Relações Internacionais para Docentes da Educação Básica

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    Rio de Janeiro-2016 e Tóquio-2021, relações internacionais, aspectos econômicos, contradições e investimentos nas Olimpíadas
    (2024) Caetano, Jean Michel Raiz Ribeiro
    Este estudo busca responder como as Relações Internacionais se relacionam com o esporte e seus grandes eventos, principalmente os Jogos Olímpicos, como acontecem essas interações e como são importantes para entendermos o contexto social no esporte dentro das relações sociais e internacionais no Brasil, o foco do estudo será os aspectos ligados a investimento e retorno financeiro ou por outras vias. Utilizando como objeto de estudo as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 em comparação com Tóquio 2020 (2021), no que tange ao investimento, infraestrutura, legado e retorno econômico e projeção internacional será enfoque deste artigo.
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    A necessidade emergente do papel das mulheres negras nas relações internacionais
    (2024) Bezerra, Irla Silva Avelino
    O campo das Relações Internacionais, tradicionalmente dominado por perspectivas masculinas e eurocêntricas, tem testemunhado um crescente reconhecimento da importância da diversidade e da inclusão. Nesse contexto, a necessidade de um papel mais proeminente das mulheres negras se torna cada vez mais urgente. Este artigo busca analisar as razões pelas quais a participação das mulheres negras nas Relações Internacionais é fundamental para enriquecer a discussão sobre temas globais e promover uma ordem internacional mais justa e equitativa.
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    Aspectos sociodemográficos da migração venezuelana
    (2024) Freitas, Lucian Rodrigues de
    O artigo analisa a migração venezuelana para o Brasil, com foco em Roraima, destacando os fatores que impulsionam esse fluxo, como a crise econômica e política na Venezuela e as oportunidades no Brasil. Usando as teorias de redes migratórias e de atração e repulsão, o estudo mostra que os laços interpessoais entre migrantes facilitam a chegada de novos indivíduos e que fatores de atração brasileiros tornam o país atrativo para refugiados. O texto examina também os desafios na integração dos migrantes no mercado de trabalho e no acesso a serviços públicos, além da política de interiorização que redistribui migrantes para aliviar a pressão sobre Roraima. Por fim, reforça a importância de políticas públicas para maximizar o potencial econômico dos migrantes e promover sua inserção formal.
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    Proposta de uma política de educação para a paz no Instituto Federal do Espírito Santo
    (2025) Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva
    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) tem a missão de promover a educação profissional pública de excelência, integrando ensino, pesquisa e extensão, para a construção de uma sociedade democrática, justa e responsável. Sua visão, seus valores e objetivos institucionais estão alinhados com sua missão, e para conseguir cumpri-la, o Instituto implementou em todos os campi vários Núcleos de apoio e acolhimento diversificado a estudantes e servidores, quais sejam: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE); Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades (NEPGENS); Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI); Núcleo de Educação Ambiental (NEA); de Arte e Cultura (NAC); Núcleo de Relações Internacionais (NRI); Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE). A construção de uma sociedade justa de democrática passa por questões relacionadas à Cultura de Paz, que, na área educacional, pode ser alcançada, mesmo que parcialmente, por meio da Educação para a Paz. Os Núcleos do Ifes, em sua essência, realizam ações que podem estar dentro do escopo do que é necessário para construir e fortalecer uma Cultura de Paz. No entanto, não se encontra em nenhuma diretriz ou política pedagógica da Instituição, menção à Cultura de Paz ou Educação para a Paz, nem estão formalmente mencionadas nos regimentos, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ou no Plano Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto. Geralmente, os Núcleos desenvolvem ações dentro dessa perspectiva, mas de forma isolada, pontual, sem uma abordagem direta com esses temas. Analisando esse contexto, surgiu uma indagação sobre de que forma os Núcleos poderiam atuar para tornar suas ações ainda mais significativas na preparação dos estudantes para serem cidadãos responsáveis e engajados em um mundo diversificado e interdependente, na busca e no desenvolvimento de uma Cultura de Paz, mediado pela Educação para a Paz.
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    Migração e fronteiras nas relações internacionais: dinâmicas geopolíticas e impactos sociopolíticos
    (2024) Silva, Renata Lorena de Miranda
    Este estudo sobre migração e fronteiras nas relações internacionais abordou as dinâmicas geopolíticas e os impactos sociopolíticos que caracterizaram o fenômeno migratório contemporâneo, especialmente no contexto da globalização, o qual, ao ampliar as possibilidades de mobilidade, reforçou igualmente as políticas de contenção fronteiriça em diversas nações. Objetivou-se analisar as interações entre os fluxos migratórios, as políticas de segurança de fronteiras e os direitos humanos, explorando as tensões que emergiram entre a soberania estatal e a necessidade de proteção dos direitos dos migrantes. A metodologia fundamentou-se em uma revisão bibliográfica ampla, dispensando-se a análise de casos específicos e focando nas principais obras acadêmicas e legislações internacionais que versam sobre a governança migratória e a gestão da mobilidade humana. Os resultados revelaram que, embora o fenômeno migratório tenha sido impulsionado por diversos fatores, como crises econômicas, conflitos políticos e busca por melhores condições de vida, a resposta dos Estados frequentemente acentuou a securitização das fronteiras, o que resultou em políticas de contenção e externalização migratória, impactando diretamente a proteção humanitária dos migrantes. Além disso, o estudo constatou que as políticas restritivas, ao priorizarem o controle territorial em detrimento da inclusão, contribuíram para a perpetuação de ciclos de exclusão econômica e social, expondo os migrantes a condições de vulnerabilidade. Concluiu-se que a gestão da migração internacional requer uma abordagem mais ética e coordenada, orientada pelo respeito aos direitos fundamentais e pela promoção de políticas migratórias inclusivas, as quais conciliem segurança e dignidade humana, conforme as diretrizes estabelecidas pelo direito internacional. Dessa forma, este estudo contribuiu para o entendimento das complexidades associadas à migração e à governança de fronteiras em um cenário globalizado e propôs a necessidade de práticas migratórias que harmonizem a proteção humanitária com os interesses de segurança estatal.
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    Meninas na ciência: a divulgação científica na educação profissional e tecnológica do Maranhão
    (2024) Souza, Francisca Márcia Costa de
    Esta pesquisa tem como campo objetal a inserção de meninas na área de STEM (sigla em inglês que significa Science, Technology, Engineering and Mathematics, ou seja, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a partir das mídias digitais, na educação profissional e tecnológica, cujo contexto é marcado por violência de gênero na escola (machismo, sexismo e misoginia), que impacta negativamente a trajetória de meninas nas carreiras acadêmicas e científicas. Assim, esta pesquisa foi alicerçada na problemática dos Direitos Humanos para meninas, na perspectiva da Educação de Qualidade (ODS 4) e da Equidade de gênero (ODS 5), bem como na aplicabilidade de conceitos e teorias problematizados nos componentes curriculares “Interseccionalidade nas Relações Internacionais”, “Integração Regional Latino-Americana”, “Organizações Internacionais” (ideal de paz mundial) e “Estudos para Paz” especificamente, relacionados às temáticas da Pós-Graduação em Relações Internacionais para a Educação Básica. Metodologicamente, partimos da pesquisa bibliográfica, com enfoque na teoria sobre gênero/feminismo, interseccionalidade/decolonialidade do poder e no princípio educativo do trabalho e da formação omnilateral de Ciência para Meninas na Educação Profissional e Tecnológica (DAVIS, 2016; FREIRE, 2019; 2018; EVARISTO, 2016; LOURO, 2016, HOOKS, 1995; FRIGOTTO, 2009). Neste contexto, utilizamos a Pesquisa-ação (BALDISSERA, 2001) que envolve a participação e a ação coletiva visando a transformação da realidade das jovens pesquisadoras. Além disso, utilizamos os documentos produzidos na página do instagram @meninas_na_ciencia_ifma e os registros das palestras, rodas de conversas e oficinas para meninas das escolas envolvidas no projeto Meninas STEM, que foram o Instituto Federal do Maranhão e Escola Estadual Fernando Castro na cidade de Buriticupu (MA). Para concluir, evidenciamos caminhos de reconhecimento e visibilidade de pesquisas de iniciação científica atravessadas pelos marcadores de raça, classe e gênero na educação profissional e tecnológica, promovemos reflexões sobre o papel da educação científica no mundo digital, contribuindo para as ações de enfrentamento à desigualdade de gênero na área de STEM.
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    O direito à educação básica de migrantes e refugiados
    (2024) Machado, Thalles Eduardo Cordeiro
    O acesso à educação básica é um direito fundamental garantido por leis internacionais e nacionais, mas a realidade de migrantes e refugiados evidencia diversos desafios para a efetivação desse direito. Barreiras linguísticas, traumas, falta de documentação, discriminação e escassez de recursos são alguns dos obstáculos enfrentados por esses indivíduos. A educação desempenha um papel crucial na integração social, no desenvolvimento de habilidades e na proteção contra a exploração. Para garantir esse direito, é necessário fortalecer a formação de professores, oferecer programas de acolhimento, desenvolver materiais didáticos adequados e promover a cooperação entre escolas, comunidades e organizações da sociedade civil.
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    Salud en estudiantes internacionales: un estudio critico
    (2024) Inés Holguin, Gloria
    Este trabajo examina la salud de los estudiantes internacionales en América Latina, destacando los desafíos que enfrentan y la relevancia de una intervención efectiva. Factores como el burnout académico, el estrés crónico y el aislamiento social afectan significativamente su rendimiento académico y bienestar. A través de un enfoque en las políticas educativas de Brasil y Colombia, y un análisis de los acuerdos internacionales en la región, se observa que la respuesta actual es insuficiente. Se proponen enfoques preventivos y estrategias de apoyo culturalmente adaptadas que permitan una experiencia educativa inclusiva, promoviendo la cooperación internacional para mejorar la calidad de vida de los estudiantes extranjeros.
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    A educação em movimento: acolhimento de crianças migrantes em Foz do Iguaçu e a articulação com as relações internacionais
    (2024) Nunes, Nathália; Orientador: Lucas Ribeiro Mesquita
    Este trabalho explora a inclusão de crianças migrantes e refugiadas no sistema educacional da Rede Municipal de Foz do Iguaçu. A autora, baseada em sua experiência docente, investiga os desafios enfrentados na adaptação linguística, cultural e social desses alunos e propõe soluções práticas para aprimorar as práticas educacionais nesse contexto multicultural.
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    A educação e a proteção dos direitos humanos da pessoa migrante: o ensino da língua portuguesa como ferramenta de acolhimento e inclusão nas escolas municipais de Várzea Grande/MT
    (2024) Guerreiro, Fabiana Luciano Bueno Pereira
    Este trabalho tem como objetivo analisar a existência de ações afirmativas que promovam o acesso à educação primária de migrantes e refugiados na rede pública de ensino da cidade de Várzea Grande, Mato Grosso. Toma como foco de pesquisa os desafios oriundos da migração e a integração destes indivíduos em novas culturas considerando o novo idioma como um dos principais obstáculos que tais migrantes enfrentam no processo de adaptação e socialização. O estudo examina como as políticas educacionais no município estão sendo implementadas para assegurar a proteção dos direitos humanos dessa população, com ênfase no acesso à educação de qualidade e na promoção da inclusão linguística e cultural. Por meio de uma análise das práticas pedagógicas, dos programas de ensino de português para falantes de outras línguas e do papel dos professores no processo de acolhimento, a pesquisa busca identificar estratégias que contribuam para uma integração mais eficaz dos migrantes. Ao final deste trabalho, verificou-se que o município desenvolveu uma resolução normativa e uma coordenação específica para a inclusão dos alunos migrantes na rede de ensino, com a elaboração de um projeto de Português como Língua de Acolhimento, denominado Salas PLAc, que está em processo de implantação na rede municipal de ensino.
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    O processo de mercantilização do ensino: plataformas e ensino precário no Paraná
    (2024) Griesang, Guilherme
    O presente trabalho possui dois objetivos centrais: o primeiro é tecer um apanhado acerca do processo de mercantilização do ensino, exemplificando como ocorre esse ato partindo das políticas recentes orquestradas no estado do Paraná. Para tanto é necessário esclarecer a aproximação das esferas público e privadas assim como o interesse em comercializar a educação, relacionado empresas tecnológicas de capitais nacionais e internacionais, e a postura de políticas internacionais em virtude de uma educação tecnológica. O segundo objetivo refere-se a compreender como o processo de mercantilização da educação assume o formato de plataformas na educação paranaense assim como em outros estados e países, e acaba por tornar precário diversos âmbitos do ensino, precarizando e descentralizando o trabalho docente, fragilizando o ensino e comprometendo o vínculo entre aluno e professor. Para tal a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, seguindo a autores que descrevem a mercantilização da educação ao passo que testemunham acerca da precarização do ensino.
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    A influência do capitalismo de plataforma na educação latino-americana
    (2024) Santos, Mateus Martins
    O presente artigo analisa o impacto do capitalismo de plataforma na educação latinoamericana. Nesse contexto, analisa-se que empresas de tecnologia, as chamadas Big Techs, ao fornecerem plataformas e ferramentas educacionais, muitas vezes baseadas na monetização de dados pessoais, podem comprometer a privacidade, ética e segurança de dados dos usuários. A mercantilização da educação, impulsionada pelo capitalismo de plataforma, transforma a educação em um produto consumível, priorizando métricas de desempenho e lucro financeiro em detrimento da experiência de aprendizagem significativa. É enfatizado o papel das Edtechs e das grandes empresas de tecnologia na transformação digital da educação, evidenciando a expansão de suas atividades na região latino-americana, ressaltando a importância de refletir criticamente sobre as implicações do capitalismo de plataforma na autonomia pedagógica na América Latina.
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    Educação para a paz: caminhos possíveis na educação infantil
    (2024) Santos, Rafaele Paulazini Majela dos
    O presente artigo aborda o tema educação para a paz, conceito que deve ser entendido pelos profissionais da educação e trabalhado desde a educação infantil, já que é parte integrante da Educação Básica. Estudos apontam que, no Brasil, os casos de violência praticadas contra crianças de 0 a 4 anos tem aumentado no período entre 2010 e 2017. Já em 2021 demonstrou que 67% das mães/pais de meninas e meninos de até 3 anos admitiram usar algum tipo de prática parental negativa com a criança. Esses dados são apontados pelo documento de prevenção de violência contra crianças. Diante disso, utilizaremos os aportes teóricos da disciplina Estudos para a Paz e o recente documento da prefeitura de São Paulo que aborda as diferentes violências contra bebês e crianças, para embasar o trabalho. Com isso, discutindo as violências e repensando práticas no caminho de uma educação para a paz na educação infantil.
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    Estudos de paz na nova ordem: dos pressupostos filosóficos aos estudos transversais
    (2024) Freitas, Joana Gabriela Soares
    Os Estudos sobre a Paz, são historicamente conhecidos por seus pensamentos críticos, representando um modelo de interpretação acerca dos fenômenos da paz e da guerra, antecedendo o próprio século XXI. Assim, diante da crescente importância de se compreender os pensamentos a luz das discussões que dominaram os estudos no contexto internacional, o trabalho terá como propósito delinear um caminho que forneça uma visão mais completa da lógica conflituosa de guerra e paz, realizando um levantamento de seu processo genealógico, a fim de privilegiar a compreensão destes pensamentos, e assim questioná-los enquanto objeto de representação e reprodução de ideias. Os estudos para a paz serão abordados por meio de uma perspectiva teórico-conceitual que apresentará seus elementos constitutivos através de suas origens e concepções. De uma forma geral, abordará sobre os princípios que fundamentaram a construção das ideias de paz numa perspectiva filosófica.
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    Cultivando diálogos: práticas de paz na educação global
    (2024) Caldeira, Rodrigo Alves ; Orientação: Ramon Blanco
    O presente trabalho desenvolve um programa educacional voltado para a promoção da paz nas escolas, focando na aplicação de temas das Relações Internacionais na Educação Básica. O objetivo principal é criar e implementar um modelo de ensino que aborde a construção da paz, a resolução de conflitos e a promoção de uma cultura de paz dentro do ambiente escolar. A metodologia empregada inclui a revisão da literatura existente sobre educação para a paz. Com base nessa revisão, o trabalho propõe um programa dividido em três módulos principais: Construção de Paz (abordagem de valores e direitos humanos), Resolução de Conflitos (técnicas de mediação e negociação) e Promoção de uma Cultura de Paz (criação de um ambiente escolar positivo). Cada módulo é estruturado para incluir atividades práticas e discussões que visam sensibilizar os alunos e promover habilidades de mediação e empatia. A implementação do programa será realizada por meio da capacitação de educadores, desenvolvimento de materiais educativos e avaliação contínua dos resultados. Os resultados esperados incluem a melhoria na dinâmica escolar, redução de conflitos e fortalecimento de uma cultura de paz entre os alunos, contribuindo para a transformação das relações interpessoais na escola. O trabalho demonstra que a integração de temas de Relações Internacionais e educação para a paz pode transformar o ambiente escolar, promovendo uma convivência mais harmoniosa e inclusiva.
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    Imperialismo e subimperialismo em Ruy Mauro Marini: breve análise sobre o estado da arte
    (2024) Rodrigues, William Cirilo Teixeira
    O presente trabalho de conclusão de curso (TCC), elaborado como elemento parcial da formação de especialista em Relações Internacionais para professores da Educação Básica, busca analisar a relevância do conceito de subimperialismo, elaborado por Ruy Mauro Marini nos anos 1960, no atual cenário acadêmico brasileiro. A pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, examina alguns artigos publicados entre os anos de 2019 e 2024, utilizando o Google Scholar como ferramenta de busca. Desenvolvendo uma breve análise sobre a maneira como o conceito de subimperialismo, que descreve a dominação regional de economias periféricas subordinadas a potências centrais, é utilizado e pelas novas produções acadêmicas nacionais.
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    Como o ensino da Lei 10.639/2003 poderia contribuir para o avanço das lutas antirracistas no ensino básico no Brasil
    (2024) Monteiro, Nadesda Augusto
    Este trabalho tem como objetivo compreender a importância no ensino da lei 10. 639/2003 na educação básica, a qual visa o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, e, com isso, elencar os impactos que ela poderia ter na educação brasileira em caso de sua plena efetivação no combate à discriminação, à intolerância de modo geral, ao racismo e na promoção e aceitação da própria cultura africana e brasileira no Brasil. Para este trabalho adotamos o método bibliográfico como forma de coleta de dados. Além disso, para o aprofundamento teórico trabalhamos com teóricas que discutem questões raciais e aplicabilidade da lei, como Nilma Lino Gomes, Petronilha Gonçalves e entre outras teóricas dos assuntos raciais no Brasil.
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    Olhares sobre as políticas educacionais no Brasil entre 2003 e 2010: a internacionalização da educação superior sob a égide do capitalismo
    (2024) Stoeckl, Bianca Petermann
    Este trabalho busca fazer uma análise crítica à política de educação superior do Brasil, promovida pelo Governo Lula entre 2003 e 2010, que esteve alinhada ao modelo hegemônico de internacionalização, seguindo os preceitos das agendas internacionais estabelecidas por organismos multilaterais. O fomento à internacionalização da educação superior foi uma importante estratégia da política externa brasileira, que ambicionava pela liderança regional. A cooperação internacional pelas vias educacionais buscou formar a imagem de um país solidário, especialmente com América Latina e África - territórios de interesse tanto político como econômico para o país. O estudo revelou o alinhamento das políticas do governo Lula às agendas neoliberais e as tensões entre o discurso da inclusão e solidariedade e as práticas de subordinação à lógica capitalista, e refletem os desafios enfrentados por países emergentes como o Brasil ao tentar navegar entre as expectativas internas de desenvolvimento social e as pressões externas por competitividade no cenário mundial.
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    Cidadanias mutiladas em tempos de Bolsonarismo: discursos e violações aos direitos humanos no Brasil - 2019 a 2022
    (2024) Ribeiro, Danilo Santos
    O artigo científico possui como tema propulsor, analisar os discursos e danos coletivos à democracia e às cidadanias em tempos de bolsonarismo. A partir de uma análise concisa, compreender as múltiplas violações aos direitos humanos ocorridas no campo discursivo no Brasil durante o período desse regime. O governo Bolsonaro, executado no Brasil no período de 2019 até 2022, foi acometido pela pandemia de COVID-19, momento crítico ao nível global. Entretanto, Bolsonaro, presidente em exercício no executivo brasileiro, foi evidenciado em diferentes mídias nacionais e internacionais pela sua tratativa aos direitos dos cidadãos brasileiros em momento de crise sanitária internacional. Entender as implicações das políticas do presidente brasileiro, sua inércia e desrespeito aos direitos humanos, suas violações e consequências ao país.
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    Neoliberalismo e educação pública brasileira: a influência do Banco Mundial no currículo escolar
    (2024) Oliveira, Bernardo Cará de
    O presente trabalho tem como objetivo identificar os atores nacionais e internacionais que incidem nas reformas educacionais no Brasil a partir de 2017 a fim de analisar os impactos arquitetados a partir do currículo oculto no que tange ao fortalecimento da ideologia neoliberal. Os documentos analisados foram homologados em 2017, tanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como “Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” publicado pelo Banco Mundial (BM). Essa pesquisa é estimulada pelo contexto dos crescentes ataques à educação pública brasileira, que movem esforços para precarização da estrutura educacional, da carreira docente e promovendo alienação e segregação nos estudantes a partir do gerencialismo no ensino. Essas ações, se materializam nos currículos escolares, de maneira direta e oculta, e por isso, são trazidas diferentes visões sobre currículo, e suas diferentes construções e propósitos. Com isso, analisamos o contexto da implementação desses documentos, bem como as formas pelas quais se dá a valorização da ideologia neoliberal.