• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Eventos
  • Congresso Brasileiro de Hispanistas
  • Hispanistas - Artigos científicos
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Eventos
  • Congresso Brasileiro de Hispanistas
  • Hispanistas - Artigos científicos
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais

Thumbnail
View/Open
Resumo de evento (101.5Kb)
Date
2016-08
Author
Santos, Lílian Latties dos
Metadata
Show full item record
Abstract
Neste trabalho, temos como objetivo refletir sobre o ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE) entendendo que o aluno somente se torna competente nas práticas de uso da língua estrangeira (LE), quando desenvolver as competências comunicativas interculturais (BYRAM, 2001), ou seja, quando inserir, na produção oral e escrita, a cultura dos indivíduos falantes dessa língua. Esta pesquisa, qualificativa e interpretativista, parte de dados gerados a partir de quatro entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede pública de ensino do município de MacapáAP. Para tanto, embasamonos numa concepção social de aprendizagem que se dá no âmbito de comunidades de prática (WENGER, 2001), na qual os alunos e o professor formam um grupo de pessoas que se engajam mutuamente com a finalidade de aprender. Nesse engajamento, (re)constroem identidades e constroem significados. O significado (compreendido como a capacidade de experimentar o mundo comprometendose com ele) é mediado pelos gêneros textuais, que são onde ocorrem as interações sociodiscursivas que, no ensino de LE, possibilitam as comunicações interculturais (COBERTT, 2003). A pesquisa está em fase inicial, mas os dados de que dispomos permitem perceber que os professores de ELE do ensino regular que não desenvolvem junto aos alunos as competências comunicativas interculturais são os mesmos docentes que não reconhecem a sala de aula como um espaço social de aprendizagem e, portanto, como uma comunidade de prática, em que os significados são construídos.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/2317
Collections
  • Hispanistas - Artigos científicos

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV