Reflexões sobre uma proposta para o desenvolvimento de conceitos sobre o átomo
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Rengel, Eduardo
Hurko, Luana Damiane
Rufino, Mauro César
Samojeden, Lauro Luiz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
Esta sequência de aulas teve como principal objetivo desenvolver conceitos relevantes sobre
o átomo para melhor interpretação de fenômenos elétricos, tendo como referência a Teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A proposta foi desenvolvida no âmbito do PIBID de
Física da UFPR, em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de um Colégio da Rede Pública
Estadual do Paraná, na cidade de Curitiba, que adota o sistema de blocos. Como forma de
investigação das concepções prévias dos alunos, foi aplicado um questionário. Em seguida, foram
desenvolvidas aulas com enfoque histórico que abordavam a evolução dos modelos atômicos, sendo
esse parcialmente adequado à turma. Ao final do semestre, uma atividade lúdica sobre corrente
elétrica e os principais elementos de um circuito elétrico foi realizada, obtendo assim maior interesse
por parte dos alunos
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Modelos Atômicos, Enfoque Histórico, Educação - aprendizagem significativa