Relações Internacionais para Professores da Educação Básica

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Reflexões sobre as contribuições da gamificação como metodologia ativa no ensino de História do ensino médio.
    (2024) Leske, Gilson
    Este trabalho explora as contribuições da gamificação como metodologia ativa no en-sino de História para alunos do Ensino Médio. O estudo discute como elementos de jogo, como simulações e narrativas digitais, podem promover o engajamento e o pen-samento crítico, superando o modelo tradicional de ensino baseado em memorização. Fundamentado em uma revisão bibliográfica, o trabalho destaca como a gamificação contribui para o desenvolvimento de competências interdisciplinares e para a compre-ensão das relações internacionais. Com a gamificação, os alunos se tornam protago-nistas no processo de aprendizagem, participando de simulações históricas e diplo-máticas que incentivam a colaboração e a reflexão crítica. O estudo também aborda desafios práticos, como a necessidade de infraestrutura tecnológica e capacitação docente.
  • Item
    As contribuições do ensino plurilíngue na formação cultural e identitária latino-americana.
    (2024) Fonseca, Karina Rodrigues da
    A identidade latino-americana é marcada pela confluência de culturas, etnias e línguas (QUIJANO, 2005). Neste contexto, o ensino plurilíngue desempenha um papel fundamental na preservação da diversidade cultural e na formação identitária dos sujeitos. Este artigo visa explorar as contribuições do ensino plurilíngue na didática de línguas, destacando suas implicações para o desenvolvimento cultural e a construção da identidade latino-americana dos alunos. Além disso, com base no levantamento bibliográfico feito, esse artigo examina a importância da língua na construção da identidade cultural latino-americana. O resultado da revisão bibliográfica indica as potencialidades do ensino plurilíngue para uma educação inclusiva do ponto de vista cultural e identitário.
  • Item
    O uso do Padlet no ensino de Relações Internacionais e História na Escola Municipal Almirante Saldanha da Gama, Rio de Janeiro.
    (2024) Moreira, Danilo Sorato Oliveira
    Esta pesquisa possui por finalidade desenvolver uma atividade pedagógica com a utilização de Padlet no ensino de Relações Internacionais e História na Educação Básica. A metodologia é a pesquisa-ação a fim de sistematizar e aperfeiçoar a prática docente em História na Escola Municipal Almirante Saldanha da Gama. Como resultados, encontrou-se maior engajamento, autonomia, interesse e capacidade dos alunos de usar recursos de forma sustentável a partir do jornal digital, Jornal do Almirante. Finalmente, encontrou-se fatores limitantes para o andamento dessa prática pedagógica, tais como, problemas estruturais e pedagógicos.