II SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando II SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 104
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Educa-san: atualização em segurança alimentar e nutricional para professores da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu-PR(SIEPE, 2019) Alves, Thayna; Bacigalupo, Juan; Ciacchi, Érika Marafon RodriguesDiversas leis brasileiras fomentam a articulação da educação com o debate de questões sobre alimentação, promoção em saúde e soberania e segurança alimentar e nutricional. O Centro Latino-Americano de Ciência e Tecnologia em Soberania, Segurança e Educação Alimentar e Nutricional da Região Sul – CeLASSAN/UNILA propôs um curso de atualização a distância; uma vez que se sabe da demanda e interesse de professores da rede pública devido, sobretudo, à limitação de tempo destes profissionais para participarem de ações presenciais, reconhecendo a potencialidade da educação a distância (EaD) para garantir o acesso ao aprimoramento de temáticas transversais no ensino. Assim, procuramos promover o empoderamento de professores e estudantes de licenciaturas no campo da soberania, segurança e educação alimentar e nutricional na esfera das práticas pedagógicas da educação infantil e ensino fundamental de escolas públicas de Foz do Iguaçu. O curso foi ofertado para uma primeira turma de professores de março a junho de 2019 e atualmente abrimos uma segunda turma para estudantes e professores de agosto a dezembro de 2019. As aulas virtuais são oferecidas mediante o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da plataforma Google Sala de Aula, que permite a interação entre professores, tutores e cursistas. Para aprovação no curso, foi solicitado um projeto sobre soberania e segurança alimentar, visando a futura implementação nas escolas. Na primeira turma 7 cursistas participaram ativamente semana a semana, sendo 5 os que finalizaram o curso. Evidenciamos a facilidade para professores das mesmas escolas trabalhar em conjunto nos projetos finais, sendo a temática da alimentação in natura a questão mais frequente. O curso tem potencialidade de ampliação, diversos parceiros internacionais demonstraram interesse na aplicação do curso em países latino-americanosItem BIELA - Biblioteca Latinoamericana de fuentes y materiales didácticos(SIEPE, 2019) Castañeda, Norma; Balestra, JulianaEste texto expone el trabajo realizado en el proyecto BIELA a lo largo del último año, entre marzo y septiembre de 2019. El proyecto hace parte del programa de Extensión de UNILA, cuyo objetivo principal es vincular a la comunidad en general con las actividades académicas realizadas en la universidad, mediante la constitución y mantenimiento de un acervo físico y virtual en la UNILA para fomentar la inclusión de temas latinoamericanos en la enseñanza básica y superiorItem Monitoria em Português Língua adicional no Ciclo comum de estudos e no curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas estrangeiras: acolhimento, letramento acadêmico e experiências pedagógicas(2019) Rodrigues, Scarlett Alejandra Salazar; Tirloni, Larissa PaulaEste projeto visa contribuir para o acolhimento e desenvolvimento linguístico em Português Língua Adicional (PLA) Básico e Intermediário dos(as) discentes não-brasileiros ingressantes. Considerando a missão bilíngue da UNILA e a necessidade de formação científica e acadêmica, a monitoria focará no desenvolvimento de habilidade de compreensão e produção escrita de gêneros acadêmicos, assim como na prática da interação oral em espaços de produção e divulgação de conhecimento científico. Com especial atenção às especificidades e individualidades, buscamos utilizar textos da área dos cursos dos discentes presentes na turma a fim de aproximá-los das necessidades reais do uso futuro desta língua. Assim, a monitora auxiliará os estudantes nos exercícios extra-classe, na leitura qualificada de suas produções textuais, na orientação da reescrita de textos e na (re)formulação de materiais didáticos, sempre sob supervisão da docente. Por outro lado, a monitoria proporciona à acadêmica do curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, um espaço de formação e de reflexão sobre a prática pedagógicaItem Estudo sobre materiais poliméricos como forma de incentivo a entrada e a permanência de mulheres nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias(SIEPE, 2019) Caetano, Raissa dos SantosDentro das universidades nas áreas de exatas e engenharia o percentual de discentes do sexo feminino é menor quando comparado a alunos do sexo masculino. Isso é justificado por diferentes razões, dentre eles falta de representatividade e dificuldade de entendimento dos conceitos relacionados a estas áreas. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo atuar no favorecimento do processo de ensino e aprendizagem de conceitos relacionados com a área de ciência exatas (química especificamente) e engenharia de materiais, além de apresentar atuações de mulheres nestas áreas. Para isso, foi realizada a preparação de apresentações sobre a atuação de mulheres na ciência, a fim de motivar alunas do ensino superior e do ensino médio a atuarem nestas áreas. Além disso, espera-se não só o aumento do número de alunas interessadas por profissões da área de exatas, bem como o estreitamento do vínculo entre universidade e comunidadeItem Projeto de Extensão Saúde da Mulher(SIEPE, 2019) Amorim, Gustavo de Andrade; Alves, Tatiana Pinheiro Rocha de SouzaO projeto “Saúde da Mulher” da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) é um projeto de extensão que visa fortalecer o elo entre a sociedade e a universidade através da capacitação e ensino da população atendida pelo projeto com conhecimentos acerca da prevenção e promoção da saúde da mulher, considerando aspectos biológicos, psíquicos, socioeconômicos, culturais, espirituais e ambientais que interfiram no processo de saúde-doença. O projeto tem como objetivos tratar de assuntos estratégicos na saúde feminina, respeitando a diversidade cultural, sexual, étnica e religiosa, contribuindo para construção de um maior auto-cuidado, engajamento e empoderamento dessa população acerca de sua saúde. O projeto contempla desde temas como gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, qualidade de vida no climatério e menopausa, até prevenção de neoplasias que mais acometem a população feminina. Realizamos palestras, rodas de conversa e workshops acerca destes temas sempre adaptados ao público que estaremos direcionando a ação. Durante estes menos de nove meses de projeto já atuamos em quatro locais em Foz do Iguaçu e região (Centro de Atenção Integral ao Adolescente, Centro Comunitário da Vila C, Casa de Passagem e Aldeia Ocoy), com mulheres de todas as faixas etárias, de crianças à idosasItem Monitoria de Bioestatística I e II para discentes de Saúde Coletiva(2019) Vale, Alvaro Herrera; Sibim, Alessandra CristianeO Programa de Monitoria de Bioestatística tem como objetivo principal o auxílio do processo de aprendizagem da estatística dos discentes do curso de Saúde Coletiva inscritos nas disciplinas de Bioestatística I e II. Este estudo se propõe descrever o processo de monitoria assim como a metodologia implementada e resultados parciais obtidos. As monitorias foram realizadas em conjunto com outra turma e sua monitora em horários favoráveis à maior adesão de alunos possível. No curso de Saúde Coletiva, a porcentagem de reprovações de 2019.1 em Bioestatística II foi menor que em 2018.1 onde foi ofertada a matéria com monitoria. A natureza das dúvidas em geral é sobre fundamentos básicos de raciocínio e lógica que interferem na interpretação dos enunciados e dos resultados. Em períodos próximos às avaliações existe uma maior procura dos atendimentos, seja de forma presencial no espaço de monitoria ou de forma online. Em síntese a monitoria alcança seus objetivos, consegue produzir saberes significativos que complementam os produzidos em aulaItem Curso de Produção de documentos digitais utilizando o LATEX(SIEPE, 2019) Diaz Bonilla, Jaime Leonardo; Rosa, Paula Carine de Lima; Maciel, Joylan Nunes; Zalewski, Willian; Maciel, Ana Luisa Teles; Kapp, Nepomoceno MarceloA elaboração de documentos digitais na Universidade é de grande importância para o registro e divulgação das informações acadêmicas, incluindo administrativas. Exis- tem diversas ferramentas computacionais que são usadas para essa finalidade, como por exemplo a suíte de aplicativos Microsoft Office e a suíte de aplicativos para escritório LibreOffice. Contudo, uma ferramenta que tem sido cada vez mais empregada na edição de trabalhos é o LaTeX, que consiste em um programa para a preparação de textos impressos de alta qualidade, especialmente textos técnicos, científicos e matemáticos. Permite o uso de modelos de documentos prontos empre- gando padrões de escrita como o Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O LaTeX vem se tornando uma referência para a comunicação e publica - ção de documentos científicos, sendo utilizado em livros, artigos, teses e documen- tos da administração pública. Neste cenário, conhecer essa tecnologia torna-se ne- cessário e este curso capacitou em 2018 mais aproximadamente 80 pessoas da co- munidade regional no uso desta tecnologia de processamento de documentos digi- tais. Por fim, ressalta-se de 2019 para 2019 notou-se aumento da demanda devido a consciência da comunidade com relação ao uso e conhecimento dessa tecnologiaItem A História, o ocidente e os Domínios Coloniais(2019) Inamura, Diogo Silva; Marcelo, Hernán VenegasO projeto de monitoria “A História, o Ocidente e os Domínios Coloniais” se configura como uma estratégia de apoio no processo de ensino-aprendizagem em que visa projetar o monitor na orbe da prática do ensino, colaborando nos processos de apropriação do conhecimento para que os discentes assimilem mais rapidamente os conteúdos correspondentes ao componente curricular “Modernidades, Estados Nacionais e Capitalismo na Europa”. O objetivo do projeto tem como meta geral baixos índices de reprovação e alcançar um elevado aproveitamento da matéria, e a meta específica de reforçar o componente pedagógico por meio de dinamismo e adaptação das ações a serem executadas ao perfil da turma. Os encontros semanais entre o orientador-monitor e, também monitor-discentes, estão fundamentadas, do ponto de vista teórico metodológico, nas reflexões dos educadores e pedagogos Carlos Álvarez de Zayas e Paulo Freire. O projeto carrega resultados positivos, dado que houveram altos índices de aprovação, familiarização do monitor com os conteúdos pedagógicos e com a práxis do docente, potencialização da interdisciplinaridade dos discentes, contribuição para o exercício do bilinguismo e criação de um ambiente de colaboração conjunta da qual o compartilhamento de conteúdos torna possível o desenvolvimento pessoal e coletivo, tanto do monitor, quanto dos discentesItem Produção de objetos digitais pedagógicos(2019) Ricón Riano, Miguel Angel; Moreira, Julia Cristina GranettoEl proyecto Producción de objetos digitales pedagógicos es una acción articulada de la extensión, que tiene como objetivo desarrollar e implementar metodologías activas de enseñanza en escuelas públicas de la región de Foz do Iguaçu - PR, integrando la tecnología y los recursos digitales como parte de las herramientas pedagógicas que faciliten la interacción entre profesores y estudiantes. A través de conocimiento teórico adquirido, computadores y tablets, un equipo humano de voluntarios y bolsista, implementamos talleres virtuales y presenciales de capacitación a profesores en producción de objetos digitales pedagógicos. Actualmente ya logramos ejecutar distintos talleres, desarrollar una plataforma WEB de formación virtual, producir algunos objetos digitales, pensados de manera inter y transdisciplinar y crear actividades de inserción a nuevas tecnologías como la realidad virtual a estudiantes y profesores de escuelas municipales en la región de Foz do Iguaçu - PRItem Projeto Green Park (Parque de diversão que gera energia limpa)(SIEPE, 2019) Assis, Samuel Chagas de; Souza, Samara Silva de; Morgado, Daniella Lury; Ando Junior, Oswaldo HideoA microbiologia pode ser aplicada em diferentes áreas da engenharia, inclusive na produção de matéria-prima para novos dispositivos (bio)eletrônicos. O atual projeto busca estabelecer uma linha de produção utilizando a nanocelulose bacteriana (NCB),para o desenvolvimento de materiais com aplicação na área de nanotecnologia, uma vez que produtos microbiológicos apontam para um desenvolvimento sustentável de dispositivos eletrônicos. A partir dos resultados obtidos, pode-se dizer que no presente projeto estabeleceu-se uma linha de produção de NCB, acumulou-se conhecimento necessário para o desenvolvimento de um compósito sustentável com potencial aplicação eletrônica. Além disto, no período a produção de um artigo de revisão para divulgação científica foi realizadoItem Genética online(SIEPE, 2019) Challco Mercado, Gabriela Milena; Ortiz Bachen, Hella Alicia; Kao, Larissa Sthefany; Pereira, Luiz Henrique GarciaEl proyecto de Genética Online tiene como objetivo principal crear y proporcionar un ambiente virtual, con la finalidad de reforzar los estudios y mejorar el redimiendo académico de los estudiantes de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA). Esta materia presenta un histórico alto de reprobaciones, que están asociados a la dificultad en la adaptación de los estudiantes al ritmo universitario y también a la dificultad de los alumnos extranjeros para el completo entendimiento de la lengua portuguesa. El ambiente virtual estará compuesto de video aulas teóricas y prácticas, usando el laboratorio de sonido de la UNILA y también los programas de Camtasia y Audacity para su edición. Actualmente fueran publicados seis vídeos aulas, en portugués y en español en la plataforma de Moodle que están siendo probadas y evaluadas por los estudiantes del semestre 2019.2. Nuevos tópicos están siendo producidos que estarán disponibles a lo largo del semestreItem Comunicação e saúde: o desenvolvimento da presença digital e on-line para o Curso de Medicina da UNILA(SIEPE, 2019) Mendoza, Arthur Dias; Dariva, Heitor José Negri; Seixas, Marcos Renck de; Antes, Matheus Leandro; Talamini, Danielle Letícia Smaniotto; Terencio, Maria Leandra; Zarpelon, Luis Fernando BoffO projeto de extensão tem como objetivo principal elaborar um website como uma plataforma para comunicação e publicação de informações sobre o curso de medicina da Unila, concomitantemente com criar e manter contas em diferentes redes sociais. Foram realizadas tarefas de desenvolvimento de software e web design, considerando os potenciais benefícios que os cursos e instituições de ensino podem obter a partir da integração e interação online. Objetiva-se que o contato com o material disponibilizado acerca do curso, de seus eventos e sobre informações em saúde possa impactar positivamente a imagem da carreira de medicina e da própria Universidade. Até o momento já foi projetada, desenvolvida e disponibilizada a página do curso, restando otimizá-la em diferentes aspectos e trabalhar na criação das mídias sociaisItem Potencialização da produção de biogás a partir de glicerina proviniente da reação de transesterificação(SIEPE, 2019) Bonfim, Ghessyca Aparecida do; Furtado, Andréia CristinaA necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias direcionadas para a geração de energias sustentáveis, está relacionada com o aquecimento global, visto que a utilização de combustíveis fosseis aumenta de forma considerável o lançamento de gases do efeito estufa na atmosfera. Este é um assunto de grande preocupação para atualidade, em que pesquisas com foco na produção de bioenergia proveniente de matéria orgânica, desperta imenso interesse para inovação e desenvolvimento de pesquisas. Neste contexto, a Região Oeste do Paraná é um cenário adequado para o seguimento de pesquisas, devido ao fornecimento de criações de aves, bovinos e suínos para grandes indústrias alimentícias. O objetivo geral deste projeto é a construção de um biodigestor em escala piloto, a partir de uma carcaça de geladeira, a qual se destina em produzir biogás e biofertilizante, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, reduzir a emissão dos gases produzidos pela exposição dos resíduos orgânicos. O biodigestor construído é formado por 4 (quatro) reatores de 30cm cada, disposto na parte superior da geladeira, e 6 (seis) reatores maiores com 50cm cada na parte inferior. Aos reatores acoplou-se saídas de borrachas, encaminhando-se para parte externa com outros reatores semelhantes, com pressão constante. Os resultados obtidos do primeiro teste, é de 48% de metano, e a mesma quantidade inicial de biofertilizante. A carga inicial foi de 1100mL de solução padrão, com proporção de 5:4 de dejetos bovinos e água, e temperatura em set point do termostato em 37°C, com variação de até 3°C para mais e 1°C para menos. A biodigestão ocorreu por método de batelada, em aproximadamente três meses, sendo deste monitorados 28 dias. Para o primeiro teste, os resultados são satisfatórios, porém é necessária uma análise detalhada sobre as condições favoráveis e a realização de mais testeItem Coral Unila (Todocanto)(SIEPE, 2019) Skupieñ, Sara Isabel; Pinto, Gustavo HenriqueEl objetivo del resumen expandido es realizar una breve contextualización del coro de la UNILA. Tratándose de una agrupación vocal con fines de integración social y creación de nuevos focos de difusión cultural dentro de la ciudad, el coro se presenta desde su creación en diversos encuentros internacionales de coros, congresos científicos y actividades culturales. El coro reúne estudiantes y técnicos de la UNILA, además de miembros de la comunidad en general. Se realizan prácticas generales y grupales con cada naipe, con el objetivo de enseñar de la forma más didáctica posible el dominio de diversas técnicas y texturas vocales, aplicadas a un repertorio creciente de piezas eruditas y populares. De esta forma, la música vocal se usa como factor fundamental de socialización, pedagogía y difusión culturalItem Precisamos e vamos falar de violência!(SIEPE, 2019) Omi, Bárbara Azevedo; Hickmann, Ana Luisa; Montalbetti, Cynthia Jazmin Luna; Euclides, Ingrid Nascimento; Webber, Maria AparecidaO presente trabalho visa compartilhar reflexões iniciais proporcionadas pelo projeto de extensão intitulado “Precisamos e vamos falar de violência”, iniciado em março de 2019 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. O projeto busca fomentar e qualificar a discussão sobre as diferentes nuances da violência percebidas pelos membros da comunidade acadêmica da UNILA, inclusive na interface com atores da comunidade externa, por meio de oficinas que estimulam o diálogo. Os temas trabalhados pelo projeto estão orientados pela Política de Equidade de Gênero: Martina Conde Piazza da UNILA (PEG), documento institucional orientador dos eixos de enfrentamento à violência contra a mulher, direitos LGBTQI+, étnico-racial e maternidade/paternidade. Como resultado parcial pode-se vislumbrar a intensificação na percepção da violência pelos partícipes da comunidade, com consequente encaminhamento de denúncias nos espaços internos e externos à Universidade, mostrando assim a necessidade permanente de um espaço de diálogo e atentando para a responsabilidade institucional de não-omissão e enfrentamento às situações de violênciaItem Monitoria 2019 1 e 2 Fundamentos de epidemiologia e Estudos Epidemiológicos em saúde(2019) Cardoso, Abednego Viana Cardoso; Gamarra, Carmem JustinaO presente projeto de monitoria, busca auxiliar os discentes do curso de saúde coletiva matriculados na disciplina de Fundamentos de Epidemiologia e de Estudos Epidemiológicos em Saúde, ambas respectivamente ofertadas no primeiro e segundo semestre desde ano. Este projeto tem se mostrado extremamente importante pois por meio dele o monitor detecta e acompanha as dificuldades que os discentes encontram no processo de aprendizagem e com instruções do docente busca ferramentas para solucioná-lasItem Formação em Língua Brasileira de Sinais - nível master(SIEPE, 2019) Hericks, Ane Elise; Fellini, Dinéia Ghizzo NetoDiante de documentos internacionais como a "Educação para todos" de Joumtien, em 1990 e a Declaração de Salamanca, em 1994, cujo os princípios nortearam o direito de todos a educação e a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) no âmbito escolar, consideravelmente, os países delinearam propostas de combate à exclusão social e escolar. A deliberação desses documentos contribuiu para a criação de leis complementares, logo, a possibilidade de ingresso nas universidades e no mercado de trabalho foi sendo delineada. As Cotas, aprovada legalmente, formalizou e obrigou as instituições de ensino a ofertarem vagas. Com isso, observou-se na área da surdez, uma crescente procura de profissionais habilitados na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pois com a oficialização da língua em 2002, pela Lei 10.436, o acesso dos surdos as informações, requeria e requer a atuação desses profissionais em várias áreas, acarretando uma crescente oferta de cursos na área da Libras. Considera-se que a aquisição desta língua exige inúmeros aspectos que não estão apenas atrelados a língua em si, mas a outros elementos necessários para a real formação desses profissionais, com tal exigência, os cursos foram se desfragmentando e atualmente, constata-se poucos na área. Sendo assim, a ação aqui proposta é uma continuidade de uma capacitação já desenvolvida nos anos de 2017-2018 na cidade de Medianeira-PR, que totalizou 80 horas de formação, este comporta 40 horas. A população desse projeto são pessoas que desejavam aprender a língua e posteriormente, fazer a prova de Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais (TILS). Neste projeto ainda em execução, estão inscritos 15 participantes, todos conhecedores da Libras e com objetivo de atuar na área. O principal objetivo deste projeto é possibilitar formação avançada na língua e assim, oportunizar aos inscritos, condições de realizarem a avaliação para TILSItem Pequenas Ações salvam vidas(SIEPE, 2019) Araújo, Tiago da Silva; Penante, Luana de Castilho Kroff; Zarpelon, Luis Fernando BoffNo Brasil, sabe-se que as doenças cardiovasculares e as causas externas são as principais causas de morte entre a população. Nesse sentido, tendo em vista que grande parte das situações ocorrem fora do ambiente hospitalar, torna-se fundamental que a comunidade saiba o que fazer nesses cenários. Sendo assim, o projeto tem o objetivo de mudar a realidade da morbimortalidade no município de Foz do Iguaçu e nas cidades vizinhas por meio do ensino de primeiros socorros para a população. Quanto aos métodos, serão realizados treinamentos e capacitações acerca do suporte básico de vida (SBV) à comunidade em geral. Além disso, baseado no tripé ensino- pesquisa-extensão, para maior aprofundamento na temática pelos extensionistas, serão ministradas aulas por profissionais da área sob supervisão do professor orientador do projeto. Também, haverá incentivo à produção científica por meio da escrita de projetos, artigos e participações em eventos. Em relação aos resultados, o projeto teve sua primeira edição nos anos de 2017 e 2018. Nesse período, mais de 3.000 pessoas leigas da comunidade receberam treinamento em SBV, dezenas de profissionais da saúde reciclaram e atualizaram seus conhecimentos e o ensino e a pesquisa foram fomentados entre os extensionistas. Em 2019, espera-se dar continuidade à transmissão de informações gratuitas, efetivas e relevantes acerca da prevenção do trauma, da emergência e, também, dos primeiros socorros. Outro aspecto importante, é formar e fortalecer, ainda mais, um canal de comunicação entre Universidade e a população, inspirando indivíduos a serem fontes multiplicadoras. Diante disso, o conhecimento permitirá que a população adote, de modo ativo, ações de prevenção do Trauma e da Emergência e realize procedimentos de primeiros socorros da forma correta, reconhecendo rapidamente o problema, chamando o socorro especializado e prestando o suporte básico à vidaItem Descomplicando a dor(SIEPE, 2019) Seguin Neto, Miguel; Lanzoni, Cesar Augusto; Nascimento, Francisney Pinto doPor definição, a extensão universitária visa disponibilizar ao público externo, principalmente à comunidade ao redor da instituição, os conhecimentos adquiridos pelo ensino e pela pesquisa. Nesse sentido, o projeto Descomplicando a Dor nasce com a proposta de fazer divulgação científica sobre o sintoma da dor e os novos tratamentos, considerando que a dor é urgente para quem a sente. Durante a execução do projeto, foi constatada a necessidade de divulgar as pesquisas e conhecimentos que eram desenvolvidos ou que atuam como premissas nas atividades do Laboratório de Neurofarmacologia Clínica da UNILA (LNC-UNILA). Então, a ideia foi desenvolvida dentro do projeto, e hoje o LNC-UNILA dispõe de uma página na rede social Facebook, um perfil na rede social Instagram, um canal na plataforma de vídeos Youtube e um site próprio. A partir da produção de conteúdo, o projeto cria uma porta de diálogo entre o LNC-UNILA e a comunidade externa, além de compartilhar o conhecimento que embasa as linhas de pesquisa, os resultados e impactos que essas pesquisas geram na sociedade e uma explanação de como elas pretendem influenciar tanto o meio acadêmico quanto políticas públicasItem Monitoria de Teoria das Relações Internacionais(2019) Sales, Maynara Rivers; Blanco, RamonO presente trabalho tem como função relatar as atividades de monitoria acadêmica na disciplina de Teoria das Relações Internacionais I e II do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). A atividade de monitoria tem como objetivo prover uma ferramenta de auxílio aos alunos que cursam as disciplinas, buscando trabalhar com eles as dificuldades, esclarecer possíveis dúvidas e revisar os conteúdos abordados em aula, para além é um mecanismo de ajuda na confecção dos trabalhos finais e de estudo para prova. A monitoria teve início no mês de maio de 2019, com uma metodologia baseada em exposições, pelo monitor, dos temas abordados em aula, plantões de dúvidas semanais e atividades via e-mail de análise de bibliografia para seminários, além de revisão dos trabalhos escritos. No primeiro semestre de 2019 a adesão dos alunos a monitoria foi relativamente baixa, buscando auxílio apenas em período de provas e seminários porém agora no segundo semestre houve uma adesão maior dos alunos, devido principalmente a uma aproximação maior do monitor com os alunos, criando mecanismos de comunicação tanto on-line quanto físicos que garantiu um maior conforto dos alunos em ir nos espaços e horários reservados de forma coletiva para execução da atividade de monitoria