TCC - História - Licenciatura
Browse by
ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Licenciatura em História
Todos os documentos dessa coleção podem ser acessados, porém, mantendo os direitos dos autores pela citação da origem.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Recent Submissions
-
Povos indígenas e natureza nontra a pandemia: algumas possibilidades factíveis
(2023)A pandemia da covid-19 vem assolando o mundo e afetando de muitas formas os diferentes grupos sociais. Os povos indígenas vêm enfrentando uma luta dobrada nesse cenário, pois a pandemia foi o momento utilizado pelo governo ... -
História local e consciência histórica: investigando a aprendizagem de jovens estudantes de Foz do Iguaçu sobre a história da construção de Itaipu e seus impactos
(2023)A pesquisa teve início dentro do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), entre 2020 e 2021, quando foi trabalhada, em sala de aula, a temática da História da construção da Usina Hidrelétrica de ... -
Uma cidade em silêncio: as memórias das Sete Quedas em Guaíra
(2023)Esta pesquisa visa analisar como a cidade de Guaíra enfrentou o silêncio, a ausência e o sentimento de perda do seu patrimônio natural, especificamente as Sete Quedas, após a inundação do Parque Nacional Sete Quedas devido ... -
O sofrimento psíquico na carreira acadêmica e as práticas integrativas na promoção da saúde mental de estudantes na UNILA
(2023)O artigo propõe analisar o sofrimento psíquico entre estudantes universitários e os resultados obtidos com a promoção de práticas integrativas e complementares em saúde mental na Universidade Federal da Integração ... -
A colonização das Américas sob o ponto de vista europeu: um estudo sobre narrativas hegemônicas a partir de livros didáticos
(2023)Este trabalho de conclusão de curso, tem por finalidade analisar livros didáticos de história da Espanha, buscamos analisar dois livros de Bachilerato, curso pós obrigatórios do ensino regular do país. Para definirmos o ... -
Educação e ordem: um estudo de caso em uma escola cívico-militar do oeste paranaense
(2023)Este artigo explora o fenômeno das escolas cívico-militares no Brasil, com foco em um estudo de caso realizado em um colégio desse modelo na região oeste paranaense. A pesquisa é motivada pela crescente adesão a esse ... -
Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
(2023)O presente artigo busca investigar como a aula histórica possibilita a aprendizagem histórica dos alunos. Para isso, aplicamos a metodologia da aula histórica proposta por Schmidt (2017) e Gevaerd (2020) que utiliza as ... -
Política de instauração dos colégios cívico-militares no estado do Paraná
(2023)O surgimento das escolas cívico-militares no Brasil e seu prolongamento de expansão por todos os estados tem sido de grande preocupação para os pesquisadores do assunto. Sabe-se que, mediante o cenário caótico conservador ... -
"Eu tava na Minha casa, sem Pensá, sem Imaginá": os Capoeiras entre a Marginalidade e a Guerra do Paraguai
(2022)Este trabalho busca compreender a memória da presença afro-brasileira na Guerra do Paraguai, a partir do cruzamento de: fontes orais (canções de capoeira), historiografia relacionada ao tema, e fontes de jornais durante ... -
A África tem História: Encobrimento Europeu e a Perspectiva Africana no Pensamento de Joseph Ki-Zerbo sobre a Historicidade Africana
(2023)No momento que a Europa passava por um processo de cientificação de suas ciências humanas, especialmente a História, ao longo dos séculos XIX e XX. O continente africano, além de estar resistindo e lutando contra o ... -
Aprendizagem Histórica e Pedagogia da Memória: Possíveis Diálogos a partir do Programa Educativo Jóvens y Memoria: Recordamos para el Futuro
(2023)Este trabalho pretende aproximar o processo de aprendizagem histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da pedagogia da memória, empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: recordamos para el ... -
O Capital Financeiro e o Neoliberalismo: um Novo Marco na Expansão do Ensino Superior no Brasil
(2023)O objetivo deste artigo é compreender as razões da expansão da educação superior no Brasil, entre os anos de 1990 e 2010, retomando o período histórico anterior que gerou a crise capitalista e desencadeou transformações ... -
O Suporte Pedagógico aos Estudantes com TDAH no Ensino Superior: Reflexos de uma Estudante com TDAH
(2023)O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um transtorno de neurodesenvolvimento, que é classificado em três categorias, que são: desatenção, hiperatividade/impulsividade e combinado. O TDAH é identificado com ... -
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
(2023)A presente pesquisa buscou apresentar e defender a importância da aprendizagem histórica, do ensino de história, para a vida e, principalmente, para o atual cenário educacional brasileiro, desvendando seu caráter de ... -
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
(2023)Este trabalho tem como objetivo analisar a reforma curricular implementada no Novo Ensino Médio no Brasil a partir de 2022, focando na análise de um dos volumes da coleção de material didático "Identidade Em Ação", produzida ... -
Medida Provisória e o Cinema Nacional: uma Nova Possibilidade de Representação
(2023)A necessidade de uma indústria cinematográfica que represente a população brasileira de uma forma não estereotipada e pejorativa é de vital importância. O presente trabalho con siste em uma pesquisa qualitativa junto de ... -
La Educación Intercultural Bilingüe del Pueblo Pemón dentro de la Localidad de Santa Elena de Uairén, Venezuela
(2023)El pueblo Pemón es uno de los mayores pueblos indígenas en Venezuela, una de sus principales características es su alto nivel de organización en la lucha para el reconocimiento de sus derechos como pueblo originario. El ... -
Cinema como Material Didático nas Aulas de História: a História Oficial (1985), o Ano em que meu Pais Saíram de Férias (2006) e a Infância Clandestina (2011)
(2022)Entendendo o cinema como transmissor de conteúdos que relatam tensões históricas e sociais, este trabalho se utilizará da arte cinematográfica como ponto referencial de análise com o objetivo de abordar a utilização dos ... -
Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil
(2022)A migração asiática, especificamente oriunda da China para o Brasil, é um fenômeno que começou no final do século XIX e início do século XX. O número de chineses aumentou e consequentemente aumentou o número de seus ... -
“A Redenção de Cam” (1895): uma Análise Interseccional entre Raça e Gênero
(2022)A obra A Redenção de Cam (1895), do autor espanhol Modesto Brocos, é uma significativa representação da ideologia do branqueamento delineada sobretudo a partir do século XIX, suscitando um amplo debate acerca do racismo ...