Hispanistas - Artigos científicos
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Item 400 anos sem Cervantes. Dom Quixote de la Mancha morte em 3 tempos(2016-08) Mattos, Celia Regina de BarrosSe estamos celebrando a morte e queremos darlhe a dignidade merecida, impossível será abordála pelas vias já frequentadas e visitadas. Escolhemos a Poética por ser ela a guardiã da chave que abre ao humano, por nela pressentirmos a possibilidade de alcançar o dilema mais intrigante, inquestionável e inevitável do homem – sua consciência de “serparaamorte”. Esse percurso será realizado em 3 etapas. A morte de Dom Quixote personagem, investigada enquanto existência, onde esse tema estará mais concentrado; a morte de Cervantes e seus desdobramentos a partir da publicação do plágio de Avellaneda; e, ainda, a da obra, em sua salvaguarda como arte. Pretendese, nesse percurso, trazer à discussão, além das questões sobre o ser e sua travessia entre o nascimento e a morte apresentadas por Heidegger em Ser e Tempo, a velha polêmica trazida pelo mesmo autor em A origem da obra de Arte. Entre autor, personagem e obra; quem morre, quem fica?Item Abordagem dos aspectos contrastivos espanholportuguês em livros didáticos de espanhol para brasileiros(UNILA, 2016-08) Mayrink, Mônica FerreiraEntre as temáticas abordadas na seção Conhecimentos de Espanhol, das Orientações Curriculares do Ensino Médio (BRASIL, 2006), está a reflexão sobre a proximidade/distância entre o castelhano e o português. O texto discute os problemas que pode gerar uma visão simplista dos pontos que unem/separam os dois idiomas e a necessidade de se desenvolverem estratégias de ensino que conduzam o estudante a uma aprendizagem reflexiva da língua focada em uma perspectiva contrastiva voltada a diferentes níveis de análise: fonéticofonológico, morfológico, sintático, pragmático e discursivo. A importância de tal abordagem aponta para a necessidade de inserir a discussão nos cursos de formação docente. Nessa direção, esta comunicação discute o trabalho desenvolvido na disciplina Tópicos Contrastivos entre o espanhol e o português brasileiro, oferecida a alunos do curso de Letras da Universidade de São Paulo, em que foi proposto que avaliassem como diferentes livros didáticos abordam os aspectos contrastivos entre os dois idiomas. Os alunos deviam observar se os materiais escolhidos para análise tratavam o assunto numa perspectiva informativa/descritiva ou se valorizavam a reflexão sobre a proximidade/distância entre as duas línguas. Nesta exposição, analisaremos os trabalhos apresentados pelos alunos ao final do curso, em que avaliaram os livros Formación en Español: lengua y cultura, Enlaces, Gente Nueva Edición, Nuevo expansión e Síntesis. Os textos produzidos mostram que a proposta contribuiu para que desenvolvessem uma reflexão crítica (DEWEY, 1933, 1938; FREIRE, 1979; MAYRINK, 2007; LIBERALI, 2010) tanto sobre a língua em si como sobre seu ensino numa perspectiva contrastivaItem Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica(UNILA, 2016-08) Magalhães, Suellen MayaraA Tertúlia Literária Dialógica (TLD) é uma atividade pedagógica e cultural que há mais de 30 anos demonstra sua importância para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, da solidariedade e da leitura crítica entre seus participantes, por meio da aprendizagem dialógica (FLECHA, 1997). Considerando os princípios da TLD, e seu sucesso no ensino da língua materna, surgiu a ideia de implantála no contexto do ensino de espanhol como língua estrangeira. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a aplicabilidade da TLD como alternativa prática para o professor de línguas estrangeiras acolher e problematizar, a existência de identidades múltiplas, fragmentadas e contraditórias em sala de aula e investigar como essa atividade promove a negociação de identidades, de forma a entender o envolvimento dos aprendizes na línguaalvo, sem deixar de lado uma visão crítica de mundo. A pesquisa se deu em uma turma de espanhol avançado em um campus do IFB, na qual as aulas foram divididas em 2 horas de aula e 2 horas de tertúlia. No início do semestre os alunos receberam uma lista de livros em espanhol e um deles foi escolhido para leitura (Cien años de soledad – Gabriel García Marquez), através da votação. A cada encontro, a professora gravou em áudio a tertúlia, e ao final foram feitas entrevistas com os alunos, uma em duplas e outra com todos reunidos. A análise dos registros sugere que os alunos se engajaram mais com práticas da línguaalvo e ganharam oportunidades de reflexão crítica sobre questões da vida socialItem Actitudes lingüísticas en el portugués uruguayo: marcas de una identidad(UNILA, 2016-08) Gutiérrez Bottaro, Silvia EtelEl contacto lingüístico entre el español (E) y el portugués brasileño (PB) en la región fronteriza BrasilUruguay ha producido una variedad conocida popularmente como “portuñol” o portugués uruguayo (PU). Estas variedades han estado disputando un espacio en la comunidad fronteriza, conformándose así una situación de bilingüismo y diglosia. La política lingüística del Uruguay preocupada en fortalecer el idioma nacional ante el avance del portugués, decretó la obligatoriedad de la enseñanza del E con la Ley de Educación Común (1877) y prohibió el uso del portugués (P) en las escuelas fronterizas. Esta ley prevaleció por muchos años e hizo que sea lo que es hoy, una lengua híbrida y estigmatizada en la comunidad, aunque actualmente ya se escuchan muchas voces que la defienden. Como vemos, la disputa continua ha dejado marcas profundas en la identidad de sus hablantes. En esta comunicación presentamos algunos resultados de la investigación que estamos realizando sobre las actitudes lingüísticas de los hablantes del PU acerca de su variedad. Asociando algunos presupuestos de la sociolingüística (CALVET, 2002; BAGNO, 2002), de la política lingüística (BARRIOS,2008; CARVALHO, 2007) y de los estudios culturales (HALL, 2005), analizamos una muestra de lengua oral (37 informantes), recogida en la ciudad de Rivera, lo siguiente: (1) cuáles son las consecuencias sociales que derivan de la situación de contacto, tales como actitudes, conflictos y prejuicios lingüísticos; (2) cómo los hablantes del PU construyen su identidad cultural híbrida? y, (3) cuál ha sido el rol de las políticas lingüísticas sobre la situación del portugués en el Uruguay?Item Alejo Carpentier e as ruínas dos passos perdidos: as cidades e o sujeito na narrativa carpentieriana(2016-08) Moreno, Amanda Brandão AraújoAlejo Carpentier é um dos escritores que se destacam na narrativa hispanoamericana a partir do século XX por ter somado seus esforços aos daqueles que produziram um intento diferenciado de falar sobre a América Latina. Sua narrativa expressa essa necessidade desde a escolha da linguagem, barroca, à seleção de espaços e temas, unindo o local ao universal. Em “Os passos perdidos”, lançado em 1953, o autor cubano traz a história de um musicólogo que sai da cidade grande e parte numa empreitada à selva venezuelana para coletar instrumentos musicais antigos para integrar o acervo de uma universidade. O transcurso da viagem é um espaço de (re)encontros. Neste trabalho, abordaremos o texto carpentieriano a partir da ideia de ruína. Entenderemos aqui ruína de forma ampla, uma ideia que se estende do conceito da Antiguidade Clássica e se espalha para as velhas e novas cidades, os monumentos, os vazios e os silêncios da história e da memória que as ruínas articulam, metaforizam e revivem no agora, reavaliando o que já passou. No contexto da narrativa em questão, deteremos nosso olhar sobre algumas ruínas específicas, a saber: a cidade grande enquanto ruína; a excolônia enquanto ruína, a ruína de um modelo político e de uma pseudo intelectualidade, a ruína como retomada da ancestralidade e, por fim, a ruína do protagonista.Item Amor, Engaños y Zelos. Descante Cômico Redusido em uma Comédia de Manuel Botelho de Oliveira(UNILA, 2016-08) Peres, Lygia Rodrigues ViannaSer contemporáneo de Gregorio de Matos y del padre Antonio Vieira evidencia la época, el espacio cultural y, naturalmente, la producción literaria de Manuel Botelho de Oliveira: Música do Parnaso, en donde se incluye el Descante Comico redusido em duas comedias (mantenemos la ortografía del autor) publicada en Lisboa en 1705. Amor, engaños y zelos, como descante cómico, en Música do Parnaso, se presenta como teatro barroco, cuya expresión teatral – metáforas, trama, acción, la intensidad expresiva de los diálogos y la tensión entre los personajes – además de la lista simplicidad del gracioso Dineros, se incluye en el escenario del Siglo de Oro español. El poeta y dramaturgo brasileño demuestra conocimiento de la intensa producción teatral en la Villa de Madrid y, con certeza, fue espectador en el teatro del Coliseo. Por ello, tiene Manuel Botelho de Oliveira, como ejemplo para su descante cómico la comedia La más constante mujer de Juan Pérez de Montalbán. Nuestro objetivo no es una lectura comparativa, mas leer Amor, engaños y zelos, como dramaturgia barroca brasileña que se incluye en la escena teatral del Siglo de Oro españolItem Anais - Livro de resumos do IX Congresso Brasileiro de Hispanistas(2016-08) Pereira, Diana Araújo; Tallei, Jorgelina Ivana; Garcia, Alai Diniz; Lessa, Giane; Pereira, FlávioAnais do evento - livro de resumos do IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Item Análise comparativa entre folklore argentino e forró: aspectos sóciohistóricos(2016-08) Menezes, Andreia dos SantosEstamos no momento iniciando uma pesquisa na qual analisaremos comparativamente letras do gênero musical brasileiro forró e do argentino folklore. Essa seleção se deveu primeiramente à observação de que muitas das letras desses dois gêneros apresentam locutores (DUCROT, 1984; GUIMARÃES, 2002) ou personagens descritos como moradores de cidades grandes de cujo lugar de origem rural, descrito de forma ufanista, sentem saudades. Consideramos que essa característica comum está em grande medida associada a uma questão sóciohistórica semelhante no Brasil e na Argentina: o aluvião migratório de interioranos que se mudaram para as grandes cidades de seus respectivos países a fim de trabalhar como mãodeobra braçal durante as décadas de 1940 e 1950 (FAUSTO & DEVOTO, 2004), época em que esses gêneros começaram a ocupar lugar de destaque na indústria cultural de seus países de origem (DÍAZ, 2009; SEVERIANO & MELLO, 2006). Com base nessas constatações primordiais, decidimos selecionar letras desses gêneros compostas no mencionado período no intuito de analisar comparativamente a descrição do lugar de origem, bem como a expressão da saudade desses espaços, baseandonos especialmente nas pesquisas realizadas nas áreas dos estudos discursivos (MAINGUENEAU, 2001/1997; AUTHIERREVUZ , 1990) e dos culturais (HALL, 2000; BHABHA, 1998; MIGNOLO, 2003). Propomos nesta comunicação discutir sobre alguns dos aspectos sóciohistóricos relacionados à estabilização desses dois gêneros musicais que, desde o nosso ponto de vista, os plasmam como um material profícuo de análise comparativItem Análise das fricativas, vibrantes e laterais do Português falado no Sertão Pernambucano e do Espanhol Cubano e Rioplatense(2016-08) Santos, João Paulo Moraes Lima dosO presente trabalho é uma análise acústicoarticulatória das fricativas, vibrantes e laterais do português falado no Sertão de Pernambuco e de duas variedades do espanhol americano – o cubano e o rioplatense. Tratase de um estudo em fonética experimental, cujo objetivo é descrever os traços acústicoarticulatórios das consoantes e suas relações com os outros elementos na cadeia fônica. Para tanto, o trabalho toma como base o modelo teórico da geometria de traços, proposta por Clements e Hume (1995) e o modelo de sílaba autossegmental. Utilizase, para a análise acústica dos dados, o aplicativo computacional PRAAT, desenvolvido pelos professores Paul Boersma e David Weenink, da Universidade de Amsterdã. As análises foram feitas segundo os seguintes critérios: (i) fricativas e vibrantes em posição de onset silábico; (ii) fricativas, vibrantes e laterais em posição de coda silábica; fricativas e vibrantes em onset e em fronteira de palavras; (iv) fricativas, vibrantes e laterais em coda, em fronteira de palavras. Os resultados preliminares indicam que há alguns contrastes entre a variedade do português e as do espanhol, principalmente em coda silábica e em fronteira de palavras. A proposta de análise de traços acústicoarticulatórios das fricativas provém da necessidade de se realizar um estudo acústicoarticulatório que se aprofunde na descrição dos segmentos na interface portuguêsespanhol, visto haver poucos trabalhos em relação a este tema.Item Uma análise das orações concessivocondicionais do espanhol escrito sob a perspectiva da gramática discursivofuncional(2016-08) Fante, Bárbara RibeiroEste trabalho investiga, à luz da Gramática DiscursivoFuncional (HENGEVELD e MACKENZIE, 2008), as orações denominadas pela tradição linguística de concessivocondicionais introduzidas por incluso si em dados do espanhol peninsular escrito, com a hipótese de que não existe o hibridismo proposto para esse tipo de oração. Autores como Flamenco García (1999), Neves (1999) e Rodríguez Rosique (2012) acreditam que essas estruturas são híbridas, localizandose entre a concessão e a condição, o que significaria, portanto, que essas orações contêm propriedades das duas categorias. Assim, na oração “Incluso si se lo pedimos por escrito, no nos lo devolverá” (FLAMENCO GARCÍA, 1999, p. 3842), a oração introduzida por incluso si compartilha com as concessivas a característica de apresentar um possível obstáculo (pedir por escrito) que não chega a impedir o que está expresso na oração principal (ele não nos devolverá); já com as condicionais, essas estruturas compartilham a característica de apresentarem um evento hipotético (podemos pedir algo por escrito ou não). Como ainda não há ainda estudos que contrariem a existência do hibridismo nos tipos de orações propostas, este trabalho demonstra, por meio dos pressupostos da GDF, que incluso si não corresponde a uma conjunção complexa concessivocondicional, mas sim a uma estrutura condicional enfatizada. O universo de investigação é embasado no corpus CREA. A importância desta pesquisa consiste em contribuir para os estudos descritivos do espanhol escrito e testar o modelo da GDF, contribuindo para seu avanço.Item Análise das representações do Brasil em publicações do periódico espanhol El País(2016-08) Carvalho, Carla Severiano deO estudo objetiva identificar as representações do Brasil em artigos jornalísticos publicados pelo periódico espanhol El País no ano de 2015. As estratégias textuais, os processos de construção das imagens e a tradução de tópicos tipicamente brasileiros para o público espanhol são, portanto, objetos da investigação que realiza o levantamento e a avaliação dos principais temas e abordagens presentes no periódico espanhol. Considera, pois, a possibilidade de ligação entre a generalidade do discurso nacional sobre o Brasil e a singularidade da produção espanhola. Do ponto de vista teórico, apoiase nos postulados da Análise Crítica do Discurso descrita por Fairclough (1992, 2001, 2003) e a sua articulação com a análise pragmática da narrativa jornalística, proposta por Motta (2005), uma vez que relaciona linguagem, ideologia e poder e entende os referidos discursos jornalísticos tanto como uma estrutura condicionante quanto um modo de ação e representação indentitária em textos interculturaisItem Análise do Discurso e Performatividades Gays: um estudo de relatos de vida de homossexuais de San Miguel de Tucumán (Argentina) e Belo Horizonte (Brasil)(2016-08) Mazzaro, DanielO presente trabalho é um recorte de minha tese de doutorado (ALMEIDA, 2016), a qual tem como principal objetivo trazer para a análise do discurso, especificamente a Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2010 [1983]; dentre outros), o conceito de performatividade, essencial para o tratamento das múltiplas identidades, focando, no caso específico daquele estudo, a questão das identidades homossexuais masculinas. Tendo em vista a concepção da pesquisadora estadunidense Judith Butler de que o gênero, assim como qualquer outra esfera da identidade, é construído no interior da linguagem e do discurso, e que este se faz performativamente em um contexto cultural heteronormativo e falocêntrico, apresento, nesta comunicação, uma análise da construção discursiva da homossexualidade feita pelos próprios homossexuais masculinos em vinte narrativas de vida através de pesquisa realizada via on line. Servimonos da análise do corpus como complementação ao que queremos apontar através de formulações conceituais, a saber, que a homossexualidade é performativa e, portanto, se materializa por meio de discursos. Dessa forma, verificamos quais são os elementos discursivos usados ao se falar sobre/para o gay no corpus selecionado. Para isso, fazemos uma análise contrastiva entre discursos produzidos no Brasil e na Argentina. A escolha por dois países diferentes se deve ao fato de querermos testar a hipótese de que as performatividades se baseariam em imaginários que, por sua vez, dependeriam de variáveis socioculturais e históricas, mesmo que se trate de contextos latinoamericanos. Como conclusão, observamos que o contexto sóciohistórico influencia as estratégias das performatividades das homossexualidades já que são formadas por signos que se cruzam com outros que não costumamos levar em consideração na compreensão da sexualidade enquanto linguagem e desejo.Item Análise prosódica de atos de fala no espanhol da Cidade do México(2016-08) Silva, Carolina Gomes daO tema deste trabalho é a análise e a descrição da estrutura prosódica de três tipos de atos de fala diretivos no espanhol da Cidade do México: a ordem, o pedido e a súplica, a partir dos pressupostos teóricos da Fonologia Entonacional (LADD, 1996). Searle (1982) bem como Austin (1962) consideram que qualquer enunciado linguístico (ou ato de fala) visa a produzir certo efeito e a implicar certa modificação da situação interlocutiva. Os atos diretivos, mais especificamente, correspondem pragmaticamente a tentativas do falante de levar o ouvinte a fazer algo. A ordem, o pedido e a súplica constituem exemplos de três atos diretivos e possuem como condição de conteúdo proposicional, a de que o conteúdo representa uma ação futura do ouvinte; como condição preparatória, a de que o ouvinte é capaz de realizar uma ação, e como condição de sinceridade, a de que o falante quer ou deseja que o ouvinte realize a ação. No caso da ordem, o falante deseja a ação e se encontra em uma posição hierárquica de superioridade; já em relação ao pedido e à súplica, a diferença entre eles se encontra no grau de intensidade das condições de sinceridade (VANDERVEKEN, 1991): no pedido, o falante deseja a ação e a relação com seu interlocutor é de igualdade relativa e, na súplica, o falante deseja muito a ação e depende daquele a quem se dirige para a realização do seu desejo. Nesse sentido, os objetivos deste trabalho são: (i) descrever os contornos melódicos dos atos diretivos e (ii) verificar e comparar as diferenças prosódicas entre os atos de fala diretivos na variedade da Cidade do México. Para isso, analisamos 24 enunciados de diferentes extensões silábicas (9, 6 e 3 sílabas), proferidos em situações semi- dirigidas por dois informantes, um do sexo feminino e um do sexo masculino. Os contornos melódicos dos atos diretivos foram obtidos a partir do programa computacional PRAAT. Para a análise fonética, observamos o comportamento da F0 e da duração no prénúcleo e no núcleo dos enunciados e para a análise fonológica, nos baseamos no sistema de notação SP_ToBI (ESTEBAS VILAPLANA & PRIETO, 2008). Os resultados parciais demonstram que a prosódia constitui um dos mecanismos para a distinção dos três tipos de atos de fala diretivos analisadosItem O Antimodernismo Esperpêntico ValleInclaniano(2016-08) Silva, Gustavo Rodrigues daPara Antoine Compagnon em Os antimodernos, o ponto alto do Modernismo Literário Ocidental é o Antimodernismo porque esse consegue refletir adequada e teoricamente sobre o movimento em questão. Compagnon propõe seis pilares para uma análise literária antimoderna. O primeiro pilar é de fonte históricapolítica e se chama Contrarrevolução. O segundo é de origem filosófica, é o Anti- Iluminismo. O pilar seguinte provém da moral: o pessimismo. O pecado original é o quarto pilar. No campo estético estão os dois últimos pilares: o sublime e a vituperação. Apesar de Compagnon pautarse pela Literatura Francesa, defendemos que podemos utilizar esse arcabouço teórico compagnoniano para qualquer obra e/ou autor ocidental. A nossa pesquisa baseiase em analisar os quatro esperpentos valleinclanianos dentro do escopo dos estudos antimodernos. Com fragmentos de Luces de bohemia, Los cuernos de don Friolera, Las galas del difunto e La hija del capitán, queremos mostrar o caráter antimoderno das obras que são consideradas por muitos, como John Lyon, o ápice da criação estética valleinclanianaItem Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras(2016-08) Cerqueira, Aliana Georgia CarvalhoA Literatura pode ser uma ferramenta no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) que apoiará a aprendizagem do idioma, considerando o encontro cultural, linguístico e social que se dá por meio de uma nova língua. Assim, proponho a leitura de contos para estimular o interesse cultural, na construção de sentidos mediados pelas palavras do outro e do eu, em dialogia, presentes no texto. Neste trabalho, objetivo discutir o desenvolvimento da leitura literária em língua estrangeira na aula de espanhol, visando a formação da competência literária, e apresentar minha proposta de abordagem realizada no estágio de docência I, do doutorado, em duas turmas do quarto período, do curso de Letras na disciplina Espanhol. No estágio, apliquei um projeto de leitura dos contos de “Primavera con una esquina rota”, de Mario Benedetti. Utilizei a metodologia de leitura em fases: préleitura, leitura e pósleitura. A leitura, como processo que engloba a natureza dialógica da linguagem, com suas contradições, seu contexto social e histórico, mostra realizações inacabadas, não lineares, não constantes. Portanto, devese considerar todos esses aspectos e motivações nos quais se insere o leitor e cada gênero requer uma especificidade, isto é, as estratégias de leitura próprias para que o texto funcione. O trabalho, de caráter bibliográfico e teóricoprático, teve como base os estudos sobre o dialogismo e a aprendizagem significativa, com fundamento em Bakhtin (2011), Brait (2012), Moreira (1982), Eco (2004), e Martins (1982), compondo o referencial teórico do trabalho e a proposta de atividade. Finalmente, minhas reflexões teóricopráticas mostram que o trabalho com o texto literário, em especial o conto, requer exposição dos conceitos subjacentes à construção de sentido na leitura, aos mecanismos próprios de interpretação literários, seja pelo uso de atividades de préleitura, como uma etapa de leitura correspondente aos organizadores prévios, defendidos pela aprendizagem sigificativa; seja como atividade de pósleitura, como resposta ao texto lido, um ato dialógicoresponsivo inerente ao ato de linguagem, conforme Bakhtin. Verifiquei que propor tarefas que sugiram uma possível resposta ao texto e seu caráter alusivo é levar em conta essa característica da linguagem, bem como a respondibilidade, uma vez que a resposta às atividades aplicadas no estágio foi favorável, tanto na construção de sentidos na interpretação dos contos, como na ressignificação do texto literário, pela realização do reconto por meio da encenação e diálogo com outros gêneros.Item Aproximaciones a Salve, Regina (1903) de Tomás Carrasquilla: el debate de una narrativa entre el cuento y la novela(2016-08) Rojas Tapias, AlexanderNota: La presente propuesta se enmarca en el proyecto Estudio previo y edición crítica de la narrativa breve de Tomás Carrasquilla, el cual “se inscribe dentro de las actividades académicas desarrolladas por dos grupos de investigación en literatura de la Universidad de Antioquia: Estudios Literarios –GEL–, en la línea de investigación Ediciones críticas, lexicografía e interpretación de textos, y el grupo Colombia: Tradiciones de la Palabra, en la línea Historiografía e historia literaria”. Tomás Carrasquilla (18581940) es uno de los escritores más emblemáticos de las letras antioqueñas. Su alcance ha trascendido del ámbito local al internacional, donde tardíamente la crítica y sus estudiosos lo colman de loas y beneplácitos por sus importantes logros literarios desde finales del siglo XIX, cuestión que ha tomado fuerza en las últimas décadas y ha aumentado considerablemente para el momento de la celebración de los 150 años del natalicio de Tomás Carrasquilla en el año 2008. La obra Salve, Regina (1903) del escritor colombiano, ha suscitado cuestionamientos entre los críticos y estudiosos de este autor y em general de la literatura antioqueña. Sus dudas principalmente apuntan al género literario de esta obra, pues no se han puesto de acuerdo compiladores y clasificadores acomodándola entre géneros como cuento largo o novela corta. El objetivo de la ponencia es aproximarse desde la teoría literaria del siglo XX, referente al cuento y la novela, para develar el género de la obra objeto de estudio. Por una parte, el cuento y sus exponentes en América latina como Cortázar, Quiroga, Rulfo, entre otros, hablan de: narratividad, ficcionalidad, unidad de concepción, unidad de recepción, economía, condensación, brevedad y rigor, como el conjunto de características de esta forma literaria. Por otra parte, la novela al ser un género no acabado todavía ofrece mayores posibilidades para ubicar a Salve, Regina, pues en cuanto a la extensión se propone que es excedida para considerarse cuento largo, se podría hablar entonces de novela corta, nouvelle o noveleta dependiendo de la perspectiva teórica. El problema es que hay momentos en que la teoría literaria referente al cuento y la novela tienen puntos de encuentro cuando se trata de analizar a Salve, Regina, dejando se deja la puerta abierta a completar la reflexión sobre el género de la obra.Item A aquisição do Aspecto Perfect no Português como língua estrangeira por falantes de Espanhol do México(2016-08) Maggessy, Anne Katherine EstebeSegundo Comrie (1976), o Perfect é um Aspecto verbal, pois indica a relevância do presente contínuo de uma situação passada. Esse Aspecto pode ser expresso por diferentes tempos verbais. No Espanhol ele é expresso pelo Passado Composto (PC) (he estudiado) e no Português do Brasil (PB) é expresso originariamente pelo PC (tenho estudado), mas estudos apontam que recentemente é mais expresso pela perífrase estar + gerúndio (estou estudando). De acordo com De Paula Scott (1995), na interlíngua de falantes nativos do espanhol que aprendem o PB como língua estrangeira (LE) é comum o uso do PC em contextos que requerem o uso da forma simples, gerando assim frases agramaticais como em “Ainda não tenho terminado meu trabalho”. Para a autora, isso se deve a diferente interação que ocorre nessas línguas entre o Aspecto veiculado e modificadores como aún no/ainda não, hasta ahora/até agora, siempre/sempre e etc. Outro fator que também pode influenciar é a natureza do verbo. No PB, o verbo “morar” na forma de PC, por exemplo, somente seria gramatical e veicularia valor de Perfect se estivesse associado a uma expressão adverbial, como em “Eu tenho morado no Rio de Janeiro desde que meu irmão se mudou”. Neste trabalho, observaremos o uso do Perfect por falantes do Espanhol do México aprendizes de PB LE e, para isso, utilizaremos um teste de gramaticalidade. A nossa hipótese é que além dos modificadores adverbiais, os verbos do tipo estado e culminação poderão gerar transferências improdutivas na expressão do Perfect no PB.Item O arquivo em Bajo este sol tremendo: qualquer semelhança com fatos reais ou imagens ficcionais não é mera coincidência(2016-08) Vasconcellos, Ellen Maria Martins deEsta apresentação tem como objeto de investigação a obra literária Bajo este sol tremendo, do autor argentino Carlos Busqued, publicada pela Editora Anagrama, em 2009. O objetivo é analisar como a televisão e o documentário, como formato televisivo, possuem sua forma e conteúdo apropriados neste romance da literatura contemporânea, e por causa disso, a relação entre narrador e leitor se reformula. O modo como a violência é narrada, construída entre montagens de imagens, entre referências do real e procedimentos ficcionais, entre recursos televisivos, literários e de outros suportes, provoca não só novos afetos e efeitos neste leitorespectador (que compartilha, de antemão, do mesmo arquivo de imagens, um comum sensível, com o autor, como diz Jacques Rancière), mas provoca também um apuro no trabalho de transcodificação/adaptação entre as distintas linguagens. O arquivo de imagens existentes segue em construção, e por isso, qualquer semelhança com fatos, nomes e imagens reais ou ficcionais não é mera coincidência.Item Arrecife, de Juan Villoro: un canal expresivo del sentido y la función de la narrativa Latinoamericana contemporánea(2016-08) Melo, Ivana FerigoloEn la narrativa latinoamericana de las últimas décadas, el escritor y periodista mexicano Juan Villoro viene conquistando significativo reconocimiento crítico. Las obras de Villoro, como es notable en las producciones de muchos autores latinoamericanos que empiezan a escribir en las últimas décadas del pasado siglo, ya no se engendran impulsadas por un deseo de deslinde y expresión de una identidad latinoamericana vasta, pero particularizante en términos subcontinentales, tal como pretendía el boom al apropiarse de los experimentalismos europeos para dar forma a las variadas maneras de leerse e interpretar el mundo en ese lado del Océano Atlántico. Además, las obras del referido autor tampoco tienden a alimentarse del prurito emancipador y progresista oriundo de las ideologías positivistas burguesas que estimularan los escritores a tomar la pluma para expresar las arbitrariedades subcontinentales, construir y afirmar presuntas soluciones sociales, étnicas, humanas y culturales como lo hizo, desde el siglo XIX, la narrativa realista y naturalista de tesis. Partiendo de esos presupuestos, en este trabajo (resultado de una investigación financiada por CNPq), se analiza la obra Arrecife, de Villoro, buscando deslindar cuál la importancia y el sentido narrativo de las novelas de ese autor, si ya no apuntan caminos transcendentales de dimensiones amplias ni se proponen sostener una identidad local a partir de experimentalismos como solía ocurrir en las narrativas del boomItem Aspectos cognitivos en el desarrollo de la competencia lectora de los alumnos del COLUN/UFMA(UNILA, 2016-08) Jesus, Thiago Augusto dos Santos deUn reto para los docentes que actúan en la Enseñanza Media es desarrollar la competencia lectora en los alumnos, porque hay una resistencia muy grande por parte de los aprendices para leer los géneros textuales y no involucran dicha actividad con las prácticas sociales. Además, la actividad de lectura es una destreza que está integrada con otras destrezas lingüísticas, tales como la expresión oral y la expresión escrita. Así, la competencia lectora se vuelve una actividad fundamental para la práctica de letramento crítico y otras actividades sociales. Basándose en los supuestos teóricos de Kleiman (2013), Koch (2014) y Cassany (1999), la lectura envuelve actividades de procesamiento sociocognitivo que establecen las inferencias, relaciones entre el texto y los hechos sociales del entorno de los aprendices y un diálogo con las diversas voces enunciadas en el texto. La metodología utilizada fue la investigación explicativa, de enfoque cualitativo y diseño de investigación no experimental. Las técnicas de recolección de datos fueron la observación participante y el análisis de las actividades de lectura realizadas con los alumnos del COLUN. La investigación fue realizada en el Colegio Universitario de la Universidad Federal de Maranhão, en la ciudad de São Luís, Maranhão, con 24 alumnos del primer año C durante las clases de noviembre de 2015. En definitiva, los resultados obtenidos fueron dificultades para identificar temas de actualidad, deducir informaciones implícitas y establecer relaciones de los temas abordados en los textos con la realidad sociocultural