Por um ensino de espanhol histórico e culturalmente situado: aportes do Grupo Modernidad/ Colonialidad

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Data

2016-08

Autores

Domingo, Luciana Contreira

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Editor

UNILA

Resumo

O objetivo do presente trabalho é defender um ensino de espanhol histórico e culturalmente situado. Para tanto, analisaremos o trabalho realizado por um grupo de intelectuais latinoamericanos no coletivo Modernidad/ Colonialidad (M/ C), um dos mais importantes coletivos sobre o pensamento crítico latinoamericano. Na primeira parte do artigo defenderemos uma prática histórica e culturalmente situada no ensino de idiomas e sensíveis aos sujeitos (DOMINGO, 2015; MENDES, 2012, 2011). Posteriormente, apresentaremos a constituição e o pensamento do Grupo Modernidad/ Colonialidad e a relevância de sua produção para o ensino de língua espanhola no Brasil. Dos aportes realizados pelo Grupo, destacamos a necessidade de superação da colonialidade do poder, do saber e do ser, um dos desafios para o continente latinoamericano. A defesa da postura crítica adotada neste trabalho tem como inspiração a proposta inicial deste Grupo de romper com a episteme estabelecida. Finalmente, indicaremos algumas proposições para o ensino deste idioma em nosso país, defendendo uma prática docente e a utilização de materiais didáticos atentos às especificidades dos sujeitos e o contexto de ensinoaprendizagem

Abstract

Descrição

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016

Palavras-chave

Intelectuais latinoamericanos, Coletivo Modernidad/ Colonialidad (M/ C), Colonialidade do poder

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