Por um ensino de espanhol histórico e culturalmente situado: aportes do Grupo Modernidad/ Colonialidad
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Data
2016-08
Autores
Domingo, Luciana Contreira
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Editor
UNILA
Resumo
O objetivo do presente trabalho é defender um ensino de espanhol histórico e culturalmente situado.
Para tanto, analisaremos o trabalho realizado por um grupo de intelectuais latinoamericanos no
coletivo Modernidad/ Colonialidad (M/ C), um dos mais importantes coletivos sobre o pensamento
crítico latinoamericano. Na primeira parte do artigo defenderemos uma prática histórica e
culturalmente situada no ensino de idiomas e sensíveis aos sujeitos (DOMINGO, 2015; MENDES,
2012, 2011). Posteriormente, apresentaremos a constituição e o pensamento do Grupo Modernidad/
Colonialidad e a relevância de sua produção para o ensino de língua espanhola no Brasil. Dos
aportes realizados pelo Grupo, destacamos a necessidade de superação da colonialidade do poder,
do saber e do ser, um dos desafios para o continente latinoamericano. A defesa da postura crítica
adotada neste trabalho tem como inspiração a proposta inicial deste Grupo de romper com a
episteme estabelecida. Finalmente, indicaremos algumas proposições para o ensino deste idioma em
nosso país, defendendo uma prática docente e a utilização de materiais didáticos atentos às
especificidades dos sujeitos e o contexto de ensinoaprendizagem
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Intelectuais latinoamericanos, Coletivo Modernidad/ Colonialidad (M/ C), Colonialidade do poder