Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 456-475 of 556
-
Qual a melhor música para se ensinar? reflexões sobre arte e gosto musical a partir das observações no PIBID
(Unila, 2014-10)O presente trabalho, traz algumas reflexões que se originaram e se ampliaram ao longo das observações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Levando em conta as colocações das Diretrizes ... -
Quão complexo é se avaliar?!
(Unila, 2014-10)Avaliação é um ato muito complexo. Segue o fato de que os professores devem realizar avaliações periódicas do desempenho de seus alunos e a isto atribuir valor (nota), segundo as normativas da escola. Na atualidade o ... -
“O que cabe num poema” - uma proposta de letramento literário por intermédio da leitura de poemas de Fernando Pessoa
(Unila, 2014-10)Este trabalho visa apresentar e discutir aspectos que envolvem uma proposta de leitura dos poemas de Fernando Pessoa, diante do perceptível distanciamento instaurado entre o gênero poesia e a sala de aula. A inquietude ... -
A questão da alteridade no ensino dos direitos humanos e a experiência do PIBID
(2014-10)O presente artigo possui por objetivo refletir sobre a dimensão da alteridade no ensino dos Direitos Humanos a partir da experiência do Pibid. Considerando o método fenomenológico, e a partir de pesquisa bibliográfica, ... -
Questões étnico-raciais no ambiente escolar
(Unila, 2014-10)Ao decorrer do trabalho a ser apresentado, temos por objetivo discutir sobre as questões étnico-raciais em ambiente escolar. A sociedade brasileira é formada por uma grande diversidade étnico-racial e é por esse motivo ... -
A química do tempo: uma oficina temática para o ensino de datação por carbono 14
(2014-10)A ciência e a tecnologia desempenham um papel fundamental e essencial na sociedade atual, por isso a grande importância em promover a cultura científica, aproximando o saber científico aos cidadãos. Nesta perspectiva, é ... -
Química e investigação: cinética química e as velocidades de reações
(Unila, 2014-10)O presente trabalho foi elaborado a partir de experimentos realizados com estudantes da segunda série do ensino médio do Colégio Estadual Jardim Gisele, tendo como objetivo articular os conhecimentos prévios sobre ... -
A química forense como forma de contextualizar o ensino e aprendizagem de química
(2014-10)É visível a desmotivação dos alunos pelo estudo da disciplina de Química no Ensino Médio. Muitos acham desnecessário o aprendizado desta ciência e não a associam a qualquer utilização para seus futuros, muito menos nas ... -
As realidades sócio-educativas enfrentadas pelos professores
(2014-10)O presente artigo traz uma reflexão sobre as dificuldades e as diferentes realidades no qual os professores são submetidos no seu dia-a-dia. Dentre eles, os desafios que encontram no âmbito escolar para conseguir desenvolver ... -
Reduzir é o começo
(Unila, 2014-10)Esse trabalho teve como principal objetivo explanar sobre a educação ambiental e as mudanças que podem ser feitas não só no âmbito escolar, mas social como um todo e despertar a curiosidade de alunos de 9o ano de uma ... -
Reflexão sobre a integração do sistema locomotor em uma proposta investigativa
(Unila, 2014-10)Os conteúdos da disciplina de Biologia são tradicionalmente abordados de maneira fragmentada o que pode propiciar uma aprendizagem isolada dos conceitos. O objetivo desse trabalho foi refletir sobre uma proposta de ensino ... -
Reflexões acerca da proposta pedagógica de Londrina para a educação física
(Unila, 2014-10)Este trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos da Proposta Pedagógica da Educação Física adotada pelos professores da Rede Municipal De Ensino de Londrina, mais especificamente aqueles sugeridos para a Educação ... -
Reflexões sobre uma proposta para o desenvolvimento de conceitos sobre o átomo
(Unila, 2014-10)Esta sequência de aulas teve como principal objetivo desenvolver conceitos relevantes sobre o átomo para melhor interpretação de fenômenos elétricos, tendo como referência a Teoria da Aprendizagem Significativa de David ... -
As relações entre professoras e crianças na educação infantil no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi
(2014-10)O objetivo principal deste trabalho foi analisar as relações estabelecidas entre professoras e crianças na educação infantil posicionadas no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi. Essa EMEI vincula-se ao Programa ... -
Relações familiares e seus desafios no processo de ensino e aprendizagem
(Unila, 2014-10)O trabalho visa apresentar algumas experiências vividas no interior da escola parceira no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, mais especificamente ligadas às observações de como as relações ... -
Um relato de atividades sobre semelhança de triângulos no Colégio Estadual IEDA Baggio Mayer
(Unila, 2014-10)Este trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná noColégio Estadual Ieda Baggio Mayer – ... -
Relato de experiência do grupo pibid interdisciplinar: uma perspectiva dos acadêmicos de biologia
(Unila, 2014-10)A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, que possui como objetivo o desenvolvimento da consciência da sociedade sobre aspectos do meio ambiente. Por esse tema possuir o dever de ser trabalhado nas escolas, de ... -
Relato de experiência do Pibid química do Colégio Estadual Professora Elzira Correa de Sá
(Unila, 2014-10)O presente trabalho relata algumas das experiências vivenciadas e atividades desenvolvidas pelos pibidianos, na visão de um bolsista do PIBID do curso de Licenciatura em Química, realizado no Colégio Estadual Professora ... -
Relato de experiência oficina de geologia aplicada ao terceiro ciclo do ensino fundamental
(Unila, 2014-10)O trabalho a seguir foi feito baseado em uma expêriencia junto aos alunos do ensino fundamental do 6o ano, com o intuito de fixar melhor o conteudo de geociências: Tectônica de placas e Vulcanismo, complementando o ... -
Relato de experiência Pibid: a contextualização do ensino de química na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas
(Unila, 2014-10)O presente artigo é um relato de experiência didática do subprojeto de Química do PIBID/CAPES - PUCPR, que procurou desenvolver junto a alunos do 3a ano do Ensino Médio os princípios da química orgânica no auxílio à ...