiago
    O projeto Petiso é um roteiro de filme inspirado em uma história real que aborda as consequências do terrorismo no Peru em 1983, com foco particular no massacre de Lucanamarca e seu impacto devastador sobre as crianças. Por meio da história de uma criança que testemunha o assassinato de sua mãe nas mãos do Sendero Luminoso e é forçada a fugir para Lima, são expostas as dolorosas consequências do conflito, como abandono, marginalização e criminalização infantil, refletindo um problema persistente em toda a América Latina. Petiso não apenas denuncia os efeitos devastadores do terrorismo sobre menores, mas também questiona a responsabilidade do Estado em não protegê-los. Com base em estudos sociológicos e obras literárias como Gallinazos sin plumas, do autor peruano Julio Ramón Ribeyro, o projeto busca resgatar a memória de uma infância invisível para, por meio de uma narrativa que complemente o drama social e a visão de mundo andina, evitar a repetição de tragédias semelhantes no presente e no futuro do Peru. Resumen El proyecto Petiso es un guión cinematográfico inspirado en una historia real que aborda las secuelas del terrorismo en el Perú de 1983, con un enfoque particular en la masacre de Lucanamarca y su devastador impacto en la infancia. A través de la historia de un niño que presencia el asesinato de su madre a manos de Sendero Luminoso y se ve obligado a huir a Lima, se exponen las dolorosas consecuencias del conflicto, como el abandono, la marginalidad y la criminalización infantil, reflejando una problemática persistente en toda Latinoamérica. Petiso no solo denuncia los efectos devastadores del terrorismo sobre los menores, sino que también cuestiona la responsabilidad del Estado en su desprotección. En base de, estudios sociológicos y obras literarias como Gallinazos sin plumas del autor peruano Julio Ramón Ribeyro, el proyecto busca reivindicar la memoria de una infancia invisibilizada para así, mediante una narrativa que se complementa entre el drama social y la cosmovisión andina, evitar la repetición de tragedias similares en el presente y futuro del Perú.
  • Item
    Ep visual: love bug
    (2025) Nicaretta, Priscila Natalia; Nascimento, Alana Miranda; Firmino, Leonardo Damas; Rodrigues, Pedro Henrique Silva
    A crescente presença dos videoclipes e álbuns visuais na cultura contemporânea tem transformado a maneira como as narrativas audiovisuais são consumidas, especialmente entre o público jovem. Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a criação de um EP Visual da artista independente Sofi Frozza, que busca explorar a interseção entre música e narrativa visual, inspirando-se em pojetos como Beyoncé, de Beyoncé (2013) e TRÊS, de IZA (2022). O projeto visa trabalhar de forma inovadora para criar uma experiência imersiva e sensorial no espectador, abordando temas como obsessão e toxicidade nas relações amorosas. Composto por três videoclipes interligados – "Love Machine", "Interlúdio", e "ILY" – o EP Visual constrói uma narrativa centrada na trajetória de Sofi, uma jovem que desenvolve uma obsessão por Nathália, uma artista gótica, mergulhando o espectador em uma alternância entre o real e o lúdico. A obra também aprofunda as áreas de direção, direção de fotografia, direção de arte e direção de produção. O projeto tem como objetivo discutir questões relevantes para a contemporaneidade, como a romantização da obsessão e do stalking em relações afetivas, que é cada vez mais presente nas narrativas midiáticas. O EP Visual propõe uma reflexão crítica sobre esses temas, enquanto explora a convergência entre música e imagem, oferecendo uma experiência audiovisual impactante e significativa. Ao unir o potencial expressivo do cinema e da música, o projeto convida o espectador a uma jornada sensorial e emocional, despertando uma nova compreensão sobre as dinâmicas do amor obsessivo e seu impacto na vida moderna.
  • Item
    Mudanças
    (2025) Rêgo, Lucas Valeruz
    Mudanças é um roteiro de longa-metragem de drama, que conta a história de um menino que corre atrás do sonho de ser jogador de futebol enquanto passa por problemas familiares em casa. Anos depois, mais velho, vemos que ele se tornou um jogador, mas isso não acontece sem adversidades em sua vida. O roteiro aborda temas como amizade, separação dos pais, a busca de um sonho e a compreensão de que nem sempre as coisas vão dar certo, mas que isso não é necessariamente algo ruim. Resumen Mudanças es un largometraje dramático que cuenta la historia de un niño que persigue su sueño de convertirse en jugador de fútbol mientras experimenta problemas familiares en casa. Años después, ya mayor, vemos que se ha convertido en un jugador, pero esto no ocurre sin adversidades en su vida. El guión aborda temas como la amistad, la separación de los padres, la búsqueda de un sueño y la comprensión de que las cosas no siempre saldrán bien, pero que eso no es necesariamente algo malo.
  • Item
    O último verão.
    (2024) Pola, Giulio Dalla
    “O Último Verão” é um roteiro de longa-metragem semi-autobiográfico do gênero coming of age, inspirado na vida do autor. A história segue Georgie, um menino norte-americano, filho de imigrantes brasileiros, que vive feliz com sua família no nordeste dos Estados Unidos. A vida de Georgie, junto com seus irmãos Caio e Natália, é virada de cabeça para baixo quando seus pais, Lorenzo e Beatriz, decidem voltar para o Brasil. Essa decisão inesperada desencadeia uma série de eventos enquanto a família tenta aproveitar ao máximo os últimos meses nos Estados Unidos antes da mudança. O roteiro aborda temas-chave, como a imigração brasileira para os Estados Unidos, buscando retratar uma experiência que muitas vezes é negligenciada. Além disso, através do personagem de Georgie em particular, O Último Verão explora o conflito entre duas identidades nacionais distintas e aparentemente conflitantes, destacando a luta interna do protagonista para conciliar suas raízes brasileiras com a cultura americana na qual foi criado.
  • Item
    Negri-tude: guión cinematográfico.
    (2024) Nazarit, Daniela Choco; Garcia, Angie Tatiana Micolta
    Negri-Tude, es un guión cinematográfico de ficción de género drama cotidiano, el cual está compuesto con elementos que estructuran el mismo: escenas, acciones, diálogos, personajes, descripción de entornos y sonidos. Las estudiantes detrás de este TCC III, del curso Cinema e Audiovisual de la UNIVERSIDAD FEDERAL DE LA INTEGRACIÓN LATINOAMERICANA (UNILA) está compuesto por Daniela Choco y Angie Micolta, quienes en función del desarrollo del guion cinematográfico, desempeñamos y aplicamos en conjunto los conocimientos adquiridos dentro del curso y la investigación previa de los temas que construyen la narrativa dentro de la historia.
  • Item
    La estética de lo grotesco analizada en la película el Cocinero, el ladrón su esposa y su amante (1989).
    (2023) Villagrán Trujillo, Jineth Camila
    Esta investigación busca indagar cómo la intertextualidad narrativa se relaciona con la estética de lo grotesco y cómo ambos se manifiestan en tres escenas simbólicas de El cocinero, el ladrón, su esposa y su amante, (The Cook, the Thief, His Wife & Her Lover, Peter Greenaway, 1989). El objetivo es identificar la materialidad de estos conceptos de intertextualidad narrativa y de lo grotesco en tres elementos: en la iluminación, en la paleta de colores y en los cuerpos de los personajes. En otras palavras, esta investigación pretende generar debates sobre cómo áreas específicas la fotografía, el arte y la actuación pueden usarse para dialogar con ideas fundamentales para el cine: específicamente, la intertextualidad y la estética de lo grotesco. En menor medida, el texto también pretende incitar a abordar cómo el efecto de estas elecciones se encuentra en los juegos de poder y el erotismo violento retratados en la pantalla.
  • Item
    Águas de cabocla.
    (2024) Santos, Stheffany Fernanda Nascimento; Sepulveda, Lais Marina Parreira
    O Trabalho de Conclusão de Curso aborda a interseção entre cinema, espiritualidade e mitologia local, com ênfase nas lendas e mitos da região de Foz do Iguaçu e no impacto sociocultural da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Por meio de uma abordagem sensorial e ritualística, o estudo explora a conexão entre elementos ancestrais, orixás e a espiritualidade, enraizada nas práticas do candomblé, como aspectos centrais da narrativa. O curta-metragem "Águas de Cabocla" reflete essa dimensão mística, articulando referências da obra de Antonin Artaud, especialmente no que tange à encenação e à busca pelo elo místico com o real. A direção do curta se destaca pelo processo de criação colaborativa, no qual diferentes setores da produção tiveram liberdade criativa, orientados por uma proposta estética sólida e sensorial. No processo de filmagem, foram incorporadas práticas rituais e exercícios corporais, além de uma estética visual fortemente influenciada pela natureza e os espaços locais. O filme também se fundamenta em memórias coletivas e individuais, em especial as transmitidas por Mãe Marina, ressaltando a importância da oralidade como ferramenta de preservação das narrativas culturais. A obra propõe uma estética cinematográfica que valoriza a contemplação e explora múltiplas temporalidades, rompendo com as formas tradicionais do cinema clássico. O conceito de "cinema de quebrada", desenvolvido no trabalho, se manifesta como um processo de criação horizontal e afetuoso, que visa subverter as convenções estabelecidas, promovendo uma narrativa que integra cultura, espiritualidade e representatividade.
  • Item
    Nhandekuera - Todos Nós.
    (2024) Santos, Hellen Naara de Melo; Martins, Wendel Ribeiro
    Este projeto visa documentar sobre o processo de realização do documentário poético Nhandekuera - Todos Nós, que incorpora elementos do experimental. O filme segue dois protagonistas, João Miri Alves, cacique da comunidade e Vicente Vogado, xamoi (rezador da comunidade). O documentário investiga temas como memória, tradições, receios da juventude, a preocupação com o futuro e espiritualidade da comunidade avá-guarani, localizada próximo a cidade de Diamante D'oeste, Paraná no Tekoha Añetete. O contato com a comunidade iniciou-se pelos diretores do projeto, Hellen Naara e Wendel Ribeiro, em 2023, o que foi essencial para nortear as pesquisas e a ética trabalhadas nos sets de gravações e montagem do projeto.
  • Item
    Um trem que passou aqui: marcas da ferrovia na identidade cultural do interior paulista.
    (2024) Ramos, Cassiano
    O presente trabalho propõe a investigação da difusão cultural promovida no interior do estado de São Paulo por meio da instalação, expansão e utilização das ferrovias durante os séculos XIX e XX. Com o uso de testemunhos, entrevistas, análises documentais e comparação de informações, serão expostos o impacto, a influência e a importância desse meio de transporte através de dados que serão apresentados por estudiosos do assunto debatido, profissionais da área abordada, entusiastas do tema e, sobretudo, pessoas diretamente ligadas a vivência com essas estruturas e seus usos. Deste modo poderá ser preservada a história que está sendo perdida, devido ao processo de apagamento promovido pelo desmonte desse transporte, que fora tão importante para a ampliação e conformação do território paulista e brasileiro. Este projeto busca sedimentar em uma série documental, a ser difundida em canais de televisão, plataformas de streaming, entre outras possibilidades, visando garantir a documentação histórica desse conteúdo através de uma linguagem popular e cativante, atingindo uma ampla parcela da população enquanto garante o aprofundamento do conteúdo por meio de uma abordagem que relate fatos e dados acerca do assunto.
  • Item
    A vida pelas partes chatas: figurações da juventude no Mumblecore.
    (2024) Castro, Pedro Henrique Miranzi
    Esta monografia tem o objetivo de investigar as formas de figuração da juventude norte-americana nos anos 2000 através do movimento Mumblecore, como essas figuras são construídas, os significados que transmitem, os sentimentos que evocam e seu papel na representação e memória nostálgica dessa geração. A análise foca nas formas produtivas do fenômeno cinematográfico, contextos cultural, econômico e tecnológico, e nas escolhas estéticas, narrativas e técnicas, com destaque para diretores como Andrew Bujalski, Joe Swanberg, Aaron Katz e Greta Gerwig. Utilizando uma metodologia de análise comparativa de recortes fílmicos, o estudo explora os motivos visuais que fundamentam os debates dos cineastas, revelando momentos, objetos, situações e sentimentos recorrentes da vida cotidiana que definem suas figurações e linguagem cinematográfica. Além disso, estabelece um diálogo entre os maneirismos do Mumblecore e fenômenos cinematográficos, transcorrendo da mise en scene no Cinema de Fluxo e suas imagens estéticas e incertas, como forma de identificação e reconhecimento, as estruturas narrativas não convencionais discutidas na teoria do Conflito Central. Como resultado, a monografia busca obter um maior entendimento das formas de figuração da juventude presentes nos filmes Mumblecore, seus motivos visuais, tratamentos poéticos e correlações com diferentes proposições cinematográficas, estabelecendo uma percepção aprofundada e estruturada dessas figuras.
  • Item
    Estéticas periféricas e de resistência: o cinema cuir de quebrada.
    (2024) Rocha, Patrick Batista
    Este trabalho visa criar reflexões acerca da estética e das construções imagéticas/sonoras a partir das obras audiovisuais Perifericu (2019) e Negrum3 (2018). A investigação partirá dos conceitos sobre cinema cuir e cinema de quebrada, para a análise subsequente do então cinema cuir de quebrada, de como se dão os corpos dissidentes e subalternizados dentro do espaço geográfico, bem como as diversas realidades que são multifacetadas e pluriculturais na periferia, com o objetivo de potencializar tais vivências, uma vez que essas histórias não são inseridas nos circuitos tradicionais de cinema. Para tanto, serão utilizados como embasamento teórico a análise fílmica e da estética do cinema político latino-americano, pensando no aparato cinematográfico como ferramenta de mudança social que tem por caráter próprio romper os imaginários coletivos criados pela herança colonial.
  • Item
    No hay tiempo dame la cámara: análisis fílmico de Blue (1993) de Derek Jarman y Silencio=muerte (1989) de Rosa Von Praunheim para los cines que vienen.
    (2024) Luna, Nicolás Andrés
    Partiendo de un breve panorama socio histórico y audiovisual de la crisis del SIDA el interés del presente trabajo se encuentra en examinar imágenes del SIDA alternativas a las producidas por los modelos de producción narrativas clásicas presentadas en el cine de Hollywood.Indagando en los procedimientos estéticos y narrativos de películas como Blue (Derek Jarman, 1993) y Schweigen = Tod (Rosa von Praunheim, 1989) que producen otras formas de narrar las experiencias individuales y colectivas del SIDA y que narran las experiencias del SIDA experimentando con el lenguaje audiovisual como por ejemplo montaje, puestas en escena, sonidos, etc. De manera que, proponen desvíos de los procedimientos estilísticos-narrativos de los cánones de la ficción y documental. Se pretende que este estudio contribuya a promover reflexiones poéticas-políticas que expandan el lenguaje audiovisual más allá de los modelos de producción hegemónica que dan lugar a una imagética del SIDA determinada.