TCC - Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química

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ILACVN - Centro de Ciências da Natureza - Licenciatura em Ciências da Natureza

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    Aplicando Metodologias Ativas para o Ensino de Genética em Aulas de Biologia
    (2023) Louis, Dikenson
    A genética é o estudo da hereditariedade, ou seja, tenta entender como as características biológicas são herdadas. O conhecimento nessa área tem permitido o conhecimento profundo de muitos processos, facilitando avanços biotecnológicos que beneficiam a sociedade, como processos de transgenia, clonagem e produção de células-tronco. O estudo tem como objetivo avaliar a aplicação de metodologias ativas na disciplina de Biologia, com ênfase no conteúdo de Genética. Utilizou-se as metodologias de sala de aula invertida, jigsaw e gamificação em uma turma do 1° ano do Ensino Médio, no Colégio Gustavo Dobradinho da Silva, no município de Foz do Iguaçu/PR. A coleta de dados foi realizada com pré e pós-teste, e um questionário avaliativo. Os resultados obtidos indicam que as estratégias utilizadas contribuíram para a construção, desenvolvimento e aprendizado dos educandos, pois respondiam bem às contextualizações feitas durante as aulas. Além disso, o estudo permitiu observar que eles preferiram as aulas que tinham maior correlação com sua realidade, onde muitos associaram assuntos que viram em mídias e na cultura popular, com isso a aula se tornou mais fluida e participativa, com mais engajamento e protagonismo nas metodologias que eram desenvolvidas exclusivamente em sala de aula, como gamificação e a do método jigsaw. Assim, conclui-se que as metodologias ativas podem ser eficazes no ensino de genética, tornando-se estratégias de ensino com um potencial para a construção do conhecimento científico sendo empregadas para de maneira eficiente, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio
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    Promoção de Educação Alimentar e Nutricional: uma Intervenção Pedagógica no Ensino Médio
    (2023) Sebold, Bruna Cristina de Albuquerque
    Educação Alimentar e Nutricional - EAN é um tema presente a todo momento em nossas vidas. Muitas vezes somos inconscientes das escolhas alimentares que fazemos e dos efeitos que elas podem ter em nosso organismo. O presente estudo objetivou avaliar as possíveis contribuições de uma intervenção didática em EAN em uma escola pública do município de Foz do Iguaçu - PR, sendo desenvolvida durante o Programa Residência Pedagógica. Os sujeitos participantes do estudo foram estudantes do 2º ano do ensino médio. Na coleta de dados foi utilizado um questionário pré e pós-teste criado utilizando a ferramenta Google Formulários. Após a análise dos resultados do questionário pré-teste foi elaborada uma intervenção pedagógica com a duração de três aulas onde foram abordados temas de Biologia no contexto da pesquisa. Após a realização da intervenção pedagógica em sala de aula, aplicou-se o pós-teste, onde identificamos uma evolução na aprendizagem de conhecimentos dos estudantes acerca de EAN. Portanto é relevante proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de conhecimentos acerca de EAN a fim de torná-los cidadãos capazes de realizar escolhas alimentares adequadas, saudáveis e com possibilidade de ser mantida a longo prazo para que os frutos dessas escolhas resultem em qualidade de vida.
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    Ensino de Eletroquímica: Uso de Eletrolisador Caseiro
    (2023) Scarpari, Maria Cristina
    A eletroquímica é um conteúdo de química complexo e desafiador tanto para os professores quanto para os alunos. Dessa forma, fazem-se necessárias selecionar e aplicar estratégias didáticas que colaborem com a resolução dessas dificuldades. O objetivo deste estudo é analisar o impacto da experimentação no ensino da eletroquímica com a construção de um eletrolisador caseiro. A natureza da pesquisa qualitativa foi desenvolvida com onze estudantes do segundo ano do ensino médio, na disciplina de química, em uma escola pública de Foz do Iguaçu/-PR. Sendo assim, percebemos que a metodologia contribui para a compreensão da temática, o que seja necessário novas pesquisas acerca das possibilidades de planejamento, organização e realização de uma aula experimental fora do contexto de um laboratório estruturado.
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    Desafio no Ensino de Física no Momento da Pandemia: Novas Formas de Ensinar e Aprender
    (2022) Pierre, Edson; Orientação
    As transformações ocorridas com o avanço do novo coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade, seja ela econômica, social e, até mesmo, a educacional. E com essas mudanças a consolidação de uma nova modalidade: O ensino Remoto. O ensino remoto trouxe novos desafios e um deles foi fomentar experiências de pesquisa a distância, principalmente no ensino de física, uma vez que existem dificuldades de aprendizagem e muitas vezes a impossibilidade de o aluno relacionar a teoria observada em aula com a realidade que o cerca. O ensino de Física nas escolas se encontra com algumas dificuldades, o que torna cada vez menos atrativo para os jovens a escolha dessa profissão. Tendo em vista que o estudo da física é muito importante, pois coloca os alunos frente a situações concretas e reais, situações essas que os princípios físicos podem responder, ajudando a compreender a natureza nutrindo e alimentando um gosto pela ciência. O uso de novas plataformas e softwares atrai mais atenção dos alunos, fazendo com que eles adquiram maior conhecimento sobre o assunto estudado. Algumas plataformas são muito utilizadas para demonstrar experimentos ou até mesmo quizzes, trazendo certa competitividade saudável aos alunos, gerando conhecimento e interesse pelos temas utilizados. A metodologia utilizada foi a de representação Social, com 2 professores do Colégio Cívico Militar Professora Carmelita Souza Dias, Foz do Iguaçu/PR
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    Ensino de Física com Ênfase em Movimento dos Corpos em Rotação: Experimentos Didático
    (2022) Farias, Gabriel Candido; Orientação
    O presente trabalho objetivou elaborar sugestões para a utilização de experimentos práticos em sala de aula para professores do ensino médio utilizando materiais de fácil acesso como método alternativo de ensino e aprendizagem com intuito de despertar nos alunos o gosto pelo ensino de física. Para isso foram elaborados 3 experimentos didáticos, o mesmo com ênfase em movimento dos corpos em rotação onde se demonstra as sugestões de práticas e algumas perguntas para que o educador tenha um parâmetro de avanço nos conhecimentos do tema proposto resultante dos experimentos aplicados.
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    Metodologias Ativas: Estratégias para o Ensino de Genética
    (2022) Medrado, Ingredy; Malheiros, Jessica Moraes; Pasini, Juliana Fatima Serraglio
    O presente estudo objetivou fazer a avaliação da aplicação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem na disciplina de biologia, abordando o tema de genética. Esta pesquisa foi realizada em uma turma do 3° ano do Ensino Médio de um colégio público estadual no município de Foz de Iguaçu. Além da aplicação, ela descreveu os efeitos dos métodos empregados, bem como, analisou os benefícios para a aprendizagem e os fatores influentes no desenvolvimento das estratégias utilizadas. Para tanto, a sequência didática abordou os temas de transgênicos e clonagem e utilizou as metodologias de sala de aula invertida, Jigsaw e gamificação. Na coleta de dados foi aplicado pré e pós-teste com o intuito de examinar os efeitos e benefícios gerados, assim como, foi proposto um questionário avaliativo para a análise da participação dos alunos. Baseado na análise dos resultados encontrados, foi possível notar a importância do uso de métodos ativos de ensino-aprendizagem para auxiliar a assimilação do conteúdo e ganho cognitivo nos assuntos trabalhados. Igualmente, esse estudo possibilitou perceber as limitações e necessidades do contexto escolar que podem influir no emprego dos métodos adotados e, consequentemente, no aprendizado dos estudantes. Por fim, através de toda a pesquisa realizada pode-se confirmar que as metodologias ativas podem ser eficazes no ensino de genética, tornando-se instrumento potente para a construção do conhecimento. Porém, constatou-se que para seu pleno êxito, é necessário reflexão sobre os impasses existentes que circundam a realidade em sala de aula e assim conseguir explorar todas as potencialidades dos métodos ativos de ensino e aprendizagem.
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    Proposta de Alternativas para a Introdução de Conteúdos de Física Mediante Simulações
    (2022) Chen, Alexandre Domingues de Oliveira; Orientação
    Trata-se de um trabalho de Conclusão de curso baseado em pesquisas práticas e teóricas na qual apresentam dados que se sucederam através da aplicação de questionários com o objetivo de identificar os prós e contras do ensino “híbrido” proposto. A pesquisa iniciou através da construção de uma metodologia diferenciada através do uso do simulador virtual gratuito PhET Colorado (https://phet.colorado.edu/pt_BR/). O material se baseia na utilização das simulações disponibilizadas no site e de suas aplicações no laboratório do colégio ou na residência dos alunos. A universidade de Colorado disponibiliza gratuitamente, tanto para professores quanto para alunos, diversas simulações experimentais que contemplam as disciplinas de Física, Matemática, Química e Biologia, que podem ser aplicadas em sala de aula juntamente a conceituação dos experimentos, para que tenha mais significado para os alunos, que estimule sua participação ativa no processo de aprendizagem e possibilite a aquisição de novos conceitos. Visando dinamizar o ensino remoto, onde o uso de tecnologias digitais para ministrar aulas se tornou o novo normal, principalmente devido à pandemia, o trabalho foi montado para que os alunos tenham mais interesse na disciplina de física, demonstrando a teoria através de imagens e simulações. Dessa forma, os alunos podem tanto utilizar de maneira teste, como otimizar seus seminários, de maneira lúdica, através dos exemplos contidos no site. Os professores tiveram que se adaptar e aprender a lidar com as tecnologias digitais para superar o problema do ensino em tempos de pandemia.
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    Técnica da Controvérsia Controlada: uma Visão da Metodologia Ativa para o Ensino de Ciências Direcionado a Alunos Surdos
    (2022) Preve, Andressa; Orientação
    Esta pesquisa bibliográfica tem como foco principal o levantamento de alguns pontos relevantes da técnica da controvérsia controlada, que é uma metodologia ativa que promove debates sobre temáticas cientificas e tecnologias do cotidiano dos envolvidos, problematizando-as dentro da sala de aula para o ensino e aprendizagem da disciplina de Ciências direcionados aos alunos surdos. Essa disciplina se mostra muito abstrata, tanto para alunos ouvintes quanto para alunos surdos. Nessa disciplina há também muitas terminologias e conceitos que ainda não existem traduções para a língua de sinais, como é o caso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que utiliza o alfabeto manual para repassar tais terminologias aos alunos surdos. A técnica da controvérsia controlada demonstra ser muito promissora, pois pode ser aplicada em escolas inclusivas e bilíngues. Utilizando essa técnica é possível promover tanto uma alfabetização científica, significativa e lúdica, incluindo a visão do discente em sua construção, quanto uma inclusão da pessoa em seu meio social. A unidade curricular Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tão debatida nos últimos anos ganha, portanto, papel lúdico durante a aplicação da técnica da controvérsia controlada, ao demonstrar como a ciência e a tecnologia influenciam na sociedade, positiva ou negativamente.
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    Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
    (2022) Vicente, Yasmin; Orientação
    Considerando a relevância da Educação Ambiental (EA) para a solução dos problemas sócio-ambientais causados pelo atual sistema de desenvolvimento econômico, e sua característica transversal na educação básica, esta pesquisa buscou compreender qual a abordagem predominante da EA no ensino de Ciências. Para tanto, de Outubro a Dezembro de 2020, neste trabalho foram analisadas pesquisas publicadas sobre EA e ensino de Ciências dentre o período de 2003 a 2020, de dois periódicos de referência - Revista de Mestrado em Educação Ambiental e Revista de Pesquisa em Educação Ambiental - de modo a verificar as macrotendências de Educação Ambiental predominantes. As etapas da pesquisa foram: (1) definição do objetivo de pesquisa, ou seja, educação ambiental no ensino de ciências; (2) estabelecimento do termo de busca e critérios de inclusão e exclusão dos artigos; (3) definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; (4) categorização dos estudos nas macrotendências de EA de acordo com as definições de Moser et al. (2020, p. 24), Sauvé (2005) e Layrargues e Lima (2011); (5) avaliação e interpretação dos estudos; (6) revisão e síntese do conhecimento. Foram analisados dezoito artigos, sendo classificados quatro na macrotendência conservacionista, um artigo na macrotendência pragmática e treze na macrotendência crítica. A predominância da macrotendência crítica indica um alicerce para o estudo e aplicação da Educação Ambiental no ensino. Entretanto, não se pode afirmar que o cenário no espaço formal também se expressa dessa forma. Assim, a reestruturação dos planos de ensino e formação docente, bem como uma orientação voltada para estratégias de ensino passíveis de serem aplicadas no espaço escolar, são impreteríveis para a consolidação da EA no ensino interdisciplinar e contextualizado. Por meio da síntese dos trabalhos, espera-se que sejam geradas novas discussões e reflexões sobre a temática abordada, a partir das lacunas de conhecimento e a necessidade de estudos futuros identificados, além de melhorar a prática de EA no ensino de ciências.
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    Metodologías Activas para el Desarrollo de Habilidades y Competencias en la Enseñanza de Ciencias: un Estudio de su Aplicabilidad en la Educación Especial
    (2021) Mongelós González, Natasha Pilar; Orientação
    Este trabajo busca analizar la aplicabilidad de las metodologías activas para la enseñanza de ciencias en la educación especial, dicha investigación se realizó en la ciudad de Hernandarias, Paraguay, con el objetivo analizar si las metodologías activas pueden desarrollar habilidades y competencias en la enseñanza de las ciencias para alumnos con discapacidad. Los datos se recolectaron mediante una investigación cualitativa con profesionales del área de la educación de distintos niveles, aplicado en el centro de rehabilitación, Asociación de Padres y Amigos del Excepcional Hernandariense, donde pudieron exponer sus experiencias al trabajar con distintos métodos dirigidos específicamente a la educación especial. Los resultados demostraron que la aplicación de las metodologías activas son de vital importancia para el desarrollo de las habilidades y capacidades de los estudiantes tanto en las áreas sociales como científicas, por lo que se podría decir que esta herramienta es fundamental para el desenvolvimiento de habilidades y competencias en la enseñanza de ciencias.
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    La Realidad de la Enseñanza de Ciencias Naturales en una Sala de Aula de una Escuela Pública en la Ciudad de Concepción – Paraguay
    (2021) Medina Villasanti, Rosa Melinna; Fernandes, Catarina Costa
    La Educación es el arma más poderosa para cambiar el mundo, lo decía Nelson Mandela en su icónica frase, es la que nos permite adquirir conocimientos a lo largo de nuestras vidas y comprender el mundo desde múltiples perspectivas, sin embargo, en un país como Paraguay esta mirada se encuentra muy lejos de ser realidad, hoy en día enseñar Ciencias se tornó un gran desafío en América Latina y el Caribe y por sobre todo en Paraguay, donde los resultados arrojados no son nada alentadores para la educación paraguaya. Este trabajo tiene como objetivo conocer la importancia de las aulas experimentales en el área de las Ciencias Naturales en la vida académica de los estudiantes de una escuela pública de la ciudad de Concepción – Paraguay. La metodología empleada para este estudio se basará en un enfoque cualitativo de carácter comprensivo, explicativo e intenso, con la ayuda de entrevistas semiestructuradas realizadas en el Centro Regional de Educación “Juan E. O`Leary” de dicha ciudad, en el cual se concluye que las actividades prácticas experimentales traen importantes contribuciones a la enseñanza de Ciencias, y por eso es importante la formación académica de los profesores para que puedan transmitir a los estudiantes conocimientos críticos y científicos, mejorando así, el nivel académico en las escuelas.
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    Técnica da controvérsia controlada: uma proposta para o ensino de biologia
    (2021-10-13) Rios, Isabelly; Kropf, Marcela Stüker
    Esta pesquisa avalia a aplicação de uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem, a “Técnica da Controvérsia Controlada”, cujo objetivo é promover debates em sala de aula sobre temáticas problematizadoras. A intenção é contribuir para uma alfabetização científica, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico. A pesquisa realizada entre abril a dezembro de 2020 está vinculada ao projeto de extensão da UNILA “Aprender a viver: Mediando relações (sobre, com e no) mundo através do ensino de Biologia”, contemplando desde a formulação da sequência didática, pesquisa bibliográfica sobre a Técnica e tema escolhido; a elaboração da avaliação; a aplicação da Técnica em si; e análise qualitativa dos materiais. Nos dias 21 de agosto e 04 de setembro de 2020 foi aplicada a Técnica da Controvérsia Controlada em uma turma de Biologia do 2o ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, em Foz do Iguaçu-PR, de modo remoto, sobre a temática: “Covid-19: Voltar ou não às aulas presenciais?”. A análise qualitativa dos dados foi realizada a partir dos registros das observações durante a atividade, da gravação de vídeo do debate e dos questionários de avaliação. Dos quase 30 alunos matriculados, dez estudantes participaram da atividade de pesquisa. A análise da preparação e desempenho apresentados pelos alunos no debate simulado indica motivação dos estudantes pela atividade. Foi notável que os estudantes foram os principais sujeitos da ação didática, responsáveis pelo seu aprendizado, evidenciando o protagonismo no processo de ensino e aprendizagem. No que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico, a análise comparativa das pontuações das respostas ao questionário antes e depois da aplicação da metodologia não indicaram ganhos significativos quanto à aprendizagem de habilidades do pensamento crítico. Porém, a avaliação da postura no debate e na conversa direta com os alunos sugerem a aprendizagem de conteúdos desejados e atendimento aos objetivos de ensino definidos. Os principais elementos que evidenciam esse ganho foram a demonstração da habilidade em analisar, argumentar e refletir sobre a discussão. Verificou-se a necessidade de aperfeiçoamento da metodologia, especialmente sobre a preparação dos alunos em habilidades de argumentação e mediação, mas outros aspectos também são discutidos e recomendados. Conclui-se que a metodologia ativa avaliada tem potencial para aplicação no ensino de biologia, e ciências, em geral. A longo prazo pode colaborar para o desenvolvimento de habilidades necessárias para enfrentar as crises do século XXI.
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    Relato de experiência no estágio de Biologia
    (UNILA, 2019-12-13) Aguilera, Bárbara Mafei; Ribeiro, Luciana Mello
    Dentro de um contexto de necessidade de adaptação da Educação às novas dinâmicas da modernidade, o estudante de Licenciatura no Estágio de Regência é desafiado com as expectativas que a sociedade em geral e os integrantes das instituições de ensino em particular põem sobre ele, que esperam dele que contribua para direcionar a Educação no sentido dessa adaptação. Este trabalho tem como objetivo compartilhar experiências e resultados obtidos durante o Estágio de Biologia, que foi planejado no sentido de tentar suprir às expectativas dos agentes mencionados. Foi realizado em uma turma de 2º ano do período noturno do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, e para obtenção dos resultados foram aplicados testes antes e depois de cada atividade. Tanto as atividades menos convencionais (caracterizadas como de Aprendizagem Ativa, exigindo maior participação do aluno) quanto as expositivas tiveram seu mérito nos impactos observados, apesar de que as primeiras exigiram maior esforço por parte da estagiária e dos alunos, pois estes foram condicionados por muitos anos a adotar uma postura mais passiva dentro da sala de aula.
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    El Programa Institucional de Beca de Iniciación a la Docencia (PIBID), en la Formación de Licenciado del Curso de Licenciatura en Ciencias de la Naturaleza: Química, Física, Biología: Contribuciones y Prácticas
    (2018-12-05) Nuñez Martinez, Patricia; Fernandes, Catarina Costa
    La temática de la formación de profesores ha sido de mucha discusión a partir del sigo XX. Históricamente este tema generó preocupaciones tanto de los órganos fomentadores, incluyendo de las universidades y escuelas donde se forman o ejercen el trabajo profesional. En este sentido, es de fundamental importancia la relación universidad-escuela, como la articulación entre la formación teórica y la práctica escolar, contextualizando los conocimientos, renovando y adecuando los currículos a los nuevos tiempos y espacios, a fin de conseguir mejorar y rescatar el valor social, y profesional de los docentes. En esta perspectiva, las políticas públicas de educación deben volverse para incentivo y recobrar de los valores y principios de la formación docente de calidad. Para esto surge el Programa de Institución con Becas a la Iniciación a la Docencia- PIBID, como un Programa innovador de formación docente actuando y agregando la relación universidad-escuela, factores esenciales para reafirmar buenas prácticas pedagógicas, retomando el papel de conformación de las escuelas. Este Trabajo de Conclusión de Curso - TCC tuvo un direccionamiento entral, verificar que el PIBID, en cuanto Programa de Iniciación a la Docencia, ha contribuido y contribuye para la formación docente de los licenciados y licenciandos del curso de licenciatura en ciencias de la naturaleza; química, física, biología de la UNILA. Participaron de la investigación ex-bolsistas y bolsistas que actúan en el proyecto del año 2018, profesores coordinadores de área de gestión, y supervisores. La metodología utilizada fue el estudio de caso, con vistas a responder el problema levantado. El estudio señaló que, para los participantes, el PIBID ha traído y trae contribuciones significativas para la práctica docente, bien ocmo para reglexionar sobre la importancia del profesor de la educación básica. Palabras-clave: PIBID- UNILA - Formación de Profesor.
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    A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
    (2019-07-18) Matujacki Júnior, Silvio José; Fernandes, Catarina Costa
    O presente trabalho traz os aspectos da disciplina Ciências no ensino Fundamental, evidenciando o papel da interdisciplinaridade na abordagem da aprendizagem significativa e sua aplicação em situações cotidianas dos alunos do 5º ano do ensino fundamental. As aulas de Ciências despertam expectativas e motivam os alunos. As crianças geralmente têm grande interesse para enfrentar desafios e investigar aspectos da natureza. Não há dúvidas de que as atividades práticas experimentais trazem importantes contribuições ao ensino de Ciências, podendo ser empregados com diferentes finalidades, através de diferentes abordagens. É importante que o professor conheça e compreenda essas possibilidades para utilizá-las de acordo com seus objetivos e suas necessidades, e com estratégias que favoreçam a aprendizagem de novos conteúdos, procedimentos e atitudes. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal João Adão da Silva, localizada no município de Foz do Iguaçu, com 1 (uma) turma do 5º ano, com 25 alunos. A Metodologia utilizada adentra-se pela pesquisa qualitativa, cujo método foi a pesquisa-ação. Assim, aplicou-se um projeto intitulado “Fazendo Ciências em sala de aula”. O estudo apontou que é possível sim ensinar Ciências utilizando projetos.
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    Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.
    (2019-08-16) Santos, Marcos Vinicius dos; Francisco, Welington
    Na atualidade, os espaços não formais de educação têm atraído um grande público para discutir e divulgar o conhecimento científico através da interação com ambientes fora da escola. Estes ambientes muitas vezes possuem características próprias, porém buscam promover também a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Partindo da necessidade de identificar as percepções dos professores ao participarem das visitas pedagógicas no programa Estação Ciências – espaço não formal de educação – elaborou-se um instrumeto de pesquisa com dez afirmações contendo respostas alternativas e justificativas (opcionais), que foi aplicado aos professores durante as visitas. Para analisar as respostas coletadas, utilizou-se de gráficos que mostram a quantidade de respostas obtidas e as porcentagens de professores que concordam, não concordam ou não souberam responder as afirmações. As respostas justificadas foram organizadas em categorias, separadas por semelhança de palavras ou temáticas. A pesquisa aponta que as atividades aplicadas no programa Estação Ciências contribuem para a aprendizagem dos estudantes e facilita a compreensão do tema devido a utilização de experimentações investigativas, que agregam ao conhecimento prévio e concretizam o pensamento científico a partir de problemas cotidianos.
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    La importancia de áreas de bosque en paisajes urbanos para la estructuración de metacomunidades de anfibios
    (2018) Benítez Fernández, Fátima Rocío; Garey, Michel Varajão
    La variación en la composición de metacomunidades es influenciada por un conjunto de factores bióticos, abióticos y por la capacidad de dispersión entre las manchas de hábitat. Sin embargo, se conoce poco al respecto de la dinámica de metacomunidades en paisajes urbanos. Con el objetivo de determinar la influencia de los factores ambientales (características de los cuerpos de agua, del paisaje circundante incluyendo el grado de urbanización) y los factores espaciales (distancia y arreglo espacial de los cuerpos de agua) en la variación de composición de especies en metacomunidades de anfibios, el presente trabajo buscó testar dos predictores: (i) la variación en la composición en la metacomunidades de los anuros será mayormente explicada por los factores ambientales que los factores espaciales; (ii) las variables del paisaje serán más importantes que las características estructurales de los cuerpos de agua en la determinación de la composición de especies en la metacomunidad de anuros. Para ello, fueron muestreados 16 cuerpos de agua en Foz do Iguazú y fueron registradas 15 especies de anuros pertenecientes a cinco familias, siendo la riqueza media por cuerpo de agua 4,56 ± 3,07. Los resultados obtenidos demuestran que la variación en la composición en áreas urbanas es mejor explicada por las variables del paisaje (14%), seguido por las variables espaciales (10%), y por último por las variables estructurales del cuerpo de agua (8%). La cantidad de áreas de bosque en el paisaje circundante y la profundidad de los cuerpos de agua son determinantes en la variación en la composición de metacomunidades de anuros existentes en las zonas urbanas y periurbanas de Foz de Iguazú. Nuestros resultados resaltan la importancia de crear y conservar bosques urbanos y periurbanos para la dinámica de la metacomunidad de anuros en ambientes urbanos
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    O ensino das Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química no Ensino Médio: um estudo a partir da “visão” dos estudantes dos 3 os anos, surdos e ouvintes, em relação a questão de conteúdo, estrutura física, materiais pedagógicos e da metodologia
    (2017-07-18) Silva, Lucas Mateus Felipe da Silva; Fellini, Dinéia Ghizzo Neto
    O desafio atual imposto à escola, baseia-se no discurso da inclusão, atribuindo ao contexto escolar, espaço de acolhimento às diferenças e o direito de todos à uma educação de qualidade, do qual a instituição e todos que dela fazem parte, adaptem-se as particularidades de todos os estudantes, respeitando à todos independente de suas condições físicas, psíquicas, econômicas ou culturais. Observa-se que muitas pesquisas têm demonstrado que a comunidade surda tem conquistado seu espaço, e na escolarização, esses sujeitos tem comprovado competências acadêmicas que vão além do desempenho de muitos estudantes ouvintes, apesar da limitação auditiva dos mesmos. Diante destas perspectivas, o objetivo desta pesquisa foi investigar como se constitui o ensino das disciplinas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), aplicado à turmas de Ensino Médio onde estudantes surdos estão matriculados, considerando portanto, a visão dos discentes dessas turmas. A pesquisa de abordagem qualitativa, caracteriza-se, portanto, por um estudo teórico e prático, do qual o aporte teórico contribuiu significativamente para o levantamento de dados, bem como, para a apresentação e discussão dos resultados, cujo o método de abordagem de investigação, foi um estudo de campo. Para responder o problema da pesquisa, foi aplicado um questionário aos estudantes surdos e ouvintes dos 3os anos do Ensino Médio do Colégio Estadual de codinome Hellen Keller, situado na cidade de Foz do Iguaçu, resultando como amostra dessa pesquisa, um total de 38 estudantes. Entre as questões levantadas, destaca-se aspectos relacionados as metodologias e estratégias utilizadas pelos docentes para o ensino das disciplinas. Observou-se que os professores ainda se utilizam de práticas tradicionais de ensino, não levando em consideração atividades adaptadas para surdos, nem tão pouco o uso de estratégias visuais no processo ensino aprendizagem. Denota-se que uso de recursos didáticos diferenciados não beneficiam somente o aprendizado dos estudantes surdos, mas também dos estudantes ouvintes e que atividades práticas contribuem para a abstração dos conceitos científicos aplicados na área de Ciências da Natureza, portanto, são edificantes e necessários.
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    O Ensino de Física na Educação Inclusiva: um estudo sobre as metodologias e estratégias utilizadas pelos professores da disciplina frente à presença de alunos surdos em sala de aula
    (UNILA, 2017-09) Lima, Marciana Kotz de; Fellini, Dinéia Ghizzo Neto
    Este trabalho teve por objetivo analisar quais metodologias e estratégias de ensino, os professores da disciplina de Física utilizam em sala de aula frente a presença de alunos surdos inclusos no Ensino Médio, na rede regular de ensino. Por se tratar de um tema ainda pouco investigado e considerando que as escolas que atendem exclusivamente alunos surdos são ambientes conhecidos por poucos, a opinião desses profissionais adquire maior importância, permitindo-nos uma incursão nessa realidade incógnita. Diante da política de inclusão atualmente defendida e objetivando a inserção do aluno surdo na escola regular, coloca-se como fundamental, o conhecimento que os professores tem a respeito das limitações e potencialidades de seus alunos, bem como, das suas necessidades para o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, tomando como prioridade, neste caso em especifico, a sua prática pedagógica. Embora, acredita-se que a presença do TILS nas situações de ensino-aprendizagem é o fator mais importante, pois é por meio deste profissional que ocorre a maioria das interações em sala de aula, apenas a presença do mesmo em sala não é o suficiente para que o aluno surdo aprenda, afinal, entende-se que este profissional é responsável apenas pela mediação da comunicação e não pelo ensino propriamente dito. Diante dessas circunstancias, desenvolveu-se uma pesquisa de campo e abordagem qualitativa, onde a coleta de dados ocorreu em quatro colégios estaduais pertencentes ao Núcleo Regional de Foz do Iguaçu que apresentaram alunos surdos matriculados no Ensino Médio no ano de 2017. Foram realizadas cinco observações das aulas de física e a aplicação de um questionário aos professores da disciplina de Física desses colégios, amostra dessa pesquisa. Caracteriza-se por ser um estudo teórico e prático, cuja fundamentação teórica baseia-se em autores como Sacks (1989), Goldfeld (1997), Lacerda (2007; 2011), Quadros (2004), entre outros que abordam a questão da inclusão de alunos surdos. Ficou evidente que muitos são os fatores que contribuem para a segregação dos surdos no contexto inclusivo, desde a falta de materiais pedagógicos, a falta de profissionais Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, a falta de metodologias diferenciadas de ensino, o desconhecimento a respeito da surdez e da língua, entre outros aspectos
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    O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática
    (2016-12-15) Oliveira, Ana Maria Correa de; Fernandes, Catarina Costa
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino da física numa perspectiva interdisciplinar propondo uma reflexão sobre a prática docente e a concepção/visão do professor acerca do ensino da Física. Pensar em interdisciplinaridade exige desacomodação e comprometimento do conhecimento, uma vez que ela deve ir além da mera justaposição de disciplinas, ou seja, ser o eixo integrador das disciplinas nos diferentes saberes e nas diferentes áreas do conhecimento, possibilitando relacioná-las com a realidade do educando, minimizando assim os efeitos da compartimentalização. A prática interdisciplinar no ensino da física pressupõe mudança em toda a estruturação de educação, uma vez que ela substitui a concepção fragmentada, unitária do ser humano; vendo-o como energia ativa, ser complexo e único, que une e interage em sociedade, sentindo as interferências de outras culturas ou gerações. Com o pressuposto de que existem representações sociais dos atores envolvidos com a avaliação escolar e tomando como referencial teórico e metodológico a Teoria das Representações Sociais, iniciada por Serge Moscovici, buscou-se conhecer, através do discurso de quatro professores de física. Os resultados das análises indicam que os professores de Física entrevistados procuram articular sua prática com os desafios da atualidade e que se preocupam também em desenvolver uma ação docente de qualidade, entretanto admitem que tem dificuldade no ensino de física devido a falta de pré requisitos trazidos pelo alunos, mas procuram trabalhar em sala de aula de forma completa mobilizada principalmente pelas questões do cotidiano para que os alunos consigam entender.