Relações Internacionais para Docentes da Educação Básica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Relações Internacionais para Docentes da Educação Básica por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 44
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A cultura da paz no ensino de língua inglesa mediado por tecnologias digitais(2024) Moraes, Brenda Fernanda Silva deA pesquisa, de caráter bibliográfico, explora principalmente o tema das Tecnologias Digitais e sua interface com a aprendizagem de língua inglesa a partir do conceito da cultura da paz. Para isso, discorre a necessidade de desenvolvimento de letramento digital, da autonomia dos estudantes e a importância em se promover a cultura da paz nos espaços de aprendizagem. A partir do referencial teórico, o estudo defende uma educação humanística que enfatize o diálogo e a convivência pacífica. Reflete sobre como a aproximação dos interesses dos discentes, por meio do uso de ferramentas digitais no ensino em sala de aula, pode ser uma forma de promover a paz no ambiente escolar. Como exemplo de alternativa para a integração de tecnologias digitais na promoção da cultura da paz no ensino de Língua Inglesa, foi utilizado citado o aplicativo de linguagens e gamificação Duolingo.Item A educação e a proteção dos direitos humanos da pessoa migrante: o ensino da língua portuguesa como ferramenta de acolhimento e inclusão nas escolas municipais de Várzea Grande/MT(2024) Guerreiro, Fabiana Luciano Bueno PereiraEste trabalho tem como objetivo analisar a existência de ações afirmativas que promovam o acesso à educação primária de migrantes e refugiados na rede pública de ensino da cidade de Várzea Grande, Mato Grosso. Toma como foco de pesquisa os desafios oriundos da migração e a integração destes indivíduos em novas culturas considerando o novo idioma como um dos principais obstáculos que tais migrantes enfrentam no processo de adaptação e socialização. O estudo examina como as políticas educacionais no município estão sendo implementadas para assegurar a proteção dos direitos humanos dessa população, com ênfase no acesso à educação de qualidade e na promoção da inclusão linguística e cultural. Por meio de uma análise das práticas pedagógicas, dos programas de ensino de português para falantes de outras línguas e do papel dos professores no processo de acolhimento, a pesquisa busca identificar estratégias que contribuam para uma integração mais eficaz dos migrantes. Ao final deste trabalho, verificou-se que o município desenvolveu uma resolução normativa e uma coordenação específica para a inclusão dos alunos migrantes na rede de ensino, com a elaboração de um projeto de Português como Língua de Acolhimento, denominado Salas PLAc, que está em processo de implantação na rede municipal de ensino.Item A educação em movimento: acolhimento de crianças migrantes em Foz do Iguaçu e a articulação com as relações internacionais(2024) Nunes, Nathália; Orientador: Lucas Ribeiro MesquitaEste trabalho explora a inclusão de crianças migrantes e refugiadas no sistema educacional da Rede Municipal de Foz do Iguaçu. A autora, baseada em sua experiência docente, investiga os desafios enfrentados na adaptação linguística, cultural e social desses alunos e propõe soluções práticas para aprimorar as práticas educacionais nesse contexto multicultural.Item A importância da cultura de paz em escolas de educação básica(2024) Amorim, Naiara OliveiraO presente trabalho destaca da cultura de paz nas escolas, segundo as Diretrizes Curriculares e o PNE. Inicialmente , este trabalho irá discutir qual é as possibilidades, o conceito de paz proposto por Montessori, estabelecendo-se uma relação com as Leis da Educação Básica. Além disso, buscar-se a debater o conceito de paz atrelado a sua relevância da mediação do profissional docente: desenvolvimento de políticas públicas para a educação como proposta pedagógica.Item A influência do capitalismo de plataforma na educação latino-americana(2024) Santos, Mateus MartinsO presente artigo analisa o impacto do capitalismo de plataforma na educação latinoamericana. Nesse contexto, analisa-se que empresas de tecnologia, as chamadas Big Techs, ao fornecerem plataformas e ferramentas educacionais, muitas vezes baseadas na monetização de dados pessoais, podem comprometer a privacidade, ética e segurança de dados dos usuários. A mercantilização da educação, impulsionada pelo capitalismo de plataforma, transforma a educação em um produto consumível, priorizando métricas de desempenho e lucro financeiro em detrimento da experiência de aprendizagem significativa. É enfatizado o papel das Edtechs e das grandes empresas de tecnologia na transformação digital da educação, evidenciando a expansão de suas atividades na região latino-americana, ressaltando a importância de refletir criticamente sobre as implicações do capitalismo de plataforma na autonomia pedagógica na América Latina.Item A necessidade emergente do papel das mulheres negras nas relações internacionais(2024) Bezerra, Irla Silva AvelinoO campo das Relações Internacionais, tradicionalmente dominado por perspectivas masculinas e eurocêntricas, tem testemunhado um crescente reconhecimento da importância da diversidade e da inclusão. Nesse contexto, a necessidade de um papel mais proeminente das mulheres negras se torna cada vez mais urgente. Este artigo busca analisar as razões pelas quais a participação das mulheres negras nas Relações Internacionais é fundamental para enriquecer a discussão sobre temas globais e promover uma ordem internacional mais justa e equitativa.Item A nova geopolítica do Brasil: análise das implicações da expansão do BRICS nas relações exteriores e na política econômica brasileira(2024) Silva, Rodrigo RamosEste artigo analisa os motivações e impactos da expansão do BRICS na política externa e nas relações econômicas do Brasil. O surgimento do bloco como um contraponto ao Grupo dos sete (G7), tem sido objeto de muita atenção e debate, pois as relações de poder estão sofrendo transformações significativas. Para o Brasil, a expansão do BRICS representa um leque de oportunidades, com acentuadas ressalvas. O bloco, diverso em sua composição, em caráter político, econômico, social e cultural, além das questões geográficas, que o distinguem dos demais blocos já consolidados, oferece oportunidades de diversificação de parcerias comerciais, acesso a novos mercados e maior influência política. A hegemonia dos Estados Unidos não se configura como no pós-guerra fria, embora sua dominância seja incontestável, hoje vivemos em um mundo multipolar setorialmente. No entanto, a ascensão de novas potências dentro do grupo e as crescentes tensões geopolíticas entre o BRICS e o Ocidente exigem do Brasil mais pragmatismo. Em termos econômicos, a expansão pode impulsionar o comércio e os investimentos e exportações do Brasil com os novos membros, e suas possíveis conexões com o Mercado comum do Sul (MERCOSUL), mas também traz o desafio da crescente concorrência, especialmente em relação a China e Índia. O artigo adota uma metodologia predominantemente qualitativa, baseada na análise de documentos oficiais, discursos de autoridades, artigos acadêmicos e notícias relevantes. Conclui-se que o Brasil precisa se preparar para os desafios e oportunidades que a expansão do BRICS apresenta, adotando uma estratégia proativa e o investimento em áreas estratégicas.Item A proteção ambiental na República Dominicana e os desafios internacionais: o caso da Lei 64-00(2024) Senra, Ataliba CoutoO presente estudo busca investigar, através da adoção da metodologia hermenêutica, os contextos históricos e jurídicos que inspiraram a criação e posterior promulgação da Lei 64-00 na República Dominicana. A República Dominicana é um país localizado no Caribe, ocupando cerca de dois terços da ilha de La Hispaniola, que compartilha com o Haiti. Conhecida por suas belas praias e natureza exuberante, a República Dominicana é um destino turístico bastante popular no mundo. A Lei 64-00 reflete a profunda preocupação do povo dominicano em garantir a proteção de um meio ambiente puro, seguro e equilibrado. O artigo segue o método histórico-dedutivo, fundamentado em uma base teórica, consolidada por meio da consulta a obras de relevância dos renomados juristas, como Santa Moreno, Marco Antonio Besares Escobar e Cirilo de Jesús Guzmán Sanchez entre outros mestres do direito dominicano. Além disso, o estudo realiza uma análise do conjunto de leis ambientais que integram o sistema jurídico dominicano. Simultaneamente, oferece uma visão abrangente sobre os conceitos, princípios e fundamentos que orientam a política ambiental do país. Ao final, o trabalho almeja destacar o comprometimento do povo dominicano em promover a preservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, evidenciando a inquestionável importância da Lei 64-00 como um marco crucial na luta pela preservação ambiental e pelo equilíbrio ecológico na República Dominicana. Resumen El presente estudio busca investigar, mediante la adopción de la metodología hermenéutica, los contextos históricos y jurídicos que inspiraron la creación y posterior promulgación de la Ley 64-00 en la República Dominicana. La República Dominicana es un país ubicado en el Caribe, que ocupa alrededor de dos tercios de la isla de La Española, que comparte con Haití. Conocida por sus hermosas playas y naturaleza exuberante, la República Dominicana es un destino turístico muy popular en el mundo. La Ley 64-00 refleja la profunda preocupación del pueblo dominicano por garantizar la protección de un medio ambiente puro, seguro y equilibrado. El artículo sigue el método histórico-deductivo, fundamentado en una base teórica consolidada mediante la consulta de obras relevantes de renombrados juristas, como Santa Moreno, Marco Antonio Besares Escobar y Cirilo de Jesús GuzmánSanchez entre otros maestros del derecho dominicano. Además, el estudio realiza un análisis del conjunto de leyes ambientales que integran el sistema jurídico dominicano. Simultáneamente, ofrece una visión amplia sobre los conceptos, principios y fundamentos que orientan la política ambiental del país. Al final, el trabajo aspira a destacar el compromiso del pueblo dominicano en promover la preservación de un medio ambiente ecológicamente equilibrado, evidenciando la innegable importancia de la Ley 64-00 como un hito crucial en la lucha por la preservación ambiental y el equilibrio ecológico en la República Dominicana.Item As contribuições do ensino plurilíngue na formação cultural e identitária latino-americana.(2024) Fonseca, Karina Rodrigues daA identidade latino-americana é marcada pela confluência de culturas, etnias e línguas (QUIJANO, 2005). Neste contexto, o ensino plurilíngue desempenha um papel fundamental na preservação da diversidade cultural e na formação identitária dos sujeitos. Este artigo visa explorar as contribuições do ensino plurilíngue na didática de línguas, destacando suas implicações para o desenvolvimento cultural e a construção da identidade latino-americana dos alunos. Além disso, com base no levantamento bibliográfico feito, esse artigo examina a importância da língua na construção da identidade cultural latino-americana. O resultado da revisão bibliográfica indica as potencialidades do ensino plurilíngue para uma educação inclusiva do ponto de vista cultural e identitário.Item Aspectos sociodemográficos da migração venezuelana(2024) Freitas, Lucian Rodrigues deO artigo analisa a migração venezuelana para o Brasil, com foco em Roraima, destacando os fatores que impulsionam esse fluxo, como a crise econômica e política na Venezuela e as oportunidades no Brasil. Usando as teorias de redes migratórias e de atração e repulsão, o estudo mostra que os laços interpessoais entre migrantes facilitam a chegada de novos indivíduos e que fatores de atração brasileiros tornam o país atrativo para refugiados. O texto examina também os desafios na integração dos migrantes no mercado de trabalho e no acesso a serviços públicos, além da política de interiorização que redistribui migrantes para aliviar a pressão sobre Roraima. Por fim, reforça a importância de políticas públicas para maximizar o potencial econômico dos migrantes e promover sua inserção formal.Item Cidadanias mutiladas em tempos de Bolsonarismo: discursos e violações aos direitos humanos no Brasil - 2019 a 2022(2024) Ribeiro, Danilo SantosO artigo científico possui como tema propulsor, analisar os discursos e danos coletivos à democracia e às cidadanias em tempos de bolsonarismo. A partir de uma análise concisa, compreender as múltiplas violações aos direitos humanos ocorridas no campo discursivo no Brasil durante o período desse regime. O governo Bolsonaro, executado no Brasil no período de 2019 até 2022, foi acometido pela pandemia de COVID-19, momento crítico ao nível global. Entretanto, Bolsonaro, presidente em exercício no executivo brasileiro, foi evidenciado em diferentes mídias nacionais e internacionais pela sua tratativa aos direitos dos cidadãos brasileiros em momento de crise sanitária internacional. Entender as implicações das políticas do presidente brasileiro, sua inércia e desrespeito aos direitos humanos, suas violações e consequências ao país.Item Colonialidade e pós-colonialismo intraterritorial na península ibérica: a degradação do imigrante em Portugal e na Espanha(2024) Guirado Júnior, José CarlosEste trabalho visa propor uma reflexão acerca do processo contemporâneo de Colonialidade e Pós Colonialismo Intraterritorial na Península Ibérica –, ao qual os próprios nativos deste continente, desprovidos de recursos, e os extra – comunitários são submetidos às condições análogas à escravidão por dívida, aos empecilhos e impedimentos ao acesso às regularizações relativas à imigração, às explorações multifacetadas, aos diversos tipos de discriminações, à xenofobia, à injúria racial e ao racismo, à precarização laboral, entre outras práticas coloniais, de colonialidade e pós coloniais. Ademais, é apresentado no encaminhamento final as dimensões conceituais sobre a Colonialidade e Pós Colonialismo Intraterritorial na Península IbéricaItem Como o ensino da Lei 10.639/2003 poderia contribuir para o avanço das lutas antirracistas no ensino básico no Brasil(2024) Monteiro, Nadesda AugustoEste trabalho tem como objetivo compreender a importância no ensino da lei 10. 639/2003 na educação básica, a qual visa o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, e, com isso, elencar os impactos que ela poderia ter na educação brasileira em caso de sua plena efetivação no combate à discriminação, à intolerância de modo geral, ao racismo e na promoção e aceitação da própria cultura africana e brasileira no Brasil. Para este trabalho adotamos o método bibliográfico como forma de coleta de dados. Além disso, para o aprofundamento teórico trabalhamos com teóricas que discutem questões raciais e aplicabilidade da lei, como Nilma Lino Gomes, Petronilha Gonçalves e entre outras teóricas dos assuntos raciais no Brasil.Item Cooperação acadêmico-universitária no MERCOSUL: progresso e integração ou comprometimento da soberania?(2024) Moura, Amilkar Henrique Gonçalves deEste artigo tem por objetivo analisar, brevemente, o planejamento, a implantação e a implementação de alguns programas de intercâmbio universitário estabelecidos entre algumas universidades públicas do Brasil em relação a universidades de países vizinhos da América do Sul, em especial, países que compõem o Mercosul. O primordial objetivo é analisar os efeitos e as consequências dessa cooperação acadêmica e científica para o desenvolvimento educacional de nossa nação brasileira. Além de, em caráter de fomento e de corpus, analisar os objetivos secundários são não só referentes aos dados sobre a quantidade de intercâmbios e das áreas de conhecimentos envolvidas, mas também das conquistas e/ou dificuldades enfrentadas quando da eficácia e eficiências desses diversos programas de políticas públicas governamentais. Em suma, essas linhas discutirão criticamente se esses programas mais fortalecem a integração regional e a cooperação internacional ou se representam desafios e problemáticas à autonomia do Brasil na Educação e na Ciência e se de muito adianta não iniciar toda essa interconexão também já na Educação Básica. Este artigo usará uma abordagem mais qualitativa e quantitativa, sustentada por dados de fontes governamentais e acadêmicas.Item Cultivando diálogos: práticas de paz na educação global(2024) Caldeira, Rodrigo Alves ; Orientação: Ramon BlancoO presente trabalho desenvolve um programa educacional voltado para a promoção da paz nas escolas, focando na aplicação de temas das Relações Internacionais na Educação Básica. O objetivo principal é criar e implementar um modelo de ensino que aborde a construção da paz, a resolução de conflitos e a promoção de uma cultura de paz dentro do ambiente escolar. A metodologia empregada inclui a revisão da literatura existente sobre educação para a paz. Com base nessa revisão, o trabalho propõe um programa dividido em três módulos principais: Construção de Paz (abordagem de valores e direitos humanos), Resolução de Conflitos (técnicas de mediação e negociação) e Promoção de uma Cultura de Paz (criação de um ambiente escolar positivo). Cada módulo é estruturado para incluir atividades práticas e discussões que visam sensibilizar os alunos e promover habilidades de mediação e empatia. A implementação do programa será realizada por meio da capacitação de educadores, desenvolvimento de materiais educativos e avaliação contínua dos resultados. Os resultados esperados incluem a melhoria na dinâmica escolar, redução de conflitos e fortalecimento de uma cultura de paz entre os alunos, contribuindo para a transformação das relações interpessoais na escola. O trabalho demonstra que a integração de temas de Relações Internacionais e educação para a paz pode transformar o ambiente escolar, promovendo uma convivência mais harmoniosa e inclusiva.Item Diplomatas negros no Brasil (2019-2024): combate e disrupção na representatividade da política externa brasileira, ainda que não só(2024) Monteiro, Josimar SebastiãoO artigo examina as dissonâncias da política externa brasileira com os diplomatas negros. Ao inserir os novos diplomatas no contexto do Ministério das Relações Exteriores, por meio de promoções, remoções e derrogações na carreira ficou demonstrado a invisibilidade de diplomatas negros para a sociedade brasileira. Baseados em dados recentes, por meio de pesquisa entre os diplomatas encomendados pela ADB (Associação dos Diplomatas Brasileiros) e AMDB (Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras), que destacam ainda a abissal diferença entre os diplomatas. Recentemente, em 2024, o Guia de Estudos dos novos ingressantes do Instituto Rio Branco (IRBr), é revelador, ainda que não só. A assincronia entre o histórico de adesão do Brasil às Resoluções do Conselho de Direitos Humanos da ONU e a política interna da diplomacia racista sustentarão a problemática: terá a diplomacia brasileira avançado na equiparação racial de seus quadros? Seria o cargo da carreira de diplomata alvo de crianças e adolescentes do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras? Essa pesquisa observou que a paridade ainda não chegou e está distante, ao mesmo tempo em que orquestra as discussões sobre o processo de invisibilidade da carreira para a sociedade civil.Item Educação para a paz: caminhos possíveis na educação infantil(2024) Santos, Rafaele Paulazini Majela dosO presente artigo aborda o tema educação para a paz, conceito que deve ser entendido pelos profissionais da educação e trabalhado desde a educação infantil, já que é parte integrante da Educação Básica. Estudos apontam que, no Brasil, os casos de violência praticadas contra crianças de 0 a 4 anos tem aumentado no período entre 2010 e 2017. Já em 2021 demonstrou que 67% das mães/pais de meninas e meninos de até 3 anos admitiram usar algum tipo de prática parental negativa com a criança. Esses dados são apontados pelo documento de prevenção de violência contra crianças. Diante disso, utilizaremos os aportes teóricos da disciplina Estudos para a Paz e o recente documento da prefeitura de São Paulo que aborda as diferentes violências contra bebês e crianças, para embasar o trabalho. Com isso, discutindo as violências e repensando práticas no caminho de uma educação para a paz na educação infantil.Item Educação permanente no cuidado ao acolhimento do migrante: uma análise a partir da região de fronteira de Corumbá/MS(2024) Silva, Vanessa Valadão Gouvêa Gomes daA governança local é cada vez mais presente, sobretudo em localidades longínquas da esfera central de poder, como as fronteiras. Nestas regiões, atuação paradiplomática é indispensável à comunidade local, principalmente no cuidado e acolhimento do migrante internacional. Assim, esta pesquisa centra-se sobre a fronteira de Corumbá/MS. A metodologia consistiu em uma entrevista semiestruturada com enfoque descritivo-exploratório na análise de conteúdo. Os objetivos consistiram em analisar a educação permanente como instrumento fundamental na prestação dos serviços e identificar como o Protocolo orienta ao migrante no acesso ao serviço. O referencial teórico expôs reflexões literárias sobre a Paradiplomacia e a governança migratória local, em relação ao Protocolo de Atendimento e Acolhimento aos Migrantes Internacionais utilizou-se os dados do mesmo, além de documentos. Mediante a análise, constatou-se que o Protocolo permitiu maior acesso aos direitos sociais e indispensáveis a essa comunidade em específico, como também consagrou importantes avanços na política de acolhimento ao migrante.Item El conflicto fronterizo entre Venezuela y Guyana y su impacto en la política exterior brasileña(2024) Navarro, Oscar Dario SilvaEste artículo presenta un estudio explicativo, cualitativo e histórico enmarcado en el ámbito de las relaciones internacionales, donde se examinó el conflicto fronterizo entre Venezuela y Guyana, desde la época en que ambas eran colonias de España y Gran Bretaña respectivamente, hasta su consolidación como estados soberanos. El objetivo principal fue analizar el contexto histórico y los eventos que dieron origen a dicho conflicto, además de evaluar su impacto en la política exterior de Brasil y su relevancia en la educación brasileña, con un enfoque particular en los eventos más recientes de 2023. La metodología empleada consistió en un análisis documental basado en noticias, artículos y libros, complementado por un análisis geopolítico que estudió cómo la geografía y los intereses estratégicos influyen en las relaciones internacionales. El trabajo se organizó en tres partes: en primer lugar, se analizó la situación actual del conflicto; en segundo lugar, se proporcionó un contexto histórico desde sus orígenes hasta el presente; y finalmente, se discutió la influencia del conflicto en las decisiones de la política exterior de Brasil. Este enfoque permite no solo informar sobre un tema de gran relevancia internacional, sino también ofrecer una perspectiva crítica sobre las complejidades de la diplomacia en América del Sur. Además, se subraya la influencia de potencias hegemónicas europeas y norteamericanas, invitando al lector a reflexionar sobre las dinámicas políticas involucradas y su relevancia en la formación de los estudiantes brasileños de educación básica.Item Estudos de paz na nova ordem: dos pressupostos filosóficos aos estudos transversais(2024) Freitas, Joana Gabriela SoaresOs Estudos sobre a Paz, são historicamente conhecidos por seus pensamentos críticos, representando um modelo de interpretação acerca dos fenômenos da paz e da guerra, antecedendo o próprio século XXI. Assim, diante da crescente importância de se compreender os pensamentos a luz das discussões que dominaram os estudos no contexto internacional, o trabalho terá como propósito delinear um caminho que forneça uma visão mais completa da lógica conflituosa de guerra e paz, realizando um levantamento de seu processo genealógico, a fim de privilegiar a compreensão destes pensamentos, e assim questioná-los enquanto objeto de representação e reprodução de ideias. Os estudos para a paz serão abordados por meio de uma perspectiva teórico-conceitual que apresentará seus elementos constitutivos através de suas origens e concepções. De uma forma geral, abordará sobre os princípios que fundamentaram a construção das ideias de paz numa perspectiva filosófica.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »