I SIEPE - Artigos científicos
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Item Desarmamento humanitário: Abordagem política(Proex/Unila, 2018-11-30) Cavalcanti, Ícaro; Vieira, Gustavo OliveiraO projeto de extensão Desarmamento Humanitário: Abordagem Política, que realiza ativismo pós-nacional nos temas de desarmamento e controle de armas pelo conhecimento, difusão e por deliberações internacionais e nacionais alinhadas aos desafios humanitários. Para tanto, são realizados estudos, cursos e ações relativas aos problemas humanitários gerados pelas minas terrestres antipessoais, munições cluster, armas nucleares, transferências de armas e problemas relativos ao desenvolvimento de armas plenamente autônomas. Isso tudo em sintonia com as instituições da sociedade civil global, articuladas nacionais e internacionalmente, que têm promovido bandeiras humanitárias, suas proposições políticas e jurídicas internacionais, e os desafios atuais. As atividades desempenhadas têm especial relevância para o tema central do evento, que percebe a extensão como ação transformadora. A atividade de extensão é realizada por discentes e docentes do curso de Relações Internacionais e Integração, da UNILA, desde 2014, em continuidade e articulação com outros ativistas e acadêmicos de Sul ao Norte do Brasil, de diversos países da América Latina e de fora da região.Item Diagnóstico em saúde do trabalhador no município de Foz do Iguaçu - PR.(Proex/Unila, 2018-11-30) DAVID, Jean Bart; LEDIX, Wendy; LIMA, Rodne de OliveiraA ação de extensão “Diagnóstico em saúde do trabalhador no Município de Foz do Iguaçu – PR”, realizada junto à Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, tem por propósito promover a implementação de processo contínuo de diagnóstico em Saúde do Trabalhador na rede de atenção à saúde do município, mediante o desenvolvimento e a implementação de protocolos padronizados de coleta de informações nas unidades de saúde, a organização do fluxo de notificações e o tratamento das informações coletadas. A ação de extensão foi iniciada neste ano de 2018. Até o presente momento, a equipe de extensionistas atuou no registro e análise de 125 notificações de acidentes de trabalho graves, identificando erros ou omissões de preenchimento, corrigindo e complementando o teor das notificações; acompanhou rotineiramente procedimentos de investigação de acidentes de trabalho em campo; e participou de seminários técnicos na área da saúde municipal. A produção técnica já realizada foi completamente disponibilizada para uso da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador. No segundo semestre de 2018 a ação de extensão atuará na organização dos protocolos em saúde do trabalhador a serem implantados na rede de serviços de atenção básica em saúde em funcionamento no município.Item Laboratório de tradução da UNILA II(Proex/UNILA, 2018-11-30) CHAVES BRUERA, Penélope Serafina; OLIVEIRA, Bruna Macedo deEl Laboratorio de Traducción de Unila se propone como un espacio teórico-práctico en el cual se trabajan distintos tipos de traducción. Para este texto, se ha tomado como objeto la traducción al español de “Quarto de despejo: diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus (1960), labor al cual se viene dedicando el grupo desde agosto de 2017. Se ha escogido a esta autora entendiendo su relevancia social como mujer negra, pobre y escritora periférica. Nuestro objetivo como laboratorio de traducción es democratizar el conocimiento de la obra de la autora al público hispanohablante, así como también revalorizar su estudio dentro de la academia. La modalidad de trabajo establecida ha sido la de la traducción colaborativa: los participantes (miembros becarios y voluntarios del proyecto de extensión) traducen y corrigen de forma colectiva el texto literario. El grupo de trabajo está compuesto por diez alumnos y dos profesores, quienes actúan como coordinadores y moderadores. La traducción será publicada a la brevedad en una editorial colombiana. La experiencia de traducción colaborativa es interesante en la medida en que sus participantes representan la diversidad cultural propia del cuerpo académico unilero -hispano y lusohablantes, de Colombia, Brasil y Argentina-, lo que genera tensiones que enriquecen la traducción final de la obra. El interés del proyecto no solo está en su estructura organizativa basada en la horizontalidad y la pluralidad de saberes, sino en la relevancia histórica y social de la autora trabajada, Carolina Maria de Jesus.Item Anais I SIEPE - Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão(Proex/Unila, 2018-11-30) SIEPE, Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão- VII Encontro Anual de Iniciação Científica - III Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI) - VI Seminário de Extensão Universitária da UNILA - SEUNIItem Encontros pela diversidade(Proex/Unila, 2018-11-30) SILVA, Gabriela Leite de Almeida; SILVA, Cleusa Gomes daO Encontros pela diversidade, é uma iniciativa que, em conjunto com entidades e instituições de Foz do Iguaçu procura difundir o debate acerca da diversidade. Seja ela cultural, de gênero, de sexualidade ou de corpos. Em parceria com 21 instituições de Foz do Iguaçu, o Encontros propõe-se a formar pessoas e grupos institucionais para discutir pluralidades dentro dos contextos em que estão inseridas. A partir da junção teórica e prática sobre temas como homofobia, lesbofobia, transfobia, gordofobia e racismo; pretende-se levar essas discussões para dentro e fora do ambiente universitário. O curso de formação, funciona ao buscar ampliar o conhecimento sobre políticas públicas, debatendo formas de auxiliar grupos tidos como marginalizados a terem acesso a universidade pública e já dentro, contarem com a ajuda da instituição para conseguirem terminar a graduaçãoItem Curso preparatório para o certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (CELPE-BRAS)(Proex/UNILA, 2018-11-30) GARRIDO, Federico Hernán; ESCOBAR, Juan Camilo; LEROY, Henrique RodriguesEste trabajo tiene el objetivo de describir y presentar el Proyecto de Extensión “Curso Preparatorio para el Certificado de Proficiencia en Lengua Portuguesa para Extranjeros (Examen Celpe-bras)” en la Universidad Federal de la Integración Lartinoamericana (UNILA). Este examen es instituido por el Instituto Nacional de Estudios y Pesquisas Educacionales Anísio Teixeira (Inep), del Ministerio de Educación Federal (MEC). La propuesta oficial brasileña permite efectuar exámenes de Portugués como lengua extranjera en cualquier parte del mundo, desde que exista un centro reconocido por el MEC. El curso preparatorio es realizado en la ciudad de Foz de Iguazú/PR, en el campus Jardin Universitario de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA). Presentaremos los fundamentos en los que estes son basados, la naturaleza y el formato del curso y del examen, abordando la metodología desarrollada, mostraremos datos importantes dentro de los resultados obtenidos en la últimas aulas del Curso y finalizaremos concluyendo la importancia sociocultural de la ejecución del propio examen como forma de interacción entre culturas en la triple FronteraItem Ditaduras Haitianas no século XX: Memórias e direitos humanos.(Proex/Unila, 2018-11-30) Pierre-Louis, Loudmia Amicia; Sposito Mechi, PatriciaA história da revolução haitiana, os aspectos culturais do país são enigmas para muitas pessoas, não só da Europa, mas inclusive da nossa América. No final das contas, não se fala muito sobre o Haiti a não ser de forma estereotipada. O projeto “Ditaduras haitianas no século XX: memória e direitos humanos” se propõe assim a trazer ao conhecimento do público - brasileiro em específico, mas também dos demais povos latino americanos, em particular aquelas nacionalidades presentes - uma das ditaduras mais sangrentas do mundo, a dos Duvalier (1957- 1986). O Haiti em todo seu processo histórico sofreu muitos governos autoritários, no entanto nenhum foi tão violento quanto o dos Duvalier, uma das menos conhecidas ditaduras latino americanas na qual a violação dos direitos humanos foi profunda e ininterrupta. O projeto visa então divulgar e problematizar a história e a memória deste período através da produção de material impresso e eletrônico, em formato de cartilha e página da web para a divulgação da história da ditadura haitiana e da violação dos direitos humanos naquele país, voltadas para o público em geral e escrito em diversas línguas. Neste trabalho apresentaremos as principais propostas do projeto, os resultados alcançados e esperados para o segundo semestre deste ano.Item Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira.(Proex/Unila, 2018-11-30) Barbosa, Aline da Silva; Quinones, Vanessa Orjuela; Brighenti, Clovis AntonioTrata-se de uma ação de extensão em curso, que pretende ser um espaço de dialógico sobre memória e história Guarani. A ação dialoga com lideranças, professores e comunidades indígenas Guarani do oeste paranaense, Puerto Iguazu (AR) e comunidades desalojadas por Itaipu Binacional no Paraguai, todas em região de fronteira. Como recorte temático atuamos com as ações do Estado como violador de direitos na segunda metade do século XX, quando a referida população perdeu suas terras em três processos distintos: colonização; criação do Parque Nacional do Iguaçu; e construção da Hidrelétrica Itaipu Binacional. Nossa atuação terá como referência as recomendações apresentadas em dezembro de 2014 no Relatório Final publicado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), no que concernem as “recomendações pedagógicas” encaminhadas ao Estado brasileiro.Item MediaLAB FOZ: um laboratório de monitoramento e formação em mídias sociais.(Proex/Unila, 2018-11-30) Carvalho Guimarães, Gustavo; Katherine Ramirez Vasquez, Ivania; Fernandes Lourenço, RamonEl presente trabajo busca investigar, por los trazos generados en las redes sociales, enfocándonos específicamente en Twitter como objeto de investigación, cuál es el alcance o grado de conexiones de los diversos candidatos a la presidencia en las elecciones ocurridas en América Latina en 2018. Fueron analizados Paraguay, Colombia y serán hechos los análisis de Brasil. Como resultado los números conseguidos y los gráficos generados poseen un alto grado de informaciones, al punto de poder definirse qué candidato está mejor posicionado en las redes y con cuáles temas impacta/aporta al debate político, además de en general reflejar su peso real en el proceso electoral.Item Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade(Proex/UNILA, 2018-11-30) Fernandes, Yasmin Fernandes; Acosta Acevedo, Andrés Camilo; Maia, Francisca Paula SoaresO curso de extensão “Português Para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade” surgiu a partir da necessidade do ensino de português para os estrangeiros que residem na região, seja por questões de trabalho ou outras razões como estudo e que necessitam usar o português diariamente. Seguindo uma abordagem variacionista e integracionista, cada aula do curso possui um tema e a língua é ensinada em seu uso real, considerando as variações e a diversidade cultural. Sendo um dos fundamentos do curso a concepção de variação e interferência entre as línguas, o conceito de erro não faz parte desse trabalho, esse é visto como interferências ou desvios. Esse trabalho visa a refletir sobre o ensino tradicionalmente feito do português para estrangeiros e o ensino praticado nesse projeto, bem como refletir sobre o processo de integração do estrangeiro na comunidade local, a escolha dos temas e a elaboração dos materiais, partindo do conceito de que as maneiras de se ensinar uma língua seja algo construtivo para o discente e não se torne algo fossilizado.Item Observatório ambiental: Implantação da política municipal de resíduos sólidos em Foz do Iguaçu.(Proex/Unila, 2018-11-30) CHIRITO, Marvin David Acosta; OLIVEIRA, Suellen Mayara Péres deEl proyecto presentado propone monitorear la implantación de la política municipal de gestión integrada de residuos sólidos (PMRS) de la ciudad de Foz do Iguaçu. La finalidad de la observación es informar, mediar y capacitar a la comunidad de Foz do Iguaçu. Como la política municipal de residuos sólidos aún no ha sido efectuada en su totalidad y aún existen cosas que se pueden mejorar, el proyecto sigue construyendo modelos de evaluación de los ciclos de política pública: definición de una agenda, identificación de alternativas, evaluación y selección de las opciones, análisis y términos de implementación. Este proyecto trabajo en régimen colaborativo con el observatorio ambiental: articulación social.Item Sessão Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental(Proex/UNILA, 2018-11-30) SPAGNOL, Jhenifer Mezzomo; GOMES, Adriana ChalitaAs Sessões Clínicas ocorrem em ambiente próprio de discussão, sendo elas realizadas mensalmente. Desse modo, são proporcionados momentos em que assuntos - pouco trabalhados durante a Graduação Médica - importantíssimos para a aprendizagem e preparação para o mercado de trabalho possam ser conhecidos, revisados e aprofundados. Objetivo do estudo: As sessões clínicas irão promover e buscar sedimentar o conhecimento científico da Psiquiatria e da Saúde Mental, além de ampliar conhecimentos a partir de debates das publicações científicas, acarretando em melhora da assistência ao paciente psiquiátrico e à sua família. Metodologia: Por intermédio do contato com profissionais dos serviços de Saúde Mental, realização de anamnese, Súmula Psicopatológica e leitura dos dados do prontuário, além de embasamento científico e estudo de referencial teórico, são preparadas apresentações de casos clínicos e, posteriormente, são feitas discussões sobre os dados coletados, refletidos e comparados teoricamente. Ademais, são realizadas apresentações Top Five. Resultados parciais: A ampliação para os discentes participantes de conhecimentos na área da Psiquiatria e Saúde Mental, a melhora de habilidades linguísticas e sociais, tanto com os pacientes abordados durante o processo, como com os Profissionais de Saúde e docentes de Foz do Iguaçu. Considerações finais: As sessões clínicas caracterizam-se como uma ferramenta indispensável no processo de ensinoaprendizagem no que tange a Psiquiatria e a Saúde Mental, tanto para a elucidação de assuntos educacionais, como também na melhora de habilidades linguísticas e sociais, com os pacientes abordados durante o processo como também com os Profissionais de Saúde de Foz do Iguaçu.Item Vivendo Livros Latino-americanos na tríplice fronteira: descobrir e resgatar identidades(Proex/UNILA, 2018-11-30) Aprigio, Viviana Talia; Sanabria Ospina, Edwin Alexander; Cortez, MarianaO projeto de extensão Vivendo Livros Latino-americanos na Tríplice Fronteira tem como objetivo principal a mediação de leitura literária nas escolas públicas da região da tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai), sendo a biblioteca escolar o eixo fundamental para o desenvolvimento das práticas da leitura desenvolvida pelo mesmo. O presente trabalho apresentará uma síntese do que foi proposto e do que foi realizado por este projeto de extensão no ano de 2018.Item Coro TodoCanto(Proex/UNILA, 2018-11-30) SKUPIEÑ, Sara Isabel; SILVA, Luciano SimõesEl objetivo del resumen expandido es realizar una breve contextualización del coro TodoCanto, existente en la ciudad de Foz do Iguaçu desde 2015 y del trabajo realizado dentro del grupo por la bolsista activa. Tratándose de una agrupación vocal con fines de integración social y creación de nuevos focos de difusión cultural dentro de la ciudad, el coro se presenta desde su creación en diversos encuentros internacionales de coros, congresos científicos y actividades culturales. El coro reúne estudiantes y técnicos de la UNILA, además de miembros de la comunidad en general. Se realizan prácticas generales y grupales con cada naipe, con el objetivo de enseñar de la forma más didáctica posible el dominio de diversas técnicas y texturas vocales, aplicadas a un repertorio creciente de piezas eruditas y populares. De esta forma, la música vocal se usa como factor fundamental de socialización, pedagogía y difusión cultural.Item Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade(Proex/UNILA, 2018-11-30) MELO, Milena; MAIA, Francisca Paula SoaresO presente trabalho procura descrever e exemplificar uma das formas em que o Projeto de Extensão “Português para estrangeiros: Integração pela Diversidade e Interdisciplinaridade” acontece, com foco em sua atuação na Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu, junto às mulheres árabes. Faz-se importante mencionar que esse projeto visa atender aos estrangeiros que trabalham, estudam ou residem na região trifronteiriça e precisam de aulas para essas diversas atividades, visando a integração com a população neste novo idioma. Destaquemos os desafios presentes para a (re)criação e aplicação de métodos presentes na área, uma vez que o objetivo de muitos deles é de que os estudantes falem de maneira “correta”, coerente e apropriada, o que só acontece nas aulas, quando estruturas são repetidas (MAIA & LIMA, 2017). Dessa forma, o projeto visa a utilização de métodos centrados na comunicação, com menos repetições, que atendam as novas práticas sociais e as especificidades do público do projeto. Por um lado, em geral no projeto muitas vezes é necessária a elaboração de novos métodos e criação de material próprio, os quais podem resultar de mesclas de métodos já existentes, como por exemplo a utilização do método situacional ou oral, em que o vocabulário, a gramática e a leitura são os pilares e a adição de novas ideias (MAIA & LIMA, 2017), como uso de imagens, vídeos e músicas interculturais, uma vez que são necessários mecanismos que auxiliem a aprendizagem de determinadas regras, palavras, pronúncias, etc. Por outro lado, o presente trabalho propõe relatar como vem sendo feito esse trabalho junto às mulheres árabes, para sua integração linguístico-cultural à comunidade foziguaçuense. Os resultados obtidos até o presente momento demonstram aprendizagem rápida e uma melhor comunicação dos alunos na língua alvo, conseguindo se expressar e se sentir membros sociais na cidade em que residem, de maneira integrada.Item Danzas de américa latina(Proex/UNILA, 2018-11-30) LARUTA, Micaela; LANDA, Ladisiao"Danzas de América Latina" es un proyecto de extensión de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana que asume la tarea de crear un grupo permanente con la finalidad de investigar, vivenciar, crear, recrear y difundir géneros y ritmos de las danzas tradicionales de América Latina. El proyecto tiene como principio fundamental la relación de igualdad entre los saberes tradicionales y académicos, y está basado en tres ejes: formación de los integrantes; integración latinoamericana; trabajo creativo/artístico.Item Herbário EVB Itinerante(Proex/Unila, 2018-11-30) Jesus, Gabriela Alves Silva; Lima, Laura Cristina Pires; Salavaldez, Angela Paredes; Huergo, Elizabeth Martinez; Oliveira, Allan Gabriel Cândido deO projeto de extensão intitulado “Herbário EVB itinerante: despertar para o ensino e conservação da Flora Regional”, está em andamento com a exposição Itinerante denominada “Herbário, entre Caminhos e Saberes”, com o objetivo de divulgar a Flora da microrregião de Foz do Iguaçu. O herbário é uma coleção de plantas secas em exsicatas que entre as suas finalidades serve para documentar a Flora de uma região e fornecer subsídios para sua conservação e educação ambiental. O herbário Evaldo Buttura (EVB), é um laboratório da UNILA, é multiusuário, e atende as demandas de ensino, pesquisa e extensão, pois é aberto para pesquisadores e público em geral, tanto para fins científicos, tecnológicos quanto educacionais. A exposição Itinerante do herbário permaneceu por 5 meses no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu, onde recebeu visitas turistas do Brasil e diferentes regiões do mundo. Em seguida ficou 2 meses no saguão da prefeitura municipal de Marechal Cândido Rondon, e 1 mês no município de Matelândia. Foram realizadas capacitações com os monitores do Refúgio Biológico Bela Vista, e os professores de Marechal Cândido Rondon para que estivessem aptos a explicar sobre a exposição para turistas e alunos. O projeto também foi divulgado em uma mostra Interativa do 36 SEURS (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul), realizado em agosto de 2018, em Porto Alegre -RS.Item Observatorio de la Integración en América del Sur: estructuración del banco de dados sobre la integración y las perspectivas para las relaciones sul-sul.(Proex/Unila, 2018-11-30) PURMANN, Ingrid Lorena Ortega; OLIVEIRA, Lucas Kerr deEl Observatorio de Integración en América del Sur es un proyecto de extensión diseñado para alcanzar a la comunidad tanto académica como externa, visando demostrar la importancia de los procesos integracionistas de la región y el impacto que éstos representan. Tiene como pauta principal realizar un análisis profundo sobre el proceso de integración regional en nuestra América Latina Contemporánea, la cual se encuentra en un proceso complejo y multifacético. Para ello, necesitamos reconocer las diversas áreas o esferas que comprenden este delicado proceso, que parten desde el ámbito político institucional, económica, el campo de integración socio-cultural (que comprenden mecanismos de cooperación educacional y académica) y a nivel geopolítico la cuestión de la integración en material de seguridad, la cual puede comprender la construcción de infraestructura integrada de energía, transportes y comunicación. La necesidad de demostrar que más allá de las crisis y dificultades de diversas fuentes en el plano internacional, los Estados no pierden la capacidad integrarse a nivel regional, y que esto puede significar el avance, la creación o la implementación de diferentes mecanismos de integración y cooperación que puedan hacer de América del Sur una región más integrada, comunicada y complementada entre los miembros de la misma. Por esta razón, el Observatorio busca enfrentar un análisis coyuntural y dar seguimiento a los procesos en funcionamiento de integración en las esferas Política, Económica, Socio-Cultural y Geopolítica. De esta manera, la distribución de la información sobre la temática a través de mini-cursos, grupos de estudios y afines es esencial para poder llevar a cabo el proyecto, asimismo, la actualización y divulgación de nuestro blog cumple un rol central en este proceso. La utilización de estas actividades han significado un avance e incremento en el cuerpo del observatorio, tanto de participantes como voluntarios, como así también en la propagación del blog.Item Ensinar a aprender história: teoria e prática(Proex/UNILA, 2018-11-30) CARMO, Kauê Aguillera do; SILVA, Rogério Anderson da; COSTA SANCHES, TiagoA presente curso de extensão visa oferecer uma oportunidade de qualificação profissional a professores dos anos iniciais e alunos de graduação. Tem também como intuito estabelecer contato entre a universidade e a comunidade, por meio da oferta de um curso que tem como público alvo os alunos do curso de licenciatura em História da Unila e os professores que atuam nos anos iniciais provenientes de instituições públicas e comunitárias de ensino de Foz do Iguaçu. O curso totaliza 40 horas, e conta com aulas teóricas e atividades práticas, presenciais e à distância, pois pretende ir além da concepção da aula de história como uma via de mão única, na qual o conhecimento está concentrado apenas na figura do docente. Nesse sentido, o referencial teórico-metodológico que fundamenta a proposta toma como base estudos e reflexões atuais sobre a área, como os trabalhos da Educação Histórica e da Didática da História, que entendem os alunos como sujeitos de conhecimento e a sala de aula como espaço de investigação e produção de conhecimento. Os participantes do curso têm a oportunidade de refletir sobre prática, ao mesmo tempo em que podem compartilhar suas experiências e debater propostas para melhoria de suas aulas. Esse contato entre estudantes, professores brasileiros, coordenado por docentes pesquisadores da área do ensino de História, favorece trocas e interações complexas, profundas e enriquecedoras para todos os envolvidos. Por fim, a possibilidade de vincular ensino, pesquisa e extensão numa mesma proposta é o cerne do curso, por isso não se pretende apenas difundir conhecimento, pois o objetivo central é tornar possível que essa atividade se configure como um espaço inovador de produção de conhecimentos, que transgrida positivamente os limites tradicionalmente impostos pelo modus operandi das práticas acadêmicas.Item Reforço de matemática básica do ensino médio para a comunidade de Foz de Iguaçu na UNILA.(Proex/Unila, 2018-11-30) Rojas, Karen Liseth Gaviria; Ardila, Jonny ArdilaEste projeto de extensão tem como objetivo de atender o aluno para ter um melhor aproveitamento nas disciplinas que precisam de conhecimentos em matemática básica. Este trabalho será realizado por alunos do curso de Licenciatura em Matemática e afins, sendo orientado pelo professor coordenador do projeto, com o intuito de ajudar a melhorar o desempenho dos alunos de faculdade, ensino médio e de outras pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos de matemática básica.