Teses e Dissertações não defendidas na Unila
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Item Alocação de Custos em Sistemas de Distribuição utilizando Preços Nodais considerando a Incerteza no Crescimento da Demanda(2023) Guarizi, RodrigoO problema da precificação do serviço de redes de distribuição é alvo de constante investigação desde o surgimento dos primeiros mercados de energia elétrica no mundo. A remuneração adequada das empresas que prestam tal serviço é assunto de interesse de distribuidoras e órgãos reguladores. Nesse contexto, o surgimento dos Recursos Energéticos Distribuídos trouxe diversos desafios às concessionárias, como por exemplo, a recuperação dos custos com vistas à sustentabilidade econômica das empresas. Este trabalho propõe um método estocástico para identificar e quantificar receitas não desejadas por uma distribuidora considerando as incertezas no crescimento da demanda e da geração. As incertezas são modeladas por meio do Movimento Geométrico Browniano, para a taxa de crescimento da demanda, e pela distribuição de probabilidade triangular, para a taxa de crescimento da geração, obtendo-se, assim, uma taxa de crescimento da demanda líquida. Essa última é utilizada como parâmetro de entrada em um método determinístico de alocação de custos via Preços Nodais para cargas e geradores. Então, a partir dos Preços Nodais, é determinada a receita de uma distribuidora. A Simulação de Monte Carlo é empregada para se obter de um conjunto de receitas. Observou-se que em determinadas situações de carregamento do sistema e de tarifa fixada por uma distribuidora, é possível a recuperação dos custos fixos da empresa. Entretanto, há a possibilidade de cenários em que a arrecadação de receita não seja compatível com os investimentos futuros a serem realizados na rede. O modelo proposto pode ser utilizado para auxiliar agências reguladoras a examinar uma possível alteração na estrutura tarifária. Além disso, pode auxiliar uma distribuidora para melhor gestão dos seus ativos. Para a obtenção dos resultados foram utilizando os sistemas IEEE 13 e 123 nós.Item Análise comparativa de tratografia em duas técnicas cirúrgicas para tratamento de epilepsia de lobo temporal mesial(2015-07-03) Silva, Elton Gomes da; Tedeschi, HelderIntrodução: O tratamento cirúrgico para epilepsia do lobo temporal mesial, frequentemente necessário em pacientes com esclerose hipocampal, consegue obter controle adequado de crises na maioria dos casos. Acessos cirúrgicos seletivos (amígdalohipocampectomia) e não-seletivos (lobectomia temporal) apresentam resultados similares no controle de crises. Embora se acredite que os acessos seletivos sejam potencialmente menos danosos às estruturas neocorticais do lobo temporal, em algumas técnicas cirúrgicas, como na amígdalo-hipocampectomia seletiva trans-silviana, o acesso ocasiona a interrupção de importantes tratos de substância branca na porção mesial do lobo temporal. A tratografia por ressonância magnética pode ser utilizada para visibilizar-se a integridade desses tratos do tronco temporal em pacientes operados. Objetivo: Este estudo busca avaliar se há diferença na integridade de fibras do tronco temporal entre acessos cirúrgicos seletivos e não-seletivos através de tratografia pós-operatória. Métodos: Um estudo retrospectivo foi realizado com 45 pacientes com esclerose hipocampal e epilepsia de lobo temporal mesial de difícil controle, submetidos a amígdalo-hipocampectomia seletiva pelo acesso trans-silviano - AHS - (18 pacientes) e lobectomia temporal anterior – LTA - (27 pacientes), operados consecutivamente entre 2006 e 2013. Foram comparados os resultados clínicos e as tratografias do tronco temporal, estudando-se o fascículo uncinado, o fascículo occipitofrontal inferior e as radiações ópticas. Resultados: O controle de crises foi similar em ambos os grupos. A tratografia demonstrou que o fascículo uncinado teve descontinuidade de seu trajeto em 44 exames (presevação em um caso no grupo LTA) e que a integridade dos demais tratos foi similar nos dois grupos cirúrgicos, além de não haver diferença significativa entre o controle das crises e a integridade dos tratos. Conclusão: Este estudo demonstra a similaridade entre acessos seletivos e não seletivos para a amígdalo-hipocampectomia no controle das crises e igual similaridade em relação aos danos causados às estruturas do tronco temporal, enfraquecendo a ideia de que o acesso seletivo trans-silviano causa menos lesões.Item Análise do Impacto de Parâmetros Regulatórios e de Mercado no Planejamento da Expansão de Sistemas de Distribuição com Geração Distribuída(2013) Machado, Larissa Andreia Wagner; Lotero, Roberto CayetanoA introdução da geração distribuída (GD) nos sistemas de distribuição deve provocar uma mudança nos paradigmas do planejamento da expansão. Poucos autores se preocuparam em avaliar qual pode ser o impacto no longo prazo da presença dessas fontes locais de potência nas redes de distribuição. Dessa forma, este trabalho propõe a ampliação de um modelo do planejamento da expansão de sistemas de distribuição, para incluir o problema da GD em diferentes cenários regulatórios. O modelo é utilizado para analisar o impacto da inserção da GD no planejamento da expansão, bem como o impacto de parâmetros regulatórios e de mercado associados a ela. Verificou-se através de simulações e análise que, sob as condições estabelecidas durante o estudo, a GD pode trazer benefícios ao planejamento, reduzindo o custo total da expansão com a rede. Porém, o cenário regulatório e as condições de mercado podem ter um grande impacto nos benefícios percebidos devido à presença da GD.Item Análise modal operacional: Métodos de identificação baseados em funções de transmissibilidade(Universidade de São Paulo, 2015-02-25) Gómez Araújo, Iván Dario; Laier, Jose EliasO presente trabalho tem como objetivo desenvolver novas alternativas de identificação modal para estruturas sob excitações em condição de operação baseadas em funções de transmissibilidade. Recentes metodologias formuladas sobre conceitos de transmissibilidade têm surgido como alternativa para a identificação de parâmetros modais de estruturas. A identificação nestas metodologias é independente do espectro da excitação, sendo uma vantagem importante com respeito a metodologias anteriores no domínio da frequência que supõem a excitação como ruído branco. Dessa forma, aproveitando os diferentes trabalhos dirigidos a avaliar parâmetros modais com uso da transmissibilidade, são propostas três novas alternativas. A primeira delas propõe a decomposição de valores singulares sobre matrizes de funções de transmissibilidade escalar com densidade espectral para estimar frequências naturais e modos de vibração. A segunda alternativa propõe o conceito de funções de transmissibilidade multivariável com diferente referência para a identificação modal. E a terceira introduz uma melhora na primeira alternativa incluindo a possibilidade da estimação de taxas de amortecimento. Uma ferramenta computacional para a análise modal é desenvolvida como apoio para as simulações numéricas de verificação das metodologias de identificação modal propostas. Diferentes exemplos numéricos com uma viga submetida a excitações de ruído colorido mostram que os métodos propostos são capazes de identificar parâmetros modais sem a introdução das frequências adicionais devido às excitações de ruído colorida utilizadas. Além disso, os dados de um teste de vibrações sobre uma ponte em operação foram utilizados para verificar os métodos.Item Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã(2012) Amato, Laura Janaina DiasEste trabalho trata da identidade do professor de língua estrangeira, especificamente do professor de língua alemã. Essa tese observa como o contato com a língua e com o universo do Outro faz com que o professor de língua estrangeira constantemente reformule e compartilhe sua visão deste outro universo, deste outro linguajar. A pesquisa desenvolvida, que possui base etnográfica e utiliza técnicas de história oral, parte de conversas realizadas com o grupo de professores de língua alemã que lecionava no Centro de Línguas e Interculturalidade (CELIN) da Universidade Federal do Paraná em 2007. A análise dessa pesquisa é referenciada em teorias pós-coloniais sobre a constituição do sujeito e sobre concepções de língua, discurso e cultura, utilizando principalmente conceitos abordados por Mignolo, Foucault, Hall e Bhabha. Considerando-se que os processos identitários dos professores de alemão participantes da pesquisa se formam a partir de um questionamento constante, de formações discursivas e do paradoxo entre a aproximação e a recusa pelo Outro, essa tese se estrutura em torno de três aspectos concernentes à identidade do professor de língua: (i) suas concepções sobre língua, (ii) sua identificação com o estrangeiro e (iii) sua visão sobre o papel do professor de língua. Assim, a pesquisa apresenta possibilidades interpretativas sobre como e por que se dá a identificação com o estranho/estrangeiro, e sobre como, a partir dessa identificação, os professores colaboradores se aproximam ou se afastam deste estranho/estrangeiro. Com tais elementos, a pesquisa aponta também alguns aspectos que parecem contribuir para a formação de um professor de língua na pós-modernidade. Observou-se que a formação identitária desses professores é constituída por meio de deslocamentos constantes e ressignificações, apesar de muitos deles proferirem ecos discursivos da modernidade, atuam em um terceiro espaço, apropriando-se de sua constituição híbrida de sujeito. Ademais, considerando o espaço de formação universitária como um dos espaços de reflexão crítica e produtiva na formação do sujeito professor, vê-se a necessidade de se repensar a formação destes professores visando uma concepção pós-moderna de sujeito, uma vez que esta se apresenta como mais adequada para lidar com as contingências da contemporaneidade, especialmente no contato com o Outro e nas construções identitárias do professor que ensina uma língua estrangeira e assim vive num espaço múltiplo e de identidade instável. Com isso, conclui-se que há uma necessidade de se pensar na formação de professores sob a luz de teorias pós-modernas e pós-coloniais que contribuem para uma visão mais produtiva do sujeito professor de línguas estrangeiras.Item Arqueologia da imagem no ensino de língua portuguesa no Brasil (1960-2010)(2015-03-31) Santos, Jocenilson Ribeiro; Sargentini, Vanice Maria OliveiraO objetivo geral desta tese foi investigar as condições de emergência e o aumento progressivo do emprego da imageria de natureza didática em livros de língua portuguesa. Um dos objetivos específicos foi estudar os pressupostos teóricos que têm orientado o ensino/aprendizado de leitura e a interpretação de textos, de modo geral, e da imageria, de modo particular, considerando o panorama histórico de institucionalização dos estudos linguísticos no Brasil – estabelecida nas políticas educacionais iniciadas ainda no Governo Militar. A questão norteadora de nossa pesquisa tem como propósito responder: que mudanças ocorreram na produção dos textos didáticos após a década de 1960, particularmente em relação à exploração do uso da imagem, e que fatores nortearam essas mudanças no ensino de língua portuguesa? Pautamo-nos teoricamente na Análise de Discurso de filiação francesa, em especial nos desdobramentos teóricos empreendidos por linguistas do discurso, ao valerem-se da abordagem arqueogenealógica de Michel Foucault. Além disso, filiamo-nos a uma concepção de história desenvolvida por Christian Puech para uma história das ideias e das representações dos saberes em ciências da linguagem. Entre os conceitos-chave dessas duas abordagens complementares, mobilizamos, em especial, os de “enunciado”, “discurso”, “arquivo” e “semiologia”, ao passo que definimos “imageria”, haja vista nosso interesse em compreender a natureza semiológica e histórica do discurso em imagens em contexto pedagógico. Isso permitiu também observar seus usos contemporâneos nos textos didáticos e avaliativos produzidos e postos em circulação no Brasil nas últimas cincodécadas. Nosso arquivo foi então constituído de documentos político-pedagógicos (antologia, livros, manuais, documento oficial), cujo recorte foi definido em um corpus representado por uma antologia e doze Livros Didáticos. Como resultados desta pesquisa, constatamos três ordens de determinações discursivas que possibilitaram a progressiva emergência da imageria no ensino de língua portuguesa: i) determinação histórico-política ao observamos que o projeto educacional do regime militar influenciou diretamente na entrada das linguagens visuais no ensino; ii) determinação teórico-científica de várias ordens que apresenta ampliação do conceito de língua e de linguagem e, ao mesmo tempo, contradições do ponto de vista conceitual num mesmo livro (língua = instrumento de comunicação = constituição histórica dos sentidos). Nesse aspecto, a teoria da comunicação, implementada verticalmente no regime militar leva à escola uma concepção de língua, de texto e de linguagem como instrumento condicionante de comportamentos e práticas individuais, sendo aos poucos modificada por outros discursos científicos concomitantes à circulação de novos documentos oficiais (LDB, PCNs e DCNEB) desde 1996; iii) determinação técnico-cultural que coloca em cena a importância do uso e da leitura de diversas linguagens no ambiente escolar (particularmente, a imageria em Livro Didático), possibilitando um número expressivo de imagens fixas nos últimos dez anos. This thesis’ general goal was to investigate the emergency conditions and the progressive rise of the imagery usage as didactic nature in Portuguese language textbooks. One of the specific goals was to study the theoretical assumptions, which have guided the teaching/learning of reading and the text comprehension, altogether, and the imagery, in a particular way, considering the historical overview of the linguistics studies’ institutionalization in Brazil – established in the educational politics started in the military government. The guiding question of our research has as proposal to answer: which changes occurred in the didactic texts’ production before the 1960’s, specially in relation to the usage exploration of the image, and which factors guided these changes in the Portuguese teaching? We guided theoretically in the French discourse analyses, in especial in the undertaken in theoretical development by discourse linguists, to avail themselves from the archaeological approach of Michel Foucault. Besides of that, we joined up in a history conception developed by Christian Puech for a history of ideas and of the knowledge representations in language science. Between the key concepts of these two complementary approaches, we mobilize, in especial, the “enunciation”, “discourse”, “archive” and “semiology”, while we define “imagery”, considering our interest in to understand the semiological nature and discourse history in images in pedagogic context. This also allowed to observe their contemporary usages in didactic and evaluative texts produced and put into circulation in Brazil in the latest five decades. Then, our archive was constituted by politic-pedagogical documents (anthology, books, manuals, official documents), whose snipped was defined in a corpus represented by an anthology and twelve textbooks. As results of this research, we found three discursive determination orders which enable the emergency progressive of imagery in the Portuguese teaching: i) historical-political determination when we notice that the educational project of the military regime influenced directly the entrance of the visual languages in the teaching; ii) theoretical-scientific determination of a lot of orders that presents extension of the language concept and, in the same time, contradictions from a conceptual point of view in a same book (language = communication instrument = feeling history constitution). In this aspect, the communication theory, implemented vertically in the military regime leads to the school a language conception, of text and of language as conditioning instrument and individual practices, being gradually modified by others scientific discourses concomitant movement of new official documents since 1996; iii) technical-cultural determination that put in scenery the importance of usage and of the reading of many languages in the scholar environment (specially, the imagery in textbooks), enabling an abuse of fixed images in the last ten years. Keywords: discourse analyses; ideas history; imagery; semiology; Portuguese language; textbooks. L'objectif général de cette thèse est d'étudier les conditions d’émergence et l'augmentation progressive de l'emploi de l'imagerie de caractère didactique dans les manuels de langue portugaise. L'un des objectifs spécifiques était d'étudier les présupposés théoriques qui guident l'enseignement/apprentissage de la lecture et l'interprétation de textes, en général, et de l'imagerie, en particulier, en tout considérant le panorama historique de l'institutionnalisation des études linguistiques au Brésil - établi en politiques éducatives initiées dans le gouvernement militaire. La question principale de notre recherche vise à répondre: quelles sont les changements dans la production de manuels scolaires après les années 1960, en particulier par rapport à l’usage de l'image, et quels facteurs ont guidé ces changements dans l'enseignement de la langue portugaise ? Nous nous guidons théoriquement au terrain d'analyse du discours français – en particulier dans les apports théoriques menés par les linguistes du discours – et l’approche archéologique présenté par Michel Foucault. En outre, nous suivons une conception d’histoire développée par Christian Puech à propos de l’histoire des idées et des représentations des savoirs en Sciences du Langage. Parmi les concepts clés de ces deux approches complémentaires, nous avons mobilisé, en particulier, ceux d’« énoncé », « discours », « archive » et « sémiologie ». Nous présentons aussi la définition d’« imagerie », dans la mesure qu’il faut comprendre la nature sémiotique et historique du discours dans le contexte pédagogique. Cela nous a également permis d'observer leurs usages contemporains dans textes scolaires et d'évaluation produits et mis en circulation au Brésil au cours de cinq dernières décennies. Notre corpus a été constitué de documents politiques et pédagogiques (anthologie, livres, manuels, documents officiels) : une anthologie et douze manuels scolaires. A propos des résultats : nous avons trouvé trois ordres de déterminations discursives qui ont permis l'émergence progressive de l'imagerie dans l'enseignement de la langue portugaise : i) la détermination historique et politique lorsqu’on observe que le projet d’éducation de la Dictature Militaire brésilienne (1964 à 1985) a directement influencé l'entrée de langages visuels dans l'éducation de langues ; ii) la détermination théorique et scientifique de divers ordres qui dispose d'élargissement de la notion de la langue et du langage et, à la fois, des contradictions d'un point de vue conceptuel, dans le même livre (langue = outil de communication = constitution historique des sens). À cet égard, la théorie de la communication, mis en place verticalement par le régime militaire conduit à l’école la notion de langue, de texte et de langage comme un outil de conditionnement des comportements et des pratiques individuelles ; cela est progressivement modifié par d'autres discours scientifiques simultanées aux circulations de nouveaux documents officiels (LDB, PCN et DCNEB) depuis 1996 ; iii) la détermination technique et culturel met en jeu l'importance de l'utilisation et de lecture de différentes langages à l'école (en particulier l'imagerie dans les manuels scolaires), en permettant un grand nombre d'images fixes dans les dix dernières années. Mots-clés: analyse du discours ; histoire des idées ; l'imagerie ; sémiologie ; langue portugaise ; manuels scolaires. El objetivo general de esta tesis fue investigar las condiciones de emergencia y el aumento progresivo del empleo de la imagería de naturaleza didáctica en libros de lengua portuguesa. Uno de los objetivos específicos fue estudiar los presupuestos teóricos que vienen orientando la enseñanza/aprendizaje de la lectura e interpretación de textos, en forma general, y de la imagería, en forma particular, considerando el panorama histórico de institucionalización de los estudios lingüísticos en Brasil – establecida en las políticas educacionales iniciadas estando todavía en el poder el Gobierno Militar. La cuestión que nortea nuestra investigación tiene como propósito responder: ¿qué modificaciones se produjeron en la producción de los textos didácticos después de la década de 1960, particularmente en relación a la explotación del uso de la imagen?, y ¿qué factores nortearon esas modificaciones en la enseñanza de lengua portuguesa? Nos pautamos a nivel teórico en el Análisis de Discurso de filiación francesa, en especial en los lineamientos teóricos emprendidos por lingüistas del discurso, valiéndose del abordaje arqueológico de Michel Foucault. Además, nos filiamos a una concepción de historia desarrollada por Christian Puech para una historia de las ideas y de las representaciones de los saberes en ciencia del lenguaje. Entre los conceptos-clave de esos dos abordajes complementares, movilizamos, en especial: “enunciado”, “discurso”, “archivo”, “semiología”, y definimos “imagería”, teniendo en cuenta nuestro interés en comprender la naturaleza semiológica e histórica del discurso en imágenes en contexto pedagógico. Esto nos permitió también observar sus usos contemporáneos en los textos didácticos y de evaluación producidos y puestos en circulación en Brasil en las últimas cinco décadas. Nuestro archivo fue, por lo tanto, constituido por documentos político- pedagógicos (antologías, libros, manuales, documentos oficiales), cuyo recorte fue definido en un corpus representado por una antología y doce LDs. Como resultados de esta investigación, constatamos tres niveles de determinaciones discursivas que posibilitaron la progresiva emergencia de la imagería en la enseñanza de lengua portuguesa: i) determinación histórico-política al observar que el proyecto educacional del régimen militar influenció directamente la entrada de lenguajes visuales en la enseñanza; ii) determinación teórico- científica de varios tipos que presenta ampliación del concepto de lengua y de lenguaje y, al mismo tiempo, contradicciones del punto de vista conceptual en un mismo libro (lengua = instrumento de comunicación = constitución histórica de los sentidos). En cuanto a ese caso, la teoría de la comunicación, implementada verticalmente en el régimen militar lleva a la escuela una concepción de lengua, de texto y de lenguaje como instrumentos condicionantes de comportamientos y prácticas individuales, siendo de a poco modificada por otros discursos científicos concomitantes a la circulación de nuevos documentos oficiales (LDB, PCNs y DCNEB) desde 1996; iii) determinación técnico-cultural que pone en escena la importancia del uso y de la lectura de diversos lenguajes en el ambiente escolar (particularmente, la imagería en LD), posibilitando un número expresivo de imágenes en los últimos diez años. Palabras-clave: análisis del discurso; historia de las ideas; imagería: semiología; lengua portuguesa; libros didácticos.Item Arthur Bispo do Rosário: a arquitetura do in-sensato.(2016) Silva, Jorge Antonio daEste trabalho é o resultado de quatro anos de pesquisa sobre a vida e a obra do negro Arthur Bispo do Rosário. Foi realizado com o objetivo de se proceder a um levantamento de dados a respeito da real história do artista, sua trajetória pessoal, e como projeto de análise descritiva de sua obra. Acometido pela loucura em 24.12.1939, após um surto psicótico de origem em delírio auditivo, foi preso e encaminhado ao Hospital dos Alienados, na Praia Vermelha (RJ). Após internações intermitentes, que incluiu passagens por outros hospitais no Rio, passou a organizar formas no princípio da montagem e a realizar bordados nos quais recompunha acontecimentos de seu passado, através da junção da figura com a escrita. Bispo, como é reconhecido, poderia ser tematizado de diferentes formas. Uma delas pelo enunciado de sua loucura que é a sua própria história manicomial. A outra ocorre pela enunciação de sua arte incomum e feita de estranhamento.Item Asociación familiar de marcadores psicofisiológicos en la esquizofrenia paranoide(2011-07-25) Guerra López, Seidel; Valdés Sosa, Mitchell; Bobes León, María AntonietaLa esquizofrenia es considerada un trastorno mental con una arquitectura clínica y genética compleja, que interactúa con factores ambientales. Los marcadores cognitivos de la esquizofrenia pudieran reflejar procesos primarios y formar parte de su base fisiopatológica, por lo que podrían ser endofenotipos útiles para reducir esta complejidad y ayudar a esclarecer su fisiopatología. Los potenciales relacionados a eventos permiten estudiar los trastornos neurocognitivos en la esquizofrenia y se utilizan en la búsqueda de endofenotipos. El objetivo de este trabajo es evaluar marcadores cognitivos como endofenotipos mediante un estudio de asociación familiar, donde se analizaron los potenciales relacionados a eventos N200, P300, N400, y las redes neurales de la atención en probandos y familiares pertenecientes a 60 familias con esquizofrenia múltiplex. Se implementó una metodología para explorar las redes atencionales en humanos y otra para la obtención de los potenciales evocados N200 ⁄ P300. Se demostraron alteraciones en la latencia, amplitud y distribución topográfica de los potenciales obtenidos, y en el funcionamiento ejecutivo de los pacientes con esquizofrenia y sus familiares con respecto al grupo control, que por su elevada asociación familiar se proponen como endofenotipos en la esquizofrenia. Los pacientes con esquizofrenia paranoide y sus familiares presentan un déficit atencional específico, que sugiere la existencia de un marcador endofenotípico. En este trabajo se confirma la asociación familiar de algunos marcadores y se proponen nuevos candidatos no descritos con anterioridad, aportando un conocimiento teórico valioso para abordar las bases genéticas de la esquizofrenia.Item Aspectos bioquímicos-estruturais do transportador de nucleotídeos de adenina, cardiolipinas e ciclofilina D na Transição de Permeabilidade Mitocondrial(Programa de Pós-Graduação em Toxicologia - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP, 2010-05-10) Pestana, Cezar Rangel; Curti, CarlosA oxidação do resíduo de cisteína 56 (ANT-cys 56 ) do transportador de nucleotídeos de adenina (ANT) é descrita como evento crítico da Transição de Permeabilidade Mitocondrial (TPM), fenômeno caracterizado pela sensibilidade ao fármaco imunossupressor ciclosporina A (CsA), responsável pela ligação e inibição do componente promotor da abertura do Poro de Transição de Permeabilidade (PTP), a enzima peptidil-prolil-cis trans isomerase (cyp D). Aspectos bioquímico- estruturais do ANT, das cardiolipinas (CDL) que envolvem o transportador e da cyp D na TPM foram avaliados por meio de ensaios turbidimétricos de inchamento mitocondrial e estado conformacional do ANT em mitocôndrias isoladas de fígado de rato, associados a abordagens de química computacional para análises de campos de interação molecular (MIF) e dinâmica molecular (MD), visando a predição de eventos envolvidos na abertura do PTP. As análises computacionais revelaram aumento da mobilidade relativa do ANT-cys 56 , como resultado da interação preferencial do Ca 2+ com a molécula de CDL ligada à hélice 4 do transportador, enquanto que a inversão da configuração do resíduo de prolina do ANT (ANT-pro 61 ) potencializou o efeito induzido por Ca 2+ . A presença de ADP no interior do ANT preveniu o aumento da mobilidade relativa do ANT-cys 56 promovida pelo Ca 2+ , enquanto que a inversão da configuração do ANT-pro 61 , de trans para cis, potencializou o efeito promovido pelo Ca 2+ na mobilidade relativa do ANT-cys 56 , de forma insensível ao nucleotídeo. Os ensaios com mitocôndrias isoladas demonstraram que o Ca 2+ induz a conformação “c” do ANT e promove abertura do PTP, de forma sensível à CsA e ADP. A presença de cyp D estabilizou a conformação “c” do ANT induzida por Ca 2+ , sendo que Atractilosídeo (ATR) tornou o efeito parcialmente insensível aos inibidores da TPM. Os resultados sugerem que a abertura do PTP induzida por Ca 2+ envolve a mudança conformacional do ANT para o estado “c”, cuja estabilização é obtida pela cyp D na função de inversão do ANT- pro 61 , com base na avaliação da mobilidade relativa do ANT-cys 56 parcialmente sensível ao ADPItem Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos(2016-07-12) Amato, Laura Janaina DiasO presente trabalho de pesquisa objetiva desenvolver uma análise sobre dos aspectos culturais dos livros didáticos produzidos na Alemanha, após a elaboração do novo Quadro Comum 1 internacionais publicadas na versão alemã em 2002. Este estudo é uma crítica ao material didático estrangeiro sob o aspecto da formação intercultural do estudante do Ensino Fundamental e Médio. A análise aqui apresentada terá como fundamentação teórica os pressupostos teóricos da psicologia, da antropologia e da lingüística, entre eles VIGOSTKI (1998), KRAMSCH (1998) e BAKHTIN (2004). O estudo aqui realizado procura verificar a presença dos objetivos relativos ao saber sociocultural, nos livros Themen Aktuell 1 e Berliner Platz 1, pretendido pelo Quadro comum e se esses correspondem aos Parâmetros Curriculares Nacionais 2 (BRASIL, 1998), já que os PCNs são no momento os documentos oficiais norteadores do ensino de Língua Estrangeira no Brasil. Após a análise verificou-se a necessidade de uma análise crítica ao escolher o material a ser utilizado em sala de aula, pois ele pode não corresponder com os objetivos oficiais propostos. Os parâmetros legais que regem o ensino de língua estrangeira no Brasil devem ser analisados e eventualmente revistos, tendo em vista a realidade nacional inserida no contexto internacional.Item Atitudes e Ideologias Linguísticas sobre o Português e o Espanhol na Tríplice Fronteira(2023) Bolivar, Thiago Marcondes ValenzuelaEste trabalho objetivou identificar, analisar e descrever questões de ideologia linguística na chamada Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, com foco em dois dos principais idiomas locais: o Português e o Espanhol. De início, é apresentada uma descrição do panorama sociolinguístico da região, que é particularmente rica em contatos etnolinguísticos para muito além dos idiomas enfocados; e, na sequência, discorre-se a respeito de questões teóricas envolvendo ideologias linguísticas (segundo Verschueren 2012; Gal e Irvine, 2000), ilustradas por meio de observações etnográficas na região (com base principalmente na Antropologia Linguística de Duranti, 1997) e em outros contextos geográficos. Após argumentar que as atitudes linguísticas são algumas das expressões mais salientes das ideologias linguísticas que possam circular em uma determinada comunidade, o autor traz uma maior materialidade às discussões por meio da aplicação de um teste conhecido como matched-guise (concebido por Lambert, 1960), que neste caso objetivou verificar as atitudes de um total de 60 sujeitos ─ entre brasileiros, argentinos e paraguaios da região ─ sobre os idiomas enfocados. Os resultados demonstram uma tendência dos brasileiros a avaliarem melhor o Português (e representações de si mesmos) frente ao Espanhol (e representações de seus vizinhos), o que é corroborado ao menos em parte por argentinos e paraguaios.Item O Audiovisual na rede de Pontos de Cultura da Grande São Paulo(2009-02) Fér, Ester Marçal; OrientaçãoAnalisa a produção, distribuição e formação audiovisual realizada pelos Pontos de Cultura na região da Grande São Paulo durante o período de 2005 a 2008, enquanto potenciais instrumentos para o desenvolvimento de processos comunicacionais e culturais ocorridos dentro da rede virtual e presencial composta pelos projetos culturais vinculados ao Programa Cultura Viva. Observa de que forma os fundamentos encontrados na constituição da política cultural Cultura Viva, como os conceitos freireanos de empoderamento, autonomia e protagonismo social, bem como os valores da cultura hacker como a criação colaborativa e a generosidade intelectual são aplicados dentro das práticas audiovisuais dos Pontos de Cultura. Relaciona as atividades audiovisuais realizadas pelos Pontos de Cultura com as incursões que a linguagem audiovisual realizou dentro dos movimentos sócio-culturais brasileiros durante o século XX.Item Avaliação da proficiência oral: uma análise fatorial e de discriminação de itens do exame Celpe-Bras(CEFET-MG, 2018-04-04) Ferreira, Laura Márcia Luiza; Coura Sobrinho, JerônimoComo as avaliações podem admitir erros sistemáticos, os escores podem ser afetados, por isso é preciso validá-las por meio da análise de evidências variadas. Na perspectiva de Messick (1987), a validade é um conceito único, que consiste em avaliar evidências empíricas e teóricas sobre a pertinência das inferências feitas a partir da nota de um teste. O objetivo do presente trabalho é analisar as escalas de avaliação da prova oral do exame Celpe-Bras forma a coletar evidências da validade interna dos instrumentos. Inicialmente, argumento que a prova oral é uma tarefa cuja situação é a entrevista de proficiência oral. Em seguida, apresento a Teoria de Validade proposta por Messick (1987) e a relaciono com a maneira como o conceito tem sido definido por especialistas em avaliação de línguas. Para analisar os sete itens que compõem as duas escalas de avaliação da prova oral, quanto à sua dimensionalidade, apresento uma análise fatorial exploratória. Quanto ao ajuste e à quantidade de informação de cada item, apresento uma análise de discriminação de itens, por meio do modelo Rasch básico na extensão Partial Credit Model. A escala do avaliador-intelocutor é composta por um item e a escala do avaliador-observador contém seis itens, a saber: compreensão, competência interacional, fluência, adequação lexical, adequação gramatical e pronúncia. O conjunto de dados analisados nesta pesquisa é composto por notas atribuídas para 1.000 participantes que se submeteram ao exame na primeira edição de 2016. O resultado da análise fatorial sugere que a nota da prova oral seja uma medida unidimensional. Os valores de peso dos itens da escala, do maior para o menor, são de 0.36 para nota do avaliador-interlocutor, 0.19 para adequação lexical, 0.18 para fluência, 0.13 para adequação gramatical, seguidas dos itens competência interacional, pronúncia e compreensão com os valores de 0.09, 0.06 e 0.04, respectivamente. A partir da análise de discriminação de itens, os valores da média quadrada de infit variou de 0.431 a 1.386, sugerindo bom ajuste dos itens. Porém, quanto ao valor da média quadrada de outfit, o item compreensão apresentou um valor acima de 2.0, apontando necessidade de revisão do item na escala. Ao considerar intervalos entre os valores de threshold dos sete itens das escalas, posso afirmar que uma mesma faixa de nota em cada um dos itens pode não discriminar da mesma forma o mesmo perfil de examinandos. Com base na análise fatorial e na análise de discriminação de itens, discuto uma proposta de mudança de peso dos itens na composição da nota oral, especialmente quanto ao item compreensão, bem como a necessidade de investimento na revisão dos descritores das escalas, da tarefa e da situação de entrevista de proficiência oral.Item A Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo Interpretativo(2017-03-17) Casacio, Lucas; OrientaçãoO presente trabalho é um estudo interpretativo sobre o Concerto Carioca no 2 de Radamés Gnattali, tendo como ponto central a performance à bateria. Este concerto, composto em 1964, dedicado ao percussionista Helcio Milito e ao Tamba Trio, apresentou pela primeira vez, na história da música brasileira, a bateria entre os solistas de uma orquestra sinfônica. Inicialmente, fizemos a digitalização e a revisão integral do concerto para posterior análise. Por ser este um trabalho de prática interpretativa, utilizamos ferramentas de análise direcionadas à performance musical, que tratam de assuntos relacionados à interferência do movimento na performance, à organização da prática musical como meio de atingir uma performance de alto nível, à expressividade na performance, à interação na prática musical, além de levantamento das pesquisas sobre performance em música. Ao longo do estudo, realizamos entrevistas como meio de trazer à tona informações de fontes primárias referentes à nossa investigação. Simultaneamente ao trabalho de revisão e análise, foram feitas transcrições de gravações relevantes para a pesquisa, uma vez que quase a totalidade do repertório pertinente à bateria está registrado apenas em áudio. Paralelamente ao escopo principal das investigações, foram abordadas questões sobre a escrita para bateria e suas implicações. Tal discussão tem por finalidade auxiliar na compreensão do papel do instrumento ao longo de sua história. Como resultado da pesquisa, realizamos o primeiro registro oficial em áudio e vídeo do Concerto Carioca no 2. Este trabalho possibilitou a produção de uma edição crítica das partes de bateria, bem como uma versão revisada e editorada do concerto todo. Este material, que encontra-se como anexo deste trabalho, contribui para a ampliação do repertório escrito concernente à bateria.Item A caminhada é longa... e o chão tá liso: o movimento Hip Hop em Florianópolis e Lisboa(2016-05-24) Souza, Angela Maria deBusco nesta tese intitulada "A caminhada é longa ... e o chão tá liso: O Movimento hip hop em Florianópolis e Lisboa" refletir sobre a complexidade estruturante da produção musical de grupos de rap no Brasil e em Portugal que refletem sobre os espaços (geográficos e sociais) ocupados, por homens e mulheres, nos centros urbanos de cidades como Florianópolis e Lisboa em suas produções musicais. Desta forma, busco analisar as práticas estético musicais dos rappers dentro do Movimento hip hop, principalmente a partir das relações construídas com as cidades nas quais estão e sobre a qual buscam refletir a partir de suas vivências nestes espaços urbanos. Além das relações estabelecidas em trabalho de campo, e que me oportunizaram uma observação mais detalhada, utilizo as músicas produzidas por estes rappers como importantes referências para minhas análises, principalmente a partir das narrativas que estas músicas contêm. Estas práticas musicais me possibilitaram: (1) refletir sobre a relevância da produção musical na determinação dos fluxos que os rappers estabelecem a partir de suas cidades, Florianópolis e Lisboa; (2) identificar as diferentes formas de compreensão do processo de alargamento do espaço ocupado pelo Movimento hip hop; (3) perceber aspectos que unem ou distanciam a produção musical do rap no Brasil e em Portugal; (4) analisar as formas de representação da cidade para refletir sobre a formação de diferentes estilos de rap. Perceber a produção e circulação destes grupos na cidade é refletir sobre a própria cidade a partir das diferentes coletividades que a povoam e dos usos que fazem dela. Me amparando nesta Etnografia defino quatro estilos de rap: rap de quebra, rap floripa e rap gospel - Florianópolis eo rap crioulo - Lisboa com os quais interagi no trabalho de campo e com eles procurei melhr perceber os usos e apropriações do espaços urbanos a partir de suas práticas estético-musicais, bem como das representações que controem sobre estes espaços a partir de suas vivências.Item A compreensão da urbanidade pela morfologia urbana: as vilas de Itaipu(2020-02-28) Rammé, Juliana; Pina, Silvia Aparecida Mikami GonçalvezEsta pesquisa discute os reflexos das configurações morfológicas das cidades contemporâneas na vida cotidiana das pessoas, sobretudo nos territórios habitacionais. Para isso, é preciso compreender a relação dinâmica que se estabelece entre a estrutura físico-espacial da paisagem urbana e as atividades cotidianas que regem a vida pública, chamada de urbanidade. A caracterização da urbanidade depende da análise conjunta dos seis elementos que a condicionam: a articulação do tecido urbano, a densidade urbana, a diversidade de uso e ocupação do solo, a relação entre o espaço público e o espaço privado, as distâncias intraurbanas e o uso e apropriação nos espaços públicos e coletivos. Desses seis elementos, cinco apresentam características predominantemente físico-espaciais e sua leitura pode ser realizada a partir da identificação das diferentes Regiões Morfológicas que formam a paisagem urbana, que por sua vez, referem-se à classificação dos padrões de repetição encontrados no plano urbano, no tecido edificado e no uso do solo. Nas cidades contemporâneas, esses três complexos têm se estruturado a partir de intensos processos de expansão urbana, como é o caso de Foz do Iguaçu (BR), que teve seu crescimento urbano impulsionado, sobretudo, pela implantação da usina hidrelétrica Itaipu Binacional e pela construção de suas vilas operárias, no Brasil e no Paraguai, a partir da década de 1970. Essas vilas foram divididas em categorias, conforme o nível funcional da classe trabalhadora da empresa, e construídas com diferentes padrões morfológicos que correspondiam a esse status social. Sendo assim, esta pesquisa fundamenta-se na hipótese que as diferentes estratégias de desenho urbano adotadas para construção das Vilas de Itaipu apresentam impacto direto na vida cotidiana da população e, por consequência, na caracterização da urbanidade. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é caracterizar a urbanidade a partir da identificação das diferentes Regiões Morfológicas que compõem a paisagem urbana das Vilas de Itaipu. Por meio de estudo de caso, foi desenvolvido método de leitura que possui três etapas: compreensão dos processos de expansão urbana nos municípios onde foram implantadas as Vilas de Itaipu, identificação das Regiões Morfológicas e, por fim, a relação dessas regiões com os elementos que condicionam a urbanidade. Com isso, conclui-se que a formação e a transformação da paisagem urbana das Vilas de Itaipu analisadas apresentam características distintas, influenciadas, em grande parte, pelo modo como elas foram implantadas, seja pela influência do urbanismo modernista no desenho urbano das vilas destinadas para os técnicos e funcionários administrativos ou pela reprodução de um modelo habitacional segregador vinculado às hidrelétricas e grandes obras, no caso das vilas brasileiras. Além disso, ao analisar os elementos que condicionam a urbanidade, compreendeu-se que, embora a diversidade de uso e ocupação do solo tenha sido identificada como um dos principais elementos que impulsionam a realização de atividades cotidianas nas Vilas de Itaipu analisadas, a organização do plano urbano e as relações entre as áreas edificadas e as áreas dos lotes também assumem importância fundamental na criação de espaços que suportam e incentivam diferentes tipos de práticas sociais, confirmando a hipótese inicial. Por fim, a pesquisa contribui com o desenvolvimento de um método de leitura da urbanidade à luz da morfologia urbana e espera-se que possa contribuir na promoção para formulação e revisão de políticas públicas que busquem por cidades mais humanizadas.Item O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografia(2015-08-15) Rocha, Marcelo Augusto; Salvi, Rosana FigueiredoO presente estudo investigou as noções de professores de Geografia em formação continuada, a respeito dos componentes do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge). Analisou também em que grau esses professores fazem uso em sua prática docente, desses conhecimentos isolados e combinados. Investigou ainda, como se dá o processo de desenvolvendo dos conhecimentos do TPACK entre professores, na formação inicial e continuada. Paralelamente, desenvolveu-se uma abordagem de ensino/aprendizagem alicerçada em diferentes teorias educacionais, gerando um contexto pedagógico integrado de conhecimentos para a formação de professores que combina o uso sistemático de instrumentos tecnológicos digitais, com teorias de aprendizagem e conteúdos geográficos. Ao tratar da formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em contextos de ensino e aprendizagem, esclarece-se que essa formação visa à promoção do modelo conceitual TPACK, por meio do desenvolvimento de técnicas pedagógicas integradas ao conteúdo geográfico e a instrumentos digitais, com o auxílio da internet. A respeito do método de classificação e análise dos dados, fez-se uso da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). Alguns dos resultados alcançados apontam para a necessidade de implementação de disciplinas específicas que tratem das TDIC na formação inicial e de cursos de formação continuada voltados para o ensino de Geografia, sob o viés do TPACK, buscando integrar as habilidades necessárias ao professor hodierno para fazer uso das TDIC vinculadas aos processos de ensino e de aprendizagem. A análise aprofundada da forma como os professores se relacionam com as TDIC possibilitou ainda, outros olhares para essa questão, além do viés formativo. Como por exemplo, o estado de inércia intelectual em que se encontra uma parte dos professores em exercício na atualidade.Item A Construção da Categoria Agricultura Familiar no Mercosul: um Estudo a partir dos Casos do Brasil e da Argentina(UFRGS, 2019) Belem, Regis da Cunha; Orientação; Radomsky, Guilherme Francisco WaterlooO início do novo século tem sido palco da generalização da referência ao termo agricultura familiar no conjunto do continente latino-americano. Partindo do cone sul da América do Sul, a criação (em 2004) e consolidação da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul – REAF tem cumprido papel decisivo nesse movimento. O protagonismo do Brasil em tal iniciativa, operado nos governos de Lula e Dilma (2003-2016), é reconhecido por agentes sociais e governamentais dos demais países parceiros na construção do Mercosul. A pesquisa realizada buscou, a partir dos casos do Brasil e da Argentina, apreender este processo socio-histórico, procurando evidenciar os principais elementos, eventos, agentes sociais e iniciativas constitutivos dessa dinâmica social e confluentes ao termo agricultura familiar como expressão de um projeto de futuro –uma utopia –, envolvendo desde lideranças de agricultores e camponeses até agentes de governo, de pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa a militantes sociais. Para tanto, foi conduzida pesquisa de caráter qualitativo, sustentada em revisão de bibliografia brasileira e argentina sobre o tema; pesquisa documental junto a organismos governamentais nacionais e internacionais, movimentos sociais e organizações não governamentais, bem como matérias de imprensa; entrevistas junto a agentes políticos de governo e de instâncias/organismos regionais, dirigentes nacionais de organizações rurais e assessores, militantes sociais e integrantes de universidades; observação a partir da participação em eventos regionais e nacionais da REAF. A conclusão deste trabalho atribui relevância fundamental à atuação das organizações e movimentos sociais rurais na construção da categoria agricultura familiar no âmbito do Mercosul, expressando crenças e valores comuns engendrados no âmbito do movimento social e religioso aqui denominado cristianismo da libertação, portador de uma crítica ao desenvolvimento, mas, ainda assim, de ideologia modernista. O diálogo instituído, durante os anos 1990, em processos de lutas e relações estabelecidas no além-fronteiras, entre esses movimentos e organizações, serviu para definir campos de possibilidades, unificar compreensões, estabelecer eixos e bandeiras para atuação junto a estruturas governamentais nacionais e regional. Tomamos como expressão desse mesmo movimento a proposição brasileira de criação de uma estrutura específica do Mercosul – a REAF –, objetivando a conformação de um espaço de diálogo para a constituição de políticas públicas diferenciadas para a agricultura familiar em âmbito regional.Item A construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002)(2019-02-25) Fonseca, Eduardo Dias; Cunha, Evandro José Lemos daA partir das relações existentes entre o cinema, entendido como uma arte que se relaciona com a comunicação de massa, e a sociedade, a proposta desta tese é averiguar as interseções entre filmes de ficção e a narração da nação. Há dois recortes primordiais para se pensar a construção da narração da nação. O primeiro é territorial e o segundo temporal. O foco é na cinematografia brasileira e argentina no período de 1995 a 2002. Durante os anos de 1990, os dois territórios foram atravessados por uma série de linhas políticas e econômicas que reconfiguraram o fazer cinematográfico tanto nas narrativas e estéticas fílmicas como nas formas institucionais de fomento. Com este ambiente estabelecido, fez-se a pergunta: quais foram as formas de narrar a nação que emergiram de um grupo de filmes do recorte proposto? Iniciando com o debate em torno a uma diversidade de conceitos para circunscrever os parâmetros das narrações da nação, tais como identidade, representação, povo, nação e cultura nacional, esta pesquisa se debruça sobre relações entre o cinema, visto como sintoma para identificar as marcas dos discursos do nacional, e a construção da narração da nação. O corpus fílmico é o seguinte: Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (Brasil, 1995), dirigido por Carla Camuratti; Pizza, birra, faso (Argentina, 1998), dirigido por Bruno Stagnaro e Israel Adrián Caetano; Central do Brasil (Brasil, 1998), dirigido por Walter Salles; Garage Olimpo (Argentina, 1999), dirigido por Marco Bechis; Cronicamente inviável (Brasil, 1999), dirigido por Sergio Bianchi; Nueve reinas (Argentina, 2000), dirigido por Fabian Bielinsky; El bonaerense (Argentina, 2002), dirigida por Pablo Trapero; Cidade de Deus (Brasil, 2002), dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund. Este trabalho está centrado tanto no texto fílmico como fonte para análise das marcas do nacional como nas instituições e legislações para fomento do cinema e as possíveis formas de manutenção do discurso do nacional.Item Contribuição ao estudo da ação in vitro do veneno da aranha marrom, Loxosceles gaucho, sobre plaquetas humanas e de coelho. Participação das plaquetas na dermonecrose induzida experimentalmente pelo veneno loxoscélico em coelhos(Universidade de São Paulo, FMVZ, 2007-08) Tavares, Flávio Luiz; Sano-Martins, Ida SiguekoOs venenos de aranhas do gênero Loxosceles possuem uma ampla gama de atividades em diferentes células, tecidos e sistemas, e é notória a sua capacidade de causar a formação da lesão dermonecrótica. Em um trabalho prévio, relatamos uma intensa trombocitopenia induzida pelo veneno loxoscélico em coelhos. Objetivou-se no presente estudo avaliar primeiramente a interação in vitro entre as plaquetas, humanas e de coelhos, com o veneno de Loxosceles gaucho e seu principal componente, a fração esfingomielinásica. Posteriormente, investigou-se o papel da plaqueta no desenvolvimento da lesão dermonecrótica através de um modelo de trombocitopenia em coelhos. Nos estudos in vitro, os resultados de agregação em plasma rico em plaquetas evidenciou que tanto o veneno total quanto a fração esfingomielinásica induziram um aumento desta resposta nas plaquetas das duas espécies, que foi mais intensa nas plaquetas humanas. Uma vez que em plaquetas lavadas a agregação não foi constatada, confirmou-se a necessidade de componente(s) plasmático(s) para a indução desta resposta. Ainda, os dados de LDH indicaram que o veneno total, nas concentrações aqui utilizadas, não foi capaz de causar à lise plaquetária. Com relação à ativação, o veneno total, foi capaz de aumentar a expressão da LIBS1 nas plaquetas de ambas as espécies e de P-selectina na plaqueta de coelho. Sob as nossas condições experimentais, a fração não promoveu o aumento dos marcadores de ativação. Finalizando os estudos in vitro, o veneno total e a fração provocaram um aumento da adesão nas plaquetas das duas espécies, sendo que a resposta à fração esfingomielinásica mostrou-se dose-dependente. O estudo experimental, por vez, necessitou de uma etapa preliminar para a obtenção de um anticorpo anti-plaqueta, produzido em cabras, que mostrou-se eficaz em induzir um intenso quadro trombocitopênico em coelhos. Análises histopatológicas indicam que a ausência das plaquetas não diminuiu a formação de trombos intravasculares na área da derme sob a ação do veneno. O desenvolvimento da lesão dermonecrótica em coelhos injetados com o veneno loxoscélico mostrou-se mais intenso naqueles depletados de plaquetas do que nos animais com número normal de plaquetas, constatável pelo desenvolvimento de maiores áreas de equimose e das escaras necróticas. Os resultados semelhantes dos níveis plasmáticos do fator de von Willembrand, dos tempos de protrombina e de tromboplastina parcial ativada, assim como dos testes de fagocitose por polimorfonucleares isolados do sangue periférico, entre os coelhos trombocitopênicos e aqueles com contagem normal de plaquetas, evidenciam que não houve alterações expressivas nas células endoteliais, no sistema da coagulação e na capacidade fagocítica via C3b dos polimorfonucleares do sangue periférico. Os presentes resultados mostram que o veneno loxoscélico in vitro é capaz de elicitar em plaquetas humanas e de coelhos as respostas de agregação, de adesão e de ativação. Por fim, as diferenças no desenvolvimento da lesão, constatadas entre o animal trombocitopênico e o animal normal, evidenciam que a plaqueta é um fator importante para controlar a expansão e a gravidade da lesão dermonecrótica induzida em coelhos pelo veneno loxoscélico.