Navegação Hispanistas - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 262-281 of 369
-
O poder e a vulnerabilidade masculina em El celoso extremeño
(2016-08)Seguindo uma retratação do cotidiano e do processo de construção do sentimento de verdade do texto, as imagens do homem e da mulher nas relações de gênero na narrativa El celoso extremeño, de Cervantes, transformamse em ... -
O poder sugestivo e relativizador do humano e da vida da obra La casa pierde, de Juan Villoro
(2016-08)A obra La casa pierde, do escritor mexicano Juan Villoro, está constituída de dez contos em que é recorrente a presença de personagens pouco densas, cujas relações representadas são um tanto obscuras, o que agrega a essas ... -
Poesia nas aulas de E/LE: propostas didáticoculturais
(2016-08)O uso da poesia nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) vem aumentando progressivamente nos últimos anos. Vários estudos sobre o tema têm apresentado sua necessidade no ensino/aprendizagem do espanhol, depois ... -
O policial como estratégia de questionamento da construção da memória coletiva do passado recente da Espanha na obra de Isaac Rosa
(2016-08)Na passagem do século XX ao XXI e na primeira década do século presente, novos autores vieram a público e trouxeram novos olhares sobre a construção da memória coletiva do passado recente da Espanha (eixo temporal II ... -
Política Linguística e Política de Currículos: Da proposta a instrumentalização do currículo mínimo na sala de aula de língua estrangeira
(2016-08)A educação no Estado do Rio de Janeiro vem passando por mudanças significativas desde 2010. O processo de reestruturação impulsionou a Secretaria Estadual de Educação a estabelecer metas e adotar ações em conjunto com a ... -
Políticas linguísticas e gestão de línguas em aulas de Língua Espanhola Estrangeira em região de fronteira–Brasil/Paraguai/Argentina
(2016-08)Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo, ainda em andamento, sobre política linguística na aula de Língua Espanhola como Língua Estrangeira, desenvolvido como projeto de mestrado em uma instituição pública ... -
Políticas linguísticas e gestão de línguas em aulas de Língua Espanhola Estrangeira em região de fronteira–Brasil/Paraguai/Argentina
(UNILA, 2016-08)Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo, ainda em andamento, sobre política linguística na aula de Língua Espanhola como Língua Estrangeira, desenvolvido como projeto de mestrado em uma instituição pública ... -
Por um ensino de espanhol histórico e culturalmente situado: aportes do Grupo Modernidad/ Colonialidad
(UNILA, 2016-08)O objetivo do presente trabalho é defender um ensino de espanhol histórico e culturalmente situado. Para tanto, analisaremos o trabalho realizado por um grupo de intelectuais latinoamericanos no coletivo Modernidad/ ... -
Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais
(UNILA, 2016-08)Neste trabalho, temos como objetivo refletir sobre o ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE) entendendo que o aluno somente se torna competente nas práticas de uso da língua estrangeira (LE), quando desenvolver ... -
O Preenchimento da Posição de Objeto Direto na Produção Oral de Falantes de PB Aprendizes de espanhol
(UNILA, 2016-08)A agenda de investigação da Teoria Gerativa tem se preocupado em responder as questões que envolvem o problema da aquisição de linguagem. Neste trabalho, que segue os pressupostos gerativistas, nos ocupamos das questões ... -
Prenúncios da emancipação feminina: o despontar da nova mulher em De amor y de sombra e Uma varanda sobre o silêncio
(2016-08)A preocupação relativa à temática feminina e às construções sociais dos papéis inerentes ao gênero feminino tem encontrado, nos tempos atuais, um merecido espaço de acolhida por parte dos estudiosos e dos pesquisadores ... -
Prenúncios da emancipação feminina: o despontar da nova mulher em De amor y de sombra e Uma varanda sobre o silêncio
(UNILA, 2016-08)A preocupação relativa à temática feminina e às construções sociais dos papéis inerentes ao gênero feminino tem encontrado, nos tempos atuais, um merecido espaço de acolhida por parte dos estudiosos e dos pesquisadores ... -
A presença de Malinche na literatura mexicana atual: diálogos entre ficção e história
(2016-08)A literatura de autoria feminina tem registrado, nas últimas décadas, experiências de personagens femininas que transitam entre as esferas privadas e públicas, com o objetivo de desmascarar a subordinação dos papéis ... -
Produção escrita: uma análise da série histórica de coleções didáticas de espanhol aprovadas pelo PNLD
(UNILA, 2016-08)Esta comunicação visa a apresentar uma pesquisa que enfoca livros didáticos de língua espanhola aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Mais especificamente, foram observadas as atividades de produção ... -
Profanando limites da cultura sulamericana entre a guerra e o sarau
(2016-08)Repete, o testemunho ficcional de Jesus Lara sobre a disputa bélica entre a Bolívia e o Paraguai em uma guerra que marcou mais um dos limites da diplomacia sulamericana nos anos trinta do século XX, ou o poema XVI de ... -
O professor de língua estrangeira (LE) como produtor de subjetividade: reflexões sobre o que precede a produção de materiais no ensino de espanhol para crianças
(2016-08)Neste estudo, a partir de uma perspectiva discursiva, levantamos reflexões sobre pensamentos e práticas que podem preceder a produção de materiais de professores de língua espanhola para crianças do primeiro segmento do ... -
Prosódia e o Contato Linguístico do espanhol com o Português na Tríplice Fronteira
(UNILA, 2016-08)A proposta desse trabalho é realizar uma descrição prosódica entonacional de enunciados declarativos, interrogativos e imperativos das variedades linguísticas do espanhol paraguaio, nas cidades de Assunção e Ciudad del ... -
Proyecto social Guamá Bilingüe: investigación, enseñanza y extensión como laboratorio de formación docente
(UNILA, 2016-08)Este trabajo presenta un proyecto de investigación y extensión en educación como práctica social de enseñanza de ELE. El Guamá Bilingüe existe desde el 2010 y deriva de una acción de la Pro Rectoría de Enseñanza y ... -
Proyecto: Autonomía y Contextos. Las NTCIs en las clases de español de la escuela secundaria para el desarrollo de competencias esenciales
(2016-08)Este trabajo presenta nuestra experiencia como profesoras en la enseñanza del español como lengua extranjera para alumnos de la educación secundaria en Rio de Janeiro y la utilización de las NTICs (Nuevas Tecnologías de ... -
Proyecto: Autonomía y Contextos. Las NTCIs en las clases de español de la escuela secundaria para el desarrollo de competencias esenciales
(2016-08)Este trabajo presenta nuestra experiencia como profesoras en la enseñanza del español como lengua extranjera para alumnos de la educación secundaria en Rio de Janeiro y la utilización de las NTICs (Nuevas Tecnologías de ...