Políticas linguísticas e gestão de línguas em aulas de Língua Espanhola Estrangeira em região de fronteira–Brasil/Paraguai/Argentina
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Data
2016-08Autor
Lemke, Cibele Krause
Feix, Silvane Deila
Metadata
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Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo, ainda em andamento, sobre política linguística
na aula de Língua Espanhola como Língua Estrangeira, desenvolvido como projeto de mestrado em
uma instituição pública do estado do Paraná. O recorte escolhido tem como opção a região de Foz
do IguaçuPR, cuja cidade está localizada ao extremo oeste do PR, Brasil, sendo que esta possui uma
grande miscigenação de grupos étnicos provenientes de diversas partes do mundo, destacandose
entre eles a descendência/imigração de italianos,
alemães e “hispânicos”, estes provenientes principalmente dos países que fazem fronteira com a
cidade brasileira: Paraguai e Argentina. São objetivos desta pesquisa: levantar fontes bibliográficas
acerca das políticas linguísticas e línguas de fronteira no estado do PR; observar quais são os
avanços com relação ao tratamento da diversidade linguística, por meio da análise dos textos
selecionados; investigar as práticas linguísticas que ocorrem, sobretudo, na aula de língua
estrangeira e, com isso, analisar como a língua espanhola e portuguesa são gerenciadas na sala de
aula. O contexto de ensino escolhido remetese à educação básica e o aporte teórico da pesquisa
segue os estudos de Bourdieu (1989), Nussbaum (1991) MOORE (2009) e KrauseLemke (2010),
pois entendese que estudar o processo de ensino/aprendizagem das línguas que circulam em regiões
de fronteira parece ser imprescindível na atualidade