Relações Internacionais para Docentes da Educação Básica
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Item Cooperação acadêmico-universitária no MERCOSUL: progresso e integração ou comprometimento da soberania?(2024) Moura, Amilkar Henrique Gonçalves deEste artigo tem por objetivo analisar, brevemente, o planejamento, a implantação e a implementação de alguns programas de intercâmbio universitário estabelecidos entre algumas universidades públicas do Brasil em relação a universidades de países vizinhos da América do Sul, em especial, países que compõem o Mercosul. O primordial objetivo é analisar os efeitos e as consequências dessa cooperação acadêmica e científica para o desenvolvimento educacional de nossa nação brasileira. Além de, em caráter de fomento e de corpus, analisar os objetivos secundários são não só referentes aos dados sobre a quantidade de intercâmbios e das áreas de conhecimentos envolvidas, mas também das conquistas e/ou dificuldades enfrentadas quando da eficácia e eficiências desses diversos programas de políticas públicas governamentais. Em suma, essas linhas discutirão criticamente se esses programas mais fortalecem a integração regional e a cooperação internacional ou se representam desafios e problemáticas à autonomia do Brasil na Educação e na Ciência e se de muito adianta não iniciar toda essa interconexão também já na Educação Básica. Este artigo usará uma abordagem mais qualitativa e quantitativa, sustentada por dados de fontes governamentais e acadêmicas.Item Integração regional no MERCOSUL e a influência do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional (Marca) na formação acadêmica e cultural de estudantes(2024) Corgosinho, Joice Carla de OliveiraO presente estudo analisa o impacto do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados no Sistema Arcu-Sul (Marca) no desenvolvimento acadêmico e cultural dos estudantes brasileiros de graduação e sua contribuição para a integração regional no Mercosul. O objetivo principal é investigar como a experiência de mobilidade acadêmica promovida pelo Programa Marca influencia a formação de competências e o fortalecimento de uma identidade regional compartilhada entre os países do bloco. A pesquisa é qualitativa e baseia-se em uma análise documental e revisão bibliográfica de literatura acadêmica, relatórios institucionais e documentos de políticas educacionais relacionados ao Mercosul. Os resultados indicam que o Programa Marca é um elemento basilar na formação de uma identidade regional ao permitir que os estudantes desenvolvam habilidades interculturais e compreendam melhor as realidades sociais, econômicas e culturais dos países membros. A mobilidade acadêmica também amplia a perspectiva dos estudantes sobre o papel da educação no fortalecimento da coesão regional, ainda que desafios institucionais, como a falta de padronização curricular e as limitações de financiamento, dificultem o pleno acesso à mobilidade e a integração educacional. Ao concluir que o Programa Marca promove uma identidade regional ativa e fortalece a cooperação acadêmica e cultural, o estudo sugere a importância de aprimorar políticas de suporte financeiro e administrativo para consolidar a mobilidade acadêmica como um eixo central na integração do Mercosul. Resumen El presente estudio analiza el impacto del Programa de Movilidad Académica Regional para Cursos Acreditados en el Sistema Arcu-Sur (Marca) en el desarrollo académico y cultural de los estudiantes brasileños de pregrado y su contribución a la integración regional en el Mercosur. El objetivo principal es investigar cómo la experiencia de movilidad académica promovida por el Programa Marca influye en la formación de competencias y en el fortalecimiento de una identidad regional compartida entre los países del bloque. La investigación es cualitativa y se basa en un análisis documental y revisión bibliográfica de literatura académica, informes institucionales y documentos de políticas educativas relacionados con el Mercosur. Los resultados indican que el Programa Marca es un elemento fundamental en la formación de una identidad regional al permitir que los estudiantes desarrollen habilidades interculturales y comprendan mejor las realidades sociales, económicas y culturales de los países miembros. La movilidad académica también amplía la perspectiva de los estudiantes sobre el papel de la educación en el fortalecimiento de la cohesión regional, aunque los desafíos institucionales, como la falta de estandarización curricular y las limitaciones de financiamiento, dificultan el pleno acceso a la movilidad y la integración educativa. Al concluir que el Programa Marca promueve una identidad regional activa y fortalece la cooperación académica y cultural, el estudio sugiere la importancia de mejorar las políticas de apoyo financiero y administrativo para consolidar la movilidad académica como un eje central en la integración del Mercosur.Item O papel do Brasil na governança climática global: contribuições e desafios nas negociações internacionais(2024) Santos, Gabriela de OliveiraEste artigo analisa o papel do Brasil na governança climática global, destacando suas contribuições e os desafios na implementação de compromissos ambientais. A pesquisa, baseada em revisão bibliográfica e análise documental, examina a evolução da política climática brasileira, sua participação em acordos internacionais e os obstáculos políticos e econômicos enfrentados. Apesar de seu papel estratégico, o Brasil lida com desafios como desmatamento e falta de coordenação governamental. O estudo sugere que o fortalecimento institucional, políticas de desmatamento zero e investimentos em energias renováveis são essenciais para consolidar sua liderança climática.Item A proteção ambiental na República Dominicana e os desafios internacionais: o caso da Lei 64-00(2024) Senra, Ataliba CoutoO presente estudo busca investigar, através da adoção da metodologia hermenêutica, os contextos históricos e jurídicos que inspiraram a criação e posterior promulgação da Lei 64-00 na República Dominicana. A República Dominicana é um país localizado no Caribe, ocupando cerca de dois terços da ilha de La Hispaniola, que compartilha com o Haiti. Conhecida por suas belas praias e natureza exuberante, a República Dominicana é um destino turístico bastante popular no mundo. A Lei 64-00 reflete a profunda preocupação do povo dominicano em garantir a proteção de um meio ambiente puro, seguro e equilibrado. O artigo segue o método histórico-dedutivo, fundamentado em uma base teórica, consolidada por meio da consulta a obras de relevância dos renomados juristas, como Santa Moreno, Marco Antonio Besares Escobar e Cirilo de Jesús Guzmán Sanchez entre outros mestres do direito dominicano. Além disso, o estudo realiza uma análise do conjunto de leis ambientais que integram o sistema jurídico dominicano. Simultaneamente, oferece uma visão abrangente sobre os conceitos, princípios e fundamentos que orientam a política ambiental do país. Ao final, o trabalho almeja destacar o comprometimento do povo dominicano em promover a preservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, evidenciando a inquestionável importância da Lei 64-00 como um marco crucial na luta pela preservação ambiental e pelo equilíbrio ecológico na República Dominicana. Resumen El presente estudio busca investigar, mediante la adopción de la metodología hermenéutica, los contextos históricos y jurídicos que inspiraron la creación y posterior promulgación de la Ley 64-00 en la República Dominicana. La República Dominicana es un país ubicado en el Caribe, que ocupa alrededor de dos tercios de la isla de La Española, que comparte con Haití. Conocida por sus hermosas playas y naturaleza exuberante, la República Dominicana es un destino turístico muy popular en el mundo. La Ley 64-00 refleja la profunda preocupación del pueblo dominicano por garantizar la protección de un medio ambiente puro, seguro y equilibrado. El artículo sigue el método histórico-deductivo, fundamentado en una base teórica consolidada mediante la consulta de obras relevantes de renombrados juristas, como Santa Moreno, Marco Antonio Besares Escobar y Cirilo de Jesús GuzmánSanchez entre otros maestros del derecho dominicano. Además, el estudio realiza un análisis del conjunto de leyes ambientales que integran el sistema jurídico dominicano. Simultáneamente, ofrece una visión amplia sobre los conceptos, principios y fundamentos que orientan la política ambiental del país. Al final, el trabajo aspira a destacar el compromiso del pueblo dominicano en promover la preservación de un medio ambiente ecológicamente equilibrado, evidenciando la innegable importancia de la Ley 64-00 como un hito crucial en la lucha por la preservación ambiental y el equilibrio ecológico en la República Dominicana.Item O espanhol no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e o seu espaço na perspectiva da integração regional(2024) Alencar, Beatriz AparecidaA língua espanhola tem vivenciado, recentemente, cenários desfavoráveis no Brasil: depois de um período áureo no início dos anos 2000, a língua foi gradativamente se apagando no ambiente escolar tanto nas esferas municipais, estaduais quanto federais. Apesar da busca por uma educação integral nos institutos federais de educação nota-se que esta invisibilidade da língua espanhola também não passa ilesa nessas escolas técnicas integradas. Neste sentido, este trabalho pretende trazer brevemente o histórico do ensino de língua espanhola no IFMS bem como iniciativas que buscam a manutenção do ensino ou da promoção de momentos que alertem para a importância da língua na instituição. Sendo assim, nosso objetivo principal é refletir sobre a necessidade da inclusão e da existência dessa língua nos cursos do IFMS, tendo em vista que a instituição está localizada na fronteira oeste, os anseios de integração regional já pensados pelo Mercosul e agora pela concretização da Rota Bioceânica. Para tanto, o estudo será estruturado a partir de pesquisa bibliográfica e documental e será composto por um tópico que tratará das concepções e do histórico da instituição e sobre a localização e os fatores econômicos sociais do espaço em que está implantada a instituição. Discutirá sobre como a língua espanhola tem sobrevivido na instituição desde a sua criação e busca refletir sobre a importância da inclusão e/ou manutenção do ensino dessa língua em uma região limítrofe com países que possuem a língua espanhola como oficial (Paraguai e Bolívia). Espera-se com este estudo, discutir sobre a importância da língua espanhola e do seu ensino e da relevância de ações que busquem a internacionalização e a cooperação institucional entre o IFMS e as instituições escolares de países vizinhos. Ações essas que poderão contar positivamente nos diferentes cenários econômicos, educacionais, regionais e sociais em que o IFMS venha a se inserir e contribuirá na formação de estudantes no que tange o caráter linguístico, profissional e social. Resumen El idioma español ha vivido, recientemente, circunstancias desfavorables no Brasil: luego de una época dorada que inició en el año 2000, el idioma fue desapareciendo paulatinamente en el ámbito escolar tanto a nivel municipal, estatal como federal. Pese a la búsqueda de una educación integral en los institutos educativos federales, se advierte que esa invisibilidad de la lengua española tampoco sale ilesa en las escuelas técnicas integradas. En este sentido, este trabajo pretende esbozar brevemente la historia de la enseñanza de la lengua española en IFMS como iniciativas que buscan mantener la enseñanza o promover momentos que nos alerten sobre la importancia de la lengua en la institución. Así, nuestro principal objetivo es reflexionar sobre la necesidad de inclusión y existencia del lenguaje en los cursos IFMS, considerando que la institución está ubicada en la frontera occidental, los anhelos de integración regional fueron diseñados para el Mercosur y ahora están en proceso de concretarse con la Ruta Bioceánica. Por lo tanto, el estudio se estructurará con base en investigaciones bibliográficas y documentales y constará de un tema que abordará las concepciones e historia de la institución y sobre la ubicación y factores socioeconómicos del espacio en el que se ubica la institución. Se discutirá cómo la lengua española ha sobrevivido en la institución desde su creación y se busca reflexionar sobre la importancia de incluir y/o mantener la enseñanza de esta lengua en una región limítrofe con países que tienen la lengua española como lengua oficial (Paraguay y Bolivia). Se espera que este estudio discuta la importancia de la lengua española y su enseñanza y la relevancia de acciones que busquen la internacionalización y la cooperación institucional entre los SIAF y las instituciones escolares de los países vecinos. Estas acciones podrían tener un impacto positivo en los diferentes escenarios económicos, educativos, regionales y sociales en los que se insertará el IFMS y contribuirán a la formación de los estudiantes en términos de aspectos lingüísticos, profesionales y sociales.Item Reparação histórica e imperialismo nas relações internacionais contemporâneas(2024) Silva, Victor Ferreira eEste trabalho objetiva analisar a questão da reparação histórica e o atual estágio desse debate ético-político no cenário internacional, como problemática das Relações Internacionais contemporâneas. Entende-se que as reparações pelos danos dos períodos coloniais nos países do sul global é um dos temas fundamentais da política externa de muitos governos, e um importante movimento de reivindicações tem crescido nesse sentido. Buscamos analisar o modelo econômico geral das colonizações e do imperialismo dos séculos XIX e XX, base da argumentação em torno das reparações, bem como os estudos que embasam os pedidos já feitos e as diferentes formas de reparação que se apresentam no contexto internacional contemporâneo. Por fim, abordamos a relação desse debate com a estrutura de poder nas Relações Internacionais, marcada pelo controle das economias hegemônicas, constituindo esta estrutura um impedimento para o avanço real das reparações históricas devidas. Resumen Este trabajo tiene como objetivo analizar la cuestión de la reparación histórica y el estado actual de este debate ético-político en el escenario internacional, como un problema de las Relaciones Internacionales contemporáneas. Se entiende que las reparaciones por los daños causados por los períodos coloniales en los países del sur global son uno de los temas fundamentales de la política exterior de muchos gobiernos, y ha crecido un importante movimiento de demandas al respecto. Buscamos analizar el modelo económico general de la colonización y el imperialismo en los siglos XIX y XX, las bases de los argumentos en torno a las reparaciones, así como los estudios que sustentan los pedidos ya realizados y las diferentes formas de reparación que se presentan en la época contemporánea internacional. Finalmente, abordamos la relación de este debate con la estructura de poder en las Relaciones Internacionales, marcada por el control de las economías hegemónicas, constituyendo esta estructura um impedimento para el avance real de las debidas reparaciones históricas.Item O uso de tecnologias digitais para a melhor compreensão e análise sobre educação financeira(2024) Silva, Wilson Aparecido daO presente trabalho será uma proposta de sequência didática para alunos da 3ª série do ensino médio pautada no ensino da matemática financeira, com o uso de tecnologias digitais, como principal ferramenta para discussão de diferentes questões socioeconômicas da América Latina e Caribe. Deste modo, buscamos analisar se o uso de tecnologias digitais contribuiu de forma significativa no aprendizado da matemática financeira e se esta é realmente essencial para uma formação mais cidadã. Aliás, para Méheut (2005) sequência didática como uma sequência de aulas cujas atividades fundamentadas em diferentes abordagens de ensino visam auxiliar o aluno na compreensão do conhecimento científico escolar, ele ainda propõe que durante a estruturação de sequências didáticas se busque articular quatro componentes básicos do processo de ensino e aprendizagem: o docente, os discentes, o mundo material e o conhecimento científico. Desta forma, como metodologia proposta, foram ministradas três aulas, que envolveram trabalhos teóricos, interpretação de textos, análise de vídeos, e a execução e manipulação de tecnologias digitais para a discussão sobre hipóteses e análises de dados. Conforme Pozo e Crespo (1998) uma aprendizagem que possa fazer sentido para os estudantes requer uma (re)estruturação conceitual e o uso de diferentes estratégias de ensino, ou seja, muitas vezes o professor precisa fugir do tradicional e inovar em suas aulas. O uso de tecnologias digitais pode ser uma dessas estratégias. Durante os trabalhos, as reações, participações e interpretações apresentadas pelos alunos mostraram que o emprego de uma sequência didática planejada, com atividades diferenciadas e complementares, propiciou uma melhor aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo.Item O Brasil no cenário internacional pós-independência: desafios e estratégias diplomáticas na primeira década da monarquia(2024) Gonçalves, Darilêde Oliveira LimaEsta pesquisa tem como objetivo valorizar a importância do reconhecimento nacional e internacional do Brasil durante o primeiro reinado, debruçaremos em discussões sobre os aspectos históricos, políticos e diplomáticos que influenciaram as relações do Brasil com outras nações, bem como os desafios e conflitos enfrentados no contexto da época como o reconhecimento da soberania brasileira pelos Estados Unidos e Inglaterra, também abordaremos, a relevância das relações comerciais para a diplomacia e economia do Brasil Imperial. A busca pelo reconhecimento internacional foi um dos maiores desafios do Brasil recém-independente, destacando-se pelo o cenário internacional da época, embora marcado por conflitos e reconfigurações geopolíticas, o reconhecimento internacional foi fundamental para a consolidação do Estado brasileiro. Esse processo foi marcado por diversas dificuldades e negociações. Apresentaremos nesta pesquisa um estudo bibliográfico que visa analisar desafio do reconhecimento das relações nacionais e internacionais do Brasil nos primeiros anos da monarquia, abordando os fatores que levaram à independência do Brasil destacando a importância de D. Pedro I nesse processo e os principais desafios encontrado para o reconhecimento da nova nação independente, razões pelas quais outras nações hesitaram em reconhecer a independência e suas posições em relação ao Brasil, identificar quais narrativas históricas impactaram diretamente o governo em seu primeiro reinado que tinha como monarca D. Pedro l, monarca este que esteve superando desafios e as consequências do reconhecimento na avaliação dos impactos internacionais e na consolidação do Estado Brasileiro nas suas implicações do reconhecimento perante as relações econômicas e políticas. Buscaremos identificar a como se deu a sua conservação, desenvolvimento, seu engajamento político e econômico em suas relações internas e externas, junto as narrativas em uma revisão bibliográfica dialogando com autores como Amado Luiz Cervo, Clodoaldo Bueno, Igor Moreira Moraes, Boris Fausto, dentre outros teóricos.Item A nova geopolítica do Brasil: análise das implicações da expansão do BRICS nas relações exteriores e na política econômica brasileira(2024) Silva, Rodrigo RamosEste artigo analisa os motivações e impactos da expansão do BRICS na política externa e nas relações econômicas do Brasil. O surgimento do bloco como um contraponto ao Grupo dos sete (G7), tem sido objeto de muita atenção e debate, pois as relações de poder estão sofrendo transformações significativas. Para o Brasil, a expansão do BRICS representa um leque de oportunidades, com acentuadas ressalvas. O bloco, diverso em sua composição, em caráter político, econômico, social e cultural, além das questões geográficas, que o distinguem dos demais blocos já consolidados, oferece oportunidades de diversificação de parcerias comerciais, acesso a novos mercados e maior influência política. A hegemonia dos Estados Unidos não se configura como no pós-guerra fria, embora sua dominância seja incontestável, hoje vivemos em um mundo multipolar setorialmente. No entanto, a ascensão de novas potências dentro do grupo e as crescentes tensões geopolíticas entre o BRICS e o Ocidente exigem do Brasil mais pragmatismo. Em termos econômicos, a expansão pode impulsionar o comércio e os investimentos e exportações do Brasil com os novos membros, e suas possíveis conexões com o Mercado comum do Sul (MERCOSUL), mas também traz o desafio da crescente concorrência, especialmente em relação a China e Índia. O artigo adota uma metodologia predominantemente qualitativa, baseada na análise de documentos oficiais, discursos de autoridades, artigos acadêmicos e notícias relevantes. Conclui-se que o Brasil precisa se preparar para os desafios e oportunidades que a expansão do BRICS apresenta, adotando uma estratégia proativa e o investimento em áreas estratégicas.Item Rio de Janeiro-2016 e Tóquio-2021, relações internacionais, aspectos econômicos, contradições e investimentos nas Olimpíadas(2024) Caetano, Jean Michel Raiz RibeiroEste estudo busca responder como as Relações Internacionais se relacionam com o esporte e seus grandes eventos, principalmente os Jogos Olímpicos, como acontecem essas interações e como são importantes para entendermos o contexto social no esporte dentro das relações sociais e internacionais no Brasil, o foco do estudo será os aspectos ligados a investimento e retorno financeiro ou por outras vias. Utilizando como objeto de estudo as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 em comparação com Tóquio 2020 (2021), no que tange ao investimento, infraestrutura, legado e retorno econômico e projeção internacional será enfoque deste artigo.Item A necessidade emergente do papel das mulheres negras nas relações internacionais(2024) Bezerra, Irla Silva AvelinoO campo das Relações Internacionais, tradicionalmente dominado por perspectivas masculinas e eurocêntricas, tem testemunhado um crescente reconhecimento da importância da diversidade e da inclusão. Nesse contexto, a necessidade de um papel mais proeminente das mulheres negras se torna cada vez mais urgente. Este artigo busca analisar as razões pelas quais a participação das mulheres negras nas Relações Internacionais é fundamental para enriquecer a discussão sobre temas globais e promover uma ordem internacional mais justa e equitativa.Item Aspectos sociodemográficos da migração venezuelana(2024) Freitas, Lucian Rodrigues deO artigo analisa a migração venezuelana para o Brasil, com foco em Roraima, destacando os fatores que impulsionam esse fluxo, como a crise econômica e política na Venezuela e as oportunidades no Brasil. Usando as teorias de redes migratórias e de atração e repulsão, o estudo mostra que os laços interpessoais entre migrantes facilitam a chegada de novos indivíduos e que fatores de atração brasileiros tornam o país atrativo para refugiados. O texto examina também os desafios na integração dos migrantes no mercado de trabalho e no acesso a serviços públicos, além da política de interiorização que redistribui migrantes para aliviar a pressão sobre Roraima. Por fim, reforça a importância de políticas públicas para maximizar o potencial econômico dos migrantes e promover sua inserção formal.Item Proposta de uma política de educação para a paz no Instituto Federal do Espírito Santo(2025) Bassani, Sandra Mara Mendes da SilvaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) tem a missão de promover a educação profissional pública de excelência, integrando ensino, pesquisa e extensão, para a construção de uma sociedade democrática, justa e responsável. Sua visão, seus valores e objetivos institucionais estão alinhados com sua missão, e para conseguir cumpri-la, o Instituto implementou em todos os campi vários Núcleos de apoio e acolhimento diversificado a estudantes e servidores, quais sejam: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE); Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades (NEPGENS); Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI); Núcleo de Educação Ambiental (NEA); de Arte e Cultura (NAC); Núcleo de Relações Internacionais (NRI); Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE). A construção de uma sociedade justa de democrática passa por questões relacionadas à Cultura de Paz, que, na área educacional, pode ser alcançada, mesmo que parcialmente, por meio da Educação para a Paz. Os Núcleos do Ifes, em sua essência, realizam ações que podem estar dentro do escopo do que é necessário para construir e fortalecer uma Cultura de Paz. No entanto, não se encontra em nenhuma diretriz ou política pedagógica da Instituição, menção à Cultura de Paz ou Educação para a Paz, nem estão formalmente mencionadas nos regimentos, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ou no Plano Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto. Geralmente, os Núcleos desenvolvem ações dentro dessa perspectiva, mas de forma isolada, pontual, sem uma abordagem direta com esses temas. Analisando esse contexto, surgiu uma indagação sobre de que forma os Núcleos poderiam atuar para tornar suas ações ainda mais significativas na preparação dos estudantes para serem cidadãos responsáveis e engajados em um mundo diversificado e interdependente, na busca e no desenvolvimento de uma Cultura de Paz, mediado pela Educação para a Paz.Item Migração e fronteiras nas relações internacionais: dinâmicas geopolíticas e impactos sociopolíticos(2024) Silva, Renata Lorena de MirandaEste estudo sobre migração e fronteiras nas relações internacionais abordou as dinâmicas geopolíticas e os impactos sociopolíticos que caracterizaram o fenômeno migratório contemporâneo, especialmente no contexto da globalização, o qual, ao ampliar as possibilidades de mobilidade, reforçou igualmente as políticas de contenção fronteiriça em diversas nações. Objetivou-se analisar as interações entre os fluxos migratórios, as políticas de segurança de fronteiras e os direitos humanos, explorando as tensões que emergiram entre a soberania estatal e a necessidade de proteção dos direitos dos migrantes. A metodologia fundamentou-se em uma revisão bibliográfica ampla, dispensando-se a análise de casos específicos e focando nas principais obras acadêmicas e legislações internacionais que versam sobre a governança migratória e a gestão da mobilidade humana. Os resultados revelaram que, embora o fenômeno migratório tenha sido impulsionado por diversos fatores, como crises econômicas, conflitos políticos e busca por melhores condições de vida, a resposta dos Estados frequentemente acentuou a securitização das fronteiras, o que resultou em políticas de contenção e externalização migratória, impactando diretamente a proteção humanitária dos migrantes. Além disso, o estudo constatou que as políticas restritivas, ao priorizarem o controle territorial em detrimento da inclusão, contribuíram para a perpetuação de ciclos de exclusão econômica e social, expondo os migrantes a condições de vulnerabilidade. Concluiu-se que a gestão da migração internacional requer uma abordagem mais ética e coordenada, orientada pelo respeito aos direitos fundamentais e pela promoção de políticas migratórias inclusivas, as quais conciliem segurança e dignidade humana, conforme as diretrizes estabelecidas pelo direito internacional. Dessa forma, este estudo contribuiu para o entendimento das complexidades associadas à migração e à governança de fronteiras em um cenário globalizado e propôs a necessidade de práticas migratórias que harmonizem a proteção humanitária com os interesses de segurança estatal.Item Meninas na ciência: a divulgação científica na educação profissional e tecnológica do Maranhão(2024) Souza, Francisca Márcia Costa deEsta pesquisa tem como campo objetal a inserção de meninas na área de STEM (sigla em inglês que significa Science, Technology, Engineering and Mathematics, ou seja, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a partir das mídias digitais, na educação profissional e tecnológica, cujo contexto é marcado por violência de gênero na escola (machismo, sexismo e misoginia), que impacta negativamente a trajetória de meninas nas carreiras acadêmicas e científicas. Assim, esta pesquisa foi alicerçada na problemática dos Direitos Humanos para meninas, na perspectiva da Educação de Qualidade (ODS 4) e da Equidade de gênero (ODS 5), bem como na aplicabilidade de conceitos e teorias problematizados nos componentes curriculares “Interseccionalidade nas Relações Internacionais”, “Integração Regional Latino-Americana”, “Organizações Internacionais” (ideal de paz mundial) e “Estudos para Paz” especificamente, relacionados às temáticas da Pós-Graduação em Relações Internacionais para a Educação Básica. Metodologicamente, partimos da pesquisa bibliográfica, com enfoque na teoria sobre gênero/feminismo, interseccionalidade/decolonialidade do poder e no princípio educativo do trabalho e da formação omnilateral de Ciência para Meninas na Educação Profissional e Tecnológica (DAVIS, 2016; FREIRE, 2019; 2018; EVARISTO, 2016; LOURO, 2016, HOOKS, 1995; FRIGOTTO, 2009). Neste contexto, utilizamos a Pesquisa-ação (BALDISSERA, 2001) que envolve a participação e a ação coletiva visando a transformação da realidade das jovens pesquisadoras. Além disso, utilizamos os documentos produzidos na página do instagram @meninas_na_ciencia_ifma e os registros das palestras, rodas de conversas e oficinas para meninas das escolas envolvidas no projeto Meninas STEM, que foram o Instituto Federal do Maranhão e Escola Estadual Fernando Castro na cidade de Buriticupu (MA). Para concluir, evidenciamos caminhos de reconhecimento e visibilidade de pesquisas de iniciação científica atravessadas pelos marcadores de raça, classe e gênero na educação profissional e tecnológica, promovemos reflexões sobre o papel da educação científica no mundo digital, contribuindo para as ações de enfrentamento à desigualdade de gênero na área de STEM.Item O direito à educação básica de migrantes e refugiados(2024) Machado, Thalles Eduardo CordeiroO acesso à educação básica é um direito fundamental garantido por leis internacionais e nacionais, mas a realidade de migrantes e refugiados evidencia diversos desafios para a efetivação desse direito. Barreiras linguísticas, traumas, falta de documentação, discriminação e escassez de recursos são alguns dos obstáculos enfrentados por esses indivíduos. A educação desempenha um papel crucial na integração social, no desenvolvimento de habilidades e na proteção contra a exploração. Para garantir esse direito, é necessário fortalecer a formação de professores, oferecer programas de acolhimento, desenvolver materiais didáticos adequados e promover a cooperação entre escolas, comunidades e organizações da sociedade civil.Item Salud en estudiantes internacionales: un estudio critico(2024) Inés Holguin, GloriaEste trabajo examina la salud de los estudiantes internacionales en América Latina, destacando los desafíos que enfrentan y la relevancia de una intervención efectiva. Factores como el burnout académico, el estrés crónico y el aislamiento social afectan significativamente su rendimiento académico y bienestar. A través de un enfoque en las políticas educativas de Brasil y Colombia, y un análisis de los acuerdos internacionales en la región, se observa que la respuesta actual es insuficiente. Se proponen enfoques preventivos y estrategias de apoyo culturalmente adaptadas que permitan una experiencia educativa inclusiva, promoviendo la cooperación internacional para mejorar la calidad de vida de los estudiantes extranjeros.Item A educação em movimento: acolhimento de crianças migrantes em Foz do Iguaçu e a articulação com as relações internacionais(2024) Nunes, Nathália; Orientador: Lucas Ribeiro MesquitaEste trabalho explora a inclusão de crianças migrantes e refugiadas no sistema educacional da Rede Municipal de Foz do Iguaçu. A autora, baseada em sua experiência docente, investiga os desafios enfrentados na adaptação linguística, cultural e social desses alunos e propõe soluções práticas para aprimorar as práticas educacionais nesse contexto multicultural.Item A educação e a proteção dos direitos humanos da pessoa migrante: o ensino da língua portuguesa como ferramenta de acolhimento e inclusão nas escolas municipais de Várzea Grande/MT(2024) Guerreiro, Fabiana Luciano Bueno PereiraEste trabalho tem como objetivo analisar a existência de ações afirmativas que promovam o acesso à educação primária de migrantes e refugiados na rede pública de ensino da cidade de Várzea Grande, Mato Grosso. Toma como foco de pesquisa os desafios oriundos da migração e a integração destes indivíduos em novas culturas considerando o novo idioma como um dos principais obstáculos que tais migrantes enfrentam no processo de adaptação e socialização. O estudo examina como as políticas educacionais no município estão sendo implementadas para assegurar a proteção dos direitos humanos dessa população, com ênfase no acesso à educação de qualidade e na promoção da inclusão linguística e cultural. Por meio de uma análise das práticas pedagógicas, dos programas de ensino de português para falantes de outras línguas e do papel dos professores no processo de acolhimento, a pesquisa busca identificar estratégias que contribuam para uma integração mais eficaz dos migrantes. Ao final deste trabalho, verificou-se que o município desenvolveu uma resolução normativa e uma coordenação específica para a inclusão dos alunos migrantes na rede de ensino, com a elaboração de um projeto de Português como Língua de Acolhimento, denominado Salas PLAc, que está em processo de implantação na rede municipal de ensino.Item O processo de mercantilização do ensino: plataformas e ensino precário no Paraná(2024) Griesang, GuilhermeO presente trabalho possui dois objetivos centrais: o primeiro é tecer um apanhado acerca do processo de mercantilização do ensino, exemplificando como ocorre esse ato partindo das políticas recentes orquestradas no estado do Paraná. Para tanto é necessário esclarecer a aproximação das esferas público e privadas assim como o interesse em comercializar a educação, relacionado empresas tecnológicas de capitais nacionais e internacionais, e a postura de políticas internacionais em virtude de uma educação tecnológica. O segundo objetivo refere-se a compreender como o processo de mercantilização da educação assume o formato de plataformas na educação paranaense assim como em outros estados e países, e acaba por tornar precário diversos âmbitos do ensino, precarizando e descentralizando o trabalho docente, fragilizando o ensino e comprometendo o vínculo entre aluno e professor. Para tal a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, seguindo a autores que descrevem a mercantilização da educação ao passo que testemunham acerca da precarização do ensino.
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