Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas
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Item Anais do I Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: imaginários e culturas latino-americanas(2017-10) Moraes, Denise Rosana da Silva; Guizzo, Antonio RediverO Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: imaginários e culturas latino-americanas é um evento realizado em parceria entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), integrando o Programa de Pós-Graduação em Literatura Compa-rada (UNILA) e o Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras (UNIOESTE). O evento se constitui em um espaço para a construção, difusão e intercâmbio de saberes produzidos na área de humanidades e letras. O título Humanidades nas Fronteiras tem aqui um duplo significado interrelacionado: indica, primeiro, a exigência de reflexão teórica em pesquisas interdisciplinares, inseparável da tematização da cultura como um fenômeno relacional que não se limita às fronteiras entre saberes (científicos e não científicos, eruditos e não eruditos, disciplinares ou não, locais ou não); segundo, indica a localização espacial das duas universidades proponentes – em uma das mais visíveis fronteiras geopolíticas do país, entre Argentina, Brasil e Paraguai – e a exigência de tematização dos diversos fenômenos culturais e estéticos aí implicadosItem A construção de memórias, imaginários e territorialidades em Santa Helena - PR(2017-10) Cabanha, SamuelO artigo busca trazer a tona um aspecto histórico imerso no presente e, ao mesmo tempo, compreender a construção de memórias, imaginários e territorialidades no município de Santa Helena – PR, através de um monumento em memória a Marcha de Luiz Carlos Prestes, retratando sua passagem pela Região Oeste do Estado do Paraná. A metodologia adotada foi à revisão bibliográfica, sendo que o levantamento dos dados consistiu na pesquisa documental clássica, e em parte, no uso de fontes impressas (folders, fotografias e matérias de jornais). O arcabouço teórico gira em torno de discussões que envolvem os conceitos ligados à memória, aos imaginários e as territorialidades, buscando discutir e, ao mesmo tempo, entender como se dão as disputas e o jogo de interesses dos atores sociais, destacando as diversas formas de registro daquilo que será considerado importante, a saber, daquilo que permeia os imaginários. Como resultado, o estudo problematiza a construção de memórias, imaginários e territorialidades e seus entrecruzamentos com a identificação do povo santa-helenense e o memorial e, demonstra a evidencia dessa articulação através da culminação da edificação de um lugar de memória. Nesse sentido, este estudo deixa algumas migalhas e serve de pano de fundo e abertura para estudos futuros.Item A construção de uma memória coletiva e individual: dores e traumas provocados por ditaduras(2017-10) Silva, Carlos Wender SousaO presente trabalho propõe uma reflexão em torno do período ditatorial na América do Sul, a partir das obras K.: relato de uma busca, de Bernardo Kucinski, Volto semana que vem, de Maria Pilla e Diante da dor dos outros, de Susan Sontag, na tentativa de evidenciar a formação de uma memória coletiva e individual (HALBWACHS, 1990 e POLLAK) mediante os traumas, dores e cicatrizes (DALCASTAGNÈ, 1996 e GAGNEBIN, 2006) provocadas pelos regimes militares no Brasil e na Argentina. Essa discussão faz-se presente num momento em que países da América Latina e do mundo, dentre os quais destaca-se o Brasil, passam por um período de retrocessos e ampliação de forças fascistas e antidemocráticas. Dessa forma, iremos, por meio de um diálogo entre Literatura e História, considerando as especificidades de cada área, e através da Linguagem (TODOROV, 2003 e BENVENISTE, 1966) como instrumento de uso para estabelecer uma relação de emancipação e questionamentos exposta no texto literário face à realidade humana, apontar nesses períodos as cicatrizes deixadas na sociedade e propor hipóteses que levem a algum tipo de reflexão sócio-histórica. Assim, vamos perceber que a Literatura pode posicionar-se socialmente a partir de elementos da práxis humana. Ou seja, será pontuado o papel da Literatura enquanto possibilidade de tomada de consciênciaItem A crítica sociológica de João Luiz Lafetá e o 'Princípio dos conversores convergentes', de Reger Bastide(2017-10) Lopes, Enólia Nunes FerrreiraCom a implantação na universidade, das chamadas ―pesquisas interdisciplinares‖, o crítico João Luiz Lafetá (1946), elege para si uma metodologia arrojada, de modo a colocar à prova o método denominado ―o princípio dos refletores convergentes‖ que consiste em lançar vários feixes de luz sobre um objeto que se quer compreender, de modo a captá-lo de vários ângulos em movimento. Este método, inaugurado pelo professor francês Roger Bastide, proporcionou um forma diferenciada de analisar a produção crítica, assim como ampliar a discussão em torno das questões relacionadas à linguagem na interpretação do texto literário. De forma denominada operatória, o crítico apresenta o seu objeto de estudo, que permite colocar em evidência, sob o mesmo viés de leitura, autores ideologicamente diferentes entre si, presentes no cenário da crítica literária dos anos 1930 a 1940. Enfim, este estudo, resultado de pesquisa bibliográfica e documental, focaliza, especialmente, as obras de Lafetá: 1930: a crítica e o modernismo (1974) e Figuração da Intimidade: imagens na poesia de Mário de Andrade (1980).Item Denúncia, imaginário e Internet: como as redes sociais agendaram a mídia local a abordar a postura de estudantes fantasiados de Ku Klux Klan em escola de Salvador(2017-10) Carvalho, Ix Chel Barbosa de; Varão, RafizaO presente trabalho propõe uma reflexão em torno do papel social do jornalismo enquanto mediador das relações em sociedade, como instrumento social pautado na defesa dos princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos – como apontado pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros –, e na qualidade de fomentador da construção do imaginário coletivo, a partir de estudo referente à cobertura dos meios de comunicação sobre o caso dos alunos de colégio particular em Salvador, Bahia, que se vestiram de membros da Ku Klux Klan em atividade escolar. Parte da população soteropolitana utilizou-se das redes sociais como espaço de denúncia, apresentação de ideias e discussão sobre o caso dos estudantes, agendando (McCOMBS; SHAW, 1972) a mídia local a cobrir o caso. Dessa forma, observa-se que a internet se configura como lugar de exercício de cidadania, pela participação direta política e social dos indivíduos, demonstrando a força que esse espaço tem socialmente como fomentador de discussões que serão reverberadas pela mídia (HABERMAS, 1984). Assim, compreenderemos como se deu a cobertura da mídia convencional sobre o caso a partir desse agendamento, através da análise de notícias publicadas em portais online da mídia localItem 'Enontros e Desencontros': corpos abjetos em três contos de Rubem Fonseca(2017-10) Pereira, Franciele; Silva, Regina Coeli Machado eO enaltecimento do corpo humano e o cultivo do que é considerado boa aparência são temas presentes nas relações sociais recentes, além de ser objeto de atenção de diferentes abordagens. Por meio dos estudos acerca do biopoder, Foucault (2007) mostrou que os processos sociais e políticos têm grande responsabilidade no agenciamento do corpo enquanto meio de produção, manutenção e transformação da aparência pessoal. Com o advento das tecnologias, o domínio da materialidade corpórea entra em cena com as novas práticas bio-ascéticas e a busca do fitness juntamente com os rituais de beleza ancorados pelas ideias de pureza e limpeza corporais. Nesse sentido, este trabalho objetiva problematizar o corpo em seu domínio de controle dentro do plano literário. Para tanto, três contos de Rubem Fonseca foram selecionados para leitura e análise –– ―Encontros e desencontros‖, ―O estuprador‖ e ―Beijinhos no rosto‖. As narrativas dialogam exatamente com as ideias da plasticidade e do controle sobre o corpo, pois as personagens ao se sentirem incomodadas com sua aparência são caricaturizadas frente a esse comportamento. Elemento de constante reflexão e cuidado, constituinte de um modo de ser constantemente aperfeiçoado e transformado, o corpo narrado nos contos é, ao contrário do ideal preconizado pelos engendramentos do biopoder, incontrolável, doente e limitado.Item O espaço das mulheres: a exploração e precarização na nova divisão sexual do trabalho(2017-10) Dupont, Shirley LoriPropõe-se discutir o espaço das mulheres no mercado de trabalho na conjuntura social atual. Para tanto, far-se-á breve análise do contexto cultural, em que ainda recai sobre o sexo feminino as obrigações domésticas e de cuidado com a família. Estas obrigações, somadas com a necessidade de capacitação, criam uma situação de dupla, ou mesmo tripla jornada de trabalho (casa/estudo/trabalho), o que influencia diretamente na qualidade dos empregos adquiridos pelas mulheres, pois, devido à necessidade de conciliar tantas atividades, muitas vezes estas se sujeitam a ocupações mais precárias, com jornadas mais flexíveis ou reduzidas, em atividades informais ou com pouca regulação. Analisar-se-á, em seguida, o papel do modelo econômico neoliberal nesta precarização do emprego feminino. Neste sentido, tratar-se-á da queda do sistema fordista/taylorista e a ascensão do modelo toyotista que preconiza a produção conforme a demanda, reduzindo as vagas de emprego formal e priorizando a terceirização e a precarização. A implantação deste sistema, na década de 70, coincidiu com as lutas feministas pela emancipação e entrada no mercado de trabalho. Assim, as mulheres se tornaram um alvo perfeito deste modelo, entrando expressivamente no mercado de trabalho nesta época, porém em empregos desqualificados, temporários, com jornada parcial ou subcontratação e baixos salários.Item Este barco é nosso" Sociabilidades e alteridades pelas mídias digitais(2017-10) Tonatto, Regiane CristinaEm tempos e visões de mundo tão diferentes e contraditórias de ver o Outro e reconhecê-lo, buscamos formas de sociabilidade e caminhos de interação e participação de todos(as) num espaço plural. Vivemos num contexto marcado pelas relações em redes digitais, que se apresenta como um polo de convergência, na qual as conexões produzem força capaz de transformar a sociedade, as pessoas e as instituições. A escola apresenta-se como um local profícuo para diversas possibilidades de sociabilidade. Uma delas, por meio da comunicação mediada pelas mídias digitais. A pesquisa reúne as vozes presentes nesse lugar e as experiências que cercam a convivência humana lado a lado com as diferenças. Para isso, tece histórias e aventuras de pessoas com e sem deficiência incluídas na escola pública que atualmente é baseada na perspectiva inclusiva, e assim, responde à questão problema que a norteou: como a alteridade está presente num ciberespaço inclusivo e consciente e o que pensam jovens e adultos estudantes com e sem deficiência sobre as mídias em relação à acessibilidade? A conexão teórica da pesquisa mescla os estudos da identidade cultural e da diferença por meio da axiologia dos Estudos Culturais e o estudo da alteridade na filosofia de Lévinas. Assume a perspectiva qualitativa interpretativista de base etnográfica/netnográfica. Primeiro, para compreender como operam os discursos e as práticas sobre mídias e inclusão das pessoas com deficiência, o trabalho mapeia e discute trinta e sete (37) artigos, dissertações e teses provenientes da produção acadêmica latino-americana e caribenha no que tange as pessoas com deficiência e a educação. Com isso, decide pensar as tecnologias e suas mídias, não como mera aquisição de materiais, mas, além disso, como possibilidade de contribuir para ampliar os espaços e tempos da universalidade, bem como acesso e convívio nos espaços privilegiados de encontros. Segundo, produz um artefato tecnológico sob a ótica do binômio da inclusão/exclusão de estudantes com e sem deficiência na escola, com disponibilidade de acesso à todos(as) num esforço em proporcionar o intercâmbio de culturas. Assim, por meio da pesquisa, é criado um ambiente cibernético, um blog denominado ―Este barco é nosso!‖, que considera além dos princípios da universalidade, o reconhecimento do Outro, com consciência de que é por meio da preservação da heterogeneidade que se respeita às diferenças e supera-se a ideia do Outro semelhante a si mesmo. Esta dissertação apresenta pontos de reflexão sobre os desafios da escola diante dos temas: identidade, diferença, mídias digitais, inclusão e deficiência e discute as possibilidades das mídias digitais em ―conectar‖ caminhos e constituir mapas de conexão. O blog, pensado sob a base epistemológica da alteridade, foi considerado pelos(as) 481 participantes da pesquisa um caminho de interação e participação de todos(as). O resultado é que a pesquisa culmina com a elaboração de um documentário que contempla os(as) personagens desse barco, sedimentando assim os rumos da alteridade em tempos de necessária universalizaçãoItem 'Felicidade', de Luiz Vilela: do pertencimento ao mal-estar social(2017-10) Dupont, Vera Regina VargasO objetivo deste artigo é analisar o conto ―Felicidade‖, de Luiz Vilela, uma vez que este aponta uma problemática contemporânea: o processo civilizatório e suas implicações ao conceito de felicidade do indivíduo. A narrativa apresenta a dificuldade da personagem em manter suas relações sociais e ao mesmo tempo sobrepujar a sua perspectiva de prazer e felicidade. Por conveniência, ostenta sorrisos sem graça ao ser surpreendido com uma festa de aniversário surpresa que sua mulher organiza em sua homenagem. Sucumbindo seus reais interesses em prol da convivência harmoniosa, sente-se, ao refugiar-se no banheiro e ficar sozinho, sua real necessidade e desejo. Deste modo, percebe-se que o conceito de felicidade da personagem está subjugado ao estereótipo de sociedade feliz criado culturalmente em torno dela; o indivíduo está à mercê das conveniências sociais para suprir a necessidade de pertencimento ao grupo social. Desta maneira, este trabalho fará uma análise bibliográfica de cunho sociológico em tal obra, investigando como a necessidade de enquadramento às normas estabelecidas pela sociedade estão emaranhadas ao enredo, buscando fundamentação teórica nas considerações de Sigmund Freud (1974).Item A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil(2017-10) Toledo, Naiani BorgesEste artigo tem por objetivo analisar por meio de pesquisas bibliográficas como está se desenvolvendo a teoria e a prática do ensino da literatura infanto- juvenil e a importância desses textos para ampliar nos alunos o gosto pela leitura e o senso crítico, haja vista que o letramento literário difere de todos os demais, pois propicia ao estudante torna-se um sujeito apto a refletir sobre as situações que o rodeiam e a participar e transformar as realidades existentes, dessa forma, exercendo efetivamente a sua cidadania. Para melhor compreensão do tema será analisado a história da leitura em um contexto geral e também especificamente no contexto brasileiro e por fim ponderaremos também sobre a relevância da formação do professor que será formador de leitores e de seu papel como mediadorItem Gênero e sexualidades no cinema Latino-Americano contemporâneo: análise dos filmes XXY e Contracorrientes(2017-10) Barros, Sulivan CharlesAs narrativas cinematográficas exercem grande poder sobre o público. Elas veiculam e constroem relações de gênero e sexualidades o que torna de extrema relevância a investigação dos discursos/práticas/efeitos do cinema na constituição de valores e representações sociais e também contribuem para delimitar os papéis dicotômicos entre homem/mulher, masculino/feminino, hetero/homo, bem como investigar abordagens que problematizem as sexualidades de forma interseccional. O cinema foi priorizado aqui como um lócus de criação marcado pela experiência das identidades de gênero e pela possibilidade de ser o cinema um recurso que possibilita a construção do conhecimento sobre o social, pois o cinema possui mensagens fílmicas individuais e múltiplas, mensagens que trazem valores culturais, sociais e ideológicos de uma sociedade. Neste sentido, foram analisados os filmes XXY de Lúcia Puenzo e Contracorriente de Javier Fuentes-León. Estes filmes estão centrados em subjetividade queer que podem contribuir para a crítica cultural às sociedades patriarcais, machistas e sexistas, propiciando outros sentidos para o imaginário social da região. Em XXY discute-se a condição do corpo intersexo e a abjeção relacionada ao mesmo. Em Contracorriente é possível refletir sobre a condição da bissexualidade e as pressões heteronormativas impostas às masculinidades latino-americanas.Item A iconografia libertária de Antonio Berni: uma possibilidade de (re)conhecimento para a América Latina(2017-10) Bianchini, Talitha PerezA Arte, em suas diversas linguagens, torna-se elemento integrador, libertador e de oportunidade de compreensão a povos e indivíduos. Por meio dela, consegue-se encurtar distâncias e alicerçar paradigmas. A presente proposta tem como objetivo reconhecer parte da iconografia plástica latino-americana através da obra de Antonio Berni, artista argentino que, em seu discurso estético, salienta a desigualdade social na Argentina e conduz à reflexão e à análise dos processos históricos, sociais e políticos nos países da América Latina com a criação de dois personagens icônicos e representativos. Utilizando-se de uma contextualização concisa sobre o processo criativo do artista como fundamentação para uma breve análise Semiótica – ciência que leva em consideração o estudo e a compreensão integral das linguagens através dos signos – de sua personagem feminina, Ramona Montiel, visa-se então levantar pontos relevantes para o reconhecimento e compreensão de sistemas complexos de linguagens, culturas e sociedades, considerando as relações entre arte, cultura, história, sociedade e política e ponderando aspectos humanos, únicos e singulares dentro das epistemologias latino-americanas. Espera-se com esse estudo identificar novos padrões iconográficos para a América Latina, bem como apoiar a relevância da formação estética, esta que auxilia na ampliação e compreensão cultural e social por meio das artes e que provê elementos de significância ao indivíduo.Item A implantação do registro de classe online (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidades(2017-10) Scherer, Danielle Severo; Silva, Luciane Cristina; André, Tamara CardosoO presente artigo versa sobre a implantação do Registro de Classe Online (RCO), em um Colégio Estadual, em Foz do Iguaçu. Trata-se de um sistema informatizado que permite aos professores realizarem os registros de frequência, conteúdos e avaliações de forma online substituindo o tradicional Livro de Registro de Classe impresso. Esse sistema foi desenvolvido a partir de 2012 por uma comissão formada pelos departamentos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná-SEED e CELEPAR. Em 2013 foi implantado em 16 escolas piloto no Paraná e em 2016 iniciou a implantação gradativa neste município. Aponta os benefícios e a otimização que o ambiente virtual disponibiliza neste sistema de Registro de Classe. Suas funções facilitam o acesso aos dados sobre a vida escolar dos estudantes aos demais dados referentes ao funcionamento e a organização didático e pedagógica estabelecendo contraponto com as dificuldades de manejo do programa pelos docentes. Analisa os desafios encontrados, refletindo sobre as possíveis causas e soluções para esta problemática com vistas à melhoria de utilização deste recurso. Os subsídios necessários à pesquisa foram obtidos pela revisão de literatura, pesquisa de campo e da análise dos dados pesquisados. Para tanto, valeu-se de aportes teóricos que tratam da temática, bem como de questionário investigativo, a fim de obter os resultados apresentados por meio de gráficos. As entrevistas foram realizadas com diretores das escolas onde foi implantada a tecnologia RCO. Os resultados que poderão auxiliar os usuários do sistema e ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria e ajustes das ferramentas.Item Uma índia Tehuana ou a Cleópatro mexicana: uma mulher chamada Frida Kahlo(2017-10) Fachin, PauloPara a composição de seu diário, Frida Kahlo faz uso da pintura e de desenhos, explorando imagens poéticas que metaforizam aspectos confessionais como seus amores, intimidade e aspectos da cultura mexicana relacionados à cultura indígena. A artista foi além do surrealismo, cuja proposta estética está imbricada em uma consciência crítica, da necessidade de reelaborar criativamente aspectos da cultura mexicana, do ser mulher nesta cultura e da história de seu país. Este trabalho tem o objetivo de estudar a imbricação do elemento autobiográfico e da consciência do feminino, da alteridade e da cultura popular mexicana na obra de Frida Kahlo. Refletiremos sobre as imagens poéticas contidas nos textos escritos e na pintura, a partir de um recorte temático. Considerando-se a extensão da obra da autora mexicana, propõe-se um recorte de textos das biografias, da correspondência, do diário e das pinturas que estabelecem relação com a ideia do duplo, com a alteridade, com elementos de uma existência apaixonada e trágica que também apontam para aspectos históricos e culturais do México e, por extensão, para o contexto latino-americano.Item A inferiorização do outro e o entre/lugar: uma nova perspectiva em el país de la canela(2017-10) Abreu, Francelina Barreto deEste trabalho tem como objeto de investigação a obra contemporânea El pais de la canela (2008), do escritor colombiano William Ospina. A narrativa compõe a segunda parte da trilogia que conta ainda com Ursúa (2005) e La serpiente sin ojos (2012). O romance apresenta a temática de invasão e conquista da América, mas especificamente sobre a colonização da Colômbia. Neste sentido, este texto se propõe, fundamentado nos estudos de Walter Mignolo e Anibal Quijano, refletir sobre as relações de dominação e poder estabelecidas no contato entre colonizador e colonizado, assim como, demonstrar como ocorre o processo de inferiorização do outro a partir da noção de raças, descritas no romance pela figura do narrador apresentado na condição de mestiço. A discussão torna-se relevante pois evidencia o processo de imposição da cultura dominante, assim como, o silenciamento que caracterizou todo o período colonial. A proposta estende-se em deixar clara a relação com os estudos decoloniais, uma vez que, Ospina dá voz aos grupos sociais que foram deixados a margem ou excluídos do relato oficial apresentando um novo olhar sobre o processo de conquista da América.Item Interconexão entre a atividade social política e o conhecimento jurídico mediado pelo ciberespaço(2017-10) Volpato, Elaine Cristina FranciscoAs novas tecnologias de comunicação social no ciberespaço impactam substantivamente o processo social de conscientização, potencialmente possibilitando melhora no engajamento político (pleno e legítimo) do cidadão na governança pública. A informação jurídica, na medida em que se constitui uma garantia fundamental indispensável para romper com o conhecimento elitizado do direito, amplia o acesso a direitos básicos e fundamentais. O conhecer e o indignar- se são componentes indispensáveis do processo de conscientização pessoal e coletiva, quer sejam de direitos ou de obrigações, a partir da releitura crítica de questões de doutrina, de legislação e/ou de jurisprudência. A hipótese de pesquisa é que o acesso aberto e livre da informação jurídica aprimora e democratiza saberes jurídicos indispensáveis à convivência social. A pesquisa, ora proposta, é de caráter exploratório, bibliográfico e documentale foi incentivada pela iniciativa da Câmara dos Deputados, que criou o ―Portal e-Democracia‖, um espaço virtual criado com o objetivo de que a sociedade brasileira participe ativamente do processo legislativo, através da internet.Item João e Maria: realidade socioeconômica no conto tradicional e no reconto contemporâneo(2017-10) Silva, Elesa Vanessa Kaiser daOs contos de fadas são obras clássicas que permanecem vivas ao longo do tempo, seja por meio de versões ―originais‖, adaptações ou releituras. O presente artigo apresenta um estudo do conto clássico João e Maria e da releitura Joãozinho e Maria (2013), adaptação de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho, ilustrações de Walter Lara. Buscar-se-á destacar um diálogo entre as obras e relacionar fatos narrados em contos tradicionais e contemporâneos com a realidade socioeconômica. Nesse sentido, pretende-se destacar o papel dos mediadores de leitura em relação à seleção de obras literárias infantis que privilegiem o segmento étnico e estabeleçam a aproximação das crianças ao imaginário cultural, com histórias ambientadas no cenário brasileiro. Para tanto, será utilizada, como base teórica, sobretudo Histórias que os camponeses contam: o significado de Mamãe Ganso de Robert Darnton (2011) e a obra Conto e Reconto: das fontes à invenção, organizado por Vera Teixeira de Aguiar e Alice Áurea Penteado Martha (2012).Item 'Jorge, o Brabo' - cenário discursivo de uma crônica do informativo Unicon(2017-10) Raposo, Fernando; Machado, NicoleNo presente artigo pretendemos analisar a crônica Jorge, o Brabo, o homem que queria ver Deus, pertencente à edição no 125, de abril de 1987 do periódico intitulado Informativo Unicon, que circulou no período que compreende entre 1978-1988 com periodicidade quinzenal na região da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu - Foz do Iguaçu, Cascavel, Ciudad del Este 29 , Hernandarias e em outras cidades do entorno. O objetivo do trabalho é, a partir da abordagem teórica e metodológica da Análise do Discurso analisar as formações discursivas (FD) e formações ideológicas (FI) presentes no discurso enunciado pelo sujeito da crônica. Observa-se, de início, que há uma tensão nas relações de forças e de sentidos, que perpassa o discurso analisado, uma vez que o Informativo surgiu e foi veiculado em meio aos impactos da construção da Usina de Itaipu, da ditadura militar, dos discursos ideológicos que vigoravam no período e de enfrentamento entre diferentes grupos sociais.Item A literatura e a falta: o caso de Emma Bovary(2017-10) Gastaldin, Carla da Conceição Mores; Dittrich, Ivo JoséEste artigo pretende abordar a literatura como um meio para falar da falta – no sentido psicanalítico do termo, através do reencontro inventivo que o texto literário possibilita para com o Real. O reencontro acontece com situações que não são necessariamente novas, mas que pedem uma nova significação, provocada pelo olhar do escritor. Tanto através das obras de arte quanto da literatura, o autor se reencontra com a sua própria falta, e assim, permite ao público também fazê-lo. O texto literário é sempre um convite ao imaginário de cada um, despertado pelo conteúdo e forma utilizados pelo autor em sua escrita. No romance ―Madame Bovary‖, Gustave Flaubert reproduz fatos e costumes próprios a sua época e ao seu modo de vida; e sem saber, faz uma bela descrição do quadro clínico que representa a histeria, através da personagem Emma. A obra foi publicada no mesmo ano de nascimento de Freud, o pai da Psicanálise, a qual foi criada a partir da escuta clínica das histéricas. A Psicanálise aponta a insatisfação e a queixa como condições estruturais dos seres humanos, o que bem está representado na figura de Madame Bovary. O romance de Flaubert trata da relação da mulher com o próprio desejo e com o amor, bem como do lugar conferido ao homem na fantasia histérica. A história narra o enlace trágico entre a personagem Emma e sua angústia frente a própria falta, conflito para o qual encontra a resposta na morte. A obra de Flaubert aborda a questão do desejo feminino e do adoecimento histérico, o qual é analisado aqui através da personagem desse grande clássico da literaturaItem 'O lugar escuro': o mal de alzheimer sob as óticas literária e jurídica(2017-10) Heidemann, Samuelli Cristine Fernandes; Silva, Regina Coeli Machado eO artigo objetiva um exercício de reflexão sobre o processo de interdição de pessoas com o mal de Alzheimer propiciado por aproximações de duas perspectivas diferentes: a narrativa literária e o discurso jurídico. Para a primeira perspectiva utilizaremos a obra ―O Lugar Escuro‖, da escritora Heloisa Seixas, centrada no tema da doença de Alzheimer. O processo senil narrado é evidenciado em sua faceta dolorosa que aflige tanto o personagem - pela degradante perda da autonomia – quanto os familiares. O romance é caracterizado como autobiográfico, mantendo seu apelo ficcional. Para a segunda, analisaremos a jurisprudência para detalhar o processo de interdição de pessoas com o mal de Alzheimer e exploraremos os recursos do Judiciário que se utiliza de documentos extrajurídicos para fundamentar-se. Um exemplo é a emissão de laudos médicos como condição a ensejar a interdição das pessoas portadoras da doença, atestando-as incapazes pela perda da capacidade civil. A aproximação permitirá ver como a construção dessa doença nas duas perspectivas tem como eixo o significado da senilidade como ausência de autonomia e de capacidade no contexto brasileiro recente.