I SIEPE - Artigos científicos

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    Projeto Eternizar-te: Prevenção de doenças cardiovasculares
    (Proex/Unila, 2018-11-30) SILVA, Caroline Sousa; HEIN, Geíza Lemos; FERMINO, Fabiana Aidar
    Considerando a atual condição de saúde da população brasileira, verificada pela Pesquisa Nacional de Saúde em 2013, entende-se a necessidade de atuação em relação às doenças crônicas não transmissíveis através da promoção de saúde. Por isso, o Projeto de Extensão Eternizar-te, da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), procura influenciar nesse cenário através da promoção de saúde e prevenção de doenças cardiovasculares, dentre outras morbidades, entre crianças e adolescentes, baseados em uma metodologia ativa e técnica de clown. O projeto incentiva, através da brincadeira, a adoção de um estilo de vida e hábitos salutogênicos, como com a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada, primeiros socorros e adequado manejo de resíduos. Estima-se que mais de dois mil cidadãos da cidade de Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu, dentre eles mil crianças, participaram das atividades desenvolvidas pelo projeto. Assim, através delas, as famílias e comunidade foram empoderadas sobre sua saúde, ou seja, bem estar físico, social e mental.
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    Organização do sistema de saúde público: Oficinas de orientação em dispositivos sociais no município de Foz do Iguaçu
    (Proex/Unila, 2018-11-30) Murillo, Roberth Steven; Zoilán, Derlis Adolfo; Benito, Gladys Amelia; Rivera, Antulio
    Desde sua implementação no Brasil, no ano de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) vem passando por diferentes processos de organização, planejamento e gestão. Umas das mais recentes mobilizações ocorrem na consolidação do Pacto pela Saúde no ano de 2006, no qual são instituídos três pactos, onde um deles é denominado de Pacto pela gestão. O Sanitarista coloca-se como um profissional apto para realizar gestão, educação, comunicação e promoção em saúde, sendo capaz de ministrar cursos, palestras e conferências no âmbito interdisciplinar da saúde. Trata-se de um projeto que tem como proposta o desenvolvimento de oficinas com temáticas sobre a organização do Sistema Único de Saúde (a estrutura da organização, referência e contra referencia, os três níveis de complexidade de atenção à saúde, como se articula o sistema de atenção, tipo de serviços que dão suporte aos moradores dos bairros) junto a dispositivos sociais, como associações de moradores, de bairros e escolas a serem desenvolvidas pelos acadêmicos bolsistas e voluntários do projeto. A metodologia adotada é a realização de oficinas (educação e comunicação em saúde), feitas através de exposições audiovisuais, como a apresentação de vídeos e imagens aos ouvintes das oficinas, linguagem oral, rodas de conversa e problematização. Isto dependendo do grupo populacional participante da oficina. O presente projeto deseja que os acadêmicos participantes possam contribuir para com a gestão e planejamento de ações sanitárias de Foz do Iguaçu, potencializando a divulgação de informações em saúde correspondentes a dinâmica de organização dos níveis de atenção à saúde e como está estruturado atualmente o Sistema Único de Saúde e ao esclarecimento de dúvidas presentes nos ouvintes.
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    Alimento saludable y seguro: Adopte buenas prácticas
    (Proex/Unila, 2018-11-30) Ayala Santamaria, Marta Azucena; Quijozaca Quijasaca, Valeria del Rocio; Ciacchi, Érika Marafon Rodrigues
    La Seguridad Alimentaria y Nutricional es un campo que involucra no sólo los aspectos microbiológicos de la alimentación, sino también el alimento seguro consumido en la perspectiva de la nutrición y de la cultura alimentaria. Es notorio el aumento creciente de los brotes causados por enfermedades transmitidas a través del agua y alimentos contaminados, y por ello la necesidad ampliada de una formación específica a manipuladores de alimentos, aunque el público beneficiado sea a una escala menor. Con la producción y oferta local de preparaciones hay un fortalecimiento y una valorización de los alimentos característicos de la región, considerando la gran oferta en el municipio de Foz de Iguazú, Paraná, por los ambulantes y por los estudiantes que comercializan preparaciones típicas latinoamericanas en la universidad. La acción tiene como objetivo para el año 2018 la realización del curso en 2 periodos, el primero con 10 encuentros de marzo a mayo y el segundo con 8 encuentros de septiembre a noviembre, destinado a los estudiantes preparados con una formación, que permitirá conocer sobre buenas prácticas de fabricación y manipulación de los alimentos, nociones de educación, legislación y seguridad alimentaria y nutricional, técnicas dietéticas y etiquetado nutricional. La formación es realizada por colaboradores de instituciones de salud (Vigilancia Sanitaria de la Secretaría Municipal de Salud de Foz do Iguaçu) y de enseñanza (UDC e Instituto Federal do Paraná). El grupo desarrolla su formación elaborando preparaciones culinarias nutritivas, para la producción de ventas (grupo 1) y para desarrollo de habilidades culinarias en sus hogares, y en cada encuentro tiene una evaluación conteniendo preguntas con el fin de saber la comprensión de los temas abordados y de mejorar los ejes formativos a partir de sugerencias de los participantes.
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    Genética clínica: Investigação dos padrões de herdabilidade de doenças humanas por meio da oferta de exames de cariótipo à comunidade assistida pelo SUS
    (Proex/Unila, 2018-11-30) Frisso, Paulo Lucas Capelini; Bastos, Natália Sabino; Terencio, Maria Leandra
    O exame de cariótipo, mesmo com suas limitações, continua a ser uma ferramenta fundamental na avaliação genética. É um dos poucos exames de avaliação dos cromossomos disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) mas infelizmente, a disponibilidade de realização de cariótipo no âmbito do SUS é muito aquém das necessidades da população brasileira. A maior parte dos distúrbios cromossômicos é refletido no atraso do desenvolvimento, físico e mental, bem como várias anomalias de face, membros, sistemas e órgãos. Neste contexto, o objetivo primordial deste projeto de extensão continuada, que teve início no ano de 2015, é viabilizar o exame de cariótipo à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) para complementação de diagnóstico médico. Os pacientes e seus familiares são encaminhados ao Laboratórios de Pesquisa em Ciência Médicas (LPCM) pelos profissionais da rede pública de saúde nos diversos contextos (ambulatórios, hospitais, clínicas e casas de assistência), preferencialmente nas seguintes situações: casais acometidos por abortos espontâneos repetidos, casais com fertilidade reduzida e dificuldades de concepção e neonatos e natimortos malformados. Todos os procedimentos de coleta e análise das amostras são realizados no LPCM. Neste ano 9 encaminhamentos foram realizados e trataramse em sua maioria, da confirmação de normalidade cromossômica. Entretanto, o exame de cariótipo também confirmou o diagnóstico de trissomia do 18 (Síndrome de Edwards) em 2 casos encaminhados.
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    Vigilância integrada de Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, os mosquitos dos vários virus
    (Proex/Unila, 2018-11-30) RODRIGUES, Hellen; CARDOZO, Yury Lizeth; ROJAS, Cristian Antonio
    As doenças transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus ainda se constituem como um desafio para a saúde pública, principalmente a Dengue. Outras doenças importantes são provocadas por outros vírus (tais como Chikungunya e o Zika, febre amarela) dispersados por estes mesmos mosquitos. As estratégias utilizadas pelos sistemas de saúde na identificação e no combate às doenças ainda são insuficientes, visto que é necessário trabalhar, por meio do diagnóstico local, estratégias de controle do vetor, que possibilitem o protagonismo da sociedade na melhoria da qualidade de saúde. Contando com a participação de escolas públicas de Foz do Iguaçu, este projeto de extensão objetiva implementar um sistema de colocação e inspeção de armadilhas para coleta de ovos dos mosquitos e conscientizar as crianças da importância do monitoramento, assim como da erradicação de focos de proliferação. A partir de encontros semanais onde por meio de didáticas lúdicas são abordados diversos aspectos da promoção da saúde e prevenção da doença e do ciclo de vida dos mosquitos, ao final dos encontros as crianças compartilham os conhecimentos adquiridos com os colegas das outras turmas e da comunidade, assim tornando-se cidadãos ativos no cuidado da saúde individual e coletiva.
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    Muay Thai como promotor de saúde, bem-estar e integração social
    (Proex/Unila, 2018-11-30) González-Amarilla, Diego Armando; Souza, Renan Carlos Peixoto; Stachechen, Ana Júlia Stier; Grignet, Rodrigo Juliano
    A ação de extensão “MuayThai como Promotor de Saúde, Bem-Estar e Integração Social” tem como objetivo promover o bem-estar geral para a comunidade acadêmica da UNILA, por meio do exercício físico e da integração. Nesse recorte, objetivou-se analisar as variáveis coletadas referentes ao estudo do sistema cardiovascular dos participantes no período pré e pós-exercício. Nesse estudo, participaram 20 alunos, de forma voluntária, de ambos os sexos, com idades entre 17 e 30 anos. Os indivíduos foram submetidos à aferição da pressão arterial e da frequência cardíaca no pulso radial, e ao questionamento da Escala de Borg e da Escala Analógica Visual, que avaliam o cansaço e a dor, respectivamente. Todas essas variáveis analisadas no início da atividade física e ao término. Concluiu-se, com o estudo, que é presente as respostas fisiológicas cardiovasculares da hipotensão pós-exercício, o aumento da frequência cardíaca e das escalas de Borg e Analógica Visual. Dessa maneira, é visível a influência positiva da atividade física na capacidade cardíaca e na promoção e prevenção da saúde.
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    Projeto de extensão cozinhando com PANC'S
    (Proex/Unila, 2018-11-30) SOUZA, Susanne de; RIVELLO, Paulo Vinícius Avellar
    As Plantas Alimentícias Não Convencionais são alimentos em sua grande parte de alto valor nutricional, que por nascerem espontaneamente ou estarem excluídas da base de produção alimentar e monoculturas, são desconhecidas pela população geral. O projeto tem como objetivo estimular o conhecimento sobre PANC’s, assim como seu consumo, inicialmente pela comunidade acadêmica, mapeando principais focos de espécies alimentícias próximas a universidade. A iniciativa prevê a produção de vídeos contendo as características morfológicas principais para o reconhecimento das espécies, sua localização em Foz do Iguaçu, valores nutricionais e execução de receitas. Fará parte do projeto a divulgação em nível local dos vídeos, que ficarão disponíveis online.
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    Promoción de salud en las escuelas.
    (Proex/Unila, 2018-11-30) Mosquera, Olga Lucía; Ayala, Pamela; Gamarra, Carmen Justina; Rojas, Cristian Antonio; Acosta, Liz; Elma, Grissanas; Penteado, Ana; Rodriguez, Jesus; Zarate, Blanca; Zoilán, Derlis Adolfo
    El proyecto salud en las escuelas pretende desarrollar acciones diferenciadas que ayuden a reforzar los buenos hábitos de salud en los escolares. El objetivo del proyecto es rescatar, repasar y discutir informaciones básicas de salud, que puedan contribuir en la reducción de enfermedades o problemas de salud en la comunidad escolar. El proyecto es desarrollado en escuelas municipales de foz do iguacu, incentivando a los escolares a convertirse en multiplicadores de hábitos saludables en la comunidad académica, la familia y la comunidad, reforzado el conocimiento por medio de actividades lúdicas que permiten el intercambio de información y la construcción de estrategias simples que ayuden a mejorar los hábitos saludables, visualizado en el cierre de las actividades, donde los escolares son protagonistas, repasando las informaciones a la comunidad académica. Las experiencias compartidas enriquecen a los participantes, principalmente a los escolares que tienen un potencial de captación y reproducción de información capaz de promover cambios positivos en si mismo y su entorno. El proyecto viene cumpliendo los objetivos, que si bien no se pueden medir los resultados a corto plazo, se puede visualizar durante el desarrollo del proyecto el potencial de captación y reproducción de información capaz de promover cambios positivos en ellos mismos e en el entorno. Los escolares al ser generadores y multiplicadores de las informaciones y practicas de salud junto a la comunidad, formando ciudadanos comprometidos en mejorar la calidad de vida de la sociedad. Para los académicos de la UNILA, es de gran importancia aplicar los conocimientos teóricos a la practica que envuelve a la comunidad y permite actuar con diferentes realidades, utilizando la interdisciplinariedad, la responsabilidad y el compromiso con las acciones propuestas en el campo de acción.
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    Pequenas ações salvam vidas.
    (Proex/Unila, 2018-11-30) Silva, Luiz Felipe Gomes da; Araújo, Tiago da Silva; Zarpelon, Luis Fernando Boff
    O projeto Pequenas Ações Salvam Vidas, desenvolvido por alunos da UNILA, por meio da Liga Universitária de Trauma e Emergência (LUTE), sob a tutela do professor orientador, ocorre em pontos estratégicos da tríplice fronteira e oeste do Paraná. O projeto é voltado à população, com o intuito de mudar a realidade da morbimortalidade da região, por meio da promoção de medidas de prevenção de acidentes e de técnicas de primeiros socorros para a população. As atividades acontecem por meio de aulas teórico-práticas, com supervisão do professor orientador, sobre prevenção de acidentes e técnicas de primeiros socorros. Acontecem treinamentos e simulados fora da universidade, além da elaboração de materiais próprios, de forma digital ou impressa. Para isso, alunos organizam diferentes abordagens a serem definidas de acordo com o perfil do público-alvo. Durante o processo, pode-se avaliar a transmissão de informações gratuita voltadas aos primeiros socorros, à prevenção do trauma e que podem ser expandidas para outras áreas do conhecimento, melhorando a saúde pública. Outro aspecto é o canal de comunicação que vem se formando entre a Universidade e a população, inspirando indivíduos a serem fontes multiplicadoras. Conclui-se que o conhecimento permite que a população possa adotar ações de prevenção do Trauma e da Emergência e realize procedimentos de primeiros socorros da forma correta, reconhecendo rapidamente o problema, chamando o socorro especializado e prestando o suporte básico à vida. Também, o canal de comunicação entre a Universidade e a população causa impacto nos determinantes de saúde da Tríplice Fronteira.
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    Diagnóstico em saúde do trabalhador no município de Foz do Iguaçu - PR.
    (Proex/Unila, 2018-11-30) DAVID, Jean Bart; LEDIX, Wendy; LIMA, Rodne de Oliveira
    A ação de extensão “Diagnóstico em saúde do trabalhador no Município de Foz do Iguaçu – PR”, realizada junto à Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, tem por propósito promover a implementação de processo contínuo de diagnóstico em Saúde do Trabalhador na rede de atenção à saúde do município, mediante o desenvolvimento e a implementação de protocolos padronizados de coleta de informações nas unidades de saúde, a organização do fluxo de notificações e o tratamento das informações coletadas. A ação de extensão foi iniciada neste ano de 2018. Até o presente momento, a equipe de extensionistas atuou no registro e análise de 125 notificações de acidentes de trabalho graves, identificando erros ou omissões de preenchimento, corrigindo e complementando o teor das notificações; acompanhou rotineiramente procedimentos de investigação de acidentes de trabalho em campo; e participou de seminários técnicos na área da saúde municipal. A produção técnica já realizada foi completamente disponibilizada para uso da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador. No segundo semestre de 2018 a ação de extensão atuará na organização dos protocolos em saúde do trabalhador a serem implantados na rede de serviços de atenção básica em saúde em funcionamento no município.
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    Abane o rabo!
    (Proex/Unila, 2018-11-30) Takashima, Íris Tiemy Groff; Graf, Helena Fernanda
    Os cães abanam o rabo quando estão felizes, por isso do nome do projeto. O objetivo do projeto é encorajar as pessoas a adotar cães mestiços (sem raça definida ou, coloquialmente, vira-latas) em Foz do Iguaçu e região. Hoje, muitos animais moram em abrigos, ONGs, na casa de protetores, lares provisórios ou mesmo na rua. Esses recorrem à ajuda das pessoas para poder custear alimentos e tratamentos, porém, o dinheiro arrecadado não é suficiente. Há pagamentos pendentes em hospitais e clínicas veterinárias, as quais não atendem os cães enquanto as dívidas não forem quitadas. Há centenas de animais nos abrigos, canis e lares provisórios e os números só aumentam. Há mais animais chegando do que sendo adotados, as dívidas aumentam e cada vez há mais carência de comida e atendimento médico. Se os animais fossem adotados com mais frequência, a quantidade de cães diminuiria e os mesmos teriam o acolhimento de um tutor (ou dono, como é chamado). Menos animais nas ruas significa menos sofrimento e menos doenças, tanto para animais quanto para os humanos.
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    Livros de pano: Expressões da vida urbana.
    (Proex/Unila, 2018-11-30) Usaquin, Angelica Moreno; Vicente, Yasmin D. Estingelin; Marchena, Robbynson; Eleuterio, Ana Alice A.
    Este projeto visa capturar a percepção de crianças de 8 a 10 anos de Foz do Iguaçu na Escola Municipal Rosália de Amorim Silva; suas experiências no contexto urbano, enfatizando o uso da paisagem socioambiental, através da produção coletiva de livros de pano. Assim, o projeto procura dar voz a grupos geralmente excluídos da tomada de decisões sobre o planejamento urbano, como crianças, jovens e mulheres, e iniciar um processo de fortalecimento de identidades locais. Para isso, propõe-se o estabelecimento de um espaço democrático de troca de experiências – conhecimento, práticas, memórias – que culmine na produção de material de registro, resistência, reivindicação, e que sirva para fins acadêmicos e pedagógicos. O projeto contribuirá, finalmente, para a formação de acadêmicos que respeitem e compreendam o papel do extensionista como mediador e facilitador de processos, em um contexto interdisciplinar e diverso.
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    Curso online de geoprocessamento: Introdução ao QGIS
    (Proex/Unila, 2018-11-30) Carneiro, Amanda Gonçalves; Adami, Samuel Fernando
    Para a correta e eficiente utilização de programas de Sistemas e Informações Geográficas (SIGs) mostra-se necessário o treinamento para o uso das ferramentas de geoprocessamento. O presente curso tem por finalidade a capacitação em QGIS, um software livre. Objetiva-se o treinamento e a qualificação de profissionais formados que necessitem começar a utilizar técnicas de geoprocessamento e de alunos de graduação e de pós-graduação com necessidades semelhantes. O grau de complexidade e a demanda de conhecimentos prévios será baixo, pois se trata de um curso nível introdutório que visa apresentar os fundamentos do geoprocessamento, tipos e formatos de dados geográficos, os principais módulos de um SIG, procedimentos de entrada e edição de dados geográficos no computador e análises espaciais simples com o QGIS.
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    Preparação de sabão com propriedades fitoterápicas e emolientes a partir do óleo vegetal de cozinha.
    (Proex/Unila, 2018-11-30) ALMEIDA, Lilian G. G; SIMÕES, Sara A. B; NEVES, Ana K.C; LUGO, Francisco M. C; BARRIOS, Sara B. C; ROJAS, Karen L. G; ONOFRIO, Alvaro B
    Diariamente são descartados litros e litros de óleo doméstico usado, uma parte desse descarte se dá em latas de lixo, rede de esgoto, poucos são aqueles que reservam esse tipo de material para reciclagem, uma parte é por não saber como tratar os resíduos contidos em seu meio. Os projetos de preparação de sabão com propriedades fitoterápicas têm por objetivo dar um destino ao descarte desse óleo residual doméstico, promovendo a interação da comunidade local da região da Vila C a fazer desde a parte do tratamento de resíduo do óleo até a mistura de outros reagentes para a produção de um sabão para o banho de animais domésticos e que possa ser utilizável para limpeza de utensílios domésticos. Para a preparação deste material é considerado o fácil acesso aos reagentes envolvidos como a soda cáustica, a qual ainda é comercialmente vendida em mercearias locais e acesso às plantas medicinais que já tem suas propriedades conhecidas, como no caso a erva baleeira, calêndula, e citronela, também é realizado junto a comunidade, oficinas informando sobre os cuidados em manipular produtos químicos, como agir em caso de acidentes durante o manuseio, a quem é indicado a fazer esse tipo de tratamento e como preparar o produto. Existem análises laboratoriais que são acompanhadas e orientadas, as quais são necessárias para testes em pequena escala antes de cada oficina, essas análises são feitas para poder corrigir o pH do produto e mensurar a quantidade de aditivos na produção do sabão, após essas análises o modelo de produção é replicado em escala maior, já com a certeza dos resultados na qualidade do produto final. Desta forma se faz necessário uma investigação mais detalhada ao produto final, por meio de utilização de equipamentos cromatográficos e espectrofotômetros, como ferramenta na identificação dos compostos e/ou princípios ativos na composição, os quais dão a característica de fitoterápicos e comparar desta forma, com o que já temos em literatura conhecida.
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    Assessoria técnica para paisagem e espaço exterior doméstico voltados à habitação, soberania alimentar e regeneração ambiental:Assentamento MST Companheiro Antonio Tavares - ITEPA - Instituto Técnico e Educacional de pesquisa da Reforma Agrária, São Miguel do Iguaçu, Paraná.
    (Proex/Unila, 2018-11-30) OLIVEIRA, Ana Carolina Rodrigues de; CUNHA, Gabriel Rodrigues
    O presente projeto tem por objetivo oferecer assessoria técnica aos moradores da Ocupação Bubas no que se refere ao paisagismo comestível, produção de hortas orgânicas, conforto térmico e Espaço Exterior Doméstico no geral. Uma vez que a atividade do cultivo já acontece entre a comunidade, busca-se ampliar o número de produtores e principalmente as condições de segurança alimentar, gerar possibilidades de subsistência, canais de troca e de venda. Enquanto facilitadores desse processo, serão oferecidas oficinas de técnicas de plantio e de cuidados com a terra baseados nos conceitos de agroecologia e permacultura. A proposta foi aprovada pela comunidade que demonstrou grande interesse e já estão cadastrados os participantes para as atividades, ampliando as potencialidades de debate sobre direito à habitação e alimentação de qualidade.
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    Observatório ambiental: Implantação da política municipal de resíduos sólidos em Foz do Iguaçu.
    (Proex/Unila, 2018-11-30) CHIRITO, Marvin David Acosta; OLIVEIRA, Suellen Mayara Péres de
    El proyecto presentado propone monitorear la implantación de la política municipal de gestión integrada de residuos sólidos (PMRS) de la ciudad de Foz do Iguaçu. La finalidad de la observación es informar, mediar y capacitar a la comunidad de Foz do Iguaçu. Como la política municipal de residuos sólidos aún no ha sido efectuada en su totalidad y aún existen cosas que se pueden mejorar, el proyecto sigue construyendo modelos de evaluación de los ciclos de política pública: definición de una agenda, identificación de alternativas, evaluación y selección de las opciones, análisis y términos de implementación. Este proyecto trabajo en régimen colaborativo con el observatorio ambiental: articulación social.
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    Entendendo os fenômenos da natureza: Ênfase na atmosfera.
    (Proex/Unila, 2018-11-30) Agüro Dominguez, Cristhian Rolando; Calado, Vitória de Sousa; Alves, Washington Santana; Stefanello, Ana Clarissa; Scheer, Marcia Aparecida Procopio da Silva
    O projeto de extensão "Entendendo os Fenômenos da Natureza” é vinculado aos cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, e desenvolvido em parceria com o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), município de Foz do Iguaçu. As atividades são realizadas no formato de oficinas, preferencialmente em escolas da Educação Básica de Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este no Paraguai. Tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à atmosfera, com ênfase na desmistificação da teoria do aquecimento global. A metodologia aplicada no projeto está embasada na Aprendizagem Colaborativa, onde os participantes interagem entre si promovendo uma aprendizagem construtiva e em conjunto, solucionando problemas num esforço coletivo. Os procedimentos metodológicos são aplicados e orientados para um aprofundamento dos conhecimentos sobre os fenômenos da natureza, em particular os climáticos, e as mudanças que vêm ocorrendo no planeta Terra. Os resultados obtidos até o presente momento são parciais, uma vez que os dados coletados por meio da aplicação das oficinas estão em fase final de compilação e tabulação, para serem posteriormente analisados.
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    Vivendo Livros Latino-americanos na tríplice fronteira: descobrir e resgatar identidades
    (Proex/UNILA, 2018-11-30) Aprigio, Viviana Talia; Sanabria Ospina, Edwin Alexander; Cortez, Mariana
    O projeto de extensão Vivendo Livros Latino-americanos na Tríplice Fronteira tem como objetivo principal a mediação de leitura literária nas escolas públicas da região da tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai), sendo a biblioteca escolar o eixo fundamental para o desenvolvimento das práticas da leitura desenvolvida pelo mesmo. O presente trabalho apresentará uma síntese do que foi proposto e do que foi realizado por este projeto de extensão no ano de 2018.
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    UNILA fala Francês
    (Proex/UNILA, 2018-11-30) Pierre-Louis, Bécatrie Lorsa; Brzezinski, Maria Lúcia Navarro Lins
    A UNILA é uma universidade brasileira com vocação internacional, com objetivo de contribuir por meio da educação com a integração entre os povos latino-americanos. Considerando a sua vocação internacional, há uma grande demanda interna pelo ensino de línguas. O projeto de extensão UNILA fala francês propõe participar na democratização do ensino da língua francesa, que por muito tempo foi considerado elitizado. As aulas ofertadas pelo projeto de extensão se juntam com outros projetos da mesmas envergure, haja vista o tamanho da demanda. O projeto está aberto para o público externo à comunidade acadêmica da UNILA e se desenvolve mediante aulas teóricas e práticas, visando possibilitar a compreensão e a fala da língua e sobretudo a criação de simpatia para com a cultura haitiana.
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    UNILA a su alcance - UNILA ao seu alcance
    (Proex/UNILA, 2018-11-30) Garcia, Karen Milena Zabala; Bautista, José Luis Choquecallo; Moreira, Rogério Motta; Maschio, Márcia Lurdes de Souza; Palmeira, Rafael Franca
    El siguiente trabajo tiene como objetivo mostrar el proceso desarrollado en el proyecto de extensión: “Unila a su alcance” en donde se promovió la difusión de formas de ingreso en las universidades públicas y la Universidad Federal de Integração Latino-americana (UNILA) por medio de campañas de información y seminarios en las escuelas públicas de educación media de Foz do Iguaçu. Además, en algunas escuelas de ciudades de Argentina, Paraguay. En ese sentido se desarrolló una gestión de base de datos con la que se contactó a las escuelas a través de correo electrónico y llamadas telefónicas logrando la posterior visita a las instituciones educativas. Por otro lado, se distribuyeron los kits de información, se organizó la conversa activa, formando grupos de trabajo que sirven para crear una visión general de la propuesta educativa UNILA. Finalmente, se logró la visita de los colegios en los que se vio el interés de directivos por ser parte de la propuesta de integración y diversidad cultural en la expansión de la universidad, en sus cursos y los proyectos de extensión. Esto ha permitido cambiar preconceptos que se habían creado alrededor de la universidad y a su vez dejar en el estudiante la semilla de unila como una excelente opción a la hora de elegir donde cursará sus estudios universitarios. La propuesta fundamental del proyecto es la divulgación de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana, las maneras de ingreso a la educación superior y la ley de cuotas, esto enfocado a las aulas concluyentes de educación media de escuelas públicas.